sexta-feira, 2 de junho de 2023

QUESTÃO DE HONRA / A FEW GOOD MEN (1992) - ESTADOS UNIDOS


O CONFLITO ENTRE O DEVER E A CONSCIÊNCIA

Dois fuzileiros navais americanos, o cabo Harold W. Dawson (Wolfgang Bodison) e o soldado de primeira classe Louden Downey (James Marshall) são acusados do assassinato de um colega na Base Naval da Baía de Guantánamo, em Cuba. Apesar da tenente-comandante Joanne Galloway (Demi Moore) desejar defender os acusados, acreditando que há mais na estória do que se apresenta, seus superiores optam pelo tenente Daniel Kaffee (Tom Cruise) um jovem que possui grande experiência em negociar rapidamente com a promotoria sentenças fora do tribunal militar e assim voltar aos seus amados jogos de softball, mas que se mostra bem imaturo. Acompanhando a dupla é designado o tenente Sam Weinberg (Kevin Pollak).

Ao chegarem a base, o trio consegue uma reunião com o irascível Coronel Jessep (Jack Nicholson) que lhes informa que teria aceitado a transferência de William Santiago (Michael DeLorenzo) após várias solicitações do soldado e uma ameaça deste de revelar um caso de má conduta de Dawson que presenciara. Joanne levanta a hipótese dos acusados terem dado uma lição em Santiago pela delação do caso, o chamado "Código Vermelho", uma forma de punição realizada dentro das forças armadas sem aprovação legal e que teria terminado por culminar em uma morte. Apesar da negativa de Jessep da existência do “Código Vermelho” e que ninguém descumpre suas ordens, o trio de advogados suspeita de uma ordem direta por parte do comando, mas a situação é complicada visto que o Coronel parece ter dado a ordem para seus subordinados não importunarem Santiago enquanto a dupla acusada alega ter recebido, posteriormente, uma nova ordem do Tenente Jonathan Kendrick (Kiefer Sutherland) para darem “uma lição” no jovem. O trio terá que descobrir o que realmente ocorreu naquela noite, se houve realmente a ordem para a prática do “Código Vermelho” e se a transferência de Santiago da base realmente foi aprovada. Aliado a tudo isso, o trio de advogados terá que lidar com o fato de que os acusados preferem enfrentar a acusação de homicídio, com suas consequências, do que uma dispensa desonrosa, pois, em suas visões, estavam apenas cumprindo ordens e seriam, na verdade, inocentes.

A produção é dirigida por Rob Reiner ("Conta Comigo"; "Harry e Sally: Feitos um para o Outro"; "Louca Obsessão'; "Antes de Partir" ...). Questão de Honra (título brasileiro), cujo original é “A Few Good Men”, era o título da peça de teatro da qual o filme se originou. Foi inspirado de uma longa campanha de recrutamento para o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos na época: "Estamos procurando ALGUNS HOMENS BONS". De um orçamento entre 30 e 40 milhões de dólares provou-se um sucesso de bilheteria, com uma arrecadação mundial em torno de 243 milhões sendo indicado a quatro Oscars (não ganhou nenhum) e a cinco Globos de Ouro (também não conseguiu nenhum prêmio). Verdade é que Questão de Honra bateu de frente com pesos pesados. Vejamos: Melhor filme foi para “Os Imperdoáveis”; Jack Nicholson competiu como Melhor Ator Coadjuvante perdendo para Gene Hackman por “Os Imperdoáveis”; Melhor Montagem, novamente vencida pelo filme de Clint Eastwood e Melhor Som para “O Último dos Moicanos”. As premiações foram justas? 

O que podemos dizer, é que muito se noticiou que o filme, oriundo da peça teatral de 1989 de Aaron Sorkin (responsável pelo roteiro cinematográfico e vencedor do Oscar pelo roteiro de “A Rede”- 2011), seria baseado em fatos reais (o baseado, como sempre, significa que pegaram uma coisa aqui e ali e encaixaram no filme – em nenhum momento o filme alega ter aproveitado ingredientes da realidade).  Segundo o site "Collider", O PFC (“Private First Class” – “Soldado de Primeira Classe”) William Santiago seria inspirado pelo PFC William Alvarado, que supostamente escrevera cartas a um congressista reclamando das más condições de vida na base e de fuzileiros navais atirando ilegalmente contra soldados cubanos. O comandante da base, supostamente optou por não transferi-lo, apesar das preocupações de que tal ato do soldado pudesse colocá-lo em perigo, o que teria dado a chance de um grupo de soldados conhecidos posteriormente como “The Ten" a executar um "Código Vermelho" (“Code Red”) em Alvarado (em 1986) por delatar seus companheiros. O fuzileiro naval David Cox seria um dos membros do "The Ten", que teria orquestrado o "Code Red". A punição à Alvarado pela “conduta desonrosa” foi interrompida quando ele começou a engasgar e cuspir sangue sendo medicado e tendo se recuperado. Sete dos dez membros que impetraram o "Código Vermelho" teriam aceitado a oferta de uma "dispensa honrosa" dos fuzileiros navais. Cox teria se recusado a aceitar o acordo, pois acreditava que apenas seguira uma ordem de seus superiores. No julgamento, teria sido absolvido de agressão agravada sendo acusado apenas de agressão simples, com uma pena de 30 dias. Ele continuaria servindo até ser dispensado como cabo. Cox morreria em circunstâncias misteriosas sendo encontrado morto com várias marcas de bala em um rio em 1994. O assassino nunca foi encontrado e nem o motivo foi descoberto. Sorkin rejeitou todas as alegações de que teria se baseado neste evento. Cinco ex-fuzileiros navais, porém,  teriam movido um processo contra os produtores da peça de “A Few Good Men”, inclusive Cox (antes de sua morte) visto que a irmã do roteirista, Debra Sorkin, teria defendido um dos fuzileiros navais no tribunal.

Voltando ao filme, podemos dizer que há muitos pontos positivos que tornam Questão de Honra um filme a ser apreciado. O roteiro de Aafon Sorkin (que fez incontáveis ​​e rigorosas revisões de seu roteiro a pedido de Reiner) é muito bem escrito com uma condução que não deixa os espectadores com dúvidas do que está acontecendo. Desde o início, são mostradas certas circunstâncias que já posicionam os espectadores e o preparam para um dos grandes filmes de tribunais dos anos 90 (apesar de sua estória poder ser considerada atemporal). O diretor nos revela o personagem Daniel Kaffee (Tom Cruise) como um jovem que vive à sombra do falecido pai, um advogado com a reputação de um excelente profissional. Essa comparação com o pai revela uma insegurança que Kaffee terá que vencer. E o tempo é escasso. Kaffee preferia um acordo com culpados e penas a serem cumpridas, tudo rápido e bom para todos: para o advogado de acusação, o Capitão Jack Ross (Kevin Bacon), e para o comando da marinha americana. Só que a Tenente-Comandante de Kaffee (ou seja sua superior hierárquica) quer ir a fundo no caso e não aceita a postura de Kaffee e suas inseguranças. Ela não pode assumir o caso (talvez por ter a chance de ganhar!!!), mas não abrirá mão de encontrar a verdade. Só que essa verdade se está muito próximo deles, também pode ser o final de carreira para ambos, pois levar o Coronel Jessep para depoimento, levantando suspeitas não comprovadas, pode colocá-los em uma corte marcial. Talvez quem pudesse dar algum esclarecimento ao caso fosse o tenente coronel Matthew Andrew Markinson (J.T Wash), mas este está "ausente da base" e com paradeiro desconhecido. Para o trio nada será fácil: não há provas concretas da participação de Jessep; Ross (Kevin Bacon) busca a condenação dos réus e que teriam agido por conta própria; Kendrick (Kiefer Sutherland) mostra-se arrogante e pouco amigável. Uma guerra verbal se instalará no tribunal. Para Jessep (que destila sexismo, arrogância, ironia e cinismo) e os réus, a instituição e o país vem em primeiro lugar e o ser humano em segundo plano. Para os jovens advogados, o indivíduo está acima de qualquer instituição e de qualquer sistema. Jessep diz que concedeu a transferência, Markinson se cala e os advogados acreditam que uma farsa foi montada. Esses ingredientes fazem com que o filme fuja da narrativa pesada e arrastada que geralmente vemos em alguns filmes de tribunais, mantendo-se dentro do conhecido estilo da máquina hollywoodiana de narrar e conduzir uma boa estória carregada de uma alta voltagem dramática. Mas há algo que para mim poderia ter sido evitado pelo roteiro: a tática que Daniel Kaffee usará para vencer. Se não fosse citada (para seus pares) no filme, traria um impacto muito maior à crucial cena, o que terminou por tirar o elemento surpresa da estória para o espectador que deveria descobrir por ele mesmo.

Quanto ao elenco, Tom Cruise (nome de batismo Thomas Cruise Mapother IV) foi atraído para este papel desafiador por causa do roteiro. Ele viajou para a cidade de Nova York para assistir à peça da Broadway antes de assinar. O ator já vinha escapando do estereótipo de um herói de aventuras e abraçando projetos mais ousados como “Rain Man” e “Nascido em 4 de Julho”. Cruise conseguiu passar o que o roteiro precisava e entregou uma atuação de nível e um contraste eficaz a Nicholson. O fato de seu rosto ser o primeiro no cartaz já mostrava o apelo comercial que possuía. De acordo com Rob Reiner, Cruise sempre ficava depois dos ensaios para trabalhar no aperfeiçoamento de seu papel. Não há muito o que dizer de Jack Nicholson (nome de batismo John Joseph Nicholson): embora coadjuvante, expropria todas as cenas dos demais. Sua presença cênica nesse filme é impressionante. O ator fez três cenas, trabalhou 10 dias recebendo em torno de 5 milhões (Cruise teria levado 12 milhões por 68 dias de filmagem) e aparece no filme não mais do que 20 minutos conseguindo uma indicação ao Oscar de Ator Coadjuvante. E ainda concorreria como Melhor Ator na mesma premiação por “Hoffa” (perdendo para Al Pacino por “Perfume de Mulher” – o próprio Pacino concorria também a Melhor Ator Coadjuvante por “Sucesso a Qualquer Preço” ganho pelo já citado Gene Hackman). Jack Nicholson e Rob Reiner se reuniram novamente para fazer “Antes de Partir” (2007). Demi Moore (nome de batismo Demetria Gene Guynes) teria concordado em negociar seu cachê pedido de $ 3 milhões para $ 2 milhões porque ela estava competindo com Jodie Foster e Linda Hamilton pelo papel, e a atriz vinha de produções que não fizeram boas bilheterias: "A Mulher do Açougueiro" (1991), "Pensamentos Mortais" (1991) e "Nada Além de Problemas" (1991). Michelle Pfeiffer foi a primeira escolha, mas o estúdio queria uma atriz “mais dura”. Kevin Pollak, como Sam Weinberg, é uma espécie de ponto de equilíbrio entre os personagens de Cruise e Demi Moore. Seria uma pessoa que o comando entendeu como capaz de mediar as tensões que poderiam surgir entre a dupla. Kiefer Sutherland surge como um oficial linha-dura que reza obedientemente pela cartilha de Jessep. Kevin Bacon (nome de batismo Kevin Norwood Bacon), que esteve em dezenas de filmes entre os anos 80 e 90 (muitas vezes em três filmes por ano), funciona como o advogado acusador, mas carece de melhores linhas de diálogo talvez por Cruise e Nicholson serem os destaques. Bacon e Sutherland estiveram juntos em "Linha Mortal" (1990). J.T. Walsh sempre entregou ótimas atuações e o fez, mesmo com pouco tempo em cena, como Markinson. Wolfgang Bodison e James Marshall fazem os réus. Temos ainda Cuba Gooding Jr. em rápida aparição (ele e Marshall estrelariam "Gladiator: O Desafio" -1992) e J.A. Preston (de "Remo: Desarmado e Perigoso") como o Juiz Julius.

Mistura de filme de tribunal com militarismo patriótico, Questão de Honra nos revela, no princípio, um herói que parece não se interessar muito pelos valores pátrios e um vilão que se dedica apenas a esses valores. Mas o filme é muito mais que isso, revela-se com ótima direção, atuações de alto nível e uma estória que nos entrega aquela famosa forma de “justiça cinematográfica” que tanto traz satisfação ao espectador. Um filme para ser revisto ou descoberto.


Trailer:


Curiosidades:

O próprio Rob Reiner curiosamente viveu à sombra do famoso pai Carl Reiner tendo que lutar muito para se firmar em Hollywood

Reiner se tornou um dos fundadores da produtora independente "Castle Rock Entertainment"

Um executivo desconhecido deu a Aaron Sorkin uma nota: "Se Tom Cruise e Demi Moore não vão dormir juntos, por que Demi Moore é uma mulher?" Ele respondeu: "Eu disse a resposta óbvia: as mulheres têm outros propósitos além de dormir com Tom Cruise." Ele afirmou que o incidente foi sua pior experiência como roteirista.

O Departamento de Defesa se recusou a endossar o filme. Isso significava que os cineastas não podiam utilizar nenhuma instalação militar durante as filmagens. A maior parte foi filmada em um estúdio de Culver City.

Os executivos da Tri-Star instruíram Sorkin a fazer várias mudanças na história, incluindo uma cena de sexo entre Kaffe e Galloway. Como este foi o primeiro roteiro de Sorkin, ele o escreveu, embora tivesse fortes reservas em fazê-lo, uma vez que isso não ocorre em sua versão teatral. Nas palavras de Sorkin: "Ninguém na Tri-Star estava falando sobre um romance, a propósito, estávamos apenas falando sobre essas duas pessoas indo para a cama". Quando Rob Reiner subiu a bordo para dirigir, ele usou sua influência contra o estúdio e disse ao jovem Aaron Sorkin para jogar fora o roteiro e começar de novo. Reiner, que tinha visto a peça e adorado, sentiu que adicionar um encontro sexual não acrescentava nada à história e era apenas uma tática barata de emoção de Hollywood.

Jack Nicholson disse a Rob Reiner que notou que quando ele entrou no primeiro ensaio, o resto do elenco correu para seus lugares. "Depois eu disse a ele: 'Rob, foi tão estranho, me senti como o "Lincoln Memorial'", disse Nicholson ao Los Angeles Times. "Eu realmente corei."

Jason Alexander deveria interpretar Sam Weinberg, mas quando Seinfeld (1989) foi inesperadamente renovado, ele não estava mais disponível.

Kevin Bacon elogiou Kiefer Sutherland por abraçar a escuridão de seu personagem. Sutherland elogiou Tom Cruise por inspirá-lo com sua atuação.

Rob Reiner elogiou JT Walsh (Markinson) como um ator natural e discreto. O objetivo de Reiner é fazer com que todo o elenco seja "tão bom quanto JT Walsh".

O Coronel Jessep avisa o Tenente Kendrick que Santiago precisa pontuar "4646" em seu próximo relatório de Proficiência e Conduta. Jessep está se referindo a um sistema pelo qual o desempenho dos homens alistados é avaliado em uma escala de 0,0 a 5,0; uma pontuação de 4,6 corresponde a uma classificação de "Excelente".

Ao procurar um cenário apropriado para o julgamento, os produtores aprenderam que os tribunais militares regulares são escritórios simples e sem características. A fim de criar um ambiente mais fotogênico, eles se instalaram em um tribunal vago em um tribunal vazio.

Uma das fitas no paletó do uniforme do Coronel Jessep é a Cruz da Marinha. Este é o segundo maior prêmio por bravura em tempo de guerra dado ao pessoal da Marinha e dos Fuzileiros Navais, atrás apenas da Medalha de Honra em ordem de precedência.

Nesse mesmo ano, Jack Nicholson e J.T. Walsh apareceram em Hoffa - Um Homem, Uma Lenda (1992) e se tornaram grandes amigos. Quando Nicholson ganhou seu terceiro Oscar, ele o dedicou à memória de Walsh, que faleceu meses antes da premiação.

Gene Hackman recusou o papel do coronel. Nathan R. Jessep porque estava ocupado interpretando o xerife Little Bill Daggett de Clint Eastwood, Os Imperdoáveis ​​(1992). No entanto, Hackman ganhou o Oscar que competiu com Jack Nicholson de Melhor Ator Coadjuvante.

Quando Rob Reiner percebeu que uma cena exigia outra tomada, ele se desculpou com Jack Nicholson, que teria dito "Raab, você não entende. Eu amo atuar. Faremos isso quantas vezes você quiser."

Dois romances "Misery" podem ser vistos ao lado da máquina de escrever de Danny enquanto ele assiste a um jogo de futebol. Louca Obsessão (1990) também foi dirigido por Rob Reiner e uma máquina de escrever desempenha um papel fundamental na trama desse filme.

"Tia Ginny" é interpretada pela cunhada de Rob Reiner, Maud Winchester.

O tenente Kaffee é baseado em David Iglesias, um reservista naval da vida real e juiz advogado-geral, que mais tarde ganhou fama como um dos procuradores dos EUA (no caso dele, do Novo México) demitido pelo governo de George W. Bush logo após a invasão de 2006. Galloway é baseada em Deborah Sorkin, que trabalhou com Iglesias em vários casos, incluindo o caso do trote que inspirou esta peça e filme. 

A representação de Jack Nicholson de Tom Cruise (quando seu personagem está citando o coronel Jessep) não foi roteirizada. As reações de Demi Moore e Kevin Pollak são genuínas.

Quando Kaffee conhece Galloway pela primeira vez, ele quase vai embora antes que ela o dispense oficialmente, ao que ele diz: "Eu sempre esqueço essa parte." Enquanto interroga Jessep no tribunal, Jessep tenta ir embora, mas Kaffee o lembra que ele ainda não foi dispensado, mostrando que Kaffee aprendeu a lição.

Regras de Rob Reiner para um grande drama de tribunal: 1. Um caso de tribunal convincente. 2. Protagonistas e antagonistas igualmente envolventes. 3. Grandes atores.

J.A. Preston e J.T. Walsh apareceram anteriormente em De Frente para o Perigo (1990).

Tom Cruise e Cuba Gooding Jr. atuaram em Jerry Maguire - A Grande Virada (1996).

Jack Nicholson e Cuba Gooding, Jr. apareceram em Melhor Impossível (1997).

Foi oferecido a Brandon Lee (filho de Bruce Lee e ator de "O Corvo") um papel não especificado. Infelizmente, citando conflitos de agendamento com o filme "Massacre no Bairro Japonês" (1991) e "Rajada de Fogo" (1992) em 91, onde Questão de Honra (1992) também foi filmado no mesmo ano, ele teve que recusar.

James Marshall apareceu em outros dois filmes no mesmo ano com outros dois atores no filme: Cuba Gooding Jr. em Gladiator - O Desafio (1992) e Kiefer Sutherland em Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992)

Contém Spolier: Ambos os fuzileiros navais no filme foram considerados culpados de "conduta imprópria para um fuzileiro naval dos Estados Unidos" e foram dispensados ​​com desonra. No entanto, tal crime não existe para o pessoal alistado. O artigo 133 do UCMJ (Uniform Code of Military Justice) americano torna crime a "conduta imprópria de um oficial". Mas os dois fuzileiros navais acusados ​​eram alistados, e não oficiais, e não poderiam ter sido condenados de acordo com o Artigo 133. Em vez disso, uma pessoa alistada poderia ser separada sob a cláusula geral "Para o bem do serviço". Aaron Sorkin há muito reconhece o erro, mas não achou necessário corrigi-lo.



Trilha Sonora:

Hound Dog - Big Mama Thornton

Timber I'm Falling in Love - Patty Loveless

Next Time You See Me - Jimmy Cotton

All I Want to Do -  UB40

Courtesy of Virgin Records Ltd./A&M Records

The Stars and Stripes Forever - John Philip Sousa

Semper Fidelis - John Philip Sousa



Cartaz:













Filmografias Parciais:

Tom Cruise








Amor Sem Fim (1981); Toque de Recolher (1981); Porky 3 (1983); A Lenda (1985); Top Gun: Ases Indomáveis (1986); A Cor do Dinheiro (1986); Cocktail (1988); Rain Man (1988); Nascido em 4 de Julho (1989); Dias de Trovão (1990); Um Sonho Distante (1992); Questão de Honra (1992); A Firma (1993); Entrevista Com o Vampiro (1994); Missão: Impossível (1996); Jerry Maguire: A Grande Virada (1996); De Olhos Bem Fechados (1999); Magnólia (1999); Missão: Impossível 2 (2000); Vanilla Sky (2001); Minority Report: A Nova Lei (2002); O Último Samurai (2003); Colateral (2004); Missão: Impossível 3 (2006); Operação Valquíria (2008); Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (2011); Jack Reacher: O Último Tiro (2012);  Oblivion (2013); No Limite do Amanhã (2014); Missão: Impossível - Nação Secreta (2015); Jack Reacher: Sem Retorno (2016); A Múmia (2017); Feito na América (2017); Missão: Impossível - Efeito Fallout (2018); Missão: Impossível - Acerto de Contas - Parte 1 (2023);  Missão: Impossível 8 (2024); Top Gun: Maverick (2022)


Jack Nicholson







Cedo Demais para Amar (1960); A Loja dos Horrores (1960); O Corvo (1963); Sombras do Terror (1963); A Vingança de um Pistoleiro (1966); Sem Destino (1969); Chinatown (1974); Profissão: Repórter (1975); Um Estranho no Ninho (1975); Duelo de Gigantes (1976); O Iluminado (1980); O Destino Bate à sua Porta (1981); Reds (1981); Laços de Ternura (1983); A Honra do Poderoso Prizzi (1985); A Difícil Arte de Amar (1986); As Bruxas de Eastwick (1987); Nos Bastidores da Notícia (1987); Ironweed (1987); Batman (1989); A Chave do Enigma (1990); Questão de Honra (1992); Hoffa - Um Homem, Uma Lenda (1992); Lobo (1994); Acerto Final (1995); Marte Ataca! (1996); Melhor é Impossível (1997); Tratamento de Choque (2003); Alguém tem que Ceder (2003); Os Infiltrados (2006); Antes de Partir (2007); Eu Ainda Estou Aqui (2010); Como Você Sabe (2010)


Demi Moore







Escolha do Destino (1981); Feitiço do Rio (1984); O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985); Sobre Ontem à Noite (1986); Um Verão Muito Louco (1986); Heróis ou Vilões (1986); A Sétima Profecia (1988); Não Somos Anjos (1989); Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990); Pensamentos Mortais (1991);  Questão de Honra (1992); Proposta Indecente (1993); Assédio Sexual (1994); A Letra Escarlate (1995); A Jurada (1996); Striptease (1996); Até o Limite da Honra (1997); Desconstruindo Harry (1997); As Panteras: Detonando (2003); Protegida por um Anjo (2006); Instinto Secreto (2007); O Retorno de John Henry (2015); Corporate Animals (2019)  


Kiefer Sutherland








Caminhos Violentos (1986); Conta Comigo (1986); Os Garotos Perdidos (1987); 1969 - O Ano que Mudou Nossas Vidas (1988); Os Jovens Pistoleiros (1988); Quase sem Destino (1990); Jovem Demais Para Morrer (1990); Linha Mortal (1990);  Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992); Questão de Honra (1992); O Silêncio do Lago (1993); Punido ao Extremo (1993); Os Três Mosqueteiros (1993); Olho Por Olho (1996); Tempo de Matar (1996); Cidade das Sombras (1998); Dupla Tentação (2000); Espelhos do Medo (2008); 24 Horas (seriado 2001 a 2010);  Melancolia (2011); Pompeia (2014); 24 Horas: Viva um Novo Dia (mini-série 2014); Twin Peaks: O Mistério (2014); O Retorno de John Henry (2015); Além da Morte (2017) 


Kevin Bacon







Sexta-Feira 13 (1980); Footloose - Ritmo Louco (1984); O Ataque dos Vermes Malditos (1990); Linha Mortal (1990); Questão de Honra (1992); O Rio Selvagem (1994); Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo (1995); Sleepers - A Vingança Adormecida (1996); Ecos do Além (1999); O Homem Sem Sombra (2000); Encurralada (2002); Sobre Meninos e Lobos (2003); Sentença de Morte (2007); Frost / Nixon (2008); Olho por Olho (2011); X-Men: Primeira Classe (2011).


J.T. Walsh (1943–1998)








Caçada Impiedosa (1983); Hannah e Suas Irmãs (1986); O Jogo de Emoções (1987); Bom Dia, Vietnã (1987); As Coisas Mudam (1988); Conspiração Tequila (1988); Meu Pai, uma Lição de Vida (1989); Por Que Eu? (1990); Creizipipol - Muito Loucos (1990); Os Imorais (1990);  De Frente Para o Perigo (1990); Louca Obsessão (1990);  A Casa da Rússia (1990); Backdraft - Cortina de Fogo (1991); Questão de Honra (1992); Hoffa - Um Homem, Uma Lenda (1992); O Atirador (1993); Máquina Quase Mortífera (1993); O Poder da Sedução (1994); O Cliente (1994); Epidemia (1995); Nixon (1995); O Crime do Século (1996); Breakdown - Implacável Perseguição (1997); A Negociação (1998); A Vida em Preto e Branco (1998); Fuga Proibida (1999)


Wolfgang Bodison 







Questão de Honra (1992); A Luta de Dennis Byrd (1994); Um Jogo Divertido (1994); Anjo do Desejo (1994); Execução Sumária (1995); Almas de Aço (1995); Freeway - Sem Saída (1996); Procurado (1997); Super Pai (2001); Prova de Fogo (2006); Rogue (2011); The Force (2018); American Skin (2019)


James Marshall








Gladiator - O Desafio (1992); Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992); Questão de Honra (1992); Sob Fogo Cruzado (2000) ; Twin Peaks: The Missing Pieces (2014).


Cuba Gooding Jr.








Um Príncipe em Nova York (1988); Os Donos da Rua (1991); Gladiator - O Desafio (1992); Questão de Honra (1992); Jerry Maguire: A Grande Virada (1996); Melhor é Impossível (1997); Homens de Honra (2000); Pearl Harbor (2001); Cruzeiro das Loucas (2002); Meu Nome é Radio (2003); End Game: Crime Perfeito (2006); O Gângster (2007);Herói (2008); Mãos Talentosas (2009); Machete Mata (2013); A Procura da Liberdade (2014); Selma: Uma Luta Pela Igualdade (2014); American Crime Story (seriado 2016);  História de Horror Americana  (seriado 2016); Bayou Caviar (2018); Life in a Year (2019)


J.A. Preston








Pânico na Multidão (1976); A Vida Como Ela É (1979); Matar ou Morrer 2: O Retorno de Will Kane (1980); Remo: Desarmado e Perigoso (1985);  Uma Lição de Coragem (1986); Apache:Helicópteros Invencíveis (1990); De Frente para o Perigo (1990); A Corte Marcial (1990); Steel Justice (1992); Capitão Ron, o Louco Lobo dos Mares (1992); A Perry Mason Mystery: The Case of the Lethal Lifestyle (1994); Contato (1997); Força Aérea Um (1997); Sweet Deadly Dreams (2006)


Fontes:

Jornal O Globo

Jornal do Brasil

The New York Times

Collider 

IMDB

6 comentários:

  1. Luís, td bem?
    Assisti Código de Honra no home video, pelo elenco.
    Gostei, filme bem feito. Na época não o entendi como “de tribunal”, daqueles clássicos, nos quais as cenas em que se discute o mérito da culpa é o cerne do filme. Como em Law and Order ( quase nada assiste desta série ), pode se dizer que os preâmbulos que levaram ao crime aqui são tão ou mais presentes que propriamente as discussões na corte.
    Falando em filme de tribunal, este é um gênero que deve desaparecer ou rarear daqui pra frente na produção mundial, uma pena pra todos que o apreciam. Ao menos não tenho visto novos lançamentos nos últimos anos. Creio que o conceito de Justiça está abalado nas nossas sociedades, então o tema deve causar hoje mais descrédito e desalento, quando antes emocionava as platéias. Talvez seja esta uma das explicações pelas quais o recente 1985 não tenha tido o desempenho esperado na bilheteria global e no Oscar. Pensa assim?
    Como destaque maior está Jack Nicholson, um monstro em cena. Bota medo só de entrar na sala, incrível. Aliás, bota mais medo do que em sua interpretação em Lobo (1994). Ah, ah, e olha que ele era um lobisomem! Engraçado, não?
    Um parênteses: em A Qualquer Preço, este sim um grande filme das entranhas de um caso jurídico, Robert Duvall faz também uma pequena participação, mas tal qual Nicholsom, marcante, inesquecível. Um dos meus fimes prediletos, espero que vc o tenha visto.
    Demi Moore está muito bonita e só. Sem querer depreciá-la, acho que sua contribuição á Sétima Arte será apenas essa.
    Tom Cruise, bem, era o chamariz maior para o público. E parece que funcionou, vamos reconhecer os fatos. Mas seu personagem não parece crível, mauricinho demais, muito garoto-bonito-com-sorriso-encantador. Que tal — vamos ver — Charles Bronson para aquele papel? Seria “o” sucesso, não acha?
    Quanto ao restante do elenco, como vc observou, realmente muito bons ( destaque pra mim de Kiefer Sutherland ). Rob Reiner, idem.
    Outro parênteses: Doze Homens e Uma Sentença ( vejo a versão de 1997 como a melhor ) é uma das críticas que sempre aguardarei em seu blog, mas a seu tempo.
    E mais outro parênteses: nunca parei pra pensar, mas seriam os anos 80 e 90 os maiores da história do cinema? Não me refiro a bilheteria, mas a impacto mesmo. Adoro cinema dos anos 40, 50, 60 e 70, mas seriam o marqueting e a produção ch!eias de recursos e efeitos as insuperáveis forças destas 2 citadas décadas que fundiram eternamente seus filmes ao imaginário popular? Olha, não te faltam análises temáticas, heim?
    Luís, tenho apreciado muito suas críticas recentes, que só não comentei por não ter assistido alguns daqueles filmes ( vou tentar ver A Baleia ). Aliás, sabe o que tenho visto bastante? Clone Wars, pois minha filha é vidrada na Ahsoka Tano. E quem sou eu pra desprezar essa momento mágico com ela, né?
    Um abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mário.
      Realmente, filmes de tribunais estão desaparecendo, mal tinha percebido essa questão. A grande realidade é que estamos passando por uma entressafra de roteiros ruins (ou pobres), muitos atribuem à força e popularidade que as séries alcançaram. Quanto a 1985, fiquei na dúvida. Seria “1985” (2018) ou ‘Argentina, 1985” (2022)? Não vi nenhum dos dois, mas o segundo me pareceu, pela sinopse, muito interessante. Concordo que a justiça, como é vista hoje, nesse mundo globalizado, cada vez cai mais na descrença dos anseios individuais e coletivos. Gostei da observação de Nicholson assustar mais nesse filme do que como Lobisomem em “O Lobo” (1994). “A Qualquer Preço” é uma boa lembrança, um filme de John Travolta que foi caindo no esquecimento (até por mim). “Violação de Conduta” é outro filme dele bem interessante (pelo menos até próximo ao final). Ontem revi “Instinto Secreto” com Kevin Costner, William Hurt e Demi Moore. Uma pena que a atriz não consiga entregar boas atuações em alguns filmes (este eu até gostei da atuação dela, simples, mas interessante). A pergunta que fica em alguns de seus filmes é: o roteiro lhe entregou um papel ruim, a direção a subutilizou ou a atriz realmente vem tendo desempenhos abaixo da média? Acredito que ela não encontrou o papel certo, um papel de protagonista com direção e roteiros de primeira para comprovarmos. Quanto a “Doze Homens e um Sentença... Estou terminando Collateral (outro de Cruise com a direção de Michael Mann – meio que fechando uma trilogia do ator) e outro filme que estou terminando também conhecido. Logo após teremos... Sim, “Doze Homens e um Segredo” e vou em busca da versão de 1997 com George C. Scott, um ator tido com difícil de ser dirigido, versão que também assisti. Você sabia que o seriado “O Vidente” (Dead Zone) teve um episódio chamado “Unreasonable Doubt” (Temporada 1 episódio 5) chamado de “Dúvida” ou “Dúvida Razoável”?, uma homenagem na qual o protagonista tentará mudar o votos dos demais utilizando suas habilidades psíquicas de descobrir evidências.
      Também gosto de filmes antigos, outro dia uma pessoa me falou que filmes de 2000 são antigos, então não sei mais como classificar os filmes anos 70, 80 e 90. Seriam muito antigos? Dos anos 60 para trás seriam velharias? Bom, gosto das “velharias” e muito dos “muito antigos”. Tinham roteiros, tinham diretores e grandes atrizes / atores. Temos bons filmes atualmente, mas a qualidade não se compara ao que foi produzido nos anos 80 e 90 (como eu citei acima, estamos em uma entressafra). E sim, aproveite todos os momentos com suas filhas e acompanhe seus gostos e crescimento, há muita coisa legal a ser descoberta. Temos que acompanhar a evolução do mundo. Que bom que temos essa bagagem de filmes de várias épocas para podermos fazer comparações como daqui há algumas décadas suas filhas também terão e talvez a época de ouro delas seja (pelo menos em filmes e séries) a que estão vivendo agora. Penso que para a maioria a infância e adolescência seriam.
      Muito obrigado por mais esse comentário, dentre tantos que ajudam esse blog a se manter vivo, as análises estão mais lentas até porque tenho as outras “abas” para atualizar (agora estou atualizando “temas de séries e desenhos”), mas análises surgirão. Um grande abraço e até a próxima.

      Excluir
  2. Luís, me perdoe, me enganei: o nome correto é mesmo Argentina, 1985.
    Vi este filme e — afora o tema dilacerante e a necessidade sempre presente de se discutir todas as formas de intolerância e violência — o filme fica devendo. Talvez por esperar mais dele, não sei, mas achei que tocou superficialmente sobre os personagens, as vítimas e seus algozes, além da história ser contada um tanto mais maniqueísta que acho que deveria. Darin fuma como uma chaminé industrial, chega a incomodar mesmo.
    Instinto Secreto não vi, mas conheço o enredo. Tentarei dar uma olhada, justamente por sua observação sobre Demi Moore. Agora fiquei com a consciência pesada, sabe?
    Bem, O Vidente, conheço a série ( baseado naquele filme com o Christopher Walken, né? ), mas nunca me animei em assisti-la. Vou tentar ver esse episódio de forma avulsa em algum lugar, grato pela dica.
    Quanto aos filmes de décadas passadas, penso sempre que o papel de quem gosta de cinema é lançar luz sobre as grandes obras para que nossos amigos, parentes, estranhos, curtam os grandes tesouros ali contidos e possam elevar um degrau a mais o espírito e a bagagem cultural. A cultura é remédio — e prevenção — para grandes males humanos, não é?
    Então, nem penso se são antigos, antiquíssimos ou paleontológicos. Ajusto o discurso, mas recomendo e comento com o primeiro curioso que se propor a ouvir.
    Aquele abração, Luís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mario.
      Agora que vi que escrevi "Doze Homens e um Segredo", claro que estava me referindo a "Doze homens e uma Sentença" e a versão anos 90. Um grande abraço e até a próxima.

      Excluir
  3. O filme é memorável apenas pelo papel de Nicholson e sua célebre fala no Tribunal, e mesmo assim parecia uma imitação fraca de The Caine Mutiny.
    O personagem de Demi Moore era desnecessária à trama. Não pelo fato de não ser interesse amoroso, mas porque não fazia diferença. Um advogado só seria suficiente. Chamar Cruise de "vendedor de carros usados" qualquer um no filme podia fazer, um dos réus podia fazer isso.

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite (você esqueceu de citar o seu nome)
    Acredito que Nicholson realmente seja unanimidade nesse filme. Quanto a Demi Moore, creio que o seu sucesso em "Ghost" tenha lhe proporcionado ser a escolha mais obvia, se considerarmos que os estúdios só pensam no lucro. Diretores, atores e roteiristas pensam mais na obra. Tom Cruise e Demi Moore trariam uma gama de fãs que o estúdios queriam para lucrar. Apesar de tudo, achei o personagem de Moore interessante na proposta de mostrar como as mulheres nas forças armadas eram tratadas naquela época nos EUA. Foi uma mais um ingrediente que o roteiro tentou adicionar na estória. Mas acho interessante que seu papel tenha gerado elogios e criticas através de interpretações diferentes quanto à sua atuação. Quanto A Nave da Revolta (The Caine Munity) de 1954 e indicado a 7 Oscars, pouco me lembro e até surgiu o interesse de revê-lo para fazer essa comparação. Uma ótima lembrança.
    Muito obrigado por comentar, seja bem-vindo e um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre