terça-feira, 10 de novembro de 2020

A UM PASSO DA ETERNIDADE / FROM HERE TO ETERNITY (1953) - ESTADOS UNIDOS

 DEPOIS DAQUELE BEIJO

Verão de 1941. O soldado raso Robert Prewitt (Montgomery Clift ) pede transferência do Fort Shafter para o quartel Schofiel Barracks em Honolulu, Havaí, onde encontra seu velho amigo Angelo Maggio (Frank Sinatra). Dana Holmes (Philip Ober), ex-pugilista e capitão da unidade, deseja que Prewitt, outrora o melhor preso galo do exército, junte-se à sua equipe de lutadores, pois a companhia já não conquista um título há algum tempo e abriria caminho para Holmes em sua promoção como Major. Quando Prewitt, por seus próprios motivos, resolve declinar da oferta, recebe toda sorte de trabalho duro e provocações.  Nessa mesma unidade encontra-se o Primeiro Sargento Milton Warden (Burt Lancaster), um homem honesto e pragmático, que hesita entre o amor e o dever. Apaixona-se por Karen (Deborah Kerr), esposa do incompetente Holmes, da qual despreza, apesar de servi-lo com dedicação. Warren sabe que Karen coleciona um histórico de muitos casos com os subordinados do marido, entre eles, Maylon Stark (George Reeves).

Prewitt conhece “Lorena” (Donna Reed), uma prostituta, que trabalha no “Clube Congresso” e que junta dinheiro a fim de voltar para casa, casar, ter filhos e dar uma vida burguesa à mãe, escondendo seu passado.  Enquanto o amor entre o casal torna-se mais frequente, Maggio é preso ao abandonar a base para se divertir, sendo condenado a seis meses de prisão onde o sádico carcereiro Judson (Ernest Borgine), seu desafeto, resolve que “dobrará” sua resistência.

Primeiro filme a igualar a marca de “E o Vento Levou” (oito Oscars). Poucos acreditaram que a adaptação para o cinema pudesse fazer justiça ao romance de James Jones, devido as suas 950 páginas, de uma história densa e muito detalhada. E não foi uma tarefa fácil transferir o romance de Jones para a tela. O filme se tornou um dos grandes clássicos de Hollywood, um divisor de águas nas carreiras dos principais envolvidos com a inesquecível cena de amor na praia reunindo Kerr (que alegava ter repetido a cena 28 vezes até o diretor conseguir a onda perfeita) e Lancaster. Uma obra forte, lúcida e dotada de um senso crítico raramente notado no cinema até então.

O diretor Fred Zimmerman (O Homem Que  Não vendeu a Sua Alma), que havia dirigido outro clássico um ano antes: “Matar ou Morrer”, filmou a ótima adaptação de Daniel Taradash, bastante condensada, numa transposição pouco fiel, entregando um filme dotado de diversas camadas, como a ousadia em denunciar uma série de erros no exército americano da época, o que teria permitido o ataque a Pearl Harbor, além de um estudo do individuo em relação à sociedade. Personagens colocados no centro de um conflito e não como seu instrumento, com as forças armadas impondo condições para as filmagens e a censura americana querendo cortar a cena mais icônica do filme, ao considera-la sensual e ousada demais para os padrões hollywoodianos dos anos 50. A própria Associação dos Produtores Cinematográficos proibiu as fotografias de publicidade referente às sequências de banho de mar. Paixão, gloria e morte em uma perfeita delineação dos personagens: a esposa aparentemente fútil que justifica o adultério pelo tédio e por uma tragédia em sua vida;  um sargento durão e apaixonado; o ex-corneteiro que  luta para preservar sua individualidade; um capitão negligente e inescrupuloso; o simpático e encrenqueiro soldado ítalo-americano; a prostituta que deseja um futuro; e um homem mau, bruto e violento.  Um filme de personagens que se passa na guerra, mas não é um filme de guerra.

O chefe da Columbia, Harry Cohn, queria Aldo Ray como Prewitt, mas Fred Zimmerman bateu o pé para Montgomery Clift. "Monty" estreou no cinema em um faroeste hoje tido como clássico: “Rio Vermelho”. Era exigente na hora de escolher o diretor com quem iria trabalhar: "Tortura do Silêncio" de Hitchcock, “Um Lugar ao Sol” de George Stevens... Depois do acidente de carro, que resultou em uma cirurgia em sua face, mudando seu rosto e o afetando psicologicamente, voltou em “Os Deuses Vencidos”, “Julgamento em Nuremberg” e “Freud” do diretor John Huston. Entre bebida e solidão faleceria em um apartamento em nova York.  Frank Sinatra passava por momentos difíceis em sua vida: boicote da igreja, ataque da mídia, processo do fisco americano, esquecimento artístico, o difícil casamento com Ava Gardner  ... Ava fora filmar na África “Mogambo” e Sinatra foi junto. Sem nada para fazer passava os dias lendo o romance (já havia rumores da separação). Lera que o produtor Harry Cohn adquirira os direitos do romance. Sinatra desejava interpretar Maggio, bombardeando o produtor, que desejava Eli Wallach,  com telegramas. Cohn aceitou com uma condição: Sinatra faria um teste (algo um pouco humilhante, reservado a principiantes). Surpreendeu o produtor, mas recebeu apenas 8 mil dólares (todos ganhando 3 vezes mais).  E Sinatra protagonizou uma das cenas mais impactantes do filme. A outra versão da história diz que Sinatra usou seus amigos da máfia para convencer Cohn a aceitá-lo como ator, sair do ostracismo que se encontrava, ganhar um Oscar e decolar na carreira. Zimmerman queria para o papel de “Lorena / Alma”, Julie Harris, mas Cohn venceu e trouxe Donna Reed que havia tido a grande chance em “A Felicidade não se Compra” (1946). Entre os anos 50 e 60 estreou seu próprio programa “Donna Reed Show”. Em 1984, Barbara Bel Geddes, A matriarca “Ellie”, do seriado “Dallas”, submeteu-se a uma operação e Donna entrou em seu lugar certa que permaneceria. Barbara melhorou e recebeu o papel de volta. Donna foi aos tribunais, sendo indenizada em um milhão de dólares. O papel de Karen era de Joan Crawford, que desistiu em cima da hora, ficando com Kerr.  Deborah Jane Kerr-Trimmer já era uma atriz consagrada na Inglaterra quando começou a trabalhar no cinema americano, em 1947, abraçando papeis abaixo de seu talento.  Na Metro fez “As Minas do Rei Salomão”, “Quo Vadis” e “O Prisioneiro de Zenda” se libertando do contrato e indo para a Columbia. As cenas de amor na praia entraram para a história do cinema e a atriz passou a ser encarada além da imagem de senhora distinta dos filmes anteriores. Nunca foi condecorada com o prêmio de melhor atriz, mas acabou ganhando um Oscar honorário em 1994. Borgnine, até então vilão de filmes de western, passou a estrela em grandes produções. Robert Mitchum quase ficou com o papel de Lancaster que se mostrou perfeito para o papel. O ator revelou, décadas mais tarde, ter tido um romance com Kerr durante as filmagens o que sempre foi negado pela atriz.  Lancaster foi um dos produtores de "Marty" (1955) que deu o Oscar de Melhor Ator a Borgnine. Podemos ver também no elenco George Reeves (o segundo ator a interpretar o Super- Homem), como um sargento, em um papel reduzido a poucas cenas,  que cometeria suicídio em 1959 (outras versões sustentam que foi assassinato). Em 2007 foi lançado o filme "Hollywoodland" que conta a história de Reeves. Outros presentes no filme são: Jack Warden (de filmes como “Muito Além do Jardim”) e o ator Claude Akins (do antigo seriado oitentista "Xerife Lobo").


A Um Passo da Eternidade foi um filme elogiadíssimo, em seu lançamento, recebendo o status de clássico. Um filme em preto e branco com uma temática ousada, enfrentando outro poderoso filme, na categoria de Melhor Filme e elevado a categoria de cult: “Os Brutos Também Amam” (Shane).  As opiniões quanto a quem deveria levar o prêmio são divididas, assim como muitos acreditam que Jack Palance, com seu icônico pistoleiro, deveria ter levado a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante. Opiniões a parte, o filme de Zimmerman pode ter envelhecido em alguns aspectos: a cena, hoje ingênua, de Kerr e Lancaster e o ataque a Pearl Harbor, único momento que nos lembramos que o filme se situa antes da entrada dos Estados Unidos na Segunda Grande Guerra.


Trailer:

 


 

Curiosidades:

Deborah Kerr sofria de mal de Parkinson falecendo em 2007, aos 86 anos.

Montgomery Clift faleceu em 1966, aos 45 anos, por complicações de saúde devido a sua dependência ao álcool e às drogas em seu apartamento em Nova York.

Burt Lancaster faleceu, aos 80 anos, em decorrência de um ataque cardíaco.

Donna Reed faleceu, aos 64 anos, em decorrência de um câncer de pâncreas

Borgnine faleceu, aos 95 anos, de falência renal

Frank Sinatra faleceu, aos 82 anos, de ataque cardíaco.

Jack Warden faleceu, aos 85 anos, em decorrência de falência renal e problemas cardíacos

Claude Akins faleceu, aos 75 anos, em decorrência de cãncer de estômago

Se o chefe da Columbia, Harry Cohn, tivesse conseguido o que queria, o filme teria estrelado por Aldo Ray como Prewitt, Robert Mitchum ou Edmond O'Brien como Warden, Rita Hayworth como Karen, Julie Harris como Lorene e Eli Wallach como Maggio.

Montgomery Clift lançou-se no personagem de Prewitt, aprendendo a tocar clarinete e tendo aulas de boxe. Fred Zinnemann disse: "Clift forçou os outros atores a serem muito melhores do que realmente eram. Essa é a única maneira que posso colocar"

Montgomery Clift, Frank Sinatra e o autor James Jones foram muito próximos durante as filmagens, frequentemente embarcando em bebedeiras monumentais. Clift treinou Sinatra sobre como fazer Maggio durante seus momentos mais sóbrios, pelo que Sinatra foi eternamente grato.

Na cena em que Burt Lancaster e Montgomery Clift interpretam bêbados sentados na rua, Clift na verdade estava bêbado, mas Lancaster não.

A MPAA proibiu fotos do famoso beijo apaixonado de Burt Lancaster-Deborah Kerr na praia por serem muito eróticos. Muitas fotos da cena foram diminuídas porque os projecionistas cortavam as molduras para guardar como lembranças.

A cena em que Maggio encontra Prew e Lorene no bar depois que ele sai da guarda, foi na verdade o teste de tela de Frank Sinatra para o papel de Maggio. Para impressionar o diretor Fred Zinnemann, ele fez um improviso usando azeitonas como dados e fingindo jogar dados. A sequência inteira foi mantida como está e usada no filme.

Burt Lancaster estava tão nervoso por atuar ao lado de Montgomery Clift que tremia fisicamente em sua primeira cena juntos

A cena agora clássica entre Burt Lancaster e Deborah Kerr na água corrente na praia não foi escrita para acontecer lá. A ideia de filmar com as ondas batendo neles foi uma inspiração de última hora do diretor Fred Zinnemann.

Os censores exigiram que o maiô de Deborah Kerr apresentasse uma saia em seu desenho para não ser muito sexualmente provocante.

No livro, Karen Holmes revela que a razão pela qual ela não pode ter filhos foi porque seu marido adúltero a infectou com uma doença venérea, o que a levou a ter que fazer uma histerectomia. Naturalmente, isso foi muito picante para os censores de filmes de 1953, então teve que ser moderado.

Ernest Borgnine sempre se gabava para seus amigos de que, se eles fizessem um filme do livro, ele teria um papel. Pouco depois de dizer isso, ele foi chamado para fazer um teste para o filme, onde interpretou Fatso Judson.

A frase do título vem originalmente do poema de Rudyard Kipling de 1892 "Gentlemen-Rankers", sobre soldados do Império Britânico que "perderam [seu] caminho" e foram "amaldiçoados daqui para a eternidade".

A censura na época fez com que a personagem de Donna Reed nunca fosse mencionada como uma prostituta, mas como uma anfitriã de boate.

Frank Sinatra deu a Burt Lancaster e Montgomery Clift o crédito por ajudá-lo a se reerguer dramaticamente para o filme. Antes disso, a maioria dos compromissos de Sinatra no cinema tinha sido em papéis cômicos ou musicais, mas ao trabalhar ao lado de atores tão pesados, Sinatra foi capaz de aprimorar sua arte em novas direções. Na verdade, ele e Lancaster permaneceram amigos pelo resto de suas vidas. Infelizmente, o relacionamento com Clift não foi tão duradouro. Três anos após A um Passo da Eternidade (1953), Clift se envolveu em um acidente de carro que alterou sua vida e exigiu reconstrução facial e o deixou viciado em analgésicos. Isso, somado ao seu alcoolismo, o tornava uma pessoa muito diferente do ator que interpretou Prewitt. Em uma festa organizada por Sinatra, Clift bêbado assediou um dos integrantes do cantor que acabou com ele sendo expulso da festa e negado o acesso a Sinatra e seu círculo íntimo.

Joan Crawford foi convidada a interpretar Karen Holmes, mas quando insistiu em fazer o filme com seu próprio cameraman, o estúdio hesitou. Eles decidiram se arriscar e escalar Deborah Kerr, que estava lutando contra seu estereótipo feminino, para interpretar a esposa militar adúltera que tem um caso com Burt Lancaster. O elenco funcionou e a carreira de Kerr, a partir de então, desfrutou de uma versatilidade nova e mais sexy.

James Jones, que escreveu o romance no qual este filme foi baseado, não gostou do filme, considerando-o muito higienizado.

Há anos circula um boato de que George Reeves, que interpretou o sargento Maylon Stark teve seu papel drasticamente editado depois que o público na pré-estréia o reconheceu no seriado As Aventuras do Super-Homem (1952). De acordo com o diretor Fred Zinnemann, o roteirista Daniel Taradash e o assistente de direção Earl Bellamy, o boato é falso. Cada cena escrita para o personagem de Reeves foi filmada, e cada uma dessas cenas ainda está presente em sua totalidade no filme conforme lançado.

Montgomery Clift disse a amigos que achava que Burt Lancaster era um ator terrível e "um grande saco de vento" (uma atitude talvez alimentada por seu ressentimento por ter que assumir que tinha o segundo maior salário).

Fred Zinnemann insistiu em filmar em preto e branco, pois achava que "a cor faria com que parecesse banal". Ele também evitou o uso de qualquer uma das novas proporções de widescreen.

Na época do lançamento do romance original, ele foi apelidado de "From Here to Obscenity" por causa de seu conteúdo franco e linguagem profana. O livro foi proibido nas bibliotecas dos Estados Unidos por anos.

Montgomery Clift teve muita dificuldade em deixar o personagem Prewitt partir após o término das filmagens e frequentemente aparecia bêbado em bares de Hollywood com seu clarim e suas camisas havaianas.

Burt Lancaster estava nervoso quando começou o filme. A maioria de seus filmes anteriores foram produções bastante leves, e este foi um de seus primeiros papéis "sérios" junto com A Cruz da Minha Vida (1952). Ele ficou especialmente intimidado pela habilidade e intensidade de Montgomery Clift.

Muitos sentiram que Burt Lancaster e Montgomery Clift anularam um ao outro no Oscar com suas indicações de Melhor Ator, deixando o caminho livre para William Holden entrar e ganhar o Oscar por sua atuação em O Inferno Nº 17 (1953).

A Joan Fontaine também foi oferecido o papel de Karen Holmes, mas teve que recusar devido a problemas familiares. Ela se arrependeu e culpou o fracasso de sua carreira ao recusar a oferta.

Gloria Grahame - que fez carreira interpretando prostitutas - foi inicialmente designada para o papel que acabou rendendo um Oscar a Donna Reed.

Fred Zinnemann disse mais tarde que um de seus maiores desafios no filme foi conseguir o melhor desempenho de Montgomery Clift e Frank Sinatra na mesma tomada.

Tyrone Power recusou o papel de Burt Lancaster porque ele estava comprometido com uma peça na época. Columbia tentou mudar de ideia oferecendo a sua esposa Linda Christian o papel de Lorene, mas o ator não mudou de ideia.

Shelley Winters recusou o papel de Lorena / Alma, pois acabava de dar à luz sua filha Vittoria Gassman.

Ronald Reagan e Walter Matthau estavam entre os atores considerados para o papel de Warden

Incluído na lista de 1998 do American Film Institute dos 100 Maiores Filmes Americanos.

Foi indicado ao Oscar em todas as categorias principais: Melhor Filme, Diretor, Ator (duas indicações), Atriz, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante e Roteiro, e venceu em todas, exceto nas categorias de atuação principal.

Foi realizado um filme homônimo para a  TV, em 1979, como piloto de uma série. As estrelas eram William Devane como Warden, Natalie Wood como Karen, Steve Railsback como Prewitt e Roy Thinnes como Holmes. O piloto segue a versão de 1953 muito de perto, exceto por duas cenas. Uma foi a cena da praia em que Wood tem uma cena de nudez (exibida apenas em cinemas no exterior) e Holmes não é forçado a renunciar. No Brasil a Tv Bandeirantes exibiu a serie  nos anos 80 e a Tv Educativa reprisou nos anos 90.

No início do filme, o personagem de Montgomery Clift reclama com um de seus colegas soldados que não entende o sargento Warden, o personagem interpretado por Burt Lancaster. A ironia aqui é que Clift está dialogando com o ator chamado Jack Warden.


Cartazes:












                                                     


George Reeves em As Aventuras do Super-Homem (1952 a 1958)

 

Claude Akins em Xerife Lobo


Jack Warden



Donna Reed em "Dallas"



Filmografia Parcial:

Montgomery Clift (1920–1966)







Rio Vermelho (1948); Perdidos na Tormenta (1948);  Um Lugar ao Sol (1951); A Tortura do Silêncio (1953); Quando a Mulher Erra (1953); A um Passo da Eternidade (1953); A Árvore da Vida (1957); Os Deuses Vencidos (1958); Por um Pouco de Amor (1958); De Repente, no Último Verão (1959); Rio Violento (1960); Os Desajustados (1961); Julgamento em Nuremberg (1961); Freud - Além da Alma (1962); Talvez Seja Melhor Assim (1966)

Frank Sinatra (1915–1998)







Noites de Rumba (1941); Alvorada Dá Alegria (1943); Marujos do Amor (1945); Beijou-me um Bandido (1948); Um Dia em Nova York (1949); Ao Compasso da Vida (1952); A um Passo da Eternidade (1953); A Fonte dos Desejos (1954); Meu Ofício é Matar (1954); Corações Enamorados (1954); Não Serás um Estranho (1955); Armadilha Amorosa (1955); O Homem do Braço de Ouro (1955); Alta Sociedade (1956); A Volta ao Mundo em 80 Dias (1956); Orgulho e Paixão (1957); Só Ficou a Saudade (1958); Deus Sabe Quanto Amei (1958); Onze Homens e um Segredo (1960); A Hora do Diabo (1961); Sob o Domínio do Mal (1962); Robin Hood de Chicago (1964);  Os Bravos Morrem Lutando (1965); O Expresso de Von Ryan (1965); À Sombra de um Gigante (1966); O Serviço Secreto em Ação (1967); A Mulher de Pedra (1968); O Mais Bandido dos Bandidos (1970); O Primeiro Pecado Mortal (1980); Um Rally Muito Louco (1984)

Burt Lancaster” (1913–1994)










O Gavião e a Flecha (1950); O Pirata Sangrento (1952), A Um Passo da Eternidade (1953); O Ultimo Bravo (1954) ; Vera Cruz (1954); A Rosa Tatuada (1955); Trapézio (1956); Sem Lei e Sem Alma (1957); O Leopardo (1963); Aeroporto (1970); Quando os Bravos se Encontram (1971); Oeste Selvagem (1976); O Último Brilho do Crepúsculo (1977); A Ilha do Dr. Moreau (1977); Atlantic City (1980); A Pele (1981); O Casal Osterman (1983); Os Últimos Durões (1986); O Rochedo de Gibraltar (1988);  Campo dos Sonhos (1989).  

Deborah Kerr  (1921–2007)



Major Barbara (1941); O Castelo do Homem Sem Alma (1942); Um Estranho na Escuridão (1946); Narciso Negro (1947); Mercador de Ilusões (1947); Inverno D'Alma (1947); As Minas do Rei Salomão (1950); Quo Vadis (1951); Uma Aventura na Índia (1952); O Prisioneiro de Zenda (1952); Júlio César (1953); A Rainha Virgem (1953); A um Passo da Eternidade (1953); Pelo Amor de Meu Amor (1955); O Rei e Eu (1956); O Céu é Testemunha (1957); Tarde Demais para Esquecer (1957); Vidas Separadas (1958); Crepúsculo Vermelho (1959); O Ídolo de Cristal (1959); A Tortura da Suspeita (1961); Os Inocentes (1961); Corações Feridos (1964); A Noite do Iguana (1964); O Olho do Diabo (1966); Casino Royale (1967); Movidos pelo Ódio (1969); Reencontro em Fairborough (1985); The Assam Garden (1985); Ann and Debbie (1986)

Donna Reed  (1921–1986)







Quem com Ferro Fere (1941); A Sombra dos Acusados (1941); Ao Toque do Clarim (1942); Olhos da Noite (1942);  Comédia Humana (1943); A Filha do Comandante (1943); O Retrato de Dorian Gray (1945); Fomos os Sacrificados (1945); A Felicidade Não se Compra (1946); Código de Honra (1948); Caminhos Sem Fim (1949); O Laço do Carrasco (1952); Corsário dos Sete Mares (1953); A um Passo da Eternidade (1953); Sofrendo da Bola (1953); Três Horas para Matar (1954); A Última Vez que Vi Paris (1954); Aventura Sangrenta (1955); Decisão Amarga (1956); Mombasa, a Selva Negra (1956); A Verdade Dói (1958); Pepe (1960); The Donna Reed Show (1958 a 1966); Deadly Lessons (1983); Dallas (seriado 1984 a 1985)  

Ernest Borgnine (1917– 2012) 







A Um Passo da Eternidade (1953); Johnny Guitar (1954); Demétrio e os Gladiadores (1954); Vera Cruz (1954); Conspiração do Silêncio (1955); Marty (1955); Ao Despertar da Paixão (1956); Vikings, Os Conquistadores (1958); O Rei dos Ladrões (1961); Barrabás (1961); O Vôo do Fênix (1965); Os Doze Condenados (1967); Estação Polar Zebra (1968);  Meu Ódio Será Sua Herança (1969); Calafrio (1971); O Destino do Poseidon (1972); O Imperador do Norte (1973); Domingo Sangrento (1974); Crime e Paixão (1975); Jesus de Nazaré  (Mini-série 1977); O Príncipe e o Mendigo (1977); Comboio (1978); Fuga de Nova York (1981); Benção Mortal (1981); Os Doze Condenados: A Nova Missão (1985); Alice no País das Maravilhas (1985); Águia de Fogo (seriado 1984 -1986); Os Doze Condenados - Missão Mortal (1987); The Dirty Dozen: The Fatal Mission (1988); Punhos de Exterminador (1988); Missão Resgate (1989);  Outlaws: The Legend of O.B. Taggart (1994); As Maravilhas do Mago Merlin (1996); Gattaca - Experiência Genética (1997); Hoover (2000); Whiplash (2002); Blueberry - Desejo de Vingança (2004); Programa Animal (2008); O Código Gênesis (2010); RED: Aposentados e Perigosos (2010); A Viagem do Amor de Natal (2011)

Jack Warden (1920–2006): 







A Um Passo da Eternidade (1953); 12 Homens e uma Sentença (1957); O Aventureiro do Pacífico (1963); Árvore da Solidão (1971); Amor Feito de Ódio (1973); Shampoo (1975); Todos os Homens do Presidente (1976); O Grande Búfalo Branco (1977); O Céu Pode Esperar (1978); Morte Sobre o Nilo (1978); O Campeão (1979); Justiça Para Todos (1979); Muito Além do Jardim (1979); Dramático Reencontro no Poseidon (1979); Amor na Medida Certa (1981); O Veredicto (1982); Alice no País das Maravilhas (1985); Mais Forte Que o Ódio (1988); O Crime Que o Mundo Esqueceu (1990); O Pestinha (1990);  O Pestinha 2 (1991); Sombras do Mal (1992); A Revolta dos Brinquedos (1992); Tiros na Broadway (1994); O Pestinha 3 (1995); Poderosa Afrodite (1995); Em Busca de um Sonho (1999); Virando o Jogo (2000).

Claude Akins (1926–1994)

A um Passo da Eternidade (1953); A Nave da Revolta (1954); Mares Violentos (1955); Batismo de Fogo (1956); Montanhas em Fogo (1956); Os Carrascos do Mar (1956); O Bandoleiro Solitário (1957); Acorrentados (1958); Onde Começa o Inferno (1959); A Canoa Furou (1959); A Lei do Mais Valente (1959); Cavalgada Trágica (1960); O Vento Será Tua Herança (1960); Mortos que Caminham (1962); Os Assassinos (1964); A Marca do Vingador (1966); Pistoleiros sem Alma (1966); A Volta dos Sete Homens (1966); Suplício do Medo (1967); Ouro é o que Ouro Vale (1967); A Brigada do Diabo (1968); O Grande Roubo do Banco (1969); Fúria Audaciosa (1970); Lock, Stock and Barrel (1971); Pânico e Morte na Cidade (1972); Vôo 502: Em Perigo (1972); A Batalha do Planeta dos Macacos (1973); Tentáculos (1977); Assassino a Bordo (1977); Tarântulas (1977); As Aventuras de B.J (seriado 1978 a 1979); Xerife Lobo (seriado 1979 a 1981); Desperate Intruder (1983); Caçada a Claude Dallas (1986); A Maldição - Raízes do Terror (1987); Limite da Violência (1988); O Retorno (1992); A Organização (1992); Twisted Fear (1994)

George Reeves  (1914–1959)







...E o Vento Levou (1939); Regimento Heroico (1940); Três Horas Trágicas (1940); Zona Tórrida (1940); Noites Argentinas (1940); Criador de Campeões (1940); Uma Loira com Açúcar (1941); Mortos que Matam (1941); Sangue e Areia (1941); Lydia (1941); Dois Tiros Silenciosos (1942); Patrulha Fronteiriça (1943); Mineiro Misterioso (1943); Revólveres e Laços (1943);  A Legião Branca (1943); Encontro nos Céus (1944); A Deusa das Selvas (1948); Jim das Selvas (1948); Os Amotinados (1949); Sansão e Dalila (1949); Cavaleiros do Rei Arthur (1949); Superman and the Mole-Men (1951); O Último Baluarte (1952); O Diabo Feito Mulher (1952); Gardênia Azul (1953); A um Passo da Eternidade (1953); No Entardecer da Vida (1953); A Odisseia do Oeste (1956); As Aventuras do Super-Homem (1952 a 1958)


Fontes:

IMDB

Revista Cinemin

Revista Set - Cinema e Video

The Guardian

The New York Times

Jornal do Brasil

Jornal O Globo

Rolling Stones

Guia de Filmes Nova Cultural

1001 Filmes Para se Ver Antes de Morrer


3 comentários:

  1. Boa noite!
    Como sempre,uma ótima resenha,mas o título do filme acima,é A um passo da eternidade!
    Abraço!

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  2. Bom dia Fabiana.
    Você tem toda razão quanto ao título: Assim Caminha a Humanidade (1956) é um filme com James Dean, Elizabeth Taylor e Rock Hudson. Estava dando uma olhada em próximas produções a analisar e lendo algo sobre o referido filme. Havia colocado o título certo, mas, na distração, mudei, imaginando ter digitado errado. Muito obrigado pela observação e já corrigi o título da postagem. Um grande abraço e volte sempre.

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  3. Boa tarde!
    Por nada.E continue postando novas resenhas maravilhosas!
    Abraço!

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