sábado, 21 de março de 2020

MESTRES DO UNIVERSO / MASTERS OF THE UNIVERSE (1987) - ESTADOS UNIDOS




"♫ ... EU TENHO A FORÇA, SOU INVENCÍVEL ... UNIDOS VENCEREMOS A SEMENTE DO MAL ...♫"

Ao conseguir uma chave cósmica que acessa dimensões e mundos, o arqui-inimigo de Eternia, Esqueleto (Frank Langella), consegue invadir o Castelo de Grasykull apoiado por um exército de robôs e alguns de seus fiéis servos. A Feiticeira é aprisionada em um campo de força tubular e quando a lua atingir seu ponto máximo ela perderá seus poderes para cruel vilão que se tornará o ser mais poderoso do Universo. He-Man (Dolph Lundgren), Mentor (Jon Cypher) e Teela (Chelsea Field conseguem entrar no Castelo com a ajuda de Gwidor (Billy Barty), que possui um protótipo da chave, e enfrentam o exército de Esqueleto, mas, em menor número, acabam acionando o artefato que os leva para a Terra, mais precisamente à uma pequena cidade da Califórnia. Na chegada, o trio perde a chave que vai parar nas mãos do casal de namorados  Julien (Courteney Cox) e Kevin. Quando os jovens  acionam a chave, Maligna (Meg Foster) descobre o paradeiro dos defensores de Eternia e esqueleto a envia junto com Karg, Sauro, Homem-Fera, Blade e seus séquitos para que peguem a chave e destruam He-Man impedindo assim que possam frustrar os seus planos.


Primeiro filme a ser baseado em uma linha de brinquedos de uma empresa (Matel), Mestres do Universo (que não trouxe o nome He-Man no título), em versão live-action, vinha cercado de grande expectativa. O desenho produzido pela Filmation Studios (dos desenhos de "Jornada nas Estrelas" e "Tarzan"), em 1982, tornou-se um sucesso completo, com 55 milhões de bonecos vendidos até 1988, chegando a ser apresentado em mais de 38 países. No Brasil foi exibido primeiro no programa "Balão Mágico" e, posteriormente, no programa "Xou da Xuxa", diariamente, no horário entre 12hs e 12:30. Até o grupo "Trem da Alegria" gravou uma música que virou sucesso. E o sucesso do desenho não era por acaso: para criar as estórias haviam profissionais como Paul Dini, Bruce Timm e J. Michael Strazczynski (posteriormente escritores da D.C e Marvel), logo faturar no cinema com um personagem que gerava exorbitantes somas em merchandising e vendas (foi lançada uma linha de brinquedos pela Estrela que adquiriu os direitos e, a outrora Mesbla, tinha exclusividade em outros produtos como roupas, merendeiras, pastas ...) era algo seriamente a ser cogitado, mas havia um problema: quem realizaria o filme era a Cannon, uma produtora especializada em filmes baratos e de consumo rápido e que vinha amargando um tremendo fracasso: "Superman IV: Em busca da Paz" e com Mestres do Universo não seria tão diferente: a um custo de 17 milhões, arrecadou pouco mais de 20 milhões, muito pouco para se recuperar do fracasso do filme do Superman. Nos bastidores comentou-se que a batalha final em Mestres do Universo, que aparece com pouca iluminação, não foi uma escolha do diretor: estavam literalmente apagando as luzes do estúdio. E o filme não seria baseado nos desenhos e sim na linha de brinquedos da Matel (mas ninguém falou isso para os espectadores)


Com o baixo orçamento o diretor Gary Goddard não tinha muitas opções. Este foi o único longa do diretor que escreveu o talvez pior filme de Tarzan para os cinemas: "Tarzan, o Filho da Selva" (1981). Goddard não possuía uma grande experiência frente ao que os produtores almejavam, mas teve que lidar com a insatisfação da equipe pela falta de eventuais pagamentos, a Matel reclamando que as vendas tinham caído e o filme precisava sair, o orçamento estourando e o diretor mal tendo tempo de filmar o final (na verdade ele improvisou).  O filme tinha Dolph Lundgren, que ainda não era uma estrela, como uma personificação física à altura do personagem (apesar de He-Man ser quase uma cópia física de Conan e muito parecido com Schwarzenegger) muito mais forte (uma rígida dieta e exercícios específicos como ao ator revelou) que em Rocky IV, papel que lhe credenciou a representar o herói nas telas, mas o seu forte sotaque sueco assustou os produtores e incomodou aos americanos. Havia, porém, outros problemas: não existia no filme o "Gato Guerreiro" e "Gorpo" (difíceis de adaptar e caros em efeitos), "Aríate", "o Rei' e "a Rainha"; não havia o jovem Adam (para mim um acerto, pois tomaria grande parte da narrativa) e o Mandíbula. E a Feiticeira (Christina Pickles) era muito diferente do desenho. Havia o Esqueleto (Frank Langella voltando ao cinema e brilhando por trás da pesada maquiagem), tinha Meg Foster que fez uma Maligna tão interessante que não sentimos falta da personagem original, havia uma Teela (bem menos imponente que a do desenho e que não era ruiva), Mentor (menos sério e contando piadas bobas) e o Fera (pouca função no filme: apenas assustar espectadores mirins). Courteney Cox foi selecionada para o teste porque ficou conhecida pelo vídeo de Bruce Springsteen "Dancing in the Dark". Agradou e ganhou o papel. Para vender novos bonecos trouxeram os vilões Blade (Longis); o camaleão Saurod (Marr) e  Karg (Towers). Pena que Saurod fique tão pouco tempo em cena.


Mas esses seriam motivos para o filme não ter trazido o retorno esperado? Talvez. Mas houve mais alguns aspectos que agradaram a uns e outros não, lembrando que apesar de ser direcionado ao público mirim quem pagava os ingressos eram os pais, por isso que atualmente se dá tanta importância ao entretimento adulto em filmes infantis. O tema do filme feito por Bill Conti (de Rocky) foi quase que galgado no tema de Superman; Gwildor (um substituto de Gorpo) foi inspirado no Yoda da até então trilogia "Star Wars";  os soldados robóticos (nada de gente morrendo, requisito imposto pela Matel) parecem uma versão da tropa imperial da mesma "Star Wars" ao estilo Darth Vader; os sons musicais da chave de Gwidor (o ator Billy Barty tinha 73 anos na época) lembram "Contatos Imediatos do Terceiro Grau"; as batalhas aéreas, uma versão pobre de "O Retorno de Jedi"; O Castelo de Grayskull lembra muito uma versão camuflada de "Indiana Jones e O templo da perdição". Essa falta de originalidade desagradou muito a mídia especializada que não poupou críticas ao filme. No Brasil (tinha que ser), em julho de 1988, época das férias escolares, a Paris Filmes distribuiu o filme em cópias legendadas (??!!!) e as crianças ficaram a ver navios, pois a ideia era que o som original mantivesse a magia do Dolby-Stereo (o Dolby era algo novo, mas nem era Surround ainda). No cinema Roxy (Copacabana) o filme chegou a ser exibido no horário noturno: 18, 20 e 22 hs). Dublado, somente quando a América Vídeo (aquela que tinha uma vinheta legal e era da Paris Filmes) lançou o filme no mercado de vídeo. 


Para muitos, trazer a ação para a Terra foi o beijo de morte da produção: muitos esperavam os cenários de Etérnia , mistura de arquétipos de magia e tecnologia, e colocar a ambientação os anos 80, na Terra, resolvia os problemas de orçamento, mas não os absurdos: os vilões chegam à terra, tacam fogo em escola, destroem uma loja de música na base de tiros a laser, chegam com um mini exército e encontram uma cidade literalmente hibernando (sem grana é assim mesmo !). Não temos pessoas andando na rua (filmaram durante à noite, para minimizar os gastos), não temos pessoas olhando assustadas pela janela, não temos nada no noticiário, nem uma força policial surgindo pelo tumulto criado. Esqueleto desfila em um carro alegórico de escola de samba (quando a câmera se posiciona do chão), os efeitos são bem fracos e a impressão que fica é como o vilão algum dia fora um inimigo perigoso com asseclas tão inúteis. Fora o Detetive Lubic (James Tolkan de "De Volta Para o Futuro") metido a esperto que se junta a Julien e Kevin para salvar Grayskull. Temos um He-Man preso e açoitado (Dolph se contorce antes do chicote de energia acertá-lo - haja falta de sincronia!) e o grito, marca registrada do herói, só surge, parcialmente, no final. E este final ainda deixa em aberto uma sequência (Masters of the Universe 2: Cyborg" que chegou até ser levada à Matel pela Cannon, mas cuja licença foi retirada quando mostraram a ideia). Dolph seria substituído por outro ator e o diretor seria Albert Puyn ("Capitão América" 1990 e "A Espada e os Bárbaros"). Dolph preferiu fazer "Escorpião Vermelho" (um quase Rambo soviético) para a Cannon e Pynn dirigiu Van Damme em um de seus primeiros filmes: "Cyborg, O Dragão do Futuro" (ele ainda foi cogitado para dirigir um filme do "Homem Aranha" pela Cannon, mas o "sentido de aranha" deve ter apitado na Marvel prevendo o fracasso que seria).


Mestres do Universo, como filme voltado às crianças, até que funcionou.  Na verdade, hoje é mais visto com simpatia do que à época do seu lançamento, visto que foi considerado o motivo da queda de vendas da linha "He-Man and the Masters of Universe" da Matel. O filme sobreviveu graças ao físico de Dolph (que revendo atualmente parece um dos espartanos de "300") e a grande atuação de Langella como Esqueleto (sem a caveira amarela, olhos vermelhos e risada) e ainda tinha Courtney Cox (de "Friends") bem jovem. Apesar do design dos personagens terem sido bem realizados (foram desenhados pelo artista Moebius) e ter à frente os efeitos de Richard Edlund ("Guerra nas Estrelas", "2010 - O Ano Em Que Faremos Contato", "Poltergeist", "Caçadores da Arca Perdida"), Mestres do Universo poderia ter sido um grande filme se fosse produzido por um grande estúdio que visse o filme como uma franquia para os anos posteriores. Podemos dizer que, atualmente, é uma diversão leve e descompromissada com resultados razoáveis frente ao caos que foi produzí-lo e também ao que se produziu nos anos 80: grandes produções e muitos filmes ruins. Vale como saudosismo de uma época de heróis bem diferentes da atual.


Trailer






Curiosidades:

Frank Langella disse em uma entrevista que interpretar Skeletor era um de seus papéis favoritos. Seu filho era um grande fã corria pela casa gritando "Pelos poderes de Grayskull", então ele assumiu o papel. Ele escreveu algumas de suas próprias falas, como: "Conte-me sobre a solidão do bem, He-Man. É igual à solidão do mal?"

O conjunto da sala do trono de Castle Grayskull era originalmente dois grandes estúdios adjacentes. A parede entre os sets foi derrubada para formar um gigantesco palco sonoro. Naquela época, era o maior set de Hollywood em mais de 40 anos.

A Mattel, a empresa de brinquedos que produziu os brinquedos originais, realizou um concurso em que o vencedor teria um papel no filme. A produção estava sob muita pressão para terminar no prazo e dentro do orçamento, então o diretor Gary Goddard teve que encaixar o vencedor do concurso nas filmagens. O vencedor, Richard Szponder, é "Pigboy", que recebe Esqueleto e sua equipe quando ele volta da Terra. Ele foi listado nos créditos finais.

Muitos espectadores comentaram sobre as lentes de contato assustadoramente eficazes da atriz Meg Foster, que deram à personagem de Evil-Lyn um ar sinistro e sobrenatural. Na verdade, ela não usava lentes de contato. Seus olhos naturalmente têm íris azuis / cinza e pupilas minúsculas, dando-lhe uma aparência impressionante. Ela sempre foi escalada para papéis de ficção científica / fantasia por causa deles e piadas que ela apela aos diretores de elenco, pois traz consigo seu próprio efeito especial gratuitamente. 

Anthony De Longis treinou Dolph Lundgren no uso de uma espada. Ele também coreografou a luta de espadas entre He-Man e Blade e o duelo climático entre He-Man e Skeletor. De Longis fez também o papel de Esqueleto durante a luta final, em vez de Frank Langella. 

Dolph Lundgren disse em uma revista francesa que trabalhar neste filme foi "um pesadelo". O cronograma de filmagem foi de cinco meses, incluindo dois meses de filmagem noturna. Ele disse que foi abordado para fazer uma sequência durante as filmagens e recusou a oferta. No entanto, em entrevista ao site da IO9 que promoveu Os Mercenários (2010), Lundgren disse que voltaria a aparecer em um novo filme de "Mestres do Universo", como uma participação especial ou He-Man. 

Na época das filmagens, Dolph Lundgren tinha uma experiência limitada de atuação, falava com um forte sotaque sueco e ainda não era fluente em inglês. O diretor Gary Goddard planejara ter todas as falas de Lundgren dubladas por outro ator. No entanto, o contrato de Lundgren estipulava que ele teria pelo menos três oportunidades para redubar suas linhas na pós-produção. Com o filme atrasado, Goddard decidiu usar a voz natural de Lundgren.

O figurino de Meg Foster pesava 45 quilos, e a atriz sofreu contusões da peitoral até a virilha. Foster disse que o peitoral, feito de fibra de vidro, restringia bastante seus movimentos, e é por isso que Maligna nunca aparece sentada. Foster também disse que o peso e o design do traje a obrigaram a estufar o peito a cada tomada, gerando assim a postura furtiva da personagem. 

Meg Foster disse que ela baseou seu personagem em Lady Macbeth, de Shakespeare. No começo do filme, ela é uma vilã, mas profundamente apaixonada por Esqueleto. À medida que a história avança, ela gradualmente percebe que ele não se importa com ela. No final, ela o abandona ao seu destino, sua retirada o leva à derrota final. Na opinião de Foster, o personagem progride de malfeitora para mulher desprezada e heroína trágica. 

Os dentes protéticos de Beastman eram tão grandes que o artista Tony Carroll não conseguia fechar a boca quando estava fantasiado. Depois de um tempo, ele começaria a babar, enchendo o queixo com saliva. 

Dolph Lundgren faz suas próprias acrobacias no filme.

Muitos espectadores fizeram críticas ao filme em comparação com o desenho animado, quando na verdade era apenas uma adaptação dos brinquedos (que inicialmente retratavam He-Man como um bárbaro nos primeiros mini-quadrinhos (não o príncipe Adam) .Ed Pressman estava se baseando antes do desenho ser exibido e comprou os direitos dos personagens da Mattel, não da Filmation, que não teve nenhum envolvimento com o filme.

Por causa de dificuldades financeiras, a Cannon Cinema decidiu interromper todas as filmagens três dias antes do final agendado, deixando o filme em um dilema. Todas as cenas climáticas foram concluídas, exceto a batalha final e a resolução entre He-Man e Skeletor. Após dois meses, os executivos do Cannon Cinema permitiram ao diretor Gary Goddard filmar o final de uma maneira completa, embora apressada.

A atriz Christina Pickles (a Feiticeira) interpretou a mãe de Courteney Cox (Julie Winston) na série Friends (1994).   

O designer de rodução William Stout pegou um estande de fast food existente no Lake View Terrace e o transformou em "Robby's Ribs 'n' Chicken", onde o personagem Julie trabalha. Segundo Stout, o mesmo local de fast-food foi mais tarde o local da infame agressão de Rodney King. 

Segundo Gary Goddard, o rascunho do roteiro que ele recebeu ocorreu completamente na Terra, a fim de manter o orçamento baixo. Embora ele gostasse do aspecto peixe fora d'água, ele pediu mais dinheiro para poder pelo menos começar e terminar o filme no planeta Eternia. 

Anthony De Longis foi recomendado a Gary Goddard como ator e especialista em espadas. Gary Goddard gostou da leitura e das habilidades de Anthony De Longis e o colocou no papel de Blade 

Este não foi o primeiro lançamento no cinema de He-Man. Em 1985, o filme de animação O Segredo da Espada Mágica (1985) foi lançado nos cinemas.

Não está claro o que aconteceu com Blade na batalha final. Blade é visto sendo golpeado no rosto com um rifle blaster por He-Man. De acordo com o site Wiki Grayskull, Blade é jogado no poço sem fundo embaixo da sala do trono 

Em um final alternativo (que desconsideraria a cena extra após os créditos e a sequência abandonada) Skeletor não sobrevive à queda no poço sem fundo sob Castle Grayskull em seu confronto final com He-Man.

Um possível final alternativo teria sido o de Julie e Kevin decidindo não voltar para a Terra e decidindo ficar na Eternia.  

A Cannon Films originalmente tinha planos de fazer um filme do Homem-Aranha, mas optou por pegar o dinheiro e dividir em dois para outros dois filmes: Superman IV: Em Busca da Paz (1987) e Mestres do Universo. O plano era obter os lucros dos dois filmes e fazer um filme do Homem-Aranha de grande orçamento. Os dois filmes bombardeados nas bilheterias e o filme Homem-Aranha, produzido por Cannon, nunca se materializaram. 

Gary Goddard gravou a cena extra após os créditos finais em uma entrevista que ele declarou: "Eu fiz Frank Langella, esse grande ator nesta máscara de esqueleto, entrar neste tanque borbulhante de líquido, para que ele possa aparecer e dizer" eu vou voltar!".

Na batalha final entre He-Man e Skeletor, pouco antes de Skeletor cair no poço sem fundo. Se você olhar atentamente, o capuz de Skeletor cai da cabeça e o capuz fica na cabeça de Skeletor na próxima cena.  

A Netflix possui um documentário legendado, muito interessante, sobre a produção dos brinquedos, o desenho e o filme com entrevistas dos envolvidos na produção e atores: "A Força de Grayskull - A História de He-Man e os Mestres do Universo"




















Tema do Desenho






Música lançada pelo "Trem da Alegria"






Quadrinhos da Abril





















He- Man contra Superman























He- Man & Thundercats





















Arte conceitual criada para o filme 


















Cartazes:


 





Filmografia Parcial:
Dolph Lundgreen:












007 - Na Mira dos Assassinos (1985); Rocky IV (1985); Mestres do Universo (1987); Escorpião Vermelho (1988); O Justiceiro (1989); O Grande Anjo Negro (1990); Força Vermelha (1991); Massacre no Bairro Japonês (1991); Soldado Universal (1992); Fuga Mortal (1993); Homem de Guerra (1994); Atirador de Elite (1996); Duelo de Dragões (1999); O Último Comando (2000); Ação Direta (2004); O Defensor - Protegendo o Inimigo (2004); The Mechanik (2005); Caçadores de Diamantes (2007); Ação Imediata (2009); Comando Vermelho (2009); Soldado Universal 3: Regeneração (2009); Ação e Reação (2010); Os Mercenários (2010); Os Mercenários 2 (2012); Soldado Universal 4 - Juízo Final (2012); Acerto de Contas (2013); Os Mercenários 3 (2014);  Skin Trade - Em Busca de Vingança (2014);  Marcas da Guerra (2015); Os Esquecidos (2015); O Lago dos Tubarões (2015); Ave, César! (2016); Um Tira no Jardim de Infância 2 (2016); Altitude (2017); Malchishnik (2017); Black Water (2018); Sharknado 5: Voracidade Global (2017); Creed II (2018);  Aquaman (2018); The Tracker (2019);  Sobreviva a Noite (2019); Acceleration (2019); Malevolence (2019)

Frank Langella:
 
 










A Marca do Zorro (1974); Drácula (1979); Mestres do Universo (1987), 1492: A Conquista do Paraíso (1992); Dave, Presidente por um Dia (1993); Brainscan: Jogo Mortal (1994); Má Companhia (1995); A Ilha da Garganta Cortada (1995); Eddie, Ninguém Segura esta Mulher (1996); O Último Portal (1999); Doce Novembro (2001); Reflexos da Amizade (2004); Parceiros no Crime (2005); Boa Noite e Boa Sorte (2005); Superman: O Retorno (2006); Frost / Nixon (2008); Entre Segredos e Mentiras (2010); Desconhecido (2011); Frank e o Robô (2012); A Grande Luta de Muhammad Ali (2013); A Grande Escolha (2014); Encontro Marcado (2014); Grace de Mônaco (2104); O Mistério de Stella (2015); Capitão Fantástico (2016); The Americans (seriado 2015 a 2017);  Kidding (seriado 2018 a 2020); The Trial of the Chicago 7 (2020)

Meg Foster

 










Um Dia de Sol (1973); A História de James Dean (1976); Um Dia de Sol no Natal (1977); O Circo da Morte (1980);  O Casal Osterman  (1983); A Floresta das Esmeraldas (1985); Mestres do Universo (1987); Eles Vivem (1988); Leviathan (1989); Fúria Cega (1989); A Volta do Padrasto (1989); Projeto Mortal (1992); Operação Kickbox 2 - Vencer ou Vencer (1993); Immortal Combat (1994); Space Marines: Esquadrão de Extermínio (1996); O Homem da Máscara de Ferro (1998); As Senhoras de Salem (2012); Jeepers Creepers 3 (2017).

Courteney Cox
 

 










Curto Circuito (seriado 1985 a 1986); Mestres do Universo (1987); Cocoon: O Regresso (1988); Natal em Família  (1988); Roxanne: The Prize Pulitzer (1989); Aventura no Deserto Azul (1990);  Destino em Dose Dupla  (1990); Ace Ventura: Um Detetive Diferente (1994); Olhos da Escuridão  (1995); Pânico (1996); Pânico 2 (1997); 3000 Milhas para o Inferno (2001); Friends (seriado 1994 a 2004); Zoom - Academia de Super-Heróis (2006); Perseguição Assassina (2006); Um Faz de Conta Que Acontece (2008); Pânico 4 (2011); Cougar Town (seriado 2009 a 2015); Minha Mãe e Eu (2016).

Chelsea Field
 

 










Perfeição (1985); Comando para Matar (1985); Mestres do Universo (1987); Condenação do Além (1987); As Confusões De Um Sedutor (1989); Spa Diabólico (1989); A Morte Pede seu Preço  (1990); Harley Davidson E Marlboro Man - Caçada Sem Tréguas (1991); O Último Boy Scout (1991); O Colecionador de Almas (1992); A Metade Negra (1993); A Flor Mortal (1993); Disposto a Tudo (1994); Os Pássaros 2 (1994); Royce, um Agente Muito Especial  (1994); André, uma Foca em Minha Casa (1994); Flipper (1996); Diabólica (1998); No Limite do Silêncio (2001); Virando a Mesa (2008); NCIS: Nova Orleans (seriado 2017 a 2020) 

James Tolkan
 













Stiletto (1969); O Lobisomem de Washington (1973); Terror em Amityville (1979); Lobos (1981); Hanky Panky, Uma Dupla em Apuros (1982); Autor em Família (1982); Jogos de Guerra (1983); Pesadelos Diabólicos (1983); O Homem do Gelo (1984); De Volta para o Futuro (1985); Top Gun: Ases Indomáveis (1986); Armados e Perigosos (1986); Mestres do Universo (1987); Punhos de Vencedor (1988); Sangue de Vingança (1989); De Volta para o Futuro II (1989); Negócios de Família (1989); De Volta para o Futuro III (1990); Uma Cidade em Perigo (1991); O Pestinha 2 (1991); A Vingança de um Kickboxer 4  (1992); Cobra (seriado 1993 a 1994); Olhos da Escuridão (1995); Tropas do Futuro (1996); A Busca pela Justiça (2006); Phil Spector  (2013); Rastro de Maldade (2015)

Jon Cypher
 

 










Quando os Bravos se Encontram (1971); A Fúria das Feras Atômicas (1976); O Caso da Irmã Margaret (1986); Dinastia (seriado 1983 a 1987); Hill Street Blues (seriado 1981 a 1987); Mestres do Universo (1987); Elvis e Eu (1988); A Dama de Ferro  (1988); Santa Barbara (seriado 1987 a 1988); Conspiração Atômica (1990); Major Dad  (seriado 1990 a 1993); Walking to the Waterline (1998)

Billy Barty (1924–2000)
 

 










Honrarás Tua Mãe (1931); Escândalos Romanos (1933); Alice no País das Maravilhas (1933); Sonho de uma Noite de Verão (1935); O Palhaço (1953); O Mundo Maravilhoso dos Irmãos Grimm (1962); A Flauta Encantada (1970); Sigmund and the Sea Monsters (seriado 1973 3 1974);  O Dia do Gafanhoto (1975); Os Incríveis Dobermans (1976); Doutor encolhedor (1976); Ele Vai Ter um Bebê (1978); Golpe Sujo (1978); A Febre dos Patins (1979); Um Trapalhão Mandando Brasa (1980); A Lenda (1985); Os Últimos Durões (1986); A Princesa e o Gnomo (1987); Mestres do Universo (1987); Willow: Na Terra da Magia (1988); Cavando Bons Negócios (1990); As Aventuras de Super Dave - O Dublê (2000) 


Christina Pickles
 

 










Amor Sobre Rodas (1978); Mestres do Universo (1987); St. Elsewhere (seriado 1982 a 1988); Pesadelo do Passado (1992); A Vingança dos Nerds 4: Os Nerds Também Amam (1994); Lendas da Paixão (1994); A Voz do Meu Coração (1996); Romeu + Julieta (1996); Em Busca do Vale Encantado V: A Ilha Misteriosa (1997); Caia na Real (seriado 1999 a 2000); Sol Goode e o Amor (2003); Friends (seriado 1994 a 2003); A Revolta de Atlas: Parte I (2011); Break a Hip  (seriado 2015 a 2018)


Fontes:
Variety
Stardust
Cinevídeo
Guia de Video Nova Cultural
Jornal O Globo
Jornal do Brasil
IMDB
Los Angeles Time
The Guardian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre