quinta-feira, 8 de outubro de 2015

MAR DE FOGO / HIDALGO (2004 ) - ESTADOS UNIDOS


UM HOMEM E SEU FABULOSO CAVALO EM UMA CORRIDA PELO DESERTO

1890. Frank Hoppkins (Virgo Mortesen) é um caubói conhecido por suas vitórias em corridas de longa distância. O filme começa com uma aldeia Sioux sendo ocupada por um exército de soldados para conter uma possível revolta. Frank, um civil,  entrega as ordens ao comandante e vai embora da aldeia, mas no meio do caminho escuta um tiroteio. Quando volta à aldeia todos os indígenas foram massacrados. Oito meses depois, o vemos ganhando a vida em um show itinerante e decadente chamado “Oeste Selvagem”, do famoso Buffalo Bill (J.K. Simmons), onde divide seus números com pistoleiros, índios, entre outros, contemplando o fim de seus dias com pouca glória, desesperançoso, entre ocasionais bebedeiras. 


Tendo como melhor amigo um velho índio, o caubói  vive seu dia a dia sem conseguir se encontrar no mundo, pois é metade americano e metade índio. Com a chegada de um emissário de um Sheikh árabe, Frank é convidado e desafiado a entrar em uma corrida de 5.000 kms,  atravessando o Deserto da Arábia, O Golfo Pérsico, Iraque terminando em Damasco,  Síria, com seu cavalo Hidalgo, um cavalo puro sangue, Mustang, num prêmio de 100.000 dólares, contra cem outros concorrentes. A travessia é chamada “Mar de Fogo”, devido ao flagelo que causa em seus competidores. Na última prova, 40 competidores morreram com queimaduras que o sol intenso provocou. Caso Frank recuse, deverá retirar o título de “Maior Campeão de Provas de Resistências”. Frank embarca em um navio rumo à sua grande aventura.


Frank enfrenta puros sangues, soldados que tentam lhe impedir de obter água, tempestades gigantes de areia, em um ambiente inóspito e desconhecido. Mas ele terá mais um desafio pela frente: ganhar a corrida, não apenas pelo prêmio, mas para salvar a jovem Jazira, filha do Sheikh Riyadh (Omar Shariff), de um casamento com o príncipe Al Reeh, prometida contra sua vontade, em caso de vitória do cavalo do príncipe. A corrida prossegue e, ao final do dia os cavaleiros (que restarem), devem chegar a um posto para se alimentarem e descansarem para a nova etapa. Jazira é sequestrada e Frank ainda terá que juntar-se ao Sheikh para salvá-la, com direito a lutas , tiros e muita correria.
 

Excelente produção, pouco conhecido e divulgada, em um cenário de aventura e romance, com a aura dos filmes antigos filmados no Oriente Médio, valorizado por um excelente roteiro e centrado na relação homem e seu cavalo e como ambos podem criar uma amizade única.


A fotografia é primorosa.  Shelley Johnson responsável também por Jurassic Park III (2001); O Lobisomem (2010); Capitão América - O Primeiro Vingador (2011), Os Mercenários 2 (2012) fez imagens belíssimas, com uma iluminação que realmente se destaca. A tomada do deserto, onde Frank vê fantasmas, tendo um fundo cinza com prata impressiona. Johnson trabalhou com o diretor nos três primeiros filmes citados. Falando no diretor, Joe Johnston imprimiu um vigor ao filme, mesclando vários elementos que poderiam cansar o espectador, mas o filme impressiona por esconder os efeitos especiais de uma forma que esquecemos que existem. A escolha de fazer um filme simples de aventura foi uma decisão muito acertada. O grande destaque fica por conta das belas cenas com o cavalo Hidalgo, conseguindo “expressões” do animal que ficarão na memória durante muito tempo.


Os atores foram muito bem escolhidos, com destaque para Mortensen (Frank), Omar Shariff (Sheikh Riyadh) e Zuleikha Robinson (Jazira). E, é claro, para “Hidalgo”, o cavalo de mil e uma facetas, na qual a produção escolheu muito bem os animais, com montagens caprichadas e takes rápidos. Conseguiram mostrá-lo como um lindo animal que nos faz sorrir e chorar apenas pelo seu olhar.


Para quem ama cavalos e gosta de filmes de aventuras ambientados no mundo árabe. Enfim, para quem gosta de rir e se emocionar. Com pouca violência e muita inspiração. O final é surpreendentemente bem feito e emocionante, em um alto astral surpreendente. Vale a pena conferir, independente dos fatos serem verídicos ou não. O que vale aqui é a fantasia e a mensagem do filme.
 


Trailer:





Curiosidades:

A cena final do cavalo foi filmada em Browning, Montana. 550 cavalos diferentes foram usados ​​nessa cena. Todos os cavalos vinham de proprietários diferentes, então, para diferenciá-los, seus cascos foram marcados.

No início do filme, após o massacre de Wounded Knee, vemos o chefe Big Foot morto no que parece ser uma pose não natural, com o braço esquerdo levantado do chão. Esta é uma representação precisa da pose de morte real do chefe Miniconjou que foi fotografada. Ao contrário do que é mostrado no filme, havia muita neve no chão. Esta pose foi devido ao chefe cair de volta em um banco de neve. Na manhã seguinte, quando o fotógrafo chegou ao local do massacre, todos os corpos estavam congelados. O verdadeiro horror não foi mostrado, mas entre os muitos corpos estavam as figuras congeladas de uma mãe baleada nas costas e segurando um bebê.

Viggo Mortensen tirou fotos dos dançarinos fantasmas no set e as publicou em um livro chamado Miyelo. Miyelo significa "sou eu".

O roteirista John Fusco teve a ideia do filme ao fazer pesquisas para Coração de Trovão (1992). Ele ouviu histórias sobre Hidalgo por um chefe idoso, enquanto vivia na reserva de Pine Ridge.

Este foi o último grande filme lançado a estar disponível em VHS

A equipe de design criou gafanhotos comestíveis de papel, açúcar, casca de cebola e um material semelhante a um pretzel. Cada um levou quatro horas para ser feito.

120 gafanhotos reais foram usados ​​na cena da tempestade de gafanhotos, juntamente com gafanhotos e gráficos de computador.

A cena em que Frank percebe que sua faca é curta demais para lutar contra o espadachim e decide jogá-la em vez disso é uma homenagem a Indiana Jones e sua famosa cena de arma.

Havia descendentes na vida real dos cavaleiros Lakota e dos EUA servindo como figurantes na cena Wounded Knee. Viggo Mortensen disse que houve tensão entre os dois grupos de atores durante as filmagens, mas houve "uma mistura" depois.

Quando distribuído no Egito, a tradução árabe de "quinta esposa" é "quarta esposa", já que no Islã não é permitido ter mais de quatro esposas.

O olhar do enxame de gafanhotos é baseado em uma cena de Terra dos Deuses (1937).

O início da corrida foi uma das cenas mais difíceis de filmar. Muitos dos cavalos começaram a lutar entre si.

A maioria dos fantasmas dançarinos indígenas, que aparecem no deserto para Frank, também representaram no filme Coração de Trovão, com Val Kilmer.

Franky Mwangi , o menor escravo, fez o filme Lágrimas de Sol com Bruce Wills (não creditado). Na verdade ele é adulto.



 








Hidalgo foi interpretado por cinco cavalos diferentes.

Mortensen comprou um dos cavalos que participaram do filme.

A origem dos cavalos Mustang, que no espanhol antigo, significava "sem dono", foram trazidos à América pelos colonizadores. Sua descendência é espanhola. Essa raça se adapta muito bem a climas excessivamente quentes e secos, além do frio.

O filme é baseado na lenda americana Frank Hopkins e seu Mustang Hidalgo.

Mortensen dublou sua própria voz para o mercado espanhol, pois domina o idioma quando viveu na Argentina e Venezuela.

O Massacre de Wounded Knee, que aparece no início do filme, realmente ocorreu e está nos registros de história.

O filme custou 100 milhões de dólares e arrecadou em torno de 325 milhões. (conforme IMDB).
 
Historiadores contestam a história de Frank em solo árabe.

Não existem registros sobre uma corrida no "Mar de Fogo" na Arábia Saudita ou Emirados Árabes, nem um cavalo da raça Mustang que tenha adentrado em solo árabe na época.

O diretor Joe Johnston tem em sua filmografia, entre outros: “Querida, Encolhi as Crianças” (1989) ; “Jumanji” (1995); “Rocketeer (1991). Foi um dos produtores de Willow - Na Terra da Magia (1988) e trabalhou na parte de efeitos visuais dos filmes "Guerra nas Estrelas (1977)"; "Galactica: Astronave de Combate" (1978); "Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca" (1980); "Os Caçadores da Arca Perdida" (1981) e "Star Wars, Episódio VI - O Retorno do Jedi" (1983)



Cartaz:



















Breve Filmografia:
Viggo Mortensen:









A Testemunha (1985); Duro de Prender (1987); Jovens Demais Para Morrer (1990); Anjos Rebeldes (1995); Corrida Contra o Destino (1997); O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001); O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002); O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003); Mar de Fogo (2004); Marcas da Violência (2005); Senhores do Crime (2007); A Estrada (2009); As Duas Faces de Janeiro (2014); Longe dos Homens (2014); Capitão Fantástico (2016); Green Book - O Guia (2018); Ainda Há Tempo (2020)
  
Omar Sharif (1932 - 2015):









Lawrence da Arábia (1962); Gengis Khan (1965); Doutor Jivago (1965); A Noite dos Generais (1967); Funny Girl - A Garota Genial (1968); Sementes de Tamarindo (1974); Funny Lady (1975); Ashanti (1979); Top Secret! Super Confidencial (1984); Montanhas da Lua (1990);  O 13º Guerreiro (1999), Mar de Fogo (2004)

J.K. Simmons









Medidas Extremas (1996);  O Chacal (1997); Por Amor (1999); Outono em Nova York (2000); O Dom da Premonição (2000); A Mexicana (2001); Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais (seriado 2000 -2001);  Oz  (seriado - 1997 a 2003); Homem-Aranha (2002); Mar de Fogo (2004); Matadores de Velhinha (2004); Homem-Aranha 2 (2004); Obrigado por Fumar (2005); Homem-Aranha 3 (2007); Enterrem Meu Coração na Curva do Rio (2007); Juno (2007); Queime Depois de Ler (2008); Força Maligna (2009); Garota Infernal (2009); Paixão Obsessiva (2011); Jobs (2013); Refém da Paixão (2013); Virando a Página (2014); Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014); O Exterminador do Futuro: Gênesis (2015); La La Land: Cantando Estações (2016); O Contador (2016); Liga da Justiça (2017)

C.Thomas Howell









E.T. - O Extraterrestre (1982); Vidas Sem Rumo (1983); Amanhecer Violento (1984); Admiradora Secreta (1985); A Morte Pede Carona (1986); Uma Escola Muito Louca (1986); A Volta dos Mosqueteiros (1989); Quebrando as Regras (1992); A Tentação (1993); Avalanche - Inferno no Alasca (1999); O Príncipe e o Surfista (1999); Ataque Inimigo (1999); Amazonas (seriado 1999-2000); Casa do Medo (2001); A Morte Pede Carona 2 (2003); Mar de Fogo (2004); Um Assassino Entre Nós (2004); A Aventura do Poseidon (2005); Estrada para o Inferno (2006); Plano de Vingança (2008); Amaldiçoada (2008); O Segredo do Lago (2009); O Espetacular Homem-Aranha (2012); Monika (2012); Jura de Silêncio (2013); Talento e Fé (2015); Uma Questão de Fé (2017).

Malcolm McDowell









Laranja Mecânica (1971); Calígula (1979); Um Século em 43 Minutos (1979); AMarca da Pantera  (1982); Trovão Azul (1983); Get Crazy - Na Zorra do Rock (1983); Merlin e a Espada (1985); Assassinato em Hollywood (1988); A Guerra dos Donos do Amanhã (1989); Estação 44 - O Refúgio dos Exterminadores (1990); Jornada nas Estrelas: Gerações (1994); Experiência Mortal (1995); Mar de Fogo (2004); Halloween - O Inicio (2007); H2: Halloween 2 (2009); O Artista (2011); Silent Hill: Revelação 3D (2012); Esqueceram de Mim 5 (2012); Natal Sangrento (2012); Ricardo: Coração de Leão (2013); Ensina-me o Amor (2014); 31 (2016);  Mississippi Murder (2017); American Satan (2017); Experiment 77 (2018); Monster Butle (2019)

Zuleikha Robinson









Time Code (2000); Slash - Rock do Terror (2002); Mar de Fogo (2004); O Mercador de Veneza (2004); Lost (seriado 2009 - 2010); Homeland (seriado 2012); Pergunte-me Tudo (2014);  O Garoto Sombrio (2015); The Following   (seriado 2015); Fábula Americana (2016); O Exorcista  (seriado 2017); Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais (seriado 2019 - 2020) 

Peter Mensah:










A Filha da Luz (2000); Jason X (2001); Lágrimas do Sol (2003); Mar de Fogo (2004); 300 (2006); O IncrívelHulk (2008); Avatar (2009); 300: A Ascensão do Império (2014); Spartacus: Deuses da Arena (Minissére 2011); True Blood (seriado 2012); Spartacus (seriado 2010-2013); 300: A Ascensão do Império (2014); A Lenda de Sleepy Hollow (serie 2015-2016); O Escorpião Rei 5: O Livro das Almas (2018); G.I. Joe Origens: Snake Eyes (2021)


Louise Lombard







O Enigma de Talos (1998); Ester, a Rainha da Pérsia (1999); Depois da Chuva (1999); Uma Questão de Família (2001); O Céu Pode Esperar - O Tesouro de Diggity (2001); Mar de Fogo (2004); Countdown - Ataque Terrorista (2004); CSI: Investigação Criminal (seriado 2004-2011);  Grimm: Contos de Terror (seriado 2014); The Bible Collection: Esther (2020); After - Depois da Verdade (2020); After - Depois do Desencontro (2021)




2 comentários:

  1. página maravilhosa
    esclarecedora e dinâmica
    Parbéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia (você esqueceu de informar seu nome)
      Muito obrigado pelo elogio e pelo comentário. Volte Sempre

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre