terça-feira, 13 de junho de 2023

COLATERAL / COLLATERAL (2004) - ESTADOS UNIDOS


"A VIDA É O QUE ACONTECE ENQUANTO VOCÊ FAZ OUTROS PLANOS” (JOHN LENNON).

Los Angeles. Max (Jamie Foxx) é um motorista de taxi que sonha largar seu ofício e abrir uma empresa de aluguel de limusines. Ao pegar uma corrida com a promotora Annie (Jada Pinkett Smith), sua vida solitária parece que receberá uma sacudida: ela gosta de seu jeito e lhe dá um cartão com seu telefone. Max, agora com o seu taxi parado no ponto, a divagar na sorte que tivera, não percebe a solicitação de um passageiro para a corrida, mas tão logo esse parece buscar outro veiculo, ele corrige o lapso e explica que não o vira, pois estava distraído. Infelizmente para Max seria melhor que realmente não o tivesse visto.

O elegante passageiro lhe oferece 600 dólares: ele necessita de um motorista para lhe guiar a noite toda pela cidade, pois precisará concretizar negociações em cinco destinos, tudo rápido, sendo mais fácil e seguro com um motorista a lhe aguardar. No primeiro destino o passageiro autodenominado Vincent desce do taxi e se dirige a um hotel enquanto o taxímetro permanece ligado. Max combinara de deixar o carro ao lado do hotel na parte mais restrita, fora das ruas, por segurança, mas o insólito acontece: quando Max está fora do veículo aguardando é surpreendido por um corpo colidindo contra o capô de seu carro, amassando e danificando o veículo. Logo Max será obrigado a colocar o corpo na mala do carro e seguir com seu ameaçador e comunicativo passageiro que lhe informa que após as "negociações" seguirá seu caminho lhe poupando a vida. Max percebe que as "negociações" são missões e que todas as paradas são alvos. As coisas piorarão ainda mais quando Vincent inesperadamente resolver visitar a mãe (Irma P. Hall) do resoluto Max no hospital. Max agora passa a crer que sua vida não será poupada, enquanto isso a polícia e o FBI passam a acreditar que há um taxista matando pessoas, mas o agente Fanning (Mark Ruffalo) sabe que está ocorrendo uma queima de arquivo, de vítimas que conhece, e que o modus operandi parece ser de um antigo caso de um homem que teria sequestrado um taxista para executar seus serviços. Max se pergunta: quem são as vítimas? O que elas fizeram? Vincent é assassino ou justiceiro? Ele será poupado? A polícia conseguirá salvá-lo ?

Dirigido por Michael Mann (Caçador de Assassinos, O Último dos Moicanos; Fogo Contra Fogo, Ali, Miami Vice) Colateral, com um orçamento de 65 milhões de dólares obteve quase quatro vezes o retorno de seu investimento e duas indicações ao Oscar: “Melhor ator Coadjuvante” para Jamie Foxx e Melhor Edição. Muito de sua eficiência deve-se ao ritmo eletrizante impetrado pelo diretor e atuações inspiradas de Cruise e Foxx.  Mann, na época, utilizou um recurso inovador que acrescentou muito ao clima do filme: câmeras de vídeo digital de alta definição, capazes de aproveitar o máximo da luz natural, revelando imagens que se mostraram tal qual uma paleta de cores em oscilações entre roxos, azuis, marrons e pretos dando ao filme um novo “noir” através dos diretores de fotografia Paul Cameron e Dion Beebe.


Ainda que o roteiro de Stuart Beattie (“Fora de Rumo”; “30 Dias de Noite’; “G.I. Joe: A Origem de Cobra’; "Austrália”; e alguns filmes da franquia “Piratas do Caribe”) se concentre no motorista de táxi, Max (Jamie Foxx), e no assassino Vincent (Tom Cruise), a cidade de Los Angeles surge como um terceiro personagem, uma cidade que parece nunca dormir, nem relaxar. Ainda que Max pareça aterrorizado com os modos daquele homem de cabelos grisalhos e terno ajustado, ele termina por se envolver inextricavelmente nos esquemas nefastos de Vincent e por alguns momentos parece até gostar, principalmente quando é jogado em uma determinada situação por Vincent. Ele sente a adrenalina, sente o perigo de ser descoberto e sente-se estranhamente confortável ao descobrir ser capaz de se passar por alguém que nunca seria em uma situação normal. Há um claro estudo dos personagens. Max é inteligente, um homem tranquilo sendo levado ao extremo, Vincent é um homem preso a seu trabalho em detrimento de tudo o mais, um controlador obsessivo. Percebe-se por seus métodos e eficiência que ele passou por algum tipo de treinamento militar.  Vincent não é o que parece, ele é um assassino, mas seu mistério revela-se nas conversas no carro com Max: seu passado, sua infância e como ele pensa o tempo todo sobre o significado da vida. Há um terceiro personagem que se tornará crucial para a conclusão dessa estória de uma noite de fúria, e que descobriremos próximo ao final.

Quanto ao elenco, Tom Cruise ganhou muito elogios quanto ao seu primeiro vilão de fato (“Entrevista com o Vampiro” e “Magnólia” tinham outras abordagens). Cruise mostra porque é considerado um artista intensamente físico. Seu personagem é frio, autoconfiante, culto, irônico e sarcástico como na pergunta sobre Miles Davis ao dono da boate de jazz. Vincent pergunta a Max porque depois de tantos anos ainda não juntou dinheiro ou porque não conseguira ainda realizar seu tão proclamado sonho. Max reflete, assim como o espectador. Ambos sabem a resposta. Jamie Foxx era mais conhecido nos EUA como comediante e surpreendeu na pele do taxista que vai se transformando aos poucos, saindo da inercia de sua vida. Ganhou uma indicação ao Oscar nesse filme, mas levou o prêmio por outra indicação, agora de Melhor Ator, no mesmo ano: Ray (a cinebiografia de Ray Charles). Faria outro filme de Michael Mann: “Miami Vice”. Mark Ruffalo interpreta Fanning, único que parece perceber o que pode estar acontecendo. Peter Berg interpreta Richard Weidner parceiro de Faning e que parece não ter dúvidas de que o matador é um taxista disfarçado. Bruce McGill interpreta Pedrosa, um agente federal de tocaia em uma investigação. Javier Bardem interpreta Felix, um homem perigoso, cercado de capangas e que não é muito adepto do aceite de fracassos. Bardem teve apenas dois dias de filmagem, no entanto, passou vários meses aprendendo a falar inglês com uma inflexão mexicana para o papel. Jada Pinkett Smith interpreta a Annie que Max desejará encontrar novamente, mas não como queria. Barry Shabaka Henley interpreta Daniel, o dono do clube de jazz em um dos momentos mais impactantes do filme.

Colateral sabe como aumentar a tensão cuidadosamente envolvendo o espectador e trazendo-o para a estória. Os diálogos estão perfeitamente encaixados e em função primordial no filme. Mann, ao inserir esses diálogos evitando a ação pela ação, fez a escolha acertada, mas não esqueçamos que há um certo ar de fúria incontrolável no filme com direito a uma trilha sonora bem interessante e passeios a uma ampla variedade de locais de Los Angeles, num filme que possui ares de road movie e fotografia noir.

 

Curiosidades

Michael Mann foi um dos produtores do seriado Miami Vice (1984-1989) e dirigiu o filme homônimo feito para o cinema

De acordo com Michael Mann, Vincent é um homem capaz de entrar e sair de qualquer lugar sem que ninguém o reconheça ou se lembre dele. Para se preparar para o filme, Tom Cruise teve que fazer entregas da FedEx em um mercado lotado de Los Angeles sem que ninguém o reconhecesse.

Tom Cruise realmente caiu quando pisou na cadeira do escritório. Michael Mann gostou tanto da anomalia que a deixou no filme.

O roteirista australiano Stuart Beattie tinha apenas dezessete anos quando pegou um táxi do aeroporto de Sydney para casa. Foi nessa viagem que ele teve a ideia de um maníaco homicida sentado no banco de trás de um táxi, com o motorista conversando com ele despreocupadamente, confiando implicitamente em seu passageiro. Beattie elaborou sua ideia em um tratamento de duas páginas. Mais tarde, quando se matriculou na Oregon State University, ele o desenvolveu em seu primeiro roteiro. Intitulado "The Last Domino", ele guardou o roteiro, levando-o ocasionalmente para revisões e reescritas nos anos seguintes.

O desenho tático de Tom Cruise foi considerado tão bom em uma cena de Colateral que é usado por especialistas em aulas de treinamento de revólver.


Cartazes:

 


 

Trilha Sonora:

Shadow On The Sun -  Audioslave

Moxica & His Horse - Vangelis

Spanish Key - Miles Davis

R.I.P. -  Inner City Soul

Debestar - The Green Car Motel

Love Me So Bad - Lyrics Born

En Mi Pueblo - Bandidos de Amor

Ven Aca Bonita - Bandidos de Amor

The Seed 2.0 - The Roots

Hands Of Time - Groove Armada feat. Richie Havens

Driften - Thomas Schobel

Air - Klazz Brothers & Cuba Percussion

Iguazu - Antonio Pinto

Güero Canelo - Calexico

Exile -  Pieter Bourke & Lisa Gerrard

Destino De Abril - The Green Car Motel

Ready Steady Go (Korean Style) - Paul Oakenfold 

 

Filmografias Parciais:

Tom Cruise








Amor Sem Fim (1981); Toque de Recolher (1981); Porky 3 (1983); A Lenda (1985); Top Gun: Ases Indomáveis (1986); A Cor do Dinheiro (1986); Cocktail (1988); Rain Man (1988); Nascido em 4 de Julho (1989); Dias de Trovão (1990); Um Sonho Distante (1992); Questão de Honra (1992); A Firma (1993); Entrevista Com o Vampiro (1994); Missão: Impossível (1996); Jerry Maguire: A Grande Virada (1996); De Olhos Bem Fechados (1999); Magnólia (1999); Missão: Impossível 2 (2000); Vanilla Sky (2001); Minority Report: A Nova Lei (2002); O Último Samurai (2003); Colateral (2004); Missão: Impossível 3 (2006); Operação Valquíria (2008); Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (2011); Jack Reacher: O Último Tiro (2012);  Oblivion (2013); No Limite do Amanhã (2014); Missão: Impossível - Nação Secreta (2015); Jack Reacher: Sem Retorno (2016); A Múmia (2017); Feito na América (2017); Missão: Impossível - Efeito Fallout (2018); Missão: Impossível - Acerto de Contas - Parte 1 (2023);  Missão: Impossível 8 (2024); Top Gun: Maverick (2022) . 


Jamie Foxx







Ali (2001); Colateral (2004);  Ray (2004); Stealth - Ameaça Invisível (2005); Stealth - Ameaça Invisível (2005); Miami Vice (2006); O Reino (2007); Código de Conduta (2009); Django Livre (2012); O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014); Robin Hood: Origins (2017); Sleepless (2017); Crimes na Madrugada (2017); Em Ritmo de Fuga (2017) Robin Hood: A Origem (2018); Power (2020); Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021) 


Jada Pinkett Smith

 



 




Perigo para a Sociedade (1993), Um Verão Especial (1994), A Face da Verdade (1994), Um Tira Sem Vergonha (1994), Os Demônios da Noite (1995), O Professor Aloprado (1996), O Preço de uma Escolha (1996), Até as Últimas Consequências (1996), Pânico 2 (1997), Pela Vida de um Amigo (1998), Um Bom Ano (2001),  Smith in Ali (2001), Matrix Reloaded (2003), Colateral (2004), Reine Sobre Mim (2007), Mulheres: O Sexo Forte (2008), De Caso com o Inimigo (2008), Madagascar 2: A Grande Escapada (2008), MIB: Homens de Preto III (2012), Madagascar 3: Os Procurados (2012), Viagem das Garotas (2017), Invasão ao Serviço Secreto (2019), Matrix Resurrections (2021).

Javier Bardem








As Idades de Lulu (1990); De Salto Alto (1991); Jamón, Jamón (1992); O Amante Bilíngüe (1993); Ovos de Ouro (1993); A Teta e a Lua (1994); Carne Trêmula (1997); Entre as Pernas (1999); Colateral (2004); Mar Adentro (2004); Sombras de Goya (2006); Onde os Fracos Não Têm Vez (2007); O Amor nos Tempos do Cólera (2007); Comer, Rezar, Amar (2010); 007 - Operação Skyfall (2012); O Franco-Atirador (2015); Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017); Mãe! (2017); Escobar: A Traição (2017); Todos Já Sabem (2018); Sonhos de Uma Vida (2020); Duna (2021); O Bom Patrão (2021); Duna: Parte Dois (2023) 


Mark Ruffalo







Os Últimos Dias do Paraíso (1994); Studio 54 (1998); Conte Comigo (2000); A Última Fortaleza (2001); Códigos de Guerra (2002); Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004); De Repente 30 (2004); Colateral (2004); E Se Fosse Verdade... (2005);  A Grande Ilusão (2006); Zodíaco (2007); Traídos pelo Destino (2007); Ensaio Sobre a Cegueira (2008); Ilha do Medo (2010); The Avengers: Os Vingadores (2012); Truque de Mestre (2013); Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo (2014); Vingadores: Era de Ultron (2015); Spotlight: Segredos Revelados (2015); Truque de Mestre: O 2º Ato (2016); Thor: Ragnarok (2017); Vingadores: Guerra Infinita (2018)


Peter Berg







Sedutores Seduzidos (1988), Miracle Mile (1988), Ir ao mar (1989), Shocker: 100 Mil Volts de Terror (1989), Aposta Arriscada (1990), Corações Partidos (1991), Passaporte para o Futuro (1991), Noites Calmas (1992), Aspen - Dinheiro, Sedução e Perigo (1993), Fogo no Céu (1993), Morte Sem Defesa (1993), Poder da Sedução (1994), A Luta de Dennis Byrd (1994), Cop Land: A Cidade dos Tiras (1997), Uma Loucura de Casamento (1998), Chicago Hope (seriado 1995-1999), Colateral (2004), A Última Cartada (2006), O Reino (2007), Leões e Cordeiros (2007), Battleship: A Batalha dos Mares (2012), O Grande Herói (2013), Horizonte Profundo: Desastre no Golfo (2016), 22 Milhas (2018)


Barry Shabaka Henley








Tina - A Verdadeira História de Tina Turner (1993), Um Sonho, Dois Amores (1993), O Pancada (1994), O Mestre das Ilusões (1995), O Diabo Veste Azul (1995), Possuídos (1998), A Nova Paixão de Stella (1998), A Hora do Rush (1998), Patch Adams, o Amor é Contagioso (1998), Ali (2001), O Terminal (2004),  Colateral (2004), Quatro Irmãos (2005), Os Acorrentados (2005), Miami Vice (2006), Os Cavaleiros do Apocalipse (2009), Intrigas de Estado (2009), Ruas de Sangue (2009), Virginia (2010), O Grande Ano (2011), O Resgate (2012), Como Não Esquecer essa Garota (2013), Carrie, a Estranha (2013), Loucuras em Família (2017), Ataque dos Zumbis (2018), Nasce Uma Estrela (2018), Meu Nome é Dolemite (2019)

 

Bruce McGill







Nas Ondas do Rádio (1977), F.I.S.T. (1978), Clube dos Cafajestes (1978), A Mão (1981), Sede de Triunfo (1983), Silkwood, Retrato de uma Coragem (1983), Um Romance Muito Perigoso (1985), Sem Perdão (1986), O Segredo do Meu Sucesso (1987), Fibra de Heróis (1987), Os Três Fugitivos (1989), O Último Boy Scout (1991), Meu Primo Vinny (1992), MacGyver - Profissão: Perigo (seriado 1986–1992), Encontro Fatal (1992), Risco Total (1993), Vidas Ocultas (1993), Um Mundo Perfeito (1993), O Guardião do Tempo (1994), Coragem sob Fogo (1996), O Massacre de Rosewood (1997), Inocência Rebelde (1997), Cartas de um Assassino (1998), O Informante (1999), O Amor é Cego (2001), Ali  (2001), A Soma de Todos os Medos (2002), Legalmente Loira 2 (2003), Colateral (2004), A Luta pela Esperança (2005), Tudo Acontece em Elizabethtown (2005), O Crime Perfeito (2005), Linhas Inimigas II: O Eixo do Mal (2006), O Vigia (2007), Ponto de Vista (2008), Obsessiva (2009), Código de Conduta (2009), Lincoln (2012), Noite Sem Fim (2015), As Rainhas da Torcida (2019), American Underdog: A História de Kurt Warner (2021),  Milagre Azul (2021) 

 

Fontes:

The Guardian

The New York Times

 Rolling Stone

Empire

Jornal do Brasil

O Globo

IMDB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre