quarta-feira, 9 de junho de 2021

AÇÃO TOTAL - ACTION JACKSON (1988) - ESTADOS UNIDOS

UM DOS FILMES DE AÇÃO MAIS EXAGERADOS DOS ANOS 80

Jericho “Ação” Jackson (Carl Weathers) é um sargento da polícia de Detroit que, após prender de “forma truculenta” o criminoso filho de Peter Dellaplane (Craig T. Nelson), um fabricante de automóveis independente, foi rebaixado da patente de tenente, após o influente empresário mexer os pauzinhos como uma forma de vingança.  

O tempo passa e Dellaplane se transforma em um empresário de respeito, bem sucedido, ganhando o prêmio de “Homem do Ano” da  Indústria Automobilistica. O que poucos sabem é que Dellaplane está por trás de uma onda de cruéis assassinatos contra dirigentes sindicais locais com o intuito de abrir caminho verticalmente até o topo. Sua estratégia é substituir os sindicalistas mortos por homens de sua confiança e assim poder manobrar o poder através dos bastidores.  Após investigar os assassinatos, Jackson tem uma dica que Dellaplane está por trás dos crimes e que possivelmente comanda o grupo de assassinos de elite que age nas sombras, quase que indetectáveis. Para deter Dellaplane e seu grupo Jackson precisará justificar seu apelido e voltar à ação com a ajuda de duas belas mulheres.

Ação Total é um filme de 1988 dirigido por Craig R. Baxley, em sua estreia na direção.  Baxley era coordenador de dublês (em filmes como "O Predador") antes de passar para a direção. Seus filmes mais conhecidos são "O Grande Anjo Negro" (1990); "A Fúria do Justiceiro"(1991) e "O Atirador 2" (2002). E o cartão de visitas do diretor não podia ser mais (literalmente) explosivo com direitos a tiros, explosões, correria , perseguições e um herói com cara de ter sido planejado para uma franquia de sucesso. O filme até teve uma boa bilheteria: custou US$ 7 milhões com uma arrecadação mundial de US$ 20 milhões. Ou seja: o filme se pagou a ainda rendeu um bom retorno. Mas por que esse filme caiu na obscuridade dos filmes de ação dos anos 80? Há alguns aspectos interessantes.

Talvez o maior problema do filme não esteja no diretor ou nos atores, mas no roteiro estereotipado, sem noção e com tantos clichês que torna tudo absurdo e divertido. Vejamos: logo no início, vemos dois policiais falando a um jovem delinquente da fama de “Action”. Era para ser engraçado, mas ficou tosco. Em determinado ponto dizem que ele é filho do pé grande (!!!) ou que os cientistas da Nasa o criaram para pisar na Lua sem traje (essa então). O jovem fica assustado (acreditem, ele fica). Claro que ele conhecerá o “Action” e protagonizará algumas sequências (pouco)  engraçadas. Mas não para aí. Jackson persegue um carro em uma velocidade comparável ao Homem de Seis Milhões de Dólares (sem a câmera lenta, é claro), pula em cima do carro, quebra o para-brisas com um soco (não, ele não tem superpoderes, nem é “O Exterminador do Futuro”) e consegue subir com uma Ferrari Testarossa (na verdade um Pontiac Fiero 1987) a escadaria de uma mansão (a escada, antes mostrada, tem uma curva - alguém faltou as aulas de geometria!) e dirige em alta velocidade no corredor do segundo piso da casa (me senti vendo o seriado Automan –aquele que o carro faz uma curva de 90 graus). Claro que com direito a lutas, tiros e Jackson arremessando um homem de uma janela de um prédio contra a janela do prédio ao lado (cena muito bem feita). Não dá pra não dizer que o responsável por montar o filme não tenha feito uma edição elogiável para o que o filme se propôs. Afinal até o ator Craig T. Nelson pareceu lutar Kung Fu em uma cena em que treina com o ator James Lew (esse sim percebe-se ser do ramo). Jackson e sua companheira chegam a pular do segundo andar de um prédio e não se machucam. Aliás, tenho que citar que o filme consegue mostrar uma quantidade de atores secundários que permeavam os anos 80 em produções de ação (mais abaixo daremos uma olhada na lista). E tudo é muito violento, muito divertido, com inserção de momentos cômicos (que não funcionaram) e piadas inacreditáveis... Tive a impressão de assistir a dois filmes diferentes que se fundem em determinado ponto.   

Quanto ao elenco, não podia deixar de analisa-lo. Vejamos: Carl Weathers (o Apollo Creed da Série Rocky) funcionou no papel de Action (Ação) Jackson, mas, se houvesse uma sequência, suas piadas deveriam sair (se a intenção era atrair a atenção do público do Eddy Murphy, não funcionou) ou teriam que contratar alguém bom em diálogos (esse foi um dos maiores “Calcanhar de Aquiles” do filme). Sharon Stone ainda não tinha bons papéis tendo que aceitar ser coadjuvante em filmes como “Nico- Acima da Lei”  e “As Minas do Rei Salomão”, mas aqui já mostrava, em pouco tempo em cena, sua potencialidade como atriz. Denise Katrina Matthews, mais conhecida como Vanity, vocalista da extinta banda Vanity 6, faleceu aos 57 anos de insuficiência renal, relatado pela imprensa como "resultado de anos de abuso de crack". Tragicamente, o seu papel aqui é de uma cantora viciada que ajuda Jackson. E a atriz esteve bem em seu papel, ajudando o filme a funcionar. Você poderá se lembrar dela no clássico filme "O Último Dragão".  Se você viu os dois primeiros “Poltergeist” se lembrará de Craig T. Nelson, no papel de patriarca da família. Bom ator, consegue fazer o público odiá-lo no papel de Dellaplane. Al Leong, faz o segurança asiático do vilão. Leong conseguiu a façanha de aparecer em um monte de filmes de ação dos anos 80. Temos também Bill Duke e Sonny Landham (que fizeram “O Predador” juntos com Weathers); James Lew (lembrado pela cena de luta no ginásio com Jeff Speakman no filme “A Arma Perfeita”);  Thomas F. Wilson (o personagem Biff da franquia "De Volta Para o Futuro"); Robert Davi (de "Goonies" e "007 Permissão Para Matar"); Bob Minor ("O Fundo do Mar ") que faz o “motorista no taxi”;  Brian Libby (o oponente imortal de Chuck Norris em"Furia Silenciosa"); o ator Ed O'Ross (o vilão de “Inferno Vermelho” de Schwarzenegger) e a atriz Mary Ellen Trainor (Tudo por uma Esmeralda) que morrem logo no início;  Nicholas Worth de "Darkman - Vingança Sem Rosto" e "O Monstro do Pântano" (1982); Branscombe Richmond ("Difícil de Matar" com Steven Segal), foi outro que fez participação em vários filmes dos anos 80 e 90. E até o cantor David Glen Eisley do grupo Giuffria (1983 – 1987), cuja esposa é a atriz Olivia Hussey (do filme VírusHorizonte Perdido  e Romeu e Juleita) surge em cena como um dos assassinos de elite.  Rostos conhecidos não faltaram nesse filme. 

Ação Total é um filme exagerado, violento, cheios de clichês, com ação contínua, mas que revisto é bem divertido. Personagens secundários aparecerem e desaparecem, cenas que não se explicam (porque a maleta presa ao pulso do homem no navio? Como os assassinos de elite saem tão rapidamente dos locais? Como a esposa de Dellaplane não sabia do passado do marido e não achou estranho o jeito de seus capangas?), aliadas à cenas de violência mais duras e uma infeliz tentativa de fazer piada em quase todas as cenas.  Não espere realidade ou reflexão nesse filme. É puro cinema escapista: com seus erros e acertos, sem efeitos gráficos e politicamente incorreto. Voltado àqueles que gostam de recordar os filmes de ação dos anos 80 sem se preocupar muito com veracidade.

 

Trailer:

 



Curiosidades:

O estúdio esperava transformar o filme em uma franquia, mas isso nunca aconteceu. Paixão Perigosa (1990), um filme totalmente independente que também estrelou Carl Weathers, foi renomeado para 'Action Jackson 2' em alguns países.

Carl Weathers teve a ideia do filme no set de O Predador (1987), durante uma conversa com o produtor Joel Silver sobre o amor que compartilhavam pelos filmes blaxploitation dos anos 1970. O título nasceu depois que Weathers falou com um tripulante australiano sobre o projeto. Para indicar seu interesse em trabalhar no filme, o membro da equipe disse: "Estou como Action Jackson."

Carl Weathers e Vanity apareceram no videoclipe da música tema deste filme, "He Turned Me Out", dos The Pointer Sisters. O clipe mostrava os dois jogando sinuca em um bar, com Vanity vencendo Carl facilmente, enquanto os Pointers cantavam ao redor deles.

De acordo com seu documento de identidade roubado, Jericho nasceu em 13/03/38. O que o tornaria cerca de 50. Carl Weathers nasceu em 1948, e tinha apenas 39 quando as filmagens começaram. Brincou dizendo que o rigoroso cronograma de filmagens para as sequências de ação envelhecia seu corpo até os 60 anos, e culpou o diretor Craig R. Baxley.

Carl Weathers, Bill Duke e Sonny Landham tiveram papéis em O Predador (1987). Em uma cena, quando Weathers e Vanity estão andando pela calçada de uma rua movimentada, vários pôsteres de filmes são visíveis na lateral de um prédio.

O filme se tornou um sucesso cult. E foi um sucesso de bilheteria, apesar das críticas mistas. Uma sequência planejada foi descartada depois que a produtora vendeu os direitos para a Sony Pictures, que mais tarde vendeu sua biblioteca para a Warner Bros., onde os planos fracassaram.

A cantora pop, dançarina e personalidade da televisão Paula Abdul conduziu a coreografia de dança vista no filme.

O conhecido cuteleiro Jack Crain fez as facas do filme, tendo feito também as facas em O Predador (1987), Duro de Matar (1988) e Comando para Matar (1985).

Quando Jackson é levado cativo no Pool Hall, Sydney inventa uma história de capa sobre ele estar delirando e pensando que ele era um mensageiro sagrado. Na década de 1990, Vanity abandonou seu nome artístico e se tornou uma cristã evangélica.

Dennis Hayden, De'voreaux White, Robert Davi, Mary Ellen Trainor, Al Leong e o produtor Joel Silver também apareceram em Duro de Matar (1988).

De acordo com o capitão, Jericho "Action" Jackson foi um atleta estrela do ensino médio no atletismo que mais tarde se formou em Direito em Harvard, mas escolheu seguir carreira policial. Na vida real, Carl Weathers jogou futebol profissional por cinco anos na NFL e na Liga Canadense de Futebol antes de seguir a carreira de ator.

Jack Thibeau, Mary Ellen Trainor, Ed O'Ross e Al Leong apareceram no ano anterior "Máquina Mortífera 1987), que também foi produzido por Joel Silver.

Thomas F. Wilson e Mary Ellen Trainor apareceram em De Volta para o Futuro II (1989).

Robert Davi e Mary Ellen Trainor apareceram em Os Goonies (1985).

No início do filme a persoangem de Mary Trainor liga a Tv onde passa uma luta que lembra muito a de Apollo contra Rocky

 

 

Carl Weathers em Rocky



 





Craig T. Nelson em Poltergeist

 


Sharon Stone em Instinto Fatal 








Vanity em O Último Dragão





 



Bill Duke e Carl Weathers em O Predador

 


Sonny Landham em O Predador









Al Leong em Duro de Matar

 


James Lew em A Arma Perfeita 








Thomas F. Wilson em De Volta para o Futuro

 


Robert Davi em Os Goonies

 


Bob Minor em O Fundo do Mar






 



Brian Libby em Fúria Silenciosa





 



Ed O'Ross em Inferno Vermelho





 



Mary Ellen Trainor em Tudo  por uma Esmeralda








Branscombe Richmond em Difícil de Matar

 


Pointer Sisters - He Turned Me Out


Filmografia Parcial:

 Carl Weathers (1948-2024)

 

Magnum 44 (1973); Friday Foster (1975); Rocky: Um Lutador (1976); Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977); A Disputa dos Sexos (1977); Nas Profundezas das Bermudas (1978);  Comando 10 de Navarone (1978);  Rocky II: A Revanche (1979); Perseguição Mortal (1981); Rocky III: O Desafio Supremo (1982); Rocky IV  (1985); O Predador (1987); Ação Total (1988);  Hurricane Smith: Tempestade em Ação (1992); Justiça das Ruas (1991 - 1993);  In the Heat of the Night (1993 - 1995);  Um Maluco no Golfe (1996); Guerreiros das Sombras II: A Montanha do Diabo (1999); O Perigo Alienígena (2005); Um Time de Malucos (2007); A Batalha Marítima (2012); O Mandaloriano (seriado 2019 - 2020)

 

Craig T. Nelson 







Os Gritos de Blácula (1973); Justiça para Todos (1979); A Recruta Benjamin (1980); Loucos de Dar Nó (1980); Poltergeist: O Fenômeno (1982); Um Homem, uma Mulher e uma Criança (1983); O Casal Osterman (1983); Silkwood, Retrato de uma Coragem (1983); Os Gritos do Silêncio (1984); Poltergeist II: O Outro Lado (1986); Ação Total (1988); Uma Dupla Quase Perfeita (1989); Fantasmas do Passado (1996); Advogado do Diabo (1997); The District (seriado 2000 a 2004); Os Incríveis (2004 - voz/ pai) A Proposta (2009); A Grande Virada (2010); Parenthood: Uma História de Família (seriado 2010 a 2015); Os Incríveis 2 (2018 - voz/ pai); Do Jeito que Elas Querem (2018)


Sharon Stone








Memórias (1980); Retratos da Vida (1981);  Bênção Mortal (1981); Not Just Another Affair (1982); As Minas do Rei Salomão (1985); Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdido (1986); Loucademia de Polícia 4: O Cidadão se Defende (1987); O Homem de Gelo, O (1987); Ação Total (1988); Nico - Acima da Lei (1988); O Vingador do Futuro (1990); Instinto Selvagem (1992); Invasão de Privacidade (1993); O Último Grande Herói (1993); O Especialista (1994); Rápida e Mortal (1995); Cassino (1995);  Diabolique (1996); Esfera (1998); A Musa (1999); Mulher-Gato (2004); Alpha Dog (2006); Instinto Selvagem 2 (2006); A Fronteira (2012); Lovelace (2013); Amante a Domicílio (2013); Gods Behaving Badly (2013); A Vida Por Um Fio (2015); Minha Mãe e Eu (2016); Corrida Selvagem (2017); All I Wish (2017); Artista do Desastre (2017); A Lavanderia (2019); Ratched (seriado 2020); Here Today (2021); Beauty  (2021); What About Love (2022)


Vanity (1959–2016)
 

 





O Trem do Terror (1980); O Último Dragão (1985); Nenhum Passo em Falso (1986); Ilusão Fatal (1987); Ação Total (1988); Lembranças de Um Assassinato (1990); Expresso para Neon City (1991); O Homem Que Desafiou A CIA (1993); South Beach (1993); Kiss of Death (1997) (1993);

 

Bill Duke


 





Car Wash: Onde Acontece de Tudo (1976); Gigolô Americano (1980);  Comando para Matar (1985);  O Predador (1987); Atraídos pelo Perigo (1987); Ação Total (1988); Alta Tensão (1990); Mudança de Hábito 2: Mais Loucuras no Convento  (1993);  O Troco (1999); Instinto Sombrio (1999); Rede de Corrupção (2001);  Dragão Vermelho (2002); Fique Rico ou Morra Tentando (2005); X-Men: O Confronto Final (2006); Morte por Encomenda (2010); A Lista (2014); Mandy: Sede de Vingança (2018); Na Ponta da Bala (2019); Raio Negro (2018 -2021); Nem um Passo em Falso (2021)

 

Thomas F. Wilson







De Volta para o Futuro (1985); A Noite das Brincadeiras Mortais (1986); Action Jackson (1988); De Volta para o Futuro II (1989); De Volta para o Futuro III (1990); De Volta para o Futuro  (seriado 1991 -1992); Marcados Pelo Sangue (1993); Zoom - Academia de Super-Heróis (2006); O Desinformante! (2009); De Pernas Pro Ar (2010); A Revolta de Atlas: Parte II (2012)

 

Al Leong







No Limite da Realidade (1983); Trapalhadas na Casa Branca (1984); Problemas em Dobro (1986); Dois Policiais em Apuros (1986); Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986); Steele Justice (1987); Máquina Mortífera (1987); Ela Vai Ter um Bebê (1988); Ação Total (1988); Anjo Pecador (1988);  Duro de Matar (1988); Eles Vivem (1988); Bill & Ted - Uma Aventura Fantástica (1989); A Arena da Morte (1989); Chuva Negra (1989); O Grande Anjo Negro (1990); Em Algum Lugar no Futuro (1990);  Garantia de Morte (1990); A Arma Perfeita (1991); Massacre no Bairro Japonês (1991); Rajada de Fogo (1992); Fuga Mortal (1993); Top Gang 2! A Missão (1993); O Último Grande Herói (1993); Um Tira da Pesada III (1994); O Sombra (1994); Double Dragon (1994); Fuga de Los Angeles (1996); Raven - A Volta dos Dragões Negros (1997); Assassinos Substitutos (1998); Godzilla (1998);  Máquina Mortífera 4 (1998);  O Escorpião Rei (2002);  Este é Sledge - Uma História não Contada (2005); Forbidden Warrior - Guerreiros Imortais (2005); Awesome Asian Bad Guys (2014);  Death By Midnight (2020)


Robert Davi







Guerra Entre Gangsters (1981); Cidade Ardente (1984); Os Goonies (1985); Jogo Bruto (1986); Fera Urbana (1987); Ação Total (1988); Duro de Matar (1988); 007 - Permissão para Matar (1989); Maniac Cop 2: O Vingador (1990); O Predador 2: A Caçada Continua (1990); Orquídea Selvagem 2 (1991); Cristóvão Colombo: A Aventura do Descobrimento (1992); Maniac Cop 3: O Distintivo do Silêncio (1992);  Matadora de Aluguel (1993); O Filho da Pantera Cor-de-Rosa (1993); Risco de Morte (1995); No Limite da Vingança (1995); Interceptor 3 - Operação Moravash (1995); Fúria Brutal (1996); Acusação Fatal (1996); Sem Medo de Matar (1997); Absolutamente Los Angeles (1998); Profiler (seriado 1996-2000); Aprendiz de Feiticeiro (2001); Garota Veneno (2002); Aposta Final (2004); Na Máfia por Acaso (2005);Corra que Tem Loucos por Aí! (2008); CStargate: Atlantis (2004-2008); Jogo de Morte (2011); O Tubarão do Pântano (2011); O Homem de Gelo (2012); Acerto de Contas (2013); Black Rose (2014); Os Mercenários 3 (2014);  Touro Indomável 2 (2016); Blackjack: The Jackie Ryan Story (2020); 

Brian Libby (1949-2021)








Octagon: Escola para Assassinos (1980);  Fúria Silenciosa (1982); Morte nos Sonhos (1984); Um Frio Corpo sem Alma (1985); Ação Total (1988); O Primeiro Poder (1990); Sepultado Vivo (1990); Na Linha de Fogo (1993); Um Sonho de Liberdade (1994); Fogo Contra Fogo (1995); Queima de Arquivo (1996); Enterrada Viva (1997); Força Aérea Um (1997); À Espera de um Milagre (1999); Cine Majestic (2001); O Nevoeiro (2007)

Bob Minor

 


Os Gritos de Blácula (1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: Vinho, Mulheres e Guerra (1973); Lutador de Rua (1975); O Fundo do Mar  (1977); Norma Rae (1979); Fuga de Nova York (1981); Rocky III (1983);  Angel City (1980); O Desafio Supremo (1983); Cão Branco (1982); Vingança Violenta ou Vingança Forçada  (1982); Golpe de Mestre II (1983);Comando Para Matar (1985); A Manhã Seguinte (1986); Ação Total (1988); Tempo de Glória (1989); Águia de Aço 3 - Ases do Céu (1992); Obsessão Fatal (1992); Inocente Mordida (1992); Justiça Extrema (1993); Sobrevivendo ao Jogo (1994); Assassinos (1995); O Juízo Final (1996); Plantão Médico (1999-2005).

  

Mary Ellen Trainor (1952–2015)







Tudo por uma Esmeralda (1984);  Os Goonies (1985); Máquina Mortífera (1987); Deu a Louca nos Monstros (1987); Ação Total (1988); Duro de Matar ( (1988); Os Fantasmas Contra Atacam (1988); Os Caça-Fantasmas 2 (1989); Máquina Mortífera 2 (1989); De Volta para o Futuro II (1989); Apache: Helicópteros Invencíveis  (1990); Sem Limite para Vingar (1991); Grand Canyon: Ansiedade de uma Geração (1991); Máquina Mortífera 3 (1992); A Morte lhe Cai Bem (1992); Parker Lewis (seriado 1990 -1993); Os Puxa-Sacos (1994); Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994); Congo (1995); Momento Crítico (1996); Máquina Mortífera 4 (1998); Em Qualquer Outro Lugar (1999); Arquivo Roswell (seriado 1999-2002); Vida que Segue (2002); Sexta-Feira Muito Louca (2003); Cake: A Wedding Story (2007).

  

Ed O'Ross

 


Nos Calcanhares da Máfia (1984);  Cotton Club (1984); Máquina Mortífera (1987); Nascido para Matar (1987); O Escondido (1987); Ação Total (1988);  Inferno Vermelho (1988); 48 Horas, Parte 2 (1990); Dick Tracy (1990); Soldado Universal (1992); Encontro Fatal (1992); Acerto de Contas (1994);  MIB: Homens de Preto  (seriado 1997-1998); Morte Sobre Trilhos (1998); Juízo Final (1999); A Sete Palmos (seriado 2001 -2005); Mirror Image (2017); Frank and Ava (2018)

James Lew







A Morte de um Bookmaker Chinês (1976); Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986); Ação Total (1988); Loucademia de Ninjas (1989); Operação Kickbox (1989); Em Algum Lugar no Futuro (1990); China Cry - O Grito de Nora Lam (1990); A Arma Perfeita (1991); Linha de Fogo (1991);  Massacre no Bairro Japonês (1991); Rajada de Fogo (1992); Leis Marciais 3 (1993); American Ninja 5: O Pequeno Ninja (1993);  Top Gang 2! A Missão (1993); Dois Espiões e um Bebê (1993); Showdown - A Hora de Vencer (1993);  Em Terreno Selvagem (1994); O Sombra (1994); Time Cop - O Guardião do Tempo (1994); A Arena da Morte II (1994); A Força em Alerta 2 (1995); Força Excessiva 2 (1995); Caçador da Noite (1996); Fuga de Los Angeles (1996);  Vingador Implacável (1996); Tropas do Futuro (1996);  Ameaça Nuclear (1996);  Raven - A Volta dos Dragões Negros (1997); Alta Voltagem (1997);  Assassinos Substitutos (1998); Máquina Mortífera 4 (1998); A Hora do Rush (1998); Traffic: Ninguém Sai Limpo (2000); A Hora do Rush 2 (2001); Pecados do Passado (2003); Shira: The Vampire Samurai (2005);  A Hora do Rush 3 (2007);  Trovão Tropical (2008); Vingança Sem Limites (2012);  G.I. Joe: Retaliação (2013);  A Lista (2014); Frankenstein (2015); Made in Chinatown (2021)


Branscombe Richmond








O Aventureiro do Pacífico (1963); Namoro no Havaí (1978); Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock (1984); Um Rally Muito Louco (1984); O Defensor Humanóide (1985);  Comando Para Matar (1985); Os Aventureiros do Fogo (1986); A Marca da Corrupção (1987); O Escondido (1987); Ação Total (1988); O Herói e o Terror (1988); 007 - Permissão para Matar (1989); A Arena da Morte (1989); Difícil de Matar (1990); A Arma Perfeita (1991);  Massacre no Bairro Japonês (1991); Harley Davidson E Marlboro Man - Caçada Sem Tréguas (1991); A Malandrinha (1991); Águia de Aço III: Ases do Céu (1992); Hospital de Heróis (1992);  Batman: O Retorno (1992);  Cristóvão Colombo: A Aventura do Descobrimento (1992);  Nemesis: O Exterminador de Androides (1992);  Contagem Regressiva (1993); CIA II - Missão Alexa (1993);  Tempo de Matar (1995); Renegado (seriado 1992-1997);  O Escorpião Rei (2002);  Ressaca de Amor (2008);  Esposa de Mentirinha (2011);  Motoqueiros Sem Rumo (2011);  Viagem 2: A Ilha Misteriosa (2012); Em busca de 'Ohana (2021)


Sonny Landham (1941–2017)

 


Sylvia (1977); Warriors - Os Selvagens da Noite (1979);  Glória (1980); O Confronto Final (1981);  Poltergeist: O Fenômeno (1982);  48 Horas (1982);  Os Doze Condenados: A Próxima Missão  (1985);  Os Aventureiros do Fogo (1986); O Predador (1987); Ação Total (1988);  Condenação Brutal (1989);  Operação Kickbox 2 - Vencer ou Vencer (1993);  Fatal Choice (1995);  Carnival of Wolves (1996);  Mental Scars  (2009)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre