quarta-feira, 21 de outubro de 2020

CRUZADA (VERSÃO DO DIRETOR) / KINGDOM OF HEAVEN (2005/2014) - REINO UNIDO / ALEMANHA / ESPANHA / MAROCOS / ESTADOS UNIDOS / ITALIA / FRANÇA

 

"QUE HOMEM É O HOMEM SE NÃO TENTA CRIAR UM MUNDO MELHOR"

("o texto contém spoilers")

No ano de 1184, na França, Balian (Orlando Bloom) é um ferreiro que se encontra preso após “enlouquecer” ao saber da notícia que sua esposa se suicidara após o filho do casal nascer morto.  O padre local (Michael Sheen) acredita que ele está possuído, mas o Bispo (Bill Paterson) solicita sua soltura para terminar as obras da igreja.  Com a chegada do Barão Godfrey de Ibelin (Liam Neeson), em visita ao irmão e seu sobrinho  e a caminho de Jerusalém, o nobre lhe revela ser seu pai e ele seu único herdeiro  lhe convidando a segui-lo em direção a Terra Santa, se assim desejar, expiar os seus pecados e uma provável salvação para a alma de sua esposa.  Com o aceite da oferta Bailan e Godfrey são atacados pelos parentes que reivindicam a devolução de Bailan por uma morte ocorrida, ao mesmo tempo em que desejam eliminá-lo para que Godfrey não deixe herdeiros. Após um inevitável confronto, Godfrey é gravemente ferido. Ao chegar a Messina, às portas da morte, Godfrey transforma seu filho em cavaleiro, novo Barão e herdeiro de suas terras. Bailan segue para Jerusalém onde terá a maior de suas aventuras, conquistando o amor de uma mulher, a admiração de um rei, o ódio de um líder templário e o respeito de seus adversários pela posse da cidade sagrada.

Se você deseja usar este filme para um estudo escolar é bom saber que o filme não segue um relato histórico fidedigno (ver curiosidades). Omite e cria personagens, além mudar a história e criar eventos fictícios.  Cruzada chegou aos cinemas em uma versão “mutilada”. Originalmente o filme tinha mais de três horas e os Estúdios normalmente só aceitam, sob raras exceções, filmes com um pouco mais de duas horas, o que consideram comercialmente viável. 

O que ocorreu de tal atitude? A imprensa e público viram um filme de ação / aventuras que parecia confuso e com situações que não se explicavam e o filme original deveria vir em forma de épico, daí sua longa duração. Acabou vendido como um novo “Gladiador” (do mesmo diretor), mas sem o carisma do mesmo.  Foi mal nas bilheterias dos EUA, melhor na Europa e um grande sucesso no mundo árabe, principalmente no Egito. A versão do diretor (que Ridley Scott alega ser a definitiva), lançada em 2014, nos elucida várias lacunas deixadas (a sinopse, para quem assistiu ao filme, originalmente lançado, já deve ter soado diferente) até porque as 2h14min de metragem se transformaram em três horas  de um filme mais profundo, com menos ação e mais denso nas motivações humanas.

Sabemos que a cidade é governada pelo jovem rei Baldwin (Edward Norton por trás da máscara) que está sucumbido aos efeitos da lepra (incurável naquela época) e que precisa esconder o rosto desfigurado atrás de uma máscara prateada. De um lado temos aqueles que lutam pela paz com os muçulmanos: o próprio rei (Edward Norton), sua irmã Sibylla (Eva Green), seu braço direito Tiberias (Jeremy Irons) e Godfrey com seus comandados. De outro lado nobres e religiosos (apoiados por cavaleiros templários) como Guy de Lusignan (Marton Csokas), marido de Sibylla e desejoso do trono, e o sanguinário Reynald de Chatillon (Brendan Gleeson), que desejam o derramamento de sangue e a conquista definitiva da cidade, motivados por uma autoridade papal que enviou um Bispo como seu representante.  O adversário é o temível Saladino, um guerreiro honrado, perspicaz e estrategista que possui um exército pronto a retomar a cidade.

No mundo feudal, apenas o primogênito herdava os feudos, ou seja, muitos homens e poucas terras. Com a partida para as cruzadas de Godfrey, seu irmão e sobrinho administraram as terras com o desejo de Godfrey não sobreviver por muito tempo (seja por batalha ou as inúmeras doenças). Quando o fanático Padre descobre que Bailan é seu meio-irmão, a notícia chega aos envolvidos que desejam liquidar Bailan. Agora possuem um bom motivo, pois Bailan, em um acesso de fúria, provocou uma morte. Isso é que dá o inicio ao filme que pouco ficou esclarecido na versão de 2005. Sabemos também que o jovem ferreiro lutou em uma guerra por seu senhor, à cavalo e como engenheiro, o que esclarece ao espectador como sabe lutar tão bem com uma espada (omitida também na versão de 2005) e construir catapultas engenhosas (essa qualidade chega a ser citada na nova versão).

Outro aspecto interessante é a presença de um Cavaleiro Hospitalário (David Thewlis) que, na versão lançada, acompanha  Godfrey e depois Bailan sempre com frases enigmáticas. Os Hospitalários prestavam serviços médicos aos cristãos, com o tempo se tornaram também uma ordem militar. Na versão do diretor, o Hospitalário (cujo nome nunca é mencionado) diz que guardará, em suas orações, o filho natimorto e esposa suicida de Bailan (uma referência de que irão para o céu). Há uma cena em que ele dialoga no deserto com Bailan antes deste ser atacado por cavaleiros, desaparecendo misteriosamente. E quando Bailan encontra-se desacordado e ferido ele surge novamente tocando sua fronte e fazendo com que o jovem acorde (ou ressuscite). Não mais vemos o cavaleiro nesse momento. Essa nova versão criou uma teoria popular que ele seria um Arcanjo, acompanhando os eventos e interferindo quando necessário. Até quando vai para a morte certa em batalha sua frase à Bailan é enigmática. 

Ridley Scott (“Alien”, “Blade Runner”) centra o filme em outros aspectos, fugindo da coerência histórica (apesar do cenário e vestimentas serem bem de acordo com a época) discutindo o caráter e motivações dos envolvidos no conflito, que atraíram tanto aqueles que realmente acreditavam em Deus quanto aqueles que acreditavam na guerra. E Scott, acertadamente, nos revela os vilões: Sir Guy De Lusignan e seus templários beligerantes que promovem o desabamento da já trégua oscilante em prol de poder, glória e riquezas, escoamento de mão de obra excessiva na Europa, domínio de rotas comerciais ... e os soldados, no meio dessa artimanha, são meros peões a serem descartados em uma batalha da qual não conhecem as reais motivações de seus líderes. Bailan sabe que conquistar ou manter a Terra Santa é um desejo de líderes, sua função é proteger a vida dos que lá estão e não provocar o outro lado a também perdê-las em uma batalha. Scott acerta quando mostra um Saladino íntegro, aberto a diversas concessões em prol da paz e sendo levado a uma guerra quando as possibilidades de paz se esgotam. Scott fugiu do estereotipo de culpar o outro lado como criador de todos os males e centrou no “mea culpa” grande parte do conflito. 

Cruzada, nessa versão do diretor, nos apresenta um filme mais coeso em um formato de épico. Apesar dos momentos da batalha, perto do final, serem muito bem realizadas, o filme fica muito longo no início, mas necessário para o entendimento da história. Na versão do cinema se priorizou a ação em detrimento da narrativa o que produziu cortes até em diálogos.  Particularmente, percebi essa nova versão mais completa e satisfatória tornando o filme bem melhor do que quando fora lançado. Os atores estão ótimos (destaque para ator sírio Ghassan Massoud como Saladino). No final, vemos agora Ricardo Coração de Leão (Iain Glen de "Games of Thrones") indo para uma nova Cruzada de três anos. Como curiosidade, o filme “Robin e Marian” aborda as consequências do retorno de Ricardo, Robin Hood e seus comandados desta Cruzada.


Trailer:


Curiosidades:

O caso entre Sibylla e Balian de Ibelin é inteiramente fictício. Ele também não recebeu a mão dela em casamento ou no trono. Relatos históricos dizem que Sibylla amava profundamente seu marido Guy de Lusignan; além disso, o grande barão Balian tinha um casamento feliz e uma família que vivia com ele em Ibelin. Após as mortes do Rei Balduíno IV e do Rei Balduíno V, Guy mais tarde se tornaria o Rei Guy e lideraria o exército de cruzados que foi virtualmente aniquilado em Hattin.

A Batalha de Hattin, onde a maioria do Exército de Jerusalém sob o comando de Guy e Raynald é totalmente massacrada, nunca é exibida no filme. As únicas cenas mostradas para indicar que isso aconteceu são as cenas que mostram o Exército sarraceno em Hattin marchando sobre o exausto Exército de Jerusalém e, é claro, a extensa sequência subsequente em que Saladin executa Raynald, mas poupa Guy de Lusignan.

O confronto final entre os europeus e o exército de Saladino em Kerak é fictício; Saladino cruzou o Jordão apenas uma vez com um exército, cerca de dois anos depois para destruir o exército dos cruzados em Hattin. Naquela época, o rei leproso Balduíno IV já estava morto havia dois anos; nesse ínterim, seu jovem sobrinho doente se tornou o rei Balduíno V e também morreu um ano depois. Após a morte de seu irmão e filho, Sibylla foi coroada rainha em 1186, um ano antes da batalha. Seu marido, o rei Guy, liderou o exército dos cruzados até Hattin, onde foi aniquilado.

A história de que a irmã de Saladino estava em uma caravana atacada por Reynauld de Chatillon é mencionada na crônica medieval escrita por William de Tyre e repetida por um escritor moderno em seu próprio livro sobre Ricardo Coração de Leão e Saladin. Esse livro foi claramente usado como uma fonte para o roteiro do filme, mas a história foi totalmente desmascarada por historiadores modernos.

Balian de Ibelin realmente existiu, mas não era um bastardo nascido na França nem um ferreiro; ele era, de fato, um nobre legítimo nascido no Reino de Jerusalém.

Edward Norton foi brevemente considerado para o papel de Guy, mas ao ler o roteiro, ele fez lobby para o papel do Rei Baldwin. Como o Rei aparece atrás de uma máscara, ele pediu para não ser creditado. No entanto, seu nome foi colocado de volta nos lançamentos de vídeo do filme.

O rei Mohamed VI do Marrocos é amigo de Ridley Scott e forneceu pessoalmente à produção um destacamento de 1.500 militares e equipamentos; frequentemente, esse pessoal retratava exércitos cristãos e muçulmanos, simplesmente com uma mudança de roupa e uma mudança de local entre as cenas.

Três torres de cerco de 60 pés foram construídas para o filme, usando a tecnologia da época. Cada um pesava 25 toneladas. Para completar a cena em que várias torres de cerco desabam, uma das torres reais foi derrubada no set e filmada em 11 posições e locais diferentes. Várias fotos da queda da torre única foram então compostas para dar a impressão de que várias torres haviam desabado de maneiras diferentes e em direções diferentes.

Apesar do que é mostrado no filme, Balian de Ibelin estava realmente na batalha de Hattin. Hattin é a batalha não mostrada no filme, apenas seu rescaldo de cruzados massacrados. Historicamente, o exército dos cruzados se reunia na costa do Acre e depois marchava para o interior até uma pequena cidade chamada Zipori, que ficava a cerca de 25 km de Hattin e tinha bastante água. Guy foi aconselhado a não mover mais o exército por causa da falta de água no deserto. Quando eles se mudaram de qualquer maneira, Balian recebeu o comando da retaguarda criticamente importante dos Cavaleiros Templários e Cavaleiros Hospitalários. Depois de uma terrível marcha pelo deserto no calor sem água, os homens estavam quase mortos de cansaço e sede; Balian persuadiu o rei Guy a parar e acampar perto do sopé da colina conhecida como Chifres de Hattin. A situação deles naquela noite foi especialmente torturante porque eles estavam à vista do mar de água doce da Galiléia, e o exército sarraceno (que então os tinha quase cercado) tinha bastante água e estava desperdiçando-a ostensivamente na frente dos europeus sedentos. No dia seguinte, o exército de Saladino virtualmente aniquilou o exército dos cruzados. Os nobres capturados eram resgatados por grandes somas de dinheiro; os Templários e Hospitalários, considerados fanáticos, foram todos executados imediatamente. Todos os outros soldados capturados foram vendidos como escravos, o que causou tal superabundância no comércio de escravos na época que foram vendidos por quase nada. Um homem teria sido vendido em troca de um par de sandálias.

A maior parte das filmagens externas ocorreu em Ouarzazate, Marrocos, onde Ridley Scott também filmou Gladiador (2000) e Falcão Negro em Perigo (2001). Uma réplica maciça de Jerusalém foi construída no deserto. O conjunto continha 28.000 metros quadrados (301.389 pés quadrados) de parede e usava 6.000 toneladas de gesso. A frente do set tinha 365,76 metros de comprimento e as paredes 17 metros de altura.

Orlando Bloom tinha acabado de terminar as filmagens de Tróia (2004) quando recebeu o argumento de Cruzada (2005) e inicialmente relutou em sequer ler o guião de mais um épico histórico. Saber que estava sendo montado por Ridley Scott o convenceu a dar uma chance.

Ridley Scott ofereceu o pequeno papel do rei inglês Ricardo I a Russell Crowe, mas devido a conflitos de agenda, Crowe não foi capaz de fazê-lo. A parte eventualmente foi para Iain Glen.

Na cena da "sarça ardente" na versão do diretor do filme, o cavalo de Balian salta enquanto a câmera faz uma panorâmica no deserto, logo após o personagem do Hospitalário (David Thewlis) ter "desaparecido", aumentando assim a sensação de que o personagem seria uma espécie de espírito. De acordo com Ridley Scott, o cavalo fez isso de forma totalmente espontânea enquanto a cena estava sendo filmada.

Michael Sheen (que interpreta o padre) fez o teste para o papel de Baldwin IV (interpretado por Edward Norton).

A razão pela qual o personagem de Jeremy Irons foi renomeado para Tiberíades (em oposição ao seu nome "real", Raymond III de Tripoli) foi porque o estúdio sentiu que o público se confundiria com dois personagens principais, ambos com nomes começando com R (o outro sendo Raynald de Chatillon (Brendan Gleeson), e então eles ordenaram ao escritor William Monahan que mudasse o nome de um deles.

Hamid Dabashi, professor de estudos iranianos na Universidade de Columbia, foi o principal consultor histórico do filme.

O papa Urbano III teria morrido de choque quando soube da Batalha de Hattin, retratada no filme.

O principal aspecto que os executivos questionaram foi a subtrama envolvendo o filho de Sibylla, pois eles sentiam que esta era a história de Balian, e sua história não precisava daquele enredo específico. De fato, mesmo durante a pré-produção em si, os executivos ordenaram a William Monahan que escrevesse uma versão do roteiro sem o enredo de Baldwin V, e Ridley Scott rodou o filme de tal forma que o enredo pudesse ser facilmente cortado. 

Vários finais alternativos foram filmados para o filme. O final preferido de Orlando Bloom foi quando Balian passou pelos peregrinos quando eles deixaram Jerusalém, ele não viu Sibylla (Eva Green), mas voltou para a França sozinho e reassumiu sua vida como ferreiro. Em outra versão, ele a vê, eles falam e, por fim, se dão as mãos, e o filme termina com eles caminhando para o deserto com os outros peregrinos. Em outra versão, ele a vê, eles conversam e então cortamos para ele chegando sozinho à França.

Houve 8 Cruzadas:

A Primeira Cruzada (1096 – 1099) - Conhecida como "Cruzadas dos Nobres"

A Segunda Cruzada (1147 – 1149) - “Cruzada dos Reis” 

A Terceira Cruzada (1189-1192)

A Quarta Cruzada (1202 – 1204)

A Quinta Cruzada (1217 – 1221)

A Sexta Cruzada (1228 – 1229) 

A Sétima Cruzada (1248-1250)

A Oitava Cruzada (1270) 


Cartazes:





Filmografia Parcial:

Orlando Bloom







Wilde - O Primeiro Homem Moderno (1997); O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001); Falcão Negro em Perigo (2001); O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002); Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003); O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003); Menino Cálcio - Um Lutador Duro na Queda (2004); Menino Cálcio - Um Lutador Duro na Queda (2004); Menino Cálcio - Um Lutador Duro na Queda (2004); Tudo Acontece em Elizabethtown (2005); Piratas do Caribe: O Baú da Morte (2006); Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (2007); Nova York, Eu Te Amo (2008); O Enviado (2010); Paixão Obsessiva (2011); Os Três Mosqueteiros (2011); Zulu (2013); O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013); Romeu e Julieta (2014); O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014); Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017); The Outpost (2020)

Ghassan Massoud









Almoutabaki (1995); Cruzada (2005); Vale dos Lobos (2006); Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (2007); The Promise (2008); Êxodo: Deuses e Reis (2014); Todo o Dinheiro do Mundo (2017);  Morine (2018); Tomiris (2019)

Liam Neeson






Excalibur (1981); Krull (1983); Merlin e a Espada (1985); Comando Delta (1986); A Missão (1986); Prece Para Um Condenado (1987); Sob Suspeita (1987); Dirty Harry na Lista Negra (1988); O Preço da Paixão (1988); Darkman - Vingança Sem Rosto (1990); Uma Luz na Escuridão (1992); Fé Demais Não Cheira Bem (1992); A Lista de Schindler (1993); Rob Roy: A Saga de uma Paixão (1995); Michael Collins: O Preço da Liberdade (1996); Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999); K-19: The Widowmaker (2002); Gangues de Nova York (2002); Cruzada (2005); Batman Begins (2005); Busca Implacável (2008); O Preço da Traição (2009); Fúria de Titãs (2010); Esquadrão Classe A (2010); 72 Horas (2010); Desconhecido (2011); Fúria de Titãs 2 (2012); Battleship: A Batalha dos Mares (2012); Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012); Busca Implacável 2 (2012); Sem Escalas (2014); Busca Implacável 3 (2014); Sete Minutos Depois da Meia-Noite (2016);

Eva Green








Os Sonhadores (2003); Cruzada (2005); 007: Cassino Royale (2006); A Bússola de Ouro (2007); Sedução (2009); Sentidos do Amor (2011); Sombras da Noite (2012); Pássaro Branco na Nevasca (2014); 300: A Ascensão do Império (2014); A Salvação (2014); Sin City: A Dama Fatal (2014); O Lar das Crianças Peculiares (2016);  Baseado em Fatos Reais (2017); Euforia (2017); Dumbo (2019); A Jornada (2019)

Michael Sheen







Othello (1995); O Segredo de Mary Reilly (1996); Anjos da Noite (2003); Linha do Tempo (2003); Leis da Atração (2004); Cruzada (2005); Anjos da Noite: A Evolução (2006); A Rainha (2006); Diamante de Sangue (2006);  O Poder da Esperança (2007);  Frost/Nixon (2008); Anjos da Noite: A Rebelião (2009); Maldito Futebol Clube (2009); A Saga Crepúsculo: Lua Nova (2009); Ameaça Terrorista (2010); Tron: O Legado (2010); A Origem da Vida (2011); Meia-Noite em Paris (2011); A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 (2011); A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2 (2012); A Seleção (2013); O Aventureiro: A Maldição da Caixa de Midas (2013); O Mensageiro (2014); 7 Dias no Inferno (2015); Longe Deste Insensato Mundo (2015); De Volta para Casa (2017); O Estado das Coisas (2017); Apóstolo (2018); Prodigal Son (seriado 2019 -2020)

David Thewlis







Vroom (1988); Resurrected (1989); A Vida é Doce (1990); Perdas e Danos (1992); O Processo (1993); Beleza Negra (1994); Coração de Dragão (1996); A Ilha do Dr. Moreau (1996); Sete Anos no Tibet (1997); O Grande Lebowski (1998); Assédio (1998); Linha do Tempo (2003); Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004); Cruzada (2005); A Profecia (2006); Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007); Anônimo (2011); Cavalo de Guerra (2011); RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos (2013); Refúgio do Medo (2014); A Teoria de Tudo (2014); Macbeth: Ambição e Guerra (2015); Anomalisa (2015); Mulher-Maravilha (2017); Fargo (Seriado); Liga da Justiça (2017); Beleza Eterna (2019); Estou Pensando em Acabar com Tudo (2020); Avatar 2 (2022); Avatar 3 (2024)

Brendan Gleeson







Terra da Discórdia (1990); No Limite da Inocência (1992); Coração Valente (1995); Michael Collins, o Preço da Liberdade (1996); Turbulência (1997); Pânico no Lago (1999); Tempo de Inocência (1999); Missão: Impossível 2 (2000); O Alfaiate do Panamá (2001); A.I.: Inteligência Artificial (2001); Extermínio (2002); Gangues de Nova York (2002); A Face Oculta da Lei (2002); Cold Mountain (2003); Tróia (2004); Cruzada (2005); Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005); Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007);A Lenda de Beowulf (2007);  Zona Verde (2010); Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 (2010); Protegendo o Inimigo (2012); O Corvo (2012); No Limite do Amanhã (2014); Refúgio do Medo (2014); No Coração do Mar (2015); As Sufragistas (2015); A Lei da Noite (2016); Frankie (2019); Mr. Mercede (seriado 2017 a 2019); The Tragedy of Macbeth (2021)  

Nikolaj Coster-Waldau







Nightwatch - Perigo na Noite (1994); Bent (1997); Anjo da Noite (1998); Enigma (2001); Falcão Negro em Perigo (2001); Meu Nome é Modesty Blaise (2004); Wimbledon: O Jogo do Amor (2004); Cruzada (2005); O Carrasco (2005); Firewall: Segurança em Risco (2006); Os Implacáveis (2011); Oblivion (2013); Mil Vezes Boa Noite (2013); Segunda Chance (2014); Deuses do Egito (2016); Pequenos Delitos (2017); Sem Perdão (2017); Game of Thrones (2011 a 2019); Domino (2019); O Turista Suicida (2019); he Silencing (2020)

Iain Glen







Nas Montanhas dos Gorilas (1988); Montanhas da Lua (1990); A Idade da Violência (1993); A Casa do Mal (2000); Lara Croft: Tomb Raider (2001); Jornada da Alma (2002); A Sétima Vítima (2002); O Inferno de São Judas (2003); Resident Evil 2: Apocalipse (2004); O Elo Perdido (2005); Cruzada (2005); A Última Legião (2007); Resident Evil 3: A Extinção (2007); Harry Brown (2009); A Papisa Joana (2009); A Dama de Ferro (2011); Jack Taylor: The Guards (2010); Jack Taylor: The Magdalen Martyrs (2011); Jack Taylor: The Dramatist (2013); Jack Taylor: Priest  (2013);  Jack Taylor: Shot Down  (2013); A Tenda Vermelha  (minisérie 2014); Decisão de Risco (2015); Jack Taylor: Cross (2016); Jack Taylor: Nemesis (2016); Jack Taylor: Purgatory (2017); Resident Evil 6: O Capítulo Final (2016); Game of Thrones (seriado 2011 a 2017); Beleza Negra (2020); What About Love (2021); The Lost Girls (2021)  

Jeremy Irons         










A Mulher do Tenente Francês (1981); A Missão (1986); Gêmeos - Mórbida Semelhança (1988); O Reverso da Fortuna (1990); Perdas e Danos (1992); A Casa dos Espíritos (1993); Duro de Matar 3: A Vingança (1995); A Máquina do Tempo (2002); Cruzada (2005); Eragon (2006); As Palavras (2012); O Homem que viu o Infinito (2015); Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016); Raça (2016); Assassin's Creed (2016); Liga da Justiça (2017). 

Marton Csokas









Broken English (1996); Um Gênio Chamado Jack Brown (1996); A Máscara Do Macaco (2000); O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001); Triplo X (2002); Canguru Jack (2003); Linha do Tempo (2003); O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003); Evilenko (2004); A Supremacia Bourne (2004); Paixão sem Limites (2005); Cruzada (2005); Æon Flux (2005); Alice no País das Maravilhas (2010); A Grande Mentira (2010); A Casa dos Sonhos (2011); Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (2012); Crimes Cruzados (2013); Noé (2014); O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014); Sin City: A Dama Fatal (2014); O Protetor (2014); Crimes Obscuros (2016); Mark Felt: O Homem que Derrubou a Casa Branca (2017);

Edward Norton










As Duas Faces de Um Crime (1996);  O Povo Contra Larry Flint (1996); A Outra História Americana (1998); Clube da Luta (1999); Frida (2002); Dragão Vermelho (2002); Uma Saída de Mestre (2003); Cruzada (2005); O Ilusionista (2006); O Despertar de Uma Paixão (2005); O Incrível Hulk (2008); O Primeiro Mentiroso (2009); O Legado Bourne (2012); O Grande Hotel Budapeste (2014); Birdman (2014); Beleza Oculta (2016) ; Brooklyn: Sem Pai Nem Mãe (2019); The French Dispatch (2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre