sábado, 14 de março de 2020

ERA UMA VEZ NO OESTE / C'ERA UNA VOLTA IL WEST / ONCE UPON A TIME IN THE WEST (1968) - ITÁLIA / ESTADOS UNIDOS


WESTERN SPAGHETTI COM UM MOLHO DIFERENTE

Três homens aguardam em uma isolada estação de trem um pistoleiro para um confronto. Um homem de negócios contrata um assassino para tirar do seu caminho colonos que se opõe aos seus negócios. Pai e filho são cruelmente assassinados e um bandido é falsamente acusado. Uma jovem mulher chega na cidade.
Um pistoleiro sem nome em busca de vingança (Charles Bronson), um cruel assassino (Henry Fond), um inescrupuloso e moribundo homem de negócios (Gabriele Ferzetti), um bandido (Jason Robards) e uma viúva (Claudia Cardinale). Todos têm um objetivo em comum e não medirão esforços para lograrem estes objetivos. Enquanto uma ferrovia é construída e um novo tempo se aproxima seus destinos se entrelaçam.




Dirigido pelo italiano Sergio Leone, responsável pela chamada "trilogia dos dólares": "Por Um Punhado de Dólares", "Por uns Dólares a Mais" e "Três Homens em Conflito",  Era uma Vez no Oeste é considerado por muitos como uma obra prima, o ápice do faroeste-spaghetti (que alguns classificavam como pseudo-western). Leone queria dirigir um filme de gângster (e o faria com "Era Uma Vez na América"), os Estúdios queriam mais um filme do gênero. Ao conseguirem Henry Fonda, um ator celebrado pelo diretor e vastos recursos financeiros frente a seus projetos anteriores, Leone não pensou duas vezes: faria um filme sobre o fim de uma era e a chegada de outra. Não por acaso esta análise vem logo após o filme "O Homem Que Matou o Facínora"e não por acaso Leone, assim como John Ford, nos daria uma versão da chegada do progresso através da rodovia e o fim dos pistoleiros e dos heróis solitários. Ainda que Leone homenageie os vários clássicos do gênero, sua visão vem amparada sob uma crítica à áurea romântica de Ford e outros do gênero apresentando personagens desprezíveis e paisagens mortas. Em entrevista publicada pelo Jornal do Brasil da época, Leone disse que Ford desmistificava o Oeste com certo romantismo, mas isso o afastava da verdade histórica, mas como não americano e sob um olhar estrangeiro Leone acreditava poder mostrar personagens mais lúcidos, conhecedores de seus destinos e sem ilusões, com isso ele glorifica um gênero, mas desconstrói, ao mesmo tempo, as histórias e mitos. É a morte do Velho Oeste onde um "Novo Oeste" está tomando forma, e Jill é a única personagem pertencente aos dois mundos.


Com argumento inicial de Bernado Bertolutti, o cineasta, de posse do esboço,  juntou-se  a Dario Argento (que foi crítico de cinema e fã de Leone) e criaram o roteiro, mais tarde solicitou também a colaboração de Sergio Donateli e terminaram por elaborarar um filme atípico, cheio de nuances, de poucos diálogos, com sons, ruídos, bela fotografia e uma trilha do consagrado mestre Enio Morricone que se destaca por toda a projeção. Clint Eastwood era uma das opções para o papel de Harmonica, mas acabou nas mãos de Bronson que decidira ir para a Europa e voltaria ao EUA, agora, como um astro (também por "Os Doze Condenados").




O filme se inicia com 15 minutos praticamente de sons incidentais (um modo do diretor de dizer as coisas sem verbalizá-las): um gotejamento de água, uma mosca zumbindo, o moinho de vento, o som de um telégrafo (os "sons do deserto") e Woody Strode (Stony), Jack Elam (Snaky) e Al Mulock (Knuckles), armados, numa estação ferroviária, aguardando a chegada de um trem. Um homem desembarca e a explosão de violência se inicia. Quatro homens chegaram à estação de trem, apenas um homem sai dela. Essa abertura é impactante e inesquecível. Os diálogos serão escassos (Leone dizia que um bom diálogo nesse gênero tinha que ser necessariamente mínimo"), os closes no rosto dos atores serão abundantes, os cortes não serão rápidos e os planos serão longos. Alguns personagens tem um tema próprio: há o som da gaita triste do enigmático Harmonica que reflete o sofrimento interno do protagonista e nos revela algo mais perto do final; um conjunto de cordas que mostra o bandido Cheyenne em cena (o "pouco" alívio cômico do filme) e Jill com uma melodia numa voz melancólica, no início, e mais forte ao final, mostrando a evolução da personagem em sua jornada.  Morricone fez a trilha antes do filme e o diretor a colocava nos sets de filmagem. É a música sendo usada como um poderoso instrumento para incrementar a narrativa. E o título do filme só aparece no fim, curioso percebermos que o título italiano original, "C'era una volta il West", significa: "Era uma vez o Oeste". Não é apenas um filme ambientado no Oeste, mas um filme sobre o Oeste, uma sutil diferença, pouco percebida, pelos exibidores de vários países, mas cuja mensagem é muito melhor entendida a partir de seu título original.



Os personagens são inesquecíveis. Começamos pelos três primeiros pistoleiros que se comunicam por olhares e gestos. Depois temos Harmonica (assim apelidado por Cheyenne), um pistoleiro que "toca a sua gaita quando deve falar e fala quando deveria tocar", um cavaleiro solitário movido pela vingança; temos Frank (Henry Fonda em seu único papel de bandido), cruel capanga de Morton, que ao invés de "espantar" a família McBain, como seu chefe ordenara, para ter suas terras o mais barato possível, resolve matá-las (seu pensamento é "as pessoas se assustam melhor quando estão morrendo"). Frank e seus asseclas se livram do crime usando a vestimenta de outro bandido: um fora da lei errante que agora ficou em mal lençóis, só que agora um problema bem pior: Harmonica e seu desconhecido motivo de vingança que só se descobrirá no final. Jill é a viúva de McBain, vinda da cidade grande para viver com o marido e o filho deste. Ela só encontra caixões. Esse quinteto composto de Bronson, Fonda, Robards, Cardinale e Gabriele Ferzetti estão ótimos: todos tem personagens bem desenvolvidos onde todos carregam dores do passado, são moralmente dúbios, e mantém um clima de expectativa constante quanto as suas ações. Harmonica, Morton, Cheyenne e Frank são filhos do velho oeste, uma era de pistoleiros que se finda. Jill funciona como a matriarca de uma nova nação a surgir. Leone criou para Cardinale uma personagem feminina em pé de igualdade aos brutos da época e a mais resilente deles. E não esqueçamos: ela é a protagonista do filme, mesmo que muitos achem que é Bronson.





Era Uma Vez no Oeste é um filme atemporal, dá pra se prever até o resultado, mas o melhor desse espetáculo está na forma como foi executado. Fala sobre o nascimento dos grandes especuladores, a chegada do progresso através da estrada de ferro e a derrocada de um mundo de brutos do oeste selvagem. Trilha sonora impactante, lindas locações, um grande elenco e direção inspirada. Um filme indispensável para quem é fã do gênero.



Trailer:





Curiosidades
Henry Fonda originalmente recusou o papel de Frank. O diretor Sergio Leone voou para os Estados Unidos e se encontrou com Fonda, que perguntou por que ele era procurado pelo filme. Leone respondeu: "Imagine isto: a câmera mostra um atirador da cintura para baixo, puxando a arma e atirando em uma criança correndo. A câmera se aproxima do rosto do atirador e ... é Henry Fonda" (até então, com uma exceção, Fonda só havia sido escalado para papéis de "mocinho". Leone queria que o público ficasse chocado).


Al Mulock, que interpretou um dos três homens armados na sequência de abertura, cometeu suicídio pulando da janela do hotel em traje completo após um dia de filmagem. O gerente de produção Claudio Mancini e o roteirista Mickey Knox, que estavam sentados em um quarto do hotel, testemunharam o corpo de Mulock passar pela janela. Knox lembrou em uma entrevista que, enquanto Mancini colocou Mulock em seu carro para levá-lo ao hospital, o diretor Sergio Leone disse a Mancini: "Pegue a fantasia! Precisamos da fantasia!" Mulock, que havia aparecido como o caçador de recompensas de um braço em Três Homens em Conflito (1966), estava usando a roupa que vestia no filme quando deu o salto fatal.





Henry Fonda se preparou para seu papel como o vilão "Frank", chegando na Itália com um par de lentes de contato de cor marrom e um bigode. Quando Sergio Leone os viu, ordenou que fossem removidos. Leone havia planejado um importante close da entrada de Frank e queria que o público reconhecesse Fonda instantaneamente com aqueles olhos azuis.

Para a sequência de abertura em que os três homens esperavam o trem cobriram levemente o rosto de Jack Elam com geleia e começaram a filmar close-ups enquanto deixavam uma mosca sair de um pote cheio de moscas, tentando obter a reação de Elam quando alguma aterrissaria. na bochecha dele.

Originalmente, Sergio Leone ofereceu o papel de gaita a Clint Eastwood, mas ele recusou, pois não estava mais interessado em trabalhar para Leone. James Coburn também foi abordado para o papel de gaita, mas exigiu muito dinheiro. O papel foi para Charles Bronson, que havia recusado papéis na Trilogia de Dólares (Eastwood em Por Um Punhado de Dólares (1964) e Lee Van Cleef em Por uns Dólares a Mais (1965) e Três Homens em Conflito (1966).

O duelo final entre Frank e Harmônica foi filmado quase exatamente como em O Último Por-do-Sol (1961) entre Rock Hudson e Kirk Douglas, filme do qual Bernardo Bertolucci era um grande fã.

Quando Henry Fonda estava tentando decidir se estava nesse filme, ele perguntou a seu amigo Eli Wallach, que acabara de fazer Três Homens em Conflito (1966) com Sergio Leone, se ele deveria assumir o papel de Frank. Wallach disse que precisava fazê-lo e disse a Fonda: "Você terá o melhor momento da sua vida". (Da mesma forma, foi Fonda, dizendo que considerava Leone um dos maiores diretores com quem já trabalhou, que convenceu James Coburn a fazer o papel de Mallory no segundo filme "Era uma Vez ...", When Explode in Vingança ( 1971).)

A fazenda McBain em Almeria apareceu em Indiana Jones e em Última Cruzada (1989).

O co-roteirista Bernardo Bertolucci diz no DVD do filme que, quando ele sugeriu ao diretor Sergio Leone que o personagem central do filme fosse uma mulher, Leone estava hesitante. Leone começou a se interessar nesse assunto, sugerindo que a foto introdutória de Jill seria embaixo da plataforma do trem, para que a câmera pudesse ver por baixo do vestido de Jill e mostrar que ela não estava usando roupas de baixo. Claudia Cardinale disse que nunca foi informada dessa idéia e disse que provavelmente não teria concordado em participar do filme se fosse necessária essa foto (sugerindo que Leone, felizmente, desistiu da ideia no processo de escrita).

Sergio Leone originalmente queria que Sophia Loren interpretasse Jill McBain, e Carlo Ponti, seu marido, estava disposto a fornecer uma quantia considerável de apoio financeiro se ela estivesse no filme. No entanto, Leone decidiu não escalá-la porque temia que ela tentasse ganhar muito domínio e influência sobre como o filme seria feito, dada a sua famosa personalidade de obstinada e temperamental. Em vez disso, ele escolheu Claudia Cardinale, uma amiga pessoal dele, a quem ele convenceu a interpretar Jill sem mostrar o roteiro.


A índia que foge da estação de trem na sequência de abertura foi interpretada pela princesa havaiana Luukialuana (Luana) Kalaeloa (Luana Strode). Ela era a esposa de Woody Strode.




Eventualmente, Leone decidiu criar outra trilogia, que começou com este filme, evoluiu para Quando Explode a Vingança (1971) e terminou com Era Uma Vez na América (1984). A trilogia 'Era uma vez', à qual é frequentemente referida, trata efetivamente de "três períodos históricos que endureceram a América".

O primeiro dia de filmagem de Claudia Cardinale foi sua cena de amor nua com Henry Fonda. Isso também marcou a primeira vez que Fonda fez essa cena. Sua esposa insistiu em estar no set durante as filmagens.

Sergio Leone fez centenas de referências a filmes que o influenciaram. Alguns eram bastante óbvios (como três homens esperando o trem como em Matar ou Morrer (1952)) e outros eram muito sutis, como a escolha do rifle Winchester serrilhado de Woody Strode, semelhante à arma que Steve McQueen carregava na série Wanted: Dead ou Alive (1958). McQueen se referiu a essa arma única como uma "perna da égua".

Na cena de abertura, quando Stony (Woody Strode) está embaixo do tanque de água, a água continua pingando na aba do chapéu, fazendo-o recuar, e Sergio Leone para de parar de filmar. Leone iria mover Strode, mas, por sugestão do ator, manteve-o no mesmo lugar. Strode queria que seu personagem fosse visto tão legal que não deixasse água pingando afetá-lo. No calor do momento, Leone mandou Strode tirar o chapéu e beber a água coletada.

o diretor John Landis foi um dos dublês deste filme.

Há uma cena deletada em que Harmonica, após o tiroteio de abertura, foi espancado pelo xerife e seus comandados. É por isso que há uma cicatriz em seu rosto.

Kirk Douglas, um admirador de Sergio Leone, fez lobby pelo papel de Cheyenne.

O  irmão de harmonica foi interpretado pelo gerente de produção Claudio Mancini.

Sergio Leone originalmente pretendia reunir as três estrelas de Três Homens em Conflito (1966) (Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Eli Wallach) em papéis especiais como os três pistoleiros que aguardavam a gaita no início do filme, mas quando Eastwood estava indisponível, a ideia foi descartada.

John Carpenter, um grande fã de Sergio Leone e este filme, tocou "Jill's Theme" de Ennio Morricone enquanto caminhava pelo corredor em seu casamento com Adrienne Barbeau.

A história foi inventada entre Sergio Leone, Dario Argento e Bernardo Bertolucci durante sessões na casa de Leone, onde exibiam clássicos ocidentais como The Searchers (1956), O Cavalo de Ferro (1924), Os Comancheros (1961) e Matar ou Morrer. (1952).

Dos quatro membros principais do elenco, Henry Fonda e Jason Robards são os únicos que não compartilham uma cena ou tempo de tela juntos.

No duelo de abertura, Woody Strode carrega uma arma de "Mare's Leg" (Winchester Modelo 1892), em homenagem à série Wanted: Dead or Alive (1958), na qual o caçador de recompensas de Steve McQueen a usava como arma principal.


Morton, o chefe da ferrovia, desejava ver o Oceano Pacífico antes de morrer. Ele montou seu trem especial desde o Atlântico. Ambos os oceanos são preenchidos com sal. O "sal de Morton" (Morton's salt - na mesa do trem) é uma marca popular de sal de mesa. Na última cena de Morton, ele deita de bruços em água doce, fazendo um trocadilho por causa de seu nome que leva o nome da marca de sal. Também deve ser sugerido que, se ele adquirir a "Água Doce" da fazenda de McBain (água sem sal), ele figuradamente a preencheria de sal.

Cartaz do filme:



















Elenco e diretor















A Música do filme:





Ótima reportagem sobre o Velho Oeste (Revista Aventuras na História)

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/a-vida-no-velho-oeste.phtml

Filmografia Parcial:
Claudia Cardinale










Os Eternos Desconhecidos (1958); Três Estrangeiras em Roma (1958); A Primeira Noite (1959); O Belo Antônio (1960); Rocco e Seus Irmãos (1960); 8½ (1963); O Leopardo (1963); A Pantera Cor-de-Rosa (1963); O Mundo do Circo (1964); Vagas Estrelas da Ursa (1965); De Olhos Vendados (1966); Os Profissionais (1966); O Dia da Coruja (1968); Era uma Vez no Oeste (1968); O Golpe de Papillon (1971); À Sombra do Vaticano (1972); Jesus de Nazaré (1977); O Prefeito de Ferro (1977); Fuga para Athena (1979); A Salamandra (1981); Fitzcarraldo (1982); Amor de Verão (1985); A Revolução Francesa (1989); Inverno de 54 (1989); Amantes & Infiéis (2002); O Fio (2009); O Gebo e a Sombra (2012); Twice Upon a Time in the West (2015); Rudy Valentino (2017); The Island of Forgiveness (2020); Keoma Rises (2020)

Henry Fonda (1905–1982)










Jesse James (1939); A Vida de Alexander Graham Bell (1939); A Mocidade de Lincoln (1939); A Volta de Frank James (1940); As Três Noites de Eva (1941); Vidas Sem Rumo (1941); Rua das Ilusões (1942); Consciências Mortas (1943); Paixão dos Fortes (1946); Noite Eterna (1947); Sangue de Heróis (1948); 12 Homens e uma Sentença (1957); O Homem dos Olhos Frios (1957); Quando a Esposa Peca (1959); Minha Vontade é Lei (1959); O Mais Longo dos Dias (1962); A Conquista do Oeste (1962); Os Nove Irmãos (1963); Uma Batalha no Inferno (1965); Os Impiedosos (1968); O Homem Que Odiava as Mulheres (1968); Era uma Vez no Oeste (1968); Assim Nascem os Heróis (1970); Meu Nome é Ninguém (1973); Mussolini - Ascensão e Glória de um Ditador (1974); A Batalha de Midway (1976); Terror na Montanha Russa (1977); Caravana de Intrépidos ou A Ultima Carga (1977); O Enxame (1978); Meteoro (1979); Num Lago Dourado (1981).

Jason Robards (1922–2000)









Crepúsculo Vermelho (1959); O Amor Tudo Vence (1961); Suave é a Noite (1962); Longa Jornada Noite Adentro (1962);  A Hora da Pistola (1967); Quando o Strip-Tease Começou (1968); Era uma Vez no Oeste (1968); A Morte Não Manda Recado (1970); Júlio César (1970); Tora! Tora! Tora! (1970); Johnny Vai à Guerra (1971); Pat Garrett e Billy the Kid (1973); O Menino e seu Cachorro (1975); Todos os Homens do Presidente 1976); Furacão (1979); Cabo Blanco (1980); O Resgate do Titanic (1980); Melvin e Howard (1980); A Lenda do Cavaleiro Solitário (1981); A Volta de Max Dugan (1983); The Day After: O Dia Seguinte (1983); O Mercador de Almas  (1985); O Preço da Paixão (1988); O Tiro que não Saiu pela Culatra (1989); Não Tenho Troco (1990); Mark Twain e Eu  (1991); As Aventuras de Huck Finn (1993); Filadélfia (1993); O Jornal (1994); Maré Vermelha (1995); Inimigo do Estado (1998); Magnólia (1999)

Charles Bronson  (1921–2003):









Vera Cruz (1954); Sete Homens e um Destino (1960); Fugindo do Inferno (1963); Os Doze Condenados (1967); Era uma Vez no Oeste (1968); O Passageiro da Chuva (1970); Assassino a Preço Fixo (1972); Desafiando o Assassino (1974); Desejo de Matar (1974); Lutador de Rua (1975); O Grande Búfalo Branco (1977); Desejo de Matar 2 (1982); Desejo de Matar 3 (1985); O Vingador (1986); Assassinato nos Estados Unidos (1987); Desejo de Matar 4 - Operação Crackdown (1987); Kinjite - Desejos Proibidos (1989); Desejo de Matar V (1994).

Gabriele Ferzetti (1925–2015)









Fabíola (1949); O Reverendo e o Ladrão (1950); O Cristo Proibido (1951); Três Histórias Proibidas (1952); A Provinciana (1953); Puccini (1953); Camilla (1954); Casanova, Amante Sublime (1955); Donatella (1956); Aconteceu na Itália (1957); Uma Vida e Dois Amores (1959); Aníbal, O Conquistador (1959); A Noite do Massacre (1960); Vênus Imperial (1962); Vidas Ardentes (1964); O Preço de um Resgate (1965); Três Quartos em Manhattan (1965); A Bíblia (1966); Condenado Pela Máfia (1967); Guerra aos Gangsters (1968); Era uma Vez no Oeste (1968); A Fúria dos Intocáveis (1969); 007 - A Serviço Secreto de Sua Majestade (1969); A Confissão (1970); Hitler - Os Últimos 10 Dias (1973); O Porteiro da Noite (1974); Corrupção no Palácio da Justiça (1975); Questão de Tempo (1976); Premonição (1977); Morte in Vaticano (1982); O Escarlate e o Negro (1983);Júlia e Júlia (1987);  Othello (1995)  Um Sonho de Amor (2009); Diciotto anni dopo (2010)

Woody Strode (1914–1994) 









Caçadores de Leões (1951); Androcles e o Leão (1952); Demetrius e os Gladiadores (1954); O Cálice Sagrado (1954); Os Dez Mandamentos (1956); Tarzan e a Tribo Nagasu (1958); Os Bravos Morrem de Pé (1959); Audazes e Malditos (1960); Spartacus (1960); Terra Bruta (1961); O Homem que Matou o Facínora (1962); Os Três Desafios de Tarzan (1963); Gengis Khan (1965); 7 Mulheres (1966); Tarzan e o Silêncio Mortal (1966); Shalako (1968); Era Uma Vez no Oeste (1968); A Colina dos Homens Maus (1969); Marcados Pela Vingança (1972); Keoma (1976); A Maldição das Aranhas (1977); Gritos na Noite (1981); Os Vigilantes (1982); Resgate no Vietnã (1982); O Regresso do Corcel Negro (1983); Cotton Club (1984); Assassinato na Louisiana (1987); Posse: A Vingança de Jessie Lee (1993); Rápida e Mortal (1995).

Jack Elam (1920–2003)









Areia Movediça (1950); Ódio Implacável (1950); O Diabo Feito Mulher (1952); Matar ou Morrer (1952); O Forasteiro (1952); Os Quatro Desconhecidos (1952); Almas Selvagens (1953); Os Bravos Não se Rendem (1954); Vera Cruz (1954); Tarzan e os Selvagens (1955); A Morte num Beijo (1955); O Tesouro de Barba Rubra (1955); O Rei do Laço (1956); Sem Lei e Sem Alma (1957); Assassino Público Número Um (1957); O Covil da Morte (1959); O Último Por-do-Sol (1961); Os Comancheros (1961);  Heróis do Texas (1963); Raça Brava (1966); Satã, O Urso Cinzento (1966); O Pistoleiro do Rio Vermelho (1967); Sartana não Perdoa (1968) Era uma Vez no Oeste (1968); Uma Cidade Contra o Xerife (1969); Rio Lobo (1970); Latigo, o Pistoleiro (1971); Pat Garrett e Billy the Kid (1973); Pony Express: A Saga de Jimmy (1976); O Viking (1978); Cactus Jack, o Vilão (1979); Quem Não Corre, Voa (1981); Um Rally Muito Louco (1984); De Volta ao Oeste (1988); Ouro Para Um Pistoleiro (1988); Comando Suburbano (1991); Os Indesejáveis (1993)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre