terça-feira, 20 de junho de 2023

12 HOMENS E UMA SENTENÇA - 12 ANGRY MEN (1954) - ESTADOS UNIDOS

 

PRIMEIRA VERSÃO 

Um jovem de 19 anos é acusado de matar o pai. O juiz solicita aos jurados que se reúnam e deem um veredito. Se houver uma dúvida razoável em suas mentes, o acusado deve ser considerado inocente. E o veredicto deve ser unânime tanto para culpado como para inocente. Doze jurados se reunirão na sala 208 e estabelecerão um consenso.

Para a maioria dos jurados, o caso é bem claro: mediante ao que lhes foi apresentado, o jovem é culpado e a decisão deverá ser rápida. Alguns jurados demonstram impaciência e vontade de terminarem e irem para suas casas. Uma votação é aberta: onze jurados consideram o jovem como tendo praticado o crime, mas o jurado número 08 (Robert Cummings) vota como “não culpado”, para o desagrado dos demais. O jurado 08 demonstra ter uma dúvida razoável expondo seus argumentos que nem todos parecem concordar. O jurado número 01 (Norman Fell), que preside os trabalhos e solicitara que cada jurado sentasse de acordo com sua posição no júri (de 01 a 12), aconselha que cada um exponha seus motivos pela qual o réu seria culpado. Quando o jurado número 08 solicita uma nova votação secreta o inesperado acontece: um segundo jurado vota “não culpado”. Uma discussão se inicia onde cada um dos votantes mostrará motivações por trás de suas posições.

Twelve Angry Men foi uma produção levada pela rede americana CBS através da série Studio One, uma série de televisão dramática americana que foi adaptada de uma série de rádio. O episódio (temporada 7, episódio 1) recebeu três “Emmy Award” (o Oscar da televisão): Melhor Escrita Dramática, Melhor Direção e Melhor Atuação individual para Cummings. Reginald Rose (1920 - 2002), o autor, já tinha conseguido que um de seus roteiros fosse transposto através da mesma Studio One: "Bus to Nowhere" (1951), mas foi a versão cinematográfica, três anos depois, que lhe trouxe verdadeiro sucesso. A ideia surgiu a partir de sua própria experiência como jurado em um caso de homicídio com discussões calorosas por oito horas. Desse caso surgiria um novo roteiro que se transformaria no famoso filme homônimo levado para o cinema e que se tornaria um clássico e lhe daria uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro. No Brasil, a produção cinematográfica seria conhecida como “12 Homens e uma Sentença” com diversas releituras ao longo dos anos de forma direta ou disfarçada. Essa produção de 1954 ficou anos perdida, tendo apenas 30 minutos do programa. Em 2003, em um golpe de sorte, foi localizada uma cópia completa, sendo restaurada e que hoje pode ser vista no YouTube (com legendas automáticas para português). 

Nesta primeira versão de 12 Homens e uma Sentença podemos perceber que muito do que foi levado ao cinema já se encontrava nesta produção, mas há algumas discrepâncias que podem ser percebidas: a duração de apenas uma hora (com comerciais da Westinghouse patrocinando) para se encaixar no formato da televisão. Ainda que a metragem seja menor, o diretor Franklin J. Schaffner (1920-1989), Oscar por “Patton, Rebelde ou Herói?” (1970) e diretor de filmes como “O Planeta dos Macacos” (1968) e “Meninos do Brasil’ (1978) conseguiu uma dinâmica que deu um ótimo resultado a produção lembrando que, ao contrário das demais versões, esta foi apresentada ao vivo, limitando certos recursos de câmera e colocando um enorme peso no elenco que teve que decorar todas as falas e dramatizá-las frente aos espectadores, sem chance de regravação. Esse formato de “teatro televisivo” também chegou a ao Brasil com alguns programas sendo exibidos nos primórdios das tevês brasileiras.  Outro aspecto a ser notado é que alguns personagens não puderam ser desenvolvidos como veríamos: o jurado número 1 é menos atuante e menos tolerável; não há a figura do publicitário, vistas nas versões de 1957 e 1997 (ficarei nessas duas versões, mas citarei outras em análises que se seguirão). Aqui o personagem de Larkin Ford, nº 12, se mostra mais sério e pouco participativo na estória. O Jurado nº 6 (Bart Burns) também tem pouco desenvolvimento e o Jurado nº 7 (Paul Hartman) também não teve tanto destaque frente ao ator Jack Warden (da versão de 1957).

Há aspectos também interessantes nesta versão que não foram incorporadas nas outras duas versões (1957 e 1997), assim como outros aspectos que foram aprimorados ou suprimidos: não há a cena de cogitarem deixar o julgamento para outro grupo; aqui o garoto viveu num reformatório, roubou um carro e já havia esfaqueado uma pessoa; o jurado nº 4 (Walter Abel) cita que o jovem foi acusado de apagar as digitais da arma; há uma diferença quando nº 5 (Lee Philips) é acusado de ter mudado o voto, ele apenas fica atônito e o consequente pedido de desculpas não tem o impacto das outras duas versões; há uma mudança significativa no momento do jogo da velha com o nº 8 entrando com sua teoria a partir de um insight (um lampejo); o jurado nº 2, o idoso, cita que o senhor que depôs andava com a ajuda de duas bengalas e diz saber por experiência o que é ser ignorado, nas outras versões seu discurso sobre etarismo fica subtendido; há um erro corrigido nas versões posteriores: o gráfico feito do prédio onde reside o jovem e o idoso é mostrado aos jurados pelo nº 8, porém em certa altura o espectador não o vê, depois a representação pelo nº 8 é de um idoso caminhando com duas bengalas, similar ao atual andador, essa cena muda nas 3 versões e os segundos percorridos são menores aqui: 28; na cena da exemplificação da punhalada, o jurado nº 8 se assusta enquanto o personagem interpretado por Henry Fonda (1957) está sério e o de Jack Lemon (1997) mostra-se relaxado e há uma mudança na cena da faca: é nº 8 quem pega a faca / canivete e aciona por achar estranho até que o jurado nº 5 entra em cena  explica como se esfaqueia, mas a tomada de câmera não mostra ao espectador (ou preferiram não mostrar); as tomadas de câmeras, até pelas restrições de ser ao vivo, são mais estáticas; a questão da abordagem do óculos é totalmente diferente e a mulher que depôs usava bifocais com lentes grossas (lembrando que nenhuma cena de tribunal ou depoimentos são mostradas nas três versões, tudo é construindo na mente do espectador a partir das conversas dos jurados na sala), e a cena crucial: SPOILER SOBRE O FINAL: SE AINDA NÃO ASSISTIU, NÃO LEIA: a cena perto do final do Jurado nº 3 (Franchot Tone) interpretada por Lee J. Cobb (em 1957) e George C. Scott (em 1997) é bem diferente, com diálogos de alguns jurados, e a sua verdadeira motivação não é dita, o que quebrou o clímax do filme, ele apenas desistiu por estar sozinho. Na cena final há um diálogo entre Jurado nº 3 e nº 8. E, ainda na sala, após todos saírem, o nº 3 demostra sua frustração e fúria com o nº 8 de modo direto (uma cena bem interessante e de impacto) que não precisa de palavras, a impressão deixada é que o nº 3" sabia muito bem manejar um canivete afinal e, em outra situação, poderia também cometer um assassinato. FIM DO SPOLIER FINAL 

Quanto ao elenco, Robert Cummings (1910-1990) foi indicado cinco vezes ao Emmy e ganhou por este telefilme. Fez um jurado nº 8, o protagonista, mais nervoso, mas manteve a essência. Norman Fell (1924-1998 - assinando aqui  como "Norman Feld"), o jurado nº 1, condutor dos trabalhos, esteve menos atuante em cena. John Beal (1909-1997), jurado nº 2, fez participação em várias séries. Seu último filme foi “A Firma” (1993). Franchot Tone (1905-1968), jurado nº 3, esteve muito bem como o grande antagonista. Foi indicado ao Oscar de melhor Ator Coadjuvante por “O Grande Motim” (1936). Seu papel seria muito bem interpretado por dois “pesos pesados” da atuação: Lee J. Cobb (em 1957) George C. Scott (1997). Walter Abel (1898-1987), o jurado nº 4, dividiu sua carreira entre filmes e series. Aqui fez um homem metódico preso a análises e fatos para embasar suas opiniões. Lee Philips (1927-1999), jurado nº 5, o personagem que cresceu em um bairro pobre, foi indicado a dois Emmy, um deles por sua participação em um dos episódios de “Os Waltons”. Bart Burns (1918-2007), jurado nº 6, o trabalhador, dividiu-se entre filmes, telefilmes e seriados. Não teve tanto destaque em cena. Paul Hartman (1904-1973), o jurado nº 7, não teve o mesmo destaque de Jack Warden (1957).   Joseph Sweeney (1884-1963), o jurado nº 9 foi escalado para a versão cinematográfica de 1957 repetindo seu papel, mas com um diálogo menos explícito em um determinado momento. Edward Arnold (1890-1956), o jurado nº 10, um homem amargurado e raivoso foi outro papel de destaque na estória e foi interpretado respectivamente por Ed Begley (em 1957) bem inspirado e Mykelti Williamson (em 1997). George Voskovec (1905-1981), o jurado nº 11, também repetiu seu personagem na versão de 1957 e a exemplo de Joseph Sweeney teve atuação superior na versão levadas às telas. Larkin Ford (1920-2007 - assinando aqui como "Will West"), o jurado nº 12 foi subutilizado tendo as atuações de Roberto Webber (1957) e William Petersen (1997) superiores. Vincent Gardenia ("Goldie e o Pugilista") faz uma rápida participação como oficial de justiça. 


Esta versão de 12 Homens em uma Sentença, apesar de suas limitações, como ser filmada em um estúdio de tevê, ter metragem reduzida e ser realizada ao vivo é muito bem realizada ainda que  nem todos os atores tenham um desenvolvimento mais homogêneo como em suas versões posteriores mais famosas. Vale muito a pena ser vista e comparada com as versões de 1957 e 1997 (nas duas próximas análises citarei outras versões) até por esta ser considerada “o esqueleto” de tudo o que foi feito. Uma obra com bons atores e uma direção competente.

 

O filme no YouTube

 


 

Filmografias Parciais

 Robert Cummings (08)







Filhos do Deserto (1933),  Noivado na Guerra (1935),  Cumpra-se a Lei (1935), Armadilha Perfumada (1936), Patrulha Aérea (1936), O Dedo Acusador (1936), Fugitiva a Bordo (1936), Almas no Mar (1937), A Heroína do Texas (1938), Torturas de uma Alma (1939), O Diabo e a Mulher (1941), Sob o Luar de Miami (1941), Sabotador (1942), Duelo Romântico (1946), Somente o Céu Sabe (1947), Sonha, Meu Amor (1948), Por Causa de um Beijo (1948), A Sombra da Guilhotina (1949), Amei Até Morrer (1950), Com o Céu no Coração (1954), Disque M para Matar (1954), 12 Hmens e uma Setença (1954 - TV), The Bob Cummings Show (serie 1955–1959),Minha Doce Gueixa (1962), A Praia dos Amores (1963), Os Insaciáveis (1964), A Senhora e Seus Maridos (1964), A Última Diligência (1966), Cinco Dragões Dourados (1967), Namoro no Havaí (1978)


Franchot Tone (03)







Vivamos Hoje (1933), O Despertar de uma Nação (1933), O Passado de uma Mulher (1933), Felicidade Proibida (1933), Amor de Dançarina (1933), Moulin Rouge (1934), Três Amores (1934), A Marcha dos Séculos (1934), Boca para Beijar (1934), O Bom Caminho (1934), Lanceiros da Índia (1935), O Grande Motim (1935), Perigosa (1935), Suzy (1936), Mulher Sublime (1936), Do Amor Ninguém Foge (1936), A Rua da Vaidade (1937), O Mundo Ensinou-me a Matar (1937), Três Camaradas (1938), Coquetel de Estrelas (1942), Cinco Covas no Egito (1943), A Hora Antes do Amanhecer (1944), Amor de Duas Vidas (1947), Duas Paixões em Luta (1949), Fugitivo da Guilhotina (1949), Órfãos da Tempestade (1951), Suspense (1949), 12 Homens e uma Sentença (1954 - tv), Tempestade Sobre Washington (1962), A Primeira Vitória (1965)


Edward Arnold (10)







Três... Ainda é Bom (1932), Fala e Morrerás (1932), Três Amores (1934), Princesa por um Mês (1934), A Caravana da Morte (1935), Crime e Castigo (1935), Meu Filho é Meu Rival (1936), Fibra de Campeão (1938), Do Mundo Nada se Leva (1938), O Trovador da Liberdade (1939), O Terror dos Maridos (1939), A Mulher Faz o Homem (1939), Adorável Vagabundo (1941), Paixão e Vingança (1941), O Homem que Vendeu a Alma (1941), Estrada Proibida (1941), Aço da Mesma Têmpera (1942), Olhos da Noite (1942), Caçando Estrelas (1943), Kismet (1944), Perfume do Oriente (1945), Ruth Querida (1947), Mercador de Ilusões (1947), Trágica Decisão (1948), A Bela Ditadora (1949), A Cidade que não Dorme (1953), A Farra dos Malandros (1954), 12 Homens e uma Sentença (1954), A Farra dos Malandros (1954),  A Filha do Embaixador (1956).


Paul Hartman (07)






Quermesse Heróica (1935), A Lua a Seu Alcance (1943), Os Saltimbancos (1953), Suspense (1949), 12 Homens e uma Sentença (1954), O Vento Será Tua Herança (1960), Tempero do Amor (1963), Quanto Vale um Homem (1963), Somente os Fracos Se Rendem (1965), Vida Sem Fazer Força (1967), Um Astronauta Fora de Órbita (1967), O Paraíso é Logo Ali (1972)


John Beal (02)








Depois da Lua de Mel (1933), Sangue Cigano (1934), Heróis Sem Glória (1937), O Porto dos Sete Mares (1938), A Sombra da Cruz (1939), A Sombra da Morte (1941), Noite de Suplício (1942), O Morto Volta (1947), Caminhos Sem Fim (1949), Meus Seis Criminosos (1952), A Porta Secreta (1953), Doze homens e uma Sentença (1954), A Fúria do Destino (1959), Os Dez Ousados (1960),  A Lenda de Lizzie Borden (1975), Amityville 3: O Demônio (1983), O Maior Presente de Natal (1990), A Firma (1993)


Walter Abel (04)







Os Três Mosqueteiros (1935), Luz de Esperança (1937), Conquistadores do Ar (1938), Vítimas do Terror (1938), Levanta-te, Meu Amor! (1940), A Porta de Ouro (1941), A Porta de Ouro (1941), A Legião Branca (1943), Vaidosa (1944), Carnaval de Estrelas (1945), Ninguém Vive Sem Amor (1945), Um Tigre Domesticado (1946), Miragem Dourada (1947), Geleiras do Inferno (1953), A Sombra da Noite (1954), 12 Homens e uma Sentença (1954), A Um Passo da Morte (1955), O Sonho que Eu Vivi (1957), Miragem (1965), Noite de Sombras, Noite de Sangue (1972), Um Jogo de Vida e Morte (1984)


George Voskovec (11)







Um Começo de Vida (1952), 12 Homens e uma Sentença (1954), 12 Homens e uma Sentença (1957), Estigma da Crueldade (1958), Disque Butterfield 8 (1960), Hamlet (1964), O Espião que Saiu do Frio (1965), A Mulher Sem Rosto (1966), Para Além das Montanhas (1967), O Homem Que Odiava as Mulheres (1968), O Homem de Gelo (1973), O Vidente Misterioso (1974), Em Algum Lugar do Passado (1980), Barbarosa (1982) 


Joseph Sweeney (09)


Homem Marcado (1950), 12 Homens e uma Sentença (1954), O Homem do Terno Cinzento (1956), Gatilho Relâmpago (1956), 12 Homens e uma Sentença (1957)


Bart Burns (06)







12 Homens e uma Sentença (19540, Entre o Céu e o Inferno (1956), Vencendo o Medo (1957), O ùltimo Sobrevivente (1970); Ninho de Cobras (1970), Terra 2 (1971), O Homem de Gelo (1973), Jogos de Azar (1974), The Amazing Howard Hughes (1977), O Fim da Inocência (1980), Frances (1982), Perigosamente Juntos (1986), Momentos de Terror (1988)


Norman Fell (01)







12 Homens e uma Sentença (1954), O Vento Será Tua Herança (1960), A Taberna das Ilusões Perdidas (1960),  Onze Homens e um Segredo (1960), Os Assassinos (1964), Tormenta de Aço (1967), A Primeira Noite de um Homem (1967), Que Delícia de Guerra (1968), Clamor de Justiça (1968), Os Jovens Fugitivos (1968), Bullitt (1968), Marinheiros Desastrados (1970), Jogo Sujo (1973),  O Homem que Burlou a Máfia (1973), Aeroporto 75 (1974), Cleópatra Jones e o Cassino de Ouro (1975), Ele Vai Ter um Bebê (1978), Se Não Me Mato, Morro! (1978), Paternidade (1981), Bravura Incomum (1983), A História de Jesse Owens (1984), Strip-Tease da Morte (1987), Chud - A Cidade das Sombras (1989), A Maldição do Necrotério (1991), Linda, Louca e Perigosa (1993), Minha Família é Demais (1995)


Lee Philips (05)







12 Homens e uma Sentença (1954), O Paraíso é Logo Ali (1972), Of Men and Women (1973), Um Estranho Ser (1974), Doce Refém (1975), Louis Armstrong - Chicago Style (1976), Wanted: The Sundance Woman (1976), Um Amor Muito Especial (1978), Valentine (1979), Gary Coleman Está na Pista Certa (1981), Mae West - A Deusa do Amor (1982), Sansão e Dalila (1984), Tudo pela Pedra Azul (1986), A Chama da Glória (1988),  Justiça a Qualquer Preço (1990)


Larkin Ford (12)







12 Homens e uma Sentença (1954), The Late Liz (1971), Q - A Serpente Alada


Vincent Gardenia







Assassinato S.A. (1960); O Terror de uma Cidade (1961); Desafio à Corrupção (1961); Ride With Terror (1963); O Terceiro Dia (1965); É Difícil Ser Feliz (1970); Como Livrar-me da Mamãe (1970); Pequenos Assassinatos (1971); Uma Cidade Contra o Vício (1971); A Última Batalha de um Jogador (1973); Lucky Luciano - O Imperador da Máfia (1973); The Carpenters (1973); Desejo de Matar (1974); O Céu Pode Esperar (1978); Rocky Marciano (1979); Goldie e o Pugilista (1979); A Última Viagem da Arca de Noé (1980); Desejo de Matar 2 (1982); As Confusões de Um Sedutor (1989); O Espelho da Alma (1984);  O Preço de uma Carreira (1985); A Pequena Loja dos Horrores (1986); Feitiço da Lua (1987); Age-Old Friends (1989); The Tragedy of Flight 103: The Inside Story (1990); O Dono do Pedaço (1991)

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