domingo, 7 de janeiro de 2024

O PEQUENO GRANDE HOMEM / BIG LITTLE MAN (1970) - ESTADOS UNIDOS

SE VOCÊ ESTIVESSE LEVANDO A SÉRIO AS MINHAS BRINCADEIRAS DE DIZER VERDADES, VOCÊ TERIA OUVIDO MUITAS VERDADES QUE INSISTO EM DIZER BRINCANDO. (CHARLES CHAPLIN)

1970. Em um leito de hospital está Jack Crabb (Dustin Hoffmann), um homem de 121 anos, último remanescente do massacre ocorrido em Little Big Horn, que narra para um jornalista (William Hickey) uma história insólita: a história de sua vida. E esta começa aos 10 anos quando a caravana de colonos que seguia com sua família foi emboscada e massacrada por índios Pawnee restando apenas o pequeno Jack (Ray Dimas) e sua irmã mais velha Caroline que terminam sendo resgatados e levados por um índio Cheyenne para o seu acampamento.

Jack (Alan Howard) cresce, recebendo educação Cheyenne, aprendendo sua língua, costumes e sendo tratado como igual. Em um ato de bravura recebe o nome de “Pequeno Grande Homem” por seu avô adotivo, o grande chefe "Velha Pele Curtida" (Chefe Dan George). Em um conflito contra soldados confederados de uma cavalaria, Jack (Dustin Hoffman) termina por ser capturado e revela ser um homem branco, o que salva sua vida e o leva de volta a civilização atravessando várias fases de sua vida, incluindo um retorno à aldeia em que viveu. Jack se revelará um homem pressionado entre duas culturas: uma cujos valores não compartilha e outra que o mostra como um ser humano de virtudes integrado com a natureza.


Para muitos críticos e historiadores O Pequeno Grande Homem foi um grande divisor de águas, uma mudança de paradigma, no que diz respeito a representação do índio norte-americano (houve outros filmes antes, mas não tão centrado neste aspecto), ao revisitar os velhos mitos do Velho Oeste e os colocar sob a nova perspectiva dos anos 70, rompendo com uma parte do chamado sonho americano que consistia na aceitação da história como sempre foi contada, desmitificando assim um capítulo chave da história americana: a batalha de Little Big Horn, levando o espectador a considerar com suspeição todos os outros capítulos dessa história e seus reflexos pálidos e distorcidos de personagens criados pela mitologia do Oeste americano.

O diretor Arthur Penn, trabalhando com o romancista Clader Willingham, na adaptação do romance de Thomas Berger, se inspirou em parte na longa entrevista que seu personagem concedeu no fim da vida ao historiador Ralph Fledding Shell (em 1952). Penn não se prendeu à fidelidade histórica, optando por contá-la na visão dos vencidos, dos derrotados, daqueles que que tiveram sua civilização destruída, com a chegada do progresso, por homens ditos civilizados que, na verdade, trouxeram a incivilização para o Ocidente, ao mesmo tempo que procurou desmitificar esses heróis de “pés de barro” que Hollywood ajudou a mistificar na pele do cowboy que era visto como um herói da nação, construtor da identidade vitoriosa e conquistadora da América. E muitas vezes, a maneira mais eficaz de deixar claro um ponto de vista é tingi-lo com humor. Mas o diretor levou a sério o desaparecimento da raça (de “seres humanos”, como os Cheyennes se auto denominam – para se refletir). Nesse ponto é que o roteiro se mostra muito rico em personagens e situações. A narrativa, em formato circular, trazendo personagens de volta em momentos chaves, foi algo bem inspirador para o filme. 

Essa revisão da história, contada de “baixo para cima” (a história sempre foi escrita pelos homens brancos, os beneficiados dos eventos), inverte acertadamente os papéis, nos revelando os “casacas azuis” como os verdadeiros "selvagens": assassinos de homens, mulheres, crianças e idosos nativos americanos ... nações inteiras dizimadas (se quiserem aprender mais leiam o livro “Enterrem meu Coração na Curva do Rio”) e os índios como defensores de valores e de seus lares. Tudo que até então conhecemos foram apenas histórias para justificar o colonizador frente ao colonizado? Não por acaso, muitos viram no exército do General Custer uma crítica bem camuflada à Guerra do Vietnã (os “casacas azuis” representariam o exército americano nos anos 70) que vinha ocorrendo na época, na qual, inclusive, uma das mulheres de Jack  é interpretada não por uma atriz nativo americana, mas por uma atriz asiática.


E a saga do nosso anti-herói americano (não é alto, forte, destemido, ou capaz de incríveis façanhas) o mostra como um guerreiro cheyenne; pupilo de um pastor fervoroso (que possui uma esposa nada religiosa); pistoleiro medroso e perplexo; honesto comerciante (que foi enganado e faliu); tratador de mulas; guia de cavalaria; vagabundo; etílico; eremita e corresponsável pela morte de Custer e seus comandados, se torna fascinante aos olhos do espectador e nem sua grande metragem (2h19min) faz com que o filme caia no marasmo muito em parte devido a grande interpretação de seu elenco.

Falando no elenco, Dustin Hoffman (que vinha de Perdidos na Noite -1969) foi a força motriz do filme, seja como um jovem adulto (é apenas 4 anos mais velho que Faye Dunaway) ou como o idoso de 121 anos (em uma máscara de látex de 14 peças que levava 5 horas por dia para ser aplicada), sua atuação foi merecedora de elogios. Faye Dunaway (que trabalhara com o diretor Penn três anos antes em "Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas"), como Mrs. Pendrake, fez a puritana mulher do pastor protestante, mas em nada presa à fé. Já o ator “Chief Dan George” teve grande participação como o chefe da tribo que passa grande sabedoria e cujas visões intrigam “O Pequeno Grande Homem”. Merecidamente foi indicado ao Oscar de melhor Ator Coadjuvante (perdeu para John Mills por "A Filha de Ryan"). Richard Mulligan interpretou talvez o único personagem verossímil dessa história, o General Custer: o mais violento nas guerras contra os nativos americanos, mas elevado à categoria de mito americano e mito da conquista do Oeste. Seu personagem apresenta tudo de ruim: megalomaníaco, egocêntrico, avesso a críticas, cruel, intolerante, racista, meio imbecil em suas atitudes, com personalidade psicótica,  movido a aspirações do poder ... até narcisista, observem a cena em que Custer está sentado em sua tenda, em frente a um espelho, aparando o bigode: como um ator, em seu camarim, retocando a maquiagem (uma analogia de que Custer interpretava um personagem, era um ator). Jeff Corey interpretou Wild Bill Hickok,  uma figura lendária do Velho Oeste, homem da lei e pistoleiro, cujo fim condiz com o que foi mostrado no filme. A chinesa Aimee Eccles interpretou a jovem Sunshine, uma das esposas de Jack. Kelly Jean Peters interpretou a primeira esposa de Jack, Olga, cujo personagem principal descobre seu destino mais tarde. Thayer David interpretou o Reverendo Pendrake, um homem que aparenta dirigir sua religiosidade somente para os seus pares possuindo preconceito, sendo racista e pregando o extermínio dos nativos americanos. Martin Balsam interpretou Merriweather, um golpista que sempre se dá mal e toda vez que cruza com Jack está sem uma parte de seu corpo. Carole Androsky fez a irmã adulta de Jack. A atriz Annette O'Toole estreou em uma ponta como uma transeunte.  Cal Bellini fez um índio bem diferente.

 


O Pequeno Grande Homem põe por terra o conceito do heroico homem branco, dito civilizado, que defende suas terras contra o pele-vermelha dito selvagem e nos revela os povos indígenas sendo implacavelmente massacrados. Jack Crabb não é um herói no sentido épico, é um herói gerado pelas circunstâncias, no qual ele é mais testemunha do que protagonista. Com uma narrativa que vai do humorístico ao trágico, o diretor planta a semente da dúvida a respeito da “história oficial” no espectador. Um filme com toques de western, drama e comédia sendo mais difícil de enquadrá-lo nas definições clássicas do gênero e que pode ser entendido como uma tentativa de fixar a identidade da cultura americana através de um personagem "sui generis" e espremido entre duas raças.

 

 Trailer




Curiosidades:

Rodado em Montana, Califórnia e Canadá

Estreou nos cinemas brasileiros em janeiro de 1972

O papel de do chefe Old Lodge Skins foi inicialmente oferecido a Marlon Brando, que recusou. Outras fontes afirmam que a primeira escolha de Arthur Penn para o papel foi Laurence Olivier. Quando não deu certo, o ator Richard Boone foi escalado para o papel. Boone desistiu no último minuto, o chefe Dan George recebeu o papel e ganhou uma indicação ao Oscar.

"Little Big Man" era o nome de uma figura histórica real. Ele era um nativo americano, um Oglala Lakota, um guerreiro destemido e respeitado que lutou e era rival de Crazy Horse. Ele também lutou na Batalha de Little Big Horn, uma batalha retratada neste filme.

Para obter a voz rouca de Jack, de 121 anos, Dustin Hoffman sentou-se em seu camarim e gritou a plenos pulmões por uma hora.

O chefe Dan George se tornou o primeiro nativo americano a receber uma indicação ao Oscar.

Conforme reconhecido no filme, os nomes escolhidos por muitas tribos nativas americanas são simplesmente traduzidos como "os seres humanos", levando a dificuldades inevitáveis ​​na tradução e interpretação de certos ditos em suas línguas.

Dustin Hoffman foi colocado no Livro Guinness de Recordes Mundiais como "Maior faixa etária retratada por um ator de cinema" por interpretar o personagem Jack Crabb dos dez aos cento e vinte e um anos.

O dublê Gary Combs perdeu um olho durante a produção.

A frase do chefe Old Lodge Skins "Hoje é um bom dia para morrer" foi adotada pelo universo Star Trek como um bordão Klingon.

A maquiagem usada no filme foi considerada um marco na época, representando uma nova forma de fazer as coisas com aparelhos de látex translúcido e esculpido, estabelecendo um padrão que ainda hoje é usado.

Aimee Eccles, que interpretou a esposa Cheyenne de Little Big Man, Sunshine, é na verdade descendente de chineses. Este foi um elenco deliberado por parte de Arthur Penn, que, quando questionado sobre isso, disse: "Digamos que ela NÃO deveria ser vietnamita!" , reforçando a visão de muitos críticos de que o filme era, em parte, uma declaração alegórica sobre o Vietnã.


Cartaz:











Filmografias: 

Dustin Hoffman






Um Tigre de Alcova (1967), A Primeira Noite de um Homem (1967), Os Milhões de Madigan (1968), Perdidos na Noite (1969), John & Mary (1969), O Pequeno Grande Homem (1970), O Inimigo Oculto (1971), Sob o Domínio do Medo (1971), Papillon (1973), Lenny (1974), Todos os Homens do Presidente (1976), Maratona da Morte (1976), Liberdade Condicional (1978), O Mistério de Agatha (1979), Kramer vs. Kramer (1979), Tootsie (1982), A Morte de um Caixeiro-Viajante (1985), Ishtar (1987), Rain Man (1988), Negócios de Família (1989), Dick Tracy (1990), Billy Bathgate, o Mundo a seus Pés (1991), Hook, a Volta do Capitão Gancho (1991), Herói por Acidente (1992), Epidemia (1995), Sleepers: A Vingança Adormecida (1996), O Quarto Poder (1997), Mera Coincidência (1997), Esfera (1998), Joana D'Arc (1999), O Júri (2003), Em Busca da Terra do Nunca (2004), Huckabees: A Vida é uma Comédia (2004), Entrando numa Fria Maior Ainda (2004), Deu Zebra! (2005), Perfume: A História de um Assassino (2006), Mais Estranho que a Ficção (2006), O Amor Não Tira Férias (2006), Tinha Que Ser Você (2008), A Minha Versão do Amor (2010), Entrando numa Fria Maior Ainda com a Família (2010), O Coro (2014), Trocando os Pés (2014), Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe (2017), O Labirinto (2019), Sam & Kate (2022)


Faye Dunaway






Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas (1967); Crown, o Magnífico (1968); Movidos pelo Ódio (1969); O Pequeno Grande Homem (1970); Os Três Mosqueteiros (1973); Chinatown (1974); Os Quatro Mosqueteiros - A Vingança de Milady (1974); After the Fall (1974); Inferno na Torre (1974); Três Dias do Condor (1975); Rede de Intrigas (1976); O Desaparecimento de Aimee (1976); A Viagem dos Condenados (1976); Os Olhos de Laura Mars (1978); O Campeão (1979); O Primeiro Pecado Mortal (1980); Mamãezinha Querida (1981); A Perversa (1983); Supergirl (1984); As Damas de Beverly Hills (1986); Casanova, O Maior Amante de Todos os Tempos (1987); Barfly: Condenados pelo Vício (1987); O Segredo de um Homem (1988); Vivendo na América (1989); Testemunha Solitária (1990); Arizona Dream: Um Sonho Americano (1993); Ambição Fatal (1993); Don Juan DeMarco (1994); Uma Dose de Esperança (1995); Questão de Sensibilidade (1996); Thomas Crown, a Arte do Crime (1999); Joana D'Arc (1999);  Caminho sem Volta (2000); Regras da Atração (2002); O Assassino do Presidente (2003); O Padrinho (2004); Hackers - Ladrões de Vida (2007); A Family Thanksgiving (2010); Em Defesa de Cristo (2017); Desejo Inconcebível (2017); The American Connection (2021).


Chief Dan George (1899-1981)






O Pequeno Grande Homem (1970), Cancel My Reservation (1972), Alien Thunder (1974), O Urso e Eu (1974), Harry, o Amigo de Tonto (1974), Josey Wales, o Fora da Lei (1976), Vingança do Além (1976), Spirit of the Wind (1979), A Ocasião faz o Herói (1980)


Richard Mulligan (1932-2000)






20 Quilos de Confusão (1962), O Preço de um Prazer (1963), O Grupo (1966), Jamais Foram Vencidos (1969), O Pequeno Grande Homem (1970), Harvey (1972), O Mistério dos Anjos (1973), As Incríveis Peripécias do Ônibus Atômico (1976), Scavenger Hunt (1979), S.O.B. Nos Bastidores de Hollywood (1981), A Trilha da Pantera Cor-de-Rosa (1982), Malibu - Sonho de Verão (1983), O Outro Lado do Amor (1984), Almôndegas 2 (1984), Minhas Duas Mulheres (1984), As Aventuras de um Anjo (1985), Uma Tremenda Confusão (1986), A Rainha do Poquer (1987), Guess Who's Coming for Christmas? (1990), Gente Fina é Outra Coisa (1996), O Melhor Amigo do Cão (1997).


Jeff Corey (1914-2002)






Vaqueiro Solitário (1942), Sepultura Vazia (1942), Pesadelo da Família (1942), Antes Tarde do que Nunca (1942), Minha Amiga Flicka (1943), Uma Aventura na Noite (1946), Brutalidade (1947), Meu Revólver é Lei (1947), Demônio Dourado (1948), O Naufrágio do Hesperus (1948), Joana D'Arc (1948), O Rasto da Bruxa Vermelha (1948), Esconderijo (1949), Almas Abandonadas (1949), Viagem Sangrenta (1949), Tesouro do Bandoleiro (1950), Audácia dos Fortes (1950), Peles Vermelhas (1950), Cinzas ao Vento (1950), Horas Intermináveis (1951), Resistência Heroica (1951), O Príncipe Ladrão (1951), A Dama Enjaulada (1964), A Mesa do Diabo (1965), A Sangue Frio (1967), O Homem Que Odiava as Mulheres (1968), Bravura Indômita (1969), Butch Cassidy (1969), De Volta ao Planeta dos Macacos (1970), Noite Sem Fim (1970), O Pequeno Grande Homem (1970), O Parceiro do Diabo (1971), O Tigre de Papel (1975), Almas Malditas (1975), O Último Magnata (1976), A Maldição da Viúva Negra (1977), Alguém Lá em Cima Gosta de Mim (1977), A Juventude de Butch Cassidy (1979), Mercenários das Galáxias (1980), A Espada e os Bárbaros (1982), Criador (1985), Fúria por Viver (1985), Guerra de Paixões (1990), Alta Tensão (1990), Ruby Cairo (1992), Beethoven 2 (1993), A Cor da Noite (1994)


Aimee Eccles






O Pequeno Grande Homem (1970), Garotas Lindas aos Montes (1971), A Vingança de Ulzana (1972), Marco (1973), A Taberna do Inferno (1978), Confidências de uma Prisioneira Americana (1982), A Linha do Amor (1984), O Defensor Humanóide (1985)


Kelly Jean Peters






Eu Te Verei no Inferno, Querida (1966), Somente na Quarta-Feira (1966), Tudo em família (1971), O Pequeno Grande Homem (1970), Meu Nome é Jim Kane (1972), Meu Pai, Meu Amigo (1973), Fúria no Sangue (1973), Quando as Águias se Encontram (1975), A Poção Mágica (1980), Morte Suspeita (1981), Confusão de Dois Amores (1982), Poltergeist II: O Outro Lado (1986), Procura-se uma Noiva (1999)

Thayer David (1927–1978)






Assassino Público Número Um (1957); Amar e Morrer (1958); Abutres do Mar (1958); Viagem ao Centro da Terra (1959); A História de Ruth (1960); Family Classics: The Three Musketeers (1960); Nas Sombras da Noite (1970); O Pequeno Grande Homem (1970); Maldição das Sombras (1971); O Lobisomem de Washington (1973); Escalado para Morrer (1975); O Golpe de Sorte (1975); Adivinhe Quem vem para Roubar (1977); Homem-Aranha (1977);  Um Viúvo Trapalhão (1978)


Martin Balsam (1919-1996)






12 Homens e uma Sentença (1957); Al Capone (1959); Crepúsculo de uma Paixão (1959); Psicose (1960); Bonequinha de Luxo (1961); Círculo do Medo (1962); Sete Dias de Maio (1964); Harlow: A Vênus Platinada (1965); Uma Garota Avançada (1969); Basta, Eu Sou a Lei (1969); Ardil 22 (1970); Tora! Tora! Tora! (1970); O Pequeno Grande Homem (1970); Confissões de um Comissário de Polícia (1971); O Golpe de John Anderson (1971); Night of Terror (1972); O Homem de Seis Milhões de Dólares (1973); Jogo Sujo (1973); O Sequestro do Metrô (1974); Assassinato no Expresso Oriente (1974); Pânico na Multidão (1976); Resgate Fantástico (1976); A Sentinela dos Malditos (1977); A Captura do Carrasco (1979); A Salamandra (1981); O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985); Desejo de Matar 3 (1985); Comando Delta (1986); Investigações Proibidas (1987); De Volta ao Passado (1987);   Dois Olhos Satânicos (1990); Cabo do Medo (1991); Natal: Momentos para Sonhar (1996)


Carole Androsky






Funnyman (1967), O Pequeno Grande Homem (1970), The All-American Boy (1973), I Never Promised You a Rose Garden (1977), A Droga Maldita (1981), Depois de Sexta 13 (1981), Pagando Pecados (1991), Um Dia de Fúria (1993), The Wonders: O Sonho Não Acabou! (1996), O Inferno de Dante (1997), Bilhete Premiado (2000), Finais Felizes (2005), A Feiticeira (2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre