"A VIDA É O QUE ACONTECE ENQUANTO VOCÊ FAZ OUTROS PLANOS” (JOHN LENNON).
Los Angeles. Max (Jamie Foxx) é um motorista de taxi que sonha largar seu ofício e abrir uma empresa de aluguel de limusines. Ao pegar uma corrida com a promotora Annie (Jada Pinkett Smith), sua vida solitária parece que receberá uma sacudida: ela gosta de seu jeito e lhe dá um cartão com seu telefone. Max, agora com o seu taxi parado no ponto, a divagar na sorte que tivera, não percebe a solicitação de um passageiro para a corrida, mas tão logo esse parece buscar outro veiculo, ele corrige o lapso e explica que não o vira, pois estava distraído. Infelizmente para Max seria melhor que realmente não o tivesse visto.
O elegante passageiro lhe
oferece 600 dólares: ele necessita de um motorista para lhe guiar a noite toda
pela cidade, pois precisará concretizar negociações em cinco destinos, tudo
rápido, sendo mais fácil e seguro com um motorista a lhe aguardar. No primeiro
destino o passageiro autodenominado Vincent desce do taxi e se dirige a um
hotel enquanto o taxímetro permanece ligado. Max combinara de deixar o carro ao
lado do hotel na parte mais restrita, fora das ruas, por segurança, mas o insólito
acontece: quando Max está fora do veículo aguardando é surpreendido por um
corpo colidindo contra o capô de seu carro, amassando e danificando o
veículo. Logo Max será obrigado a colocar o corpo na mala do carro e seguir com
seu ameaçador e comunicativo passageiro que lhe informa que após as "negociações" seguirá seu caminho lhe poupando a vida. Max percebe que as "negociações" são
missões e que todas as paradas são alvos. As coisas piorarão ainda mais quando
Vincent inesperadamente resolver visitar a mãe (Irma P. Hall) do resoluto Max
no hospital. Max agora passa a crer que sua vida não será poupada, enquanto
isso a polícia e o FBI passam a acreditar que há um taxista matando pessoas,
mas o agente Fanning (Mark Ruffalo) sabe que está ocorrendo uma queima de
arquivo, de vítimas que conhece, e que o modus operandi parece ser de um antigo
caso de um homem que teria sequestrado um taxista para executar seus serviços.
Max se pergunta: quem são as vítimas? O que elas fizeram? Vincent é assassino
ou justiceiro? Ele será poupado? A polícia conseguirá salvá-lo ?
Dirigido por Michael Mann (Caçador de Assassinos, O Último dos Moicanos; Fogo Contra Fogo, Ali, Miami Vice) Colateral, com um orçamento de 65 milhões de dólares obteve quase quatro vezes o retorno de seu investimento e duas indicações ao Oscar: “Melhor ator Coadjuvante” para Jamie Foxx e Melhor Edição. Muito de sua eficiência deve-se ao ritmo eletrizante impetrado pelo diretor e atuações inspiradas de Cruise e Foxx. Mann, na época, utilizou um recurso inovador que acrescentou muito ao clima do filme: câmeras de vídeo digital de alta definição, capazes de aproveitar o máximo da luz natural, revelando imagens que se mostraram tal qual uma paleta de cores em oscilações entre roxos, azuis, marrons e pretos dando ao filme um novo “noir” através dos diretores de fotografia Paul Cameron e Dion Beebe.
Ainda que o roteiro de Stuart Beattie (“Fora de Rumo”; “30 Dias de Noite’; “G.I. Joe: A Origem de Cobra’; "Austrália”; e alguns filmes da franquia “Piratas do Caribe”) se concentre no motorista de táxi, Max (Jamie Foxx), e no assassino Vincent (Tom Cruise), a cidade de Los Angeles surge como um terceiro personagem, uma cidade que parece nunca dormir, nem relaxar. Ainda que Max pareça aterrorizado com os modos daquele homem de cabelos grisalhos e terno ajustado, ele termina por se envolver inextricavelmente nos esquemas nefastos de Vincent e por alguns momentos parece até gostar, principalmente quando é jogado em uma determinada situação por Vincent. Ele sente a adrenalina, sente o perigo de ser descoberto e sente-se estranhamente confortável ao descobrir ser capaz de se passar por alguém que nunca seria em uma situação normal. Há um claro estudo dos personagens. Max é inteligente, um homem tranquilo sendo levado ao extremo, Vincent é um homem preso a seu trabalho em detrimento de tudo o mais, um controlador obsessivo. Percebe-se por seus métodos e eficiência que ele passou por algum tipo de treinamento militar. Vincent não é o que parece, ele é um assassino, mas seu mistério revela-se nas conversas no carro com Max: seu passado, sua infância e como ele pensa o tempo todo sobre o significado da vida. Há um terceiro personagem que se tornará crucial para a conclusão dessa estória de uma noite de fúria, e que descobriremos próximo ao final.
Quanto ao elenco, Tom Cruise ganhou muito elogios quanto ao seu primeiro vilão de fato (“Entrevista com o Vampiro” e “Magnólia” tinham outras abordagens). Cruise mostra porque é considerado um artista intensamente físico. Seu personagem é frio, autoconfiante, culto, irônico e sarcástico como na pergunta sobre Miles Davis ao dono da boate de jazz. Vincent pergunta a Max porque depois de tantos anos ainda não juntou dinheiro ou porque não conseguira ainda realizar seu tão proclamado sonho. Max reflete, assim como o espectador. Ambos sabem a resposta. Jamie Foxx era mais conhecido nos EUA como comediante e surpreendeu na pele do taxista que vai se transformando aos poucos, saindo da inercia de sua vida. Ganhou uma indicação ao Oscar nesse filme, mas levou o prêmio por outra indicação, agora de Melhor Ator, no mesmo ano: Ray (a cinebiografia de Ray Charles). Faria outro filme de Michael Mann: “Miami Vice”. Mark Ruffalo interpreta Fanning, único que parece perceber o que pode estar acontecendo. Peter Berg interpreta Richard Weidner parceiro de Faning e que parece não ter dúvidas de que o matador é um taxista disfarçado. Bruce McGill interpreta Pedrosa, um agente federal de tocaia em uma investigação. Javier Bardem interpreta Felix, um homem perigoso, cercado de capangas e que não é muito adepto do aceite de fracassos. Bardem teve apenas dois dias de filmagem, no entanto, passou vários meses aprendendo a falar inglês com uma inflexão mexicana para o papel. Jada Pinkett Smith interpreta a Annie que Max desejará encontrar novamente, mas não como queria. Barry Shabaka Henley interpreta Daniel, o dono do clube de jazz em um dos momentos mais impactantes do filme.
Colateral sabe como aumentar a tensão cuidadosamente envolvendo o espectador e trazendo-o para a estória. Os diálogos estão perfeitamente encaixados e em função primordial no filme. Mann, ao inserir esses diálogos evitando a ação pela ação, fez a escolha acertada, mas não esqueçamos que há um certo ar de fúria incontrolável no filme com direito a uma trilha sonora bem interessante e passeios a uma ampla variedade de locais de Los Angeles, num filme que possui ares de road movie e fotografia noir.
Curiosidades
Michael Mann foi um dos produtores do seriado Miami Vice (1984-1989) e dirigiu o filme homônimo feito para o cinema
De acordo com Michael Mann, Vincent é um homem capaz de entrar e sair de qualquer lugar sem que ninguém o reconheça ou se lembre dele. Para se preparar para o filme, Tom Cruise teve que fazer entregas da FedEx em um mercado lotado de Los Angeles sem que ninguém o reconhecesse.
Tom Cruise realmente caiu quando pisou na cadeira do escritório. Michael Mann gostou tanto da anomalia que a deixou no filme.
O roteirista australiano Stuart Beattie tinha apenas dezessete anos quando pegou um táxi do aeroporto de Sydney para casa. Foi nessa viagem que ele teve a ideia de um maníaco homicida sentado no banco de trás de um táxi, com o motorista conversando com ele despreocupadamente, confiando implicitamente em seu passageiro. Beattie elaborou sua ideia em um tratamento de duas páginas. Mais tarde, quando se matriculou na Oregon State University, ele o desenvolveu em seu primeiro roteiro. Intitulado "The Last Domino", ele guardou o roteiro, levando-o ocasionalmente para revisões e reescritas nos anos seguintes.
O desenho tático de Tom Cruise foi considerado tão bom em uma cena de Colateral que é usado por especialistas em aulas de treinamento de revólver.
Cartazes:
Trilha Sonora:
Shadow On The Sun - Audioslave
Moxica & His Horse - Vangelis
Spanish Key - Miles Davis
R.I.P. - Inner City Soul
Debestar - The Green Car Motel
Love Me So Bad - Lyrics Born
En Mi Pueblo - Bandidos de Amor
Ven Aca Bonita - Bandidos de Amor
The Seed 2.0 - The Roots
Hands Of Time - Groove Armada feat. Richie Havens
Driften - Thomas Schobel
Air - Klazz Brothers & Cuba Percussion
Iguazu - Antonio Pinto
Güero Canelo - Calexico
Exile - Pieter Bourke & Lisa Gerrard
Destino De Abril - The Green Car Motel
Ready Steady Go (Korean Style) - Paul Oakenfold
Filmografias Parciais:
Tom Cruise
Jamie Foxx
Jada Pinkett Smith
Perigo para a Sociedade (1993), Um Verão Especial (1994), A Face da Verdade (1994), Um Tira Sem Vergonha (1994), Os Demônios da Noite (1995), O Professor Aloprado (1996), O Preço de uma Escolha (1996), Até as Últimas Consequências (1996), Pânico 2 (1997), Pela Vida de um Amigo (1998), Um Bom Ano (2001), Smith in Ali (2001), Matrix Reloaded (2003), Colateral (2004), Reine Sobre Mim (2007), Mulheres: O Sexo Forte (2008), De Caso com o Inimigo (2008), Madagascar 2: A Grande Escapada (2008), MIB: Homens de Preto III (2012), Madagascar 3: Os Procurados (2012), Viagem das Garotas (2017), Invasão ao Serviço Secreto (2019), Matrix Resurrections (2021).
Javier Bardem
Mark Ruffalo
Os Últimos Dias do Paraíso (1994); Studio 54 (1998); Conte Comigo (2000); A Última Fortaleza (2001); Códigos de Guerra (2002); Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004); De Repente 30 (2004); Colateral (2004); E Se Fosse Verdade... (2005); A Grande Ilusão (2006); Zodíaco (2007); Traídos pelo Destino (2007); Ensaio Sobre a Cegueira (2008); Ilha do Medo (2010); The Avengers: Os Vingadores (2012); Truque de Mestre (2013); Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo (2014); Vingadores: Era de Ultron (2015); Spotlight: Segredos Revelados (2015); Truque de Mestre: O 2º Ato (2016); Thor: Ragnarok (2017); Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Peter Berg
Barry Shabaka Henley
Tina - A Verdadeira História de Tina Turner (1993), Um Sonho, Dois Amores (1993), O Pancada (1994), O Mestre das Ilusões (1995), O Diabo Veste Azul (1995), Possuídos (1998), A Nova Paixão de Stella (1998), A Hora do Rush (1998), Patch Adams, o Amor é Contagioso (1998), Ali (2001), O Terminal (2004), Colateral (2004), Quatro Irmãos (2005), Os Acorrentados (2005), Miami Vice (2006), Os Cavaleiros do Apocalipse (2009), Intrigas de Estado (2009), Ruas de Sangue (2009), Virginia (2010), O Grande Ano (2011), O Resgate (2012), Como Não Esquecer essa Garota (2013), Carrie, a Estranha (2013), Loucuras em Família (2017), Ataque dos Zumbis (2018), Nasce Uma Estrela (2018), Meu Nome é Dolemite (2019)
Bruce McGill
Nas Ondas do Rádio (1977), F.I.S.T. (1978), Clube dos Cafajestes (1978), A Mão (1981), Sede de Triunfo (1983), Silkwood, Retrato de uma Coragem (1983), Um Romance Muito Perigoso (1985), Sem Perdão (1986), O Segredo do Meu Sucesso (1987), Fibra de Heróis (1987), Os Três Fugitivos (1989), O Último Boy Scout (1991), Meu Primo Vinny (1992), MacGyver - Profissão: Perigo (seriado 1986–1992), Encontro Fatal (1992), Risco Total (1993), Vidas Ocultas (1993), Um Mundo Perfeito (1993), O Guardião do Tempo (1994), Coragem sob Fogo (1996), O Massacre de Rosewood (1997), Inocência Rebelde (1997), Cartas de um Assassino (1998), O Informante (1999), O Amor é Cego (2001), Ali (2001), A Soma de Todos os Medos (2002), Legalmente Loira 2 (2003), Colateral (2004), A Luta pela Esperança (2005), Tudo Acontece em Elizabethtown (2005), O Crime Perfeito (2005), Linhas Inimigas II: O Eixo do Mal (2006), O Vigia (2007), Ponto de Vista (2008), Obsessiva (2009), Código de Conduta (2009), Lincoln (2012), Noite Sem Fim (2015), As Rainhas da Torcida (2019), American Underdog: A História de Kurt Warner (2021), Milagre Azul (2021)
Fontes:
The Guardian
The New York Times
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre