terça-feira, 13 de dezembro de 2016

O CÍRCULO DO MEDO / CAPE FEAR (1962) - ESTADOS UNIDOS



DUELO DE INTERPRETAÇÕES

Sam Bowden (Gregory Peck) é um advogado com grande reputação em sua cidade. Certo dia se depara com o ex-presidiário Max Cady (Robert Mitchum), um homem frio e calculista que lhe jurara vingança. Ele fora testemunha de acusação em um julgamento que condenara Cady por atacar uma mulher. Oito anos depois Max está livre. Sam começa a se sentir coagido, pois este aparece nos lugares que frequenta. Logo percebe que sua família pode estar correndo grande perigo. 




Excelente produção, com suspense crescente, colocando lado a lado dois atores top de Hollywood: Gregory Peck e Robert Mitchum. Esta versão original, que sofreu uma ótima refilmagem na década de 90, com Robert De Niro e Nick Nolte, merece ser revisitada. A trama tem algumas diferenças: no original Sam é testemunha de um caso. Na versão de 1991, Sam ocultou informações que poderiam evitar a prisão de Cady (por saber que era culpado e se safaria). Nesta versão analisada, há uma grande diferença: o personagem de Peck é destemido e não se assusta com facilidade, o que dá ao filme uma verdadeira disputa de atuações, onde fica difícil definir quem está melhor. Sua armas são invisíveis. Bowden tem que se brutalizar para enfrentar Cady. Entrar no jogo como dizem. Na refilmagem, De Niro ganha o filme e transforma Nolte num assustado e impotente advogado diante de sua vilania. 



Enquanto o personagem de De Niro ganha um papel de sociopata violentíssimo, Mitchum recebeu um personagem frio e cerebral, onde sua face demonstrou sua personalidade.  Mitchum alternou de um malandro comum em a ser de extrema crueldade. Ele consegue habilmente evitar que a polícia possa fazer algo quanto sua proximidade à família e, aos poucos, instala o seu terror psicológico. Não anda armado, logo não pode ser preso. Anda com dinheiro, logo não está vadiando (lembrando que nessa época era crime). Talvez muitos prefiram a versão de De Niro, mais cruel e com o ator no auge, do que esta versão em preto e branco e uma violência mais branda e psicológica, típica da época.




Gregory Peck, a princípio, era a escolha para o papel do vilão, mas sua reputação de “bom moço” levou os estúdios a repensarem se o público desejaria ver o ator em tal papel. Com essa mudança de planos Robert Mitchum entrou e arrasou no papel.  Tanto que, devido a este sucesso, foi que  Cabo do Medo (1991) foi feito. E muito bem realizado na verdade. Mas a performance de Mitchum parece ter sido considerada pelos críticos melhor. A Newsweek , em 2004, colocou seu personagem entre os 10 melhores vilões de todos os tempos.  Comparar os dois filmes é até complicado, pois a mudança sócio cultural influencia decisivamente. Basta vermos como eram os anos 60 e os anos 90. Trinta anos que mudaram completamente a sociedade e levou De Niro a um Cady muito mais violento e ameaçador. Bem típico da década de 90. Sangue em profusão nas telas era algo raro, nas ruas não. Em 1991 A violência tomou conta das ruas e das telas. Então o impacto que Círculo do Medo causou em plateias acostumadas a filmes com violência infantil (como muitos classificam hoje) foi muito grande  assim como sua produção homônima (no original) sob a direção de Scorsese. Tanto que o termo estupro não foi usado neste filme.




Círculo do Medo tem em sua direção o cineasta J. Lee Thompson, que ficou famoso por dirigir anos depois vários filmes em parceria com Charles Bronson. Quem o conhece apenas por aqueles filmes, se surpreenderá na mão segura impressa durante toda a projeção. Ainda a destacar um Telly Savalas na pele de um detetive e (Kojak, Os Doze Condenados, Expresso do Horror) que ainda não era careca, marca que o tornou inconfundível.



Círculo do Medo tem um final bem diferente de sua refilmagem e com incrível impacto. O discurso de Peck nos faz pensar nos caminhos que as histórias tomaram, em seus finais, ao longo das décadas.

Curiosidades:
O filme foi uma adaptação do livro "The Executioners" do autor John D. MacDonald.

A presença do ator Edward Platt (1916–1974), o chefe de  Maxwell Smart, do famoso seriado “Agente 86”, aqui atuando como um juiz.

Na versão de 1991 Gregory Peck, Robert Mitchum e Martin Balsam fazem papéis secundários.

Gregory Peck ganhou o Oscar de Melhor Ator por "O Sol É Para Todos" (1962)

Robert Mitchum foi indicado ao Oscar por "Também Somos Seres Humanos" (1945)

Cape Fear (Cabo do Medo) é um local para onde se dirigem os protagonistas

Robert Mitchum foi o narrador do filme  "Tombstone - A Justiça Está Chegando"

Gregory Peck, Robert Mitchum e Balsam tiveram uma participação na versão de 1992

Martin Balsam ganhou o Oscar de melhor Ator Coadjuvante por "Mil Palhaços" (1965)

J. Lee Thompson (1914–2002) foi indicado ao Oscar de Melhor Direção por Os Canhões de Navarone (1961)

O fracasso financeiro do Círculo do Medo (1962) acabou com a empresa de Gregory Peck, a Melville Productions.

No início, Robert Mitchum não queria fazer o filme, mas finalmente cedeu depois que Gregory Peck e J. Lee Thompson entregaram uma caixa de bourbon em sua casa. Sua resposta foi: "Tudo bem, bebi seu bourbon. Estou bêbado. Vou fazer isso."

Gregory Peck, que produziu o filme, não gostou do título do romance original "The Executioners". Ao pensar em um novo título, ele decidiu que filmes com nomes de lugares tendiam a fazer muito sucesso, então ele olhou um mapa dos EUA até encontrar Cape Fear na Carolina do Norte.

J. Lee Thompson sempre imaginou o filme em preto e branco antes da produção. Como fã de Alfred Hitchcock, ele queria ter elementos de Hitchcock no filme, como ângulos de iluminação incomuns, uma trilha sonora misteriosa de Bernard Herrmann, closes e dicas sutis em vez de representações gráficas da violência que Cady tem em mente para a família.

Polly Bergen sofreu pequenos hematomas em uma cena em que sua personagem luta com Cady. Ele deveria arrastá-la por várias portas no set, mas um membro da equipe por engano deixou todas aquelas portas trancadas, de modo que quando Robert Mitchum forçou Bergen a passar pelas portas, ela estava sendo usada como um aríete para abri-las.

Telly Savalas foi testado para o papel de Max Cady, mas depois interpretou o detetive particular Charlie Sievers.

De acordo com Polly Bergen, Robert Mitchum cortou a mão em um armário durante a cena. "A mão dele estava coberta de sangue, minhas costas estavam cobertas de sangue. Nós apenas continuamos, presos na cena "

Gregory Peck, Martin Balsam e Robert Mitchum aparecem no remake, Cabo do Medo (1991): Peck como advogado de Cady, Balsam como juiz e Mitchum como tenente da polícia que sugere que Bowden use meios alternativos para fazer Cady deixar a cidade.

No romance original The Executioners, Cady era um soldado condenado à corte marcial e condenado no testemunho do então Tenente Bowden pelo estupro brutal de uma garota de 14 anos. Os censores intervieram, baniram o uso da palavra "estupro" e afirmaram que retratar Cady como um soldado refletia negativamente nos militares dos EUA.

Charles Bronson, James Coburn, Charlton Heston, Jack Palance e John Wayne foram considerados para o papel de Sam Bowden. Peck foi um substituto de última hora para Heston, que foi originalmente escalado.

Rod Steiger queria interpretar Max Cady, mas recuou quando soube que Robert Mitchum estava considerando o papel.

Jim Backus foi escalado para interpretar o advogado Dave Grafton, mas teve que desistir devido a conflitos com seu novo programa A Ilha dos Birutas (1964).

J. Lee Thompson originalmente queria que Hayley Mills interpretasse Nancy Bowden, mas Mills não pôde porque fora contratada por Walt Disney.

O diretor J. Lee Thompson reclamou na época que o censor britânico John Trevelyan havia arruinado o filme ao fazer cortes extensos, e o número de edições sugeridas variava de 60 a mais de 100. Trevelyan posteriormente respondeu que havia feito apenas 15 cortes

O papel de Max Cady foi oferecido a Ernest Borgnine.

Gregory Peck iria originalmente interpretar Max Cady.

Gregory Peck e Robert Mitchum eram personalidades contrastantes; Peck sempre preparava meticulosamente seus papéis, enquanto Mitchum aprendia suas falas apenas antes de uma cena, por causa de sua fantástica memória fotográfica.

Como produtor do filme, Gregory Peck supervisionou a edição e não aproveitou para colocar seu personagem à frente do de Mitchum.

Incluído na lista de 2001 do American Film Institute dos 100 melhores filmes americanos.

De acordo com Robert Mitchum, durante as filmagens da cena final da luta entre ele e Gregory Peck, Peck uma vez acidentalmente deu um soco de verdade. Mitchum, sabendo que Peck não tinha intenção e sempre o profissional, recusou-se a parar e continuou a filmar a cena. No entanto, ao entrar em seu trailer, Mitchum disse que "literalmente desmaiou" devido ao impacto do soco e disse que sentiu isso por dias depois. Mitchum disse: "Não sinto pena de ninguém burro o suficiente que arranja uma briga com ele (Peck)."


Filmografia Parcial:

Gregory Peck (1916–2003)










Quando a Neve tornar a Cair (1944); As Chaves do Reino (1944); Quando Fala o Coração (1945); Duelo ao Sol (1946); Virtude Selvagem (1946); A Luz é Para Todos (1947); Céu Amarelo (1948); Almas Em Chamas (1949); Falcão dos Mares (1951); David e Betsabá (1951); O Matador (1950); As Neves do Kilimanjaro (1952); A Princesa e o Plebeu (1953); Moby Dick (1956); Estigma da Crueldade (1958); Da Terra Nascem os Homens (1958); Os Bravos Morrem de Pé (1959); Os Canhões de Navarone (1961); O Círculo do Medo (1962); O Sol é Para Todos (1962); O Ouro de Mackenna (1969); A Noite da Emboscada (1969); A Profecia  (1976);  Meninos do Brasil (1978); O Escarlate e o Negro (1983); Gringo Velho (1989); Cabo do Medo (1991). 

Robert Mitchum (1917–1997)



Jamais Fomos Vencidos (1943); Nevada (1944); Também Somos Seres Humanos (1945); Fuga do Passado (1947); Macao (1952); O Rio das Almas Perdidas (1954); Mensageiro do Diabo (1955); O Céu é Testemunha (1957); O Círculo do Medo (1962); O Mais Longo dos Dias (1962); As Duas Faces da Lei (1964); El Dorado (1967); A Filha de Ryan (1970); Operação Yakuza (1974); A Arte de Matar (1978); Os Amantes de Maria (1984); Os Fantasmas Contra Atacam (1988); Homem Morto (1995)

Telly Savalas (1922–1994)










O Terror de uma Cidade (1961); Juventude Selvagem (1961); Círculo do Medo (1962); O Homem de Alcatraz (1962); Mercado de Corações (1963); O Mensageiro da Vingança (1963); A Maior História de Todos os Tempos (1965); Genghis Khan (1965); Uma Batalha no Inferno (1965); Beau Geste (1966); Os Doze Condenados (1967); Os Corruptores (1968); O Sindicato do Crime (1969); O Ouro de Mackenna (1969); 007 - A Serviço Secreto de Sua Majestade (1969); Cidade Violenta (1970); Expresso do Horror (1972); Trinity... Os Sete Magníficos (1972); Pancho Villa (1972); Implacável Perseguição (1973); The Marcus-Nelson Murders (1973); Lisa e o Diabo (1973); Capricórnio Um (1977); Kojak (seriado 1973-1978); Fuga para Athena (1979); Dramático Reencontro no Poseidon (1979); Alcatraz: The Whole Shocking Story (1980); Um Rally Muito Louco (1984); O Preço da Justiça (1987); Os Doze Condenados: Missão Mortal (1987); Os Doze Condenados: Missão Fatal (1988); The Hollywood Detective (1989); Kojak: Ariana (1989); Kojak: Fatal Flaw (1989); Kojak: Flowers for Matty (1990); Kojak: It's Always Something (1990); Kojak: None So Blind (1990); Brincando com o Perigo (1993); Loucademia de Bombeiros (1995)

J. Lee Thompson (Diretor)
Sangue Sobre a Índia (1959); Os Canhões de Navarone (1961); O Círculo do Medo (1962);Taras Bulba (1962);O Ouro de Mackenna (1969);A Conquista do Planeta dos Macacos (1972); A Batalha do Planeta dos Macacos (1973);A Reencarnação de Peter Proud (1975); O Grande Búfalo Branco (1977); Dez Minutos Para Morrer (1983);Justiça Selvagem (1984);As Minas do Rei Salomão (1985);O Vingador (1986);Os Aventureiros do Fogo (1986); Desejo de Matar 4 - Operação Crackdown (1987);Mensageiro da Morte (1988); Kinjite - Desejos Proibidos (1989).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre