quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

COMBOIO / CONVOY ( 1978 ) - ESTADOS UNIDOS



ÓTIMO FILME DE CAMINHONEIROS

Filme do mestre Sam Peckinpah que narra a história de três caminhoneiros: Pato Forte (Kris Kristofferson); Máquina do Amor/ Curral (Burt Young) e Mike Aranha (Franklyn Ajaye) que são parados na estrada e extorquidos pelo Xerife Lyle "Botina" Wallace (Ernest Borgnine) que mantém uma rixa com Pato há 6 anos. Os três se enfrentam em um bar onde a fotógrafa Melissa (Ali MacGraw) se encontra por ter vendido seu carro quebrado. Inicia-se uma ótima cena de briga de bar entre os três protagonistas, o xerife e seus oficiais. O trio, após destruir o bar e vencer a briga, resolve fugir para fora do Estado, mas passa a ter em seu encalço o Xerife que quer prendê-los como uma questão de honra e vingança. A notícia se espalha e Pato (com Melissa na carona) e seus dois amigos passam a ter nas estradas admiradores e seguidores, que formam um comboio no intuito de ajudá-los a escapar, agora da força policial do Estado e do FBI. 


Ótimo filme dos anos 70 e muito admirado por quem o assistia na "Sessão da Tarde" em reprise nos anos 80. O filme é uma aventura que não envelheceu (a não ser os carros e as roupas da época). Como filme de ação ainda é digno de palmas. Como filme de caminhoneiros melhor ainda. Tudo funciona, desde as brigas, as perseguições, as rixas entre os principais personagens e um clima de romance para dar um ar de aventura e tornar o filme menos violento (para a época), além é claro, de um grande exemplo de companheirismo e amizade, onde todos se sacrificam por um. A certa altura a imprensa, FBI, políticos e caminhoneiros se envolvem na situação, criando um verdadeiro circo, cada um tentando tirar proveito da situação de alguma forma.


As brigas, com cenas em câmera lenta, funcionaram muito bem, mostrando ângulos bem diferentes do comum.  A forma como Peckinpah colocou a alternância de close nos atores foi muito boa e serviu para dar a tensão que a próxima cena proporcionaria. O diretor, dado a filmes fortes, resolveu unir um filme de aventuras com algumas doses de humor ficando a ação na medida certa. Interessante que a crítica especializada tenha considerado o filme de Peckinpah como uma “obra menor” e que seria da fase decadente do diretor.


O elenco é ótimo e até o xerife demonstra alguma humanidade, mesmo que tenha que escondê-la para manter seu mito de xerife implacável. Falando no personagem, a atuação de Ernest Borgnine  esteve excelente, comprovando que suas melhores atuações vieram de vilões em grandes ou pequenas participações. Kris Kristofferson e Ali MacGraw ("Love Story" e "Os Implacáveis") possuíram uma ótima química que fez o romance, meio tímido, funcionar dando um charme a mais à trama.  

Para aqueles que curtem filmes de caminhões, destruição e perseguições policiais bem filmadas. Os nostálgicos que não veem há alguns anos não se arrependerão: o filme continua ótimo naquele clima "anos 70/80" em que uma boa ideia era tudo. Boa diversão.





Trailer (em inglês):





Curiosidades:
Sam Peckinpah  (1925 - 1984) foi um cineasta considerado um estilista da violência num tempo que a indústria cinematográfica até então, não empregava esse estilo tão vigorosamente. Comboio seria, digamos, um dos filmes mais leves do cineasta, que possui em seu currículo obras como:  Meu Ódio Será Sua Herança (William Holden e Ernest Borgnine), Sob o Domínio do Medo (com Dustin Hoffman); Os Implacáveis (Steve McQueen e Ali MacGraw); A Cruz de Ferro (James Coburn, Maximilian Schell e James Mason) entre outros.

Em Portugal recebeu o título de "O Comboio dos Duros"

O filme foi baseado em uma canção de  C.W. McCall, pseudônimo de William Dale Fries, Jr, chamada "Convoy" que vendeu 2 milhões de discos em 1975.

O diretor Sam Peckinpah permitiu que o ator e associado de longa data James Coburn trabalhasse no filme como um diretor de segunda unidade para obter seu cartão DGA. Rumores dizem que Coburn realmente dirigiu algumas cenas quando Peckinpah estava "indisposto".

Este é o filme de maior bilheteria da carreira de Sam Peckinpah.

Apesar do sucesso de bilheteria, o filme foi um desastre financeiro. A produção custou US $ 20 milhões, o dobro do orçamento original.

Sam Peckinpah concordou em dirigir o filme porque estava quase falido.

A briga de bar levou dez dias para ser filmada.

A produção foi interrompida por várias semanas quando Kris Kristofferson deixou as filmagens para uma turnê. Quando a produção foi retomada, a banda de Kristofferson desempenhou pequenos papéis como motoristas de caminhão quando a produção não conseguiu recuperar os atores que haviam sido escalados anteriormente devido a seus outros compromissos com outros filmes.

Sam Peckinpah encorajou suas estrelas a escreverem seus próprios diálogos. James Coburn admitiu que "Não houve conflito. Eles não sabiam o que diabos estava acontecendo."

Os quatro atores principais apareceram em filmes anteriores de Sam Peckinpah. Kris Kristofferson esteve em Pat Garrett e Billy the Kid (1973) e Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia (1974), Ali MacGraw esteve em Os Implacáveis ​​(1972), Ernest Borgnine esteve em Meu Ódio Será Sua Herança (1969), e Burt Young esteve em Elite de Assassinos (1975).

O filme fez sucesso na União Soviética, mostrando uma rebelião da classe trabalhadora contra um governo corrupto.

O roteiro original de Bill Norton foi uma comédia de ação alegre semelhante a Agarra-me se Puderes (1977). Ele apresentou o roteiro para a EMI, que ofereceu o roteiro para Sam Peckinpah, que estava terminando a pós-produção de A Cruz de Ferro (1977). Embora duvidasse do potencial do projeto, Peckinpah concordou com a condição de que ele tivesse controle total sobre o filme. O estúdio concordou e os problemas começaram. Peckinpah imediatamente começou a reescrever o roteiro de Norton, imaginando-o como um faroeste moderno, com caminhoneiros lutando contra legisladores desonestos e regulamentações interestaduais injustas, ao mesmo tempo em que acrescentou uma sátira política desajeitada.

Ernest Borgnine teve a ideia de o xerife Lyle Wallace ser algemado a uma banqueta com assento removível.

Hal Needham e Burt Reynolds tiveram a chance de fazer este filme. Em vez disso eles decidiram fazer Agarra-me se Puderes (1977)

Sam Peckinpah estava usando grandes quantidades de cocaína e injeções de vitaminas que o deixaram irritado e irracional. A certa altura, ele ligou para seu sobrinho David E. Peckinpah do set, reclamando que Steve McQueen e a Executive Car Leasing Co. estavam conspirando para matá-lo.

As filmagens finalmente terminaram no início de setembro de 1977, dois meses atrasado e US$ 3 milhões acima do orçamento. Um mês depois, Sam Peckinpah foi designado para refazer várias cenas, o que ele fez sem incidentes. Após vários meses de edição, ele fez uma edição preliminar sem se preocupar em incluir a meia hora final do filme. A EMI perdeu a paciência com ele e assumiu a edição.

A maioria dos "loucos por Jesus" no micro-ônibus são interpretados por membros da banda de turnê de Kris Kristofferson dos anos 1970.

Ali MacGraw, sempre desconfortável na frente das câmeras, chegou ao set um dia bêbado de tequila e uso de cocaína para se apresentar. O incidente a levou a abandonar as drogas.

Steve McQueen foi originalmente chamado para fazer "Rubber Duck", mas recusou.

Kris Kristofferson concorreu ao Oscar de Trilha Sonora no filme Songwriter (1984) e Ganhou O Globo de Ouro e Melhor Ator por Nasce uma Estrela (1976)

O capotamento do caminhão da Viúva não deveria ter acontecido e foi posteriormente inscrito no script depois que ocorreu.

No dia em que a cena da funerária foi filmada, com o elenco, equipe e 3.000 figurantes reunidos, Sam Peckinpah se trancou em seu trailer por 12 horas, recusando-se a se comunicar com qualquer pessoa. Ele também demitiu vários membros da equipe e assistentes enquanto as filmagens se arrastavam. Com o diretor incapacitado, James Coburn e os outros diretores assistentes basicamente terminaram de dirigir o filme sozinhos.

Peckinpah ficou furioso depois de ser despedido. Mais tarde, ele disse que a versão lançada do filme não era o filme de Peckinpah e como algumas das melhores cenas de Ali MacGraw foram cortadas, junto com muitas outras. Ele também disse que não viu a versão final e se tivesse, provavelmente teria "feito violência aos envolvidos". Garner Simmons, autor de "Peckinpah: A Portait in Montage" viu o corte original em 1978. Ele disse que a EMI e Clifford não se importaram com o filme e "arrancaram as entranhas dele". Ele também disse que, embora não fosse perfeito, aquele primeiro corte era muito melhor do que a versão final lançada.

Madge Sinclair (1938 -1995) faleceu vítima de leucemia. Apareceu em Jornada nas Estrelas IV, como uma capitã de nave e em Um Príncipe em Nova York


Kris Kristofferson  em Nasce uma Estrela (1976)












Ernest Borgnine em O Imperdor do Norte (1973)












Ali MacGraw  em Love Story (1970)












Burt Young em Chinatown (1974)











Madge Sinclair em Um Príncipe em Nova York












Cartaz:













 





Trilha Sonora:
Convoy - Bill Fries (como C. W. McCall)
Don't It Make Your Brown Eyes Blue - Crystal Gayle
Blanket on the Ground - Billie Jo Spears
Keep on the Sunny Side - Doc Watson
Okie from Muskogee - Merle Haggard
Lucille -  Kenny Rogers
Southern Nights - Glen Campbell
Walk Right Back - Anne Murray
Cowboys Don't Get Lucky All the Time - Gene Watson
I Cheated on a Good Woman's Love -  Billy 'Crash' Craddock
Shall We Gather at the River? - Donnie Fritts and the Christians
When the Roll is Called Up Yonder - Donnie Fritts and the Christians


Convoy - Bill Fries (como C. W. McCall)




Filmografia Parcial:
Kris Kristofferson 








O Último Filme (1971);  Pat Garrett e Billy the Kid (1973); Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia (1974); Alice Não Mora Mais Aqui (1974); Força Vigilante (1976); Nasce uma Estrela (1976); Comboio (1978); Portal do Paraíso (1980); Um Gesto de Paixão (1984); Vidas em Conflito (1985); Os Últimos Dias de Frank & Jasse James (1986); A Última Diligência (1986); Pee-Wee: Meu Filme Circense (1988); Fúria Implacável (1991); A um Passo do Inferno (1993); Lone Star - A Estrela Solitária (1996); Ameaça Subterrânea (1997); Fuga Para o Texas (1998); Blade: O Caçador de Vampiros (1998); O Planeta dos Macacos (2001); D-Tox (2002); Blade II: O Caçador de Vampiros (2002); Blade: Trinity (2004); Sem Fronteiras (2006); Nação Fast Food: Uma Rede de Corrupção (2006); Ele Não Está Tão a Fim de Você (2009); Winter, o Golfinho (2011); Canção do Coração (2012); A Fuga (2012); Quando os Anjos Cantam (2013); Winter, o Golfinho 2 (2014); O Xerife Pistoleiro (2017); Blaze (2018)


Ernest Borgnine (1917–2012)








A Um Passo da Eternidade (1953); Johnny Guitar (1954); Demétrio e os Gladiadores (1954); Vera Cruz (1954); Conspiração do Silêncio (1955); Marty (1955); Ao Despertar da Paixão (1956); Vikings, Os Conquistadores (1958); O Rei dos Ladrões (1961); Barrabás (1961); O Vôo do Fênix (1965); Os Doze Condenados (1967); Estação Polar Zebra (1968);  Meu Ódio Será Sua Herança (1969); Calafrio (1971); O Destino do Poseidon (1972); O Imperador do Norte (1973); Domingo Sangrento (1974); Crime e Paixão (1975); Jesus de Nazaré  (Mini-série 1977); O Príncipe e o Mendigo (1977); Comboio (1978); Fuga de Nova York (1981); Benção Mortal (1981); Os Doze Condenados: A Nova Missão (1985); Alice no País das Maravilhas (1985); Águia de Fogo (seriado 1984 -1986); Os Doze Condenados - Missão Mortal (1987); The Dirty Dozen: The Fatal Mission (1988); Punhos de Exterminador (1988); Missão Resgate (1989);  Outlaws: The Legend of O.B. Taggart (1994); As Maravilhas do Mago Merlin (1996); Gattaca - Experiência Genética (1997); Hoover (2000); Whiplash (2002); Blueberry - Desejo de Vingança (2004); Programa Animal (2008); O Código Gênesis (2010); RED: Aposentados e Perigosos (2010); A Viagem do Amor de Natal (2011).


Ali MacGraw 


Entre o Desejo e a Morte (1968); Love Story: Uma História de Amor (1970); Os Implacáveis (1972);   Comboio (1978); Diga-me o que Você Quer (1980); Dinastia (1985); Naufrágio no Pacífico (1992); Gunsmoke, A Longa Cavalgada (1993); Causa: Morte Natural (1994); Glam: Roteiro de uma Obsessão (1997)


Burt Young 



Quase, Quase uma Máfia (1971); A Máfia Nunca Perdoa (1972); Licença Para Amar Até a Meia-Noite (1973); Chinatown (1974); O Jogador (1974); Elite de Assassinos (1975); Dois Vigaristas em Nova York (1976); Rocky: Um Lutador (1976); O Último Brilho do Crepúsculo (1977); Comboio (1978); Rocky II: A Revanche (1979); Areia Sangrenta (1980); Rocky III: O Desafio Supremo (1982); Amityville 2: A Possessão (1982); Uma Ponte Chamada Esperança (1984); Era uma Vez na América (1984); Nos Calcanhares da Máfia (1984); Rocky IV (1985); De Volta às Aulas (1986); Noites Violentas no Brooklyn (1989); Sangue da Terra (1989) Um Sequestro Muito Louco (1989); O Casamento de Betsy (1990); Rocky V (1990); Alibi perfetto (1992); Força Excessiva (1993); Berlin '39 (1993); Tudo é Possível (1997); Loucos de Amor (1997); Plano B (2001); Pluto Nash (2002); O Beijo da Noiva (2002); Venha me Beijar (2004); Medo e Obsessão (2004); O Pagamento Final: Rumo ao Poder (2005); Rocky Balboa (2006); Ilha Maldita (2007); Nova York, Eu Te Amo (2008); Ganhar ou Ganhar: A Vida é um Jogo (2011); Roubo a Máfia (2014); Sarah Q (2018); Os Assassinatos de Amityville (2018); Road to the Lemon Grove (2019); Beckman (2020); Charlie Boy (2021)


Franklyn Ajaye 








Doce Vingança (1976); Car Wash: Onde Acontece de Tudo (1976); Comboio (1978);Loucos de Dar Nó (1980); Nasce um Cantor (1980); Get Crazy: Na Zorra do Rock (1983); Confusões em Hollywood (1987); Meus Vizinhos são um Terror (1989); American Yakuza (1993); A Rainha dos Condenados (2002); Deadwood: Cidade Sem Lei (seriado 2005-2006); Missão Madrinha de Casamento (2011); Deadwood  (2019)


Madge Sinclair (1938–1995)







Conrack (1974); Prometo... por Agora (1976); Raízes (Minissérie 1977); Comboio (1978); Jim Jones: A Tragédia da Guyana (1980); As Vítimas (1982); Jornada nas Estrelas IV - A Volta para Casa (1986); Um Príncipe em Nova York (1988); The End of Innocence (1990); Anjo Maldito (seriado 1990-1991);  Quem Falará por Jonathan? (1992); Me and the Boys (seriado 1994-1995).


Seymour Cassel (1935–2019) 







Canção da Esperança (1961); O Professor Aloprado (1963);  Os Assassinos (1964);  Faces (1968); Meu Nome é Coogan (1968); Assim Falou o Amor (1971); O Último Magnata (1976); Valentino - O Ídolo, o Homem (1977); Comboio (1978); A Morte Ronda a Pantera (1979); Os Homens da Montanha (1980); Retrato Mortal (1982); Inimigo Mortal (1986); A Marca da Corrupção (1987); As Cores da Violência (1988); A Madrasta (1989); Dick Tracy (1990); Caninos Brancos (1991);  Império do Crime (1991); Desejo Selvagem (1991); Lua de Mel a Três (1992); Proposta Indecente (1993); Atraídos pelo Destino (1994); Crimes Imaginários (1994); Alma de Poeta, Olhos de Sinatra (1996); Ponto de Encontro (1996); Obsession (1997); Sedução de Mulher (1998); Três é Demais (1998); Bala na Agulha (1999); Os Excêntricos Tenenbaums (2001); Um Presente de Deus (2002); Ligado em Você (2003); O Solitário Jim (2005); O Inquilino (2005); Viúva Negra (2005); Salve-se Quem Puder! (2007); A Morte de Pete Smalls (2010); Silver Case (2012); Os X-Mercenários (2014); Cosmic Radio (2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre