domingo, 1 de novembro de 2015

REMO, DESARMADO E PERIGOSO / REMO WILLIAMS: THE ADVENTURE BEGINS (1985) - ESTADOS UNIDOS



MESTRE EXCÊNTRICO E DISCÍPULO ARREDIO

Sam Makin (Fred Ward) é um policial nova-iorquino que faz patrulhas solitárias à noite. Certo dia, depara com uma cena de perseguição à um indivíduo. Quando consegue cercar os agressores, acaba sendo surpreendido, espancado, colocado dentro de sua viatura e jogado nas águas de um cais. Sam é dado como morto, inclusive com um funeral de morte honrosa em serviço.  Quando acorda descobre que sofreu uma cirurgia que lhe mudou suas feições e que fora recrutado, contra sua vontade, por uma organização ultrassecreta do governo criada para punir aqueles na qual a lei não consegue alcançar. Sam descobre que agora se chama Remo Williams e que será treinado por um coreano, mestre e único remanescente de uma técnica (fictícia) milenar chamada Sinanju, na qual alega ser a mãe de todas as artes marciais. Remo descobre que se não cooperar será morto, até porque “já está morto”, logo ninguém sentiria sua falta. Sua missão é prender ou matar um grande vendedor de equipamentos militares para o exército que usa seu tráfico de influência e uma ampla rede de subornos para vender sue produto de baixa confiabilidade. Nesta empreitada, temos Harold Smith (Wilford Brimley) um ás da informática com um equipamento que pode monitorar as ações de seus alvos e Conn MacCleary (J.A. Preston) que é o contato externo de Remo.


A pergunta que se faz é: Remo é bom? Nos Estados Unidos o filme fracassou. No Brasil, recebeu boas críticas e foi um filme muito assistido. A história de Remo baseia-se na série "Destroyer", escrita por Richard Sapir e Warren Murphy e roteirizada por Christopher Wood, responsável por escrever os roteiros de 007: "007 O Espião Que Me Amava" e "O Foguete da Morte". Não por acaso, o diretor Guy Hamilton dirigiu também alguns filmes da franquia 007 como "Goldfinger" (1964); "Os Diamantes São Eternos" (1971); "Viva e Deixe Morrer" (1973) e "O Homem da Pistola de Ouro" (1974). Os dois primeiros com Sean Connery e os dois últimos com Roger Moore. Essa contratação não foi por acaso: os produtores já sabiam que Roger Moore estaria interpretando pela última vez o agente James Bond em "007 Na Mira dos Assassinos" (1985) e, neste vácuo, nada melhor do que lançar um novo herói com milhões de livros vendidos que usava o domínio sobre a mente e o corpo para conquistar uma nova geração de Fãs. Logo, lançar Remo, foi uma grande cartada que não deu certo, mas que tem seus méritos.


Remo passa a ser treinado pelo mestre Chiun (Joel Grey) numa relação meio “Karatê Kid”, só que bem mais radical. E é aí que podemos dividir o filme: a primeira metade mostra as célebres frases de Chuin à Remo e seus treinamentos são hilários. Remo é o cara que come hambúrguer e gosta de uma cervejinha. Chuim é adepto dos grãos e chás e gosta de assistir novela americana. Chuin mostra que um homem bem treinado (e que, para ele, com 15 anos de treinamento, Remo estaria pronto) é capaz de prever a direção de uma bala pelo movimento da mão do oponente e com isso desviar-se da trajetória;  que algumas partes do corpo se pressionadas podem paralisar o adversário e que medo de altura é uma condição do cérebro que deve ser treinada e vencida. Remo acha engraçado, discute, rebela-se; e em alguns momentos até se diverte. E o público vai junto nesse clima leve e divertido. Quando as coisas começam a ficar mais sérias, o filme começa a ter seus altos e baixos com boas cenas como as na Estátua da Liberdade que estava em reforma para o seu centenário. Uma réplica foi construída no México da cintura para cima para as tomadas mais próximas. Temos também as cenas na Roda Gigante de Coney Island (até então a mais alta do mundo) que nos remetem diretamente às cenas da mesma no filme The Warriors – Os Selvagens da Noite, dirigido por Walter Hill, na qual o diretor de fotografia, o húngaro Andrew Laslow, foi o mesmo. E as cenas dos dobermanns que conseguem perseguir Remo e criam situações muito divertidas.


A maquiagem é outro fator a ser analisado. A caracterização do ator Joel Grey (Oscar de melhor coadjuvante por "Cabaret" de 1972) pelas mãos do maquiador Carl Fullerton (trabalhando em vários filmes do ator Denzel Washington) em um senhor idoso, lhe rendeu uma indicação ao Oscar (perdeu para o ótimo "Marcas do Destino"). E Joel realmente muda a cara do filme quando aparece. Mesmo sendo responsável pela cenas mais absurdas, como andar sobre as águas (!), sua transformação foi muito bem feita, mas fica uma pergunta: por que não utilizar um ator oriental para o papel? E já que estamos falando do elenco, Fred Ward de filmes como "De Volta Para o Inferno" e "Confronto Final" saiu-se muito bem com aquela cara de pouco amigos. Um discípulo que, aos poucos, começa a se identificar com seu mestre. A química entre Ward e Joel é o ponto alto do filme e o que funciona de melhor. O interessante que a única mudança perceptível no visual de Remo foi que lhe cortaram o cabelo e tiraram o bigode (e talvez uma prótese no nariz). Kate Mulgrewque tentou fazer um par romântico com Ward, interpretando a Major Rayner, uma pessoa íntegra e que suspeita das reais intenções do trio: General Scott (George Coe), George Grove (Charles Cioffi) e Jim Wilson (Michael Pataki). Pataki ficou mais conhecido como o comandante de Ivan Drago em Rock IV também de 1985. Kate Mulgrew ficaria famosa, anos mais tarde, como a capitã Kathryn Janeway, na série Star Trek: Voyage (1995 -2001).


Remo foi considerado por uns como uma diversão tola e passageira, outros o consideraram sem conteúdo e muito divertido e houve quem visse uma mensagem fascista (em plena era Regan) do uso paramilitar para resolver assuntos onde a lei não alcançava. Ou seja: a criação de um grupo que agisse fora da lei, mandaria uma mensagem subliminar perigosa. Uma justificativa para organizações atuarem à margem da lei, perceptível na figura nacionalista de Harold Smith. Remo é tudo isso: tolo, divertido, com mensagem duvidosas, mas os tempos são outros. A era Reagan acabou. As ameaças atômicas congelaram (temporariamente ou definitivamente - só a história dirá), o que restou foi um filme que muitos relembram como uma diversão ingênua de uma década de novidades e experimentações em várias artes, entre elas, a da sétima arte.


Trailer:





Curiosidades (contém spoilers):

Alguns dos atores que fizeram o teste para o papel de Remo Williams afirmaram ser proficientes na arte marcial de Sinanju, sem perceber que era uma ficção derivada dos romances "The Destroyer" nos quais o filme foi baseado.

Fred Ward faleceu aos 79 anos. A família não informou a causa da morte

Joel Gray foi oferecido o papel de Chiun várias vezes antes de aceitá-lo. Ele recusou porque não achava que era o tipo certo de ator para o papel e não tinha experiência anterior em artes marciais (e não recebeu nenhuma quando foi escalado). O que mudou sua mente foi um encontro com Carl Fullerton, o maquiador do filme. Gray disse que aceitaria o papel se Fullerton conseguisse fazer Gray parecer um coreano de 80 anos. Fullerton deu o melhor de si. Ele foi indicado ao Oscar por seu trabalho, mas perdeu para o filme de Cher "Marcas do Destino" (1985).












O filme foi indicado em 1986 para a Melhor Performance de um Ator Coadjuvante em um Globo de Ouro de um Filme por Joel Gray, que já havia ganhado um Oscar e um Globo de Ouro na mesma categoria por Cabaret (1972), mas perdeu desta vez para Klaus Maria Brandauer para Entre Dois Amores (1985).

O filme foi inspirado na franquia de filmes de James Bond. O personagem do Major Rayner Fleming interpretado pela atriz Kate Mulgrew no filme tinha o mesmo sobrenome "Fleming" do criador de James Bond, Ian Fleming. Além disso, o roteiro do filme foi escrito pelo roteirista da série Bond, Christopher Wood (007: O Espião que me Amava (1977), 007 Contra o Foguete da Morte (1979)), e dirigido pelo diretor de filmes Bond, Guy Hamilton (007 Contra Goldfinger (1964), 007 - Os Diamantes São Eternos (1971), Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973), 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974)). O roteirista e diretor, entretanto, nunca havia trabalhado no mesmo filme de Bond ao mesmo tempo, exceto Hamilton, que foi o diretor original em 007: O Espião que me Amava (1977) durante seu desenvolvimento / pré-produção, mas deixou o filme.

O nome Destroyer não foi usado no título porque a Marvel Comics possui um personagem chamado Mighty Destroyer.

Bruce Willis, um jovem desconhecido na época, foi considerado para o papel principal do personagem-título, além de Ed Harris.

O filme foi considerado como tendo sido influenciado pela franquia de filmes Karate Kid devido ao personagem de treinador de luta asiática, Chiun, interpretado por Joel Gray. Karatê Kid: A Hora da Verdade (1984), primeiro filme da série Karate Kid, havia feito grande sucesso no ano anterior.

Os produtores esperavam criar uma franquia no estilo James Bond adaptando os romances "The Destroyer" de Warren Murphy e Richard Sapir e, portanto, contrataram o roteirista de Bond, Christopher Wood, para escrever o roteiro. O diretor de Bond, Guy Hamilton, foi contratado para dirigir. Remo era considerado um "James Bond do colarinho azul".

A reação satisfeita de Remo por Chiun chamá-lo de "meu filho" e responder na mesma moeda chamando-o de "pequeno pai" é baseada em parte em uma cena anterior que foi cortada do filme em que Remo chama Chiun de "pequeno pai" pela primeira vez tempo, provocando uma forte reação negativa de Chiun. Nesse ponto, Remo ainda não sabia que Chiun estava contratualmente obrigado a matá-lo se o CURE corresse o risco de ser exposto.

Em 1988 foi criado um episódio piloto para a Tv chamado “The Profhecy”com os personagens principais. Meste Chuin foi interpretado pelo veterano ator Roddy McDowell (A Hora Espanto) e Remo pelo Ator Jeffrey Meek (que fez o personagem Rayden do seriado Mortal Kombat: Conquest), mas não foram produzidos outros episódios.










 


Remo foi capa da ótima revista Cinemin nº 25, da Editora Ebal, que trazia pôster encartado e análise do filme.







Trilha Sonora:

Remo's Theme (What If) - Tommy Shaw





Janet -  The Commodores







Cartaz:






 
















Filmografia Parcial:
 
Fred Ward (1942-2022)

 










Alcatraz: Fuga Impossível (1979); Parada Cardíaca (1979); O Confronto Final (1981); Os Eleitos - Onde o Futuro Começa (1983); Silkwood, Retrato de uma Coragem (1983);  De Volta Para o Inferno (1983); Admiradora Secreta (1985); Remo, Desarmado e Perigoso (1985); Fuga do Inferno (1986); Saigon: Império da Violência (1988); Cuidado com as Gêmeas (1988); Atraída Pelo Perigo (1990); O Anjo Assassino (1990); O Ataque dos Vermes Malditos (1990); Henry & June - Delírios Eróticos (1990); Feitiço Mortal (1991); O Jogador (1992); Equinox (1992); Coração de Trovão (1992); Bob Roberts (1992); Short Cuts - Cenas da Vida  (1993); Corra que a Polícia vem Aí! 33 1/3: O Insulto Final (1994); O Ataque dos Vermes Malditos 2: Os Vermes Estão de Volta  (1996); Reação em Cadeia (1996); Pela Vida do Meu Filho  (1997); Até que o Crime nos Separe (1997); Em Luta Pelo Amor (1998); O Corvo: Salvação (2000); Um Jogo Duplo (2000); Caindo na Estrada (2000); Marcas de um Suicídio (2001); A Arma Secreta da Máfia (2001); Sem Pistas (2002); Terror na Estrada (2008); O Amor Pede Passagem (2008); Assalto ao Carro Blindado (2009); Dose Dupla (2013); Tremors (2018) 

Joel Grey: 



 









Três Cadetes em Apuros (1952);  Ao Compasso do Calypso (1957); Quando Setembro Vier (1961); Cabaret (1972); O Vidente Misterioso (1974);  Oeste Selvagem (1976); Visões de Sherlock Holmes (1976); Remo, Desarmado e Perigoso (1985) ; Kafka (1991) O Jogador (1992); Os Perigosos (1995); Fugindo do Perigo (1995); Meu Amigo Joe (1996);  Dançando no Escuro (2000); Os Fantásticos (2000); Oz (seriado 2003); Choke - No Sufoco (2008); A. Hitler (2010); The Investigation: A Search for the Truth in Ten Acts  (2019); Tick, Tick... Boom! (2021) e participações em vários seriados.

Kate Mulgrew






Jennifer: A Woman's Story (1979); Um Testemunho de Fé  (1980); Alguém Espia nas Trevas (1982); Remo, Desarmado e Perigoso (1985); As Rosas São Para os Ricos  (1987); Jogue a Mamãe do Trem (1987); Raízes, o Levante  (1988); Ryan's Hope (seriado 1975 - 1989);  Férias em Alto Astral (1994); Bomber Boys: Uma Turma do Barulho (1996); Jornada nas Estrelas: Voyager (seriado 1995-2001);  Jornada Nas Estrelas: Nêmesis (2002); Perception (2005); The Best and the Brightest (2010); Orange Is the New Black (seriado 2013-2019); Star Trek: Prodigy  (seriado 2021); The Man Who Fell to Earth (seriado 2022)


Wilford Brimley (1934-2020): 











Bravura Indômita (1969); Mato em Nome da Lei (1971); A Síndrome da China (1979): O Cavaleiro Elétrico (1979); Brubaker (1980); A Fronteira (1980); Ausência de Malícia (1981); Pesadelo no Vale da Morte (1982);  O Enigma de Outro Mundo (1982); Na Rota do Oriente (1983);  A Força do Carinho (1983); Dez Minutos Para Morrer (1982); Sede de Triunfo (1983);  Meu Pai, Eterno Amigo (1984); Um Hotel Muito Louco (1984); Um Homem Fora de Série (1984); Cocoon (1985); Remo, Desarmado e Perigoso (1985); Caravana da Coragem: A Batalha de Endor (1985); Sindicato da Violência  (1986);  Fibra de Heróis (1987);  Our House (seriado 1986-1988); Cocoon II - O Regresso (1988); Billy the Kid: A Lenda (1989); Eternity: O Guerreiro do Tempo (1990); A Firma (1993);  O Alvo (1993); Meus Queridos Presidentes (1996);  Será que Ele é? (1997); Um Verão Inesquecível (1998); Rastros de Vingança (2001); Cadê os Morgan? (2009); Eu Acredito (2017)

Michael Pataki (1938–2010): 


 

 







Sem Destino (1969); Homem-Aranha (1977); Aeroporto 77 (1977); Zoltan - O Cão Vampiro de Drácula (1978); O Resgate do Titanic (1980); Matar ou Morrer 2:  O Retorno de Will Kane (1980); Remo: Desarmado e Perigoso (1985); Rocky IV (1985); Halloween 4: O Retorno de Michael Myers (1988) e participações em vários seriados.

Patrick Kilpatrick: 



 






 

O Vingador Tóxico (1984); Remo: Desarmado e Perigoso (1985); Mais Forte Que o Ódio (1988); A Guerra dos Donos do Amanhã (1990); Garantia de Morte (1990); Operação Kickbox 2 - Vencer ou Vencer (1993); Showdown - A Hora de Vencer (1993); 3 Ninjas em Apuros (1995); 3 Ninjas em Apuros (1995); Príncipe Guerreiro 3 (1996); Queima de Arquivo (1996); O Último Matador (1996); Free Willy 3: O Resgate (1997); Assassinos Substitutos (1998); Marcados para Morrer (2005);  Parasomnia (2008); Borstal (2017).

J.A Preston



Pânico na Multidão (1976); O Expresso de Chicago (1976); A Vida Como Ela É (1979); Matar ou Morrer 2(1980);  Corpos Ardentes (1981); Remo, Desarmado e Perigoso (1985); Hill Street Blues (seriado 1982-1985); Dallas (seriado 1986-1987); Uma Lição de Coragem (1986); Desperate (1987); Apache: Helicópteros Invencíveis (1990); De Frente para o Perigo (1990); A Corte Marcial (1990); Steel Justice (1992); Questão de Honra (1992); A Perry Mason Mystery: The Case of the Lethal Lifestyle (1994); Contato (1997); Força Aérea Um (1997); Sweet Deadly Dreams (2006)

 


Reginald VelJohnson


Lobos (1981); Os Caça-Fantasmas (1984);  Remo, Desarmado e Perigoso  (1985); Crocodilo Dundee (1986); Assassinato em Segundo Grau (1987); Duro de Matar (1988); Uma Dupla Quase Perfeita (1989); Duro de Matar 2 (1990); Posse: A Vingança de Jessie Lee (1993); Family Matters  (seriado 1989 1998); Ground Zero (2000); Pequenos Grandes Astros (2002); Hidden Secrets (2006); Time Upon a Once  (2007); Three Days to Vegas (2007); Você de Novo (2010); Sex Tax: Based on a True Story (2010); TRON: Uprising (seriado 2012 a 2013); 12 Dog Days of Christmas (2014); Hart of Dixie (seriado 2011 a 2015); Funny Story (2018); Pride & Prejudice: Atlanta (2019)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre