terça-feira, 17 de outubro de 2017

TERROR NA MONTANHA-RUSSA / ROLLERCOASTER (1977) - ESTADOS UNIDOS





TUDO POR DINHEIRO

Inspetor de seguros Harry Calder (George Segal),  responsável por checar parques de diversão na Califórnia se surpreende com a notícia de um acidente ocorrido em uma montanha-russa que inspecionara. Ao saber que um evento parecido ocorrera em outro parque de diversões suspeita de um atentado criminoso. Ao descobrir uma reunião entre 5 donos de parques lhe é revelado que um homem deseja um milhão de dólares para cessar os ataques. Ao instruir os participantes a não pagar ele acaba entrado em um jogo perigoso: terá que levar uma mala contendo o valor exigido sob a vigilância agora do inspetor do FBI Hoyt (Richard Widmark) que com sua equipe tentará interceptar a entrega do dinheiro em um parque de diversões cheio e evitar que novos ataques sejam realizados.


Terror na Montanha-Russa tentou abocanhar um filão que já vinha em plena decadência: o cinema catástrofe de filmes como "O Destino de Poseidon" (1972), "Inferno na Torre" (1974) e "Terremoto" (1974) justamente quando os adolescentes estavam sendo apresentados a um novo filme que mudaria os rumos do cinema: "Guerra nas Estrelas".  Esse “choque” inesperado com um novo conceito de entretenimento não estava nos planos dos produtores que inclusive vinham com o “Sensurround”,  projetado para colocar a audiência dentro da ação. Foi  o terceiro filme a utilizar este padrão após “Terremoto” (1974) e “A Batalha de Midway” (1976).  Mas, como veremos, não foi apenas o surgimento de Guerras nas Estrelas que relegou este filme a um certo ostracismo, a irregularidade no ritmo da película tornou alguns momentos cansativos.


A ideia era até interessante: um thriller de suspense (assim queriam que o público percebesse o filme) recheado de atores conhecidos. Funcionou até certo ponto. O filme começa bem com os eventos que precipitam toda a mobilização e um bando de agentes atrás de um homem que é movido apenas por dinheiro.  O Jovem (cujo nome não é revelado no filme) é uma pessoa com pleno conhecimento de tecnologia para explodir locais. Pede um resgate, mas não há nada que diga que ele não repetirá suas ações por novas somas. Harry Calder e Hoyt se bicam o tempo todo e o agente não aceita receber conselhos de um inspetor de seguros, colocando este em uma situação bastante arriscada desde que capture o criminoso. Obviamente o plano não dará certo e o criminoso pretende mostrar que não estava para brincadeiras.



O elenco é muito interessante: George Segal faz o homem que é jogado no meio da confusão e tudo que deseja é deter o  jovem criminoso.  Timothy Bottoms ficou famoso no filme “A Última Sessão de Cinema” e para os saudosos espectadores da antiga Sessão da Tarde protagonizou “Temporada Brilhante” na qual faz um corredor com câncer. A cena da mãe jogando água quente em uma  banheira, para conter as dores da doença  do filho, deve ter ficado na memória de muitos que assistiram. Richard Widmark, aos 61 anos, era lembrado por seu filme "O Beijo da Morte" na qual fazia um vilão que colheu elogios, mas o ator provou em vários filmes ser um grande ator.  Temos ainda a participação rápida do grande ator Henry Fonda que, devido a um marca passo desde 1974, diminuiu suas atuações, da atriz Helen Hunt (Twister, Melhor É Impossível), em início de carreira, como a filha de  Harry e Craig Wasson (Dublê de Corpo e Histórias de Fantasmas) como um “hippie” que entra acompanhado da namorada na montanha-russa.

Helen Hunt
Terror na Montanha-Russa, atualmente pode ser considerado um filme mediano com um suspense interessante, mas que o diretor James Goldstone pecou por deixar alguns momentos parados. Tem uma produção bem cuidada, um bom elenco, a estória é bem construída, mas ao longo dos anos desapareceu das transmissões. Recomendado aos nostálgicos que gostam de rever filmes que se tornaram raros e  àqueles que curtem filmes que não precisem apresentar um ritmo incessante como o do cinema atual.

Trailer:


  
Curiosidades:

Filmado em Panavision.

O Grupo de Rock Sparks faz uma participação em um show em um Parque de Diversões.

George Segal foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?" (1966).

Richard Widmark  foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "O Beijo da Morte" (1947).

Henry Fonda ganhou 2 Oscars: Um Honorário pelo Conjunto da Obra em 1981 e de Melhor Ator Coadjuvante por "Num Lago Dourado" (1982) e foi indicado outras duas vezes "Vinhas da Ira" (1940) e "12 Homens e uma Sentença" (1957).

Helen Hunt ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por "Melhor É Impossível" (1997) e foi indicada como Melhor Atriz por "As Sessões" (2012).


O filme estreou em dezembro de 1977 nos cinemas brasileiros, passou nos anos 80 na Tv Globo e, a partir de 1993, no SBT.

Steve Guttenberg da franquia "Loucademia de Polícia", "Cocoon" e "Três Solteirões e um Bebê" faz uma ponta


Filmografia Parcial:

George Segal

 










O Mais Longo dos Dias (1962);  A Nau dos Insensatos (1965); Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (1966);  A Morte Não Manda Aviso (1966); A Ponte de Remagem (1969); Um Toque de Classe (1973); O Homem Terminal (1974); Adivinhe Quem Vem Para Roubar (1977); Terror na Montanha Russa (1977); Um Homem Destemido (1985); Fugindo da Morte (1988); Olha Quem Está Falando (1989); Eu, Eu Mesmo e Eu Também (1992); Olha Quem Está Falando Agora! (1993); O Pentelho (1996); O Espelho tem Duas Faces (1996); A História de Linda McCartney (2000); A Escolha de Phillip (2005); 2012 (2019); Amor e Outras Drogas (2010); Elsa & Fred (2014)

Richard Widmark (1914–2008)
 

 








O Beijo da Morte (1947); Sombras do Mal (1950);  Pânico nas Ruas (1950); Até o Último Homem (1951); Almas Desesperadas (1952); Anjo do Mal (1953); Jardim do Pecado (1954); Ouro Maldito (1955); Santa Joana (1957); Minha Vontade é Lei (1959); O Álamo (1960); Terra Bruta (1961); Julgamento em Nuremberg (1961); A Conquista do Oeste (1962); Os Legendários Vikings (1964); Crepúsculo de Uma Raça (1964); Assassinato no Expresso Oriente (1974); O Último Brilho do Crepúsculo (1977); Terror na Montanha Russa (1977); Coma (1978); O Enxame (1979); Paixões Violentas (1984); Blackout (1985); A Um Passo do Poder (1991).

Timothy Bottoms
 








  

Johnny Vai à Guerra (1971); A Última Sessão de Cinema (1971); Alvorada Sangrenta (1975); Terror na Montanha Russa (1977); Uma Janela para o Céu 2 (1978); Furacão (1979); Temporada Brilhante (1979); Tin Man: As Vozes do Silêncio (1983); Perigo na Montanha (1984); Pânico em Kilimanjaro (1986); Invasores de Marte (1986); Estranha Obsessão (1988); Regresso do Rio Kwai (1989); Texasville (1990); O Elo Perdido (seriado 1991-1992); O Próximo Alvo (1995); Ameaça Nuclear (1996); O Mensageiro da Morte (1996); O Homem da Máscara de Ferro (1998); Elefante (2003); Lone Rider  (2008); Parasomnia (2008); The Land That Time Forgot (2009); Tar  (2017).

Henry Fonda (1905–1982) 

 









Cinzas do Passado (1937);  Jezebel (1938); Jesse James (1939); A Mocidade de Lincoln (1939); Vinhas da Ira (1940); A Volta de Frank James (1940); As Três Noites de Eva (1941); Rua das Ilusões (1942); Consciências Mortas (1943); Paixão dos Fortes (1946); Sangue de Heróis (1948); Guerra e Paz (1956); 12 Homens e uma Sentença (1957); Minha Vontade é Lei (1959); O Mais Longo dos Dias (1962); Os Impiedosos (1968); Era uma Vez no Oeste (1968); Assim Nascem os Heróis (1970); Meu Nome é Ninguém (1973); A Batalha de Midway (1976); Terror na Montanha Russa (1977); O Enxame (1978); Meteoro (1979); Num Lago Dourado (1981).

2 comentários:

  1. Bom dia, Luis. Me transportei aos anos 70 para reviver esse filme esquecido. Realmente hoje ele não despertaria muita atenção, mas acredito que à época ele foi considerado satisfatório. Como apreciador da sétima arte pincei algumas coisas que gostei como as locações e as atuações de George Segal e Richard Widmark porém torci o nariz para Buttons que, creio, ter feito aqui seu primeiro vilão onde sua expressão corporal parece congelada. Além disso há outros momentos que me desagradaram como uma cena longa além do necessário da montanha-russa prestes a ser acidentada, ou o fácil trânsito do jovem pelos mais diversos cenários sem levantar a mínima suspeita. Outra situação estranha seria, por exemplo, o momento em que ele coloca uma escuta no abajur e na cena seguinte está dentro de um quarto ouvindo o que será decidido. Mas o filme tem seus créditos e é possível assisti-lo tranquilamente, pois trata-se de uma boa diversão. Parabéns pela sua resenha e um grande abraço.

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  2. Boa tarde Janerson.
    Sem dúvida, o filme perdeu um pouco da sua essência após décadas e hoje realmente só para quem gosta de revisar filmes mais antigos. Até o final dos anos 80 chamou a atenção e, vez por outra, aparecia em algum artigo de revista especializada indicando como um bom passatempo. Foi um filme que tinha até uma boa quantidade de reprises durante os anos 80 que foram aos poucos escasseando. O filme apresentou algumas inconsistências como você bem sintetizou e tem realmente um ar setentista, mas nada que impeça uma conferida como você constatou, pois há uma boa direção e um elenco tarimbado. Obrigado pelos frequentes comentários e um grande abraço.

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