domingo, 11 de outubro de 2015

OS DONOS DO AMANHÃ OU ESCOLA DA VIOLÊNCIA / CLASS OF 1984 (1982) - CANADÁ



UM FILME ENVOLVIDO EM VÁRIAS POLÊMICAS NA ÉPOCA

Andrew Norris (Perry King) é um professor de música em seu primeiro dia de aula, na Abraham Lincoln High School (uma escola de ensino médio), em Los Angeles. De imediato, conhece o professor de biologia Terry Corrigan (Roddy McDowall) que, conforme observa, carrega uma pistola dentro de sua valise.  Terry está substituindo um antigo professor e, ao entrar na escola, percebe que o local possui uma porta para detecção de metais na qual lhe dizem ser comum a entrada de alunos armados. Na sala de aula entra em conflito com Peter Stegman (Timothy Van Patten), líder de uma gangue punk que trafica drogas, que se envolve em crimes, brigas e confusões. Perry, após uma conversa com o diretor, descobre, espantado, que os professores também são encarregados de patrulhar os corredores devido ao grande número de vandalismos, de conflitos e a pouca quantidade de vigilantes. De acordo com que “patrulha” os corredores nos horários vagos, Andrew começa a entrar em choque com as ações de Peter. Terry lhe adverte para que faça “vista grossa” no dia-a-dia dos estudantes, evitando assim problemas.  Andrew, idealista, resolve que não pode aceitar o que ocorre na escola e resolve intervir. Com a esposa Diane (Merrie Lynn Ross , uma das produtoras do filme) grávida, Andrew tenta alertar a direção da escola e as autoridades, mas a escola prefere continuar sua forma de controle terndo uma polícia de mãos atadas, devido a um sistema penal engessado. Enquanto dá suas aulas, Andrew conhece Arthur (Michael J. Fox antes da fama), um jovem aluno e Deneen (Erin Noble) uma jovem com muito talento que chegou a substituir o antigo professor em outras ocasiões. Ao interferir na venda de drogas de Peter e seu grupo e ver um jovem morrer drogado, Andew resolve combater a gangue sozinho, mas estes tem outros planos em mente.

 
A produção canadense "Donos do amanhã" (1982) foi banida em vários cinemas americanos por sua temática de violência e drogas. O diretor  Mark L. Lester (de Comando Para Matar com Arnold Schwarzenegger, Chamas da Vingança (1984) e Massacre no Bairro Japonês (1991) com Dolph Lundgren), aos 25 anos, fez um filme pesado para os padrões de uma época, que estava recebendo filmes como Warriors - Os Selvagens da Noite que, em seu lançamento, gerou quebra-quebras e confrontos tendo as peças promocionais suspensas da mídia. Talvez os cinemas não quisessem passar por uma nova experiência e rejeitaram o filme. No Brasil, conforme descrito no Jornal do Brasil de 05 fev 83 o antigo CBC (Conselho Superior de Censura): “manteve a interdição proposta pela divisão de Censura do filme "Os Donos do Amanhã" por conter cenas de “extrema violência”". O filme só veio a ser liberado em agosto de 84, nos cinemas do Rio de janeiro, mediante uma liminar. Ficou um dia em cartaz. Voltou a ser censurado e, duas semanas depois, liberado. Mas o advento do VHS popularizou o filme, que começou a fazer uma carreira muito boa neste mercado. 


Filmes de professores em escolas violentas não faltam. Algumas produções tiveram bons roteiros, outras resolveram explorar o filão que sempre gerava uma boa receita em vídeo. Podemos citar algumas dessas produções: Um Diretor Contra Todos, (1987); O Preço do Desafio, (1988), Mentes Perigosas (1995). Mostrar a decadência do ensino americano e seus jovens sem perspectivas sempre rendeu boas audiências e exportou seu “Way of Life” para alguns países como Brasil que há algumas décadas possui os mesmos problemas em algumas cidades.


Donos do Amanhã foi eficiente no que pretendia: prender o espectador com doses (hoje fracas) de violência e um ritmo ágil, mas o filme envelheceu muito e algumas cenas soam constrangedoras, mas na época ainda chocavam, tanto que foi exibido no Festival de Cannes, cercado de muita polêmica. No elenco, Perry King (Andrew Norris, um ator mais voltado para séries de TV) saiu-se muito bem como o professor que se revolta contra o silêncio das autoridades. Timothy Van Patten fez o líder delinquente que não mediu esforços para tirar do caminho quem lhe atrapalhasse. Timothy é mais lembrado do público brasileiro por sua participação no seriado “O Mestre” ao lado de Lee Van Cleef. Temos Michael J. Fox já mostrando, com o pouco que lhe foi dado, que poderia ter uma carreira no cinema. O veterano ator, Roddy McDowall (1928–1998), de filmes como: “O Planeta dos Macacos” (1968) e suas continuações; "Cleópatra” (1963); "A Casa da Noite Eterna”  (1973) e “A Hora do Espanto”(1985) fez um dos momentos de maiores tensões do filme quando enlouqueceu e resolveu tomar a solução pelas próprias mãos. Como curiosidade, no elenco, temos Stefan Arngrim que fez muito sucesso como o garoto que atuava no seriado "Terra de Gigantes".


Os Donos do Amanhã, título brasileiro que coloca a situação como sendo o futuro das escolas, talvez inspirado em uma das falas do personagem: “Eu sou o futuro...”, pode ser visto mais como uma curiosidade do que foi feito na década de 80: produções de baixos orçamentos, quase beirando o Trash, mas que tornaram-se cult quer por terem tido poucas reprises, quer por terem agradado determinado segmento de cinéfilos. Cabe a cada um que assistir tirar suas próprias conclusões se esta produção envelheceu bem ou não. 


Trailer:









Timothy Van Patten em "O Mestre"

Stefan Arngrim em "Terra de Gigantes"

Roddy McDowall em "A Hora do Espanto"
Curiosidades: 
Em crítica do Jornal O Globo, o filme foi bem cotado com o bonequinho sentado batendo palmas.

Timothy Van Patten além de atuar (mais voltado para a TV),  tornou-se diretor de seriados, tendo dirigido vários episódios entre eles;  Toque de um Anjo; Sex and the City; Família Soprano; Games of Thrones; Boardwalk Empire: O Império do Contrabando e  Black Mirror 

O filme concorreu ao Saturn Awards como Melhor Filme Internacional e Melhor Ator Coadjuvante para Roddy McDowall.

Existem duas versões do filme: uma lançada em VHS com algumas cenas cortadas e outra com o conteúdo integral (uncut version).

Houve mais dois filmes  que foram lançados, mas que não tem relação com este filme: Guerra dos Donos do Amanhã (1990) e Os Donos do Amanhã: Missão Final (1994) 

Roddy McDowall participou de todos os filmes da antiga saga Planeta dos Macacos e do seriado da TV sempre sendo o protagonista símio.

Tom Holland, que co-escreveu a história, seria o diretor do filme "A Hora do Espanto".

O diretor Mark L. Lester disse que o filme foi inspirado por várias histórias verdadeiras de violência escolar que leu nos jornais. Em particular, foi a história de um professor que trouxe uma arma para a aula para controlar seus alunos, a cena acabou no filme.

Mark L. Lester citou Laranja Mecânica (1971) como a maior influência do filme.

Timothy Van Patten escreveu o concerto que seu personagem Stegman toca em cena.

Filmado em quarenta e cinco dias.

De acordo com Mark L. Lester, Perry King foi o primeiro e único ator considerado para o papel de Andrew Norris.

Quase todas as tomadas de Timothy Van Patten são feitas de um ângulo baixo, para torná-lo mais ameaçador.

Em um de seus primeiros papéis no cinema, Michael J. Fox foi anunciado como "Michael Fox", uma vez que estava tendo um problema de registro no Screen Actors Guild.

Chateado com o conteúdo violento após uma exibição, o roteirista Barry Schneider teve seu nome retirado dos créditos.

O filme que Stegman assiste na televisão em casa é O Anjo e o Marginal (1976), um filme anterior do diretor Mark L. Lester.

Muito do grafite que o diretor de arte Geoffrey Holmes colocou nas paredes da escola para as filmagens foi extremamente difícil de remover. Isso causou alguns problemas quando os alunos da vida real do colégio usado no filme voltaram para ver todos os palavrões deixados nas paredes. No final das contas, tudo foi removido.

Alguns cinemas americanos exibiram o filme em dupla com Mad Max 2 (1981)

Os garotos punk do clube eram verdadeiros dançarinos de slam chamados para o filme. No entanto, a filmagem da cena saiu do controle, pois a multidão ficou turbulenta e alguns atores e atrizes se machucaram durante as filmagens. Lisa Langlois, que interpretou a punk Patsy, disse que os atores estavam muito nervosos. “Os punk rockers que foram contratados para serem extras, não eram realmente extras, eles eram verdadeiros punks. Para mim, pessoalmente, eles sabiam que eu não era uma punk rocker de verdade. Eu tinha meu cabelo roxo, rosa e algumas outras cores. Então, a) eles sabiam que eu era uma atriz e não um deles eb) eles não gostavam que eu usasse um vestido. Várias vezes, eu pedi que mulheres punk rockers se aproximassem de mim e dissessem: "Nós vamos pegar você ".  Mark (Lester) realmente queria a realidade. Mas eu estava apavorada. Você não notaria no filme, mas sempre que havia grandes cenas como em um clube ou algo assim, você não me via. Porque eu literalmente desapareceria. Eu estava medo. Quando eles estavam batendo nas pessoas, eles estavam realmente fazendo isso. Era real. Eles estavam realmente batendo uns nos outros. Os figurantes punk se divertiram com isso. Não foi bem planejado para os atores. Não estava preocupados em cuidar de nós. Eu estava com medo porque sabia que não havia proteção naquele set."



Trilha Sonora:
I Am the Future - Alice Cooper
Fresh Flesh - Fear
Let's Have a War - Fear
Ain't Got No Sense - Teenage Head
Stegman's Concerto - Timothy Van Patten
Suburbanite - Jeffrey Baxter
You Better Not Step Out of Line - Randall Bramlett
Little Boxes (Alimony) - Teenage Head



Cartazes:







Breve Filmografia:
Perry King:









Possuídos Pelo Mal (1972); Os Lordes de Flatbush (1974);Os Donos do Amanhã (1982); O Dia Depois de Amanhã (2004) e participação em várias séries 

Roddy McDowall (1928–1998): 









A Força do Amor (1939); Como Era Verde o Meu Vale (1941); A Força do Coração (1943); As Chaves do Reino (1944); Macbeth - Reinado de Sangue (1948); Punhos da Liberdade (1952); A Teia de Renda Negra (1960); Cleópatra (1963); A Maior História de Todos os Tempos (1965); O Carrasco de Pedra (1967); O Planeta dos Macacos (1968); Fuga do Planeta dos Macacos (1971); A Conquista do Planeta dos Macacos (1972); O Destino do Poseidon (1972); A Batalha do Planeta dos Macacos (1973); A Casa da Noite Eterna (1973); Planeta dos Macacos (seriado 1974); Viagem Fantástica (seriado 1977);  Círculo de Ferro (1978); O Fabuloso Ladrão de Bagdá (1978); Assassinato num Dia de Sol (1982); Lendas do Macaco Dourado (seriado 1982 a 1983) Os Donos do Amanhã (1984); A Hora do Espanto (1985); Morte no Inverno (1987); Um Salto para a Felicidade (1987); A Hora do Espanto 2 (1988); Shakma: A Fúria Assassina (1990); Convite Para a Morte (1991); Confusão em Dobro (1992); As Areias do Tempo (1992; Reflexo do Demônio 2 (1994); Mistério no Fundo do Mar (1995); Ensina-me a Viver (1995); A Última Festa (1996); As Novas Aventuras de Mowgli (1997); Something to Believe In (1998); Loss of Faith (1998)

Timothy Van Patten









Os Donos do Amanhã (1982); High Powder (1982); Johnny Garage (1983); Escape from El Diablo (1983); O Mestre (seriado 1983); Patrulheiros do Espaço (1985); Chutando o Pau da Barraca (1988); Catacumbas (1988); Força de Emergência (seriado 1989-1990)


Michael J. Fox 









Letters from Frank (1979); Loucuras em Plena Madrugada (1980); Os Donos do Amanhã (1982); Lutando pelo Futuro (1983); De Volta para o Futuro (1985); O Garoto do Futuro (1985); Luz da Fama (1987); O Segredo do Meu Sucesso (1987); Nova York - Uma Cidade em Delírio (1988); Caras e Caretas (seriado 1982-1989); Pecados de Guerra (1989); De Volta para o Futuro II (1989) De Volta para o Futuro III (1990); Aprendiz de Feiticeiro (1991); Dr. Hollywood: Uma Receita de Amor (1991); Os Puxa-Saco (1994); A Sangue Frio (1995); Meu Querido Presidente (1995); Os Espíritos (1996); Marte Ataca! (1996); Spin City (seriado 1996-2001); Justiça Sem Limites (seriado 2006); Esquadrão Resgate (seriado 2009); Annie (2014); The Good Wife (seriado 2010-2016); Designated Survivor (seriado 2018); A Gente Se Vê Ontem (2019)

2 comentários:

  1. Não envelheceu!...Claro que não e, a sua temática está atualíssima. O futuro chegou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudio Vigas. Obrigado pelo comentário.
      Sua temática é, infelizmente, atual, mas considerei a ambientação e figurinos meio envelhecidos, até para os anos 80, apesar de gostar de várias produções dessa época. Esteja convidado a tecer outros comentários e voltar para visitar outras postagens. Há muitos filmes a serem postados de várias épocas e gêneros. Um abraço de Cinéfilos Para Sempre

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre