sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

COMANDO DELTA / THE DELTA FORCE (1986) - ESTADOS UNIDOS / ISRAEL

 


UM CAMPEÃO DAS LOCADORAS

Os terroristas Abdul (Robert Foster) e Mustafa (David Menahem) sequestram um Boeing 707 partindo de  Atenas, Roma, com destino aos Estados Unidos. Munidos de armas e granadas, obrigam o piloto Campbell (Bo Svenson) a seguir para Beirute, Líbano. Enquanto isso, o governo americano aciona a Força Delta, liderados pelo Coronel Nick Alexander (Lee Marvin) e o Major McCoy (Chuck Norris) para que procedam o resgate dos reféns.  A dupla terrorista obriga a comissária de bordo Ingrid (Hanna Schygulla), de ascendência alemã, a separar do restante da tripulação os passageiros judeus e os fuzileiros navais transportando-os para Beirute, enquanto outros doze terroristas embarcam a bordo e se dirigem para a Argélia libertando crianças e mulheres.

Quando estão prestes a atacar o Boeing, Nick recebe a informação dos doze sequestradores a bordo, o que muda completamente toda a operação tática construída anteriormente, precisando abortar a missão. Os terroristas matam um dos fuzileiros navais e o deixam na pista de voo, retornando a Beirute com os tripulantes masculinos. A Força Delta precisará atuar em duas frentes: libertando a tripulação do avião, enquanto a outra libertará os passageiros separados e agora cativos em uma fortaleza improvisada.

O israelense Menahem Golan (1929–2014) sempre foi mais conhecido por ser um dos diretores, ao lado de Yoram Globus, da “Cannon Films”, uma produtora de baixo orçamento que ganhou notoriedade nos anos 80 e 90 ao produzirem filmes de consumo popular, através de atores como Chuck Norris, Stallone, Charles Bronson, Jean-Claude Van Damme, Dolph Lundgren & Cia. E, justamente, Chuck Norris foi um dos “heróis de ação” que mais teve filmes produzidos pela dupla. Golan que, volta e meia, dirigia também alguns filmes resolveu conduzir Comando Delta, que trazia a fórmula básica: filmes de baixo orçamento, um ator carismático e que o público gostava muito, com direito a muitos tiros, explosões e ação contínua.

Comando Delta, inteiramente rodado em Israel, partiu de uma premissa verdadeira: o sequestro real do voo 847 da TWA em 14 de junho de 1985. A comissária de bordo, Ingrid Harding, é fortemente baseada em Uli Derickson, comissária do voo 847 da TWA (houve o filme “O Sequestro do Vôo 847 - A História de Uli Derickson”, com Lindsay Wagner – a “Mulher Biônica” que aborda o tema – em breve analisarei), americana de origem alemã, e que foi forçada por sequestradores a segregar judeus de não-judeus por meio de passaportes. O mergulhador da marinha que é espancado, torturado e baleado é um paralelo ao que aconteceu com o também mergulhador da marinha, Robert D. Stethem, que morreu em 15 de junho de 1985 e foi jogado na pista do Aeroporto de Beirute.

O filme tem aspectos bem interessantes que o faz parecer dois filmes em um: tem um início realista e tenso; um elenco conhecido e prestigiado do cinema americano e europeu, o que nos faz até esquecermos que é uma produção da Cannon (que vivia de erros: ”Mestres do Universo” e acertos “Falcão, o Campeão dos Campeões”). Já segunda parte é um típico filme de Chuck Norris, que estava no auge da carreira: simples, direto e com muita ação, além daquelas mensagens panfletárias e estereotipadas que os “Rambo” e “Comando Para Matar” traziam (mesmo derrotados no Vietnã estavam sempre levando a melhor no cinema), mas nada que impedisse o público brasileiro de prestigiar o filme que, em VHS, se tornou um verdadeiro campeão de locações e vendas.


A crítica malhou o filme taxando-o de “uma síntese de todos os clichês dos filmes de ação dos últimos anos”, um reflexo do que acontecia nos bastidores da politica internacional. Há uma sequencia “levemente inspirada” em “Indiana Jones” (a luta no caminhão) e copiada de outro filme como “Os Selvagens Cães de Guerra” (o avião partindo). E a frase de Norris para Abdul: "Sleep Tight Sucker” (“durma bem, babaca”), uma alusão a “Make My Day” do “Dirty Harry” de Eastwood? Eu diria que é um típico filme de “você me dá um vilão e eu torço por você”, muito comum nos anos 80 e 90 e que atraía uma faixa de público adolescente e adulto em peso na época.

Quanto ao elenco, Norris faz aquilo que o filme pede e o espectador espera: o herói que lutará contra o mal e punirá os malfeitores. Lee Marvin estava doente com dores abdominais e um cólon inflamado durante as filmagens e viria a falecer no ano seguinte de ataque cardíaco. Apesar de seus problemas de saúde funcionou bem com Norris e trouxe um público de maior faixa etária para o filme baseado em seu carisma (um outrora grande nome dos filmes ação do cinema americano). De Robert Forster foi dito que sua atuação se encaixava no termo “physique du role” (tipo físico ideal para o papel), muito usado no cinema. Um bom ator, com boa atuação. A surpresa fica pela ótima atriz europeia Hanna Schygulla, aqui de cabelos loiro-platinados, fazendo a aeromoça que tenta lidar com os sequestradores. George Kennedy esteve com Lee Marvin no famoso “Os Doze Condenados”, mas, ironicamente, repetiu um papel muito curioso em sua carreira: passageiro (ou tripulante) de avião, que repetiu em vários filmes da série Aeroporto. Aqui ele é o padre que vai cativo em solidariedade com os demais capturados. O restante do elenco possui nomes famosos de décadas anteriores: Martin Balsam, Bo Svenson, Robert Vaughn, Shelley Winters. A destacar o ator Steve James que fez parceria com o ator Michael Dudikoff em dois filmes da franquia "Guerreiro americano" e "A Vingança de um Predador" e que aqui faz parte dos "comandos em ação".

Comando Delta é o típico filme escapista (que produz uma breve fuga da realidade em que se vive para quem o assiste), bem anos 80, com um herói invencível, agindo como exército de um só homem. Apesar desses clichês, é uma produção da Cannon eficiente e bem realizada que consegue prender o espectador cumprindo o que prometeu: divertimento rápido, mesmo que repleto de situações familiares. Para funcionar, basta pipoca (ou pizza) com guaraná.


Trailer:





Curiosidades:

Este foi o último filme de Lee Marvin antes de sua morte em 29 de agosto de 1987, aos 63 anos.

Filmar no avião não foi agradável para os atores e atrizes, pois as temperaturas em Israel chegaram a mais de cem graus Fahrenheit (trinta e oito graus Celsius). Shelley Winters e Menahem Golan tiveram várias discussões sobre isso. A certa altura, ela disse: "Eu não posso fazer isso, eu vou morrer". Ele respondeu: "Faça isso e depois morra".

Charles Bronson originalmente deveria interpretar o coronel Nick Alexander. Cartazes com ele e Chuck Norris foram feitos antes do início da produção.

A música tema do filme foi mais tarde usada pela ABC Sports para a abertura da Indy 500 desde a temporada de 1988.

A companhia aérea fictícia neste filme é chamada ATW (um anagrama de TWA da vida real ou Trans World Airlines). As primeiras imagens para este filme (como visto em um documentário "making-of") mostram que originalmente, ATW significava American Transworld Airlines. Isso foi alterado para American Travelways Airlines no corte final, embora o nome anterior ainda possa ser visto em certas tomadas (por exemplo, em placas e bandeiras no portão de Atenas).

Todas as cenas do aeroporto foram filmadas no Aeroporto Ben Gurion de Tel Aviv e sua parte militar, a Base Aérea de Lod.

Com exceção de Robert Forster, os terroristas libaneses foram todos retratados por atores israelenses.

A Delta Force é muito conhecida pela qualidade de seus Snipers, que não foram retratados no filme. Eles são frequentemente implantados em todo o mundo em pequenas equipes para resolver problemas de segurança em embaixadas, consulados e bases enquanto treinam e treinam com outras unidades de elite de países da OTAN, especialmente Reino Unido, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia.

O assassinato e o despejo do oficial da Marinha ocorreram em Beirute em plena luz do dia, ao contrário de Argel à noite no filme.

O videogame Operation Thunderbolt (1988) é inspirado na trama principal do filme. É revelado durante a cinemática do jogo, onde o avião sequestrado se assemelha ao avião do filme, e também no último nível, onde o piloto do avião deve ser salvo do líder terrorista.

Eric Norris: O piloto da NASCAR da vida real Eric Norris (filho da vida real de Chuck Norris) é visto como um dos mergulhadores (Andy) da Marinha dos EUA  feitos reféns.

Robert Foster faleceu aos 78 anos em decorrência de uma batalha contra o câncer de cérebro

Steve James faleceu aos 41 anos em decorrência de câncer no pâncreas

George Kennedy faleceu aos 91 anos em decorrência de problemas no coração

Shelley Winters faleceu aos 85 anos em decorrência de um ataque cardíaco

Robert Vaughn faleceu em decorrência de uma leucemia aguda aos 83 anos

Martin Balsam faleceu em decorrência de um derrame aos 76 anos


Cartazes:














Filmografia Parcial:

Chuck Norris






Arma Secreta contra Matt Helm (1968); O Voo do Dragão (1972); Massacre em São Francisco (1974);O Comboio da Carga Pesada (1977); Os Bons Se Vestem de Negro (1978); Força Destruidora (1979); Octagon  (1980); Olho por Olho / Ajuste de Contas ou Vingança Violenta (1981); Vingança Forçada (1982); Fúria Silenciosa (1982); McQuade, O Lobo Solitário (1983); Braddock - O Super Comando (1984); Braddock 2 - O Inicio da Missão (1985); Código do Silêncio (1985); Invasão U.S.A. (1985); Comando Delta (1986); Os Aventureiros do Fogo (1986); Braddock 3 - O Resgate  (1988); O Herói e Seu Terror (1988); Comando Delta 2: Conexão Colômbia (1990); Hitman: Disfarce Perigoso (1991); Unidos para Vencer (1992); Perigo Mortal (1994);  Walker Texas Ranger 3: Deadly Reunion (1994); Uma Dupla Animal (1995): O Defensor (1996); A Guerra de Logan: Em Nome da Honra (1998);  O Homem do Presidente (2000); Chuck Norris: O Homem da Lei (seriado 1993-2001); Os Mercenários 2  (2012). 


Robert Foster (1941-2019)







Os Pecados de Todos Nós (1967); Dias de Fogo (1969); A Morte do Chefão (1973); O Buraco Negro (1979); O Jacaré Assassino (1980); Os Vigilantes (1982); Comando Delta (1986); Caçada Alienígena (1990); Maniac Cop 3 - O Distintivo do Silêncio (1993); Jackie Brown (1997); Psicose (1998); Fúria Urbana (1999); Eu, Eu Mesmo e Irene (2000); Cidade dos Sonhos (2001); Natureza Quase Humana (2001); As Panteras: Detonando (2003); Xeque-Mate (2006); Rise: A Ressurreição (2007); D-War: Guerra dos Dragões (2007); Evidências de um Crime (2007); Minhas Adoráveis Ex-Namoradas (2009); Os Descendentes (2011); Invasão a Casa Branca (2013); O Lado Americano (2016); Em Defesa de Cristo (2017); Bigger (2018); Old School Gangstas 


Lee Marvin (1924 - 1987) 







Conspiração do Silêncio (1955);  Taverna Maldita (1955); 7 Homens Sem Destino (1956);  A Árvore da Vida (1957); Os Comancheros (1961);  O Homem que Matou o Facínora (1962); O Aventureiro do Pacífico (1963); Dívida de Sangue (1965); Os Profissionais (1966); Os Doze Condenados (1967); Inferno no Pacífico (1968); Meu Nome é Jim Kane (1972); A Marca da Brutalidade (1972); O Imperador do Norte (1973); No Oeste Muito Louco (1976);  Agonia e Glória (1980); Perseguição Mortal (1981); Mistério no Parque Gorky (1983); Os Doze Condenados: A Nova Missão  (1985); Comando Delta (1986)


Hanna Schygulla







Cenas de Caça na Baixa Baviera (1969); O Amor é Mais Frio Que a Morte (1969); Deuses da Peste (1970); A Viagem de Niklashauser  (1970); Rio das Mortes (1971); Precaução Ante uma Prostituta (1971); A Encruzilhada das Bestas Humanas (1972); O Casamento de Maria Braun (1979); Lili Marlene (1981); Casanova e a Revolução (1982); Antonieta (1982); Um Amor na Alemanha (1983); O Futuro é Mulher (1984); Comando Delta (1986); Para Sempre Lulu (1986); Casanova, O Maior Amante de Todos os Tempos (1987); Miss Arizona (1988); Voltar a Morrer (1991); As Cento e uma Noites (1995); Angelo Nero (1998); A Garota dos Seus Sonhos (1998), Terra Prometida (2004); Do Outro Lado (2007); Fausto (2011); Pandemia (2012); Protesto Silencioso (2016); A Prece (2018); O Mistério de Henri Pick (2019); Está Tudo Bem (2021)


George Kennedy (1925–2016)






Uma Razão para Viver (1961); Almas Mortas (1964); Marujos do Barulho (1964); Os Filhos de Katie Elder (1965); O Voo do Fênix (1965); Os Doze Condenados (1967); Rebeldia Indomável (1967); O Preço de um Covarde (1968); O Homem Que Odiava as Mulheres (1968); A Revolta dos Sete Homens (1969); O Xerife da Cidade Explosiva (1970); Aeroporto (1970); Horizonte Perdido (1973); Cahill, o Xerife do Oeste (1973); O Último Golpe (1974); Aeroporto 75 (1974); Terremoto (1974); Escalado para Morrer (1975); Aeroporto 77 (1977); Morte Sobre o Nilo (1978); Aeroporto 79: O Concorde (1979); O Navio Assassino (1980); Vírus / Extermínio  (1980); O Arqueiro e a Feiticeira (1981); A História de Jesse Owens (1984); Bolero: Uma Aventura em Êxtase (1984); Aeroporto Internacional (1985); Comando Delta (1986); Creepshow 2: Show de Horrores (1987); Esquadrão da Morte (1988); Demônio do Espaço (1988); Corra que a Polícia vem Aí! (1988); Comando Ryan (1990); Corra que a Polícia vem Aí! 2 1/2 (1991); Corra que a Polícia vem Aí! 33 1/3: O Insulto Final (1994); Dallas: O Retorno de J.R. (1996); Pequenos Guerreiros (1998); Dennis, o Pimentinha Ataca Novamente (1998); Terra da Violência (2008); Six Days in Paradise (2010); Bastidores de um Casamento (2011); O Apostador (2014)


Bo Svenson







Quando as Águias se Encontram (1975); Fibra de Valente 2 (1975);  A Fera das Neves (1977); Fibra de Valente: Capítulo Final (1977); O Expresso Blindado da S.S. Nazista (1978);  Heróis Sem Amanhã (1979); Virus (1980); Thunder: Um Homem Chamado Trovão (1983);  Os Guerreiros do Reino Perdido (1985); Comando Delta (1986); O Destemido Senhor da Guerra (1986); Os Doze Condenados - Missão Mortal (1987); Thunder 2: Um Homem Chamado Trovão (1987); Comandos Mercenários (1987);  Seita de Horrores (1987); Delta Force Commando (1988); Três Dias para Matar (1992); Velocidade Máxima 2 (1997); Kill Bill: Volume 2 (2004); Bastardos Inglórios (2009); Ação e Reação (2010); Os X-Mercenários


Shelley Winters (1920–2006) 







Um Passo em Falso (1949); Winchester '73 (1950); Anjo de Vingança (1950); Um Lugar ao Sol (1951); Fúria de Paixões (1951); Um Homem e Dez Destinos (1954); Pacto de Honra (1954); Mensageiro do Diabo (1955); O Tesouro de Pancho Villa (1955); Morrendo a Cada Instante (1955); O Diário de Anne Frank (1959); Homens em Fúria (1959); Algemas Partidas (1960); Lolita (1962); A Vida Íntima de Quatro Mulheres (1962); A Maior História de Todos os Tempos (1965); Caçador de Aventuras (1966); Como Conquistar as Mulheres (1966); Violência nas Ruas (1968); Fúria Audaciosa (1970); Obsessão Sinistra (1971); O Destino do Poseidon (1972); Cleópatra Jones (1973); Jornada do Pavor (1975); O Inquilino (1976); Tentáculos (1977); A Iniciação de Sarah (1978); Uma Ponte Chamada Esperança (1984); Alice no País das Maravilhas (1985); Comando Delta (1986); Retratos de Uma Mulher (1996); Gideon - Um Anjo em Nossas Vidas (1998) La bomba (1999)

 

Robert Vaughn (1932–2016)









Os Dez Mandamentos (1956); Sangue de Valentes (A Morte de Jesse James) (1957); A Dois Passos da Forca (1959); O Moço de Filadélfia (1959); Sete Homens e um Destino (1960); Almas nas Trevas (1963); O Espião do Chapéu Verde (1967); O Agente da UNCLE. (seriado 1964 - 1969), A Ponte de Remagem (1969) Júlio César (1970); Hangar 18 (1980); Vírus (1980); Mercenários das Galáxias (1980); Questão de Honra (1982) Superman III (1983); O Super Carro Negro (1986); Comando Delta (1986); O Assassino do Presidente; The Magnificent Eleven (2013).


Martin Balsam (1919–1996)






12 Homens e uma Sentença (1957); Al Capone (1959); Crepúsculo de uma Paixão (1959); Psicose (1960); Bonequinha de Luxo (1961); Círculo do Medo (1962); Sete Dias de Maio (1964); Harlow: A Vênus Platinada (1965); Uma Garota Avançada (1969); Basta, Eu Sou a Lei (1969); Ardil 22 (1970); Tora! Tora! Tora! (1970); O Pequeno Grande Homem (1970); Confissões de um Comissário de Polícia (1971); O Golpe de John Anderson (1971); Night of Terror (1972); O Homem de Seis Milhões de Dólares (1973); Jogo Sujo (1973); O Seqüestro do Metrô (1974); Assassinato no Expresso Oriente (1974); Pânico na Multidão (1976); Resgate Fantástico (1976); A Sentinela dos Malditos (1977); A Captura do Carrasco (1979); A Salamandra (1981); O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985); Desejo de Matar 3 (1985); Comando Delta (1986); Investigações Proibidas (1987); De Volta ao Passado (1987);   Dois Olhos Satânicos (1990); Cabo do Medo (1991); Natal: Momentos para Sonhar (1996)


Steve James (1952–1993)







A Terra que o Tempo Esqueceu (1974); Warriors - Os Selvagens da Noite (1979); O Exterminador (1980); Marcas do Destino (1985); Guerreiro Americano (1985); Viver e Morrer em Los Angeles (1985); Comando Delta (1986); Pelotão de Guerra (1986); A Vingança de 1 Predador (1986); A Volta do Guerreiro Americano (1987); Um Herói e Seu Terror (1988); Guerreiro Americano 3 (1989); Um Morto Muito Louco 2 (1993).

 

Kim Delaney







Comando Delta (1986); Estranha Obsessão (1988); Anatomia de um Assassino (1991); Tentação Mortal (1995); Darkman II - O Retorno de Durant (1995); Missão: Marte (2000); Nova Iorque Contra o Crime  (seriado 1995 a 2003); Army Wives (seriado 2007 a 2012).

2 comentários:

  1. Boa noite!

    Este é um filme que sempre ouvi falar, mas nunca vi. Sei que tem no youtube e vou assistir, parabéns pela resenha. Em falar em YouTube, procurando nele filmes de suspense, me deparei com um filme chamado "Justiça Anônima" e no decorrer do filme, descobri que era canadense e não achei nada na internet falando dele e gostaria quando possível, que fizesse uma resenha.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana.
      Justiça Anônima é uma produção do Canadá/ Reino Unido de 2002. Realmente é uma produção feita pra tevê pouco conhecida por aqui. Tanto que os sites brasileiros mantém o nome original "the many trials of Jane Doe". Pelo que percebi foi uma produção que chegou por aqui direto para o mercado de vídeo. Estou preparando algumas análises para publicação e assistirei ao filme trazendo as minhas considerações e informações. Muito obrigado pela indicação e por comentar. Um grande abraço.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre