sábado, 31 de outubro de 2015

TERRITÓRIO INIMIGO / ENEMY TERRITORY (1987) - ESTADOS UNIDOS




FILME ESCAPISTA, MAS QUE TEM SEUS FÃS

Barry é um vendedor de seguros cujas metas estabelecidas pela empresa não são mais alcançadas e  culpa seu chefe por ter mudado seu território. Seu chefe, "para lhe dar uma força”, consegue uma chance de fechar uma apólice de seguros de uma professora aposentada de 70 anos, chamada Elva Briggs, no valor de 100.000 dólares, bastando colher sua assinatura, ganhando assim uma ótima comissão. Mas há um pequeno detalhe: é sexta-feira, final do dia. Barry deverá fechar o negócio num dos bairros mais perigosos da cidade, aonde a polícia não vai à noite. Separado da esposa, devendo pensão alimentícia dos filhos e sabendo que se não conseguir, na segunda-feira será feito por outro colega de trabalho, Barry aceita.

  
Ao chegar ao prédio, coloca a mão no ombro de um menino para solicitar uma informação. É confrontado por este, sendo salvo por um segurança idoso que lhe informa que aquela parte do conjunto de prédios é controlada por uma gangue chamada de “Vampiros”. Ao tentar sair do prédio, Barry é interceptado pelo líder (Tony Todd) que, após uma discussão, mata o segurança. Barry consegue a ajuda de Will (Ray Parker Jr), um trabalhador da companhia telefônica que foi se encontrar com a namorada no final de seu turno. Ambos terão que tentar escapar do prédio com toda a gangue em seu encalço.


Território Inimigo foi um daqueles filmes que fizeram muito sucesso na época do VHS, onde foi muito alugado, além de algumas exibições pela TV aberta. A produção de Charles Band (um produtor de vários filmes B, em sua maioria de terror), dirigida pelo diretor Peter Manoogian ("Mandroid - O Exterminador" ou "Os Eliminadores"), conseguiu realizar um filme de baixo orçamento, mas com muita criatividade.  A dupla central, vivida pelos atores Gary Frank e Ray Parker Jr (o cantor da famosa música "Ghostbusters", do filme "Os Caça-Fantasmas"), consegue prender o público. Apesar de Ray Parker estar com uma atuação fraca, a tensão proporcionada por um roteiro dinâmico ocultou suas possíveis falhas. O clima claustrofóbico, com uma iluminação escura, deu o resultado esperado, assim como a intenção de manter um constante perigo rondando os protagonistas. O ator Tony Todd, na pele do vilão, foi quem conseguiu maior destaque posteriormente, onde protagonizou outro filme que faria muito sucesso: "O Mistério de Candy Man" (aquele que se o nome fosse repetido 3 vezes virava uma criatura sobrenatural e eliminava as pessoas) e a franquia "Premonição". Todd consegue desenvolver um ótimo personagem, que ameaça um prédio inteiro, invadindo apartamentos, batendo em pessoas e não poupando qualquer um que impeça a captura da dupla. 


Barry e Will se esgueiram entre os poucos moradores que lhe acolhem, recebendo a ajuda de dois personagens chaves: Toni Briggs (Stacey Dash), jovem destemida que é neta de Elva  e que tentará tirar a dupla do prédio em meio a perseguição da gangue e seu líder. Stacey Dash virou atriz em várias participações de seriados, além de participar de vários videoclipes musicais. O segundo personagem fica por conta de Parker (Jan-Michael Vincent) na pele de um paralítico, veterano do Vietnã, que construiu um apartamento-fortaleza e é temido pelos Vampiros, por ser considerado louco e por ter um verdadeiro arsenal dentro de sua residência. Jan-Michael Vincent faz um homem paranoico que pensa ser um alvo para atentados, reclama de sua condição, do governo e da sociedade. Vincent ficou conhecido por dois seriados populares: "A Ilha do Perigo" (exibido dentro do antigo programa dos Bananas Splits) e por ser o piloto do seriado de sucesso "Águia de  Fogo" que passava na Globo na década de 80. Seu personagem, apesar de uma breve aparição, ficou na lembrança de quem viu este filme.
 


Território inimigo até hoje é lembrado por seus fãs. Por não ter sido disponibilizado em mídia, no Brasil, ou reprisado, tornou-se um filme que muitos gostariam de rever. Claro que não há como não fugir do climão dos anos 80, pois tem alguns ingredientes essenciais: um humor, às vezes, involuntário, coadjuvantes que só fazem correr de um lado para o outro, situações meio forçadas e cenas esquisitas como um dos membros da gangue, mortalmente ferido, levantar e atacar a dupla como se fosse um Zumbi (até na aparência), destoando completamente do tom de “seriedade” do filme.  Hoje pode ser visto como um filme escapista, oitentista, de baixo orçamento, mas ainda é um bom filme. 


Trailer:



Curiosidades:

De acordo com Ray Parker Jr., ele se divertiu durante as filmagens. Quando perguntado sobre como era trabalhar com Jan-Michael Vincent, Ray disse: "Ele estava um pouco louco, ele me bateu com a cadeira de rodas!". Como a maioria do trabalho de Vincent em filmes e programas de TV na época, ele bebia regularmente no set.

Se enquadra em um certo gênero chamado "filme preso", onde o protagonista é pego em uma situação de vida ou morte e deve fazer o que deve fazer para sobreviver à noite. Outros filmes que seguem essa fórmula são Uma Jogada do Destino (93) , Um Drink no Inferno (96) & Warriors - Os Selvagens da Noite (79)

Filmado no Lower East Side de Manhattan, New York City.


Cartaz:











Filmografia Parcial

Tony Todd:









Platoon (1986); Nunca Te Vi, Sempre Te Amei (1987); Território Inimigo (1987); As Cores da Violência (1988); Bird (1988); A Noite dos Mortos-Vivos (1990); O Mistério de Candyman (1992); O Corvo (1994); Candyman 2 - A Vingança (1995); A Rocha (1996);Prova de Fogo (1997);O Mestre Dos Desejos (1997); Premonição (2000);  Premonição 2 (2003);  O Homem da Terra (2007); Premonição 5 (2011); Agoraphobia (2015) 
 
Gary Frank:









Território Inimigo (1987); A  Arma Proibida (1989); Um Distinto Cavalheiro (1992); Prisioneiras da Violência (1987) e participações em séries.

Stacey Dash:









Voando Alto (2003); Nunca é Tarde Para Amar (2007).


Jan-Michael Vicent (1945–2019)







Os Bandidos (1967); Jamais Foram Vencidos (1969); O Soldado que Declarou a Paz  (1970); A Ilha do Perigo / Bananas Split (seriado 1968 -1979); A Mancha do Passado (1971); Assassino a Preço Fixo (1972); O Maior Atleta do Mundo (1973); Inferno no Asfalto (1975); O Amor não Vai à Guerra (1976); Força Vigilante (1976); Herança Nuclear (1977); Amargo Reencontro (1978); Hooper, o Homem das Mil Façanhas (1978); O Retorno (1980); Terra Indomável (1981); O Último Voo (1983); Águia de Fogo (episódio Piloto 1984); Águia de Fogo (seriado 1984-1986); Fugitivos de Alcatraz (1987); Território Inimigo (1987); Nascido em Los Angeles (1987); As Aventuras de Tarzan em Nova York (1989); Alienator - A Exterminadora Indestrutível (1990); O Ouro é Minha Lei (1990); Nervos de Aço (1991); Armadilha Fatal (1993); No Limite da Vingança (1995); A Montanha Mágica (2000); White Boy (2002)


Ray Parker Jr.







Aconteceu num Sábado (1974);  Território Inimigo (1987); Três Trapalhões da Pesada (1987); O Maior Presente de Natal (1990); 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre