quinta-feira, 8 de outubro de 2015

THUNDER - UM HOMEM CHAMADO TROVÃO / THUNDER / THUNDER WARRIOR (1983) ESTADOS UNIDOS

ÍNDIO NAVARRO À LA RAMBO

Thunder – Um Homem Chamado Trovão é um dos vários subprodutos que a franquia Rambo produziu. O mais famoso foi, sem dúvida, "Braddock" com o ator Chuck Norris. Só que a Itália resolveu fazer sua versão de Rambo e criou Thunder, uma mistura de índio Navarro com soldado do exército americano. 


A trama, cópia carbono de Rambo, é bem simples: índio retorna à sua terra natal e se depara com a destruição das terras indígenas para a criação de um observatório. A polícia não lhe dá ouvidos e o banco, responsável pelo empreendimento, não quer atendê-lo. Thunder conhece o xerife Bill Cook, um homem apenas preocupado com sua reeleição ao cargo e seu assistente Barry Henson (Raimund Harmstorf) que volta e meia assedia a jovem índia Sheila (Valeria Ross), dona de um posto de gasolina e namorada de Trovão. Ao tentar defender as terras de seu povo, o índio Navarro entra em conflito com os operários liderados por Thomas (Antonio Sabato) e o policial Barry. Thunder resiste a prisão e passa a ser caçado por todos, refugiando-se nas montanhas que conhece melhor que ninguém.


Olhando a sinopse, este plágio descarado de Rambo parece bem diferente. Parece...  As “homenagens” ao filme de Stallone estão lá: a chegada de Thunder com o casaco verde, o policial que o faz atravessar a ponte para fora da cidade, o xerife que resolve prendê-lo a qualquer custo, perseguições com helicóptero, o pulo do penhasco e etc. Claro que o diretor Fabrizio De Angelis, com o pseudônimo de Larry Ludman (era muito comum os diretores italianos utilizarem nomes americanos) resolveu adicionar um pouco mais de ingredientes em sua versão italiana. Logo, não temos somente helicópteros, mas também um bimotor. Temos cães e cavalos. No lugar da motocicleta, uma caminhonete. 


Antecipando a Rambo II, nosso herói possui um arco e flecha (sem explosivo nas pontas) que usará contra os rifles militares. Para dar uma nivelada no confronto, o diretor resolveu municiar Thunder com uma bazuca bem prática e destrutiva. E, por fim, colocou-se um pouco de romance, um índio cego, um repórter, um locutor de rádio e viaturas policiais. Cabe destacar que a cidade tem uma grande quantidade de viaturas, mas parece só ter um banco, um posto de gasolina, um bar e uma delegacia.  De índios somente o protagonista, a namorada Sheila e o idoso. O diretor De Angelis parece ter tido também um grande apreço em destruir carros. As cenas de destruição são fartas com direito a carros capotando, “voando”, atingidos por bazuca e até por um trator. 


Quanto ao elenco temos Mark Gregory (1965), na verdade  Marco Di Gregorio (dá-lhe pseudônimo americano) e o sueco, naturalizado americano, Bo Svenson em atuação distinta: Bo se destaca como um bom ator e, não por acaso,  seguiu uma carreira bem longa no cinema e Tv. Mark Gregory tem aqui um desempenho melhor que seu personagem Trash em 1990 – Os Guerreiros do Bronx . O restante do elenco tenta fazer sua parte com altos e baixos.


Thunder – Um Homem Chamado Trovão (que teve seu subtítulo brasileiro copiado de outro sucesso, o lendário faroeste "Um Homem Chamado Cavalo") é um filme “B”, denominação para filmes de baixo orçamento, normalmente acompanhados de baixa qualidade. Logo não há de se esperar muito deste caça-níquel italiano que teve uma boa receptividade do público brasileiro, por sua longa vida nos áureos tempos do VHS ou exibições pelo canal SBT (ainda TVS e que passava como "Thunder - O Homem Trovão"). No cinema era comum a apresentação de um trailer bem editado e a confecção de um pôster bem elaborado para servir como chamariz ao público. Hoje, se revisto, não passará de um filme de qualidade bem sofrível, mas que manterá certa aura de saudosismo a aqueles que desejam rever seus filmes da adolescência, numa época que uma ideia (mesmo que plagiada) e uma câmera na mão se fazia cinema. Teve duas continuações: Thunder II (Thunder Warrior) de 1987 e Thunder III (Thunder Warrior III) de 1988

 


Trailer: 





Curiosidades:
 
Informação atualizada em 21/03/22: Marco De Gregorio teria cometido suicídio em 2013, aos 48 anos. (ver comentários)

Antonio Sabato fez com Mark Gregory o filme "1990 – Os Guerreiros do Bronx".

O filme, quando passou na tv aberta, pelo SBT,  recebeu os títulos: "Thunder, O Homem Trovão" e "Thunder – Um Homem Chamado Trovão"

A estreia nos cinemas cariocas aconteceu em setembro de 1984 e o filme entrou em cartaz sem um aviso prévio, substituindo o filme "Os Donos do Amanhã" (Clash of 1984), que fora exibido sob liminar judicial e retirado subitamente de cartaz.
 
A atriz Valeria Cavalli trabalhou com o pseudônimo de Valéria Ross 


Filmografia Parcial:
Mark Gregory (1964-2013)









1990 – Os Guerreiros do Bronx  (1982); Fuga do Bronx (1983); Thunder - Um Homem Chamado Trovão (1983); Thunder 2: UmHomem Chamado Trovão (1987); Thunder III (1988); Delta Force Commando (1988); Afganistan - The Last War Bus (1989).

Bo Svenson :










Quando as Águias se Encontram (1975); Fibra de Valente 2 (1975);  A Fera das Neves (1977); Fibra de Valente: Capítulo Final (1977); O Expresso Blindado da S.S. Nazista (1978);  Heróis Sem Amanhã (1979); Virus (1980); Thunder: Um Homem Chamado Trovão (1983);  Os Guerreiros do Reino Perdido (1985); Comando Delta (1986); O Destemido Senhor da Guerra (1986); Os doze Condenados - Missão Mortal (1987); Thunder 2: Um Homem Chamado Trovão (1987); Comandos Mercenários (1987);  Seita de Horrores (1987); Delta Force Commando (1988); Três Dias para Matar (1992); Velocidade Máxima 2 (1997); Kill Bill: Volume 2 (2004); Bastardos Inglórios (2009); Ação e Reação (2010); Os X-Mercenários


Antonio Sabato (1943–2021)









Grand Prix (1966); Ódio por Ódio (1967); Barbarella (1968); A Monja de Monza (1969); Os Executores (1970); Sob o Fogo das Pistolas (1972); Fuga do Bronx (1983); Thunder: Um Homem Chamado Trovão (1983); Tuareg: O Guerreiro do Deserto (1984); Esquadrão Selvagem (1985); Bye Bye Vietnam (1989); Alta Voltagem (1997)

Valeria Cavalli









Uma Lâmina no Escuro (1983), Thunder, um Homem Chamado Trovão (1983); Prima del futuro (1985); Estamos Todos Bem (1990); l Caso Martello (1991); Mario, Maria e Mario (1993); Les ténors (1993); A Colônia (1997); África dos Meus Sonhos (2000); Quem Sabe? (2001); Quartetto (2001); Madre Teresa de Calcutá (2003); De Encontro com o Amor (2005); A Vida de João Paulo II (Mini-Série 2005); Uma Garota Dividida em Dois (2007); O Retorno da Maldição: A Mãe das Lágrimas (2007); Fuga con Marlene (2007); Pacto de Sangue (2011); O Passado (2013); Irmãs por acaso (2018); Le temps est assassin (seriado 2019)

 

21 comentários:

  1. Em 2012, o paradeiro do ator Mark Gregory foi descoberto por um fã. Ele reside em Roma atualmente e possui o cargo de gerente em uma empresa de desenvolvimento, treinamento e capacitação pessoal. Ele é avesso à entrevistas e não tem nenhum interesse em falar sobre o seu passado artístico e os motivos que o fizeram abrir mão de sua carreira, não querendo mais ser incomodado por conta disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita Anderson. Alguns atores abandonam a carreira e somem dos holofotes. Obrigado por compartilhar suas informações neste post. Seja bem-vindo a voltar sempre e comentar outros. Criei uma página homônima no Facebook com fotos, atores por trás de maquiagens ou personagens, trailers...
      Abs.
      Cinéfilos Para Sempre

      Excluir
    2. Algum motivo muito mgrave deve ter feito ele deistir da carreira, realmente é uma pena.

      Excluir
    3. Obrigado pelo comentário Marcinha. Muitos atores, nos anos 8o e 90, acabaram escolhendo outros caminhos, principalmente se não eram do primeiro escalão. Há vários casos, como o do ator Chris Barnes, do filme "A Pirâmide de Cristal" (análise neste blog), que abandonou a carreira 2 anos depois do filme. Talvez, um dia, o ator Mark Gregory venha a público e resolva dar uma entrevista.

      Excluir
    4. Na realidade é Marco Di Gregorio, italiano

      Excluir
    5. Boa Noite William.
      Sim, o nome correto é Marco Di Gregorio (o ator é italiano), mas como não há informações sobre o paradeiro do ator, até esse nome pode ser também artístico. Muito obrigado pelo comentário e volte sempre. Um grande abraço.

      Excluir
  2. alguem consegue uma foto do ator mark gregory atual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria muito interessante ver como o ator encontra-se hoje.
      Pelas informações prestadas aqui pelo nosso colega Anderson de que ele não deseja dar entrevistas ou vir à público, há poucas chances, por enquanto, de termos uma foto. Se alguma foto ou matéria surgir responderei aqui e postarei no facebook. Abs

      Excluir
    2. Sou muito fâ desse ator se estiver alguma noticia ou foto ou video por favor me avise, pois não acho que ele é um ator de baixo escalão como eu vejo ser falado pro aqui, conhece muita gente aqui no Brasil que assitiu os seus filmes e gostaram muito, e não esqueceram o ator ate hoje muita gente lembra dele.

      Excluir
    3. Sim Marcinha. Surgindo algo a respeito do ator postarei. Ainda tenho "Fuga do Bronx" e "Thunder II" para publicar por aqui. "1990 Os Guerreiros do Bronx" já publiquei há algum tempo, mas "Um Homem Chamado Trovão" é o que faz mais sucesso. Concordo com você sobre o ator ser lembrado, pois esta postagem vem sendo acessada com regularidade desde que a publiquei. Há uma entrevista na internet (em inglês) na qual o diretor, se não me engano, Castellari, fala sobre o desapontamento do ator com a indústria de cinema e de tê-lo achado muito introspectivo e com problemas que o ator precisaria resolver (mas não citou quais). Até ele perdeu o contato com o ator.

      Excluir
  3. Acho que esta na hora desse diretor Castellari, procura lo novamente e convidado para fazer novos filmes, pois fiquei sabendo por aqui que hoje ele é gerente em uma empresa de desenvolvimento, treinamento e capacitação pessoal em Roma , fiquei sabendo que foi uma fã que descobriu seu paradeiro em 2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso seja de interesse, a reportagem está em inglês. É de 2004. O diretor entrevistado foi Enzo G. Castellari que o dirigiu em "1990 - Os Guerreiros do Bronx".
      O site inglês é: http://www.bronxwarriors.co.uk/enzoint2.htm
      Abs.

      Excluir
  4. OI FIQUEI SABENDO QUE O ATOR MARCVO DE GREGORIO ETA, HOJE COM 53 ANO, ENÃO ESTA GORDO E NEM CARECA COMO ALGUNS DIZEM, ELE TEM UM RESTAURANTE EM ROMA, NÃO É CASADO AJUDA SUA FAMILIA E AMIGO E INFELIMENTE NÃO QUER MAIS APARECER NA MIDIA QUE PENA Ó AINDA NÃO TENHO FOTO RECENTE DELE TA DIFICIL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Conforme o site bronxwarriors.co.uk o autor da página foi a Roma e conversou com o diretor Enzo G Castellari e fez algumas buscas. Encontrou dois homônimos na qual descartou a possibilidade e um terceiro que alega ser o ator, apesar deste não ter respondido seu e-mail de contato. Ele postou uma foto no site e conforme suas palavras (que traduzi) "Ele mora perto de Roma e é o gerente geral de uma empresa especializada em auto-capacitação e crescimento pessoal". Ele mostrou a foto para Castellari que perdera o contanto a quase duas décadas com o ator e o mesmo não reconheceu Marco Di Gregorio (Mark Gregory)como sendo o da foto apresentada. Há certa semelhança, mas é difícil afirmar. O site em questão é (http://www.bronxwarriors.co.uk/huntfortrash.htm). Pode-se também colocar o nome do ator que o Wikipedia está mostrando a mesma foto.
      Um grande abraço e obrigado por visitar e comentar. Volte sempre.

      Excluir
  5. Espero que logo ele apareça pelo menos para uma entrevista poderia ter um programa como tinha no extinto canal vh1 sobre bandas que se separaram e poderiam fazer um programa caçadores de trash movie seria bem legal.

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite Alan.
    Sem dúvida. Seria muito interessante descobrir como está o ator atualmente. Volta e meia olho na internet para ver se há alguma notícia. Essa sua ideia de Caçadores de Trash Movies é bem legal. Ia ser muito divertido, até porque filmes e atores não faltam. Muito obrigado por visitar o blog e comentar. Volte sempre e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Recentemente se descobriu que o ator se suicidou em 2013 e foi enterrado praticamente como indigente.
    André Portocarrero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde André Portocarrero.
      Você tem razão. De acordo com o site "Cinema Italiano Database", em 04 de março de 2022, Marco DE Gregorio (e não Marco DI Gregorio, como era veiculado na mídia) teria cometido suicídio em 31 de janeiro de 2013. O site informa que Marco largou a carreira e voltou-se a pintura e desenho (habilidade aprimorada durante sua juventude - seu pai era pintor e escultor). O ator que vivia em Roma, na área de Tuscolana, teria perdido praticamente tudo (por problemas pessoais desconhecidos) e se mudado para Castel Madama, perto de Lácio (Roma). A mudança de personalidade (foi dito que era muito tímido e introspectivo) teria se refletido em suas obras ao longo do tempo: de desenhos coloridos para cores frias. A reportagem cita que Marco era visto percorrendo as ruas com suas telas que comercializava. Após a sua morte, sua casa foi leiloada e nenhum parente teria aparecido no enterro. Bom, essa é a versão do site, que mostra um túmulo como o nome e data de nascimento (1964) falecimento (2013) de uma pessoa chamada de “Marco De Gregorio”. O ator teria falecido aos 49 anos. O Wikipedia italiano e o IMDB também atualizaram o falecimento como sendo em 2013. A informação foi postada pelo site informando (nos comentários) que eles estiveram na cidade à procura do ator e as pessoas que o conheciam lhes passaram as informações. Muito obrigado por visitar o site e esclarecer o paradeiro do ator com novas informações. Volte sempre. Um grande abraço.

      Excluir
  8. O nome dele era Marco DE Gregorio e as infos sobre ele ter se tornado, pós-carreira de ator-, executivo ou restarateur, são falsas.
    Aqui está o que ocorreu com ele<> https://www.facebook.com/videowatchdog/community?ref=page_internal

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Marco Freitas.
    Se a notícia for verdadeira, e o site "Cinema Italiano Database" estiver realmente certo (e não for um homônimo - visto que não há uma pessoa identificada na matéria, dentre as que o site teria conversado), é realmente uma pena. Eu atualizei a informação na filmografia do ator baseada na informação. Muito obrigado por vir ao blog e comentar. Volte sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre