sexta-feira, 23 de outubro de 2015

OS CAÇADORES DE ATLÂNTIDA / I PREDATORI DI ATLANTIDE / THE RAIDERS OF ATLANTIS / THE ATLANTIS INTERCEPTORS / (1983) - ITÁLIA / FILIPINAS





VILÃO COM MÁSCARA DE PLÁSTICO TENTA CONQUISTAR O MUNDO

Cidade de Miami, 1994 . Mike Ross (Christopher Connelly) e Washington (Tony King) são dois caçadores de recompensas que, após uma missão bem sucedida, resolvem seguir para as Filipinas de barco cheios de grana no bolso. Enquanto isso uma equipe, em uma plataforma oceânica, tenta recuperar um submarino atômico soviético perdido em águas profundas. Enquanto trabalham no resgate do submarino recebem a chegada da Dra Kathy (Gioia Scola), uma especialista em linguagem pré-colombiana, que descobre que a equipe encontrou um artefato de 12.000 anos que parece ter relações com a famosa lenda da cidade de Atlântida. Um incidente repentino provoca um tsunami que destrói a plataforma. Os poucos sobreviventes: a Dra Kathy, um físico nuclear, um piloto de helicóptero e 2 técnicos da plataforma são resgatados por Mike e Washington que sobreviveram a gigantesca onda e acabam chegando à uma misteriosa ilha que surgiu dos mares em uma redoma. Ao percorrem a misteriosa ilha descobrem que seus habitantes foram mortos cruelmente. Logo o grupo depara com o que parece ser um habitante de atlântica liderando um bando de assassinos.


Produção italiana, rodada nas Filipinas,  de baixíssimo orçamento dirigida pelo cineasta Ruggero Deodato, que nos créditos americanos assinou como Roger Franklin. Ruggero é o diretor do famoso filme "Holocasto Canibal" (1980) que tanta controvérsia teve acerca de seu conteúdo e temática. Aqui ele dirige uma salada que mistura Mad Max (na verdade o figurino parece sobras da produção), com o tema de Atlântida, tão em voga na época e tiros em profusão. A história é confusa e muitos atores são fracos. Christopher Connelly (1941–1988) do clássico “1990 - Os Guerreiros do Bronx ” faz o que pode para funcionar como protagonista da história. Seu companheiro, Washington, que Mike recusa-se a chamá-lo por seu real nome (Mohamed) ou o nome que Washington adotou (como Mohamed Ali) tenta fazer uma parceria para enfrentar os bandidos e até que não se sai mal para o nível da produção.  


O vilão sem nome (Bruce Baron 1949–2013), mas nos créditos apelidado de “Caveira de Cristal” (para mim “máscara de plástico”), este sim, merece um capítulo à parte. Sabe-se lá porque a produção resolveu colocar essa máscara de plástico (que deve ser considerada como um cristal), cuja função ninguém sabe realmente para o que funciona. Seria para respirar fora d’água?  Ele transita em um carro velho, em pé, com um chicotezinho na mão e praticamente não fala. Seus capangas usam um visual meio punk rock e só sabem: gritar pular, atirar e morrer (na verdade parece que todo mundo se divertiu bastante nas filmagens). 


Esse grupo que invade a ilha e parece querer dominar o mundo (ou a própria ilha, o filme não deixa muito claro), enfrenta os únicos elementos de resistência de peito aberto. Nossos heróis, alguns com pistolas com quantidade de tiros indefinidos, resolvem dar cabo da cambada mais para sobreviverem do que vingar algo. E dá-lhe explosões, correria e tiros. No meio disso tudo, a Dra Kathy está aprisionada dentro de uma redoma na cidade atlante. Umas figuras (desfiguradas) holográficas lhe afirmam ser a peça essencial para que a ilha volte ao seu lugar original e seus descendentes possam descobrir os segredos de seus antepassados. Nem Kathy, nem o espectador sabem exatamente porque ela está lá ou qual a sua missão e, principalmente, como conseguiu escapar. Enquanto nossos heróis, que também tem suas baixas, destroem o inimigo, o vilão continua mandando seus asseclas para a morte sem nenhuma tática de guerra. Até em paintball existem táticas militares para não sair em campo aberto atirando. Os produtores de "Comando Para Matar" devem ter gostado da ideia e colocaram os mesmo tipo de combatentes (só que com uniformes) para Schwarzenegger abater à vera.


Caçadores de Atlântida é, sem dúvida, um filme Trash: bizarro e divertido. A história, a cargo dos roteiristas Tito Carpie e Vincenzo Mannino, que já fizeram coisas melhores (ver abaixo), faz pouco sentido e os vilões são a parte bizarra. A maquete com redoma (ops, quero dizer, a ilha) poderia estar tranquilamente naquele seriado de bonecos, Os Thunderbolts ou em Joe 90 que ninguém diria que seria tosco.


Fez sucesso? Fez. O SBT adorava reprisar o filme também com o nome de "Caçadores da Atlântida". A Tv Corcovado e Tv Rio também apresentaram o filme que desapareceu da Tv aberta em 1995. O mercado de VHS também agradeceu e hoje alguns até o veem com algum carinho. Pode ser um passatempo divertido para quem curte este tipo de produção que não deve ser confundido com Os Titãs Voltam à Luta na  Atlântida (os diretores da época pareciam ter algum fetiche pela cidade),  com o ator Doug McClure (do filme Triângulo do Diabo, outra raridade). 


Filme raro de ser encontrado. Talvez o melhor seja o pôster promocional (nesse item sempre caprichavam).


Trailer do filme (em inglês):




Curiosidades:
O filme, cujo título original é “I Predatori di Atlantide” também teve os títulos de: The Atlantis Interceptors (França); Raiders of Atlantis (E.U.A) ; Atlantis Inferno (Alemanha) e Los Invasores Del Abismo (Espanha);

Christopher Connelly faleceu aos 47 anos de câncer de  pulmão

George Hilton que faz o papel do professor Sanders foi herói em vários filmes de Western Spagethi. Faleceu em 2019, aos 85 anos, de causas não reveladas. O nome de batismo do ator era Jorge Hill Acosta y Lara. George era uruguaio.

A atriz Gioia Scola apareceu neste filme com o nome artístico de Marie Fields

O Nome de batismo de Tony King é Tony Emanuel King

Bruce Baron faleceu aos 71 anos de câncer

O diretor Ruggero Deodato (Os Bárbaros) fez uma ponta como o assistente do comandante da plataforma (de camisa amarela). Deodato foi Diretor de Segunda Unidade do filme Django (1966).





Cartazes:
























Filmografia Parcial: 
Christopher Connelly (1941–1988):









Benji - O Filme (1974); Uma Experiência Extraordinária (1976);  1990 - Os Guerreiros do Bronx (1982); Django - A Volta do Vingador (1987) e participação em vários seriados

Tony King:









Shaft (1971); O Poderoso Chefão (1972); Apocalipse 2 (1980); Caçada em Atlanta (1981); O Brinquedo (1982); Filhas do Pó (1991); The November Man (1993)

Gioia Scola


Agente Duplo (1977); Conquest (1983); Os Caçadores de Atlântida (1983); Festa de Formatura (1985); Anemia (1986); Pathos - Segreta inquietudine (1988); Réquiem por Granada (1991); Forever - Juntos para Sempre (1991); Il prezzo del denaro (1995)

Bruce Baron  (1949–2013)









Não brinque com fogo (1980); Fireback (1983); Os Caçadores de Atlântida (1983); Mad Dog II (1983); Caçadores Implacáveis (1983); Vingança Cega (1985); A Lenda da Pérola Dourada (1987); Overdose (1987)


George Hilton (1934–2019)









Mascarado Contra os Piratas (1964);  Dois Mafiosos contra Goldfinger (1965); Os Dois Filhos de Ringo (1966);  Ringo... Era Seu Nome (1967); Vou, Mato E Volto (1967); Hora de Matar (1968); Mais um para o Inferno (1968); A Vingança é Minha (1969); Com Sartana Cada Bala é Uma Cruz (1970); Chamam-me Aleluia (1971); O Diabo das Sete Faces (1971); O Carrasco da Mão Negra (1972); As Lágrimas de Jennifer (1972); O Regresso de Aleluia (1972); Matador Implacável (1975); Não Sou Trinity... Nem Caramboa (1975); Os Caçadores de Atlântida (1983); Mademoiselle Ardel (1990); Prestazione straordinaria (1994); Killer's Playlist (2006); Un coccodrillo per amico (2009); Los tallos amargos (2016)





Ruggero Deodato (diretor):
Fases da Morte 8 - O Último Mundo dos Canibais (1977); Holocausto Canibal (1980); Os Bárbaros (1987)

Tito Carpi (roteirista) :
Sartana, o Matador (1969); Chamam-me Aleluia (1971); Fases da Morte 8 - O Último Mundo dos Canibais (1977);Caçadores da Serpente Dourada(1982); Thor, o Conquistador (1983); Fuga do Bronx (1983); Tornado - A Missão Continua (1983); Tuareg - O Guerreiro Do Deserto (1984);Sinbad e os Sete Mares (1989)

Vincenzo Mannino (roteirista):
 Nós Jogamos com Os Hipopótamos (1979); O Último Tubarão (1981);
 

6 comentários:

  1. Cara eu lembro desse filme...........eu era molecote mas me amarrei no filme. SBT era muito foda com filmes toscos. Revendo agora realmente a gente vê como ele é tosco.......mas muito foda hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Guga.
    Havia respondido seu comentário, mas, aparentemente a plataforma não salvou e só agora percebi. Desculpe.
    Sim, esse filme passava no SBT que apresentava produções bem baratas, assim como seriados como: Ark II, Speedbuggy, Doutor Encolhedor, Menino Selvagem, Joe - O Fugitivo, Mulher Elétrica e Garota Dínamo entre outros, mas que gastávamos horas em frente à Tv assistindo.
    O filme é divertido, apesar de visualmente bem datado e com muitos furos. Muito obrigado pela visita e volte sempre. Um Grande Abraço

    ResponderExcluir
  3. PORQUE VOCÊS AÍ NÃO POSTAM O FILME INTEIRO DO CAÇADORES DA ATLÂNTIDA, PARA A GENTE RECORDAR OS VELHOS TEMPOS?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Marcio Rosa.
    Essa questão é complicada. Eu não possuo o filme, o assisti há muito tempo. Esta postagem, por exemplo, é de 2015 quando ainda disponibilizavam o filme no Youtube. Outra questão é que os termos da plataforma proíbem que eu poste filmes.
    Este blog, em questão, tem a finalidade de trazer informações sobre filmes, atores e curiosidades em geral para aqueles que viram ou tem curiosidade em ver determinada produção, visto que o auge das revistas de cinema terminou, com alguns blogs tentando suprir (se é que isso possa ser possível) aqueles que gostavam de ler sobre seus filmes prediletos, principalmente filmes mais antigos que ficaram esquecidos.
    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  5. Poderiam criar um canal bem bacana sem burocracia para assistir a estes filmes trash numa playlist bem legal,já que as TVs hj em dia não se interessa mais,fica aqui meu apelo

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Alan.
    Muito desse filmes foram colocados em plataformas como Youtube, mas depois foram retirados a pedido da própria ou dos detentores dos direitos. O mercado brasileiro está carente desses filmes e nenhuma plataforma de streaming ou Tv por assinatura parece ter interesse em exibi-los, mesmo que alguns já até possuam Blu-Ray no exterior. Tudo é muito imediatista nesse mercado. Uma pena. Obrigado pelo comentário e volte sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre