quarta-feira, 21 de outubro de 2015

CÃO VERMELHO / RED DOG (2011) - AUSTRÁLIA




FILME DE CÃO COM RISOS E LÁGRIMAS

Bela surpresa canadense na linha do filme "Somente ao Seu Lado". Nesta produção, temos um cachorro chamado "Cão Vermelho" cuja história se inicia com a chegada de um caminhoneiro em um bar, que presencia o quase sacrifício do cão por ter sido envenenado. Após a chegada do veterinário, surgem várias pessoas que passam a contar a importância do animal na comunidade, um animal sem dono, acolhido por todos e que, um belo dia, decide-se por um dono em especial, o motorista John Grant (Josh Lucas) acompanhando seus momentos felizes até que um acontecimento muda tudo e o cão passa a cruzar o país inteiro em uma procura solitária. 




Mistura de drama, aventura e comédia onde fica difícil não se emocionar com o cão ou se identificar com os personagens da comunidade, habitada por trabalhadores de várias partes do mundo. Cada um tem sua história: Vanno (Arthur Angel) aquele que só fala de sua vila na Itália incessantemente e de como Vermelho lhe ajudou a conseguir uma esposa; Peeto (John Batchelor) o durão de coração mole; Jocko (Rohan Nichol) o homem com passado desconhecido e que nunca ri; Nancy (Rachael Taylor) a linda secretária entre outros. Há ainda o Gato Vermelho, um animal extremamente agressivo e que assusta qualquer um e que será o maior inimigo de Vermelho. Esses deliciosos ingredientes tornam a história, baseada em fatos reais, excelente de ser apreciada, pois não há violência e, em alguns momentos, beira o non-sense (como no confronto entre o gato e o cão). A ideia central é mostrar que um cão pode trazer alegria para todos, independente de seu estado de espírito e que a lealdade de um cão pode tornar-se algo que beira a incredulidade. 


A produção resolveu investir nas interpretações e num roteiro muito bem elaborado, com uma montagem dinâmica que mantém o interesse do início ao fim. O cão (da raça Kelpie com cattledog) é o grande nome do filme e seu olhar e gestos  convencem logo na primeira cena e, assim como, no filme  Mar de Fogo em que o cavalo parece interagir com o herói, aqui seu desempenho permeia o filme do início ao fim. A direção soube transmitir a simpatia que a plateia procurava com Vermelho e seus amigos ao longo do filme. Vermelho é um pouco de tudo: esperto, sentimental, ciumento, companheiro e determinado. Adora pegar carona com qualquer um que passe e abra a porta. Ele escolhe o seu dono e não o contrário. De uma certa maneira todos devem algo a Vermelho que sempre tem tempo para dar aquela ajuda em colocar as vida das pessoas nos trilhos.

 

Os efeitos especiais (poucos) são usados apenas para dar vida à história. Apesar de ser classificado como 14 anos é um espetáculo para toda a família, mas não se engane o filme pode levar às lágrimas algumas pessoas mais sensíveis.

 

 

Trailer:

 




Curiosidades:

A ação se passa entre 1971 e 1979;

O cão na vida real recebeu os nomes de Bluey, Tally Ho, and Dog of the Northwest

O filme se baseia no livro Red Dog (2002 de Louis de Bernières);

O cão que fez o filme, Koko, nasceu em  2005 e faleceu em 2012 devido a falência cardíaca.  Seu dono era Nelson Woss produtor do filme;

Cão Vermelho tornou-se a 8ª maior bilheteria de todos os tempos na Austrália;

Foi realizado o filme Red Dog: True Blue (2016) que conta os eventos anteriores ao filme.

 

Cartaz:





















Filmografia Parcial:

Josh Lucas






Uma Mente Brilhante (2001); Segredos de Família (2004); Stealth - Ameaça Invisível (2005); Poseidon (2006); O Amor Pede Passagem (2008); O Resgate (2012); Guerreiros no Espaço (2013);  Conflitos e Reencontros (2014); O Coro (2014);  Os Mistérios de Laura (seriado 2014- 2016); Minha Querida Primeira-Dama (2016); A Mulher Mais Odiada dos Estados Unidos (2017); Mark Felt: O Homem que Derrubou a Casa Branca (2017); Superação - O Milagre da Fé (2019); O Segredo: Ouse Sonhar (2020); Uma Noite de Crime: A Fronteira (2021);

 

Rachael Taylor:







O Homem-Coisa: A Natureza do Medo (2005); Headland  (seriado 2005-2006); Noite do Terror (2006); Transformers (2007); O Julgamento de Paris (2008); Imagens do Além (2008); A Lista: Você Está Livre Hoje? (2008); Cão Vermelho (2011);  Anatomia de Grey (seriado 2011); As Panteras (seriado 2011); A Hora da Escuridão (2011); Prazeres Mortais (2014); ARQ (2016); Ouro e Cobiça (2016); Os Defensores (seriado 2017); Jessica Jones (seriado 2015-2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre