sexta-feira, 22 de novembro de 2019

MATAR OU MORRER 2: O RETORNO DE WILL KANE / HIGH NOON 2: THE RETURN OF WILL KANE (1980) - ESTADOS UNIDOS



EQUIVOCADO DESDE O TÍTULO

O lendário Will Kane (Lee Majors) surge, junto com sua esposa Amy (Katherine Cannon), à cidade que um dia lhe negou ajuda: Hadleyville. Com intuito de comprar uma manada de cavalos e começar um negócio em um rancho, o antigo xerife retorna mais uma vez, porém o destino coloca em seu caminho um trio de possíveis criminosos liderados por Ben Irons (David Carradine). Quando o delegado J.D. Ward (Pernell Roberts) decide prender Irons por um suposto cartaz de procurado, Kane passa a  acreditar que há uma injustiça no caso, pois Irons estaria em outro local na época. Sem ligar para as informações de Kane, Ward tenta prender Irons que foge para o México. Enquanto o xerife empreende uma caçada, Kane parte para encontrá-los por outro motivo: na confusão alguns de seus cavalos foram mortos e Irons está de posse de um deles. Quando percebe que Irons será morto de qualquer forma por um xerife inescrupuloso, Kane aceita ajudá-lo a tentar escapar com vida e limpar seu nome.



Há várias perguntas a serem feitas para este telefilme. A primeira é a mais óbvia: por que alguém se arriscaria a fazer uma continuação, em formato de filme para a TV, de um clássico incontestável? Essa é uma das questões mais interessantes. Talvez a resposta seja: aproveitar o carisma de Lee Majors, o eterno "homem biônico", juntar uma pitada de gênero que o americano ama: Western e utilizar como referência um filme mais do que admirado, em formato de seriado. O Retorno de Will Kane seria uma opção. Mas, por que dar continuidade a um filme tão marcante? Uma aposta muito alta e, como pode se ver, não logrou sucesso. Lee Majors era uma boa aposta, mas só voltaria firme aos holofotes no ano seguinte como seriado "Duro na Queda" que durou até 1987. Uma outra pergunta fica no ar. O personagem de Gregory Peck era um homem já com certa idade, finalmente se aposentando daquela vida de conflitos e duelos e a produção nos apresenta um personagem bem mais jovem. Se ação se passasse antes dos eventos, mostrando como Will Kane se tornou um mito na cidade, seria mais do que bem vindo, mas vem outra pergunta: ninguém percebeu que o roteiro era bem fraquinho? "pilotos" de seriados que não deram certo foram vários, então para entrar nesse segmento tinha que ter uma estória bem acima da média até pela origem em que se inspirou.



O roteiro foi de  Elmore Leonard (1925–2013), novelista de sucesso que volta e meia tentava acertar como roteirista, só que a simplicidade que deve ter sido exigida para um filme de tv comprometeu sua inspiração e a direção bem burocrática de Jerry Jameson ("O Resgate do Titanic" de 1980 e "Refém" de 2015) jogou uma água fria nas pretensões dos envolvidos. Trazer David Carradine, famoso na época ainda pelo seriado kung Fu, como coadjuvante de luxo, foi uma ideia interessante e um punhado de bons atores dando suporte neste "exemplar de apresentação" da série poderia ter funcionado. Só que não funcionou assim. (o próximo parágrafo possui spoilers que revelam partes importantes do filme).



Kane começa tendo um confronto com Irons e seus amigos. Ele está desarmado e blefa. Para um pistoleiro seria fácil perceber tal aspecto, mas todos acreditam que ele conseguiria tirar a arma do coldre com 3 indivíduos lhe apontado e ferir alguém antes que fosse alvejado. Mas não para por aí, Irons  apresenta seu amigo Harlan Tyler (Tracey Walter) como um garoto a procura de duelos para se tornar uma lenda. Ora o ator já estava com 33 anos e visualmente não passava nem de longe a impressão de ser um adolescente ou um jovem adulto. Se naquela idade ainda precisava provar alguma coisa como pistoleiro ele precisava seriamente de um analista e não de Irons como mentor. Temos o Xerife que se vangloria por atirar pelas costas, levantar bandeira branca para matar covardemente e que diz acertar um tiro a quase 400 metros (no filme é dito "jardas" que equivale a 0,9144 metros), na verdade devia ser 200 como o rastreador falara, e na hora do confronto a menos de 150 não acerta um tiro (!!!). Como o filme não é de todo ruim no desenvolvimento dos personagens, temos Alonzo (J.A. Preston), um rastreador que começa a se questionar dos métodos de seu chefe e que tem envolvimento no clímax do filme, mas o mais anti-clímax foi a morte de Irons. Seria muito melhor que Cane o tivesse salvado e este partisse como amigo. Sua morte, se era pra trazer algo que tocasse o espectador, não funcionou. Só o final, com um duelo muito rápido, nos mostra que estamos em um filme de faroeste. Ou seja: faltou muito do gênero nesse filme que preferiu ficar numa (fraca) perseguição até quase o final do filme.



Quanto ao elenco, há rostos que eram ou se tornariam conhecidos por uma ou outra produção de quem assistia filmes nesse período: Lee Majors e David Carradine já foram apresentados acima e, dentro do que o roteiro ofereceu, estiveram bem. Pernell Roberts, bem diferente dos tempos de Bonanza, faz um um obcecado em tentar ser o que não é: uma lenda como Will Kane. Tracey Walter (Caminhos Violentos e Malone) não diz muito ao que veio e seu personagem está bem fora de contexto. J.A. Preston (de Remo: Desarmado e Perigoso") se destaca na maioria das cenas em que surge e sente o racismo na pele através das palavras de Ward. Michael Pataki surge no início e perto do fim em participações rápidas. M. Emmet Walsh aparece perto do fim e tem um papel de destaque perto do final. Como curiosidades temos Stoney Jackson (assinando como Stonewall Jackson) em um rápido papel (apesar de estar no elenco,  não o identifiquei). Jackson participou como um dos vocalistas de uma banda no filme Ruas de Fogo. Os demais atores cumpriram seus papéis.



Matar ou Morrer 2: O Retorno de Will Kane é um equívoco desde o título. Se a ideia era dar uma nova série para Lee Majors deviam ter pensado melhor, mas se era aproveitar o famoso filme e despertar a curiosidade do que teria acontecido com o Xerife após o incidente na cidade, nem deveriam ter começado. O filme teve um fim e não era aberto a uma continuação. Torna-se interessante por vermos dois astros de duas séries que fizeram enorme sucesso nos anos 70, mas o filme é muito fraco no fim das contas.


Trailer:




Filmografia Parcial:
Lee Majors








Almas Mortas (1964); ....E o Bravo Ficou Só (1967); The Big Valley (seriado 1965-1969); Weekend of Terror (1970); O Homem de Virgínia (seriado 1970-1971); A Libertação de L. B. Jones (1970); Owen Marshall, Counselor at Law (seriado 1971 -1974); O Homem de Seis Milhões de Dólares (primeiro telefilme 1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: Vinho Mulheres e Guerras (segundo telefilme 1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: O Resgate de um Bilhão (terceiro telefilme 1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares (seriado 1974-1978); A Mulher Biônica (6 episódios 1976); U-2 - Vôo Clandestino (1976); O Viking (1978);  O Peixe Assassino (1979); Agência de Assassinos (1980); Matar ou Morrer 2:  O Retorno de Will Kane (1980); The Cowboy and the Ballerina (1984); A Volta do Homem de Seis Milhões de Dólares e da Mulher Biônica (1987); Os Fantasmas Contra Atacam (1988); O Desafio Final (1989); Keaton's Cop - Um Tira Especial (1990); Fire: Trapped on the 37th Floor (1991); Biônicos Para Sempre (1994); Um Adolescente em Apuros (1997);Raven - A Volta dos Dragões Negros (1997); Musketeers Forever (1998); O Grande Mentiroso (2002); Duelo dos Homens Sem Lei (2005); Pai, Filho e um Espírito Louco!! (2006); Os Irmãos Solomon (2007); Jerusalem Countdown (2011); Crash & Burn (2012); Você Acredita? (2015); Jean (2016); Victory by Submission (2017); Comer, Brincar e Amar (2017); Bicycle (2018)

David Carradine: (1936 -2009):








Corrida da Morte - Ano 2000 (1975); O Ovo da Serpente  (1977); O Círculo de Ferro  (1978); Matar ou Morrer 2:  O Retorno de Will Kane (1980); McQuade - O Lobo Solitário (1983) ; Pelotão de Guerra  (1986); O Caçador do Futuro (1989); Alta Tensão  (1990); Kill Bill - Volume 1  (2003); Kill Bill - Volume 2  (2004); Kung Fu Killer (2008); Corrida Mortal (2008).

Pernell Roberts (1928–2010)








O Irresistível Forasteiro (1958); O Homem que Luta Só (1959); Bonanza (seriado 1959 a 1965); Dead Man on the Run (1975); Paco (1976); A Magia de Lassie (1978); O Cavaleiro da Noite (1979); Matar ou Morrer 2: O Retorno de Will Kane (1980); A Saga de um Fugitivo (1987); Expresso Para Kathmandu (1988); Veneno Do Asfalto (1991)

J.A. Preston








Pânico na Multidão (1976); A Vida Como Ela É (1979); Matar ou Morrer 2: O Retorno de Will Kane (1980); Remo: Desarmado e Perigoso (1985);  Uma Lição de Coragem (1986); Apache:Helicópteros Invencíveis (1990); De Frente para o Perigo (1990); A Corte Marcial (1990); Steel Justice (1992); Capitão Ron, o Louco Lobo dos Mares (1992); A Perry Mason Mystery: The Case of the Lethal Lifestyle (1994); Contato (1997); Força Aérea Um (1997); Sweet Deadly Dreams (2006)

M. EmmetWalsh 









O Pequeno Grande Homem (1970); Fuga do Planeta dos Macacos (1971); Gente Como a Gente (1980); Matar ou Morrer 2 ; O Retorno de Will Kane (1980); Blade Runner - O Caçador de Andróides (1982); Escorpião Vermelho (1988); De Frente Para o Perigo (1990); Tempo de Matar (1996); A Estranha Vida de Timothy Green (2012) e participações em seriados

Tracey Walter








Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977); Vivendo na Corda Bamba (1978); Com a Corda no Pescoço (1978); Hardcore: No Submundo do Sexo (1979); Matar ou Morrer 2 ; O Retorno de Will Kane (1980); Octagon: Escola para Assassinos (1980); A Mão (1981); O Cavaleiro do Tempo (1982); O Selvagem da Motocicleta (1983); Repo Man: A Onda Punk (1984); Conan, o Destruidor (1984); Caminhos Violentos (1986); Totalmente Selvagem (1986); Malone, o Justiceiro (1987); Fuga à Meia-Noite (1988); De Caso com a Máfia (1988); Batman (1989); Jovem Demais para Morrer (1990); A Chave do Enigma (1990); A Chave do Enigma (1990); O Silêncio dos Inocentes (1991); Amigos, Sempre Amigos (1991); Cyborg 2 (1993); Filadélfia (1993); Matilda (1996); Celebração dos Anjos: A História de Dorothy Day (1996); Drive: Tensão Máxima (1997); Medidas Desesperadas (1998); Poderoso Joe (1998); Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento (2000); Confissões de um Sedutor (2001); Duplex (2003); Sob o Domínio do Mal (2004); A Vida e a Morte de Bobby Z (2007); Doce Vingança (2010); Jogo Sujo (2014); 31 (2016); Wakefield (2016)

Katherine Cannon








Private Duty Nurses (1971); Ellen Pode Ser Salva? (1974);Matar ou Morrer 2:  O Retorno de Will Kane (1980); Gabe and Walker (1981); O Agente da Casa da Luz Vermelha (1984); Fúria Vermelha (1984); O Escondido (1987); Tarde Demais para o Amor (1990); Barrados no Baile (seriado 1992 a 2000); Shattered Lies (2002); Down the Barrel (2003);

Stoney Jackson
Matar ou Morrer 2: O Retorno de Will kane (1980); Ruas de Fogo (1984); O Último Duelo (1991); Wild Bill - Uma Lenda No Oeste (1995); Estranha Obsessão (1996).


Michael Pataki (1938–2010):









Sem Destino (1969): Aeroporto 77 (1977); Zoltan - O Cão Vampiro de Drácula (1978); O Resgate do Titanic (1980); Matar ou Morrer 2:  O Retorno de Will Kane (1980); Remo: Desarmado e Perigoso (1985) Rocky IV (1985); Halloween 4: O Retorno de Michael Myers (1988) e participações em vários seriados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre