domingo, 11 de outubro de 2015

ROCKY IV (1985 ) - ESTADOS UNIDOS


DAVI VERSUS GOLIAS COM TEMPERO POP

O filme se inicia logo após os eventos ocorridos em Rocky III, onde treinado por Apollo, Rocky derrota Clubber Lang em uma revanche que custara a vida de seu treinador Mickey. Enquanto Rocky comemora os seus 9 anos de casamento, Apollo vê pela TV a chegada do capitão russo Ivan Drago que foi campeão dos amadores (lembrando que em Cuba e na URSS não existia boxe profissional) e deseja fazer uma luta exibição com Rocky Balboa. Há 5 anos fora dos ringues,  Apollo amarga o esquecimento: a sociedade só bajula os que estão no topo e sua saída dos ringues o relegou a segundo plano. Ele vai até a  casa de Rocky que vive sua vida ao lado de Adrian (Talia Shire), seu filho e seu cunhado Paulie (Burt Young), agora seu empresário,  pedindo que ceda espaço para que ele retorne aos ringues contra o russo numa luta exibição. Diante da insistência do ex-pugilista, Rocky aceita, temeroso do resultado.


A luta, marcada para Las Vegas, torna-se um espetáculo com direito a James Brown cantando “Living in America” e Apollo chegando com toda a sua pompa de ex-campeão. Apollo acredita que mesmo aposentado e já “velho” para o esporte, poderá “ensinar alguns truques” a Drago e que derrubará o jovem e inexperiente pugilista rapidamente, atraindo assim para si novamente os holofotes da mídia. Porém Apollo constata da pior forma que o russo é um pugilista extremamente forte e que não considera a luta uma mera exibição. Sua vitória seria a transformação do esporte na melhor arma política russa. Após ser duramente massacrado no primeiro round, Apollo pede a Rocky que não pare a luta “independente do que aconteça”. Drago volta mais feroz e o resultado é desastroso.


Rocky aceita o desafio de Drago de lutar na Rússia no dia de Natal. Adrian se recusa a acreditar que o marido enfrentará  o “Expresso Siberiano” e chega a dizer para ele que não é páreo para o russo.  Rocky chega a Sibéria, lugar escolhido por ele, longe das pessoas, levando Paulie e seu novo treinador Duke (Tony Burton 1937-2016) sob os olhares de agentes russos que o acompanham a onde for. Enquanto Drago é treinado como um robô, na mais alta tecnologia, Rocky usa os recursos locais para treinar. Um “robô” contra um homem solitário, simples, movido pela alma.


Stallone, na época do filme, afirmou não ser de direita nem esquerda e sim ao lado do americano médio, ou como seu personagem, a América dos perdedores, daqueles que lutam por uma chance de um lugar ao sol no país das oportunidades. Se o argumento de Rocky IV seria o de um homem honrando a morte de seu amigo, a mensagem por trás da mensagem é na verdade os Estados Unidos castigando os russos por se acharem a grande força do mundo e seu suposto “ar arrogante” de superioridade. Não há armas ou bombas, são os punhos que resolverão o desafio. É a queda do “Império do Mal”, termo cunhado por Ronald Reagan em sua gestão frente à Casa Branca. 


Stallone acumulou as funções de roteirista e diretor e não se saiu mal. Sua história de Davi (Stallone 1,77m)  contra Golias (Dolph 1,96m) custou 28 milhões e arrecadou mais de 300 milhões.  O maior faturamento dos seis filmes. Stallone ainda conseguiria um papel para sua esposa na época, Brigite Nielsen, como Ludmila a esposa atleta de Drago.


A trilha sonora foi um dos grandes acertos deste filme, que mesclou as cenas chaves como se fosse um vídeo clip  com destaque para “Burning Heart” da banda Survivor, “Living in America" por James Brown, “No Easy Way Out” por Robert Tepper entre outros. Peter Cetera, em uma entrevista, disse que "Glory of Love" foi criada para o filme, para a cena final, mas acabou sendo recusada e foi parar como carro-chefe no filme “Karatê Kid II, A Hora da Verdade Continua”. A música colocada foi “Hearts on Fire” de John Cafferty.


Stallone não quis errar na fórmula. Se Rambo II devolveu o orgulho à América ao resgatar seus soldados esquecidos de uma guerra perdida, nada melhor do que seguir este caminho e criar um adversário que trouxesse novamente o sentimento nacionalista. 


Internacionalmente, o filme fez  fortuna e o confronto de Leste contra Oeste, como no versos da música da banda Survivor, “Burning Heart”, levou ao delírio milhares de fãs e tornou Dolph Lundgren uma personalidade instantânea com os seus 1,96m de puro músculos (que Stallone exigiu para que ganhasse o papel) e feições congeladas. Rocky  x Drago. Rocha contra Dragão. Força contra monstro. Não por acaso esse foi o nome dado ao personagem de Dolph, pois era assim que a URSS era vista: um monstro comunista pronto para colocar suas garras na águia da liberdade americana. E Rocky embalado em uma bandeira americana, na noite de natal, nocauteia a Rússia de seu lutador anabolizado (um modo maniqueísta de insinuar que os soviéticos trapaceavam nas regras para que os meios justificassem o fim. E surge a pergunta: cadê o teste anti-doping?) e conclama que todos podem mudar, sendo ovacionado em seu discurso (inclusive por um sósia de Gorbachev), que por sinal foi um dos cartazes promocionais do filme, ou seja, os produtores queriam mostrar, bem destacado, o resultado da luta, envolto na onda de patriotismo gerada por Rambo II.


Rocky IV ao lado de Rambo  foram verdadeiros fenômenos de massa e hoje fazem parte da cultura pop como visto no final de Rocky Balboa (ou Rocky VI). O filme foi acusado de patético, tenebroso, sonolento e com mensagem perigosa, entre dezenas de outras designações, porém não há como negar que para o público em geral que não está interessado em análises políticas é um filme interessantíssimo. Stallone soube inserir às cenas de ações um ritmo frenético, mesclada à música pulsante de um pop- rock que aumenta os batimentos da plateia nas cena chaves. Talvez seja o exemplar que mais agradou ao público, pois as cenas de luta são ótimas, apesar de brutais. O ator inclusive passou alguns dias hospitalizado na UTI, após resolver adicionar mais veracidade às cenas e ser atingido duramente por Dolph no peito, que o socou com tanta força que o coração de Stallone bateu contra o esterno e começou a inchar, cortando o suprimento de sangue e restringindo o fluxo de oxigênio por todo o corpo, elevando sua pressão acima dos 20 (ou 200). Cal Weathers também saiu-se  bem em seu papel e dizem que seu relacionamento com Dolph não era dos melhores, o que gerou cenas mais fortes na luta.


Enfim, como diversão despretensiosa, Rocky IV é considerado por uma grande parte do público como um dos melhores da franquia, senão o melhor. Como mensagem gerou expectativas preocupantes, pois em plena Perestroika, Stallone resolveu que seria um bom momento de colocar fogo na lenha e trazer animosidades que vinham diminuindo após anos de guerra fria. Muitos se perguntaram: Por que um filme de dois homens lutando num ringue, esmurrando-se até o fim atrairia plateias para assisti-lo em um cinema? O UFC está aí para responder as perguntas que Stallone deixou para seus críticos há mais de 20 anos.

 

Trailer:









Burning Heart – Survivor




No Easy Way Out – Robert Tepper::





Living In America - James Brown


 

Hearts on Fire - John Cafferty



Rocky IV Soundtrack - The Story Behind








Curiosidades :

Arnold Schwarzenegger ajudou a treinar Dolph Lundgren para se certificar de que ele estava na forma certa para o filme.

Durante as filmagens, Dolph Lundgren e Carl Weathers realmente não se deram bem e entraram em uma altercação. Lundgren jogou Weathers em um canto do ringue de boxe. Depois disso, Weathers gritou palavrões com Lundgren ao sair do ringue e anunciou que ligaria para seu agente e desistiria do filme. Somente depois que Sylvester Stallone forçou os dois atores a se reconciliarem, o filme continuou. Esse evento causou uma paralisação de quatro dias enquanto Weathers era convencido a voltar ao papel e Lundgren concordou em diminuir sua agressividade.

Ivan Drago tem apenas nove falas durante o filme devido o ator na época ainda não possui fluência no idioma inglês.

No filme é mostrado que é mostrado que a potência do  soco de Drago chega a mais de 2.100 libras (ou 952 Kg). Seu soco médio também é cerca de 1.850 libras (839 Kg). o Na vida real, o soco de um boxeador profissional pode alcançar 700 libras (317 Kg)

Em uma entrevista recente, Dolph Lundgren contestou a crença de longa data de que houve rixa entre ele e Carl Weathers durante as filmagens. Lundgren disse que nunca teve problemas com Weathers, mas sentiu que Weathers poderia ter medo dele devido ao seu treinamento no mundo real como um artista marcial. No entanto, Lundgren não contestou que Weathers havia deixado o set pelo menos uma vez em um discurso sobre os golpes desenfreados de Lundgren durante sua cena de luta.

Depois de perceber como os oponentes anteriores de Rocky (Apollo Creed e Clubber Lang) tinham personalidades animadas e barulhentas, Dolph Lundgren teve a ideia de fazer seu personagem, Ivan Drago, muito estoico, não se mover muito e apenas "estar lá com uma presença intimidante " Sylvester Stallone incorporou essas ideias ao não dar muito diálogo ao personagem e fazer grandes close-ups, especialmente nos olhos.

Na dublagem italiana do filme, a frase de Ivan Drago "Devo quebrar você" foi traduzida como "Eu o quebro em dois" ("Ti spiezzo in due", completo com sotaque russo falso). Tornou-se de longe a citação mais famosa do filme na Itália e entrou na linguagem cotidiana.

James Brown é visto cantando a música "Living In America" ​​antes da luta Creed vs. Drago. A canção foi lançada como single da trilha sonora do filme e se tornou o primeiro single de Brown no Top 40 em onze anos, e o último de sua carreira.

Mais de 8.000 pessoas fizeram o teste para o papel de Ivan Drago. Dolph Lundgren foi rejeitado pela primeira vez pelos diretores de elenco por ser muito alto, mas depois, ele teve a chance de enviar fotos e conhecer Sylvester Stallone, que disse que ele tinha uma boa chance de conseguir o papel, mas o aconselhou a ganhar dez quilos de músculo. No total, Lundgren levou vários meses para ganhar o papel.

A troca "acertar o meio", longa parte da tradição do boxe, realmente aconteceu durante a luta entre Max Baer e Max Schmeling dos pesos pesados ​​em junho de 1933. Baer foi nocauteado por um destro de Schmeling no primeiro round e disse seu canto, "Eu vejo três dele lá fora." O ex-campeão Jack Dempsey, que estava no canto de Baer para a luta, respondeu com a famosa frase, e Baer marcou um nocaute no décimo round.

A versão original durou cerca de uma hora a mais, mas o filme final, com 91 minutos, é o mais curto da série "Rocky".

Tony Burton (o novo treinador de Rocky), que tem uma breve cena neste filme jogando xadrez contra um oponente russo, é um enxadrista talentoso na vida real, tendo uma vez derrotado o mestre xadrezista e diretor Stanley Kubrick no set de "O Iluminado (1980)".

Durante uma rodada de prática, Sylvester Stallone disse a Dolph Lundgren para "realmente ir para lá" como fazem os boxeadores normais por 15 segundos. Ele acabou com um saco pericárdico inchado ao redor do coração e teve que ser levado às pressas para o pronto-socorro de avião. Sua seguradora pensou que ele estava fingindo, dizendo que seus ferimentos pareciam mais "de colisões frontais quando o volante o atingiu no peito". Stallone respondeu: "Você viu Dolph Lundgren ?! Isso é um caminhão! Isso é um volante! Isso é uma colisão frontal!" Sua seguradora honrou a reclamação logo depois disso.

Os primeiros rascunhos do roteiro tinham o Sr. T reprisando seu papel como Clubber Lang.

As cenas de treinamento ambientadas na Rússia foram na verdade filmadas em Wyoming. A fazenda está localizada em Jackson Hole, e a maioria das cenas externas foram filmadas no Parque Nacional Grand Teton. A luta em si foi realizada no PNE Agrodome em Vancouver, British Columbia.

Brigitte Nielsen, que interpretou a esposa de Ivan Drago, Ludmilla no filme, se casou com Sylvester Stallone na vida real em dezembro de 1985, após a estreia do filme, e se divorciou dele em julho de 1987.

Embora este filme tenha sido o papel de destaque de Dolph Lundgren, não foi sua primeira aparição na tela grande. Ele teve um papel menor no filme de James Bond "007 - Na Mira dos Assassinos (1985)" como um dos guarda-costas do General Gogol.

O filme é reconhecido por estar à frente de seu tempo na demonstração de equipamentos esportivos de alta tecnologia, alguns dos quais experimentais. 

Na realidade, os pesos pesados ​​soviéticos não tinham permissão para boxear com lutadores profissionais durante a Guerra Fria.

Se você olhar atentamente para a cena inicial (a luva americana e a luva russa colidindo), você pode ver que uma fração de segundo após as luvas colidirem e uma fração de segundo antes de serem cobertas pela explosão, a luva russa se quebra ao meio e cai no chão.

Este é o único filme de Rocky em que a música não é composta por Bill Conti, que optou por fazer a trilha sonora de "Karatê Kid 2: A Hora da Verdade Continua (1986)". Coincidentemente, Peter Cetera escreveu originalmente a música tema do Karaye Kid II, "Glory of Love", para "Rocky IV", mas Sylvester Stallone a rejeitou, em favor de "Hearts On Fire".

A trilha sonora de "Rocky IV" foi indicada e ganhou um Razzie de Pior Trilha Sonora em 1985, apesar de ter sido considerada a favorita dos fãs, especialmente com a montagem de treinamento inspiradora e edificante.

Durante a montagem de treinamento, Rocky pega uma foto em preto e branco de Drago de sua moldura de espelho e a desfaz como Apollo fez com a foto de Rocky em "Rocky II: A Revanche (1979)."

Este é um dos poucos filmes de esporte que aplicam efeitos sonoros genuínos de socos reais, métodos de treinamento genuínos criados por consultores de boxe e uma série de outros novos efeitos especiais.

A personagem de Brigitte Nielsen (Ludmilla Drago) não foi escrita no roteiro das filmagens, onde sua fala foi feita por Nicoli Koloff (Michael Pataki). Sylvester Stallone provavelmente a incorporou como uma reescrita de última hora.

Um teaser trailer especial com e narrado por Dolph Lundgren foi exibido nos cinemas antes do filme ser concluído. Nele, um Drago estranhamente iluminado contra uma bandeira soviética diz ao espectador seu nome e que em breve estará lutando - e derrotando - Rocky Balboa. Ele também apresenta cenas básicas do treinamento de Stallone não vistas no filme, e culmina com Drago e Balboa no ringue pronto para dar socos (novamente uma filmagem muito básica não usada no filme final). Também é único por apresentar a 'Fanfarra Rocky' que não foi usada no filme, bem como um título de rolagem ROCKY IV tradicional que também não foi usado. É provável que tudo isso tenha sido redefinido a partir de uma "promoção" não utilizada de correspondência e da cena de reportagem na edição original de 150 minutos, ao invés de uma nova filmagem apenas para o marketing do filme.

Nenhum dos atores que interpretaram personagens russos é russo. Dolph Lundgren é sueco, Brigitte Nielsen é dinamarquesa e os outros são americanos.

Numerosos fãs afirmaram que acham este filme confuso em termos do cinturão do título, e o que exatamente acontece com ele quando Rocky está na Rússia. Provavelmente, a cena que explica o que aconteceria com o cinto foi cortada do filme e substituída por uma montagem de jornal. Inicialmente, entre o funeral de Apollo e a coletiva de imprensa de Rocky / Drago, deveria haver uma cena em que Rocky visita o quadro de boxe dos EUA. Enquanto estiver lá, ele é informado de que eles não irão sancionar a luta e, se ele continuar com ela, não poderá levar o título. Esta cena foi cortada antes do lançamento, pois parecia que tornaria o filme muito lento, e foi substituída por uma montagem de jornal muito mais breve.

Sylvester Stallone foi citado como tendo dito que o enorme sucesso financeiro e fãs de "Rocky IV" o fizeram imaginar outro filme de Rocky dedicado a Drago e sua vida pós-boxe, com o enredo de Balboa correndo paralelo ao de Drago. No entanto, ele observou que os danos que ambos os boxeadores sofreram na luta os tornaram "incapazes de raciocinar" e, portanto, planejou "Rocky V (1990)" como uma vitrine dos perigos do boxe.

O primeiro-ministro soviético no camarote durante a partida Rocky vs. Drago, jogado por David Lloyd Austin, lembra muito o líder soviético contemporâneo Mikhail Gorbachev. Austin mais tarde interpretou Gorbachev em "Corra que a Polícia vem Aí! (1988)" e outros personagens russos em outros filmes.

Criado durante uma época particularmente tensa da Guerra Fria, o Produtor Bob Chartoff viu Drago como o "inimigo indomável", personificando tudo o que tememos sobre a União Soviética. “Se alguma vez tivesse havido conflito, é isso que teríamos de enfrentar”, diz ele. Dolph Lundgren, por sua vez, disse que sentia simpatia por Drago, que ele entendia como uma ferramenta explorada para maquinar políticos e militares oportunistas que buscam promover seus próprios interesses por meio dele

Embora não declarado no filme, o personagem de Drago é um produto do programa de forças especiais spetznaz. Era comum nos anos 70 e no início dos anos 80 que boxeadores especialmente talentosos, levantadores de peso, ginastas etc. fossem recrutados como soldados. Esses atletas excepcionais foram designados a nutricionistas e equipes científicas para manter os padrões de pico, assim como Drago no filme

Stallone pretendia originalmente que a saga de Rocky fosse contada apenas como trilogia, terminando com Rocky III em 1982. Em uma entrevista de 1979 com Roger Ebert, Stallone disse: "Nunca haverá um Rocky IV. Você precisa dar uma parada", citando as demandas físicas e psicológicas de fazer filmes de boxe. Stallone também comentou que não saberia para onde levar o personagem depois de III. No entanto, em 1982, enquanto dava entrevistas para a imprensa para Rocky III, ele admitiu que um quarto filme não estava fora de questão. "A única maneira de fazer isso é se Rocky tiver que sair de si mesmo e entrar na comunidade internacional", disse ele. Stallone diria mais tarde que a história de Rocky IV foi inspirada em Joe Louis e nas lutas de Max Schmeling de peso pesado transformado em fantoche nazista em 1936 e 1938.

Carl Weathers (Apollo Creed) e Brigitte Nielsen (Ludmilla Vobet-Drago) apareceriam mais tarde no videoclipe de Michael Jackson "Liberian Girl", juntamente com celebridades como John Travolta, Olivia Newton-John, Richard Dreyfuss, Paula Abdul, Whoopi Goldberg, Billy Dee Williams, Lou Ferrigno, "Weird Al" Yankovic e muitos mais.

Capa da Revista Cinemin nº 21



















Filmografia Parcial:

Filmografia Parcial:
Sylvester Stallone  (1946)









Os Lordes de Flatbush (1974); Corrida da Morte - Ano 2000 (1975); Cannonball - A Corrida do Século (1976); Rocky: Um Lutador (1976); F.I.S.T (1978); A Taberna do Inferno (1978); Rocky II: A Revanche (1979); Os Falcões da Noite (1981); Fuga Para a Vitória (1981); Rocky III: O Desafio Supremo (1982); Rambo - Programado Para Matar (1982); Os Embalos de Sábado Continuam (1983); Rambo II - A Missão (1985); Rocky IV (1985); Stallone Cobra (1986); Falcão - O Campeão dos Campeões (1987); Rambo III (1988); Condenação Brutal (1989); Tango e Cash - Os Vingadores (1989); Rocky V (1990); Risco Total (1993); O Demolidor (1993); O Especialista (1994); O Juiz (1995); Assassinos (1995); Daylight (1996); Cop Land: A Cidade dos Tiras (1997); D-Tox (2002); Pequenos Espiões 3-D: Game Over (2003); Rocky Balboa (2006); Rambo IV (2008); Os Mercenários (2010); Os Mercenários 2 (2012); Alvo Duplo (2012); Ajuste de Contas (2013); Rota de Fuga (2013); Os Mercenários 3 (2014); Creed: Nascido para Lutar (2015); Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017); Plano de Fuga 2: Hades (2018); Creed II (2018); Tough as They Come (2018); Plano de Fuga 3: Devil Station (2019)

Dolph Lundgreen (1957)









007 - Na Mira dos Assassinos (1985); Rocky IV (1985); Mestres do Universo (1987); Escorpião Vermelho (1988); O Justiceiro (1989); O Grande Anjo Negro (1990); Força Vermelha (1991); Massacre no Bairro Japonês (1991); Soldado Universal (1992); Fuga Mortal (1993); Homem de Guerra (1994); Atirador de Elite (1996); Duelo de Dragões (1999); O Último Comando (2000); Ação Direta (2004); O Defensor - Protegendo o Inimigo (2004); The Mechanik (2005); Caçadores de Diamantes (2007); Ação Imediata (2009); Comando Vermelho (2009); Soldado Universal 3: Regeneração (2009); Ação e Reação (2010); Os Mercenários (2010); Os Mercenários 2 (2012); Soldado Universal 4 - Juízo Final (2012); Acerto de Contas (2013); Os Mercenários 3 (2014);  Skin Trade - Em Busca de Vingança (2014); 

Cal Weathers (1948-2024):









Magnum 44 (1973); Friday Foster (1975); Rocky: Um Lutador (1976); Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977); A Disputa dos Sexos (1977); Nas Profundezas das Bermudas (1978);  Comando 10 de Navarone (1978);  Rocky II: A Revanche (1979); Perseguição Mortal (1981); Rocky III: O Desafio Supremo (1982); Rocky IV (1985); O Predador (1987); Ação Total (1988);  Hurricane Smith: Tempestade em Ação (1992); Justiça das Ruas (1991 - 1993);  In the Heat of the Night (1993 - 1995);  Um Maluco no Golfe (1996); Guerreiros das Sombras II: A Montanha do Diabo (1999); O Perigo Alienígena (2005); Um Time de Malucos (2007); A Batalha Marítima (2012); O Mandaloriano (seriado 2019 - 2020)

Talia Shire (1946)










Arrojo nas Pistas (1968);  O Altar do Diabo (1970); Jogo de Intrigas (1971); O Poderoso Chefão (1972); Maxie (1973); O Poderoso Chefão II (1974); Rocky: Um Lutador (1976); Rocky II: A Revanche (1979); A Semente do Diabo (1979); Maldita Paixão (1980); Rocky III: O Desafio Supremo (1982); Rocky IV (1985); Viajantes da Galáxia (1986); Promessa de Sangue (1987); Contos de Nova York (1989); Rocky V (1990); O Poderoso Chefão III (1990); Desejo Selvagem (1991); Confusões em Família (1992); Engano Mortal (1993); Cicatrizes do Passado (1997); Caminho dos Sonhos (1998); A Carga Maldita (1999); O Beijo da Noiva (2002); Huckabees: A Vida é uma Comédia (2004); Em Chamas (2007); Palo Alto (2013); Dreamland (2016); Dreamland (2021)

Burt Young (1940);







Quase, Quase uma Máfia (1971); A Máfia Nunca Perdoa (1972); Licença Para Amar Até a Meia-Noite (1973); Chinatown (1974); O Jogador (1974); Elite de Assassinos (1975); Dois Vigaristas em Nova York (1976); Rocky: Um Lutador (1976); O Último Brilho do Crepúsculo (1977); Comboio (1978); Rocky II: A Revanche (1979); Areia Sangrenta (1980); Rocky III: O Desafio Supremo (1982); Amityville 2: A Possessão (1982); Uma Ponte Chamada Esperança (1984); Era uma Vez na América (1984); Nos Calcanhares da Máfia (1984); Rocky IV (1985); De Volta às Aulas (1986); Noites Violentas no Brooklyn (1989); Sangue da Terra (1989) Um Sequestro Muito Louco (1989); O Casamento de Betsy (1990); Rocky V (1990); Alibi perfetto (1992); Força Excessiva (1993); Berlin '39 (1993); Tudo é Possível (1997); Loucos de Amor (1997); Plano B (2001); Pluto Nash (2002); O Beijo da Noiva (2002); Venha me Beijar (2004); Medo e Obsessão (2004); O Pagamento Final: Rumo ao Poder (2005); Rocky Balboa (2006); Ilha Maldita (2007); Nova York, Eu Te Amo (2008); Ganhar ou Ganhar: A Vida é um Jogo (2011); Roubo a Máfia (2014); Sarah Q (2018); Os Assassinatos de Amityville (2018); Road to the Lemon Grove (2019); Beckman (2020); Charlie Boy (2021)


Brigitte Nielsen (1963)









Guerreiros de Fogo (1985); Rocky IV (1985); Stallone Cobra (1986); Um Tira da Pesada II (1987); Incontrolável Desejo (1988); Perseguição Demoníaca (1991); Prisão do Inferno (1993); No Limite da Vingança (1995); Paparazzi (1998); Voyage: Killing Brigitte Nielsen (2007); Eldorado (2012); Mercenarias (2014), Creed II (2018)

Tony Burton (1937–2016)










A Fúria do Poderoso Chefão (1974); Sua Honra Será Vingada (1976); Assalto à 13ª DP (1976); Rocky: Um Lutador (1976); Heróis Sem Causa (1977); Blackjack (1978); Rocky II: A Revanche (1979); O Iluminado (1980); Caçador Implacável (1980); Loucos de Dar Nó (1980); Rocky III: O Desafio Supremo (1982); Rocky IV (1985); Armados e Perigosos (1986); Mar de Fogo (1986); Os Reis da Praia (1990); Rocky V (1990); Uma Festa de Arromba 2: O Baile do Pijama (1991); Hook, a Volta do Capitão Gancho (1991); Leis Marciais 3 (1992); Leis Marciais 3 (1995); O Exterminador de Cyborgs (1995); Flipping - Sem Limites Para Matar (1996); A Rosa Negra do Harlem (1996); Mulheres em Luta (2000); Assalto ao 13° Distrito (2005); Rocky Balboa (2006); Ilha Maldita (20007)


Michael Pataki (1938–2010):









Sem Destino (1969): Homem-Aranha (1977); Aeroporto 77 (1977); Zoltan - O Cão Vampiro de Drácula (1978); O Resgate do Titanic (1980); Matar ou Morrer 2: O Retorno de Will Kane (1980); Remo: Desarmado e Perigoso (1985) Rocky IV (1985); Halloween 4: O Retorno de Michael Myers (1988) e participações em vários seriados

2 comentários:

  1. Boa tarde. Considero um filme para assistir sem maiores implicações e exigências (Rocky ter seu nome gritado em coro pela hostil platéia russa seria o mesmo que a torcida brasileira comemorar gol adversário em plena final de Copa do Mundo no Maracanã lotado, ou seja, inverossímil), mas deve-se lembrar também que eram tempos de guerra fria entre URSS e EUA e o discurso de Rocky ao final do filme talvez seja uma alfinetada nessa situação. Acho que o filme tem seu encanto até o momento em que o protagonista entra numa espécie de conflito interno após a morte de Apollo, depois disso vemos os exageros habituais dessa franquia onde Rocky é visto como um provável super-herói. Grande abraço e parabéns por mais essa boa resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Janerson. Obrigado por mais um comentário. Rocky e Rambo foram duas poderosas franquias que o ator acertou em cheio, pois tem seu filão garantido (Já "Cobra" não foi adiante e percebe-se os motivos. A década de 80 foram anos bem interessantes e havia uma geração ávida por novidades e seus próprios heróis (uma geração que não mais se interessava pelos "Hércules", "Maciste", "Ursus" e "Golias" de Steve Reeves, Gordon Scott, Dan Vadis entre outros). A franquia Rocky sempre teve situações inverossímeis e exageros diversos como você citou, assim como, seus encantos. A crítica quase sempre torceu o nariz enquanto o público aplaudia. A eficiência como foi feito e a trilha sonora são os pontos altos desse filme. O confronto na Rússia, com os aspectos por você citados, são o contrapeso da balança. Abs

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre