quarta-feira, 12 de agosto de 2015

UM ESTRANHO NO NINHO / ONE FLEW OVER THE COCKOO'S NEST (1975) - ESTADOS UNIDOS


OSCAR DE MELHOR ATOR E OSCAR DE MELHOR ATRIZ

Randle Patrick Murphy (Jack Nicholson) é um criminoso com histórico de agressões e outros delitos. É  transferido de uma prisão rural para um hospital psiquiátrico, onde sua sanidade será avaliada. Na prisão pensam que ele apenas finge ser insano para não ter de trabalhar. Murphy então é colocado junto a alguns pacientes de pouca periculosidade e passa a observá-los. Logo começa a interagir com os doentes e conhece a enfermeira chefe do local: Ratched (Louise Fletcher), responsável pelas sessões em grupo com os pacientes e pela supervisão do hospital em seu turno. Murphy percebe que Ratched possui um domínio pleno sobre o grupo. Avesso a ordens, rebelde, inconformista e manipulador resolve fazer uma aposta com os pacientes: “dobrar” a enfermeira em pouco tempo. Aos poucos Murphy começa sua pequena revolução, instigando seus companheiros a questionarem as leis e a disciplina do estabelecimento, entrando em confronto direto com a fria, racional e ditatorial enfermeira. De acordo com que os dias passam, a tensão começa a entrar num crescente irreversível e apenas um poderá sair vitorioso. Murphy acredita que ele vencerá, ao mesmo que tempo que planeja um plano de fuga do sanatório, um lugar aparentemente fácil de escapar.


Um Estranho no Ninho, título brasileiro para “One Flew Over the Cuckoo's Nest” foi uma adaptação com várias modificações do livro homônimo de Ken kersey de 1962 . O Ator Kirk Douglas adquiriu os direitos para o cinema no mesmo ano e conversou com o tcheco Milos Forman, que estava preso a outros projetos. Em 1971 transferiu os direitos para seu filho, o ator Michael Douglas, que bateu às portas dos estúdios e recebeu negativas daqueles que não acreditavam que o filme alcançasse algum sucesso, principalmente por tratar de um assunto controverso: loucura, um tema que poderia causar grande rejeição por parte do público. Michael convenceu Saul Saenz que era um produtor de discos sem nenhuma experiência na área cinematográfica. Colocou o roteiro a cargo de Lawrence Hauben, que ganhou o Oscar pelo trabalho. Depois de pronto, a United Artists acreditou no sucesso do filme e resolveu bancá-lo. Jack Nicholson recebeu um salário e porcentagem de bilheteria (e o faria novamente, tornando-se milionário no Filme Batman de 1989)


Um Estranho no Ninho tornou-se um sucesso estrondoso, arrebatando 5 Oscars nas principais categorias: Melhor Filme,  Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado. A interpretação destruidora de Nicholson como Murphy encontrou um contraponto à altura: a atriz Louise Fletcher (em seu segundo trabalho no cinema). Murphy é o "herói". É o líder que se considera uma espécie de messias a retirar sua trupe das mãos da enfermeira malévola. Ele se compadece dos que lá estão e até os entende parcialmente. Murphy, muitas vezes, parece inocente em seus atos ao colocar sua sorte nas mãos de loucos e ficar incrédulo quando é delatado. Seu único escudeiro é um índio gigante e catatônico chamado Chefe Bromden que esconde um grande mistério. Murphy também pode ser comparado a um Dom Quixote com seu Pancho Villa índio que tudo observa, sendo o mais coerente da dupla. Murphy não entende que seus moinhos estão em uma forma personificada e que Ratched não é tão indefesa quanto ele pensa. Enfrentar o dragão poderá ser uma tarefa acima de suas possibilidades. Mas Murphy não pode apenas fugir. Ele tem que fugir e derrotar Ratched. Cativo de seu ego, precisa ver sua oponente ser derrotada e humilhada. Sair triunfantemente mostrando sua superioridade na batalha. Mas Ratched tem uma carta na manga: ela representa o Estado, o Status Quo, e pode estabelecer as regras da batalha. Pode trapacear com o aval da instituição. Murphy compreende um pouco tarde que “toda ação tem uma reação oposta e de igual intensidade” ou até maior. Aqui a intensidade será aterradoramente maior.


O título brasileiro, muito feliz por sinal, até nos leva a uma ponderação: quem seria ”o estranho” naquele ninho? Murphy, Bromden ou ambos? O responsável pelo título brasileiro provavelmente captou a essência do personagem Murphy que descobre o segredo do chefe índio, percebendo que ele não era o único que não se encaixava naquele lugar e, assim como ele, alguém fingia ser o que não era para fugir do mundo exterior. Murphy foge da prisão, o índio da realidade. Murphy desperta em Bromden a chama da liberdade e, nos demais, reflexões que não mais lhe eram permitidos ter. Afinal, pensar é questionar. Questionar é repensar regras e modelos. Quebrar paradigmas. Questionar pode ser perigoso e Ratched não gosta de mudanças. Gosta de tudo do jeito que está: sem questionamentos, com rígida obediência às regras da instituição. É inflexível. O espectador se surpreende com sua frieza, ao responder as perguntas, em um de tom de voz seco e calmo, aliado ao seu olhar intimidador, sempre com respostas prontas para todas as ocasiões. Murphy incita uma votação para assitirem a um jogo. Ratched aceita. Murphy perde e tenta reverter a situação, exigindo imediatamente uma nova votação. Ratched atende. Murphy ganha, mas não leva. Ratched tem uma brilhante resposta. Como num jogo de cartas, ela sabia qual era a cartada de Murphy e, ao contrário dele, conhecia os jogadores que estavam na mesa. Vontades próprias não são permitidas a loucos, mas Murphy não é louco, ou terá realmente um distúrbio que não reconhece como tal?


Ratched resolve lhe aplicar uma terapia de choque. O público sua frio. Murphy ri na volta. Tudo vai abaixo quando Murphy informa que sairá da prisão em 68 dias e é informado que num sanatório só será liberado quando concluírem que está apto a voltar à sociedade. Murphy percebe que se embaraçou na própria teia. O ponto principal do filme talvez seja uma crítica não apenas ao sistema em si, mas o uso do poder que algumas dessas pessoas fazem por conta própria.  Uma analogia ao pensamento: “Quem vigia os vigilantes?”, exemplificado no filme "Watchmen" e no filme "1984" de George Orwell. Temos um Estado que paga pessoas para cuidarem de outras pessoas, mas quem os vigia para saber se estão atuando dentro do proposto?


A “terapia alternativa” de Murphy (o passeio de barco) mostra que, se não estão aptos a viver em sociedade, também não deveriam ficar eternamente entre quatro paredes. Claro que o filme só mostra pacientes simpáticos. Não temos os violentos, psicopatas e sociopatas que levariam a história para outro caminho e desviariam as percepções do espectador dos protagonistas.  Ratched tem sua missão de conduzir o sanatório, mas não parece maltratar os pacientes, apesar da questão da terapia de choque (uma questão que deixo para ser analisada por quem é da área) que se utilizaria como último recurso para conter um paciente.  Perto do que lemos nos noticiários a respeito de certos lugares, chamados de “depósito de pessoas”, o sanatório do filme pode ser considerado um lugar tranquilo, mesmo porque o roteiro concentra-se no duelo entre os protagonistas e não os excessos cometidos no local. Para esse tipo de situação temos o filme brasileiro “Bicho de Sete Cabeças”, o americano “A Troca” com Angelina Jolie e “Frances” com Jessica Lange. Na verdade, a chegada de Murphy transforma Ratched, que fica sem saber como lidar racionalmente com a situação, mesmo que passe uma impressão de estar no controle. Ambos tornam-se cada vez mais descontrolados. Murphy extravasa seu temperamento e descontentamento em suas atitudes, Ratched mantém sua máscara de sanidade para os doentes, mas a sua real personalidade é visível apenas para o espectador. O episódio com Billy, perto do fim, mostra que Ratched se liberou também. Só que o seu lado sombrio e mau vem a tona de um forma terrível.


Quanto ao elenco o diretor Milos Forman, na época, optou, na maioria, por atores desconhecidos do grande público e alguns, posteriormente tornar-se-iam famosos. Will Sampson com seu chefe índio foi fundamental na trama e sua participação ao lado de Nicholson agregou muito ao filme. Muitos se lembrarão do final excepcionalmente trágico e criativo na qual ele foi inserido. Na turma de loucos temos Danny De Vito (Tudo Por uma Esmeralda, Irmão Gêmeos, A Guerra dos Roses) e Christopher Lloyd (De Volta para o Futuro 1,2 e 3 e A Família Addams I e II ) que fizeram carreiras de sucesso e são os rostos mais lembrados.


O diretor Milos Forman (de Hair  e Amadeus) não fez uma cópia fiel ao livro, tanto que o autor Ken Kersey disse na época que não assistira ao filme, porém é inegável que sua obra sobreviveu muito bem ao tempo e atravessou gerações. Além disso, a escolha do elenco fez toda a diferença, mesclando atores desconhecidos com atores experientes, dando à trama a relevância que se almejava alcançar. Mesmo para aqueles que o assistirem pela primeira vez, deverão sentir o impacto de sua mensagem às vezes divertida, às vezes sombria e outras poéticas.


Trailer: 






Curiosidades (contém sopilers):
O Diretor Milos Forman dirigiria em 1984 o filme “Amadeus” que conta a história de Wolfgang Amadeus Mozart. O filme ganhou o 8 Oscars.

Incluído na lista de 1998 do American Film Institute dos 100 Maiores Filmes Americanos.

Incluído entre os "1001 filmes que você deve ver antes de morrer",

Muitos figurantes eram pacientes mentais autênticos.

Jack Nicholson trabalhou com pessoas portadoras de casos agudos de esquizofrenia, como instrutor de arte dramática .

Louise Fletcher não trabalhava como atriz há oito anos.

O papel da sádica enfermeira foi recusado por algumas atrizes como Anne Bancroft, Jane Fonda, Faye Dunaway e Ellen Burstyn.

Há um boato de que Jack Nicholson foi submetido a terapia eletroconvulsiva para a cena em que seu personagem o faz. Isso não é verdade.

Jack Nicholson e o compositor Jack Nitzsche nasceram em 22 de abril de 1937.

O motivo do escritor Ken kersey ter se recusado a ver o filme foi que o filme é centrado na figura de Murphy e, em seu livro, o ponto de vista da história é contado pelo chefe índio

Will Sampson (Chefe Bromden) era um guarda florestal no Oregon perto de onde o filme foi filmado. Ele foi selecionado para o papel porque era o único nativo americano que o departamento de elenco pôde encontrar que combinava com o tamanho incrível do personagem.

Em entrevistas posteriores, Louise Fletcher disse que encontrou maneiras de tornar seu personagem humano, mas permanecer antipático, decidindo que a enfermeira Ratched realmente se importava com os pacientes e sentia que estava fazendo o que era melhor para eles, mas estava completamente equivocada e bêbada em seu próprio poder.

Louise Fletcher ficou tão perturbada com seu próprio desempenho que não pôde assistir ao filme por anos.

Dean R. Brooks era psiquiatra e diretor do hospital estadual do Oregon onde o filme foi feito. Durante as filmagens, Brooks diagnosticou corretamente William Redfield com a leucemia que o mataria 18 meses depois.

Jack Nicholson ficou com uma porcentagem dos lucros em vez de um pequeno salário por um filme com orçamento modesto. A mudança valeu a pena quando o filme começou a faturar bem mais de US $ 120 milhões.

Durante as filmagens, um membro da equipe que passava cabos deixou uma janela do segundo andar aberta no Oregon State Mental Hospital e um paciente de verdade escalou as barras e caiu no chão, machucando-se. No dia seguinte, o The Statesman Journal em Salem, Oregon, relatou o incidente com a manchete na primeira página "Um voou para fora do ninho do cuco" ("One flew out of the cuckoo's nest".)

Louise Fletcher ficou tão chateada com o fato de os outros membros do elenco poderem rir e ser felizes, enquanto ela tinha que ser tão fria e sem coração, que perto do final da produção, ela tirou o vestido e ficou apenas com a calcinha para provar ao membros do elenco, ela não era "um monstro de coração frio".

Segundo de apenas três filmes, os outros dois sendo Aconteceu Naquela Noite (1934) e O Silêncio dos Inocentes (1991), a ganhar todos os grandes prêmios da Academia (Melhor Filme, Ator, Atriz, Diretor e Roteiro, Adaptado ou Original).

O autor Ken Kesey ficou tão ressentido com a maneira como os cineastas estavam "massacrando" sua história que jurou nunca assistir ao filme completo, e até processou os produtores do filme porque não foi mostrado da perspectiva do chefe Bromden (como o romance é). Anos depois, ele alegou estar deitado na cama mudando os canais de televisão quando decidiu fazer um filme tarde da noite que parecia bem interessante, apenas para perceber depois de alguns minutos que era esse filme. Ele então mudou de canal.

Ao filmar a cena de pesca, todo o elenco, exceto Jack Nicholson, ficou enjoado. O que tornou tudo pior para eles foi que demorou uma semana inteira para filmar. Danny DeVito ainda fica enjoado de pensar nisso.

Milos Forman rodava as câmeras quando os membros do elenco não sabiam, para que ele pudesse capturar o "momento real".

Quando Louise Fletcher se aproximou do final de seu discurso de aceitação do Oscar de Melhor Atriz, ela concluiu com um toque único (uma estreia na Língua de Sinais Americana): "Para minha mãe e meu pai, quero agradecer por me ensinar a ter um sonho. Você está vendo meu sonho se tornar realidade. Obrigado."

O diretor Milos Forman confiou muito em tomadas de reação para atrair mais personagens para as cenas. Em algumas cenas de terapia de grupo, houve dez minutos de reações de Jack Nicholson filmadas, mesmo que ele tivesse muito pouco diálogo. A foto de Louise Fletcher olhando friamente para Nicholson depois que ele voltou da terapia de choque foi na verdade sua reação irritada a um conselho de Forman.

Emocionalmente tenso por uma agenda de filmagens exigente que o mantinha a cinco mil quilômetros de sua futura esposa, Rhea Perlman, Danny DeVito desenvolveu o mecanismo de enfrentamento de um amigo imaginário, com quem teria conversas noturnas. Preocupado com a possibilidade de sua própria sanidade estar se esvaindo, DeVito procurou o conselho do Dr. Brooks, que lhe garantiu que não havia motivo para se preocupar, desde que DeVito ainda pudesse identificar o personagem como fictício.

O roteiro pedia que McMurphy saltasse sobre um guarda e o beijasse ao chegar ao hospital. Durante as filmagens, o diretor Milos Forman decidiu que a reação do guarda não foi forte o suficiente e disse a Jack Nicholson para pular no outro guarda. Isso surpreendeu muito o ator que fazia o segundo guarda e, em algumas versões, ele pode ser visto socando Nicholson.

O título deriva de uma rima folclórica infantil americana. Ele pode ser lido na íntegra no romance.

O coprodutor Michael Douglas pesquisou várias locações na costa oeste e escolheu o Oregon State Hospital porque o superintendente Dr. Dean R. Brooks, M.D. concordou em dar aos cineastas acesso ilimitado.

Kirk Douglas, que detinha os direitos, planejava estrelá-lo, mas quando eles começaram a fazer o filme, ele estava muito velho.

O elenco e a equipe tiveram que se acostumar a trabalhar com figurantes e apoiar os membros da equipe que eram pacientes do Oregon State Mental Hospital; cada membro do elenco profissional e da equipe trabalhava inevitavelmente em estreita colaboração com pelo menos dois ou três pacientes mentais.

Durante a maior parte das filmagens do filme, William Redfield estava doente. Ele morreu após a conclusão do filme, em 17 de agosto de 1976.

Danny DeVito foi o primeiro ator a ser escalado.

Robert Forster foi considerado para o papel de Martini.

Na época, foi o sétimo filme de maior bilheteria de todos os tempos.

É mostrado que o personagem Ellis fez uma lobotomia em uma cena deletada, razão pela qual ele se retraiu ao longo do filme.

Durante o 30º aniversário da versão do livro de Ken Kesey em 1962, após sua entrevista com Charlie Rose, o filme foi considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo" pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e selecionado para preservação no National Film Registry.

O elenco e a equipe estavam preocupados com o comportamento de Sydney Lassick. Ele exibiu um comportamento cada vez mais imprevisível e emocionalmente errático durante seu tempo no personagem, um padrão que culminou em uma explosão de lágrimas durante sua observação da cena final entre McMurphy e o Chefe. Lassick ficou tão emocionado durante a cena que teve que ser removido do set.

Esta história foi baseada nas experiências do autor Ken Kesey enquanto trabalhava no Veterans Administration Hospital em Menlo Park, Califórnia.

Sydney Lassick (Cheswick) se envolveu tanto em seu papel que os produtores ficaram preocupados. Os médicos disseram: "Se as coisas ficarem fora de controle, temos a medicação adequada."

Durante a cena da eletroconvulsoterapia (ECT), McMurphy diz que "um pouquinho vai bastar" enquanto a enfermeira coloca o gel condutor na lateral de sua cabeça. Essa frase, que não estava no script original, é uma referência ao jingle publicitário do creme para o cabelo Brylcreem, que era um produto de cuidado para o cabelo popular para homens nas décadas de 1960 e 1970.

Ratched mostra como ela é tensa. Não é por acaso que seu penteado se assemelha aos chifres do diabo.

A dança de guerra indiana não estava no roteiro. Foi ideia de Jack Nicholson.

Jack Nicholson realmente tentou erguer o bebedouro. Ele tinha arranhões nos braços.

No romance, o primeiro nome da enfermeira Ratched nunca é revelado. No filme, quando o comitê do hospital se reúne para discutir o comportamento de McMurphy, o Dr. Spivey a chama de "Mildred". Além disso, quando McMurphy retorna da eletroconvulsoterapia e se senta para a sessão de terapia em grupo, ele a chama de "Mildred".

Michael Douglas originalmente queria interpretar Billy Bibbit no filme.

A maioria dos grandes estúdios recusou o filme. Um dos motivos é que demorou demais para ser feito.

A escolha de Chief foi extremamente difícil, já que simplesmente não havia Nativos Americanos gigantes. Os produtores estavam prestes a desistir da busca quando Will Sampson foi descoberto.

Marlon Brando, Gene Hackman e Steve McQueen receberam o papel de McMurphy antes de Jack Nicholson. Burt Reynolds também foi considerado McMurphy.

De acordo com Michael Douglas, Milos Forman queria que Burt Reynolds fizesse o papel de McMurphy. Reynolds queria fazê-lo depois de se encontrar com Forman, mas o estúdio queria um ator mais aclamado pela crítica para o papel e escolheu Jack Nicholson.

Kirk Douglas primeiro contou a Milos Forman sobre o projeto, prometendo enviar a Forman uma cópia do livro para sua leitura. Douglas enviou o romance a Forman, mas o pacote foi confiscado pela alfândega tcheca e nunca chegou a Forman. Sem saber do destino do pacote, o cineasta se ressentiu da promessa quebrada de Douglas, e Douglas achou Forman rude por nunca se preocupar em confirmar o recebimento do romance. Demorou uma década para resolver a bagunça, e as coisas só se resolveram quando Michael Douglas tentou outra vez na produção e contatou Forman mais uma vez.

Ken Kesey ficou tão chateado com o filme finalizado que processou Michael Douglas e Saul Zaentz por supostamente quebrar um acordo verbal para não fazer alterações no romance. "Eles tiraram a moralidade. Eles tiraram os Combine, a conspiração que é a América." Ele processou por 5% do bruto do filme, junto com US $ 800.000 por danos (equivalente a cerca de US $ 3,5 milhões em 2015). Ele acabou se contentando com 2,5% do bruto.

Jack Nicholson e Louise Fletcher realmente testemunharam a terapia eletroconvulsiva sendo realizada em um paciente.

Jack Nitzsche foi escolhido como compositor por sugestão de Art Garfunkel.

Jack Nicholson, Danny DeVito e Vincent Schiavelli interpretam os presidiários de um asilo. Todos os três acabaram como vilões nos filmes do Batman de Tim Burton: Nicholson foi o Coringa em Batman (1989), DeVito e Schiavelli foram o Pinguim e o Moedor de Órgãos, respectivamente, em Batman: O Retorno (1992).

O ex-presidente Barack Obama considerou este seu filme favorito.

O filme serviu de inspiração para a música "Welcome Home (Sanitarium)" da banda americana de heavy metal Metallica em seu terceiro álbum de estúdio, "Master of Puppets".

Filme favorito do diretor  Ron Howard.

A enfermeira Pilbow é interpretada por Mimi Sarkisian. Este é seu único filme, mas ela também estava na peça de teatro.

Jack Nicholson e Danny DeVito interpretaram os principais vilões nos filmess do Batman de Tim Burton. Nicholson sendo o Coringa e DeVito como O Pinguim. Além disso, Brad Dourif, que também apareceu neste filme, foi definido para estrelar como O Espantalho no terceiro e cancelado filme do Batman de Tim Burton: Batman Continues (1994). Ele foi substituído por Jim Carrey como um vilão inteiramente novo (The Riddler) em Batman Eternamente (1995), de Joel Schumacher.

Anjelica Huston: A ex-namorada de Jack Nicholson aparece como parte da multidão no píer quando a excursão de pesca retorna.

Louise Fletcher, Christopher Lloyd, Vincent Schiavelli, Michael Berryman e Brad Dourif apareceram em produções de Star Trek.

Quatro atores desse filme - Brad Dourif, Vincent Schiavelli, Michael Berryman e Sydney Lassick - mais tarde apareceriam em "Arquivo X" (1993).

Louise Fletcher apareceu em The O Exorcista II: O Herege (1977). Brad Dourif apareceu em O Exorcista III (1990), de William Peter Blatty.

James Caan, que foi considerado para o papel principal, mais tarde apareceu em Louca Obsessão, no qual ele se envolve em uma batalha de inteligência com uma enfermeira sádica. Kathy Bates ganhou um Oscar por seu papel, assim como Louise Fletcher. O papel de Caan foi anteriormente oferecido a Nicholson, que recusou, não querendo aparecer mais uma vez em uma adaptação de Stephen King envolvendo um escritor com durante uma nevasca no Colorado, como ele havia feito em O Iluminado, que também apresentava o ator Scatman Crothers.

A 20th Century Fox estava interessada em distribuir o filme e concordou em financiar toda a produção se reescrevesse o final para permitir que McMurphy vivesse. O produtor Saul Zaentz levou o filme para outro lugar.

O título do filme prenuncia o final do filme.

Filmografia Parcial:

Jack Nicholson







Cedo Demais para Amar (1960); A Loja dos Horrores (1960); O Corvo (1963); Sombras do Terror (1963); A Vingança de um Pistoleiro (1966); Sem Destino (1969); Chinatown (1974); Profissão: Repórter (1975); Um Estranho no Ninho (1975); Duelo de Gigantes (1976); O Iluminado (1980); O Destino Bate à sua Porta (1981); Reds (1981); Laços de Ternura (1983); A Honra do Poderoso Prizzi (1985); A Difícil Arte de Amar (1986); As Bruxas de Eastwick (1987); Nos Bastidores da Notícia (1987); Ironweed (1987); Batman (1989); A Chave do Enigma (1990); Questão de Honra (1992); Hoffa - Um Homem, Uma Lenda (1992); Lobo (1994); Acerto Final (1995); Marte Ataca! (1996); Melhor é Impossível (1997); Tratamento de Choque (2003); Alguém tem que Ceder (2003); Os Infiltrados (2006); Antes de Partir (2007); Eu Ainda Estou Aqui (2010); Como Você Sabe (2010)

Louise Fletcher


Águias em Alerta (1963);  Ellen Pode Ser Salva? (1974); Renegados Até a Última Rajada (1974); Roleta Russa (1975); Um Estranho no Ninho (1975); O Exorcista II: O Herege (1977); Massacre Brutal (1981); Estranhos Invasores (1983); Projeto Brainstorm (1983); Chamas da Vingança (1984); Era uma Vez na América (1984); Jogo Perigoso (1986); Invasores de Marte (1986); O Garoto que Podia Voar (1986); Um Casal mais que Perfeito (1986); J. Edgar Hoover (1987); Um Toque de Sedução (1988); A História de Karen Carpenter (1989); Operação Kickbox (1989); Aviso Final (1989); Limite da Loucura (1990); Jogo Perverso (1990); Elevador para o Além (1990); O Jogador (1992); Em Terreno Selvagem (1994); Um Toque de Sedução 2 (1995); Assassino Virtual (1995); O Preço da Traição (1996); Uma Escola Muito Doida (1996); Pecados da Mente (1997); Destinos Cruzados (1997); Segundas Intenções (1999); Matemática do Diabo (1999); Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine (seriado 1993 - 1999); De Volta ao Paraíso (2000); Dinheiro Pra Cachorro (2000); Visões da Morte (2001); Um Presente de Deus (2002); O Último Espírito (2007); O Natal de Dennis, o Pimentinha (2007); O Código Gênesis (2010); Duas Mentes (2012); Um Homem Perfeito (2013)


Will Sampson (1933–1987)










Um Estranho no Ninho (1975); Caçada da Morte (1977); Josey Wales - O Fora da Lei  (1976); Orca - A Baleia Assassina (1977);  O Grande Búfalo Branco (1977);  Alcatraz: The Whole Shocking Story (1980); Malícia Atômica (1985); Poltergeist 2 - O Outro Lado (1986); Os Aventureiros do Fogo (1986). 


Michael Berryman



Doc Savage: O Homem de Bronze (1975); Um Estranho no Ninho (1975); Quadrilha de Sádicos (1977); Bênção Mortal (1981); Convite Para o Inferno  (1984); Mulher Nota Mil (1985); A Máquina do Outro Mundo (1985); Jornada nas Estrelas IV - A Volta para Casa (1986); Jornada nas Estrelas V - A Última Fronteira (1989); Príncipe Guerreiro 2: O Portal do Tempo (1991); Double Dragon (1994); Rejeitados Pelo Diabo (2005); Terror Abaixo de Zero (2011); As Senhoras de Salem (2012). 

Peter Brocco (1903–1992)






A Volta de Monte Cristo (1946); O Espadachim (1948); A Espada Vingadora (1948); O Menino dos Cabelos Verdes (1948); A Condessa de Monte Cristo (1948); Fogo Criminoso (1949); A Cobiça do Ouro (1950); A Mão Negra (1950); Maldição (1950); Os Tambores Rufam ao Amanhecer (1951); Cody, O Marechal do Universo (1952); Odalisca das Arábias (1952); Viver É Lutar (1952); O Prisioneiro de Zenda (1952); A Volta dos Irmãos Corsos (1953); Os Invasores de Marte (1953); Pecado e Redenção (1954); O Cálice Sagrado (1954); Oeste Selvagem (1957); Spartacus (1960); Os Três Patetas em Órbita (1962); Flint Contra o Gênio do Mal (1966); O Terceiro Tiro (1967); Gatilhos da Violência (1969); Johnny Vai à Guerra (1971); Raça Maldita (1973);  Papillon (1973); Um Estranho no Ninho (1975); A Juventude de Butch Cassidy (1979); No Limite da Realidade (1983); O Campeão de Audiência (1984); Vingança Final (1982); Jogue a Mamãe do Trem (1987); A Guerra dos Roses (1989); Com o Dinheiro dos Outros (1991)


Scatman Crothers (1910–1986) :









Ao Sul de Sumatra (1963); Ao Sul de Sumatra (1956); Tarzan e os Caçadores (1958); O Otário (1964); A Grande Esperança Branca (1970); O Ocaso de uma Estrela (1972); Jones, o Faixa Preta (1974);  Um estranho no Ninho 
(1975); O Último Pistoleiro (1976); O Expresso de Chicago (1976); O Iluminado (1980); Bronco Billy (1980); No Limite da Realidade (1983); Embalos a Dois (1983); Viagem Clandestina (1985); Transformers - O Filme (1986)

William Duell (1923–2011): 


Desafio à Corrupção (1961), Sequestro sem Pista (1983); Nos Calcanhares da Máfia (1984); Um Jogo de Vida e Morte (1984); Mrs. Soffel - Um Amor Proibido (1984); Ironweed (1987); Elvira, a Rainha das Trevas (1988); Tribunal Sob Suspeita (1994); Será Que Ele É? (1997); Como Perder um Homem em 10 Dias (2003) 


Sydney Lassick (1922–2003): 



Um Estranho no Ninho (1975);  Carrie, a Estranha (1976); A Volta do Pistoleiro (1978); Alligator - O Jacaré Gigante (1980); A História do Mundo - Parte I (1981); Dois Tiras Meio Suspeitos (1982); Ratboy (1986); Mike Hammer (seriado 1984-1986); 976: A Voz da Sedução (1990); Viva! A Babá Morreu (1991); Na Onda do Rap (1991);  Traindo o Inimigo (1992);  Gangues: Sentença Mortal (1992); Mudança de Hábito 2: Mais Loucuras no Convento (1993); Freeway - Sem Saída (1996); O Mundo de Andy (1999); Uma Razão para Cantar (2000); Vice (2000

Christopher Lloyd:








Um Estranho no Ninho (1975); A Juventude de Butch Cassidy (1979); Assassinato a Sangue Frio (1979); Esquizofrenia (1980); O Destino Bate à sua Porta (1981); A Lenda do Cavaleiro Solitário (1981); Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock (1984); As Aventuras de Buckaroo Banzai (1984); Moto Laser (piloto de seriado 1985); De Volta para o Futuro (1985); Os Sete Suspeitos (1985); Amazing Stories (1986); Uma Cilada para Roger Rabbit (1988); De Médico e Louco Todo Mundo Tem um Pouco (1989); De Volta para o Futuro II (1989); De Volta para o Futuro III (1990); Comando Suburbano (1991); Dennis, o Pimentinha (1993); A Família Addams 2 (1993); Pagemaster, o Mestre da Fantasia (1994); Coisas para se Fazer em Denver Quando Você Está Morto (1995); A Maldição de Quicksilver (1997); Meu Marciano Favorito (1999); Uma Lição de Vida  (2001); A Maldição do Halloween (2001); Cumplicidade (2004); Um Dia Perfeito  (2006); Santa Buddies: Uma Aventura de Natal (2009); Piranha 3D (2010); Amor, Felicidade ou Casamento (2011); O Sabor do Amor (2011); Piranha 2 (2012); Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola (2014); Sin City: A Dama Fatal (2014); Bem a Tempo Para o Natal (2015); Eu não Sou um Serial Killer (2016); Despedida em Grande Estilo (2017); Limites (2018); Guess Who Died  (2018)


William Redfield (1927–1976): 



A Vida é Assim (1939); A Conquista do Espaço (1955); A Conquista do Espaço (1955);; O Fruto do Pecado (1956); Hamlet (1964); Duelo em Diablo Canyon (1966); Viagem Fantástica (1966); Androcles and the Lion (1967); Os Quatro Picaretas (1972); Nossa, que Loucura! (1974); Desejo de Matar (1974);  Um Estranho no Ninho (1975); Mr. Billion (1977) 

Vincent Schiavelli (1948–2005): 











Um Estranho no Ninho (1975); A Juventude de Butch Cassidy (1979); O Fim da Inocência (1980); Guerra Entre Gangsters (1981); Picardias Estudantis (1982); As Aventuras de Buckaroo Banzai (1984); Amadeus (1984); Valmont - Uma História de Seduções (1989); O Satânico Mister Frost (1990); Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990); Um Sem Juízo, Outro Sem Razão (1991); Batman: O Retorno (1992); Fuga para a Montanha Enfeitiçada (1995); O Mestre das Ilusões (1995); Quero Dizer que Te Amo (1995); O Povo Contra Larry Flint (1996); 007 - O Amanhã Nunca Morre (1997); Inferno (1999); O 4º Tenor (2002); Novo Mundo (2006); Oliviero Rising (2007) O Ator morreu de câncer de pulmão


Brad Dourif :
 








Um Estranho no Ninho (1975); Os Olhos de Laura Mars (1978); Sangue Selvagem (1979); Jim Jones: A Tragédia da Guyana (1980); Portal do Paraíso (1980); Na Época do Ragtime (1981); Duna (1984); Istanbul (1985); Veludo Azul (1986); Justiça pelas Próprias Mãos (1986); A Ira dos Anjos 2 (1986); Brinquedo Assassino (voz do Chucky 1988); Mississippi em Chamas (1988); Estrada da Morte (1989); Conspiração Atômica (1990); O Exorcista III (1990); A Criatura do Cemitério (1990); Brinquedo Assassino 2 (voz do Chucky 1990); Febre da Selva (1991); Anatomia de um Assassino (1991); Brinquedo Assassino 3 (voz do Chucky 1991); Criaturas 4 (1992); A Cor da Noite (1994); Assassinato em Primeiro Grau (1995); Sob o Domínio da Violência (1995); Alien, a Ressurreição (1997); Sem Sentido (1998); A Noiva de Chucky (voz do chucky 1998); Força de Elite (1999); Anjos Rebeldes 3 (2000); O Guardião das Almas (2001); O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002); A Caixa (2003); O Filho de Chucky (voz do chucky 2004); Deadwood: Cidade Sem Lei (seriado 2004 a 2006); Halloween: O Início (2007); H2: Halloween 2 (2009); A Corrente do Mal (2009); Padre (2011); A Maldição de Chucky (voz de Chucky 2013); Obsession (2019)

Danny DeVito: 




Mortadella (1971);  As Aventuras de um Velhaco (1973); Um Estranho no Ninho (1975); O Maior Amante do Mundo (1977); Com a Corda no Pescoço (1978); Laços de Ternura (1983); Tudo por uma Esmeralda (1984); Johnny, o Gângster (1984);  A Jóia do Nilo (1985); Por Favor, Matem Minha Mulher (1986); Jogue a Mamãe do Trem (1987); A Guerra dos Roses (1989); Com o Dinheiro dos Outros (1991); Irmãos Gêmeos (1988); Batman - O Retorno (1992); Hoffa - Um Homem, Uma Lenda (1992);  Quando as Leis São Rompidas (1994); Júnior (1994); O Nome do Jogo (1995);  Marte Ataca! (1996); Los Angeles: Cidade Proibida (1997); O Homem Que Fazia Chover (1997); Volta por Cima (1998); As Virgens Suicidas (1999); A Chave do Sucesso (1999); O Mundo de Andy (1999); Em Maus Lençóis (2000); O Assalto (2001); Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro (2002); Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003); Baila Comigo (2005); Be Cool: O Outro Nome do Jogo (2005); Um Astro em Minha Vida (2006); Um Natal Brilhante (2006); Sonhando Acordado (2007); Virando a Mesa (2008); De Pernas Pro Ar (2010); O Comediante (2016); Dumbo (2019); Jumanji: Próxima Fase (2019); It's Always Sunny in Philadelphia (seriado 2006 -2021);  Harry Haft (2021)

2 comentários:

  1. Boa tarde. Questiono quem é Murphy, quem é Nicholson... Raras vezes vi uma integração tão perfeita entre ator/personagem quanto nesse filme. E a maneira tocante, até mesmo lírica de dirigir um longa onde os coadjuvantes interpretam tão bem pacientes com transtornos mentais faz dessa película uma fantástica Obra-prima. Não vou me estender em minha opinião, pois a ótima resenha nos dá a conta desse glorioso filmaço. Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Janerson. Nicholson realmente entregou uma atuação de gala, em um filme magnificamente dirigido por Milos Forman, como você bem comentou, de uma forma lírica e tocante. Um grande abraço e obrigado por sempre vir e tecer comentários no blog.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre