quinta-feira, 23 de março de 2017

KERUAK, O EXTERMINADOR DE AÇO / VENDETTA FROM THE FUTURE HANDS OF STEEL (1986) - ITÁLIA




“O FUTURO NÃO É MAIS COMO ERA ANTIGAMENTE”**

Num futuro próximo, em que a poluição tomou conta do mundo, um carismático  reverendo ecológico luta contra as grandes corporações que poluem o planeta, em um ambiente cercado de gases tóxicos e chuvas ácidas. Um conglomerado internacional resolve liquidá-lo e envia Paco Queruak, um soldado ferido na América Central e reconstituído com 70 % do corpo  mecanicamente. Quando a missão não ocorre de acordo com o esperado, a corporação e o FBI vão em seu encalço.




Bom, o futuro próximo era o de 1997,  considerando que a produção era de 1986. O planeta aqueceu rapidamente. Um homem luta contra uma corporação que o quer ver morto. O filme apostou que o mundo já estaria tão evoluído em robótica que teríamos ciborgues ou androides caminhando por aí.



Rever filmes assim é algo bem legal. Primeiro para ver a visão errônea dos envolvidos, depois os plágios, ops, quero dizer, as homenagens ou referências. Temos a do clássico "O Exterminador do Futuro", na cena em que ele conserta o braço; "Blade Runner", na cena da chave de perna de uma androide. "O Homem  de Seis Milhões de Dólares" ou a "Mulher Biônica", quando os investigadores citam o termo “homem biônico”; os homens de capacete de "Fuga do Bronx" e até de "Shane": tem a mulher, os malvados e uma rápida aparição de um garotinho no ferro velho do senhor que vende o carro a Keruak. O lugar é árido como em "Mad Max" e tem até a ciborgue com os olhos vermelhos como os dos robôs de "O Aniquilador". Ou seja: uma salada de filmes já feitos. Essa mistura tornou o filme até interessante, na era do VHS, porque tinha um cartaz muito bem bolado, coisa comum em filmes de baixo orçamento da época e que pouco tinham em comum com o que se via na tela. Mais ou menos como ir a um fast food, pedir o alimento da fotografia e receber a constatação real do pedido (me lembrou a cena do filme Um Dia de Fúria)





Keruak é curioso até no nome. No Brasil levou esse título, mas o personagem é chamado de Queruak, inclusive  aparece o nome correto nos computadores dos investigadores. Ou alguém da distribuidora dormiu no filme ou resolveram que outro nome seria melhor. O filme leva o título internacional de “Hands of Steel”, mas é uma produção italiana, com o nome de “Vendetta dal Futuro”. Normalmente essas produções eram feitas na Itália (essa foi noticiada como rodada nos EUA, Arizona, e em estúdio na Itália) para baratear os custos e utilizavam também atores e técnicos  italianos com pseudônimos americanos. Não enganavam os americanos, por causa do sotaque, mas conseguia chegar por aqui enganando uma parte da mídia especializada (alguns atores italianos eram dublados para a língua inglesa).



Keruak não é uma obra prima, mas divertia na época e ainda diverte um pouco, dependendo do seu nível de exigência de qualidade. Paco é um ciborgue meio homem, meio máquina, programado para ser de eficiência máxima, mas algo dá errado e ele não cumpre sua missão (acho que os produtores de Soldado Universal gostaram também dessa ideia). Só que ele tem um “defeito” e falha. Claro que todos estarão atrás dele. Ele vai parar em uma espelunca, meio bar e motel e o roteiro começa a provar suas “qualidades”: ele pede um quarto e não tem dinheiro (chega à pé onde todo mundo chega de carro). Tudo bem, tem cara de ser um cara legal (na verdade não tem !) e ganha um serviço para pagar a moradia oferecida pela dona e solitária Linda (Janet Agren). O lugar tem uns competidores de braço de ferro, mas só Raul Morales (George Eastman) é quem se proclama o mais durão do lugar (e nem é o campeão !). Ele inferniza nosso herói que o derrota em uma simples disputa e o faz passar vergonha. Pronto, temos o segundo  cara mau da estória, o primeiro é o industrial que criou Paco, Francis Turner (John Saxon).





No elenco, o nome de peso da época era John Saxon, que ficou famoso no filme "Operação Dragão" ao lado da lenda Bruce Lee.  O ator se limita a aparecer em umas 5 cenas e, perto do fim, carrega um canhão laser de mão (e de plástico!).  Daniel Green apareceu em "O Amor é Cego" e ainda faz umas aparições em filmes. Aqui sua (falta de) expressão impressiona. É o mesmo rosto em todas as cenas (Ah sim, claro, ele é um ciborgue, mas até Schwarzenegger sabe fazer robô). Janet Agren  interrompeu sua carreira cinematográfica em 1991. Ela se limita a ajudar e se apaixonar pelo nosso herói.  O ator italiano George Eastman (ou Luigi Montefio) está engraçado como o caminhoneiro que perdeu a luta, a grana e a amada (que não lhe suportava por seu jeito brucutu, mais brucutu que o androide se isso é possível.). Hilário mesmo. Eastman escreveu, posteriormente, várias estórias e roteiros para mini séries italianas. Não atua desde 2004.A ciborgue loira que ataca keruak não tem o seu nome relacionado nos sites oficiais.




Keruak, ainda que tenha vindo oriundo do cinema, desapareceu junto com o VHS, aparecendo em parcas exibições na Tv aberta pelo SBT nos idos dos anos 90, voltando depois  ao ostracismo. Sobrevive atualmente de postagens no YouTube. É um passatempo descompromissado (com um final surpresa, mas não espere muita surpresa não) de uma época que boas estórias (mesmo pouco originais) sobrepunham os efeitos (toscos) e fazia a festa daquela geração carente de efeitos incríveis como os de hoje.

Trailer:





Curiosidades:

Claudio Simonetti é brasileiro, nascido italiano e compôs o tema instrumental. Foi efetivo colaborador de George Romero e também trabalhou em filmes de Dario Argento.

Sergio Martino (usando o pseudônimo de Martin Dolman) dirigiu Daniel Greene também em "Punhos de Exterminador" (1988). Martino é mais conhecido por ser diretor do filme "A Montanha dos Canibais" (1978) com Ursula Andress.

O ator Claudio Cassinelli, que fazia o personagem Peter Howell, faleceu durante as filmagens quando, em uma das cenas, o helicóptero bateu em uma ponte.

John Saxon, seguindo estritamente as regras do Screen Actors Guild, recusou-se a atuar em qualquer cena filmada na América (todas as suas cenas foram filmadas na Itália) porque este não era um filme sindicalizado. Ele credita a SAG por ter salvado sua vida, já que provavelmente ele estaria no helicóptero que caiu, tirando a vida de seu co-estrela Claudio Cassinelli; ele não violou nenhuma diretriz SAG desde então. Dois helicópteros Bell diferentes, mas com cores idênticas, foram usados ​​para as filmagens; a aeronave vista em close-up com o Saxon tem registro italiano, enquanto o que foi visto voando - o helicóptero envolvido no acidente fatal - tem registro americano.

A formação rochosa peculiar atrás de Paco quando ele sai de seu carro velho (antes de empurrá-lo do penhasco) é referida aos habitantes locais em Page, AZ como "Morro do Índio Morto" porque do Lago Powell parece um homem deitado com um cocar nas costas.

O Exterminador do Futuro (1984) foi a influência de Sergio Martino para o filme.

O filme teve vários títulos: “Hands of Steel”, “Fists of Steel”, “Vendetta From the Future” e “Atomic Cyborg”


John Saxon em Operação Dragão













Daniel Greene em Elvira: A Rainha das Trevas











Cartazes: 





Filmografia Parcial:
Daniel Greene 









Keruak, O Exterminador de Aço (1986); Comando de Resgate (1988); Punhos de Exterminador (1988); Arthur 2, o Milionário Arruinado (1988); Elvira: A Rainha das Trevas (1988); No Limite da Loucura (1996);  Eu, Eu Mesmo e Irene (2000); O Amor É Cego (2001); Ligado em Você (2003); Amor em Jogo (2005); Genghis Khan: The Story of a Lifetime (2010); Passe Livre (2011); Debi & Lóide 2 (2014).

Janet Agren










Diário de um Gângster (1972);  Meu Nome é Providence - Caçador de Recompensas (1972); A Mais Bela Noite da Minha Vida (1972); La polizia interviene: ordine di uccidere! (1975); A Caverna dos Tubarões (1978); Crime Perfeito (1978); Perseguição Mortal (1978); Maria - Nur die Nacht war ihr Zeuge (1980); Pavor na Cidade dos Zumbis (1980); Pânico (1982); Guerreiros de Fogo (1985); Keruak, O Exterminador de Aço (1986); Aladdin (1986); O Rato Humano (1988); Forever (1991)

George Eastman










Django Atira Primeiro (1966) ; Meu Nome é Pecos (1966); Django Mata em Silêncio (1967); Viva Django! (1968); Assassinos de Aluguel (1968); Os 5 Condenados (1969);  Satyricon de Fellini (1969);  A Colina dos Homens Maus (1969); Chaco (1971); Cães Raivosos (1974); Débito de Sangue (1976); 1990: Os Guerreiros do Bronx (1982);  La Guerra del Ferro: Ironmaster (1983); Duelos Mortais (1983); Rei David (1985);  Keruak - O Exterminador de Aço (1986); Detetives Por Acaso (1986); Os Bárbaros (1987); Em Noite de Lua Cheia (1989); La rivincita di Natale (2004)

John Saxon










O Passado Não Perdoa (1960); Quadrilha do Inferno (1961);  Operação Dragão (1973); Noite do Terror (1974); O Império do Crime (1976); Resgate Fantástico (1976); Shalimar (1978); O Cavaleiro Elétrico (1979); Mercenários das Galáxias (1980); O Homem com a Lente Mortal (1982); A Hora do Pesadelo (1984); Keruak, O Exterminador de Aço (1986); A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos (1987); O Último Samurai (1988); Amor do Futuro (1990);  Um Tira da Pesada 3 (1994); O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger (1994); Revanche Sangrenta (2001); Armadilha do Terror (2006); Genghis Khan: The Story of a Lifetime (2010);After the Thunderstorm (2017)


** (trecho da música “Índios” do Legião Urbana)

8 comentários:

  1. Eu sinceramente prefiro mais estes filmes "toscos" de antigamente, do que os filmes atuais. Bons tempos aquele do VHS, e das sessões de filmes do SBT. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Obrigado por comentar (você esqueceu de informar seu nome). Sim, estes filmes apesar de serem esmagados pelos críticos tem grande aceitação por parte do público que não se prendem em análises técnicas, apenas no divertimento que os filmes podem proporcionar. Sim, há muitas produções antigas interessantes como esta analisada. Sempre que posso tento postar algum filme que ficou na memória de várias pessoas. Volte sempre. Abs de Cinéfilos Para Sempre

      Excluir
  2. adoro o filme,uma liçao de humanidade do cyborg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Luiz Carlos. Sim, esse é um filme que ficou na memória de muitas pessoas. Um Cyborg mais humano que os próprios humanos. Obrigado por comentar e volte sempre. Um grande abraço !!

      Excluir
  3. Os anos 80 foram pródigos em produções desse tipo. Filmes de baixo orçamento, com atuações toscas e risíveis, mas ao mesmo tempo divertidos e sem exigir muito do espectador a não ser deixar alguma lição positiva. E tudo isso faz parte de uma época saudosa que ficou na poeira do tempo junto com o bom e velho VHS. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Janerson.
      Sim, algumas produções ficarão na memória, mais pelo saudosismo do que pela qualidade técnica. Obrigado por mais este comentário. Um grande abraço

      Excluir
  4. O filme é legal da minha época só que só da pra assistir apenas. Não tem link download pra baixar no celular Android. É uma pena podiam pôr o link pra baixar

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde (você esqueceu de citar seu nome). O blog nao posta links para evitar problemas com os proprietarios da plataforma ou direitos de terceiros. O filme tem no youtube e para. Encontra-lo para baixar, só fazendo pesquisa no google. Obrigado pelo comentario e volte sempre.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre