terça-feira, 14 de julho de 2020

FUGA PARA A VITÓRIA / VICTORY / ESCAPE TO VICTORY (1981) - REINO UNIDO / ESTADOS UNIDOS / ITÁLIA


STALLONE , MICHAEL CAINE E PELÉ

John Colby (Michael Caine) é um oficial britânico que havia sido um jogador famoso do futebol antes da guerra e agora encontra-se confinado com outros combates no campo de Gensdorf, Alemanha, em 1943. Para manterem-se sadios físicamente e mentalmente jogam pelada nos campos de terra improvisados. O major e oficial da propaganda alemã, Karl Von Steiner (Max Von Sydow), que também fora jogador, reconhece Colby e tem uma ideia: uma partida entre os prisioneiros e a seleção alemã. A ideia é usar o evento como uma forma de impulsionar a máquina de propaganda nazista mostrando ao mundo a supremacia dos atletas alemãs diante de 28 mil franceses, no estádio Colombes, na França ocupada. Colby sabe que seu grupo não terá chance contra profissionais treinados e no auge, mas oficiais ingleses do campo percebem que podem tirar proveito da situação ao elaborarem uma fuga no intervalo do jogo que ridicularizará os nazistas.



Dirigido pelo celebrado John Huston (Relíquia Macabra, Uma Aventura na África, Moby Dick, O Homem Que Queria Ser Rei), Fuga Para a Vitória reuniu um trio de ótimos atores: Michael Caine, Max Von Sydow e Sylvester Stallone além de talentos do futebol como Pelé, Ardiles e Boby Moore entre outros num filme que tinha tudo para ser um gol contra na carreira do cineasta, pois guerra com futebol é uma química estranha e filmes dificilmente retratam uma partida de futebol com a mesma emoção que um evento real. Mas o diretor era Huston e o consultor técnico das jogadas, Pelé. Huston (1906–1987) soube aproveitar muito bem os atores nas cenas que necessitavam de dramatização extra-campo e atletas que sabiam o que fazer dentro de campo com a bola.  Uma montagem bem realizada permitiu a Michael Caine entrar em campo e “jogar” sem que o público se desse conta de que a maioria de suas cenas são em close, evitando mostrar o ator praticando o jogo.


Filmado inteiramente na Hungria, usando 28 mil extras, a direção de Huston, baseada levemente em fatos reais, de eventos ocorridos na Ucrânia, apresenta altos e baixos: o roteiro é frágil e inverossímil, sem validade histórica; os nazistas não criam um aparato militar em relação a grandiosidade do evento; Steiner (Max Von Sydow) se transforma em um "nobre inimigo" a praticamente torcer pelos aliados; Robert Hatch (Stallone) foge do acampamento, volta para o acampamento numa facilidade que incomoda. Há uma cena no campo  prisioneiros, com um boneco improvisado, que me pareceu estar assistindo ao seriado “Guerra, Sombra e Agua Fresca”. Mas os melhores momentos ficam por conta mesmo quando a partida começa: os alemãs são brutos e desleais nas jogadas e divididas, o juiz é comprado e o time no primeiro tempo não se acha em campo, com Pelé (ou “Luis “ o jogador de Trinidad Tobago) sendo contido de todas as maneiras e Stallone como o goleiro reclamão e encrenqueiro que nunca jogou bola, mas cuja presença é vital para que o plano de fuga funcione.


Particularmente, creio que houve problemas para a finalização do filme. Stallone é o primeiro nome do elenco nos créditos, logo a estória permeia a trajetória de seu personagem. Só que, no jogo, o melhor momento do filme é o de Pelé. O seu lindo gol de bicicleta, filmado em câmera bem lenta e com enquadramentos extras (algo muito caro para a época), deveria ser o momento crucial do filme, mas talvez por exigência do ator ou desconhecimento do diretor e roteiristas a cena que pretenderam para impactar o espectador é de Stallone. O ator não conhecia o futebol (foi treinado por Gordon Banks) e muito pouco a respeito de Pelé (Stallone quebrou um dos dedos ao tentar impedir um gol de Pelé durante um treino). E há quem diga que teria sugerido que seu personagem fizesse o gol salvador. Diante dessa impossibilidade foi criada especialmente a cena do pênalti. Por isso talvez esse filme tenha ficado meio anti-clímax, mas ver Pelé fazendo “o gol” e Ardiles em uma perfeita “lambreta” (ou “carretilha” em algumas regiões) já vale o espetáculo.


O Estádio MTK, em Budapeste, Hungria, foi usado como o "Stade Colombes" (Estádio Colombes) em Paris, França, onde ocorre a partida. Os produtores tiveram dificuldade em encontrar um grande estádio sem holofotes, pois holofotes em estádios de futebol eram amplamente desconhecidos até bem depois da Segunda Guerra Mundial. O Estádio MTK, agora conhecido como Estádio Hidegkuti Nándor, era o maior sem luzes (mas ao mesmo tempo estruturalmente semelhante aos estádios continentais que existiam durante a Segunda Guerra Mundial) que eles puderam encontrar. O estádio hoje é o lar do MTK Hungaria Football Club.



Quanto ao elenco, Michael Caine consegue carregar o filme nas costas e muito do sucesso deve-se a sua interpretação (fora de campo). Stallone faz um americano especializado em fugas, que pensa apenas em si próprio, mas se percebe inserido em algo bem maior do que uma fuga. Seu personagem ficou à sombra de Caine e não é um dos melhores filmes do ator. Max Von Sydow é outro que, junto com Caine, nos prende ao filme. Sua interpretação foi muito boa ainda que o roteiro o tenha colocado em algumas armadilhas.  Carole Laure funciona mais como um possível interesse romântico de Hatch (Stallone). A atriz francesa teve poucas cenas. Pelé, que já havia atuado em alguns filmes, dentro de campo, é a estrela desse filme com o melhor momento do filme, mas o roteiro não o colocou no momento crucial da história e isso fez muita diferença para quem ama futebol.


Fuga para a Vitória é um filme irregular, é verdade, mas os atores e as jogadas feitas para o filme nos prendem do início ao fim. É um dos filmes menos conhecido do trio central, mas que merece ser redescoberto pelos amantes da sétima arte.

Trailer:



Curiosidades:
O filme foi inspirado por uma série real de jogos em Kiev, durante a ocupação alemã da cidade. Vários membros do Dynamo Kiev, o principal time de futebol da Ucrânia, encontraram trabalho em uma padaria. Lá eles formaram um time de futebol com outros funcionários da padaria. Eles começaram a jogar em uma nova liga contra equipes apoiadas pelo governo fantoche ucraniano e militares alemães. Depois de derrotarem um time de uma base local da Força Aérea Alemã, a liga foi dissolvida e vários membros da equipe foram presos pela Gestapo e quatro foram executados;

Sylvester Stallone iniciou o treinamento de futebol nos finais de semana durante as filmagens de Falcões da Noite (1981). Stallone recebeu treinamento do goleiro vencedor da Copa do Mundo da Inglaterra, Gordon Banks. Inicialmente, Stallone prestou pouca atenção aos conselhos de Banks, pois não considerava o treinamento necessário, e imprudentemente se jogou no primeiro dia de filmagem da partida. Eventualmente, ele bateu no chão com tanta força que deslocou um ombro e quebrou uma de suas costelas, colocando-o fora de ação por vários dias. Quando ele voltou, Stallone prestou muito mais atenção ao que Banks estava dizendo, mas ainda sofreu vários ferimentos leves ao longo das filmagens, incluindo outra costela quebrada. Depois que a produção terminou, Stallone comentou que a experiência havia sido mais difícil do que lutar nos filmes de Rocky;

Osvaldo Ardiles disse sobre Michael Caine, de 47 anos, e suas habilidades no futebol: "Horrível, e ele nem podia correr vinte metros";

Sylvester Stallone perdeu cerca de dez quilos para este filme porque não queria que um prisioneiro de guerra parecesse um "boxeador olímpico", e sentiu que precisava dessa redução de peso para realizar as tarefas de um goleiro de futebol;

O rascunho original do roteiro era um drama sério, baseado na história real de um grupo de soldados aliados desafiados a uma partida de futebol pelos alemães. O acordo era que, se os alemães vencessem a partida, o grupo seria libertado na Suíça. No entanto, se “aliados” vencessem, eles seriam mortos. Os “aliados” decidiram ir para a "vitória", venceram a partida e foram consequentemente executados;

Michael Caine admitiu que a única razão pela qual ele concordou em fazer este filme foi a oportunidade de trabalhar ao lado da lenda do futebol, Pelé.

Vários jogadores de futebol do Ipswich Town Football Club apareceram neste filme. Estes incluíram Kevin Beattie; Paul Cooper; Kevin O'Callaghan; Russell Osman; Laurie Sivell; Robin Turner e John Wark;

O filme foi originalmente programado para estrelar Lloyd Bridges e Clint Eastwood. O ator francês Alain Delon também foi anunciado. Roger Moore considerou aceitar o papel do capitão John Colby;

Kevin O'Callaghan, que fez o jovem goleiro e que está com o braço quebrado neste filme, nunca jogou no gol profissionalmente. Em vez disso, ele teve uma carreira de sucesso como ala em Millwall, Ipswich Town, Portsmouth e República da Irlanda;

Quando questionado pelos repórteres em 2014, Osvaldo Ardiles disse que seu maior momento esportivo de todos os tempos foi jogar neste filme, apesar de Ardiles ser vencedor da Copa do Mundo com a Argentina em 1978 e ter outras grandes honras ao longo de sua carreira no futebol;

Este filme contou com dezoito jogadores profissionais do futebol internacional da época aparecendo em papéis de dublê de ação e esportes. As estrelas do futebol que têm papéis-chave neste filme incluem:
Pelé (Brasil) como o cabo aliado de Trinidad e Tobago “Luis Fernandez”;
Osvaldo Ardiles (Argentina), como argentino aliado “Carlos Rey”;
Bobby Moore (Inglaterra) como o inglês dos aliados,
Mike Summerbee (Inglaterra) como jogador de futebol aliado “Sid Harmor”;
Russell Osman (Inglaterra), como “Doug Clure”;
Laurie Sivell (Inglaterra) jogou como o goleiro alemão “Schmidt”.
John Wark (Escócia) como o escocês “Arthur Hayes”;
Kevin O'Callaghan (Irlanda) como o goleiro aliado irlandês “Tony Lewis”;
Co Prins (Holanda) como o holandês “Pieter Van Beck”,
Kazimierz Deyna ( Polônia), como jogador polonês “Paul Wolchek”;
Hallvar Thoresen (Noruega) como jogador norueguês “Gunnar Hilsson”;
Paul Van Himst, (Bélgica), como o belga “Michel Fileu”;
Søren Lindsted (Dinamarca) como o dinamarquês “Allie Erik Ball”;
Werner Roth (Estados Unidos) como capitão da equipe alemã “Baumann”

Sylvester Stallone recusou-se a comer com seus colegas de elenco e equipe de filmagem desaparecendo para Londres ou Paris todo fim de semana em um jato particular;

Este filme é semelhante, em história, a dois filmes europeus anteriores feitos por volta de 1962. Em primeiro lugar, é semelhante ao filme em preto e branco húngaro “Two Half-Times in Hell” (1961). Vencedor do Critics 'Award no Festival de Cinema de Boston de 1962, o filme conta sobre uma partida de futebol entre os “aliados” e soldados alemães, realizada no aniversário de Adolf Hitler. Este filme também é semelhante em história ao filme russo “Tretiy Taym” (1963);

O roteirista Yabo Yablonsky odiava as revisões feitas em seu roteiro e ficou tão horrorizado ao ver o filme terminado, que chegou a considerar brevemente tirar a própria vida;

Muitos dos atores tiveram que aprender a jogar futebol, enquanto muitos dos jogadores tiveram que aprender a atuar;

Este filme é conhecido como "Victory" e "Escape to Victory" em vários territórios, embora o título original em inglês seja "Victory". Em alguns territórios, foi lançado com um desses títulos nos cinemas e, em seguida, o outro título para o lançamento de fitas de vídeo;

Bill Conti também compôs a trilha sonora indicada ao Oscar por “Rocky: Um Lutador”, além de F.I.S.T. (1978), Condenação Brutal (1989) e A Taberna do Inferno (1978) entre outrros;

Sylvester Stallone queria ser o único a marcar o gol da vitória, mas foi convencido pelo elenco e equipe de apoio que para um goleiro seria absurdo. Nos anos desde que este filme foi feito, Stallone provou estar mais certo do que os especialistas em futebol. No jogo moderno, quando não há nada a perder, um goleiro às vezes abandona seu gol.

Cartazes:





Filmografia Parcial:
Sylvester Stallone










Os Lordes de Flatbush (1974); Corrida da Morte - Ano 2000 (1975); Cannonball - A Corrida do Século (1976); Rocky: Um Lutador (1976); F.I.S.T (1978); A Taberna do Inferno (1978); Rocky II: A Revanche (1979); Os Falcões da Noite (1981); Fuga Para a Vitória (1981); Rocky III: O Desafio Supremo (1982); Rambo - Programado Para Matar (1982); Os Embalos de Sábado Continuam (1983); Rambo II - A Missão (1985); Rocky IV (1985); Stallone Cobra (1986); Falcão - O Campeão dos Campeões (1987); Rambo III (1988); Condenação Brutal (1989); Tango e Cash - Os Vingadores (1989); Rocky V (1990); Risco Total (1993); O Demolidor (1993); O Especialista (1994); O Juiz (1995); Assassinos (1995); Daylight (1996); Cop Land: A Cidade dos Tiras (1997); D-Tox (2002); Pequenos Espiões 3-D: Game Over (2003); Rocky Balboa (2006); Rambo IV (2008); Os Mercenários (2010); Os Mercenários 2 (2012); Alvo Duplo (2012); Ajuste de Contas (2013); Rota de Fuga (2013); Os Mercenários 3 (2014); Creed: Nascido para Lutar (2015); Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017); Plano de Fuga 2: Hades (2018); Creed II (2018); Tough as They Come (2018); Plano de Fuga 3: Devil Station (2019)

Michael Caine












Um Golpe à Italiana (1969); Carter - O Vingador (1971); Conspiração Violenta (1975); O Homem Que Queria Ser Rei (1975); A Águia Pousou (1976); O Enxame (1978); Os Selvagens Cães de Guerra (1978); Ashanti (1979); Dramático Reencontro no Poseidon (1979); Vestida Para Matar (1980); Fuga Para a Vitória (1981); Armadilha Mortal (1982); O Documento Holcroft (1985); Hannah e Suas Irmãs (1986);  Mona Lisa (1986); Tubarão 4: A Vingança (1987); Ensina-me a Querer (1987); Os Safados (1988); Em Terreno Selvagem (1994); Regras da Vida (1999); Miss Simpatia (2000); Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro (2002); Batman Begins (2005); A Feiticeira (2005); Filhos da Esperança (2006); Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008); Harry Brown (2009); A Origem (2010); Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012); Interestelar (2014);  Juventude (2015); Truque de  Mestre 2 (2016); Despedida em Grande Estilo (2017); Dunkirk (2017).

Max Von Sydow (1929–2020)











O Sétimo Selo (1957); Morangos Silvestres (1957); No Limiar da Vida (1958); O Rosto (1958); A Fonte da Donzela (1960); Através de um Espelho (1961); Luz de Inverno (1963); A Maior História de Todos os Tempos (1965); A Morte Não Manda Aviso (1966); A Hora do Lobo (1968); Vergonha (1968); A Paixão de Ana (1969); O Exorcista (1973); Três Dias do Condor (1975); O Guerreiro do Futuro (1975); O Exorcista II - O Herege (1977); A Morte ao Vivo (1980); Flash Gordon (1980); Fuga Para a Vitória (1981); Conan, o Bárbaro (1982); 007 - Nunca Mais Outra Vez (1983); A Morte nos Sonhos (1984); Duna (1984);  Hannah e Suas Irmãs (1986); Pelle, o Conquistador (1987);  Tempo de Despertar (1990); Um Beijo Antes de Morrer (1991); Europa (1991); Cidadão X (1995); O Juiz (1995); Amor Além da Vida (1998); Insônia (2001); Intacto (2001); O Escafandro e a Borboleta (2007);  A Hora do Rush 3 (2007); Solomon Kane - O Caçador de Demônios (2009);  Ilha do Medo (2010); Robin Hood (2010); Star Wars: O Despertar da Força (2015); Game of Thrones (seriado 2016) 

Pelé











O Barão Otelo no Barato dos Bilhões (1971); A Marcha (1972); Fuga Para a Vitória (1981); A Vitória do Mais Fraco (1983); Pedro Mico (1985); Os Trapalhões e o Rei do Futebol (1986); Solidão, Uma Linda História de Amor (1989); Pelé: O Nascimento de uma Lenda (2016)



2 comentários:

  1. Bom dia, Luis. Novamente lendo uma resenha que me remete à infância e fazendo-me lembrar de quando vi e "torci" pelos aliados nesse filme. Realmente não é um clássico e nem mesmo temos atuações inesquecíveis, há vários erros como relatado em seu artigo, mas o resultado final prova a competência de Huston, que fez de elementos díspares um filme bem razoável e divertido. Grande abraço.

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  2. Bom dia Janerson.
    Sem dúvida. Muitos viram esse clássico na infância e vibraram quando os aliados começaram a mudar o placar. É um filme irregular em alguns momentos mas que, ainda assim, Huston transformou em um filme divertido. Obrigado por mais este comentário e volte sempre. Um grande abraço.

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