domingo, 25 de outubro de 2015

TEMPOS DE PAZ - BRASIL (2009)





O MAL NA VISÃO DE DOIS HOMENS 
(contém spoilers)

Estamos em 18 de abril de 1945. A guerra na Europa acabou. No Brasil, os tempos são de instabilidade no Estado Novo de Getúlio Vargas. Presos políticos são libertados e documentos comprometedores do governo destruídos por aqueles que serviam ao sistema.

Clausewitz (Dan Stulbach) é um polonês que desembarca no porto brasileiro em meio aos novos ares. Sergismundo (Tony Ramos) é o homem forte da imigração. Em caso de dúvidas, a última palavra é a sua. Seu “padrinho” liga e pede que se retire imediatamente do local, pois as pessoas que foram presas no regime podem se vingar dele. Neste seu último dia, um caso lhe chama a atenção: Clausewitz, um homem que se intitula agricultor, falando um português com sotaque, mas com grande conhecimento da língua, que embarcou em Londres e chega ao país sem bagagem. Enquanto isso Dr. Penna (Daniel Filho), médico, uma das vítimas da Ditadura, é solto e imediatamente tenta localizar Segismundo com intuito desconhecido. Sua estadia de seis anos na prisão lhe custou uma mão e a mutilação de outra.


Tempos de Paz, do diretor Daniel Filho, é baseado na peça teatral “Novas Diretrizes em Tempos de Paz” de Bosco Brasil, que ganhou os prêmios Shell e APCA de 2001. O filme é uma grata surpresa. Meio cinema e meio teatro, o filme se sustenta na interpretação dos dois atores principais: Tony Ramos e Dan Stulbach. Ambos em momentos de intensa dramaticidade, revelando os grandes atores que são.


Com um climão meio europeu, o filme mostra que o Cinema Brasileiro possui alguma pérolas escondidas e Tempos de Paz é uma delas. A grande revelação do filme está em seus personagens: as máscaras começam a cair.  Clausewitz alega ser agricultor, Sergismundo acredita que ele possa ser um espião nazista tentando entrar no país. Só que Segismundo é muito mais do que se mostra, ele é um ex-agente da repressão. Um homem escolhido para servir aos interesses sem pestanejar, sem contestar. Fazer o que for preciso, usando de métodos, violências e atrocidades que julgue necessário. O polonês agricultor que não tem calos nãos mãos revela-se ator. Como narra: “o senhor acha que existe teatro em um mundo depois dessa guerra?“ e “eu vi coisas que o senhor não pode nem imaginar”. Sergismundo replica “Todos vocês querem me fazer chorar!”.  


Clausewitz tenta demonstrar que veio de uma realidade cruel, de atrocidades, mas não esperava encontrar um outro monstro do "outro lado do mundo". Segismundo lhe propõe uma disputa: “ o senhor tem 10 minutos para me fazer chorar”, “Se eu não chorar os próximos 10 minutos, por causa das suas lembranças lá da sua guerra, o senhor embarca no navio. Se eu chorar ... o salvo conduto é seu”.  Clausewitz tem que fazer a interpretação de sua vida. Ele começa, mas a pressão é muito forte. Palavras não vem a mente, mas o que o imigrante não esperava é que Sergismundo lhe contasse sua vida, descrevesse calmamente  seu método de tortura bárbaro para arrancar confissões. O agente sempre fez o que lhe mandassem, sem contestação, não livrando sequer uma das pessoas que mais lhe ajudou na vida: um médico que salvou sua irmã Clarissa (Louise Cardoso) da morte certa. Seu agradecimento veio em forma de uma tortura bárbara contra aquele que lhe impediu de perder a única pessoa de sua vida, já que Sergismundo era órfão, criado em um orfanato ao lado da irmã. Como comover um ser incapaz de possuir um sentimento de compaixão por seu semelhante?


Tempos de Paz é um duelo de interpretações: Tony Ramos versus Dan Stulbach, num roteiro ótimo com vários diálogos interessantes e rico em ingredientes. Mesmo aqueles avessos ao cinema brasileiro, que exaltam o cinema americano, verão qualidades nesta produção que possui sim, elenco de novelas, outro ponto que muitos torcem o nariz, mas no país das novelas é absolutamente normal que atores façam filmes e enriqueçam a filmografia nacional. O importante não é de onde os atores vem, mas quem são os atores. Se são de indiscutível qualidade, como neste caso (além do restante do elenco igualmente ótimo) devemos elogiar.  Destaque também para os atores Felipe Martins, Louise Cardoso, Ailton Graça e Daniel Filho.


Filme com momentos emocionantes e um final lírico, com direito a homenagens aos imigrantes que vieram da guerra e fizeram história no Brasil. Merece ser visto e melhor divulgado, pois mostra que existem sim filmes brasileiros de qualidade aguardando serem descobertos.


Trailer: 





Filmografia Parcial:

Tony Ramos:










Leila Diniz (1987); Minas texas (1989);Pequeno Dicionário Amoroso (1995); O Noviço Rebelde (1997); Bufo & Spallanzani (2001); A Partilha (2001); Se Eu Fosse Você (2006); Se Eu Fosse Você 2 (2009); Chico Xavier - O Filme (2010);Getúlio (2013); Quase Memória (2014)


Dan Stulbach:











Cronicamente Inviável (2000); Mais Uma Vez Amor (2005); Dias e Noites (2008); Tempos de Paz (2009); A Suprema Felicidade (2010); Meu Amigo Hindu (2015); O Vendedor de Sonhos (2016)


Daniel Filho:











Os Cafajestes (1962); Boca de Ouro (1963); Chuvas de Verão (1978); O Beijo no Asfalto (19981); Bar Esperança, o Último que Fecha (1983); Quilombo (1984); Espelho de Carne (1984); Romance da Empregada (1987); Tieta do Agreste (1996); Se Eu Fosse Você (2006); Tempos de Paz (2009); Muita Calma Nessa Hora 2 (2013); O Amuleto (2014)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre