sexta-feira, 12 de março de 2021

O HOMEM DE SEIS MILHÕES DE DÓLARES / THE SIX MILLION DOLLAR MAN (1973) - ESTADOS UNIDOS

MELHOR... MAIS FORTE ... MAIS RÁPIDO

“Steve Austin, astronauta. Um homem semimorto. Senhores, nós podemos reconstruí-lo. Temos a capacidade técnica para fazer o primeiro homem biônico do mundo. Steve Austin será esse homem. Muito melhor do que era. Melhor... mais forte... mais rápido”. Essa frase familiar a qualquer criança dos anos 70  mostrava as aventuras de um dos heróis mais populares desse período: O Homem de Seis Milhões de Dólares. No Brasil a estreia ocorreu em 22 de março de 1975 pela extinta TV Tupi em horário nobre (nos Estados Unidos a estreia do piloto foi em 07 de março de 1973 pela rede ABC).  Surgido das páginas do livro Cyborg, de Martin Caidin, um episódio piloto foi desenvolvido tendo boa acolhida do público, mas como os produtores possuíam dúvidas quanto ao êxito de uma série foram produzidos mais dois telefilmes (objeto das próximas análises, além dos telefilmes)  que no Brasil levaram os títulos de: “Vinhos, Mulheres e Guerras” (em 29 de março de 1975) e “O Resgate de Um Bilhão” (em 05 de abril de 1975), ambos pela Tv Tupi. Mesmo diante do sucesso dos três filmes a rede ABC ainda tinha suas ressalvas, mas encomendou a produção de uma primeira temporada encarregando o roteirista e produtor Harve Bennett (1930–2015 - dos filmes "Jornada nas Estrelas" II a V, além de séries como Gemini Man e Esquadrão Resgate) de reformular o projeto. 

A série durou entre 1974 a 1978 com 99 episódios em 5 temporadas. E gerou um spin-off de igual sucesso: A  Mulher Biônica, cujo personagem, Jamie Sommers, surgiria no 35º episódio, dividido em duas partes, na segunda temporada e mostraria a ex-tenista profissional e paixão de infância de Steve sofrendo um  acidente de paraquedas e recebendo a inserção de membros biônicos, mas que viria a falecer no final desse episódio. A talentosa atriz Lindsay Vagner conquistou o público que pediu a efetivação de uma série. Já no primeiro episódio da terceira temporada intitulado "A Volta da Mulher Biônica", mostrava que Jamie sobrevivera, mas grande parte de suas memorias desapareceram junto com as lembranças de um relacionamento que tiveram até então. Logo estava aberto caminho para o sucesso e "A Mulher Biônica" ganharia sua própria jornada de sucesso (três temporadas) a partir do episódio "Bem-Vinda ao Lar, Jaime," também dividido em duas partes. Volta e e meia era promovida uma interação com a série-irmã. Em comum Oscar Goldman (Richard Anderson)  como elo principal entre os dois programas. As duas séries terminariam em 1978. 

Voltando a análise do episódio piloto (episódio independente de uma série usada para vender o programa a uma rede de televisão) conhecemos o Coronel Steve Austin, um astronauta civil, que ao realizar um teste de voo para a NASA termina em tragédia. Steve perde o braço direito, o olho esquerdo e as duas pernas. O agente governamental da OSI, Oliver Spencer (Darren McGavin), percebe a oportunidade de por em prática um projeto que aguardava por um voluntário. Só que Steve, muito abalado pelas consequências do acidente, rejeita a ideia de ser transformado em uma aberração, um monstro em suas palavras. Só que termina por aceitar a possibilidade de andar novamente e ter uma vida quase normal sem saber que suas substituições mecânicas ampliariam suas capacidades além de um ser humano normal: seu olho lhe permitiria ver 20 vezes mais que a visão comum, além da visão infravermelha. As pernas lhe permitiam correr a mais de 90 km/h e seu braço possuía uma força descomunal. Mas todo esse financiamento governamental teria um preço.


Neste primeiro exemplar ainda não temos Steve correndo em câmera lenta para identificar a utilização dos biônicos, nem o som característico criado para mostrar Steve em ação. Curiosamente, Steve corre em alta velocidade e é literalmente jogado em uma missão em que está por conta própria. O filme tem um interessante ar de seriedade e nosso herói sofre ferimentos contundentes ao ser baleado e ao sofrer o impacto de uma granada, na tentativa de resgatar um líder árabe preso em algum lugar do oriente médio. Claro que no fim ele salvará o dia e aceitará trabalhar para a OSI como uma forma de executar missões que melhorem o mundo. No segundo e terceiro telefilme da série veremos que Austin é transformado em um agente no estilo 007, mas que (felizmente) na reformulação para a série essa característica seria abandonada e novos elementos surgiriam para montar um personagem que se aproximasse mais do público. O resultado foi um sucesso.

Algumas versões alternativas desse telefilme original foram recriadas, como, por exemplo, uma com o nome de “A Lua e o Deserto” (Moon and the Desert), acrescida de 30 minutos e com a introdução da série, o que ficou muito estranho. Posteriormente os dois telefilmes foram relançados como episódios de duas partes o que confundiu ainda mais os espectadores. Mas nada impediu da série lançar um sem número de produtos como bonecos, lancheiras, pastas, revista em quadrinhos (inclusive no Brasil). Ainda podemos citar a tentativa de criação de dois outros spin-offs: “O Menino Biônico” (não deu certo) e o “Cão Biônico” Max, este último foi parar brevemente na série da Mulher Biônica (dizem que Lee Majors não aceitou sua participação regular na série).  Steve enfrentaria uma sorte de oponentes: robôs, alienígenas, um novo homem biônico (O Homem de 7 Milhões de Dólares) e até o Pé Grande (ou Sasquatch) esse último fez muito sucesso aparecendo outras vezes na série (até da Mulher Biônica). Após o cancelamento das duas séries, a Universal resolveu produzir três telefilmes reunions tendo Richard Anderson como co-produtor nos dois últimos: “O Retorno do Homem de Seis Milhões de Dólares e da Mulher Biônica” (1987), “O Desafio Final” (1989) e “Biônicos Para Sempre?” (1994). O segundo filme tinha a clara intenção de ser um piloto para uma nova série que não aconteceu e trazia uma jovem atriz chamada Sandra Bullock. As críticas aos telefilmes foram mistas, assunto para outras análises. Em 2006 houve uma nova tentativa de lançar o seriado "A Mulher Biônica" com a atriz Michelle Ryan, mas não passou da primeira temporada.

Dirigido por Richard Irving (Exo-Man: O Homem de Aço), o primeiro telefilme do icônico personagem é interessante, mas ainda distante do personagem que conquistaria uma gama de espectadores fieis ao longo dos anos. Uma pena que não lançaram oficialmente o DVD do personagem e da Mulher Biônica. Com certeza ainda há um público esperando por esta e outras séries que nunca chegam por aqui. E que venham com extras, entrevistas, bônus e tudo que este gigantesco mercado brasileiro tanto aguarda e merece.

Abertura brasileira do Seriado:

 


Abertura original do Seriado

Steve Austin, astronaut. A man barely alive. Gentlemen, we can rebuild him. We have the technology. We have the capability to build the world's first bionic man. Steve Austin will be that man. Better than he was before. Better, stronger, faster."


Curiosidades:

Os implantes falhavam sobre o frio intenso.

Bruce Peterson foi um engenheiro aeronáutico americano e piloto de testes da NASA que sobreviveu a um terrível desastre em um avião M2F2 que é o mostrado na abertura da série. Peterson escapou da morte, tendo com uma fratura na mão e uma lesão na pálpebra que lhe custou um olho.

Sempre se especulou que Lee Majors queria colocar sua até então namorada (depois esposa) Farrah Fawccett como a Mulher Biônica. Farrah já havia participado de dois episódios e ficara famosa pela série "As Panteras". A atriz desistiu da série (muito se especulou que por influência de Majors) visando o Cinema e acertou um contrato com a empresa de cosméticos  Maison Fabergé. Posteriormente, se separou do ator em 1979 se divorciando de Majors em 1982 que já se tinha saído da série e se dedicava a filmes. Farrah faleceu em 2009, aos 62 anos, após uma longa batalha contra o câncer. Entre 1979 e 1997 esteve envolvida com o ator Ryan O’Neal da qual tiveram um filho.


Darren McGavin foi o interprete da série Kolchak












Dr Rudy Wells foi interpretado por três atores








Barbara Anderson esteve na série Missão Impossível (1972 a 1973) e no episódio de Jornada nas Estrelas “A Consciência do Rei


Homem de Seis Milhões de Dólares (Bloch - Total de 6 edições)







Propaganda da Revista Bloch











Lee Majors esteve em 1978 em Angra dos Reis para filmar “O Peixe Assassino” (Killer Fish ou Naked Sun) de 1979












Lee Majors participou da série The Big Valley (1965-1969)


Barney Hiller, O Homem de 7 Milhões de Dólares (trecho)


 

Alguns atores / atrizes  que participaram da série:

Chuck Connors (O Homem do Rifle); Stephanie Powers (Casal 20)

Pamela Hensley (Buck Rogers): John Saxon (Operação Dragão com Bruce Lee)










Lee Majors , Richard  Anderson e Lindsay Wagner




 





O livro "Cyborg" de Martin Caiden que originou o personagem

 


Filmografia Parcial:

 Lee Majors







Almas Mortas (1964); ...E o Bravo Ficou Só (1967); The Big Valley (seriado 1965-1969); Weekend of Terror (1970); O Homem de Virgínia (seriado 1970-1971); A Libertação de L. B. Jones (1970); Owen Marshall, Counselor at Law (seriado 1971 -1974); O Homem de Seis Milhões de Dólares (primeiro telefilme 1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: Vinho Mulheres e Guerras (segundo telefilme 1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: O Resgate de um Bilhão (terceiro telefilme 1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares (seriado 1974-1978); A Mulher Biônica (6 episódios 1976); U-2 - Vôo Clandestino (1976); O Viking (1978);  O Peixe Assassino (1979); Agência de Assassinos (1980); Matar ou Morrer 2: O retorno de Will Kane (1980); Rota do Perigo ou S.O.S Starflight (1983); Duro na Queda (seriado 1981-1986); A Volta do Homem de Seis Milhões de Dólares e da Mulher Biônica (1987); Os Fantasmas Contra Atacam (1988); O Desafio Final (1989); Biônicos Para Sempre (1994); Raven - A Volta dos Dragões Negros (1997); Um Adolescente em Apuros (1997); The Protector (1998);  Musketeers Forever (1998); Primary Suspect (2000); Ardendo no Frio (2001); O Grande Mentiroso (2002); Duelo dos Homens Sem Lei (2005); Pai, Filho e um Espírito Louco!! (2006); Os Irmãos Solomon (2007); Me & Lee? (2007);The Adventures of Umbweki (2009); Johnny (2010); Você Acredita? (2015); Toxin: 700 Days Left on Earth (2015); Wild Bill Hickok: Swift Justice (2016); Victory by Submission (2017); Comer, Brincar e Amar (2017); Ash vs Evil Dead (seriado 2016-2018); Narco Sub (2021)

Darren McGavin (1922–2006)








Rainha por um Dia (1951); Quando o Coração Floresce (1955); O Homem do Braço de Ouro (1955); Seu Último Comando (1955);  O Delinquente Delicado (1957); Quadrilha de Assassinos (1958); Mike Hammer (seriado 1958-1959); Riverboat (seriado 1959-1961);  Witchcraft (1961); O Grande Massacre (1965); Missão Marte (1968); The Outsider (1968-1969); Anatomy of a Crime (1969); Desafio na Pista (1970); O Soldado que Declarou a Paz (1970); Pânico e Morte na Cidade (1972); A Força do Mal (1972); Diga Adeus a Maggie Cole (1972); A Noite do Estrangulador (1973); O Homem de Seis Milhões de Dolares (1974); Kolchak e os Demônios da Noite (1974-1975); Aeroporto 77 (1977); Hangar 18 (1980); Pássaro de Fogo (1981); Uma História de Natal (1983); Errol Flynn: O Preço da Fama (1985); Jogo Bruto (1986); Um Tira do Outro Mundo (1988); Operação Nuclear (1990); Capitão América (1990); O Fim do Sonho Americano (1993); Billy Madison, um Herdeiro Bobalhão (1995); Still Waters Burn (2008)

Barbara Anderson








Ironside (1967);  Têmpera de Aço (seriado 1967-1971);  Visions... (1972); Missão Impossível (1972); O Homem de Seis Milhões de Dolares (1973);  Não Tenha Medo da Escuridão (1973); Strange Homecoming (1974); Ameaça no Supersônico (1977); Bonanza: The Next Generation (1988); Investigação Policial (1993) e participação em vários seriados

Martin Balsam (1919–1996)

Sindicato de Ladrões (1954);  12 Homens e uma Sentença (1957); Al Capone (1959); Crepúsculo de uma Paixão (1959); Psicose (1960); Bonequinha de Luxo (1961); Círculo do Medo (1962); Sete Dias de Maio (1964); Harlow: A Vênus Platinada (1965); Basta, Eu Sou a Lei (1969); Ardil 22 (1970); Tora! Tora! Tora! (1970); O Pequeno Grande Homem (1970); O Golpe de John Anderson (1971); O Homem de Seis Milhões de Dolares (1973); Jogo Sujo (1973);  Lembranças... (1973); O Sequestro do Metrô (1974); Assassinato no Expresso Oriente (1974); Todos os Homens do Presidente (1976); Na Trilha da Morte (1976); Pânico na Multidão (1976); Resgate Fantástico (1976); A Sentinela dos Malditos (1977); Cuba (1979);  A Salamandra (1981); Innocent Prey (1984); O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985); Desejo de Matar 3 (1985); Comando Delta (1986); Jogo Perigoso (1986); Operação Suicida (1987); De Volta ao Passado (1987); Cabo do Medo (1991); Natal: Momentos para Sonhar (1996)

Anne Whitfield







O Matador (1950);  A Virgem de Fátima (1952); Natal Branco (1954); Torvelinho de Paixões (1964);  O Xerife da Cidade Explosiva (1970); O Homem de Seis Milhões de Dólares (1973); The Prodigal (1983);  O Último Homem Inocente (1987); A Fortuna de Cookie (1999) e várias participações em seriados.

7 comentários:

  1. Sempre achei divertidíssimo que nos Simpsons a fantasia sexual da Marge era o personagem de Lee Majors. Tinha até a sonoplastis da época, quando ele usava os seu membro biônico. Sem dubiedade, por favor.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Mario Catucci.
    O seriado inspirou muitas outras obras e os biônicos ficaram na cultura pop. Foi, sem dúvida, o grande personagem de Lee Majors, ainda que outra geração tenha assistido "Duro na Queda". Esse telefilme inspirou mais dois até gerar a famosa série e, posteriormente, 3 "reunions" que apresentaram os personagens mais velhos na qual até deram um final a "saga biônica" (em análise. Em breve postarei). Muito se cogitou renovar o personagem e uma sátira com Jim Carrey foi cogitada anos atrás. Atualmente é Mark Walhbergh que se cogita a interpretar o personagem no que seria "O Homem de Um Bilhão de Dólares", mas é um projeto antigo e que não entra em produção. Quanto aos Simpsons não me lembrava desse detalhe, mas é engraçado e interessante. O desenho brincou com muitas séries como Arquivo X e Star Trek. Muito obrigado por mais esse comentário e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Grato pelo retorno, interessante essa informação sobre Mark Walhbergh ( acho que ele nem de longe teria o carisma e integridade que a interpretação de Lee Majors passava ). Eu e meus pais assistiamos aos domingos os episódios que a Globo exibia após o Fantástico e eram ótimos. Espero que minhas crianças tenham uma lembrança assim quando elas forem adultas. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!Sempre vouvi falar do seriado mas nunca tive a curiosade de assistir e nem sabia que existia telefilmes do seriado.Muito boa resenha.
    Ah,me tire uma dúvida,pode haver vários gêneros num filme Só,como por exemplo:romance,ação e drama?Ou precisa ser enquadrado num único gênero que se destaca mais no filme?
    Abraço!






    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Fabiana.
    Houve 3 telefilmes antes do começo oficial da série (para terem certeza que o seriado funcionaria). Após o seu término, junto com a Mulher Biônica, em 1978, os protagonistas seguiram caminhos diferentes fazendo séries e, na maioria, telefilmes até que em 1987 ressurgiu a possibilidade de trazerem de volta, juntos, os dois personagens que fizeram tanto sucesso. Lançaram mais 3 telefilmes, um da qual tinha a jovem Sandra Bullock. Trarei as análise de todos eles, pois volta e meia me solicitam.
    Quanto a questão de haver vários gêneros em um filme, pode sim. Os antigos guias de filmes colocavam apenas uma categoria para facilitar quem lia, mas as revistas especializadas categorizavam o filme em mais de um gênero como: thriller / suspense; terror / suspense; drama / ação / suspense. Muitos "reclassificam", como: comédia + drama = comédia dramática ; drama + cristianismo = drama cristão; comédia + romance = comédia romântica ; drama + romance = drama romântico (essas junções eram muito usadas nas sinopses de tvs dos jornais). Por exemplo, no "Livro do Cinema" Blade Runner está como ficção científica / suspense; Tubarão como aventura / ação. Logo, essas nomenclaturas são usadas sim, mas nem sempre concordaremos ao lê-las, pois vai daquele que as assiste. Um exemplo seria o próprio Tubarão que, no cinema, foi assustador. Para muita gente não seria "aventura". Eu, por exemplo, fiz uma subdivisão própria para facilitar a visualização e usei também algumas nomenclaturas comuns. Espero que tenha ajudado. Um grande abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  6. De nada Fabiana.
    Apenas para completar que as informações acima, sobre quanto a criar categorias para um filme, se baseiam em décadas de leituras de sinopses de livros, jornais, guias e revistas especializadas, ou seja, dentro daquilo que pude observar e constatar. Não saberia lhe dizer se existe um modo oficial quanto a publicação, mas como são publicações oficiais que se distinguem, em como publicam essas divisões em suas análises, entendo como perfeitamente normal que se possa dividir um filme em categorias ou subcategorias distintas. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre