quinta-feira, 22 de junho de 2023

12 HOMENS E UMA SENTENÇA - 12 ANGRY MEN (1957) - ESTADOS UNIDOS

O PRINCÍPIO DA DÚVIDA RAZOAVEL

Suprema Corte do Estado de Nova York. Um juiz com olhar enfadonho notifica a doze jurados que estes devem se reunir para julgar um suposto caso de homicídio em primeiro grau, que poderá levar um jovem para a cadeira elétrica. Há muitas evidências circunstanciais e uma testemunha ocular revelada nos seis dias da qual decorreu o julgamento. Um veredito unanime é necessário, para absolvição ou condenação. Na sala do júri eles irão deliberar sobre o destino de um jovem.

Na primeira votação que o júri faz, o resultado é 11-1 a favor de uma condenação tendo apenas o jurado número 08 (Henry Fonda) a considerar que o réu possa ser inocente. E o que parecia ser, para alguns jurados, um rápido julgamento, sem muitas dúvidas, mostra-se mais complexo quando o mesmo jurado número 08 simplesmente deseja discutir o caso para que não reste sombras de dúvida, algo que os outros 11 homens parecem não querer considerar. Atônitos, os demais jurados tentam convencê-lo a abdicar de sua posição, mas quando este pede uma nova votação, agora secreta, acontece o inesperado: surge um novo voto de “não culpado”. De acordo com que discutem as provas e as horas passam, votos começam a mudar de lado e alguns se revelam raivosos, exasperados, agressivos e impacientes.

Segundo melhor filme de tribunal de todos os tempos conforme o prestigiado American Film Institute (a classificação é a seguinte: O Sol é para Todos (1962); 12 Homens e uma Sentença (1957), Kramer vs. Kramer (1979), O Veredicto (1982), Questão de Honra (1992), Testemunha de Acusação (1957), Anatomia de um Crime (1959), A Sangue Frio (1967), Um Grito no Escuro (1988), Julgamento em Nuremberg (1961)) - 12 Homens e uma Sentença foi indicado a três Oscars, perdendo em todas as categorias para “A Ponte do Rio Kwai” (1957). A produção pode ser vista como um filme simples ou extremamente complexo, muito dependerá de sua relação com filmes, com a sua experiência de vida e com o seu conhecimento da linguagem cinematográfica. E se o roteiro é primoroso, oriundo de uma peça televisiva de Reginald Rose de 1954, a direção de Sidney Lumet, em sua estreia em longas-metragens, adicionou uma qualidade amplificada à obra.

O filme se tornou clássico e atemporal em seu apelo por retratar um indivíduo enfrentando um grupo para defender uma ideia e um princípio em que acredita. Renald e Lumet colocam aqui o sistema judicial americano em xeque, submetendo-o a um severo teste, convidando o espectador a conjecturar o que vê na tela e questionando nossa moralidade como sociedade. E é através de seus personagens que presenciaremos como as decisões são tomadas, como motivações pessoais vem à tona, como o caráter pode ser percebido, como preconceitos se revelam e como para alguns julgar a vida de uma pessoa pouco vale. Cada homem trará seu próprio conjunto de bagagem moral para a mesa. E como cada jurado é completamente diferente do outro, temos formação de alianças, frequentes reavaliações, mudanças de opiniões, certezas, incertezas, insultos e desabafos, um estudo comportamental aplicável à várias áreas: psicologia, administração, direito, sociologia ...

O filme traça bem melhor a personalidade dos jurados, ao contrário do filme de 1954 e nos promove um interessante painel (e linguagem corporal a ser observada, que deixo para o espectador) na qual elaborei abaixo:

Jurado nº 01 (Martin Balsam) - chamado de “Foreman”, eleito para reger os trabalhos. Atua como treinador em escola de ensino médio, mas na sala demostra pouca liderança deixando situações limítrofes ocorrerem, sendo excessivamente tolerante e paciente, perdendo a liderança gradativamente para o jurado nº 08.

Jurado nº 2 (John Fiedler) - Sempre oferecendo pastilhas para tosse a outros jurados mostra-se hesitante, indeciso. Acompanha a maioria votante.

Jurado nº 3 (Lee J. Cobb) - Teimoso, intolerante, hostil, com dificuldade de aceitar mudanças, exasperado, sempre corta a fala dos demais para tentar impor suas ideias, valoriza quem concorda com seu pensamento e desrespeita quem não segue sua cartilha. Problemas sérios de relacionamento com seu filho são inconscientemente transportados para o réu por este ser jovem e ter sido acusado de matar o pai.

Jurado nº 4 (E. G. Marshall) - Corretor da bolsa de valores. Mostra-se racional, dedutivo, autocontrolado e metódico. Atento aos detalhes, educado e diplomático. Possui ótima memória e pouca demonstração de emoção.

Jurado nº 5 (Jack Klugman) – Nascido e criado em um bairro pobre, mostra-se inseguro e assustado. Parece apresentar um sentimento de inferioridade e será verbalmente e moralmente atacado por um dos jurados preconceituosos.

Jurado nº 6: (Edward Binns) – Trabalhador com pouca instrução, mostra-se indeciso e com dificuldades de argumentar preferindo seguir a maioria. Mostra e pede respeito pelos mais velhos nem que tenha que obtê-lo através dos punhos.

Jurado nº 7 (Jack Warden) – o vendedor de marmelada. Completamente indiferente a condenação do réu. Excessivamente egoísta, só pensa em si mesmo. Votará em culpado apenas porque deseja sair o mais rápido possível e assim ainda poder assistir ao jogo de beisebol da qual possui duas entradas. Fica descontente e indisciplinado ao descobrir que poderá passar horas até a decisão do veredito. Não hesitará em mudar de posição se observar que uma nova maioria está sendo constituída.

Jurado nº 8 (Henry Fonda) - O Arquiteto. A voz dissonante do grupo. Começa a plantar as sementes da dúvida em suas mentes ao persuadir seus colegas jurados a compartilhar seu ponto de vista, o que promove uma mudança na dinâmica do filme. Sempre disposto a discutir os pontos principais do processo. Sempre mantém a calma e a voz inalterada. Possui raciocínio rápido e analítico. Confronta rudeza com alto poder de argumentação. Faz todo o trabalho que o desinteressado defensor público do réu não se preocupou em fazer.

Jurado nº 9 (Joseph Sweeney) – O mais idoso do grupo. Mostra seu apoio ao jurado nº 8. Faz uma análise comparativa com um depoente igualmente idoso de maneira bem implícita. Será verbalmente atacado por um dos jurados. Mostra-se imparcial e bem perspicaz.

Jurado nº 10 (Ed Begley) - Sua perspectiva é distorcida pelo preconceito e racismo que não hesita em deixar transparecer de forma rude. Possui um misto de amargura, agressividade e raiva. Para ele o mundo é dividido entre “nós” (seus pares) e “eles” (os que se assemelham ao réu ou vivem em condições parecidas). Tenta sustentar suas convicções o máximo possível e deseja uma condenação rápida para poder voltar à sua rotina normal. Quando o número 08 revela seu voto inicial é dele a frase “Há sempre um!”

Jurado 11 (George Voskovec) - Imigrante europeu, com forte sotaque, que trabalha como relojoeiro. Acredita na justiça americana e muitas vezes mostra-se reflexivo, emitindo opiniões pontuais. É atacado em determinado momento por ser estrangeiro.

Jurado nº 12 (Robert Webber) – O chato. Tenta promover sua imagem de publicitário em várias ocasiões e cita seus slogans e trabalhos de campanha. Mostra-se disperso e pouco interessado. Superficial, indeciso, inconveniente e influenciável.

Poucas pessoas percebem o quanto o enquadramento de câmera e as tomadas são importantes para um filme. E Lumet fez um trabalho tão primoroso que foi repetido por outros cineastas sendo atualmente algo comum. No início deste filme, as câmeras estão todas posicionadas acima do nível dos olhos e montadas com lentes grande-angulares para dar a impressão de maior distância entre os jurados. À medida que o filme avança, as câmeras descem até o nível dos olhos e o diretor eleva gradualmente a distância focal das lentes reduzindo o ângulo das tomadas. No final, quase tudo é filmado abaixo do nível dos olhos, em close-up e com lentes que intensificam os personagens e enfatizam a claustrofobia de seu interior.

Quanto ao elenco, nenhum dos 12 jurados do filme está vivo. Há três vencedores do Oscar: Henry Fonda, Martin Balsam e Ed Begley; e dois indicados ao Oscar: Jack Warden e Lee J. Cobb. E o quarteto Fonda, Warden, Cobb e Begley é responsável pelos melhores momentos do filme, ainda que o elenco de apoio seja muito bom, tendo George Voskovec e Joseph Sweeney reprisando os seus papéis da produção televisiva de 1954. Interessante lembrarmos que Henry Fonda protagonizou o ótimo filme “Consciências Mortas’ (1943) na qual dois homens são mortos sem direito a defesa e suas culpabilidades serão posteriormente questionadas.

Primeira e última experiência de Fonda como produtor, é um daqueles filmes que assistimos repetidamente, e sempre a cada releitura percebemos algo que ficara imperceptível anteriormente. A produção nunca afirma se o réu é inocente ou culpado e qual sua descendência.  Seu propósito é questionar a responsabilidade que se tem ao decidir o futuro de uma pessoa em um tribunal se  tornando atrativo e provocativo ao examinar os preconceitos pessoais profundamente arraigados nos doze jurados. No filme “O Orgulho” (2017), um professor ensina a sua aluna de direito que o convencimento é mais importante que a própria justiça e que os advogados vencem suas causas sendo excelentes explanadores. Será?  O princípio da dúvida razoável é a crença de que um réu é inocente até que se prove o contrário, mesmo que alguns se sintam desconfortáveis com tal pensamento. É um filme que se mostra sempre oportuno diante das constantes exposições na mídia, de casos tanto aqui como no exterior, de acusados que vão para trás das grades por causa de evidências e testemunhos duvidosos. Teve, dentre várias, uma refilmagem em 1997, muito elogiada (próxima análise) e com elenco de primeira.


Trailer:




Curiosidades:

Quatro dos filmes que Lumet dirigiu foram indicados ao Oscar de Melhor Filme: 12 Homens e uma Sentença (1957), Um Dia de Cão (1975), Rede de Intrigas (1976) e O Veredicto (1982). Nenhum dos filmes ganhou o prêmio, perdendo para A Ponte do Rio Kwai (1957), Um Estranho no Ninho (1975), Rocky: Um Lutador (1976) e Gandhi (1982) respectivamente.

Último filme de Joseph Sweeney. O ator faleceu aos 79 anos.

Lee J. Cobb faleceu aos 64 anos de ataque cardíaco

Henry Fonda ganhou o Oscar por "Num Lago Dourado" (1981), que também estrelou Katharine Hepburn e sua filha Jane Fonda, mas estava doente demais para comparecer à cerimônia. Fonda morreu de doença cardíaca cinco meses depois.

Dois membros do elenco - Edward Binns e Jack Warden - que interpretaram os jurados nº 6 e nº 7, respectivamente, também participaram do filme "O Veredicto" dirigido por Sidney Lumet.

Como o filme não deu lucro, Henry Fonda nunca recebeu seu salário diferido. Apesar desse revés, ele sempre considerou esse filme um dos três melhores que já fez. Os outros são As Vinhas da Ira (1940) e Consciências Mortas (1943).

Este filme é comumente usado em escolas de negócios e workshops para ilustrar dinâmicas de equipe e técnicas de resolução de conflitos.

Henry Fonda não gostava de se ver no filme, então não assistiu ao filme inteiro na sala de projeção. No entanto, antes de sair, ele disse baixinho ao diretor Sidney Lumet: "Sidney, é magnífico".

A encenação do jurado nº 8 da caminhada da testemunha do velho de sua cama até o momento em que ele abre a porta da frente é cronometrada em 41 segundos. No tempo real do filme, leva 31.

Apenas dois jurados são identificados pelo nome ao longo do filme: o jurado nº 8, chamado Sr. Davis, e o jurado nº 9, chamado Sr. McCardle.

Uma vez que os jurados se reúnem, o filme continua em tempo real. Mais ou menos na metade, eles estabelecem que são 6 horas. Eles chegam ao veredicto em mais 45 minutos. Isso deixaria muito tempo para o personagem de Jack Warden ainda ver o jogo das 20 horas.

Henry Fonda contratou Sidney Lumet para dirigir, porque ele tinha uma vasta experiência na televisão e tinha a reputação de cumprir o cronograma e o orçamento.

As Associações de Advogados Estaduais de todos (naquela época) os 48 estados receberam exibições prévias da imagem antes de suas prévias para a imprensa. Após o lançamento do filme, a American Bar Association homenageou o filme por "contribuir para uma maior compreensão pública e valorização do sistema de justiça americano".

Os filmes mencionados pelo jurado nº 4 no filme duplo que ele viu são "The Scarlet Circle" e "The Amazing Mrs. Bainbridge" (erroneamente nomeado por ele como "The Remarkable Mrs. Bainbridge"). Nenhum deles existe na vida real.

O jurado nº 7 olha para o relógio um total de 28 vezes.

Enquanto o jurado 8 está andando de um lado para o outro, o jurado 7 zomba da maneira como ele está andando assobiando. A música que ele assobia se chama "Dance of the Cuckoos", que foi a música tema das comédias Laurel & Hardy Hardy. Então, após ser castigado pelo jurado 2, o jurado 7 responde com uma representação de James Cagney

Às 1:36, enquanto os créditos estão rolando, há uma tomada aérea da sala do júri mostrando os jurados sentados à mesa - mas apenas onze jurados estão lá. O jurado nº 10 (Ed Begley) está desaparecido. A diferença entre eles é que os onze conseguiram se encarar e crescer com a experiência. O restante não.

Em 12 Homens e uma Sentença (1997), o personagem de Lee J. Cobb foi interpretado por George C. Scott, tornando-se a segunda vez que Scott interpretou um personagem originado por Cobb em um filme. O primeiro foi o personagem de "Tenente Kinderman" em O Exorcista III (1990), o mesmo personagem que Cobb interpretou em O Exorcista (1973),

Embora todos os atores fossem talentosos, os doze jurados não eram um "elenco conhecido" na época. Mas, no final do século, quase todos eles se tornariam conhecidos por meio de vários papéis que os diferenciariam do ator comum, alguns em filmes e programas de televisão famosos e outros como estrelas de seus próprios filmes ou programas de televisão. shows.

O colapso do jurado nº 3 ocorre bem no início do filme, quando ele vai até o refrigerador e olha para a foto de seu filho.

Em 1973, a rede de televisão espanhola RTVE transmitiu uma versão dessa produção, Doce hombres sin piedad (1973), que seguiu esse filme de perto, até ter uma bandeira americana na sala e jurados falando sobre o beisebol do New York Yankees e do Baltimore Orioles times. No entanto, por ter sido feita durante a ditadura do general Francisco Franco, não foi permitida a exibição por ser considerada uma crítica à justiça franquista. Foi finalmente transmitido em 1995, muitos anos após a morte de Franco.

Em 1981, uma versão norueguesa do filme foi feita por NRK fjernsynsteatret (Norsk RikskringKasting), transmitida em 1982 e chamada Tolv edsvorne menn (1982). O enredo seguiu de perto a versão americana.

O seriado Maverick (1957) adaptou a história para a 1ª temporada, episódio 17, "Rope of Cards".

O filme Hindi Ek Ruka Hua Faisla (1986) ("A Paused Decision") foi um remake deste filme. Foi dirigido por Basu Chatterjee e estrelado por Pankaj Kapur e Annu Kapoor.

One Angry Man (1962) foi uma inspiração do filme. Lá, Rob Petrie foi o único voto "inocente" entre os jurados em um julgamento envolvendo uma dançarina exótica (Sue Ane Langdon) acusada de contrabando de diamantes.

Em 2002, na Holanda, uma peça foi encenada sob o título "De 12 Gezworenen", estrelada por Alexander van Heteren.

Há também um remake russo deste filme dirigido pelo famoso diretor russo Nikita Mikhalkov. O filme lançado em 2007 chama-se simplesmente 12 (2007).

Este filme inspirou um esboço clássico em Inside Amy Schumer (2013). Nele, um júri de 12 homens (incluindo um interpretado por Jeff Goldblum) está decidindo se condena Amy Schumer por não ser sexy e atraente o suficiente para ter seu próprio programa de televisão. No final das contas, os homens votam para "absolver" Schumer de crimes contra telespectadores.

Indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado 

Ganhou o prestigiado premio Urso de Ouro no Festival de Berlim

Refilmagem americana em 1997 por William Friedkin ( O Exorcista e Operação França)

Em 2004, aos 80 anos, Sidney Lumet recebeu o Oscar Honorário pelo conjunto de sua obra. O diretor ficou conhecido por filmes como: Longa Jornada Noite Adentro, O Homem do Prego, O Golpe de John Anderson, Sérpico, Assassinato no Oriente Express, O Veredicto, Daniel, A Manhã Seguinte, Sob Suspeita, Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto.

No decorrer do filme, o número "3" aparece diversas vezes. Os primeiros três minutos são os únicos que não foram definidos na sala do júri; a sala onde decorre o julgamento é a 228 (2+2+8=12; 1+2=3); O jurado nº 8 afirma que tem três filhos; a certa altura, o jurado nº 7 manda os outros calarem a boca, pois, como jurados, estão recebendo um salário de $ 3,00 por dia; em outro momento, o jurado nº 6 comenta que passou três dias pintando uma casa; O jurado nº 4 explica que o crime aconteceu três meses antes do julgamento; e, finalmente, o jurado nº 3 é quem confronta o jurado nº 8 sobre a inocência do acusado.

O diretor Sidney Lumet fez com que todos os atores ficassem na mesma sala por várias horas a fio e repetissem suas falas indefinidamente sem filmá-los. Isso foi para dar a eles uma sensação real de como seria ficar confinado em uma sala com as mesmas pessoas.

Lumet dirigiu Henry Fonda em três filmes: 12 Homens e uma Sentença (1957), Quando o Espetáculo Termina (1958) e Limite de Segurança (1964) e dirigiu Dirigiu Jack Warden em cinco filmes: 12 Homens e uma Sentença (1957), Mulher Daquela Espécie (1959), Grotesca Despedida (1968), O Veredicto (1982) e Culpado como o Pecado (1993).

Cartazes:











Filmografias Parciais

Henry Fonda (1905 -1982)







Jesse James (1939); A Vida de Alexander Graham Bell (1939); A Mocidade de Lincoln (1939); A Volta de Frank James (1940); As Três Noites de Eva (1941); Vidas Sem Rumo (1941); Rua das Ilusões (1942); Consciências Mortas (1943); Paixão dos Fortes (1946); Noite Eterna (1947); Sangue de Heróis (1948); 12 Homens e uma Sentença (1957); O Homem dos Olhos Frios (1957); Quando a Esposa Peca (1959); Minha Vontade é Lei (1959); O Mais Longo dos Dias (1962); A Conquista do Oeste (1962); Os Nove Irmãos (1963); Uma Batalha no Inferno (1965); Os Impiedosos (1968); O Homem Que Odiava as Mulheres (1968); Era uma Vez no Oeste (1968); Assim Nascem os Heróis (1970); Meu Nome é Ninguém (1973); Mussolini - Ascensão e Glória de um Ditador (1974); A Batalha de Midway (1976); Terror na Montanha Russa (1977); Caravana de Intrépidos ou A Ultima Carga (1977); O Enxame (1978); Meteoro (1979); Num Lago Dourado (1981).


Jack Warden (1920–2006): 






A Um Passo da Eternidade (1953); 12 Homens e uma Sentença (1957); O Aventureiro do Pacífico (1963); Árvore da Solidão (1971); Amor Feito de Ódio (1973); Shampoo (1975); Todos os Homens do Presidente (1976); O Grande Búfalo Branco (1977); O Céu Pode Esperar (1978); Morte Sobre o Nilo (1978); O Campeão (1979); Justiça Para Todos (1979); Muito Além do Jardim (1979); Dramático Reencontro no Poseidon (1979); Amor na Medida Certa (1981); O Veredicto (1982); Alice no País das Maravilhas (1985); Mais Forte Que o Ódio (1988); O Crime Que o Mundo Esqueceu (1990); O Pestinha (1990);  O Pestinha 2 (1991); Sombras do Mal (1992); A Revolta dos Brinquedos (1992); Tiros na Broadway (1994); O Pestinha 3 (1995); Poderosa Afrodite (1995); Em Busca de um Sonho (1999); Virando o Jogo (2000).


Lee J. Cobb (1911–1976)






Conflito de Duas Almas (1939); Paris Está Chamando (1941); A Canção de Bernadette (1943); Anna e o Rei do Sião (1946); Capitão de Castela (1947); Passado Tenebroso (1948); Sindicato de Ladrões (1954); Do Destino Ninguém Foge (1955); 12 Homens e uma Sentença (1957); As 3 Máscaras de Eva (1957); Os Irmãos Karamazov (1958); Armadilha Sangrenta (1959); Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (1962); A Conquista do Oeste (1962); Flint Contra o Gênio do Mal (1966); Flint: Perigo Supremo (1967); Meu Nome É Coogan (1968); O Ouro de Mackenna (1969); A Libertação de L. B. Jones (1970); Macho Callahan (1970); Mato em Nome da Lei (1971); Mato em Nome da Lei (1971); La legge violenta della squadra anticrimine (1976)


Ed Begley (1901-1970)







O Justiceiro (1947),  Ama-Seca por Acaso (1948), A Rua Sem Nome (1948), Uma Vida por um Fio (1948), Até o Céu Tem Limites (1949), Alguém Deixou Este Mundo (1950), O Testamento de Deus (1950), O Sentenciado (1950),  Cidade Negra (1950), Teimosa e Valente (1951), O Trapaceiro (1952), Estrela do Destino (1952), A Hora da Vingança (1952), Tributo de Sangue (1952), A História de um Egoísta (1956), 12 Homens e uma Sentença (1957), Homens em Fúria (1959), Doce Pássaro da Juventude (1962), A Inconquistável Molly (1964), Inherit the Wind (1965), Confidências de Hollywood (1966), O Agente 711 Pede Socorro (1967), O Cérebro de um Bilhão de Dólares (1967), A Marca da Forca (1968), Violência nas Ruas (1968), Os Monitores (1969), O Altar do Diabo (1970), A Trilha de Salina (1970)


Joseph Sweeney (1884-1963)






Homem Marcado (1950), 12 Homens e uma Sentença (1954), O Homem do Terno Cinzento (1956), Gatilho Relâmpago (1956), 12 Homens e uma Sentença (1957)


Martin Balsam (1919–1996)






12 Homens e uma Sentença (1957); Al Capone (1959); Crepúsculo de uma Paixão (1959); Psicose (1960); Bonequinha de Luxo (1961); Círculo do Medo (1962); Sete Dias de Maio (1964); Harlow: A Vênus Platinada (1965); Uma Garota Avançada (1969); Basta, Eu Sou a Lei (1969); Ardil 22 (1970); Tora! Tora! Tora! (1970); O Pequeno Grande Homem (1970); Confissões de um Comissário de Polícia (1971); O Golpe de John Anderson (1971); Night of Terror (1972); O Homem de Seis Milhões de Dólares (1973); Jogo Sujo (1973); O Sequestro do Metrô (1974); Assassinato no Expresso Oriente (1974); Pânico na Multidão (1976); Resgate Fantástico (1976); A Sentinela dos Malditos (1977); A Captura do Carrasco (1979); A Salamandra (1981); O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985); Desejo de Matar 3 (1985); Comando Delta (1986); Investigações Proibidas (1987); De Volta ao Passado (1987);   Dois Olhos Satânicos (1990); Cabo do Medo (1991); Natal: Momentos para Sonhar (1996)


John Fiedler (1925-2005)







12 Homens e uma Sentença (1957), A Embriaguez do Sucesso (1957), Quando o Espetáculo Termina (1958), O Sol Tornará a Brilhar (1961), Carícias de Luxo (1962), O Mundo de Henry Orient (1964), As Armas do Diabo (1964), Beija-me, Idiota (1964), Louco por Garotas (1965), O Mordomo Trapaceiro (1967), A Indomável (1967), Um Estranho Casal (1968), Bravura Indômita (1969),  O Grande Roubo do Banco (1969), Vamos Fazer a Guerra? (1970), Vôo 502: Em Perigo (1972),  O Golpe do Baú (1975), Um anjo em apuros (1978), Loucuras em Plena Madrugada (1980), Quem Não Corre, Voa (1981), Caçada em Atlanta (1981), Histórias Maravilhosas (1985), Um Fim De Semana Muito Louco (1990)


E.G. Marshall (1914-1998)







Missão Perigosa em Trieste (1952), A Nave da Revolta (1954), A Morte Espera no 322 (1954), A Lança Partida (1954), O Cálice Sagrado (1954), Atrás da Cortina de Bambu (1954), Do Destino Ninguém Foge (1955), A Hora Escarlate (1956), A Maldição da Montanha (1956), Despedida de Solteiro (1957), 12 Homens e uma Sentença (1957), Fogo no Coração (1957), Lafite, o Corsário (1958), Crepúsculo Vermelho (1959), Estranha Obsessão (1959), Amor de Milionário (1960), Cidade sem Compaixão (1961), Os Defensores (seriado 1961-1965), Caçada Humana (1966), Paris Está em Chamas? (1966), A Ponte de Remagen (1969), Tora! Tora! Tora! (1970), O Caminho da Felicidade (1971), Perseguição sem Trégua (1972), O Rapto de St. Anne (1975), Billy Jack vai a Washington (1977), Desastre no Trem da Morte (1979), Superman II: A Aventura Continua (1980), Creepshow: Arrepio do Medo (1982), Os Donos do Poder (1986), Férias Frustradas de Natal (1989), Dois Olhos Satânicos (1990), Jogos de Adultos (1992), Poder Absoluto (1997), Defensores: Justiça A Qualquer Preço (1998)


Jack Klugman (1922-2012)







12 Homens e uma Sentença (1957); Grito de Terror! (1958), O Vento Será Tua Herança (1960), Vício Maldito (1962), Na Glória, a Amargura (1963), A Senha do Crime (1963), Atiro Primeiro, Pergunto Depois (1965), Pânico na Multidão (1976), Vidas Paralelas (1994), Questão de Sensibilidade (1996), Câmera Obscura (2010)


Edward Binns (1916-1990)







Até o Último Homem (1951), Mórbida Fascinação (1952), O Segredo de um Amante (1953), A História de um Egoísta (1956), A Hora Escarlate (1956), 12 Homens e uma Sentença (1957), Domínio do Terror (1957), A Mulher Que Comprou a Morte (1959), Sanha Diabólica (1959), Intriga Internacional (1959), Julgamento em Nuremberg (1961), Não Podes Comprar Meu Amor (1964), Patton, Rebelde ou Herói? (1970), Um Lance no Escuro (1975), A História de Oliver (1978), O Veredicto (1982), Whatever It Takes (1986)


George Voskovec (1905-1981)







Um Começo de Vida (1952), 12 Homens e uma Sentença (1954), 12 Homens e uma Sentença (1957), Estigma da Crueldade (1958), Disque Butterfield 8 (1960), Hamlet (1964), O Espião que Saiu do Frio (1965), A Mulher Sem Rosto (1966), Para Além das Montanhas (1967), O Homem Que Odiava as Mulheres (1968), O Homem de Gelo (1973), O Vidente Misterioso (1974), Em Algum Lugar do Passado (1980), Barbarosa (1982) 

 

Robert Webber(1924-1989)






Estrada 301 (1950), 12 Homens e uma Sentença (1957), O Sargento e a Freira (1962), The Paradine Case (1962), Venus à Venda (1963), O Terrível Pesadelo (1965), Adeus às Ilusões (1965), O Terceiro Dia (1965),  O Agente Secreto Matt Helm (1966), O Caçador de Aventuras (1966), Técnica de um Homicídio (1966), O Ladrão Conquistador (1966), Os Doze Condenados (1967), A Grande Esperança Branca (1970), O Horror do Passado (1970), Ladrão que Rouba Ladrão (1971), Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia (1974), Caçada Mortal (1975), A Batalha de Midway (1976), Garotos do Coro (1977), Unidos por um Ideal (1978), A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa (1978), Mulher Nota 10 (1979), As Ruas de Los Angeles (1979), A Recruta Benjamin (1980), S.O.B. Nos Bastidores de Hollywood (1981), As Duas Vidas de Carol Letner (1981), O Homem com a Lente Mortal (1982), A Invasão dos Cães de Guerra (1982), Não Adormeça (1982), Rota do Perigo (1983),  Caçado pelos Cães de Guerra (1985), O Androide Assassino (1986), Querem me Enlouquecer (1987)


Fontes:

IMDB

100 Best Movies: From The Golden Age 1930-1960

102 Very Teachable Films

501 Must-See Movies

SLANT

Empire

Variety

2 comentários:

  1. Luís
    Antecipadamente — e para remotivá-lo — passo aqui para dizer-lhe que fico no aguardo da versão de 1997 para conversarmos.
    Lhe digo também que todas as vezes que alguém me diz obrigado e eu creio que naquele momento eu cumpri apenas com a minha obrigação — profissional ou de consciência —, os agradecimentos não são necessários e eu falo áquela pessoa que a verdadeira retribuição será ele estender um bem, uma ajuda, uma gentileza a um outro alguém, desinteressadamente.
    Assim, deixo a vc minha sincera gratidão por atender a esse seu leitor na escolha de suas resenhas e faço votos de poder dividir com meus amigos e minha família um pouco das muitas coisas boas que aprendo sempre com seus textos.
    Um grande abraço e até mais!

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    Respostas
    1. Olá Mario.
      Obrigado pelas palavras de carinho e motivação, por sempre comentar e acrescentar seus ótimos comentários às postagens. Saiba que são muito importantes. Há momentos em que a vida nos bate muito forte e palavras de pessoas que nos querem bem são altamente importantes. Estou pesquisando a versão de 1997, que por ser televisiva há poucas informações disponíveis, mas vou em busca delas, pois é uma versão que merece ser descoberta ou redescoberta. Um grande abraço e até a próxima análise.

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