Wyatt Earp (Henry Fonda) e seus irmãos Virgil
(Tim Holt), Morgan (Ward Bond) e James (Don Garner) levam gado para o leste
quando encontram pelo caminho ‘Old Man’ Clanton (Walter Brennan), matriarca dos Clanton que lhe
faz uma oferta pelos animais. Earp recusa. ‘Old Man’ lhes informa sobre a
cidade de Tombstone e Earp e dois de seus irmãos resolvem passar uma noite no local
deixando o irmão mais novo, Virgil, cuidando do gado. Quando retornam encontram
Virgil morto e o gado roubado. Earp volta à cidade e na falta de um xerife aceita
o cargo para colocar a cidade em ordem e para poder provar que seu irmão fora
morto pelos Clanton e assim fazer a justiça. A cidade tem
parte do controle nas mãos de Doc Holliday (Victor Mature), um ex-médico, agora famoso jogador
e pistoleiro. Holliday está padecendo de tuberculose e mostra-se altamente
instável. Earp precisará lidar com Holliday sem transformar seu convívio numa
guerra enquanto o clã dos Clanton planeja eliminar o xerife e seus irmãos.
Paixão dos Fortes foi o retorno de John Ford ao gênero Western após “No tempo das Diligencias” (1939) e motivo pelo qual muitos o classificam como sendo o responsável por toda mitologia em torno dos acontecimentos em O.K Corral (até então pouco conhecido das massas em 1946). E Ford foi acusado de quase sempre preferir a lenda à realidade como acontece nesse filme em que um tom mais poético da história prevalece. Isso não quer dizer que o talento do cineasta não seja percebido nas cenas. Pelo contrário, Ford imprime sua marca em quase todas as cenas. E o fato de ter conhecido Wyatt Earp e ouvido seu lado da história pode ter influenciado em como a realidade foi mostrada. Afinal, conforme posteriores revisionistas, Earp (como muitos mitos do Velho Oeste) teria criado sua própria lenda. E ainda que o roteiro carecesse de um melhor apuro, o diretor conseguiu entregar, com que teve em mãos, um filme muito bom.
Num primeiro momento o filme pode passar a impressão de ser mais um a contar sobre os eventos acontecidos em Tombstone e como os Earp e os Clanton terminaram por se confrontar. Mas o filme centra também em algo mais interessante: o cotidiano daquelas pessoas e, no meio desse confronto da lei contra a anarquia, imperante na cidade, temos a mudança, os novos ares, a chegada da civilização pondo fim a era dos brutos e pistoleiros. Earp se mostra um homem de modos, que ajuda uma dama a retirar suas malas da carruagem, se barbeia, dança e até usa perfume. Ele representa o novo homem, o homem civilizado. Ford sempre gostou de mostrar os contrastes. Quando pensa em Clementine, Earp se comporta como um jovem, sentado na varanda e se equilibrando em uma cadeira. Ele deseja vingança, é verdade, mas legalmente, caso contrário bastaria ir até o rancho dos Clanton e resolver as coisas como antigamente.
Algumas cenas merecem destaque: o início mostrando uma das paisagens mais queridas de Ford, o Monument Valley, na fronteira Arizona-Utah em que Earp, como um simples vaqueiro, conversa com o velho Clapton e o filho deste o fita com um olhar que demonstra ódio e desprezo. Já é um indício ao espectador que haverá tensão no ar. Adiante, com Earp na cidade, já com o irmão morto, o velho Clapton lhe pergunta meio zombeteiramente se conseguira um emprego como vaqueiro e o "vaqueiro" lhe revela quem ele é. Os Clanton olham assustados: cometeram um erro. O primeiro “confronto” de Earp com Holliday no bar é uma cena clássica de Ford. O jogador acredita se encontrar em vantagem ao sacar sua pistola, mas Earp mostra que trouxe muita experiência na bagagem. Em outro momento, Doc, em seu quarto, mantém à vista o seu diploma de médico e uma maleta esquecida de sua antiga profissão - essa cena por si só explica muitas coisas ao expectador. Quando Earp e Clementine dançam numa festa da igreja representa o fim daquela civilização sem lei, agora temos uma igreja e teremos uma professora e uma escola. Como em “O Homem que Matou o Facínora”, Ford mostra sutilmente o fim de uma era e chegada dos novos ares: a justiça se impondo, a religião convertendo e a educação instruindo. E o título nos revela algo muito interessante: não é sobre os Earp ou os Clanton, é sobre a jovem Clementine que Doc deixou para trás em algum momento e esta veio do Leste, de cidade em cidade, em busca de seu antigo amor. Diante do desinteresse deste, descobre-se cortejada por Earp e interessada nestes cortejos. Clementine passa a ser a pessoa mais importante para Earp e provavelmente a primeira vez que o marshall realmente se apaixonou. Sua frase ao barman: “Mac, você já se apaixonou?” mostra que essas emoções estão surgindo pela primeira vez. A resposta de Mac sintetiza também a vida de Earp até aquele momento, uma vida de renúncias: em prol da família, em prol da justiça... E, ao aceitar ser professora, Clementine será um importante agente de mudança naquela civilização “selvagem”. Para Clementine é hora de fincar raízes, pondo fim a uma vida de itinerante que lhe tomou tempo e possibilidades. É o encerramento de vários ciclos: para Earp e seus irmãos, Holliday, Clementine e os Clanton. E em quantos filmes de faroeste vimos uma breve encenação de Hamlet de Shakespeare, ou até a mesma a citação do famoso escritor? A rejeição à mudança nos é revelada na cena em que os Clanton impedem o ator de ir ao teatro. Aliás quando o ator começa a declamar Hamlet, mas não consegue é Holliday, de memória, que completa o discurso, ele poderia estar falando de si mesmo.
Quanto ao elenco, foi a quarta colaboração de Henry Fonda com o diretor Ford. Honda compôs o protagonista de uma forma simples sem o verniz de infalibilidade da qual muitos mitos do Velho Oeste carregam. Um homem simples, que pelo destino foi para em uma cidade sem lei, em um prenuncio de uma nova era (da qual eles não sabiam) e que finalmente encontra o amor de sua vida. Seu Earp sabe que os Clanton mataram seu irmão. Ele sabe e eles sabem que ele sabe. Mas ele quer prendê-los através da justiça, da lei. Ford sempre soube definir muito bem heróis e vilões. Victor Mature teve uma ótima construção de seu personagem: olhar frio, intempestivo, pronto para explodir, amargurado, com uma doença, na época, letal, e sempre vestido de preto refletindo muito de sua personalidade, mas com um porte físico bem diferente de um moribundo. O seu Doc tem um motivo real para entrar no conflito e aqui ele não é um dentista e sim um médico que não pratica mais a profissão. Seu destino não condiz com a história real. Linda Darnell interpretou uma Chihuahua ciumenta e atrevida, esperançosa do amor de Holliday e que vê a chegada de Clementine uma ameaça. Há um quê de “femme fatale” em sua personagem que flerta com Billy Clanton para provocar Holliday. Cathy Downs, como Clementine Carter, causa um furacão nos sentimentos de Earp com um bom desempenho em cena. O modo poético de Ford rodar seu filme revela-se na simplicidade da cena final entre Earp e Clementine com um destino a ser conjecturado por cada espectador. John Ireland interpreta Billy Clanton, desafeto de Doc, mas teve maior destaque em “Sem lei e Sem Alma” como o pistoleiro Ringo também inimigo de Holliday. Walter Brennan esteve muito bem como Old Man Clanton cujo personagem se acha acima da lei e que nem se preocupa em negar seus atos. Jane Darwell (de “Consciências Mortas” e “Vinhas da Ira” também com Fonda) aparece rapidamente. Ward Bond (“A Lei da Fronteira” e “Rastros de Ódio”) interpretou Morgan Earp. Charles Stevens (1893 – 1964), o índio expulso por Earp do bar, atuou em mais de 200 filmes e se dizia neto do famoso Chefe Apache Gerônimo. Atualmente esta informação é tida como errônea, pois seu pai era um xerife do Arizona chamado George Stevens, e sua mãe era uma mexicana chamada Eloisa Michalana. Alan Mowbrey fez o ator shakespereano fracassado e que conseguiu manter a atenção do espectador, uma quebra de ritmo é verdade, mas um jeito de mostrar o novo cotidiano daquela cidade.
Releitura poética da lenda de Wyatt Earp, “Paixao dos Fortes” (muitos dizem ser uma releitura de “A Lei da Fronteira” / “Frontier Marshal” de 1939) para alguns carece da dinâmica dos filmes de western: heróis imponentes, grandes duelos e tensão constante, para outros pode ser considerado um dos maiores filmes do gênero. Mas é em suas nuances que o filme pode ser apreciado. Como a maioria dos filmes, traz algo do momento em que foi concebido. E sua concepção (1945) bem ao final da guerra nos revela aspectos imbuídos dessa época: um filme sobre sobre o isolacionismo dos EUA (a até então aposentadoria de Wyatt), o conflito que se iniciará na cidade (a ida dos EUA à Segunda Grande Guerra), o combate aos Clanton que ameaça a liberdade (o “Eixo do Mal”); a reconstrução (pós guerra - 1946) e o final feliz em aberto (será o fim dos conflitos? Havia a agora a ameaça da Guerra Fria). A fotografia de Joseph MacDonald (1906-1968) realçando luzes e sombras é o grande destaque. Música (Oh My Darlin') Clementine interpretada por Percy Montrose.
Trailer:
Cartazes:
(Oh My Darlin') Clementine - Percy Montrose
Filmografia Parcial:
Henry Fonda (1905 -1982)
Jesse James (1939); A Vida de Alexander Graham Bell (1939); A Mocidade de Lincoln (1939); A Volta de Frank James (1940); As Três Noites de Eva (1941); Vidas Sem Rumo (1941); Rua das Ilusões (1942); Consciências Mortas (1943); Paixão dos Fortes (1946); Noite Eterna (1947); Sangue de Heróis (1948); 12 Homens e uma Sentença (1957); O Homem dos Olhos Frios (1957); Quando a Esposa Peca (1959); Minha Vontade é Lei (1959); O Mais Longo dos Dias (1962); A Conquista do Oeste (1962); Os Nove Irmãos (1963); Uma Batalha no Inferno (1965); Os Impiedosos (1968); O Homem Que Odiava as Mulheres (1968); Era uma Vez no Oeste (1968); Assim Nascem os Heróis (1970); Meu Nome é Ninguém (1973); Mussolini - Ascensão e Glória de um Ditador (1974); A Batalha de Midway (1976); Terror na Montanha Russa (1977); Caravana de Intrépidos ou A Ultima Carga (1977); O Enxame (1978); Meteoro (1979); Num Lago Dourado (1981).
Victor Mature (1913–1999)
Paixão dos Fortes (1946); O Beijo da Morte (1947); Sansão e Dalila (1949); A Rainha do Mar (1952); Androcles e o Leão (1952); O Manto Sagrado (1953); O Príncipe de Bagdá (1953); Demetrius, O Gladiador (1954); O Tirano da Fronteira (1955); O Grande Circo (1959); Aníbal, O Conquistador (1959); Os Bravos Tártaros (1961); Os Monkees Estão de Volta (1968); Poder de Fogo (1979); Sansão e Dalila (1984)
Linda Darnell (1923–1965)
A Marca do Zorro (1940); Sangue e Areia (1941); A Canção de Bernadette (1943); Buffalo Bill (1944); Quando os Homens São Homens (1945); Anna e o Rei do Sião (1946); Paixão dos Fortes (1946); Barba Negra, o Pirata (1952); Entre a Vida e a Morte (1957).
Cathy Downs (1926-1976)
Mulheres e Diamantes (1945); Corações Enamorados (1945); As Irmãs Dolly (1945); Envolto nas Sombras (1946); A Professora Se Diverte (1946); Paixão dos Fortes (1946); Por Você Eu Morreria (1947); Rio Sangrento (1949); Terra de Sangue (1950); Aventuras no Oeste (1953); O Monstro Atômico (1957); Terríveis Monstros da Lua (1958)
Um Passeio ao Sol (1945); Audácia de Criminoso (1946); Paixão dos Fortes (1946); A Face do Perigo (1947); O Gangster (1947); Cinzas do Passado (1948); Pisando em Brasas (1948); Rio Vermelho (1948); Joana D'Arc (1948); Eu Matei Jesse James (1949); 7 Homens Maus (1949); Viagem Sangrenta (1949); A Vida é um Jogo (1949); A Grande Ilusão (1949); O Vale da Vingança (1951); O Último Caudilho (1951); A Rebelião dos Piratas (1952); Os Bons Morrem Cedo (1954); Areias do Inferno (1954); A Gaiola De Vidro (1955); Os Amores Secretos de Eva (1955); A Lei dos Brutos (1956); Sem Lei e Sem Alma (1957); Spartacus (1960); Coração Rebelde (1961); Os Guerrilheiros (1962); 55 Dias em Pequim (1963); A Queda do Império Romano (1964); Rawhide (seriado 1959-1965); Ódio por Ódio (1967); A Quadrilha dos Renegados (1967); A Outra Face da Coragem (1968); Uma Pistola para 100 Sepulturas (1968); Meu Revólver é Minha Lei (1968); Um Homem, Um Revólver, Uma Vingança (1968); Crepúsculo dos Insaciáveis (1969); Minha Pistola Nunca Falha (1970); Armadilha do Tempo (1973); A Casa dos Sete Mortos (1974); O Último dos Valentões (1975); Resgate (1977); O Assassino Perfeito (1977); O Amanhã Não Virá (1978); Jornada à Delta 3 (1979); O Massacre da Guiana (1979); Kavik - O Cão Lobo (1980); Amores de Marilyn (1980); Na Rota Do Perigo (1985); Mensageiro da Morte (1988); Vampiros em Fuga (1989); A Noite dos Horrores (1989); O Enigma do Cemitério (1991)
Walter Brennan (1894-1974)
Esposas Mal Compreendidas (1926); O Dinamite (1931); A Lei da Coragem (1932); Garotas Vampiras (1933); Em Plenas Nuvens (1933); O Rei da Jaula (1933); Os Tapeadores (1934); Fronteiras do Norte (1935); A Noite Nupcial (1935); A Noiva de Frankenstein (1935); A Mulher que Soube Amar (1935); Duas Almas se Encontram (1935); Três Padrinhos (1936); Vivendo na Lua (1936); Lafitte, O Corsário (1938); As Aventuras de Tom Sawyer (1938); A Heroína do Texas (1938); Adorável Vagabundo (1941); Sargento York (1941); Esta Mulher Me Pertence (1941); O Segredo do Pântano (1941); O Bamba da Pelota (1941); Às Portas do Inferno (1942); Paixão dos Fortes (1946); Torrentes de Ódio (1948); Rio Vermelho (1948); Sangue na Lua (1948); A Grande Promessa (1949); O Cavaleiro Negro (1949); Horizonte em Chamas (1949); Audácia dos Fortes (1950); Escrava do Desejo (1950); Embrutecidos pela Violência (1951); O Regresso do Inferno (1951); Fugindo do Passado (1952); Conspiração do Silêncio (1955); À Borda da Morte (1956); A Flor do Pântano (1957); Onde Começa o Inferno (1959); A Conquista do Oeste (1962); Somente os Fracos Se Rendem (1965); O Feiticeiro da Floresta Encantada (1967); Uma Cidade Contra o Xerife (1969); Férias Mortais (1972)
Jane Darwell (1879-1967)
Aventuras de Tom Sawyer (1930); Mocidade Feliz (1931); Almas Cativas (1931); Tudo Contra Ela (1932); Vingança Diabólica (1933); A Bela Desconhecida (1933); A Mulher Preferida (1933); Sócios no Amor (1933); Apostando no Amor (1934); Encontro às Cegas (1934); Driblando a Vida (1934); O Último Gangster (1934); Uma Noite de Amor (1934); Desejável (1934); Sonhando de Dia (1934); Felicidade pela Frente (1934); A Pequena Órfã (1935); O Anjo do Farol (1936); Adorável Traquina (1936); Pobre Menina Rica (1936); Navio Negreiro (1937); Convite ao Crime (1938); Jesse James (1939); Chuvas Chegaram (1939); ...E o Vento Levou (1939); As Vinhas da Ira (1940); Fúria Branca (1940); O Filho dos Deuses (1940); A Garota do Circo (1940); O Homem que Vendeu a Alma (1941); Então, Casa ou Não Casa? (1942); Consciências Mortas (1943); Um Sonho de Domingo (1944); Paixão dos Fortes (1946); O Céu Mandou Alguém (1948); À Margem da Vida (1950); Escrava do Desejo (1950); Marujos e Sereias (1955); Chamas Que Não se Apagam (1956); O Último Hurra (1958); Mary Poppins (1964)
Ward Bond (1903–1960)
Letra e Música (1929); Galanteador Audaz (1930); A Grande Jornada (1930); Virtude (1932); O Vale da Morte (1933); O Código de um Herói (1933); O Último Favor (1934); Um Grito na Noite (1934); Fuzileiros do Ar (1935); Inferno Negro (1935); Sangue na Neve (1935); Os Últimos Dias de Pompéia (1935); O Homem que Viveu Duas Vezes (1936); Campeão de Luvas Brancas (1937); Beco sem Saída (1937); Do Mundo Nada se Leva (1938); A Lei do Mais Forte (1939); A Volta de Cisco Kid (1939); ...E o Vento Levou (1939); As Vinhas da Ira (1940); A Longa Viagem de Volta (1940); A Estrada de Santa Fé (1940); Sargento York (1941); Relíquia Macabra (1941); Terra Selvagem (1942); Dakota (1945); Paixão dos Fortes (1946); A Felicidade Não se Compra (1946); Sangue de Heróis (1948); Joana D'Arc (1948); O Céu Mandou Alguém (1948); Caravana de Bravos (1950); A Vinganca de Jesse James (1951); Depois do Vendaval (1952); Sangue da Terra (1953); Johnny Guitar (1954); A Paixão de uma Vida (1955); Rastros de Ódio (1956); Asas de Águia (1957); Onde Começa o Inferno (1959); Caravana (seriado 1957 a 1961)
Olá boa noite! Há quanto tempo não passo por aqui para contemplar suas resenhas... Quanto ao filme acima, nunca assisti, mas Tenho uma memória super afetiva com Victor Mature por causa do filme Sansão e Dalila que foi um dos primeiros filmes que assisti na vida. Filmes bíblicos e de faroeste, eram que mais assistíamos na minha casa por causa do meu paizinho, que ama.
ResponderExcluirQuando puder, fale sobre o filme 'Nunca sem minha filha' com Sally Field e Alfred Molina.
Abraço!
Fabiana.
ResponderExcluirOlá Fabiana. Tudo bem ? Desculpe a demora para responder, mas somente agora acessei o blog.
Sim, quando falamos de Victor Mature, imediatamente nos vem a memória "Sansão e Dalila" um clássico atemporal que marcou gerações. A cada refilmagem feita nos lembramos de Mature e de como o seu filme é bom.
Sim, o gênero faroeste era comum na televisão. Vi muitos, pena que naquela época (infância), nem pensava em anotar e muito menos ter um blog. Na verdade, o que eu fazia era conseguir recortes de jornais e revistas sobre determinado filme e colocar em folhas de A4. Era um meio de guardar as informações. Depois vieram as revistas especializadas e os famosos guias de filmes (os primeiros eram uma festa, nunca imaginei ler as sinopses e lembrar de tantos filmes). Hoje é tudo digital, mas as revistas europeias de cinema ainda estão sobrevivendo. Faroestes antigos é um gênero que ainda nos traz boas lembranças. E, aos poucos, surgirão outros por aqui. Quanto a "Nunca sem Minha Filha" já fiz a análise há um bom tempo. Um filme muito bom e Sally Field e Alfred Molina dão um show de atuações. No cabeçalho "Filmes Analisados no Blog" dá pra chegar até a resenha (de 2018). "Sansão e Dalila" é outro filme bíblico que vale e muito uma análise. Tinha até me esquecido e olha que já assisti na tevê dezenas de vezes. E, se estiver passando, paro para dar, ao menos, uma olhadinha.
Muito obrigado por acessar o blog e contribuir com mais este comentário. Seja sempre bem-vinda e um grande abraço.
Imagina! Você respondeu prontamente!
ResponderExcluirEntão caso conheça o seriado Veronica Mars, foi feito também o filme, se puder fazer a resenha.
Abraço!
Olá Fabiana.
ExcluirVeronica Mars foi um seriado famoso e com muitos fãs. Não sabia que havia sido feito um filme. Estou terminando umas análises e buscarei o filme, colocando informações também sobre a série. Obrigado pela dica de resenha e um grande abraço.