quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

CREED II / CREED II (2018) - ESTADOS UNIDOS



A IRA DOS DRAGO 
(o texto contém spoilers)

Adonis Creed (Michael B. Jordan) é o campeão mundial, um duro caminho atravessado e finalmente saindo da sombra do pai falecido, Apolo Creed (Carl Weathers). Do outro lado do continente vemos ascender um poderoso lutador russo: Viktor Drago (Florian Munteanu), filho de Ivan Drago (Dolph Lundgren). Ivan fora o causador da morte do pai de Adonis e em um confronto duríssimo perdera em sua terra natal para Rocky Balboa. Um promoter resolve trazer os Dragos para a América em uma oferta de confrontar Adonis. Décadas voltam em instantes para Ivan e Rocky. Rocky passa a ser contra a luta, mas seu pupilo acha que é a hora de exorcizar os demônios do passado, só que Viktor é um adversário extremamente forte e criado com muito ódio.


Após 33 anos, Stallone resolveu trazer o vilão Ivan Drago que cativou fãs e que se tornara a sequência mais rentável da franquia: Rocky 4. Creed II é uma sequência direta que dividiu fãs e críticos: muitos consideram um belo tributo ao legado Rocky, outros apenas um filme com pouca inspiração. Mas para qual lado oscila o filme? Bom, a forma como o filme foi estruturado lembra Rocky III (temos 2 lutas: derrota  e vitória), temos motivações bilaterais, personagens pouco desenvolvidos, boas cenas de luta e uma mensagem por trás de tudo.
 
 
Ivan Drago é um homem que depois de 33 anos é visto como um ex-herói soviético que caiu em desgraça, foi abandonado pela esposa e esquecido por seu país. Ao longo dos anos preparou seu filho (nenhuma semelhança física) para conquistas que deixara escapar de suas mãos. Ivan era uma marionete do antigo regime e, ironicamente, trata Viktor como tal. Tudo que importa é uma nova chance. Chance de vingança, de desforra, de redenção. E nada melhor que contra o pupilo de seu algoz. Os fãs sempre desejaram ver esse reencontro: Rocky vs Drago.  Havia muita tensão e coisas a serem postas na mesa, só que o tempo passou e fisicamente seria impossível, a não ser em tom de paródia como foi em "Ajuste de Contas" com De Niro. Quando Ivan Drago surge na tela o espectador vibra e vê um personagem amargurado, preso ao passado, odioso, se alimentando do sucesso de sua cria. Ivan Drago é mais carismático que Viktor e Adonis, só perde para Rocky que ainda tem o dom de hipnotizar parte de sua plateia. Stallone soube cuidar muito bem de seu personagem e só tropeçou em Rocky 5. E uma pergunta surge: os dois Creed funcionariam sem Stallone ?



Algumas considerações: Viktor quase não tem falas. Falta da tempo para desenvolver o personagem ou quiseram driblar a pouca experiência em interpretação?; Brigitte Nielsen, numa rápida aparição foi uma boa ideia, sua presença e personagem dispensaram várias hipóteses e o roteiro mostrou tensão entre ex-marido, ex-esposa e filho; trazer o ator Wood Harris como o filho de Duke (Tony Burton  falecido em 2016), treinador de Rocky, foi uma justa homenagem; Victor Drago parece peso pesado e Adonis meio pesado (parecem de categorias diferentes), a diferença de tamanho é citada por Ivan colocando o dedo na ferida do passado; alguns golpes me lembraram o jogo "Rocky Legends" para PS2 (se você jogou, se lembrará dos golpes nas costelas); a cena que Rocky golpeia Drago, no hospital, não está no filme, foi cortada. Uma pena; bem que podiam ter encaixado Clubber Lang (Mr T), de Rocky III, na plateia; Ivan Drago finalmente desperta. Ele perde (alguém achou que ganharia?), mas há algo importante nessa derrota e mostrar esse final foi algo bem inspirador; o primeiro contato entre Rocky e Ivan é desanimador, um anti-climax. Esse era um dos grandes momentos do filme; os Dragos na escadaria do  Museu de Arte da Philadelphia, onde Rocky fez a famosa cena do primeiro filme, foi uma ótima ideia, aquele ar de "poderia ter sido minha estátua na Rússia" não necessita de diálogos; o olhar de Viktor à procura da mãe durante a luta transmite muita sutileza; Viktor enfrenta dois inimigos: Adonis e a carência de um amor materno. Adonis perdeu o pai e Viktor "perdeu" a mãe, uma analogia bem construída.


Há referencias à saga por toda parte: diálogos, situações, personagens. Foi um presente para quem acompanha e ama o personagem de Stallone desde os idos dos anos 70. Obviamente, pelo filme ter mais de 2 horas, na visão dos Estúdios,  ficaria comercialmente inviável estenderem ainda mais a projeção, mas para alguns fãs ficou faltando aquele "algo mais" (mais 15 minutos resolveriam), ainda que muitas situações tenham sido incluídas e o arco tenha se fechado satisfatoriamente. Fica a dúvida se a troca do diretor Ryan Coogler (Pantera Negra) por Steven Caple Jr. fez muita diferença ou não.
 

Creed II tem seus altos e baixos. O roteiro resolveu investir mais nos laços familiares: Drago, Creed e Rocky são pais e cada um lida com a situação de forma particular. Cada qual tem um problema nesse relacionamento, mas de certa forma todos tem que aprender a conviver com isso. Essa talvez seja uma das grandes mensagens do filme, as outras poderiam ser perdas, motivações, legado, aprovação, respeito e amor paterno. Quando Stallone diz "agora é o seu momento"  e se senta, pode ser viso como uma despedida. A saga Rocky termina aqui. Cabe ao ator Jordan criar sua própria história. Se o personagem sobreviverá sem o carisma de Stallone é uma grande pergunta. Mas o ator tem talento para seguir em outros projetos. 
Um filme que vale a pena ser visto, principalmente por quem é fã. Se é bom ou ruim fica a critério de cada um. Poderia ser melhor, sem dúvida. Agora resta esperar Rambo 5 para saber se Stallone também se despedirá em definitivo do personagem


Trailer 1:




 Trailer 2:

 




Cena deletada:



Curiosidades:
Rocky, que agora está treinando o filho de Apollo Creed, é dois anos mais velho que Mickey (Burgess Meredith) era quando treinou Rocky no filme original.

Sylvester Stallone desistiu de dirigir o filme.

Assim como Rocky IV (1985), nenhum dos personagens russos é representado por atores russos. Dolph Lundgren é sueco, Florian Munteanu é alemão-romeno e Brigitte Nielsen é dinamarquesa. 

A busca por Viktor Drago durou vários meses e ocorreu em todo o mundo. A produção se reuniu com atletas de várias disciplinas como artes marciais, kickboxing, boxe e futebol americano. Depois de passar vários meses olhando centenas de fotos, vídeos e gravações de audições, Stallone escolheu o pugilista alemão Florian "Big Nasty" Munteanu, pesando 106 kg e medindo 1,95 m. 

Um dos extras durante a grande luta entre Creed e Drago, também foi extra em Rocky IV durante a luta entre Apollo e Ivan. Inicialmente, ganhando a chance um concurso de caixa de cereal (Rocky 3) e depois em audições on-line (Creed II) 

Originalmente, o diretor do Creed, Ryan Coogler, imaginou fazer uma trilogia Creed. No entanto, devido a estar ocupado com a direção do Pantera Negra, não se sabe quais eram seus planos originais para as sequências. 

O lutador do UFC Sage Northcutt fez uma forte campanha através das mídias sociais para conseguir o papel do filho de Ivan Drago.

Dolph Lundgren colaborou com o diretor Steven Caple Jr. para mudar seu físico e envelhecer Drago para traduzir visualmente a pobreza e o sofrimento, enquanto ele pintava de amarelo seus dentes. 

Brigitte Nielsen, que reprisa seu papel em Rocky IV (1985) como ex-mulher de Ivan Drago, Ludmilla, é na vida real a ex-mulher de Sylvester Stallone. Eles foram contratados noivos durante as filmagens de Rocky IV, casados após a estreia, e se divorciaram dois anos depois.  

Brigitte Nielsen estava grávida de 7 meses ao filmar suas cenas, tornando necessário esconder seu estômago inchado. Ela deu à luz seu quinto filho e primeira filha, Frida, exatamente duas semanas após o filme ter sido encerrado. 

Como com Rocky Balboa (2006) e Creed (2015), Creed II (2018) não começa com uma recapitulação da cena de luta final do filme anterior. 

Tessa Thompson, que vem de uma família de músicos e se apresenta em uma banda, executa também três músicas no filme. Em particular, ela mesma canta "I would go to war" para apresentar Adonis indo para o ringue do Estádio Olímpico de Moscou para enfrentar Viktor Drago no final do filme. 

Primeiro da série Rocky, onde não há tragédia pessoal significativa para Rocky desde Rocky II: Rocky III (a morte de Mickey); Rocky IV (a morte de Apolo); Rocky V (perda da riqueza de Rocky); Rocky Balboa (a morte de Adrienne); e Creed (a morte de Paulie). 

Primeira vez na franquia Rocky / Creed desde Rocky IV que uma nova produção é lançada apenas 3 anos após seu antecessor. Rocky V foi 5 anos depois de Rocky IV -  Rocky Balboa foi 16 anos depois de Rocky V  -  Creed foi 9 anos depois de Rocky Balboa. 

Sylvester Stallone e Dolph Lundgren treinaram como loucos para as filmagens do Creed II. Eles postaram em suas redes sociais vídeos deles se preparando fisicamente como se ainda tivessem trinta anos de idade. O mínimo que podemos dizer é que isso exige respeito, porque o primeiro tem 72 anos e o segundo, 61 anos. Em um vídeo postado no Instagram, podemos ver Stallone fazendo tração com 45 kg de peso extra amarrado ao redor da pélvis. Por sua parte, Dolph Lundgren lançou um vídeo de seis minutos mostrando-o em treinamento.

Durante a pesagem da primeira luta de Drago-Creed, Ivan Drago diz a Adonis que "você não é tão grande quanto seu pai". Carl Weathers tem 1,88, enquanto Michael B. Jordan tem 1,82

Filmografia Parcial:

Michael B. Jordan

 










 
Hardball - O Jogo da Vida (2001);  Blackout (2007); Pastor Brown (2009); Esquadrão Red Tails (2012); Poder Sem Limites (2012); Liga da Justiça: Ponto de Ignição (voz - 2013); Namoro ou Liberdade (2014); Quarteto Fantástico (2015); Creed: Nascido para Lutar (2015); Pantera Negra (2018); Fahrenheit 451 (2018); Creed II (2018); Just Mercy  (2020);  Without Remorse (2020) 


Sylvester Stallone















Os Lordes de Flatbush (1974); Corrida da Morte - Ano 2000 (1975); Cannonball - A Corrida do Século (1976); Rocky: Um Lutador (1976); F.I.S.T (1978); A Taberna do Inferno (1978); Rocky II: A Revanche (1979); Os Falcões da Noite (1981); Fuga Para a Vitória (1981); Rocky III: O Desafio Supremo (1982); Rambo - Programado Para Matar (1982); Os Embalos de Sábado Continuam (1983); Rambo II - A Missão (1985); Rocky IV (1985); Stallone Cobra (1986); Falcão - O Campeão dos Campeões (1987); Rambo III (1988); Condenação Brutal (1989); Tango e Cash - Os Vingadores (1989); Rocky V (1990); Risco Total (1993); O Demolidor (1993); O Especialista (1994); O Juiz (1995); Assassinos (1995); Daylight (1996); Cop Land: A Cidade dos Tiras (1997); D-Tox (2002); Pequenos Espiões 3-D: Game Over (2003); Rocky Balboa (2006); Rambo IV (2008); Os Mercenários (2010); Os Mercenários 2 (2012); Alvo Duplo (2012); Ajuste de Contas (2013); Rota de Fuga (2013); Os Mercenários 3 (2014); Creed: Nascido para Lutar (2015); Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017); Plano de Fuga 2: Hades (2018); Creed II (2018); Tough as They Come (2018); Plano de Fuga 3: Devil Station (2019)


Dolph Lundgreen:














007 - Na Mira dos Assassinos (1985); Rocky IV (1985); Mestres do Universo (1987); Escorpião Vermelho (1988); O Justiceiro (1989); O Grande Anjo Negro (1990); Força Vermelha (1991); Massacre no Bairro Japonês (1991); Soldado Universal (1992); Fuga Mortal (1993); Homem de Guerra (1994); Atirador de Elite (1996); Duelo de Dragões (1999); O Último Comando (2000); Ação Direta (2004); O Defensor - Protegendo o Inimigo (2004); The Mechanik (2005); Caçadores de Diamantes (2007); Ação Imediata (2009); Comando Vermelho (2009); Soldado Universal 3: Regeneração (2009); Ação e Reação (2010); Os Mercenários (2010); Os Mercenários 2 (2012); Soldado Universal 4 - Juízo Final (2012); Acerto de Contas (2013); Os Mercenários 3 (2014);  Skin Trade - Em Busca de Vingança (2014);  Marcas da Guerra (2015); Os Esquecidos (2015); O Lago dos Tubarões (2015); Ave, César! (2016); Um Tira no Jardim de Infância 2 (2016); Altitude (2017); Malchishnik (2017); Black Water (2018); Sharknado 5: Voracidade Global (2017); Creed II (2018);  Aquaman (2018); The Tracker (2019);  Sobreviva a Noite (2019); Acceleration (2019); Malevolence (2019)


Brigitte Nielsen
 
 













Guerreiros de Fogo (1985); Rocky IV (1985); Stallone Cobra (1986); Um Tira da Pesada II (1987); Incontrolável Desejo (1988); Perseguição Demoníaca (1991); Prisão do Inferno (1993); No Limite da Vingança (1995); Paparazzi (1998); Voyage: Killing Brigitte Nielsen (2007); Eldorado (2012); Mercenarias (2014), Creed II (2018)

Tessa Thompson
 














Quando um Estranho Chama (2006); A Iniciação de Sarah (2006); De Caso com o Inimigo (2008); Mississippi Damned (2009); For Colored Girls (2010); Murder on the 13th Floor (2012); Cara Gente Branca (2014); Selma: Uma Luta Pela Igualdade (2014); Creed: Nascido para Lutar (2015); Thor: Ragnarok (2017); Aniquilação (2018); Creed II (2018); MIB: Homens de Preto - Internacional (2019); Passing (2019)

Phylicia Rashad
 














As Tartarugas Ninja (1990);  Polly Volta para Casa (1990);  Perigosas, mas Não Muito (1991);  The Cosby Show (Seriado 1984 - 1992);  Prisioneiro do Silêncio  (1994); The Possession of Michael D.  (1995); Once Upon a Time... When We Were Colored (1995); Rumo à Liberdade (1998); Cosby (seriado 1996-2000); Murder, She Wrote: The Last Free Man (2001); O Sol Tornará a Brilhar (2008); For Colored Girls (2010); Creed: Nascido para Lutar (2015); Creed II (2018); O Limite da Traição (2020)

Wood Harris
 

 












Melhor é Impossível (1997); Nova York Sitiada (1998); Rebelde Até o Fim (2000); Duelo de Titãs (2000); Ouro Branco (2002); Dirty: O Poder da Corrupção (2005); Ponto de Decisão (2009); Dredd: O Juiz do Apocalipse (2012); Homem-Formiga (2015); Creed: Nascido para Lutar (2015); Blade Runner 2049 (2017); Creed II (2018); Sweetwater (2220)


Milo Ventimiglia














Ela é Demais (1999); Loucas Férias De Inverno (2003); Amaldiçoados (2005); Stay Alive - Jogo Mortal (2006); Rocky Balboa (2006);  Autópsia de um Crime (2008); Gamer (2009); O Abrigo (2011); Temporada de Caça (2013);  Gente Grande 2 (2013);  Grace de Mônaco (2014); Creed II (2018); Uma Nova Chance (2018); This Is Us (seriado 2016-2018) 

Fontes:
NY Times
IMDB
Jornal O Globo
Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre