FENÔMENO POP
("o texto contém spoilers")
Cyrus
(Roger Hill), líder de uma das maiores prestigiadas gangues de Nova York, os
Gramercy Riffs, convoca todas as gangues para um conclave. Cada grupo
deverá comparecer sem armas e com apenas nove membros. Cleon (Dorsey Wright),
líder do grupo “The Warriors” (Guerreiros na dublagem), convoca seus
prediletos: Swan (Michael Beck), Ajax (James Remar), Snow (Brian Tyler),
Cochise (David Harris), Cowboy (Tom McKitterick), Rembrandt (Marcelino Sánchez)
, Vermin (Terry Michos) e Fox (Thomas G Waites). O grupo sai de Coney Island
(sul de Manhattan) até o Bronx. Chegando ao local, ouvem o discurso de Cyrus,
no Pelham Bay Park, que explica que uma trégua e a união de todas as gangues,
resultaria na tomada da cidade de Nova York, pois seriam 60.000 membros contra
20.000 oficiais das forças policiais. Em meio a explanação, Cyrus é
alvejado e morto por Luther, líder da gangue Rogues. Estes, imediatamente,
colocam a culpa nos Guerreiros, mas a chegada da polícia dissipa o movimento e
todos que estão no local fogem. Cleon acaba sendo morto pelo Riffs, enquanto o
restante continua sua fuga da polícia sem saberem que foram acusados do
homicídio. Logo a informação começa a ser divulgada através de D.J (Lynne
Thipen), uma locutora de rádio (que nunca aparece, somente seus lábios)
que convoca todos que puderem a capturarem os
“Guerreiros”, enquanto Luther e sua gangue tentam interceptá-los e evitar
que alguma pista surja contra os verdadeiros culpados. Ao longo do
caminho, o grupo enfrentará outras gangues e perceberá que a única chance de
permanecerem vivos para provarem sua inocência é chegar de volta a Coney
Island.
Warriors
tornou-se ao longo dos anos um fenômeno pop, cultuado por gerações e que
inclusive virou jogo, em 2005, pela empresa Rockstar Games. Esse talvez seja um dos filmes mais difíceis de explicar o porquê de tanto
sucesso. Por isso vamos tentar dissecar alguns aspectos que o tornaram tão
famoso e idolatrado.
O confronto das gangues são um dos pontos altos da trama. Os “Guerreiros”
enfrentam primeiro os “Turnbull AC’s” uma gangue de Gunhill, no Bronx que se
desloca em um tipo de ônibus escolar transformado, com diretos a artefatos como
correntes, porretes e tacos de beisebol. A ideia é chegar até estação de trem
de mesmo nome. O segundo confronto ocorre contra os “Orphans”, uma gangue
de Tremont que não foi convidada para a o encontro por ser considerada sem
expressão. Os Guerreiros tem de atravessar seu território, mas o seu líder é
levado a se opor. Aqui surge a figura de Mercy (Deborah Van Valkenburgh de "Ruas de Fogo") que passará a
acompanhar o grupo. O terceiro enfrentamento se dá contra os “Baseball Furies”,
talvez a gangue mais cultuada pelos espectadores depois dos protagonistas. Os
Baseball são uma gangue de caras pintadas, em roupas de jogadores de baseball,
sendo suas armas os tacos. Sem nenhuma fala do grupo no filme é a parte
que tem um dos melhores confrontos com Swan, Ajax, Cowboy e Snow. O quinto
encontro ocorre com “The Lizzies”, um grupo de mulheres que convida Cochise,
Vermin e Rembrandt na estação Union Square em Manhattan a se “divertirem”. O
trio (houve uma separação que não vou revelar para não estragar) verá que nem
tudo são flores. O sexto grupo que aparece na trama são os “Punks”, um grupo de
Bowery, Manhattan, que se deslocam em patins e cujas armas são canivetes,
tacos, nunchakus e punhos. Os integrantes remanescentes do grupo de
Cochise e Ajax terão um ótimo momento, com boas cenas de ação. Até o derradeiro
encontro com os Rougues que os querem mortos e os “Gramercy Riffs” que procuram
justiça a todo custo. Essa pluralidade de situações e personagens já torna o
filme interessante, mas o seu sucesso não é apenas pancadaria.
Em
sua terceira direção, Walter Hill de filmes como: Lutador de Rua (1975); 48
Horas (1982); Ruas de Fogo (1984) ; Inferno Vermelho (1988) já mostrava como
tratava seus filmes: boas doses de ação com uma estética de primeira linha.
Seus personagens têm personalidade. Mesmo quando não falam tem participação na
trama, ou seja, não tem ninguém “passeando” no filme. Todos têm sua função em
maior ou menor escala, contribuindo para a ação. Alguns críticos reclamaram do
uso de câmera lenta em determinados momentos, mas estas contribuíram de forma
positiva para as cenas, inclusive com a câmera em um ponto de vista diferente
do usual. Lembrou-me (sem querer fazer comparações aos diretores), o filme Comboio (1978) de Sam Peckinpah que
também utilizou muito bem esses recursos (Não por acaso Hill já foi considerado
com um dos herdeiros de Peckinpah). Hoje, devido ao tempo que se passou, não
chama mais a atenção, mas na época foi uma ótima idéia. Em 2005 a Paramount
Home Video lançou Ultimate Director's Cut, a versão definitiva do diretor, com
uma nova introdução e cenas em formato de quadrinhos
O elenco foi
pinçado de atores desconhecidos, apenas Michael Beck (Swan) tinha feito um
filme independente em Israel com Sigourney Weaver. Ele conseguiu o papel em
“Warriors” e ela em “Alien” (cujo produtor foi Hill) após Walter tê-los
assistido. James Remar (Ajax) foi escolhido por sua forte interpretação nos testes.
David Patrick Kelly foi visto em uma peça. Ele, a princípio, pensou que seria
um dos guerreiros, mas a ideia de Hill sempre foi tê-lo como vilão. Sua famosa
frase “ Warriors ... come out to play” com suas garrafas presas entre os dedos,
foi feito de improviso pelo ator, após Hill não acreditar na cena do roteiro.
Fox (Thomas G Waites) não apareceu nos créditos do filme e sua morte ocorreu de
forma violenta. Na verdade, foi interpretado por um dublê já que o ator teve
desavenças com Hill e abandonou o filme, arrependendo-se anos depois. Waites
não tinha ideia da força que o filme conquistaria, já que o estúdio tratava a
produção como de baixo orçamento. Deborah Van Valkenburgh (Mercy) seria o par
de Fox que seria o líder. Com sua saída, o papel passou para Michael Beck,
apresentando a química que Hill desejava. Mercedes Ruehl, que faz a policial no
parque, ganhou o Oscar de atriz coadjuvante por “O Pescador de Ilusões” de
1991. Deste elenco de desconhecidos à época, Michael Beck afundou em Xanadu e
Reimar conseguiu trilhar uma boa carreira.
A vestimenta foi um caso à parte. Hill entregou à duas especialistas (Bobbie Mannix e Mary Ellen Winston) a concepção do visual e o que veio foi uma mistura de personagens, com visual heterogêneo, mas que trouxe a individualidade necessária a eles, permitindo que todos se lembrem de cada personagem.
O
roteiro pensado por Hill seria de faroeste, mas os Estúdios queriam um filme
para a juventude. O escritor Sol Yurick atuou na polícia de Nova York, nos anos
50, na área de assistência social de casos relativos a participações de
gangues. Yurick alega ter levado três semanas para escrever o livro em
1965, cuja referência era a história grega de Anabasis (O livro parece não ter
sido lançado no Brasil, mas em Portugal existe como : ANÁBASE - A
Expedição dos Dez Mil. (A tradução para Anábase é "caminho para o
interior"). Na concepção da história de Hill não haveriam personagens
brancos, mas os estúdios perceberam que esta formação, assim como a omissão dos
fatos pesados narrados no livro, funcionariam melhor comercialmente. Anábase
narra a retirada dos dez mil gregos da cidade de Xenofon, um percurso da
Mesopotâmia ao Mar Negro. Foram vistas também influências do clássico “Laranja
Mecânica” de Stanley Kubrick e “Amor Sublime Amor”. O escritor Sol Yurick
ainda teria ido a imprensa e relatado não haver relação entre o seu livro e o
filme.
Warriors
teve problemas em sua distribuição, pois tão logo de seu lançamento nos EUA
houve confronto de gangues, depredação e mortes. O filme foi acusado
incitar três assassinatos: um em Boston e dois em cinemas da Califórnia.
As propagandas do rádio e TV foram retiradas. Os cinemas contrataram seguranças
para garantirem a exibição e a Paramount ofereceu valores compensatórios aos cinemas
que tivessem seus espaços depredados. No Brasil o Jornal do Brasil, de 27 de
agosto de 1996, em um artigo sobre o filme, cita a derrocada do Cinema Ricamar,
em Copacabana, ao quebra-quebra ocorrido em uma sessão à meia noite do filme.
Apesar de todos os incidentes já narrados, se formos observar mais
criticamente, o filme fica bem abaixo da violência já da época. E se tinha seus
detratores, tinha seus admiradores. Ronald Regan chegou a conversar com Michael
Beck e elogiá-lo sobre sua performance, revelando ser um fã do filme.
Hill
certa vez, numa entrevista, atribuiu o sucesso do filme ao fato de que foi a
primeira vez que personagens de gangues não foram vistos como um problema ou
distúrbio social. A maioria mostrava estas produções em estilo de
denúncia e qual seria o modo de lidar ou acabar com esses grupos. Hill
mostrou-os inseridos em contexto e procurou não fazer julgamentos. A ideia
central não era se iam ou não para a escola, mas como sobreviveriam no ambiente
hostil do filme.
Essa fantasia sobre a violência, mesmo que carente de realismo (mas em nenhum
momento apelativa), caiu como uma luva numa geração que ansiava por algo novo.
E “Warriors” trouxe isso. Os críticos fizeram análises ruins sobre o filme,
baseado em suas crenças e valores ou porque não compreendiam o gosto daquela
geração que elegeria os Rambos e Rockys como seus símbolos de filmes de
sucesso. Esse filme de gangues, mas tão distante do universo deles, deu a Hill
uma concepção bem diferente do que seria nas mãos de outro diretor. O filme só
possui uma arma de fogo, todo o restante é resolvido com armas brancas ou nos
punhos. O interessante foi que, anos depois, uma nova geração de críticos
saudou o filme como um dos grandes momentos da carreira do diretor. Talvez isso
se deva ao fato de que muitas vezes uma produção precisa de tempo para ser
compreendida. Se verificarmos, no Brasil, Guerra nas Estrelas e Caçadores da
Arca Perdida, hoje filmes de indiscutível qualidade, foram recebidos como meras
produções (claro que exibições posteriores na Tv e o advento do VHS
impulsionaram sua divulgação). Saber antecipar o que o publico gostará,
com a análise técnica do momento, é algo das mais difíceis.
Warriors
não é um filme com grandes diálogos ou uma história épica. É, na verdade, e
esse talvez seja seu maior mérito, ser um filme simples e direto. Diálogos
simples, vilões memoráveis com poucas falas, nove heróis, ao contrário do herói
solitário, ângulos de câmeras criativos (como a cena do banheiro), uso de
câmera lenta no momento certo, lutas muito bem coreografadas, porém sem nenhum
super-ultra-expert em artes marciais. Outra ideia que vingou foi não ter
posicionado o período da ação, colocando-a no futuro, permitindo que o filme
não alcançasse, com o passar dos anos, um período estabelecido. Hill
transformou um filme, que deveria ser como tantos outros, em um verdadeiro
objeto de culto e inesquecível para muitos.
Curiosidades:
A música "Beat it" de Michael Jackson parece uma alusão ao filme, inclusive um dos principais, ao lado de Michael, usa óculos escuros como os de Gramercy.
A música "Beat it" de Michael Jackson parece uma alusão ao filme, inclusive um dos principais, ao lado de Michael, usa óculos escuros como os de Gramercy.
Dennis Gregory como Masai, líder dos Gramercy, faleceu em 1993 devido a uma pneumonia
Jery Hewitt (1949–2020) e Konrad Sheehan (ver filmografia abaixo) continuaram a carreira atuando como dublês
Lynne Thigpen (D.J) faleceu em 2003 de hemorragia cerebral aos 54 anos.
Marcelino
Sánchez (Rembrandt) faleceu em 1986 de AIDS aos 28 anos
Tom
McKitterick abandonou a carreira após The Warriors e foi trabalhar na área
jornalística
Em
uma cena Swan esbofeteia Mercy. Esta cena custou a ida da atriz Deborah Van
Valkenburgh ao hospital
Deborah Van Valkenburgh, numa cena de corrida no metrô, com o dublê de Michael Beck, sofreu uma queda e fraturou o pulso, obrigando o diretor a lhe colocar uma jaqueta para ocultar a lesão
A ideia era que Swan fosse sequestrado por uma gangue chamada the Dingos, escapando e juntando-se ao grupo no final
O personagem Vermin também morreria nas mãos das Lizzies, no roteiro original. Terry Michos ficou com o papel após o ator Tony Danza, preferido de Hill, ter aceitado o papel em "Taxi"
Cochise originalmente morreria contra os Baseball Furies
A
inspiração para o Baseball Furies veio da paixão de Hill pelo esporte e por um
dos seus grupos favoritos, Kiss
Kevin
Bacon teria um papel que acabou não ocorrendo como membro da gangue The Dingos
Tony Scott, irmão de Riddley Scott, de filmes como iria fazer uma refilmagem, porém suicidou-se em 2012. Tony foi diretor de filmes como Top Gun: Ases Indomáveis, Um Tira da Pesada II, Dias de Trovão, Maré Vermelha e O Sequestro do Metrô 123
Hill conseguiu Orson Welles para fazer uma narração no início do filme, mas a ideia foi recusada pelos estúdios
Os
Warriors teriam 120 membros
Artistas que viriam a ficar famosos aparecem como extras ou em papéis pequenos: Sonny Landham (que fez o índio em O Predador) como o policial da estação e Steve James (1952-1993) da franquia "Guerreiro Americano" (com Michael Dudikoff) era um dos Baseball Furies
Site de entrevistas com o diretor e elenco (em
inglês):
http://www.thefader.com/2005/10/03/new-york-mythology/
Trailer do filme:
Por onde andam os atores:
A música In the City –
Joe Walsh
Curta de 2015 onde parte do elenco reaparece com a vestimenta dos
Guerreiros fazendo o percurso do filme : "Last Subway Ride Home"
Warriors - Os Selvagens da Noite (1979); Xanadu (1980); Blindado Mortal (1982);
O Triunfo de Um Homem Chamado Cavalo (1983); O Último Ninja (1983); Um Frio
Corpo Sem Alma (1985); Blackout (1985).
James Remar:
James Remar:
Warriors -
Os Selvagens da Noite (1979); Parceiros da Noite (1980); Cavalgada dos
Proscritos (1980); Dois Tiras Meio Suspeitos (1982); A Tribo da Caverna do Urso
(1986); Quadrilha da Mão (1986); De Médico e Louco Todo Mundo Tem um Pouco
(1989); Drugstore Cowboy (1989); Contos da Escuridão (1990); Caninos Brancos (1991); Aliança Mortal (1991);
Blink - Num Piscar de Olhos (1994); O Fantasma (1996); Mortal Kombat - A
Aniquilação (1997); K-Pax - O Caminho da Luz (2001); Mais velozes, Mais
Furiosos (2003); Duplex (2003); O Atirador (2007); Alma Perdida (2009);
Red: Aposentados e Perigosos (2010); X-Men: Primeira Classe (2011); Django Livre (2012); Amaldiçoado (2013); Dexter (seriado 2006 -2013); Avatar: A Lenda de Korra (seriado 2013 -2014); A Enviada do Mal (2015); Papa (2015); Homens de Coragem (2016); Amor Não Tem Preço (2017); O Caminho (seriado 2017 -2018); Era Uma Vez Em... Hollywood (2019); Cálculo Mortal (2020); Raio Negro (seriado 2018 -2019)
David Patrick Kelly:
Warriors - Os Selvagens da Noite (1979); 48 Horas (1982); A Morte nos Sonhos (1984); Comando Para Matar (1985); Rodas do
Terror (1987); Coração Selvagem (1990); As Aventuras de Ford Fairlane (1990);
Malcolm X (1992); O Corvo (1994); O Último Matador (1996); Um Adolescente em
Apuros (1997) ; A Conquista da Honra (2006); De Volta ao Jogo (2014).
Deborah Van Valkenburgh
Warriors - Os Selvagens da Noite (1979); Ruas de Fogo (1984); Síndrome do Mal (1987); Road to Hell / Ruas de Fogo 2 ( 2012); Teia de Mentiras (2013). Helstrom (seriado 2020)
David Harris
Judge Horton and the Scottsboro Boys (1976); Warriors - Os Selvagens da Noite
(1979); Attica: A Rebelião Sangrenta (1980); Brubaker (1980); Marcados
pela Guerra (1984); A História de um Soldado (1984); O Prêmio do
Assassino (1985); Quicksilver: O Prazer de Ganhar (1986); Brincando com
Fogo (1986); Beleza Fatal (1987); Cidade Terminal (1988); Escorpião
Negro II (1996); James White (2015); His Dying Wish (2016)
Brian Tyler
Warriors - Os Selvagens da Noite (1979); Vamp Bikers (2013); Vamp Bikers Dos (2015)
Paul Greco (1955–2008)
Warriors - Os Selvagens da Noite (1979); Amigos para Sempre (1981); Broadway Danny Rose (1984); Crocodilo Dundee (1086); A Última Tentação de Cristo (1988); Marcados Pelo Ódio (1989); Minha Filha Quer Casar (1991); O Pentelho (1996); O Milagre de Berna (2003)
Mercedes Ruehl
Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976); Warriors - Os Selvagens da Noite (1979); Amigos para Sempre (1981); A Difícil Arte de Amar (1986); Malícia (1986); A Era do Rádio (1987); Nunca te Vi, Sempre te Amei (1987); O Segredo do Meu Sucesso (1987); Quero ser Grande (1988); De Caso com a Máfia (1988) Crazy People: Muito Doidos (1990); Um sem Juízo, Outro sem Razão (1991); O Pescador de Ilusões (1991); O Último Grande Herói (1993); A Casa Mágica (2002); Power (seriado 2017 -2018); As Golpistas (2019)
Jery Hewitt (1949–2020)
Warriors - Os Selvagens da Noite (1979); A Gangue da Pesada (1979); Lobos (1981); Tempestade (1982); O Negócio é Sobreviver (1983); A Coisa (1985); Jogo Bruto (1986); Vingança Tardia (1987); Ajuste Final (1990); Malcolm X (1992); Fique Rico ou Morra Tentando (2005)
Konrad Sheehan
Warriors - Os Selvagens da Noite (1979); A Gangue da Pesada (1979); Brubaker (1980)
Thomas G. Waites
Warriors - Os Selvagens da Noite (1979); Justiça para Todos (1979); O Enigma de Outro Mundo (1982); A Tribo da Caverna do Urso (1986); Kojak: Flowers for Matty (1990); Assalto Sobre Trilhos (1995); Sabotagem em Alpha-4 (1996); Procurado (1997); Vidas Ocultas (1999); Oz (seriado 2001 -2003); The Savant (2019); 6:45 (2021)
Terry Michos
Warriors - Os Selvagens da Noite (1979); Violência na Cidade (1980); The Tragedy of Romeo and Juliet (1982); Shout for Joy (1983)
Sonny Landham (1941–2017)
Sylvia (1977); Warriors - Os Selvagens da Noite (1979); Glória (1980); O Confronto Final (1981); Poltergeist: O Fenômeno (1982); 48 Horas (1982); Os Doze Condenados: A Próxima Missão (1985); Os Aventureiros do Fogo (1986); O Predador (1987); Ação Total (1988); Condenação Brutal (1989); Operação Kickbox 2 - Vencer ou Vencer (1993); Fatal Choice (1995); Carnival of Wolves (1996); Mental Scars (2009)
Walter Hill (diretor):
Lutador de Rua (1975); Warriors - Os Selvagens da Noite (1979); Cavalgada dos Proscritos (1980); O Confronto Final (1981); 48 Horas (1982); Ruas de Fogo (1984); A Encruzilhada (1986); Inferno Vermelho (1988); 48 Horas - Parte 2 (1990); Gerônimo - Uma Lenda Americana (1993); O Último Matador (1996); O Imbatível (2002).
Boa noite. Uma história simples, tensão, correrias e pancadaria em profusão tornaram esse despretencioso filme um cult. Acredito que a grande sacada de escalar atores desconhecidos foi eficiente tratando, desse modo, de colocar todas as gangues no mesmo patamar. Os diálogos realmente são pobres e, por vezes, até pueris como a cena em que Rembrandt encara seu líder e pergunta o porquê de não estar chovendo ou, quando Snow indaga se a trégua ainda está de pé, que até é um questionamento pertinente, mas que no contexto da cena ninguém teria condições de responder. O acabamento de algumas cenas também ficaram prejudicadas pelo baixo orçamento. Embora seja madrugada, não se vê carros em movimento, com exceção das viaturas e da "banheira" dos Rogues. Quanto às atuações, Cyrus Hill foi muito bem como o líder dos Gramercy Riffs, fazendo um monólogo poderoso, Deborah Van Valkenburgh interpreta uma jovem provocadora e boca suja, onde a maior preocupação é a sobrevivência. James Remar está ótimo como o nervoso e rebelde Ajax e David Patrick Kelly convence como o insano Luther, nada que mereça um Oscar mas o filme não exigia isso. Por outro lado, o trintão Michael Beck exercia uma interpretação insípida fazendo a cara de um "quase-adolescente-que-não-aceita-ser-contrariado". Os demais membros cumprem sua participação de modo sóbrio e correto. Bom filme, final satisfatório tendo o mar como plano de fundo e com um belo sol nascente agindo como uma espécie de luz após uma noite de trevas, perdas e incertezas pelas quais Os Guerreiros passaram. Grande abraço, Luis.
ResponderExcluirBom dia Janerson.
ExcluirMuito boas as suas considerações a respeito da obra. Sem dúvida Warriors não é um filme para Oscar e sua força reside muito nas interpretações e na direção de Walter Hill, que estava com plena força na carreira. Inclusive Hill é um dos produtores da franquia Alien e vem atuando mais nesse segmento. Seu comentário sobre os carros foi certeiro, assim como a breve descrição de alguns personagens. O final na praia com a música "In the city" surgindo foi uma ideia bem inspirada. Obrigado por mais esses comentários que sempre agregam valor à análise. Um grande abraço.
só fui conhecer esse maravilhoso clássico cult agora, mas antes tarde do que nunca, não é?
ResponderExcluirexcelente texto, cheio de informações e análises elaboradas. parabéns!
Boa noite Brauns.
ResponderExcluirEsse é realmente um clássico cult como você bem mencionou e um filme que assisti de tempo em tempos durante esses anos. Muito obrigado por deixar o comentário e que bom que o texto agradou. Seja bem-vindo e volte sempre. Um grande abraço.
Boa noite!
ResponderExcluirTô triste de ver no comentário spoilers sobre o filme.Vim ver uma análise antes de assistir ao filme,agora constatei que vou preferir assistir ao filme primeiro ou não ver os comentários.😏
Sou Fabiana do comentário acima sem nome.
ResponderExcluirOi Fabiana.
ResponderExcluirAlguns filmes antigos aqui criticados acabam, inevitavelmente, sofrendo uma análise mais profunda, visto que a maioria assistiu ao filme e procura um texto com informações que não sejam básicas.
Diante de sua observação, que pode ser a de muitas pessoas que leem as postagens, colocarei a informação que às vezes agrego abaixo do título: "o texto contém spoilers". As vezes, na correria, a gente esquece e não mais repara nesse grande detalhe. Obrigado pelo comentário, que ajudará as pessoas que ainda não viram ao filme e não gostam de spoilers. Um grande abraço.
Bom dia!
ResponderExcluirPor isso que gosto do seu blog,porque nos passa informações muito detalhadas sobre os filmes.Vc tá de parabéns.Mas o que pegou mesmo,foi o rapaz contar sobre o final do filme.Pode me falar sobre o início,sobre a história parcial do filme,mas não me conta sobre o final porque realmente me tira a vontade de assistir ao filme.
Abraço.
Fabiana.
Bom dia Fabiana.
ResponderExcluirO comentário em si, sobre o final do filme, foi feito de um modo sutil, até porque ele não revelou o que eles passaram para chegar até ali, quem chegará e como saíram dessa situação. Ou seja, Warriors é um filme muito movimentado, na qual os protagonistas terão de voltar para a casa e não sabemos se são e salvos. As vezes gostamos tanto de um filme (particularmente sempre gostei muito deste) que desejamos fazer comentários mais abrangentes e acaba escapando um ou outro spoiler. Apesar de tudo ainda recomendo que assista até porque não são mais feitos filmes como este. Obrigado por deixar suas considerações que são sempre importantes. Um grande abraço e volte sempre.