sexta-feira, 9 de novembro de 2018

RAMBO - PROGRAMADO PARA MATAR / FIRST BLOOD (1982) - ESTADOS UNIDOS





PÁRIA DO VIETNÃ

John Rambo (Stallone) é um ex-combatente da Guerra do Vietnã (1955 - 1975). Ele chega a uma cidade (fictícia) de Hope, Washington atrás de um amigo que servira com ele, apenas para descobrir que este falecera de câncer.  Em sua caminhada sem direção é abordado, na entrada da cidade, pelo delegado William Teasle (Brian Dennehy) que resolve conduzi-lo direto para fora de sua  cidade por considerar pessoas como Rambo desordeiros e vagabundos. Só que Rambo resiste em abdicar do seu direito de ir e vir, sendo preso. Na delegacia sofre maus tratos de oficiais que trazem à tona seu Stress Pós Traumático.  O ex-boina verde consegue fugir e Teasle coloca todo o seu contingente numa caçada sem tréguas. Até que surge o Coronel Trautman (Richard Creena) que informa estarem enfrentando um herói de guerra, treinado por ele,  condecorado, uma verdadeira máquina de guerra que dizimará a todos que estiverem em seu encalço.


Nessa primeira versão não há a menção no título de "Rambo" e sim "First Blood", uma expressão que significa "o primeiro a derramar sangue" e isso fica bem explícito, pois Rambo não é o primeiro a iniciar o conflito ou a guerra particular que se sucederá. Outra menção é quando recebe a notícia da esposa  de seu amigo de que " aquela coisa laranja ... o matou". Uma referência ao famoso "Agente Laranja", um herbicida usado para desfolhar e remover as coberturas dos esconderijos dos soldados inimigos (arma química ???!!!).  Só que o agente químico, jogado pelos aviões, afetou também os soldados americanos em solo, além de causar danos ao meio ambiente e aos habitantes locais, de forma gravíssima, por décadas.


Baseado no romance de David Morell, "First Blood" teve um longo percurso até cair nas mãos de Stallone.  Tendo os direitos adquiridos pela Columbia Pictures, o projeto foi comprado pela  Warner Bros por 125 mil dólares e ficou décadas mudando de mãos: Martin Ritt dirigindo, Paul Newman como Rambo e Robert Mitchum como o xerife foram pensados de início; Sydney Pollack considerou fazer o filme no final de 1974 (os EUA estiveram na guerra entre 1965 e 1973), com Steve McQueen como Rambo e Burt Lancaster como o xerife.  Em 1975, Al Pacino foi considerado, mas declinou por querer um Rambo "mais louco" (seria algo como "Scarface"?).
Em 1977, o produtor William Sackheim se envolveu e escreveu um roteiro com Michael Kozoll. Sackheim queria fazer o filme com John Badham dirigindo, tendo John Travolta como Rambo, George C. Scott como Trautman e Gene Hackman ou Charles Durning como o xerife. Sackheim desistiu por não conseguir o financiamento. Mike Nichols também estava interessado em dirigir e queria Dustin Hoffman (que achou muito violento). Os estúdios queriam  Kris Kristofferson para Rambo, Gene Hackman como Teasle e Lee Marvin como coronel Trautman e Sam Peckinpah, que dirigira Kristofferson em Comboio, na direção. Nada feito.
O produtor Richard Brooks ligou-se ao projeto. Brooks passou um ano no projeto, pesquisando e escrevendo um roteiro de 115 páginas. Queria Lee Marvin ou Burt Lancaster para interpretar o xerife, e Bette Davis para interpretar uma psiquiatra que lida com Rambo . Depois cogitaram-se diversos outros atores para o papel primcipal: Jeff Bridges, Robert De Niro, Michael Douglas, Nick Nolte, Ryan O'Neal e Brad Davis. James Garner não se interessou (veterano de guerra enfrentado policiais?). Terence Hill revelou em entrevista ter sido sondado (mas considerou muito violento). Até Chuck Norris aparece na lista ao dizer que também fora sondado.


Depois de muito se cogitar, o filme cairia nas mãos do diretor canadense Ted Kotcheff (De Volta Para o Inferno), tendo Stallone como protagonista e Richard Crenna entrando em cima do laço, após a desistência de Kirk Douglas. Se no livro (muito diferente do filme) há 18 mortes, aqui ocorre apenas uma. Após as filmagens, com quase 3 horas e meia de duração, Stallone quis até comprar o filme e evitar assim seu lançamento, pois o resultado o teria desagradado profundamente. Uma edição enxuta, cortando longos trechos, transformou um drama sobre o tratamento a ex-combatentes em um êxito comercial e em uma franquia milionária.  A reflexão e a denúncia sumiriam e a mensagem belicista surgiria com toda força em seu filme seguinte: "Rambo II: A missão", na qual o protagonista ganharia nas telas a guerra que os EUA perderam na vida real. Era o surgimento da "Rambomania" e, ao lado de "Rocky", outro personagem icônico de Stallone, com direito a desenho animado (1986) e concurso de "Rambo Brasileiro" (1988), transmitido pelo SBT.


Há várias diferenças entre o roteiro e filme, inclusive em seu final: No livro Trautman (como Capitão) mata Rambo (que nem se lembra bem dele); no filme cogitou-se tal hipótese, mas porque destruir um personagem que ficou muito interessante, criar um anti-climax e matar uma continuação ? Há até o final alternativo em que Rambo comete suicídio (seria o suicídio do personagem e da franquia).


Rambo foi um filme bem feito. Ainda que muitos torçam o nariz para o soldado indestrutível dos filmes posteriores, que envia uma mensagem de ufanismo, este primeiro exemplar é muito bem filmado e atuação de Stallone caiu como uma luva no personagem (será que os outros acima teriam feito melhor?) desajustado e violento. Um filme  honesto, com roteiro, direção e atores na medida. Não é o melhor do gênero, pode não ser o melhor da franquia para alguns, mas cumpre o que promete: prende o espectador até o final.


Trailer:





Curiosidades:
Sylvester Stallone acidentalmente quebrou o nariz de Alf Humphreys (Lester) durante a cena de fuga da cadeia ao dar uma cotovelada no rosto do ator, por isso que ele é visto usando um curativo durante todo o resto do filme. Coincidentemente, isso é o que Rambo faz a um policial, no livro, durante a mesma cena.

Um enredo que estava presente no romance, mas ausente do filme foi a principal razão por trás do ressentimento e desprezo de Teasle em relação a Rambo: Rambo era um veterano da Guerra do Vietnã, que ganhou muita atenção, enquanto Teasle era um veterano da Guerra da Coréia; uma guerra que a maioria das pessoas tinha esquecido completamente naquele momento.

Quando se acredita que Rambo tenha sido morto no ataque pelos Guardas Nacionais, Teasle retorna ao seu escritório. Atrás dele, você pode ver claramente uma vitrine que exibe três medalhas. As três medalhas, da direita para a esquerda, são: a Estrela de Prata, o Coração Púrpura e as Medalhas Cruzadas de Serviço Distinto do Exército. Isso indica que Teasle era um herói da Guerra da Coréia altamente condecorado, já que tanto a Estrela de Prata quanto o ADSC são premiados por bravura e bravura extrema em combate inimigo. O subtexto do livro foi uma batalha de diferentes táticas de guerra, isso é subestimado no filme.

Depois de mostrar aos compradores uma edição de 40 minutos do filme, os direitos internacionais foram vendidos em cinco minutos.

Havia 26 rascunhos do roteiro, antes de Sylvester Stallone escrever o roteiro final.

Uma cena foi filmada, mas nunca usada onde Rambo, na caverna após despachar Teasle e seus homens, tem outro flashback: ele e seus amigos estão em um bar no Vietnã, sendo entretidos pelas mulheres locais. Rambo leva uma para um quarto dos fundos e fazem amor. A cena então brilha até o presente e Rambo começa a chorar.

Com exceção do líder da Guarda Nacional, o tenente Clinton Morgen (Patrick Stack), todos os outros guardas que perseguem Rambo na mina são chamados pelos mesmos nomes que os atores que os retratam.

O nome "Rambo" veio de uma variedade de maçãs do mesmo nome.

O prolongado tempo de produção o afastou das filmagens de "Rocky III: O Desafio Supremo" (1982).

Algum tempo depois de terem feito First Blood (1982), Sylvester Stallone e o diretor Ted Kotcheff estavam envolvidos em outro projeto intitulado "The Base". Foi baseado no roteiro de David Webb Peoples, escrito por volta de 1983. Assim que Stallone deixou o projeto, o script  ficou entre vários estúdios nos15 anos seguintes, até que foi finalmente reescrito e transformado em "O Soldado do Futuro" (1998), estrelado por Kurt Russell.

Foi estimado que havia dezoito versões do roteiro. Um escritor que recusou o trabalho foi John Milius (Conan - O Bárbaro), que foi sondado no final dos anos 1970.

O primeiro nome "John" foi dado ao personagem de  Stallone para o filme. No livro, o personagem é conhecido apenas como Rambo

O filme "Recoil" (2011) , estrelado por Steve Austin, acontece na mesma cidade fictícia de Hope, Washington

A ponte do lado de fora da cidade, é a mesma ponte em destaque no "Não Somos Anjos" - "We No Angels" (1989).

O filme é ambientado em dezembro de 1981.

John Rambo também é o nome de um atleta americano que ganhou uma medalha de bronze em salto alto nos Jogos Olímpicos de Verão de 1964.

Em "Rambo" (2008) é mostrado Rambo e Delmar Berry escapando do campo de prisioneiros no Vietnã, local onde Rambo foi torturado (no flashback).

O xerife Will Teasle e sua aparência barriguda com caracterização agressiva e sua posição como policial é semelhante ao personagem cômico de "Batman" Harvey Bullock. Como Teasle por detestar Rambo por ser um veterano do Vietnã e por ser um errante para prendê-lo, Bullock detesta Batman por ser um vigilante e quer prendê-lo por isso.

Sylvester Stallone e os produtores queriam fazer de Rambo um personagem diferente no filme. Eles não queriam que ele fosse um assassino psicótico de sangue frio como estava no livro e decidiram fazer dele um homem que estava perdido e não sabia o que fazer com sua vida sendo uma vítima das circunstâncias.

Kirk Douglas foi originalmente escalado para interpretar o coronel Samuel Trautman. Por causa de questões de script (Kirk queria que Rambo morresse no final, como no romance), ele largou o filme e Richard Crenna foi escalado no último segundo


O destino de Teasle nunca foi conhecido após o tumulto de Hope. É seguramente assumido que ele estava vivo e não sucumbiu aos seus ferimentos no hospital. É especulado que tenha se afastado em desgraça pelo tratamento injusto a Rambo, o mau comportamento de seus subordinados e por sua disposição de transformar toda a questão em uma guerra local que arruinou a cidade apenas com o propósito de matar Rambo por vingança por Galt

Não está claro por que o piloto do helicóptero não disse nada sobre a tentativa de Galt contra a vida de Rambo. É muito provável que o piloto do helicóptero não tenha falado sobre isso porque Galt estava morto e o piloto do helicóptero não iria testemunhar contra ele no julgamento de Rambo.

Na estreia dos cinemas brasileiros, em junho de 1983, a censura foi de 18 anos. 

Na Tv brasilera foi exibido, primeiramente, pela TVS (atual SBT)


Cartazes:
























Arte de Drew Struzan














Final alternativo:



Música: 
It´s a Long Road - Dan Hill (Clip com cenas dos 4 filmes)






Trilha Sonora:




Promocional publicado na Revista Variety, na época,  com Kirk Douglas como Trautman




Filmografia Parcial:

Silvester Stallone












Os Lordes de Flatbush (1974); Corrida da Morte - Ano 2000 (1975); Cannonball - A Corrida do Século (1976); Rocky: Um Lutador (1976); F.I.S.T (1978); A Taberna do Inferno (1978); Rocky II: A Revanche (1979); Os Falcões da Noite (1981); Fuga Para a Vitória (1981); Rocky III: O Desafio Supremo (1982); Rambo - Programado Para Matar (1982); Os Embalos de Sábado Continuam (1983); Rambo II - A Missão (1985); Rocky IV (1985); Stallone Cobra (1986); Falcão - O Campeão dos Campeões (1987); Rambo III (1988); Condenação Brutal (1989); Tango e Cash - Os Vingadores (1989); Rocky V (1990); Risco Total (1993); O Demolidor (1993); O Especialista (1994); O Juiz (1995); Assassinos (1995); Daylight (1996); Cop Land: A Cidade dos Tiras (1997); D-Tox (2002); Pequenos Espiões 3-D: Game Over (2003); Rocky Balboa (2006); Rambo IV (2008); Os Mercenários (2010); Os Mercenários 2 (2012); Alvo Duplo (2012); Ajuste de Contas (2013); Rota de Fuga (2013); Os Mercenários 3 (2014); Creed: Nascido para Lutar (2015); Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017); Plano de Fuga 2: Hades (2018); Creed II (2018); Tough as They Come (2018); Plano de Fuga 3: Devil Station (2019)


Richard Crenna (1926–2003)
 

 











Folhas da Ilusão (1952); O Canhoneiro do Yang-Tsé (1966); Um Clarão nas Trevas (1967); A Crista do Diabo (1971) Um Homem Chamado Noon (1973); O Trem da Morte (1975); Cão do Diabo (1978); Travessia Selvagem (1979); O Navio Assassino (1980); Corpos Ardentes (1981); Rambo: Programado para Matar (1982); Jogo da Vida (1984); Rambo II: A Missão (1985); O Peso da Justiça (1986); O Alto Preço da Paixão (1986);  Maníacos Assassinos (1987); Rambo III (1988); A Outra Face do Crime (1988);  Leviathan (1989); Terror no Terminal 9 (1992); Top Gang 2! A Missão (1993); Jonathan Stone: Threat of Innocence (1994); Jade (1995); Sabrina (1995); 20.000 Léguas Submarinas (1997);  Cold Case (1997); O Foragido (1998); Caravana do Destino (2000); Depois do Atentado (2001)   

Brian Dennehy (1938-2020)

 










À Procura de Mr. Goodbar (1977); F.I.S.T. (1978); Golpe Sujo (1978); Mulher Nota 10 (1979); Skokie, A Volta da Suástica (1981);  Rambo - Programado Para Matar (1982); Os Lobos Nunca Choram (1983); Cocoon (1985); Silverado (1985); F/X - Assassinato sem Morte (1986); Perigosamente Juntos (1986); A Marca da Corrupção (1987); Cocoon II - O Regresso (1988); Acima de Qualquer Suspeita (1990); FX2 - Ilusão Fatal (1991); Em Plena Luz do Dia / O Dono Do Medo (1991); Gladiator - O Desafio (1992); Acima da Lei (1993); Assalto à 13ª Delegacia (2005); As Duas Faces da Lei (2008). 


David Caruso

 










Sem Aviso (1980); A Força do Destino (1982); Rambo: Programado para Matar (1982); Ladrão de Corações (1984); Irmãos Gêmeos (1988); Rei de Nova York (1990); Hudson Hawk, o Falcão Está à Solta (1991); Uma Mulher Para Dois (1993);  O Beijo da Morte (1995); Jade (1995); O Preço Da Ambição (1997); A Arte de um Crime (1998); Prova de Vida (2000); CSI: Miami (seriado 2002 a 2012)


Jack Starrett (1936–1989)
 

 












Os Demônios do Volante (1967); Nascidos para Perder (1967);  Trilha Sangrenta (1970); Banzé no Oeste (1974); Corrida com o Diabo (1975); A Rosa (1979);  Rambo: Programado para Matar (1982); O Rio do Desespero (1984); A Caçada (1988); Terror em Sutterville (1989); Sonhos de Horror (1989)


Fonte:

IMDB

2 comentários:

  1. Boa tarde, Luis. Legal ter nos apresentado alguns contratempos antes de rodar a gravação dessa fita. Lembro-me tanto da "Rockymania" como da "Rambomania" em minha adolescência, quando Stallone tinha o toque de midas. Colegas de escola foram em massa assistir o longa nos cinemas de minha cidade e todos eram unânimes em afirmar que se tratava de um filmão. Como dito em outra resenha, nunca fui fã de atores "brucutus", talvez pelas situações absurdas que os envolvem ou por venderem a imagem de indestrutíveis, mas quando passou na televisão resolvi ver e confesso que até me animei com os minutos iniciais o que me fez ir até o final. O que dizer? Um roteiro simples e direto para a ação de um (anti) herói frágil e ao mesmo tempo letal. Uma crítica subliminar mostrando um combatente que após retornar ao lar se torna esquecido, desrespeitado e rejeitado e Sylvester sendo Sylvester, ou seja, o cara das ações dos anos 80. Um filme de ação que dá bem para o gasto e onde faria um reparo pessoal apenas ao monólogo final que poderia ser suprimido. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Janerson.
      A saga Rambo apesar de ser dos anos 80 ainda cativa muitos. Stallone mudou muito o personagem a partir do primeiro filme que é um drama pós-guerra, para depois transformar como você bem disse em um herói indestrutível. Os anos 80 foram muitos férteis nessa área e atores para competirem nesse mercado não faltou. Houve aqueles que ainda estão por aí, alguns lançaram duas ou três produções e desapareceram e outros foram bem até a década de 90. Algumas dessas produções são até interessantes, outras o tempo jogou no ostracismo. Com a chegada do quinto filme da saga para o ano que vem, provavelmente, será o último. Não devemos esperar o mesmo Rambo, mas pode ser interessante. Resta aguardar. Um grande abraço e obrigado por esse e diversos outros comentários feitos em várias postagens por aqui.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre