quarta-feira, 7 de junho de 2023

O ÚLTIMO SAMURAI / THE LAST SAMURAI (2003) - ESTADOS UNIDOS / JAPÃO / NOVA ZELÂNDIA

O ANTIGO E O MODERNO EM GUERRA NO JAPÃO

1876. Nathan Algren (Tom Cruise), um outrora herói da Guerra de Secessão (1861-1865) agora se presta a fazer turnês com vendedores ambulantes para vender rifles repetidor Winchester 73. Ao ser despedido por se apresentar bêbado, recebe a oferta do amigo Zebulon Gant (Billy Connolly), com quem servira,  para viajar até o Japão do jovem imperador Meiji (Scichinosuke Nakamura) e treinar um exército com armas modernas que combata samurais fundamentalistas que estão interrompendo a construção de uma ferrovia  e que são classificados como "selvagens com arcos e flechas" ainda que estes acreditem estar apoiando o imperador. Na liderança desse exército está o Coronel Bagley (Tony Goldwyn), que liderara um ataque cruel, na qual Nathan se encontrava, contra mulheres e crianças índias indefesas e que agora é o motivo de seus constantes pesadelos.

Apesar de Nathan alegar que o exército, composto por uma maioria de camponeses, ainda não está pronto para um conflito, interesses econômicos por trás da manobra o obrigam a ir ao campo de batalha. O pequeno exército termina por ser massacrado por experientes samurais e apenas Nathan sobrevive, tendo sua vida poupada pelo líder samurai Ken Watanabe (Katsumoto) que o leva como cativo. Sem condições de fuga, Nathan passará por uma jornada filosófica, espiritual e física que mudará para sempre sua percepção de vida.

Dirigido por Edward Zwick (Tempo de Glória, Lendas da Paixão, Shakespeare Apaixonado, Coragem Sob Fogo, O Dono do Jogo, Diamante de Sangue, Amor e Outras Drogas ...), O Último Samurai se situa próximo aos idos de 1880 durante o início da modernização do Japão e a “Revolta Samurai” de 1877, liderada por Saigo Takamori (samurai e político japonês) e apenas esse aspecto é colocado no filme sendo o restante uma obra de ficção. Dentro deste contexto, temos um roteiro escrito de forma inteligente, atuações com convicção, diálogos bem encaixados e cenas de batalhas emocionantes, montadas de forma inspirada.

O filme centra muito na jornada de Nathan e sua inserção dentro do conflito. O outrora soldado, que vagava perdido em uma existência vazia, agora encontra-se prisioneiro em uma aldeia da qual todos os veem com curiosidade e inimizade (Nathan matara em batalha o segundo em comando e cunhado de Watanabe), mas que aos poucos ganhará o respeito e admiração dos demais. O roteiro acertou em não colocar Nathan como o grande herói do filme, rompendo com a convenção do herói ocidental sempre acima da cultura local, mas um soldado que presenciará o antigo e moderno em guerra, em um Japão abrindo seu país para potências estrangeiras que percebem alta possibilidade de lucro nas transações mercantis, corrompendo altos funcionários japoneses que passam a influenciar as decisões do Imperador Meiji (avô de Hirohito que se rendeu na Segunda Guerra Mundial) que subira ao poder ainda jovem recebendo influências políticas de todos os lados e indeciso para qual rumo deveria levar o seu país.

Ainda que o filme apresente a velha fórmula de um homem atormentado por seu passado que encontrará a redenção, O Último Samurai incorpora outros elementos que prendem o espectador: culturas distintas e valores compartilhados; dois soldados de inúmeras batalhas em que Nathan nada conhece dessa cultura e Watanabe conhece (fala inglês – mas não explica como) e mostra-se fascinado pelas guerras americanas e indígenas. Nesta convivência, percebemos os conceitos de lealdade (em que Nathan se perceberá mudando gradualmente) pessoal acima da lealdade política, ética, honra, sacrifício e uma reflexão sobre tradição versus progresso (armas não eram algo de novo – o filme Yojimbo (1961), passado em 1860, nos revela a presença de um revólver). O uso de diálogos reais em japonês com legendas, em vez de falar inglês com sotaque estrangeiro, mostrou-se uma acertada.

Quanto aos samurais podemos dizer, bem simplificadamente, que foram guerreiros profissionais e integraram a época feudal do Japão, durante o período conhecido como xogunato, entre os século VIII ao XIX (1100 a 1867). Miyamoto Musashi (1584-1645) foi o mais famoso (há um livro bem interessante que li escrito por ele: “O Livro dos Cinco Anéis”, utilizado atualmente no mundo dos negócios). A religião praticada era o budismo. O cabelo comprido era um símbolo de status entre a sociedade japonesa (daí a cena em que desses combatentes tem seu cabelo cortado como forma de humilhação) e usado para prender o capacete firmemente. Buxido ou Bushidō ("caminho do guerreiro") era um código de conduta e modo de vida para os samurais. Seus princípios eram 7: Justiça (GI), Coragem (YUU), Benevolência (JIN), Educação (REI), Sinceridade (MAKOTO), Honra (MEIYO) e Lealdade (CHUUGI). Com a revolução do Imperador Meiji (1867) e com o fim do feudalismo, os samurais perderam importância sendo substituídos por um exército nacional e assim deixaram de existir (as armas de fogo foram também determinantes, não havia mais o combate corpo a corpo). O Último Samurai foi Saigō Takamori (1828 -1877). Ronin era um Samurai Sem Mestre, que não tinha a quem servir. Muitos Ronins passaram a praticar o banditismo ou vender sua espada em troca de dinheiro e comida. Já Gaijin significa "estrangeiro", "não-Japonês", ou "forasteiro".

Quanto ao elenco, Tom Cruise está muito bem como um ocidental conhecendo, aprendendo e praticando os fundamentos da cultura oriental. Seu personagem é inserido como um fio condutor da história, ainda que seja um personagem fictício ficou bem interessante entrando na ação sem ser o herói da ação (nada daqueles estereótipos de que o “O Melhor Ninja é o Ninja Americano”, muito comum nos anos 80 e 90 em filmes de ação). Ken Watanabe esteve ótimo no papel de líder Samurai e garante ótimos momentos em cena. Foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação neste filme. A Atriz Koyuk interpretou Taka, a viúva de um samurai que Nathan matara em batalha, sendo este alojado na casa da jovem viúva onde recebe cuidados de seus ferimentos. A paixão platônica entre ambos ficou bem interessante e evitou inserir um elemento que poderia prejudicar a narrativa do filme. Hiroyuki Sanada, como o guerreiro Ujio, que passa a  treinar Nathan após algumas animosidades, fez carreira nos Estados Unidos em filmes e seriados. Timothy Spall interpreta o fotógrafo e admirador e conhecedor da cultura japonesa. Tony Goldwyn (o vilão de Ghost –Do Outro Lado da Vida) interpretou um oficial que pretende ir até o fim em sua missão e se não hesitará em eliminar Nathan se este se interpor em seu caminho. Billy Connolly interpretou o oficial que convidou Nathan para sua improvável aventura. Masato Harada interpretou Omura, um homem sem escrúpulos que colocou o imperador contra Katsumoto enquanto colheu benefícios financeiros por trazer nações ao Japão e influenciar as decisões do jovem imperador. Shichinosuke Nakamura (em seu único filme americano) interpretou um imperador inseguro que num cabo de guerra impetrado por dois lados deixou-se levar por um destes, sendo que no final consegue sair de sua imobilidade e iniciar seu amadurecimento.  

Indicado a Quatro Oscars, O Último Samurai (no caso, a palavra samurai pode ser interpreta como plural – apesar de haver a escrita “samurais” – o filme Os Sete Samurais de Kurosawa leva o título “The Seven SAMURAI” – portanto a tradução brasileira também poderia ser "Os Últimos Samurais" e que faria mais sentido ao clã de Katsumoto) apresenta uma narrativa em tom épico que, apesar de sua longa duração, em nenhum momento cansará o espectador. O filme apresenta uma inspirada trilha sonora do famoso compositor Hans Zimmer, a bela fotografia de John Toll (Coração Valente, Lendas da Paixão, Além da Linha Vermelha, Vanilla Sky, Homem de Ferro ..), uma direção de arte muito visível em sua eficiência e belas locações no Japão e Nova Zelândia. De um orçamento de 140 Milhões de dólares alcançou renda mundial de 540 milhões. Um filme que vale a pena ser visto.


 

Trailer:

 


 

Curiosidades:

Tom Cruise passou quase dois anos se preparando para este filme, incluindo aulas de esgrima e aulas de japonês.

O ferreiro da aldeia é um ferreiro de verdade. Seu nome é Shoji Yoshihara, irmão de Yoshihara Yoshindo. Shoji é um mestre espadachim de nível "Mukansa", uma das classificações mais altas do Japão.

Embora este filme pareça sugerir que o novo exército do Japão foi treinado pelos americanos, na verdade, foi o Estado-Maior da Prússia que ajudou na modernização do exército do Japão.


Cartazes:




Trilha Sonora:









Kagura-No-Netori - Tokyo Gakuso

 

 

Filmografias Parciais:

Tom Cruise








Amor Sem Fim (1981); Toque de Recolher (1981); Porky 3 (1983); A Lenda (1985); Top Gun: Ases Indomáveis (1986); A Cor do Dinheiro (1986); Cocktail (1988); Rain Man (1988); Nascido em 4 de Julho (1989); Dias de Trovão (1990); Um Sonho Distante (1992); Questão de Honra (1992); A Firma (1993); Entrevista Com o Vampiro (1994); Missão: Impossível (1996); Jerry Maguire: A Grande Virada (1996); De Olhos Bem Fechados (1999); Magnólia (1999); Missão: Impossível 2 (2000); Vanilla Sky (2001); Minority Report: A Nova Lei (2002); O Último Samurai (2003); Colateral (2004); Missão: Impossível 3 (2006); Operação Valquíria (2008); Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (2011); Jack Reacher: O Último Tiro (2012);  Oblivion (2013); No Limite do Amanhã (2014); Missão: Impossível - Nação Secreta (2015); Jack Reacher: Sem Retorno (2016); A Múmia (2017); Feito na América (2017); Missão: Impossível - Efeito Fallout (2018); Missão: Impossível - Acerto de Contas - Parte 1 (2023);  Missão: Impossível 8 (2024); Top Gun: Maverick (2022) 


Ken Watanabe







Bem-Vindo, Mr. McDonald (1997), O Último Samurai (2003), Batman Begins (2005), Memórias de uma Gueixa (2005), Cartas de Iwo Jima (2006), Conspiração Xangai (2010), A Origem (2010), Os Imperdoáveis (2013), Godzilla (2014), Transformers: A Era da Extinção (2014), O Mar de Árvores (2015), Fúria (2016), Transformers: O Último Cavaleiro (2017), Bel Canto (2018), Godzilla II: Rei dos Monstros (2019), Fukushima: Ameaça Nuclear (2020).

 

Koyuk








O Último Samurai (2003),  Genghis Khan - O Imperador do Medo (2007), Caçadores de Vampiros (2009), A Lenda de Kamui (2009) 


Hiroyuki Sanada







Mensagem do Espaço (1978); Portal do Inferno (1981);  A Guerra dos Ninjas (1982);  A Lenda dos Oito Samurais (1983); Missão Vingança (1986); Ring: O Chamado (1998); Ringu 2 (1999); O Último Samurai (2003); Sunshine - Alerta Solar (20007); A Hora do Rush 3 (2007); Speed Racer (2008); Lost (seriado 2010); Wolverine: Imortal (2013); 47 Ronins (2013); Helix (seriado 2014-2015); Sr. Sherlock Holmes (2015); Vida (2017), Vingadores: Ultimato (2019), Minamata (2020), Westworld (seriado 2018-2020), Mortal Kombat (2021), Army of the Dead: Invasão em Las Vegas (2021), Trem-Bala (2022), John Wick 4: Baba Yaga (2023).



Tony Goldwyn








Sexta-Feira 13 Parte 6: Jason Vive (1986); Gaby, uma História Verdadeira (1987); Passaporte Para o Inferno (1989); Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990); Um Tira por Acaso (1992); A Última Palavra (1995);  Aconteceu no Natal (1995); Nixon (1995); O Pacto (1998); O 6º Dia (2000); Uma Rapsódia Americana (2001); O Último Samurai (2003); Desejos & Traições (2005); Pesadelo Americano (2005); A Última Casa (2009); Assassino a Preço Fixo (2011); Divergente (2014); A Série Divergente: Insurgente (2015); O Experimento Belko (2016); Escândalos: Os Bastidores do Poder (seriado 2012 a 2018)

 

Billy Connolly








Absolvição (1978), Ilha dos Malucos (1985), A Volta dos Mosqueteiros (1989), Luta Decisiva (1990), Proposta Indecente (1993), Um Ninja da Pesada (1997), Os Impostores (1998), Ainda Muito Loucos (1998), Santos Justiceiros (1999),  Vítima da Sedução (2000), O Alvo Errado (2001), O Príncipe Encantado (2001), Deixe-me Viver (2002), Linha do Tempo (2003), O Último Samurai (2003), O Bicho Vai Pegar (2006), Arquivo X: Eu Quero Acreditar (2008), Santos Justiceiros II - O Retorno (2009), As Viagens de Gulliver (2010), Valente (2012), O Quarteto (2012), O Que Nós Fizemos no Nosso Feriado (2014), O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre