domingo, 2 de junho de 2019

HOMEM-ARANHA / SPIDER-MAN (1977) - ESTADOS UNIDOS




O PRIMEIRO HOMEM-ARANHA
Quem está agora na adolescência nunca deve ter ouvido falar que houve um filme do Homem-Aranha nos cinemas na década de 70. Então resolvi fazer este post com o primeiro dos filmes lançados pela Marvel (também para aqueles que viveram essa época). Também analisarei, aos poucos, as produções (de outros heróis)  lançadas no cinema, assim como aquelas que eram lançadas como filmes na TV. Na verdade, o termo telefilme não era muito conhecido nem o termo "piloto de seriado”. As emissoras aqui (normalmente a Globo) e lá fora lançavam "o filme" e deixavam um gostinho de quero mais, ao anunciar em seguida que teríamos um seriado. Algo muito comum. Então nada mais interessante do que contar a história desses filmes. Alguns lançados por aqui e outros não (que até já fiz análise, como "Doutor Estranho"). Ao final da postagem, colocarei uma lista de filmes e telefilmes que analisarei e que creio ser o mais próximo do que foi lançado (caso percebam algum erro ou omissão de alguma produção me avisem). Colocarei os que pertencem aos quadrinhos da Marvel, independente dos que ela licenciou a terceiros.


Em 1977 a Marvel Comics Group resolveu fazer um seriado do Herói que mais vendia pela editora (uma tiragem de quase 10 milhões nos EUA), Homem Aranha, que o público brasileiro conhecia pelo desenho, mas não era os exibidos no saudoso "Programa do Capitão Aza" (que mostrava o Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Namor e Thor). Entre 1967 e 1970 a Marvel lançou nos EUA uma série animada do aracnídeo, muito lembrada até hoje (quem viu Homem Aranha no Aranhaverso pode comprovar) que passou por aqui.

Então nosso herói chegaria no Brasil, somente em janeiro de 1979, nos cinemas, em versão "carne e osso". Protagonizado por Nicholas Hammond (que fora um dos jovens do clássico "A Noviça Rebelde") era o bem comportado fotógrafo Peter Parker picado por uma aranha radioativa que passaria a combater o crime com seus novos poderes.  O Herói fora também publicado por algumas editoras como Ebal, Bloch, RGE (ainda não tinha a Abril) e as “crianças” esperavam avidamente pelo personagem em "Live-action". Seria a concretização dos sonhos daquela garotada. Para alguns era um programa obrigatório e qualidade não era um fator a ser percebido. O que a criançada queria mesmo era ver o herói (e nada de internet para ver avaliações ou postar comentários) e conversar, com quem teve a oportunidade de assistir, na escola, em casa (e, acreditem não eram muitos)...  



Poucos pais levavam seus filhos ao cinema. E a maioria dos adultos nem conhecia o personagem. Zorro, Flash Gordon, Dick Tracy e Tarzan eram muito mais conhecidos. O seriado Batman ainda passava na Tv e chegou a ter filme lançado na década de 60 nos cinemas. Star Wars já tinha estreado nos EUA e o conceito de aventura estava mudando. Era época de férias escolares que iam do início de dezembro (se você não ficasse de recuperação) até o início de março. Era uma época mais ingênua no conceito de heróis. Mas o homem Aranha tinha revista própria e a continuidade de suas histórias (ao contrário de outros heróis que tinham muitas vezes apenas estórias que mostravam um breve confronto mensal com um vilão) era algo que cativava aqueles que percorriam, com olhares, todo mês, as bancas procurando o "gibi" de seu herói favorito. No meu bairro, o jornaleiro até avisava.

Então aos que não conheceram outro ator antes de Tobey Maguire ou aos que viram estes filmes do herói da vizinhança, vamos iniciar nossa análise. Peter Parker é um fotógrafo que tenta vender suas fotos "sem graça" a J. J. Jameson no Daily Bugle (aqui era “Clarim Diário”). Jameson e seu editor Joe estão atrás de fotos sobre uma série de crimes cometidos por pessoas consideradas com comportamento exemplar. Trabalhando em meio período no laboratório da faculdade, Parker e um estudante manipulam um aparelho que emite altíssima frequência radioativa e não percebem que uma aranha teria participado do experimento. O jovem, ao pegar seu livro, é picado pela aranha radioativa. Caminhando pelas ruas é perseguido por um motorista em transe que o cerca em  beco. O carro avança em sua direção e Peter percebe que conseguiu escalar uma parede. Ao tentar testar suas habilidades, surpreende um ladrão que se assusta com um homem agarrado em um prédio. Ele é percebido ao longe por outros transeuntes que o apelidam de “Homem Aranha” pelo modo como sobe as paredes (essa parte até é legal). O Homem Aranha vira sensação e Jameson quer uma foto, que Peter "fabrica" para ganhar um trocados, se transformando em herói, ao salvar uma das vítimas que sobrevivera e fora internada, passando a investigar Byron, o líder de um grupo que trabalha com experiências sobre “o potencial humano” (que Peter classifica de "Guru") 


Essa aventura feita como piloto de série, mas decidida pela exibição nos cinemas, atualmente, só pode ser vista como um registro para quem quer conhecer as versões cinematográficas do herói. A estória é rodeada de uma implausibilidade e ingenuidade que saltam aos olhos. O nosso J.J Jameson é interpretado pelo ator David White que fazia Larry Tate, o chefe mala, no famoso seriado “A Feiticeira”. Até que gostei dele nesse papel. Não temos uma Mary Jane ou Gwen, nem  Betty, secretária do Jornal (nos quadrinhos). Nem chega a um romance, mas a atriz Lisa Eilbacher (como Judy Tyler) fez participação em muitas séries e quase foi a princesa Lea em "Guerra nas Estrelas". Encerrou a carreira no cinema em 1996. Não espere vilões poderosos como Duende Verde ou Electro: nosso "homem do mal" é um criminoso que arrumou um modo de hipnotizar coletivamente pessoas e, através de um bottom, colocado na roupa da vítima, lhe dá instruções do que deseja: normalmente assaltar bancos. Se alguém pensou numa versão modificada do "Mestre do Picadeiro" que trabalhava no "Circo do Crime" e hipnotizava pessoas pode não estar totalmente errado, afinal os custos não dariam pra montar um circo e um monte de outros atores para pagar. Melhor pegar a ideia e reciclar.  Michael Pataki (1938–2010), o Capitão Barbera (espero que não tenham tirado de Hanna Barbera!!), será lembrado como o camarada russo que dá ordens a Victor Drago em "Rocky IV". Aqui se limita a fumar um charuto e não conseguir investigar muita coisa.  Jeff Donnell (1921–1988), a Tia May, foi uma atriz muito atuante em produções hollywoodianas nas décadas de 40 a 50. Nos anos 60 priorizou participações em séries.  Thayer David (1927–1978),  o vilão Edward Byron, só será lembrado pelo mais antigos por ter sido vilão de um filme famoso: “Viagem ao Centro da Terra” de 1959. Faleceria no ano seguinte de ataque cardíaco. Quanto aos efeitos? Bem ... Don Cortney foi contratado para uma produção televisiva: baixos custos e pouca grana e resolveram levar para o cinema. Acredito que seja o menos culpado. Pelo mesmo caminho seguiu o diretor E. W. Swackhamer que muitos classificaram como “medíocre”, mas era um piloto de seriado. Swackhamer vinha de direção de vários episódios de séries como “A Noviça Voadora”, “Jeannie é um Gênio” e “A Feiticeira” (daí a possível escolha de David White) e só dirigiu esse "episódio". Depois desse episódio piloto somente Hamond e Pataki (este último em mais 6 episódios) continuariam nos personagens.



E a teia ? É ... Bem ... ele cria um lançador de teias no laboratório (até aí tudo bem). Mas se houve algo que odiei nesse filme quando o vi no cinema foi essa teia, que ora parece barbante quando lançada e ora parece rede de arrastão quando cai nos vilões. E quando aparecem três caras orientais que parecem lutar Kendô? Parker fala que uma aranha ergue 1000 vezes o seu peso, logo o Homem Aranha teria uma força colossal. Nosso herói dá uns socos e chutes e não parecem lá tão fortes; toma uma paulada na canela e sente dor. Prestem atenção durante a luta com os orientais: um dos vilões quase dá uma paulada (sem querer) no parceiro (mais engraçado impossível). Nem vamos falar dos deslocamentos sob a imagem pronta. Não vi nada disso quando era criança e essa foi a melhor parte de tudo isso.


Homem Aranha teve 11 episódios e 3 filmes e nunca foi lançado em Blu-Ray, DVD ou Streaming (apenas VHS). Foi o pontapé para Capitão América , Hulk (aquele que na serie se chamava David Banner), entre outros. Apesar disso o filme foi um sucesso, mas a série não entusiasmou. A ingenuidade excessiva do filme até se justificava: evitar transpor certas violências dos quadrinhos (que os adultos não liam) e mostrar aos pais que o herói era um paladino da justiça em estórias inofensivas (quem dava a grana pra criançada comprar os gibis?). Indicado aos saudosistas e aos curiosos de plantão.

Cartaz:






















Trailer :




Trailer do Desenho





DVD do Filme (Canal Tunel do Tempo TV) - Ver Comentários (abaixo)





Homem Aranha nos  Gibis (Ebal , Bloch e Abril):

 




















Heróis e Seus Níveis de Força (Homem Aranha 1 da Abril)
 

















Nicholas Hammond














David White (1916 -1990) em  A Feiticeira

 














Michael Pataki em Rocky IV

















Filmografia Parcial:

Nicholas Hammond  
O Senhor das Moscas (1963); A Noviça Rebelde (1965); Vôo 502: Em Perigo (1972); O Dramático Acerto de Contas (1973); Homem-Aranha (1977); Homem-Aranha Volta a Atacar (1978; Homem-Aranha e o Desafio do Dragão (1980); Richard II (1982); A Cidade De Esmeralda (1988; The Black Cobra 2 (1989); Um Canto de Esperança (1997); A Grande Virada (2003); Dinastia - Atrás das Cenas (2005); Ameaça Invisível (2005); O Ultimo Dançarino de Mao (2009); Turkey Shoot (2014); Ladies in Black (2018); Era Uma Vez em Hollywood (2019)

Lisa Eilbacher
Homem-Aranha (1977); Corrida Para a Vitória (1977); A Força do Destino (1982); Dez Minutos Para Morrer (1983); Um Tira da Pesada  (1984); Leviathan (1989); O Detonador de Alta Voltagem (1992); Nas Teias da Corrupção (1992); O Retorno de Hunter (1995).

Michael Pataki (1938–2010): 
Sem Destino (1969): Homem -Aranha (1977); Aeroporto 77 (1977); Zoltan - O Cão Vampiro de Drácula (1978); Matar ou Morrer 2:  O Retorno de Will Kane (1980); O Resgate do Titanic (1980); Remo: Desarmado e Perigoso: (1985) Rocky IV (1985); Halloween 4: O Retorno de Michael Myers (1988) e participações em vários seriados.


Cronologia Marvel :
Howard, O Super-Herói (1986)
O Justiceiro (1989)
Quarteto Fantástico (1994)
Generation X (1996)
Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D (1998)
Blade: O Caçador de Vampiros (1998)
X-Men - o Filme (2000)
Blade: II (2002)
Homem-Aranha (2002)
Demolidor - O Homem sem Medo (2003)
Hulk (2003)
X-Men 2 (2003) 
Blade: Trinity (2004)
O Justiceiro (2004)
Homem-Aranha 2 (2004)
Elektra (2005)
O Homem-Coisa: A Natureza do Medo (2005)
Quarteto Fantástico (2005)
X-Men 3 O Confronto Final (2006)
Homem-Aranha 3 (2007)
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)
Motoqueiro Fantasma (2007)
O Justiceiro: Zona de Guerra (2008)
Homem de Ferro (2008)
O Incrível Hulk (2008)
X-Men Origens: Wolverine (2009)
Solomon Kane - o Caçador de Demônios (2009)
Homem de Ferro 2 (2010)
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
X-Men: Primeira Classe (2011)
Thor (2011)
O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança (2012)
Os Vingadores (2012)
Homem de Ferro 3 (2013)
Wolverine (2013)
Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Wolverine Imortal: 2013 (2014)
O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
Guardiões da Galáxia (2014)
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Homem-Formiga (2015)
Quarteto Fantástico (2015)
Capitão América: Guerra Civil (2016)
X-Men: Apocalipse (2016)
Deadpool (2016)
Logan (2017)
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Thor: Ragnarok (2017)
Pantera Negra (2018)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Deadpool 2 (2018)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Homem-Aranha no Aranhaverso - Animação (2018) 
Capitã Marvel (2019)
Vingadores: Ultimato (2019)
X-Men: Fenix Negra: (2019)
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) 
Viúva Negra (2021)
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) 
Os Eternos (2021)
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)
Thor: Love and Thunder (2022)
Black Panther: Wakanda Forever (2022)
The Marvels (2023)
Guardians of the Galaxy Vol. 3 (2023)
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)
Quarteto Fantástico (2023/24)

4 comentários:

  1. Olá. Parabéns pelo blog. Só um detalhe do que foi comentado sobre o lançamento do Homem Aranha dos anos 70 apenas em VHS. Na verdade os três filmes de 90 minutos desta série foram lançados em DVD no Brasil há alguns anos, pela coleção "Super Heróis do Cinema". Há um vídeo em nosso canal onde mostramos este DVD, neste link: https://www.youtube.com/watch?v=Z_xTSHESHkc. Mas de qualquer forma um ótimo texto sobre a série clássica do Homem Aranha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pessoal.
      Parabéns pelo vídeo e pelo canal no YouTube. Ótimo trabalho e realmente não conhecia esse DVD. Quem bom que tem pessoas resgatando esses filmes e postando informações. Vocês mencionaram o Hulk. Em breve devo postar o piloto que apresentou o personagem, bem como, informações bem interessantes. Muito obrigado pela colaboração que agregou ao Blog. Vida longa ao Túnel do Tempo TV. Um grande abraço e voltem sempre.

      Excluir
    2. Incluí o Vídeo de Vcs na Postagem. Abs

      Excluir
  2. Muito obrigado. Sucesso também ao blog Cinéfilos para Sempre.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre