sexta-feira, 9 de outubro de 2015

I COMO ÍCARO ... / I COMME ICARE (1979) - FRANÇA




INVESTIGANDO OS PODEROSOS


I... como Icaro, é um thriller francês de 1979 escrito, produzido e dirigido pelo cineasta Henri Verneuil (1920 - 2002). Com Yves Montand (1921-1991) à frente do elenco, I... comme Icare teve, no título, uma tradução completamente obscura, metade em francês, metade português que pouco revela a respeito do filme, mas em um ponto da trama o título original explica-se de forma completa.


O filme inicia-se com o assassinato do presidente francês Marc Jarry (o presidente e o país são fictícios), nos moldes do que ocorreu com o presidente americano Kennedy (conforme o diretor essa foi realmente a inspiração). Um atirador aparece momentos antes em um telhado, mas não consegue efetuar os disparos. Para sua surpresa, o presidente é alvejado por um segundo atirador. Alguém na multidão o localiza e indica de onde teria partido os supostos tiros. A polícia cerca o prédio. Um elevador desce e quando a porta se abre o suposto atirador está morto. Logo, o espectador já sabe que a culpa recairá sobre o atirador errado.


Quase um ano depois, a comissão de investigação chega a conclusão de que o atirador agiu sozinho e depois se matou. Para que o relatório possa ser concluído, todos os participantes devem assinar. Eis que entra a figura do procurador Henri Volney (Yves Montand) que se nega a assinar o documento e, pelas regras, pode encabeçar uma nova investigação com todos os poderes para si. Henri vai a fundo e passa a investigar de forma meticulosa todos os passos da estranha história montada. Logo, percebe que vários elementos foram negligenciados, como relatos de testemunhas, o local do crime, entre outros. De acordo com que a investigação segue, Henri e seus assistentes percebem que entraram numa rede de conspiração, cujos membros podem estar dentro do próprio governo.


Esse interessantíssimo filme francês passa a ideia de que a investigação de JFK teria sido conduzida de modo a criar um suspeito para mídia. De uma forma perspicaz, o diretor transmuta a ação para a França e cria uma ficção que se distancia do caso americano. Décadas mais tarde, Oliver Stone colocaria novamente o dedo na ferida com JFK: A Pergunta Que Não Quer Calar. E a forma como o mistério vai se revelando, com detalhes surpreendentes, prende o espectador do início ao fim, somada a ótima performance do ator/cantor Yves Montand (de filmes como "Z" e "Estado de Sítio").


A citar também, como grande atrativo do filme, a cena do experimento no laboratório da faculdade, onde o procurador vai conversar com um psiquiatra a respeito do atirador. É reproduzido o que se convencionou chamar "Experimento Milgram". Uma experiência baseada na submissão à autoridade na quais pessoas realizam atos contrários a seus princípios em nome de uma autoridade superior, que neste caso pode ser o Estado. A experiência vai se revelando à Henri (e ao espectador) e nos brinda com um discurso sobre o comportamento, o que nos leva a várias reflexões sobre a condição humana.


Este filme tornou-se raro no Brasil sendo um ótimo entretenimento, com uma direção segura, um ritmo que garante o interesse e um roteiro que faz com que o espectador vá descobrindo, aos poucos, tudo que realmente pode ter acontecido, mostrando que uma verdadeira investigação pode revelar muitas informações aparentemente desprezíveis. A analogia ao título (“E como Ícaro”) nos remete a lenda de Ícaro e seu pai, Dédalo. Presos no labirinto do Minotauro (após ter sido morto por Teseu) conseguiram fugir com asas de cera de abelhas e penas de gaivota, mas ao não seguir o conselho de seu pai, Ícaro subiu além do que podia e tão próximo do sol que suas asas derreteram e este caiu no mar. Estaria Henri Volney escapando do seu labirinto de intrigas e voando alto demais perto do sol (leia-se dos poderosos) para descobrir a verdade?


Indicado para quem gosta de filmes cuja temática é conspiração. Possui ainda, como cereja do bolo, um final surpreendente.

Curiosidades:
 
O nome verdadeiro de Yves Montand era Ivo Livi, italiano de nascença e naturalizado francês. Além de ator era um cantor muito prestigiado.

Henri Verneuil foi um cineasta francês de origem turca. Seu nome real era Achod Malakian e imigrou para a França aos 4 anos de idade junto com os pais
O diretor fez uma ponta no filme. 

O filme foi lançado no Brasil em agosto de 82.

Yves Montand teve grande parceria com o diretor Costa Gravas . Juntos fizeram Z, A Confissão e Estado de Sítio.

O principal suspeito é Daslow. O nome  é um eneagrama para Oswald. Lee Oswald, suspeito da morte de Kennedy.

O Experimento Milgram foi de autoria de Stanley Milgram. O psiquiatra executou seu experimento na Universidade de Yale em 1963.


Trailer:






Breve Filmografia:
Yves Montand (1921-1991)
O Salário do Medo (1953); Napoleão (1955); Adorável Pecadora (1960); Paris Está em Chamas? (1966); Grand Prix (1966); Z (1969); A Confissão  (1969); Estado de Sítio (1972); Um Homem, Uma Mulher, Uma Noite (1979); Jean de Florette (1986).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre