segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

O CÉU PODE ESPERAR / HEAVEN CAN WAIT (1978) - ESTADOS UNIDOS

 


EQUIVOCO CELESTIAL

Joe Pendleton (Warren Beatty) é um quarterback profissional do time do Rams, no auge da carreira, cujo treinador Max (Jack Warden) é seu melhor amigo. Certo dia, ao entrar em um túnel de bicicleta, é colhido por um veículo na contramão, vindo a falecer. Ao chegar a um “entreposto celestial” descobre que, na verdade, não falecera e que fora “resgatado” segundos antes de sua "morte" por um anjo recém-iniciado (Buck Henry) nesse ofício que acreditou o ter poupado de alguns minutos de sofrimento. Sr. Jordan (James Mason), o chefe local, descobre algo mais complicado: Joe não viria a falecer naquele momento, lhe restaria ainda décadas de vida, impossibilitando sua viagem à Morada Final. Ao tentar resolver a questão, descobre que o corpo de Joe não mais se encontra disponível: Max o enviou para a cremação.

Diante do transtorno e exigência de Joe por uma solução rápida, Jordan lhe propõe ocupar o corpo de Mr. Farnsworth, um bilionário excêntrico e corrupto em vias de falecer em decorrência de um envenenamento promovido pela esposa Julia Farnsworth (Dyan Cannon) e pelo amante, secretário do milionário, Tony Abbott (Charles Grodin), que deixaram o corpo ser descoberto como um afogamento acidental na banheira. Apesar de querer um corpo atlético que o permita jogar, Joe aceita o acordo propostop por Jordan, ao ver a chegada de Betty Logan (Julie Christie), uma bela jovem, defensora dos direitos de uma pequena comunidade, que pagou sua passagem para ele conseguisse convencer Farnsworth a suspender a construção uma fábrica poluidora. Com o surgimento de Joe no corpo de Farnsworth, uma atração imediata surge com Betty enquanto Julia e Tony ficam atônitos por verem Farnsworth vivo e que este não comenta nada do acontecido, mas passa a apresentar comportamentos e hábitos completamente contrários aos que a dupla conhecia. Enquanto Joe / Farnsworth planeja uma revolução nos negócios do “falecido”, uma volta ao esporte, comprando um time inteiro, e uma vida ao lado de Julia, Jordan parece ter outros planos.        

Tendo Warren Beatty em seu primeiro filme como diretor, em parceria com Buck Henry (mais conhecido até então como roteirista e que também atuou no filme como o anjo atrapalhado), O Céu Pode Esperar, argumento retirado da peça teatral de Harry Segal e levada às telas pela primeira vez em 1941, através do filme “Que Espere o Céu”, recebeu nove indicações ao Oscar e levou uma estatueta: Melhor Ator (perdeu para Amargo Regresso), Melhor Diretor (perdeu para O Franco Atirador), Melhor Roteiro Adaptado (perdeu para O Expresso da Meia-Noite), Melhor Ator Coadjuvante (perdeu para O Franco Atirador) Melhor Atriz Coadjuvante (perdeu para Califórnia Suíte), Melhor Direção de Arte (Ganhou o Oscar), Melhor Trilha Sonora (perdeu para O Expresso da Meia-Noite), Melhor Fotografia (perdeu para Cinzas no Paraiso) e Melhor Filme (perdeu para O Franco Atirador). E a produção caiu nas graças da crítica americana.

Warren Beatty trocou o esporte de seu personagem que era um boxeador na versão original, ele desejava que Muhammad Ali o interpretasse, mas, diante da impossibilidade deste, resolveu adaptar o personagem e torná-lo mais contemporâneo inserido em um esporte que o americano ama: “futebol americano” ou Football (além de Beatty não saber lutar boxe). Depois houve o convite a Cary Grant, que, supostamente, recusou uma oferta de US$ 1 milhão de Beatty. Beatty chegou a convidar os diretores Arthur Penn, Mike Nichols e Peter Bogdanovich para conduzirem o filme, mas todos recusaram supostamente devido à reputação de Beatty de ser muito controlador. Coube então a Beatty produzir, coescrever, dirigir e interpretar. E a escolha mostrou-se acertada, a partir do roteiro de Elaine May (Beatty também esteve envolvido)  de “Tootsie” (não creditada) e “A Gaiola das Loucas”.

Mas o roteiro de May trouxe outros elementos, prontos para as décadas seguintes, além de ser apenas uma comédia bem acabada: a questão ecológica, o capitalismo voraz destruindo a vida das pessoas e as multinacionais colocando seus interesses acima do cidadão comum (a empresa de Farnsworth). Ainda que não sejam o tema central, essas questões aparecem de uma forma bem perceptível e a combinação de doçura e inocência do filme original com um toque satírico próprio é o que torna O Céu Pode Esperar até hoje um espetáculo atraente para os apreciadores do gênero. E momentos interessantes não faltam: a chegada do rebelde Joe a um céu que mostra um concorde (uma piada sobre os tempos modernos. O concorde estava em alta nas manchetes e no mundo da aviação – teve até filme com Alain Delon) que leva as almas para o paraíso, a esposa e o secretário atônitos em ver Farnsworth vivo e diferente, a tentativa de Joe em convencer Max (Jack Warden) de que está no corpo do bilionário e treiná-lo para poder jogar (nunca vemos o rosto de Farnsworth) e o final bem legal (ainda que um pouco forçado, mas acima de tudo estamos diante de um conto, uma fantasia). Ainda que bem parecido em essência do filme de 1941, as mudanças para a realidade do final dos anos 70 foram muito bem-vindas.

Quanto ao elenco, difícil imaginar outro ator que não Warren Beatty nos três personagens (Joe Pendleton, Leo Farnsworth e Tom Jarrett) do filme. O ator entregou um personagem que cativa o público dosado de ingenuidade, integridade e bondade. Terceira e última parceria (Onde os Homens São Homens (1971) e Shampoo (1975)) de Beatty com Julie Christie  que não foi a primeira escolha. Kate Jackson (do seriado “As Panteras”) foi a primeira opção. Diane Keaton (que posteriormente faria “Reds” com Beatty) e Leslie Caron também foram sondadas. Julie Christie, boa atriz, não teve o roteiro a seu favor, ficando com uma atuação correta, mas pouco envolvente. Jack Warden, outro grande ator, que concorreu ao Oscar com seu personagem, entregou o treinador Max em uma performance muito interessante. Warden era um daqueles atores difícil de ver em uma interpretação ruim, sempre se sobressaindo, mesmo em papéis menores. Dyan Cannon também concorreu ao Oscar e esteve muito bem com a esposa que parece "enlouquecer", aos poucos, com as inusitadas situações e a dificuldade de "despachar" Farnsworth. Charles Grodin, outro bom ator, teve um papel com menor destaque, mas saiu-se bem. James Mason em uma boa atuação, fez o filme funcionar com seu personagem que tenta consertar o equívoco celestial da qual seu subordinado o envolveu.

Comédia simpática e fácil de acompanhar, O Céu Pode Esperar é um daqueles filmes da qual não se fazem mais e que, como se costuma dizer, perdeu-se a receita. O público mudou e Hollywood também mudou. E, diante do cinema atual, filmes como este são relegados ao esquecimento. Houve uma nova adaptação homônima em  2001 com o ator Chris Rock.

 

Trailer:

 


 

Curiosidades:

Bruce Kimmel esclareceu a confusão sobre a peça teatral original do filme e os vários filmes de cinema associados a ela de alguma forma: "Era uma vez uma peça de Harry Segall chamada 'Heaven Can Wait', escrita em 1938 e não produzida na Broadway. No entanto, os direitos do filme foram comprados e o filme resultante de 1941, renomeado Que Espere o Céu (1941), foi um sucesso. Seguiu-se um filme de Ernst Lubitsch de 1943 chamado O Diabo Disse Não (1943) que não tinha nada a ver com Senhor Segall, sua peça Que Espere o Céu (1941). Depois veio Quando os Deuses Amam (1947), estrelado por Rita Hayworth, que era uma espécie de continuação de Que Espere o Céu (1941), trazendo de volta os personagens interpretados por Edward Everett Horton e James Gleason, mas não os personagens centrais. Naquele mesmo ano [na verdade, final de 1946], a peça de Segall finalmente chegou à Broadway, mas com um título diferente, 'Wonderful Journey' - uma produção que teve apenas nove apresentações. Flash para 1978 - Paramount Pictures e Warren Bea tty remake Que Espere o Céu (1941), mas mude o título de volta para o título original de Segall, 'Heaven Can Wait'. Dois anos depois vem Xanadu (1980), estrelado por Olivia Newton-John, que foi uma espécie de remake de Quando os Deuses Amam (1947), continuação de Que Espere o Céu (1941). Agora pule para 2001, quando 'Heaven Can Wait' de Segall é refeito novamente, desta vez como O Céu pode Esperar (2001), estrelado por Chris Rock - e nada a ver com Quando os Deuses Amam (1947), espécie de continuação de Que Espere o Céu (1941)".

O jogo fictício do Super Bowl (Rams vs. Steelers) foi filmado durante o intervalo da pré-temporada do Rams/Chargers no Los Angeles Memorial Coliseum em 1º de setembro de 1977.

James Mason disse uma vez sobre trabalhar com dois diretores (Warren Beatty e Buck Henry) no filme: "Não fiquei chateado por ter dois diretores, mas foi diferente. Quando Warren estava na frente da câmera, ele decidiu que seria um boa ideia ter alguém com quem ele se dava bem por trás disso; ele não precisava se preocupar em ficar de olho nos outros atores."

O tipo de instrumento musical que Warren Beatty toca é um saxofone soprano e a composição que ele costuma praticar é uma antiga balada italiana chamada "Ciribiribin".

A revista Premiere votou neste filme como uma das "50 Maiores Comédias de Todos os Tempos" em 2006.

De acordo com o filme, o personagem de Warren Beatty, Joe Pendleton, deveria viver até as 10h17 do dia 20 de março de 2025.

James Gleason foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante no papel de Max Corkle pelo filme original original Que Espere o Céu (1941). Esta é a primeira vez na história do Oscar que uma pessoa é indicada para um Oscar coadjuvante por um papel para o qual uma pessoa diferente também seria indicada para um Oscar coadjuvante: Jack Warden foi indicado para Melhor Ator Coadjuvante como Max Corkle em O Céu Pode Esperar (1978).

Quando Max carrega o bolo de aniversário de Joe, a vela é acesa, mas a chama se apaga lentamente. Na cena seguinte, a vela é acesa novamente.

Durante o segmento de scrimmage de futebol, nenhum dos jogadores está usando joelheiras, coxas ou quadris. Em uma scrimmage de contato ao vivo real, a maioria dos jogadores não arriscaria uma lesão jogando sem todos os seus protetores.

Quando Joe assume o corpo do quarterback Tom Jarrett, o jogo do Super Bowl está em uma prorrogação de morte súbita. No entanto, todos os jogadores estão vestindo uniformes impecavelmente limpos.

Quando Leo (Joe) surpreende sua esposa Julia no corredor da mansão bebendo de uma garrafa de uísque, embora ela a deixe cair e a quebre em pedaços, não há líquido no chão.

Quando o ainda não encarnado Joe Pendleton está perseguindo Julie Christie na casa de Farnsworth, você pode ver as plantas se moverem enquanto seu corpo "fantasma" passa.

Materiais promocionais, como pôsteres de filmes para a imagem, mostram Warren Beatty com destaque como um anjo com um par de asas, mas na realidade Beatty nunca é visto adornado com asas no filme e, como tal, esta obra de arte é puramente impressionista.


Cartaz:




 

 







Filmografia Parcial:

Warren Beatty







Clamor do Sexo (1961);  Em Roma na Primavera (1961);  O Anjo Violento (1962);  A Deliciosa Viuvinha (1966);  Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas (1967); A Trama (1974);  Shampoo (1975);  O Céu Pode Esperar (1978); Reds (1981);  Ishtar (1987); Dick Tracy (1990); Bugsy (1991);  Segredos do Coração (1994);  Politicamente Incorreto (1998);  Regras Não Se Aplicam (2016)

 

Julie Christie   






A Garota dos Meus Pecados (1962);  O Mundo Fabuloso de Billy Liar (1963);  Doutor Jivago (1965);  Petúlia, um Demônio de Mulher (1968);  O Mensageiro (1971); Onde os Homens São Homens (1971); Inverno de Sangue em Veneza (1973); Shampoo (1975); Nashville (1975);  Geração Proteus (1977); O Céu Pode Esperar (1978); O Retorno do Soldado (1982); Os Donos do Poder (1986); Miss Mary (1986); Crime Sem Perdão (1988); Vidas Que o Destino Marcou (1990); O Homem da Estação (1992); Coração de Dragão (1996); Hamlet (1996); O Despertar do Desejo (1997); O Fantasma do Louvre (2001); Beatrice e o Monstro (2001); Tróia (2004); Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004); Em Busca da Terra do Nunca (2004); A Vida Secreta das Palavras (2005); Nova York, Eu Te Amo (2008); A Garota da Capa Vermelha (2011); Sem Proteção (2012)


James Mason (1909-1984)







O Castelo do Homem Sem Alma (1942); O Homem de Cinzento (1943); Amor nas Sombras (1944); Malvada (1945); Condenado (1947); A Sedutora Madame Bovary (1949); Na Teia do Destino (1949); A Raposa do Deserto (1951); O Prisioneiro de Zenda (1952); A Nau dos Condenados (1952); Ratos do Deserto (1953);Júlio César (1953); Nasce Uma Estrela (1954); 20.000 Léguas Submarinas (1954); Delírio de Loucura (1956); Intriga Internacional (1959); Viagem ao Centro da Terra (1959); Lolita (1962); O Aventureiro do Tahiti (1962); A Queda do Império Romano (1964); Gengis Khan (1965); Georgy, a Feiticeira (1966); Crepúsculo das Águias (1966); Duffy, O Máximo de Vigarice (1968); O Emissário de MacKintosh (1973); A Viagem dos Condenados (1976); A Cruz de Ferro (1977); Jesus de Nazaré (mini série - 1977); O Céu Pode Esperar (1978); Assassinato Por Decreto (1979); Resgate Suicida (1980); Assassinato num Dia de Sol (1982); Ivanhoé (1982); O Veredicto (1982); Dr. Fischer de Genebra (1984).


Jack Warden (1920–2006): 







A Um Passo da Eternidade (1953); 12 Homens e uma Sentença (1957); O Aventureiro do Pacífico (1963); Árvore da Solidão (1971); Amor Feito de Ódio (1973); Shampoo (1975); Todos os Homens do Presidente (1976); O Grande Búfalo Branco (1977); O Céu Pode Esperar (1978); Morte Sobre o Nilo (1978); O Campeão (1979); Justiça Para Todos (1979); Muito Além do Jardim (1979); Dramático Reencontro no Poseidon (1979); Amor na Medida Certa (1981); O Veredicto (1982); Alice no País das Maravilhas (1985); Mais Forte Que o Ódio (1988); O Crime Que o Mundo Esqueceu (1990); O Pestinha (1990);  O Pestinha 2 (1991); Sombras do Mal (1992); A Revolta dos Brinquedos (1992); Tiros na Broadway (1994); O Pestinha 3 (1995); Poderosa Afrodite (1995); Em Busca de um Sonho (1999); Virando o Jogo (2000).


Dyan Cannon







O Rei dos Facínoras (1960);  Bob, Carol, Ted E Alice (1969);  O Golpe de John Anderson (1971); Os Ladrões (1971); O Fim de Sheila (1973); O Céu Pode Esperar (1978); A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa (1978); Armadilha Mortal (1982); Merlin e a Espada (1983);  Ela Vai Ter um Bebê (1988);  Clube dos Pilantras 2 (1988); Um Natal em Connecticut (1992); As Férias da Família Robinson (1997); Cabeças Vão Rolar (1997); Força Invasora (1998); Ally McBeal: Minha Vida de Solteira (seriado 1997-2000); Canguru Jack (2003); O Clube da Feliz Idade (2005); Hope's Legacy (2021).


Charles Grodin (1935-2021)


 





O Bebê de Rosemary (1968); O Céu Pode Esperar (1978); A Morte Ronda a Pantera (1979); Esta é Minha Chance (1980); A Incrível Mulher que Encolheu (1981); Rapaz Solitário (1984); A Dama de Vermelho (1984); Ishtar (1987); Fuga à Meia-Noite (1988); Beethoven: O Magnífico (1992); Dave, Presidente por um Dia (1993); Morrendo e Aprendendo (1993); Beethoven 2 (1993); Loucas Férias de Verão (1994); O Ex-Namorado da Minha Mulher (2006); O Último Ato (2014); Enquanto Somos Jovens (2014); O Comediante (2016); The Private Life of a Modern Woman (2017)



Fontes:

Jornal O Globo

Jornal do Brasil

Variety

Washington Post

IMDB

4 comentários:

  1. Luís, td bem?
    Falamos muito há pouco tempo, mas não posso deixar de comentar sobre O Céu Pode Esperar. E com motivo, vc vai ver!
    Bem, esse aí assisti no cinema, acho que passou em 79 lá onde eu morava.
    Gostei, mas fui gostando mais com a idade, mais do que com o tempo, que é o que se espera de uma obra com tantas camadas: existencialismo, missão no mundo, capitalismo selvagem, amor de fachada, amor verdadeiro, amizade sincera, comédia, burocracia angelical, autenticidade, superficialidade do dia-a-dia… ufa!
    Não sabia da dificuldade inicial de se conseguir um diretor, então parabéns para Warren Beaty, que com o reconhecimento de seu trabalho deve ter gostado de ter passado o recado que não era só um rosto bonito ( ou So Vain, como a Carly Simon dizia ). Assiste um ou outro de seus filmes, então não tenho muitas impressões dele e Heaven Can Wait vai continuar sendo o meu favorito até aqui.
    Julie Cristie tem pra mim uma coisa interessante. Sempre esperei dela a mesma beleza em que a vi em Doutor Jivago e talvez a partir disso ela me decepcionou nas suas obras subsequentes. Ok, sei que não é assim que se julga um ator, mas em se tratando de arte vem primeiro o subjetivo e só depois o objetivo, certo? Enfim, a vi recentemente em Sem Proteção com Robert Redford ( não a reconheci, muita plástica ), um bom filme, sobre escolhas e caráter, recomendo.
    Jack Warden deu uma contribuição imensa ao seu papel, era um desses atores que acho só bastava entrar em cena para agradar, incrível, sempre cativava nossa simpatia. Na dublagem original quem o fez foi Orlando Drummond, nosso eterno Scoobie Doo.
    A dupla Dyan Cannon e Charles Grodin é responsável pelos melhores momentos cômicos, nota 10. A cena em que eles estão na cama e Beaty aparece vivinho da silva é de se molhar de rir.
    E James Mason está bem como burocrata do Senhor, mais nada.
    Mas o fato mais especial que fez O Céu Pode Esperar entrar pra sempre na minha cabeça — e não sair — é algo que me fascina e até hoje não sei explicar: como o seu tema musical entrou fundo na minha memória.
    Do nada eu assobiava a música, geralmente naqueles momentos mais tranquilos do dia. Até uns 15 anos atrás, eu não a associava ao filme, apenas me lembrava que era um solo de clarineta ( até hoje não soa como sax-soprano pra mim ) que tinha ouvido num filme, mas qual filme? Não lembrava.
    Rapaz, eu a assobiava direitinho, ninguém conhecia, ninguém sabia, nada!
    Aí, numa dessas madrugadas da Globo, quando eu passei em frente da tv ligada, tchan-tchan-tchan: fez-se a luz, que maravilha!
    Então eu descobri onde eu a acharia pra sempre ( importei o cd ), quem a compôs ( Dave Grusin ) e, tão bom quanto, as outras lindas composições deste grande músico.
    Luís, vai por mim, escute apenas Hurrycane Country ( do filme Havana, com Robert Redford, na voz do Danillo Caymi ) e On Golden Pound ( do filme Num Lago Dourado, com Henry Fonda ). Dave Grusin lá fora é reconhecidíssimo compositor de trilhas sonoras, vc ao ouvi-lo vai lembrar de muitos outros sucessos do cinema, muitos.
    E é essa a minha singela estória com O Céu Pode Esperar.
    Um abraço, Luís. Obrigado mais uma vez!
    P.S.: Quando posso leio sobre memória, seus tipos e seu mecanismo, há de teorias metafísicas até espirituais sobre isso. Um mistério, para resumir.

    ResponderExcluir
  2. Luís, consta que Charles Grodin morreu em 2021, dê uma olhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mario.
      “O Céu Pode Esperar” também vi no cinema, não na época de seu lançamento, provavelmente um ano após chegar em nosso circuito, em um local que repisava o filme e levado por minha saudosa tia que adorava cinema. Sim, você deve ter visto em 1979, pois os filmes levavam em torno de 1 ano (às vezes até mais) para chegar em nosso país. Também gostei e, conforme vamos crescendo e entendo melhor a vida, o filme se torna mais interessante e, frente aos nossos olhos, se revela algo bem maior.
      Já que você citou bem sutilmente a canção “You're so Vain” de Carly Simon, vou abrir um parênteses aqui. Gosto muito de música e sempre tive curiosidade de saber a quem ela se referia na canção, que é tida como o seu maior sucesso, seguido de Nobody Does It Better (trilha sonora de 007). Particularmente “You Know What To Do” também mereceria uma investigada à quem essa letra se refere. Voltando a “You're so Vain”, achava que era sobre James Taylor. Em 2003 a cantora leiloou o segredo, mas quem comprou preferiu não revela-lo (afinal pagou 40.000 dólares - inacreditável, não?) e até o momento há especulações, mas não certezas absolutas. Simon disse que James Taylor "teve a infeliz experiência de pegar um jato para a Nova Escócia, depois que escreveu a música..."Ele foi salvo pelo fato de não ser um Lear Jet” . A linha "você é tão vaidoso que provavelmente pensa que essa música é sobre você" fez o próprio Taylor achar que era sobre ele, pois fora casado com a cantora. Quanto a Warren Beatty, Simon revelou que ele ligou para ela e agradeceu a música, mas a cantora ainda sustenta que se refere a três homens (e Beatty seria um deles) de sua vida e as especulações continuam. (Fonte: Abc News)
      Quanto a Julie Christie, é uma boa atriz, mas vi pouca coisa dela. Dr. Jivago é um clássico e preciso revê-lo (vi uma vez na tevê) para uma análise do filme e da atuação da atriz. Quanto a Orlando Drummond, foi uma ótima lembrança, visto que o filme passou tantas vezes na telinha que a voz do dublador cola em nossas memórias, basta colocar o filme “para rodar”.
      Muito legal a sua estória sobre a melodia, é sem dúvida uma melodia cativante. Na época do Vinil, comprava muitas trilhas sonoras, mas nunca tive a desse filme. Não me lembro de ter sido lançado por aqui. E quanto às canções citadas, vou escutar sim, com certeza (já os filmes citados, também os vi, mas quando for revê-los, o farei “com outros ouvidos” rsss).
      Quanto a Charles Grodin, você tem toda razão, o ator faleceu, em 2021, aos 86 anos, de Mieloma Múltiplo. Já acertei na filmografia, obrigado. Nunca vou esquecer de sua atuação em “Fuga à Meia-Noite”. Desculpe a demora por responder. Muito obrigado por mais este comentário e um grande abraço

      Excluir
  3. Luís, se fossemos falar aqui de Carly Simon, era papo pra horas.
    Tive um poster dela na época de faculdade. Me desfiz dele há uns 8 anos, estava detonado mas doeu o coração.
    Nobody Does It Better é minha preferida da franquia. Acho que de metade da humanidade também.
    The Stuff That Dreams Are Made Of é uma preciosidade. As Time Goes By, com participação do Steve Wonder, já te falei, é linda.
    A partir de um momento em sua carreira ela soube se reinventar e passou a usar a sua voz suave e macia para cantar standarts da música americana e que eu realmente recomendo qualquer um ouvir. Com ela conheci a versão mais pungente de My Funny Valentine de toda minha vida.
    Mas não sabia dessa estória de You Are So Vain que vc contou, que incrível. E vender um segredo, uau! Será que ela fez isso por diversão? Olha, apostaria nisso.
    Quando for ouvir as músicas de Dave Grusin ( um viva para o Deezer e outro para o Spotfy ), posso te dizer que Hurrycane Country e On the Golden Pound as versões originais me agradam mais. Já o tema de Heaven Can Wait acho mais bonito uma versão solo que o próprio Grusin interpreta no seu álbum Now Playing. Espero que vc tenha um momento de solidão para poder ouvir essas músicas, pois para senti-las em toda sua beleza é preciso uma cabeça bem tranquila e um coração aberto. Elas falam outra língua, entende?
    Um abração!

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre