terça-feira, 6 de outubro de 2015

AS AVENTURAS DO LADRÃO DE BAGDAD / A ROSA AZUL - THE THIEF OF BAGHDAD / IL LADRO DI BAGDAD (1961) ESTADOS UNIDOS / ITALIA




TUDO POR AMOR

Karim (Steve Reeves) é um audacioso ladrão que vive de pequenos furtos revertendo-os aos pobres endividados do reino. Na festa em que o sultão de Bagdad receberia o pedido do Príncipe Osman (Arturo Dominici) para casar com sua filha, Karim consegue prender Osman e passar-se por ele na festa onde leva os pertences dos convidados e ganha o coração da filha do sultão. Karim consegue fugir com a ajuda de um misterioso fantasma. 


Apaixonada por Karim,  Amina (Giorgia Moll) rejeita o pedido do príncipe gerando um desconforto, pois o Sultão agora promete além da mão de sua filha a sua sucessão no trono. Impelido pelo desejo de poder Osman consegue uma substância que poderá lhe conceder o amor da princesa. A poção, porém tem um efeito colateral horrível. Se a pessoa já estiver apaixonada, ela morrerá aos poucos. Sem saber do amor de Amina por Karim o príncipe realiza o seu plano. Amina cai doente e os médicos não sabem o que fazer. Quando tudo parece perdido o fantasma aparece a todos e informa que somente quem conseguir a Rosa Azul poderá curar a princesa e desposá-la. Ela será encontrada por aquele que amar a princesa a ponto de arriscar sua vida. O rei então propõe que qualquer um pode se candidatar a procurar a rosa. Karim que havia sido capturado e trabalhava numa prisão de trabalhos forçados fica sabendo, foge da prisão e se apresenta para ir com o grupo na busca. O sultão informa aos pretendentes que aqueles que aceitarem passarão pelas sete portas que levam a vários perigos e que a primeira porta "pode ser vista onde não está". Enquanto Osman usará de todos os subterfúgios para conseguir a princesa, Karim só poderá seguir munido de coragem e amor pela sua amada.


 
Excelente filme "das mil e uma noites" com o astro Steve Reeves (Rômulo & Remo). Essa versão (a terceira a ir para as telas) de 1961 é uma aventura mais do que indicada, com bons recursos técnicos (para a época ), mesclada de leve humor e um romance à moda antiga. Os mais nostálgicos que assistiram nas "Sessões da Tarde" da década de 70 devem lembrar com carinho, pois a história é muito bem conduzida e uma boa pedida para aqueles que gostam das antigas aventuras de magia, cujo tema não era vingança (como podemos ver na maioria dos filmes) e sim a paixão e a justiça.


O Ladrão de Bagdá (título original) teve várias versões, algumas boas e outras medianas, mas, assim como os “Simbad”, sempre fez muito sucesso à sua época. Essa versão não deve ser confundida com "O Fabuloso Ladrão de Bagdá" (1978) que tinha como atores principais Kabir Bedir, Roddy Mcdowell e Peter Ustinov e é lembrada pela cena do gênio da lâmpada verde que o personagem título consegue enganar e assim colocá-lo aos seus serviços. Voltando a esta versão, temos como principal ator o fisiculturista e Mr. Universo (entre outros títulos do ramo), Steve Reeves que fez Hercules e Maciste(s) na Europa. Foi precursor de atores como Schwarzenegger,  Dan Vadis e Lou Ferrigno (o famoso Hulk da série televisiva).  Foi um dos maiores astros de sua época e levou ao auge um gênero que seria denominado décadas depois como "sandálias e espadas", uma alusão aos seus personagens, e de outro atores como Reg Park (ídolo e inspiração de Schwarzenegger) e Mark Forrest.

 
As Aventuras do Ladrão de Bagdad é uma boa oportunidade para se rever ou conhecer um gênero de muito sucesso, numa produção bem cuidada que  diverte do início ao fim, desde que o espectador não seja aficionado por filmes de efeitos especiais de última geração. É uma boa oportunidade para se verificar como outrora eram feitos os filmes sem as possibilidades digitais atuais

Atores Fisiculturistas 

Dan Vadis





Lou Ferrigno
Reg Park




Mark Forrest







Steve Reeves



Trecho do filme:.






Curiosidades:

O roteiro original, assim como a novelização em brochura, apresenta uma cena em que Steve Reeves luta contra um caranguejo gigante debaixo d'água. Essa sequência nunca foi filmada ou foi descartada.

Em dezembro de 2019, um disco Blu-Ray foi lançado na Alemanha finalmente na proporção de 2,35: 1! Uma impressão melhor do que a vista há muitos anos. Esta é a versão italiana e você pode escolher entre várias dublagens de idioma, incluindo "Inglês". Também tem várias cenas que não faziam parte do corte americano. Estão em italiano, mas têm legendas em inglês.

Na versão italiana, o título mostra o nome da cidade como "Bagdad" , enquanto o título em inglês é escrito  "Baghdad."



Filmografia Parcial:

Steve Reeves (1926–2000)









A Face do Crime (1954); Hércules (1958); Hércules e a Rainha da Lídia (1959); Golias Contra os Bárbaros (1959); Os Últimos Dias de Pompéia (1959); O Gigante de Maratona (1959); As Aventuras do Ladrão de Bagdá (1961); A Guerra de Tróia (1961); Rômulo & Remo (1961); O Filho de Spartacus (1962); Sandokan, O Grande (1963).


Giorgia Moll










Non scherzare con le donne (1955); Defendo o Meu Amor (1956); O Americano Tranquilo (1958); Mulheres Perigosas (1958); O Diabo Branco (1959); Costa Azul, a Praia dos Amantes (1959); Marina (1960); As Aventuras do Ladrão de Bagdá (1961); O Rapto das Sabinas (1961); Adorável Trapaceiro (1963); O Desprezo (1963); Desespero d'Alma (1964); Requiem per un agente segreto (1966); Os Amores de um Demônio (1966); A Mulher de Pequim (1967); Serviço Secreto à Italiana (1968); Os Mercenarios Morrem ao Amanhecer (1968); I due prigionieri (1985)

10 comentários:

  1. Adorei o filme.. assisti ontem.. só axo que faltou mttt. Mostrando os Príncipes na jornada e o ladrão sozinho, só fk focado nele, disseram q a Princesa tava doente sei lá mas quando mostrava só viamos ela deitada desconsilada, quando o ladrão volta com a Rosa, deveria ter mostrado os outros Príncipes voltando da jornada desanimados,e mostrando o ladrão e a Princesa no castelo e todos aplaudindo declarando ele o novo principe e a cena final poderia ter sido melhor, a princesa simplismente pula da cama ooo. Mas ninguem entendi o q ela quiz dizer.. deveria ter falado.. to curado.. o filme teve coisas mau explicadas que ficaram no imagunario do público. 😕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Cesar Rafael.
      O Ladrão de Bagdá é um clássico muito interessante. Na verdade podemos entender que foi uma produção que centrou-se no ator, por causa de seu carisma junto ao público. Seus filmes de Hércules eram muito famosos e sempre geravam boas receitas. Esse gênero realmente tinha um roteiro com alguns furos e mantinha-se uma ideia / linha central. Muito boa as suas observações acerca desses furos. Obrigado pelos comentários. Um grande abraço e volte sempre.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Boa Noite.
      Sim, o filme ainda mantém-se na memoria de muitas pessoas. Obrigado pelo comentário e volte sempre. Um grande abraço.

      Excluir
  3. Boa noite!Como sempre ótima resenha!Gosto dessa temática de aventura antiga.
    Eu te mandei um email há um tempo pro endereço que vc pôs aqui no blog.
    Desde já,agradeço e no aguardo da resposta do email.Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Fabiana.
    Muitos gostam dessa temática e os filmes de aventura antigos eram realmente bem legais. Respondi o seu e-mail e desculpe pela demora. Abs

    ResponderExcluir
  5. Alguém lembra de um filme cujo o título eu não me recordo direito , mas era algo como
    " Os Leões de São Petesburgo " ou os " Dragões de São Petesburgo " ?

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Leonel Pereira e obrigado pela visita e comentário.
    Acredito que o filme seja:
    Os Leões da Rússia (1972) - I leoni di Pietroburgo / The Lions of St. Petersburg -
    É um filme italiano de 1972. Muito raro
    Seria este ?
    Colocando o nome em italiano no YouTube tem o Trailer ....
    Depois me diga se está correto. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Nossa!! Assistia esse filme na sessão da tarde com minha mãe, eu era criança e amava esse filme e todos nesse estilo. Fiquei nostálgica... Onde consigo assistir ele? Tem pra vender dvd?
    Ou existe ele em alguma plataforma para assistir?
    Amei a lembrança!!!!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. (Você esqueceu de informar o seu nome)
    O filme pode ser encontrado completo no YouTube colocando o título em português e o ano. Pelo que observei a qualidade está boa. Obrigado por visitar o site e comentar. Volte sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre