terça-feira, 18 de setembro de 2018

OS QUATRO CAVALEIROS DO APOCALIPSE - THE FOUR HORSEMEN OF APOCALIPSE (1962) - ESTADOS UNIDOS/ MEXICO



DIVIDIDOS PELA GUERRA

1938. Madariaga (Lee J. Cobb) é o patriarca de uma orgulhosa família argentina. Possui dois genros: o francês Marcelo Desnoyers (Charles Boyer) e o alemão Karl von Hartrott (Paul Lukas). Julio (Glenn Ford) e Chi-Chi (Yvette Mimieux) são filhos de Marcelo Desnoyers e Heinrich (Karl Boehm) filho de Karl.  Na noite da reunião da família, Madariaga descobre que Karl e seu neto, Heinrich, para seu completo espanto e desgosto, se uniram ao partido nazista.  Madariaga tem um acesso de cólera e prevê a dissolução de sua família e um futuro obscuro, através de uma nova guerra e a chegada dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse: a Peste, a Guerra, a Fome e a Morte (no filme a Conquista, a Guerra, a Peste e a Morte) que devastarão a terra. Madariaga acaba falecendo nos braços de Julio, uma parte volta para a Alemanha e outra para a França. 



1939. Com a guerra às portas da França vemos Julio (Glenn Ford) como um playboy neutro (por ser argentino) curtindo a França entre passeios, mulheres e diversões. Em uma dessas festas conhece um editor de jornal e amigo de seu pai: Etienne Laurier (Paul Henreid) e se apaixona por sua esposa, Marguerite (Ingrid Thulin). A guerra irrompe, Karl e Heinrich estão em altos cargos. A França é ocupada. Chi-Chi se alia à resistência. Etienne é preso e enviado a um campo de concentração e Julio passa a iniciar um romance com Marguerite, mas a neutralidade de Julio, um descendente francês, em uma França ocupada, pode ser um obstáculo ao relacionamento do casal.



Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse colheu muitas críticas desfavoráveis. E não são por acaso: Vincente Minelli (pai de Liza Minelli) era um diretor de sucessos em comedias românticas ou musicais (“Sinfonia de Paris” e “Gigi”) e sua mão ficou muito pesada, tornando o filme em muitos momentos um dramalhão lento e cansativo. Minelli quis, a todo custo, escalar o jovem Alain Delon (Marlon Brando, Dirk Bogarde, Montgomery Clift e George Hamilton também foram considerados), mas os estúdios queriam Glenn Ford. Se considerarmos que esta foi uma refilmagem do filme homônimo (mudo) de 1921, estrelado por Rodolfo Valentino e que foi um imenso sucesso, lançando o ator ao estrelado. E se considerarmos que faleceria em 1926, (precocemente aos 31 anos) sob uma verdadeira comoção, já deveria se pensar melhor na ideia de um novo filme com um ator de 46 anos num papel que fora de um ator de 26 anos. Um amor jovem é diferente de um amor maduro e a paixão esperada nas telas não se converteu como esperado, por falta de química entre um amante latino (Ford) e uma francesa envolvida com a resistência francesa. Minelli sabia disso, mas a imposição dos estúdios falou mais alto. Temos que lembrar que a primeira versão se passa na Primeira Guerra e, esta, na Segunda.



Mas essa saga de ascensão do Nazismo que divide uma família tem alguns atrativos: a fotografia em Cinemascope é muito boa (não as cópias desgastadas que circulam na internet). O filme começa a crescer quando Julio começa a ter consciência de que sua neutralidade influenciará na vida de várias pessoas que clamam por liberdade e o modo como sua amada o vê; há um bom painel da ocupação alemã na França e o final que suscitou elogios e críticas. O conflito entre as famílias Desnoyers e Hartrott (que representa o conflito entre nações). A famosa imagem dos Quatro Cavaleiros cavalgando nas nuvens ainda impressiona e é a mais (ou única) lembrada do filme.


A despeito do bom elenco, há ressalvas: Lee J Cobb (como Madariaga) fez uma cena de morte dramática, tão teatral, que ficou exagerada. Glenn Ford, um excelente ator (infelizmente sempre lembrado por ser o pai terrestre do "Superman" do filme de Christopher Reeve), aqui , talvez até por não ser a escolha do diretor, não entregou um papel dinâmico. Ficou muito apagado e pouco à vontade. Outra que não entregou um bom trabalho foi a sueca Ingrid Thulin (como Marguerite). A ótima atriz de "Morangos Silvestres", "Gritos e Sussurros", "O Silêncio" ... de Bergman teve uma atuação fria, quase mecânica. Difícil acreditar que sua Marguerite amava realmente Julio. Yvette Mimieux, sempre lembrada por sua personagem "Weena" em "A Máquina do Tempo" de 1960, foi subaproveitada e, depois de algum tempo, desapareceu de cena. O restante do elenco entregou um trabalho normal naquilo que o filme pediu.



Mesmo que muitos vejam Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse como um filme acima da média, tenho que admitir que a mídia especializada identificou realmente pontos que foram mal elaborados, tornando a história muito longa e, em parte, cansativa. Do meio para o fim realmente me agradou e a imagem dos "Cavaleiros" me assustou quando criança. Ainda assim é um filme interessante que merecia um diretor mais especializado no gênero (ainda que este não tenha culpa, pois não teve suas reivindicações aceitas). É um filme baseado em um livro (de Vicente Blasco Ibañez) que muitos acham complicado de ser filmado e foi refilmado, em forma de superprodução,  sob a sombra de um mito: Rodolfo Valentino (nem há a cena da dança, o tango, que o tornou célebre) ficando no meio caminho de se decidir se era uma história de amor em meio a guerra ou um filme de guerra com uma história de amor. 

Trailer:



Curiosidades:
Glenn Ford faleceu de derrame cerebral.

Ingrid Thulin faleceu de câncer.


Lee J. Cobb faleceu de ataque cardíaco.


O diretor  Vincente Minnelli (1903–1986) faleceu em decorrência de uma Pneumonia.

Ingrid Thulin foi dublada por Angela Lansbury, esposa de um executivo da MGM por ter um "sotaque de difícil compreensão".

O estúdio descartou a trilha sonora de Alex North e contratou André Previn para escrever um nova, em um esforço para resgatar o que foi visto como uma falha de bilheteria.

Marlon Brando recusou o papel de Julio, dizendo: "Valentino não fez isso? Eu não danço o tango".



Apocalipse (Conforme a Bíblia)
O Cavalo Branco

    Eu observei quando o Cordeiro abriu o primeiro dos sete selos. Então ouvi um dos quatro seres vivos dizer em uma voz como o trovão: “Vem e vê!” Eu olhei, e lá antes de mim estava um cavalo branco! Seu cavaleiro segurava um arco, e ele recebeu uma coroa e partiu como um conquistador empenhado na conquista. (Apocalipse 6: 1-2)

O Cavalo Vermelho

    Quando o Cordeiro abriu o segundo selo, ouvi a segunda criatura viva dizer: "Venha e veja!" Então saiu outro cavalo, um vermelho ardente. Seu cavaleiro recebeu o poder de tirar a paz da terra e fazer os homens se matarem uns aos outros. Para ele foi dada uma grande espada. (Apocalipse 6: 3-4)

O Cavalo Preto

    Quando o Cordeiro abriu o terceiro selo, ouvi a terceira criatura viva dizer: "Venha e veja!" Eu olhei, e lá antes de mim estava um cavalo preto! Seu cavaleiro segurava um par de balanças na mão. Então ouvi o que soou como uma voz entre os quatro seres viventes, dizendo: “Um litro de trigo por um dia de salário e três litros de cevada por um dia de salário, e não danifiquem o azeite nem o vinho!” (Apocalipse 6: 5-6)

O Cavalo Pálido

    Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizer: “Vem e vê!” Olhei e lá diante de mim estava um cavalo pálido! Seu cavaleiro foi nomeado Morte, e Hades seguia logo atrás dele. Eles receberam poder sobre um quarto da terra para matar pela espada, fome e peste e pelas feras da terra. (Apocalipse 6: 7-8).


 

Filmografia Parcial:

Glenn Ford (1916–2006)
 













Cupido Perigoso (1940); Náufragos (1941); Sacrifício de Pai (1942); Gilda (1946); Carmen (1948); O Czar Negro (1949); Escravos da Ambição (1949); Neve e Sangue (1950); Sangue Por Sangue (1953); Almas Selvagens (1953); Melodia Interrompida (1955); Galante e Sanguinário (1957); Como Nasce um Bravo (1958); Uma Certa Casa de Chá em Kyoto (1961); Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (1962); Papai Precisa Casar (1963); Paris Está em Chamas? (1966); 48 Horas para Morrer (1966); A Grande Cilada (1967); O Pistoleiro do Rio Vermelho (1967); Santee - O Caçador de Recompensas (1973); Superman: O Filme (1978); Virus (1980); Feliz Aniversário Para Mim (1981)

Ingrid Thulin (1926–2004)
 













Ilha do Amor (1953); Tramas de Traição (1956); Morangos Silvestres (1957); No Limiar da Vida (1958); Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (1962); Luz de Inverno (1963); O Silêncio (1963); De Volta das Cinzas (1965); Jogos da Noite (1966); A Hora do Lobo (1968); Os Deuses Malditos (1969); Gritos e Sussurros (1972); Salão Kitty (1976); A Travessia de Cassandra (1976); A Casa do Sorriso (1991).

Lee J. Cobb (1911–1976)
 

 











Conflito de Duas Almas (1939); Paris Está Chamando (1941); A Canção de Bernadette (1943); Anna e o Rei do Sião (1946); Capitão de Castela (1947); Passado Tenebroso (1948); Sindicato de Ladrões (1954); Do Destino Ninguém Foge (1955); 12 Homens e uma Sentença (1957); As 3 Máscaras de Eva (1957); Os Irmãos Karamazov (1958); Armadilha Sangrenta (1959); Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (1962); A Conquista do Oeste (1962); Flint Contra o Gênio do Mal (1966); Flint: Perigo Supremo (1967); Meu Nome É Coogan (1968); O Ouro de Mackenna (1969); A Libertação de L. B. Jones (1970); Macho Callahan (1970); Mato em Nome da Lei (1971); Mato em Nome da Lei (1971); La legge violenta della squadra anticrimine (1976)

Yvette Mimieux (1942-2022)
 

 










A Máquina do Tempo (1960); Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (1962); O Mundo Maravilhoso dos Irmãos Grimm (1962); Na Voragem das Paixões (1963); O Amor Faz Milagres (1965); Viagem para a Morte (1965); Os Mercenários (1968); The Delta Factor (1970); Vôo 502: Em Perigo (1972); O Fator Netuno (1973); Jornada do Pavor (1975); Jackson County Jail (1976); O Cão do Diabo (1978); O Abismo Negro (1979); Lavagem Cerebral (1981); O Submarino da Morte (1986); Perry Mason: The Case of the Desperate Deception (1990)

Paul Henreid (1908–1992)










Invasão (1940); Gestapo (1940); E as Luzes Brilharão Outra Vez (1942); Casablanca (1942); Um Passo Além da Vida (1944); O Pirata dos Sete Mares (1945); Sonata de Amor (1947); O Último Pirata (1950); A Princesa de Damasco (1952); A Vênus de Bagdá (1953); Devoção de Mulher (1956); Quando Explodem as Paixões (1959); Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (1962); O Exorcista II: O Herege (1977)



Fontes:
Jornal O Globo
Jornal do Brasil
Wikipedia
Biblia
IMDB
Hollywood Reporter

2 comentários:

  1. Muito obrigado pelas informações. Gostaria muito de assistir esse filme novamente. Existe alguma possibilidade na internet?
    Abraço
    Miguel

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Miguel.
    É um filme difícil de ser encontrado. No Google, colocando o nome do filme mais o ano (1962), você deve encontrar torrents para baixar ou pode comprar na Saraiva que está vendendo o filme. Por questões de direitos autorais de terceiros a plataforma não permite divulgar links ou sites de downloads. Muito obrigado por visitar o blog e volte sempre. Um grande abraço. Cinéfilos Para Sempre

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre