sexta-feira, 13 de setembro de 2019

RISCO TOTAL / CLIFFHANGER (1993) - ESTADOS UNIDOS / ITÁLIA / FRANÇA


 
DURO DE MATAR NO GELO

Gabe Walker (Sylvester Stallone) e Hal Tucker (Michael Rooker) são experientes alpinistas. Ao terminarem a escalada, a namorada de Hal, Sarah (Michelle Joyner), tem o cinto arrebentado o que a deixa pendurada a centenas de metros. Contra a vontade de Hal, Gabe consegue chegar até a jovem e tenta segurá-la a todo custo.  A mão de Sarah desliza e esta cai para o abismo profundo. Mesmo não tendo culpa do ocorrido, Gabe se penaliza e Hal coloca sobre seu amigo toda a culpa pela morte de Sarah. Gabe resolve partir sem paradeiro deixando a equipe composta ainda de Jessie (Janine Turner), piloto e namorada e Frank (Ralph Waite) responsável por dar suporte à equipe.



Um ano depois, um avião carregando 100 milhões de notas do tesouro americano é sequestrado por Eric Qualen (John Lithgow) e seus comparsas, mas as coisas não acontecem como esperam e as três malas que continham o montante desejado pelo grupo cai nas montanhas. Já em terra, a fim de localizarem as malas, Eric e seu grupo pedem ajuda, fingindo-se pessoas comuns perdidas, porque uma tempestade se aproxima. Hal parte para o resgate e Gabe ressurge em cena. Janine pede este que auxilie no resgate. Mesmo hesitante Gabe resolve ajudar Hal, mas quando chegam ao local a dupla acaba se encontrando e descobre que são reféns e estão lidando com um grupo perigosíssimo, cujo o líder não possui escrúpulos em matar.


O início dos anos 90 não estava sendo nada fácil para Stallone. A carreira do ator estava em pleno declínio. O ator de Rambo II e Rocky IV, via seu Rambo 3 (1988) ser massacrado pela crítica e os russos já não eram tão temidos (uma semana após a estreia, Gorbachev acenava para o ocidente). Rocky V quase sepultou a saga quando o ator levou a luta para as ruas e criou uma doença incapacitante. Arnold Schwarzenegger, seu rival, dentro e fora das telas, até então, havia tentado, com sucesso, dois filmes voltados à comédia: "Irmãos Gêmeos" (1988) e "Um Tira no Jardim de Infância" (1990). Stallone resolveu abraçar esse segmento e lograr êxito fora do mercado de brucutus justiceiros. Só que a coisa deu muito errado: "Oscar: Minha Filha Quer Casar" (1991) e "Pare! Senão Mamãe Atira" (1992) foram açoitados pela crítica e ignorados pelos fãs do ator. Sly estava em baixa e seus congêneres abocanhando a fatia de mercado que deixara: Dolph Lundgren ("Massacre no Bairro Japonês" e "Soldado Universal"), Van Damme ("O Grande Dragão Branco" e "Duplo Impacto"), Steven Segal ("Nico Acima da Lei" e "A Força em Alerta'), Bruce Wills ("Duro de Matar 1 e 2") e até Charles Bronson ("Desejo de Matar 4" e "Kinjite: Desejos Proibidos") abocanhou uma fatia. Atores que atraíam os fãs com seus filmes de ação, pancadarias e explosões.


Stallone precisava muito de um sucesso e o público dera uma dica: não queria que ele mudasse. Mas também não dava pra seguir a linha "preciso fazer alguma coisa pelo meu país". Tinha que ser uma volta as origens, ao escapismo brutal que dera certo anteriormente. E ator já estava com 46 anos. Faltava um bom diretor. A chance surgiu através de Renny Harlin. O diretor finlandês vinha de "Condenação do Além" (1987) e "A Hora do Pesadelo 4: O Mestre dos Sonhos" (1988). Mas o que o credenciou a realizar o filme fora "Duro de Matar 2" (1990). Pronto, Stallone tinha o seu "Duro de Matar 3", só precisava de um bom roteiro que seguisse essa linha de ação ininterrupta com direito a sangue e lutas, com o ator enfrentando criminosos cruéis e cínicos e a implacável mãe natureza. Risco total (Cliffhanger - que significa: "a beira do precipício") foi a resposta. Seria um grande filme de ação. E foi. Os Músculos de Rocky e o instinto de sobrevivência de Rambo. Nada como reciclar algumas ideias e vesti-las sobre um novo produto. Criar um abalo emocional, para o personagem, no início, para depois gerar motivação era uma fórmula recorrente de sucesso. Por que não usá-la? E Stallone reescreveu parte do roteiro para tornar o personagem mais humano.


Para pegar o espectador logo nas primeiras cenas, nada como exercitar a tensão. A cena da tentativa de salvamento é muito bem desenhada, talvez a melhor do filme, o espectador torce junto com Hal para que Sarah seja salva quando esta pede que não a deixe morrer e um salvamento épico começaria bem o filme, mas o roteiro dá um soco no estômago do espectador. Gabe não a salva, a situação era limítrofe e a jovem já estava condenada. Nosso herói some sem rumo (heróis de filmes de ação são assim mesmo, estamos acostumados). Nosso herói, quase invulnerável, precisava lutar contra as probabilidades, contra bandidos, sofrer um pouco, apanhar um pouco, pular de pedra em pedra até a derradeira vitória e completa redenção. E todos esses ingredientes estavam a disposição para o público. A ilusão dos efeitos completaria tudo e foi um dos grandes auxílios ao filme: parte foi filmada nas montanhas da Itália (d'Ampezzo-Dolomites, por causa de suas semelhanças com as Montanhas Rochosas do Colorado) e parte em estúdio (o ator tinha pavor de altura) com os atores sobrepostos aos cenários artificiais.


O público só queria Stallone e ação, mas havia algo mais: bons atores. Michael Rooker vinha do inquietante "Henry: Retrato de um Assassino"; John Lightow de "Síndrome de Cain"; Ralph Waite era o patriarca do famoso seriado "Os Waltons"; Leon vinha de  "A Quadrilha da Mão" e "Colors- As Cores da Violência" (você se lembrará dele por "Jamaica Abaixo de Zero" e pelo clip "Like a Prayer" da Madonna); Rex Linn ("Coração de Trovão" e "O Atirador") e Paul Winfield por "Exterminador do Futuro", "Jornada nas Estrelas II" e "Cão Branco". Bons atores que continuaram trabalhando em boas produções. Quanto a ação, não há do que se queixar (se você não se importar também com violência e implausibilidades). Nosso herói sobrevive em meio a avalanches, negocia troca de reféns, trava lutas corporais com os bandidos (com direito até a morte por estalactites), facas, tiros e salva o dia com a ajuda de seus amigos, terminado claro com a namorada. John Lightow (escalado no último minuto) faz um vilão sádico e tenebroso e foi um contraponto mais do que interessante para o nosso herói. David Bowie foi a primeira opção para este papel, a segunda foi Christopher Walken, mas este declinou, antes do início das filmagens. O cantor Bryan Ferry também foi cogitado.

 
Indicado a 3 Oscars (todos na área técnica) Risco Total foi um filme projetado para o cinema. Em video e na Tv perdeu um pouco de seu impacto visual, mas com a tendência de Tvs com telas cada vez maiores, os novos espectadores descobrirão um filme tecnicamente muito bem feito. A montanha russa de ação que o filme traz deixa o espectador colado na tela (ou pelo menos deixava). Pode ser um "Duro de Matar Alpino"? Sim, mas para os fãs do ator não deixa a desejar. Salvou a carreira do ator? Talvez não possamos dizer que chegou a tanto, mas deu o fôlego que o ator precisava no momento certo para ser uma das lendas do cinema que ainda mantém, aos 73 anos, um público cativo. Stallone aprendeu muito como ator e diretor e, revisando sua obra, há filmes que resistiram muito bem aos anos, numa Hollywood que vira as costas rapidamente para quem não traz lucro. Resta aguardar "Rambo V" e vermos se o ator ainda gera grande bilheteria.





Trailer:





Trilha Sonora:
Do You Need Some? Interpretada por Mind Bomb




Curiosidades:
O filme está no Livro Guinness dos Recordes Mundiais para o salto aéreo mais caro já realizado. O dublê Simon Crane recebeu US $ 1 milhão para atravessar entre dois aviões a quinze mil pés, sem a ajuda de dispositivos de segurança ou fotografias de truques. A companhia de seguros se recusou a garantir um dublê para isso, então Sylvester Stallone se ofereceu para reduzir seu próprio salário no filme pela quantia que o dublê custaria para produzir a cena, para que o filme pudesse ser feito. A cena foi filmada nos Estados Unidos, porque é ilegal na Europa, onde a maior parte do filme foi filmada

O público de pré-estreia assistiu a uma cena em que um coelho é morto por tiros. A reação deles foi forte o suficiente para Sylvester Stallone investir cem mil dólares de seu próprio bolso para refazer a cena, para que o coelho escapasse.

Durante uma cena de escalada, Renny Harlin reclamou que as linhas de segurança eram visíveis, então o dublê realizou a escalada sem nenhuma linha de segurança.

Sylvester Stallone, em parte, assumiu esse projeto em um esforço para ajudá-lo a conquistar seu medo de altura.

Os créditos incluem uma mensagem que explica que o arnês (cinto de segurança) Black Diamond, usado na cena de abertura, foi especialmente modificado para que falhasse.

Para demonstrar sua fé no equipamento de segurança, o diretor Renny Harlin colocou um cinto e se jogou sobre um cabo sobre um penhasco.

Dedicado a "Wolfgang Gullich", o dublê de Sylvester Stallone no filme, que faleceu em um acidente de carro logo após o término das filmagens.
As cenas mais impressionantes do filme foram filmadas nas montanhas Cortina d'Ampezzo Dolomites. A cena da ponte foi filmada em Monte Cristallo, ferrata Ivano Dibona. A equipe ficou em Cortina por mais de três meses. Outras filmagens ocorreram em Durango, Colorado. Os créditos do filme também agradecem à tribo Ute por filmar na reserva Ute Mountain.

A TriStar Pictures e a Carolco Pictures planejaram uma sequência em 1994, chamada "The Dam", ("A  Barragem / A Represa") que foi descrita como "Die Hard in a Dam" ("Duro de Matar em uma Barragem"), e teria o personagem de Stallone deste filme que combate terroristas, que tomam a Barragem Hoover, mas nunca foi além do estágio de desenvolvimento. Stallone tentou ressuscitar o projeto novamente em 2008, mas nunca aconteceu.

Tempestades elétricas atingiram durante as filmagens, derrubando cinco membros da equipe. O alpinista Earl Wiggins foi atingido três vezes, mas sofreu ferimentos leves. Durante uma tempestade posterior, os membros da tripulação se divertiram tirando fotos um do outro com os cabelos em pé enquanto os alpinistas apontavam a sabedoria de evacuar.

Durante o teste de elenco para o filme no verão de 1992, o ator Leon impressionou tanto os agentes de elenco, que foi imediatamente escolhido como Kynette.

A cena de abertura em que Sarah escorrega da mão de Gabe, foi feita várias vezes, porque a luva de Sarah não escorregava como desejado. A fim de que ela escorregasse, Renny Harlin a fez usar uma luva que era grande demais e encheu a luva com vaselina, e mesmo assim o aperto de Sylvester Stallone era tão apertado, que a luva quase permaneceu.

O penhasco de dois andares construído para a sequência clímax da batalha ardeu em chamas em oito minutos, quando a explosão de um helicóptero em miniatura saiu de controle. O calor do fogo era tão intenso que derreteu uma das câmeras.

No corte original, mostrado para testar o público, houve um salto de dez metros de um penhasco para outro que Gabriel Walker (Stallone) realiza. Esta cena aparece somente nos trailers do filme. Foi cortada porque o público de teste riu alto quando a viu e achou que era totalmente impossível. O clipe do salto foi refeito e usado para um salto mais curto de um penhasco perto do final do filme, usando gráficos de computador e efeitos especiais. No entanto, um grande salto de penhasco a penhasco foi feito mais tarde no filme "Limite Vertical", outro filme sobre escalada de montanhas.


Na cena da caverna, os "morcegos" vistos na tela foram adicionados na pós-produção como efeito visual. Morcegos reais foram trazidos para encher a caverna, mas Stallone e Janine Turner estavam com muito medo de filmar a cena com morcegos vivos.

Enquanto o diretor Rolland Emmerich fazia Soldado Universal (1992) para a Carolco, Stallone foi contratado, em um primeiro momento, para fazer outro filme com Renny Harlin, um thriller de ação / desastre que teria o personagem de Stallone lutando contra piratas modernos durante grande furacão, mas assim que o filme foi cancelado, ele e Harlin fizeram Risco Total para a Carolco.



Filmografia:
Sylvester Stallone

 







  
 
Os Lordes de Flatbush (1974); Corrida da Morte - Ano 2000 (1975); Cannonball - A Corrida do Século (1976); Rocky: Um Lutador (1976); F.I.S.T (1978); A Taberna do Inferno (1978); Rocky II: A Revanche (1979); Os Falcões da Noite (1981); Fuga Para a Vitória (1981); Rocky III: O Desafio Supremo (1982); Rambo - Programado Para Matar (1982); Os Embalos de Sábado Continuam (1983); Rambo II - A Missão (1985); Rocky IV (1985); Stallone Cobra (1986); Falcão - O Campeão dos Campeões (1987); Rambo III (1988); Condenação Brutal (1989); Tango e Cash - Os Vingadores (1989); Rocky V (1990); Risco Total (1993); O Demolidor (1993); O Especialista (1994); O Juiz (1995); Assassinos (1995); Daylight (1996); Cop Land: A Cidade dos Tiras (1997); D-Tox (2002); Pequenos Espiões 3-D: Game Over (2003); Rocky Balboa (2006); Rambo IV (2008); Os Mercenários (2010); Os Mercenários 2 (2012); Alvo Duplo (2012); Ajuste de Contas (2013); Rota de Fuga (2013); Os Mercenários 3 (2014); Creed: Nascido para Lutar (2015); Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017); Plano de Fuga 2: Hades (2018); Creed II (2018); Tough as They Come (2018); Plano de Fuga 3: Devil Station (2019)


Michael Rooker

 









Retrato de um Assassino (1986); Um Tira de Aluguel (1987); Nico - Acima da Lei (1988); Mississipi Em Chamas (1988); Vítimas de uma Paixão (1989); Dias de Trovão (1990); A Metade Negra (1993); Risco Total (1993); Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993); Efeito Dominó (1996); O Massacre de Rosewood (1997); Assassinos Substitutos (1998); Replicante (2001); O Imbatível (2002); Jumper (2008); Guardiões da Galáxia (2014); Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017); Vingadores: Guerra Infinita (2018); Brightburn: O Filho das Trevas (2019)

John Lithgow 

 








Trágica Obsessão (1976); O Show Deve Continuar (1979); Um Tiro na Noite (1981); Dançando como Loucos (1982); O Mundo Segundo Garp (1982); No Limite da Realidade (1983); O Dia Seguinte ( 1983); Laços de Ternura (1984); 2010 - O Ano Em Que Faremos Contato (1984); Jogos Fatais (1986); Um Hóspede do Barulho (1987); Torturado Pelo Passado (1988); Memphis Belle - A Fortaleza Voadora (1990); Sem Limite para Vingar (1991); Síndrome de Caim (1992); Risco Total (1993); O Dossiê Pelicano (1993); Testemunha do Silêncio (1994); A Qualquer Preço (1998); Correndo Atrás do Diploma (2002); A Vida e Morte de Peter Sellers (2004); Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (2009); Planeta dos Macacos: A Origem (2011); Bem-vindo aos 40 (2014); Dívida de Honra (2014); O Contador (2016); Pai em Dose Dupla 2 (2017); A Escolha Perfeita 3 (2017); Cemitério Maldito (2019). 

Leon

 








Sole Survivor (1983); A Quadrilha da Mão (1986); As Cores da Violência (1988); Risco Total (1993); Jamaica Abaixo de Zero (1993); Falando de Amor (1995); Amigos e Amantes (1999); Ali (2001); Fique Rico ou Morra Tentando (2005); Soul Ties (2018)


 Rex Linn











O Atirador (1993); Risco Total (1993); Wyatt Earp (1994); Zona Mortal (1994); Despertar de um Pesadelo (1996); Breakdown - Implacável Perseguição (1997); O Mensageiro (1997); A Hora do Rush (1998); De Volta para o Presente (1999); Fantasmas de Marte (2001); A Sombra de um Homem (2002); Caçado (2003); Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei (2008); Django Livre (2012); Edge of the World (2018).


Paul Winfield (1939–2004)








Conrack (1974); Huckleberry Finn (1974); O Último Brilho do Crepúsculo (1977); Herança Nuclear  (1977); A Cidade dos Anjos (1980);  Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan (1982); Cão Branco (1982); O Exterminador do Futuro (1984); A Maldição dos Mortos-Vivos (1988); Acima de Qualquer Suspeita (1990); Dennis, o Pimentinha (1993); Risco Total (1993); Tyson (1995); Marte Ataca! (1996); Comando Estratégico (1997).

 
Ralph Waite (1928–2014)

 







Rebeldia Indomável (1967); Entre o Desejo e a Morte (1968); O Caminho da Felicidade (1971); Resgate de uma Vida (1971); A Fúria dos 7 Homens (1972); A Vida Secreta de John Chapman (1976); Cidade dos Anjos (1980); Os Waltons (seriado 1972 a 1981);  Pacto Traído (1989); O Guarda-Costas (1992); Risco Total (1993); A Chave do Segredo (1994); A Incrível Jornada II: Perdidos em São Francisco (1996); O Terceiro Gêmeo (1997); A Terra do Sol (2002); O Filho do Ace Ventura (2009); Cartas para Deus (2010); Coração de Campeão (2011); Days of Our Lives (seriado 2009 a 2014)

Janine Turne
 
 








Médicos Loucos e Apaixonados (1982); Cavaleiros da Noite (1986);  A Conquista de um Império (1986); Instinto Fatal (1988); Flores de Aço (1989); A Ambulância (1990); Risco Total (1993); Erro Fatal (1999); Dr. T e as Mulheres (2000); Strong Medicin (seriado 2000 a 2002); Dois Cãezinhos Milagrosos (2006); Presságios de um Crime (2015); Gosnell: The Trial of America's Biggest Serial Killer (2018); Runnin' from My Roots (2018); Patsy & Loretta (2019) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre