sábado, 10 de novembro de 2018

RAMBO II - A MISSÃO / RAMBO: FIRST BLOOD PART II (1985) - ESTADOS UNIDOS



VITÓRIA NAS TELAS DE UMA GUERRA PERDIDA NA VIDA REAL

Escalado pelo Coronel Tautman (Richard Creena), Rambo é libertado da prisão a fim de cumprir uma missão secreta: fotografar um suposto campo de prisioneiros no Laos (Vietnã) e trazer as evidências, ou não, de americanos "missing in action" (ou "desaparecidos em ação"). Com a ajuda de uma vietnamita local, Co Bao (Julia Nickson), o ex-Boina Verde encontra americanos presos e resolve levar uma prova viva, contrariando as ordens de não confrontar o inimigo. Rambo termina abandonado por seus superiores, sendo capturado e ficando à própria sorte. Agora sua própria missão é escapar, levar de volta os soldados esquecidos por sua pátria e vingar-se dos que lá o deixaram.



No hiato entre o primeiro e segundo filme Rambo fora julgado e condenado a oito anos até que seu comandante, de uma guerra não esquecida, lhe oferece uma missão em troca da liberdade.  Com roteiro de James Cameron de "Exterminador do Futuro"; "Aliens, O Resgate", "Titanic" ... em parceria com Stallone, a partir da estória criada por Kevin Jarre, baseada nos personagens criados por David Morrel,  Rambo II: A Missão (1985) iria originalmente se iniciar com Trautman visitando Rambo em um hospital psiquiátrico para o qual seria enviado depois do incidente no primeiro filme, mas, foi mudado para uma prisão.  A ideia da sequência teria vindo à Stallone em julho de 1983, quando recebeu uma carta de uma mulher na Virgínia, cujo marido estava desaparecido no Sudeste da Ásia por 16 anos.  Uma guerra só de vilões tinha finalmente ganhado um herói. Rambo retornaria para resgatar na fantasia o orgulho nacional e lavar a alma dos veteranos americanos desprezados em sua própria terra. Para o publico brasileiro, que pouco conhecia sobre esta guerra, apenas um grande filme de ação.


Quando lançado em 1985, em território nacional, Rambo II: A Missão trouxe a reboque a reapresentação do primeiro exemplar e com uma novidade: a faixa etária caíra dos 18, em sua estreia, para maiores de 14 anos.  Um filme por aqui que passou apenas para adultos, agora permitia que adolescentes pudessem ver o primeiro filme e em seguida embarcar nas novas aventuras de Rambo. Muitos fizeram o caminho inverso e eu fui um deles. A nostálgica e findada revista de cinema "Cinemin" trazia, em sua edição de Julho de 1985, um ingresso para assistir uma pré-estreia no antigo Cinema Pathé, na Cinelândia, Rio de Janeiro. Filas gigantescas e pessoas correndo à várias bancas tentando comprar a revista na hora. Foi a única iniciativa da revista, mas o filme cativou aquela massa de adolescentes cansados dos filmes da década de 70. O resto é história. A briga chegou tempos depois à TV quando a Globo anunciou Rambo II em sua programação e o SBT Rambo I no mesmo dia e horário. O SBT recuou e Rambo II acabou ganhando a disputa.


Stallone pegou o personagem para si, com direito a 5 horas diárias de treinamentos físicos extenuantes, aprendizado de arco e flecha e até lições com a equipe da SWAT, colocou a ação dez anos após a queda de Saigon e foi resgatar soldados desaparecidos no sudeste da Ásia (O Vietnã alegou que venceu a guerra e queria indenização. Os Estados Unidos alegaram que apenas se retiraram, não que perderam, e que não municiaria os inimigos. "Quem pagou o pato?"). Aproveitando a onda militar-nacionalista de Reagan, o diretor George Pan Cosmatos ("A Travessia de Cassandra") dirigiria um filme de ação que custara  $27 milhões e arrecadava, em 23 dias, $75,8 milhões, até então apenas  "Indiana Jones e o Templo da Perdição" e "O Retorno de Jedi" haviam alcançado tal sucesso. Com a fotografia de Jack Cardiff, ganhador do Oscar por "O Narciso Negro"; a música de Jerry Goldsmith  e a canção "Peace in Our Life" de Frank Stallone (irmão do ator) e uma meia dúzia de bons atores, Rambo destroçou as bilheterias mesmo com toda a gama de clichês do gênero e inverossimilhanças. Sucesso mundial em cifras e admiração mostraram a incontestável aquiescência do público.


O filme gerou até a controversa frase do então presidente Ronald Reagan "Vi Rambo ontem a noite e já sei o que vou fazer da próxima vez que acontecer um sequestro", uma fala a seus assessores que chegou na imprensa, após o incidente com um avião sequestrado na época. Agora o filme se tornara a propaganda do governo Reagan, com direito a frase  ufanista de Rambo:  "Que o nosso país nos ame tanto quanto nós o amamos".  Houve quem visse um fervor anticomunista que poderia ajudar o país em conflitos militares na Nicarágua ou em outros lugares.



Rambo II é um filme que ainda hoje é perceptível sua eficácia técnica.  Em termos de estória é inferior ao primeiro, em termos de ação, superior. Rambo lavou a alma da América ganhando uma guerra que a complexa estrutura militar americana perdeu, com a beleza exótica de Julia Nickson que ganhou o coração do herói e da plateia da época.

Trailer:


Curiosidades:
O filme é dedicado ao dublê Cliff Wenger Jr., que foi acidentalmente morto por uma das explosões do filme.

Dolph Lundgren foi inicialmente contratado como o tenente-coronel russo Podovsky (interpretado por Steven Berkoff), quando Sylvester Stallone percebeu que era o mesmo homem que estaria em Rocky IV (1985), então eles encerraram o contrato. 

O título original era First Blood II, mas Sylvester Stallone decidiu que queria que a série fosse batizada em homenagem ao personagem principal, assim como a série Rocky. Então ele re-intitulou "Rambo: First Blood Part II" para poder nomear o terceiro filme Rambo III (1988) ao invés de First Blood III.

De acordo com o documentário "We Get to Win This Time" (2002), os produtores consideraram uma dupla: Sylvester Stallone e John Travolta. Travolta (que foi cogitado a ser Rambo no primeiro filme) seria o jovem parceiro no resgate dos prisioneiros de guerra americanos. Stallone rejeitou essa ideia quando decidiu que seria melhor fazer do filme um projeto solo.

Charles Napier disse que as pessoas costumavam dizer a ele "eu te odiei tanto" em Rambo II.  

George P. Cosmatos foi contratado depois que o filho de Sylvester Stallone, Sage, viu seu filme, "Origem Desconhecida" (1983), e recomendou seu trabalho. 

Indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Sonoros. Perdeu Para "De Volta para o Futuro"

A edição nº 41 da revista Fangoria (janeiro de 1985) indicou que o primeiro rascunho do roteiro era simplesmente intitulado "Second Blood". 

Durante uma conversa com a Co Bao, Rambo diz "... sou dispensável" (I am expendable). Vinte e cinco anos após o lançamento deste filme, Sylvester Stallone dirigiu e estrelou "Os Mercenários" (2010) - The Expendables

Este foi o primeiro papel no cinema da atriz Julia Nickson. A produção a encontrou em Honolulu, no Havaí.

Na época das filmagens, os EUA não tinham relações diplomáticas com o Vietnã. As relações foram eventualmente restabelecidas em 1995.

George P. Cosmatos acredita que o que separa este dos outros filmes Rambo é o seu relacionamento com Co Bao. Isso o torna "mais vulnerável". 

Steven Berkoff, que interpreta o principal vilão do filme (Podovsky) também interpretou o vilão principal um ano antes em "Um Tira da pesada", um filme que foi originalmente desenvolvido com Sylvester Stallone no papel principal. A versão de Stallone de "Um Tira da Pesada" foi subsequentemente re-trabalhado para se tornar o filme "Cobra", a colaboração de Stallone com o diretor George P Cosmotos depois de Rambo 2. 

O contato feminino de Rambo é a mulher vietnamita chamada Co Bao. Bao significa proteção, e no filme ela resgata Rambo uma vez e também salva sua vida no barco. 

Charles Napier faleceu de Trombose

Richard Crenna faleceu em decorrência de Doença cardiovascular

Sylvester Stallone trabalhou com Martin Kove em "Corrida da Morte - Ano 2000" (1975). 

O diretor George P. Cosmatos (1941-2005) faleceu em decorrência de um Câncer de pulmão 

Revista Cinemin Ed 16 - Capa

 


Capa do LP




Peace in Our Life - Frank Stallone




Rambo II First Blood (Jerry Goldsmith) - The City of Prague Philharmonic Orchestra 





Filmografia Parcial: 
Sylvester Stallone















Os Lordes de Flatbush (1974); Corrida da Morte - Ano 2000 (1975); Cannonball - A Corrida do Século (1976); Rocky: Um Lutador (1976); F.I.S.T (1978); A Taberna do Inferno (1978); Rocky II: A Revanche (1979); Os Falcões da Noite (1981); Fuga Para a Vitória (1981); Rocky III: O Desafio Supremo (1982); Rambo - Programado Para Matar (1982); Os Embalos de Sábado Continuam (1983); Rambo II - A Missão (1985); Rocky IV (1985); Stallone Cobra (1986); Falcão - O Campeão dos Campeões (1987); Rambo III (1988); Condenação Brutal (1989); Tango e Cash - Os Vingadores (1989); Rocky V (1990); Risco Total (1993); O Demolidor (1993); O Especialista (1994); O Juiz (1995); Assassinos (1995); Daylight (1996); Cop Land: A Cidade dos Tiras (1997); D-Tox (2002); Pequenos Espiões 3-D: Game Over (2003); Rocky Balboa (2006); Rambo IV (2008); Os Mercenários (2010); Os Mercenários 2 (2012); Alvo Duplo (2012); Ajuste de Contas (2013); Rota de Fuga (2013); Os Mercenários 3 (2014); Creed: Nascido para Lutar (2015); Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017); Plano de Fuga 2: Hades (2018); Creed II (2018); Tough as They Come (2018); Plano de Fuga 3: Devil Station (2019)


Richard Crenna (1926–2003)
















Folhas da Ilusão (1952); O Canhoneiro do Yang-Tsé (1966); Um Clarão nas Trevas (1967); A Crista do Diabo (1971) Um Homem Chamado Noon (1973); O Trem da Morte (1975); Cão do Diabo (1978); Travessia Selvagem (1979); O Navio Assassino (1980); Corpos Ardentes (1981); Rambo: Programado para Matar (1982); Jogo da Vida (1984); Rambo II: A Missão (1985); O Peso da Justiça (1986); O Alto Preço da Paixão (1986);  Maníacos Assassinos (1987); Rambo III (1988); A Outra Face do Crime (1988);  Leviathan (1989); Terror no Terminal 9 (1992); Top Gang 2! A Missão (1993); Jonathan Stone: Threat of Innocence (1994); Jade (1995); Sabrina (1995); 20.000 Léguas Submarinas (1997);  Cold Case (1997); O Foragido (1998); Caravana do Destino (2000); Depois do Atentado (2001)       
 

Charles Napier (1936-2011)
















De Volta ao Vale das Bonecas (1970); Os Sete Minutos (1971); Supervixens (1975); Os Irmãos Cara de Pau (1980); Melvin e Howard (1980); Em Busca de um Sonho (1984); Os Fora da Lei (1984); Rambo II: A Missão (1985); O Demônio da Noite (1986); Execução Sumária (1986); Totalmente Selvagem (1986); Alien - O Terror do Espaço (1988); De Caso com a Máfia (1988); O Próximo Alvo (1989); Ernest, um Trapalhão na Cadeia (1990); O Anjo Assassino (1990); Polícia do Futuro 2 (1990); Maniac Cop 2: O Vingador (1990); Os Imorais (1990); O Silêncio dos Inocentes (1991); Instinto Assassino (1991); A Vingança dos Sapos Assassinos (1992); Máquina Quase Mortífera (1993); Trilogia do Terror (1993); Filadélfia (1993); Testemunha Chave (1994); Silent Fury (1994); 3 Ninjas em Apuros (1995); Hard Justice (1995); Justiceiros de Rua (1996); O Pentelho (1996); Austin Powers: 000, um Agente Nada Discreto (1997); Steel - O Homem De Aço (1997); O Professor Aloprado 2: A Familia Klump (2000); Perseguidos Pela Máfia (2000); Sob o Domínio do Mal (2004); Os Reis de Dogtown (2005); Carros Usados, Vendedores Pirados! (2009) 
  
Julia Nickson ou Julia Nickson-Soul












Rambo II: A Missão (1985); O Enigma Chinês (1987); China Cry - O Grito de Nora Lam (1990); K2 - A Montanha da Morte (1991); Unidos para Vencer (1992); Amityville: A Nova Geração (1993); Double Dragon (1994);  Tigre Branco (1996); Pesadelo nas Alturas (2005); Beyond the Game (2016); The Unbidden (2016); Jogador Nº 1 (2018)
 

Martin Kove 











Aniversário Macabro (1972); Corrida da Morte - Ano 2000 (1975); O Grande Búfalo Branco (1977); Dois Tiras Meio Suspeitos (1982); Karatê Kid: A Hora da Verdade (1984); Rambo II: A Missão (1985); Karatê Kid 2: A Hora da Verdade Continua (1986); Steele Justice (1987); Karatê Kid 3: O Desafio Final (1989); Projeto Mortal (1992); Falcões de Fogo (1993); Os Assassinos (1993); Wyatt Earp (1994); Wyatt Earp: Return to Tombstone (1994); Perseguição Selvagem (1994); Fuga Violenta (1995); Jeremiah E a Montanha Encantada (1996); O Juízo Final (1996); Guerreiros das Sombras II: A Montanha do Diabo (1999); Revanche Sangrenta (2001); Crocodilo 2 (2002); 7 Múmias (2006);  Código de Assassinos (2011); Uma Segunda Chance (2013); Eternity: The Movie (2014); A Revanche (2014); Fake News (2017); Finding Sara (2018); Cobra Kai  (Seriado 2018 - 2021);  Inferno by Dante (2018); The Highwayman (2018); Bloodlands: A Crime Saga  (2019)


George Cheung 











Sem Medo da Morte (1976); Assassinato em Amsterdam (1977); Rambo II: A Missão (1985); Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986); Onze para o Inferno (1986); Um Morto Muito Louco (1989); 48 Horas: Parte 2 (1990); RoboCop 2 (1990); Aprendiz de Feiticeiro (1991); Massacre no Bairro Japonês (1991); Sem Limite para Vingar (1991); O Mestre (1992); Quebra de Sigilo (1992); A Força em Alerta (1992); Fuga Mortal (1993); O Anjo da Guarda (1994); Primeiro Impacto (1996); Alta Voltagem (1997); Godzilla (1998); Máquina Mortífera 4; A Hora do Rush (1998); Austin Powers: O Agente 'Bond' Cama (1999);  Último Vingador (2001); Código das Ruas (2004); Missão: Impossível 3 (2006); À Procura da Felicidade (2006); A Hora do Rush 3 (2007); O Retorno dos Vermes Malditos (2010); Meet the Ho's (2018)


Steven Berkoff 













Mulheres Pre-Históricas (1967); Laranja Mecânica (1971); Profissão: Repórter (1975); Barry Lyndon (1975); Outland: Comando Titânio (1981); 007 Contra Octopussy (1983); Um Tira da Pesada (1984); Rambo II: A Missão (1985); A Revolução (1985); Absolute Beginners (1986); Atração Explosiva (1995); 9 1/2 Semanas de Amor 2 (1997); O Legionário (1998); Passagem para o Inferno (2000); Fuga Alucinada (2002); O Escocês Voador (2006); Código de Sangue (2009); O Turista (2010); Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011); RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos (2013); Titanium White (2017); Shakespeare's Heroes and Villains (2017); The Last Faust (2018) 

Voyo Goric 
















O Vingador de Arkansas (1964); O Vale da Morte (1968); Rambo II: A Missão (1985); Código Zebra (1987); Corrida Contra o Tempo (1987); Leão Branco, o Lutador sem Lei (1990); Alligator 2: A Mutação (1991); Soldado Universal (1992); Rebeldes de Aço (1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre