REFILMAGEM COM TEXTURAS CONTEMPORÂNEAS
Max Cady (Robert De Niro), um brutal maníaco, ficou preso por 14 anos. Após cumprir sua sentença resolve ir atrás de Sam Bowden (Nick Nolte), o advogado que o defendera, e de sua família, constituída de sua esposa Leigh (Jessica Lange) e sua filha adolescente Danielle (Juliette Lewis). O motivo: Cody acredita firmemente ter pego uma pena maior devido a omissão de seu advogado na época. Sam se vê cercado pela presença ameaçadora de Cody sem nada poder fazer
Dois filmes considerados violentos (para a época) chegariam à
cerimônia do Oscar de 1992: “O Silencio dos Inocentes” (7 indicações) e “Cabo
do Medo” (2 indicações), algo bem raro. Spielberg havia comprado os direitos,
mas não tinha tempo para filmar, atuando como produtor (não creditado), uma
vez que foi o primeiro filme de sua produtora: a Amblin Entertainment. Sua escolha para a direção foi Martin Scorsese
que odiou o roteiro inicial e levou influências religiosas para dentro da
historia (ele quase se tornou padre).
E homenagens não faltaram: a música ouvida no clímax do
filme foi uma peça musical que Bernard Herrmann escreveu para "Cortina
Rasgada" (1966), de Hitchcock, mas nunca foi usada. A cena de estrangulamento com o fio de piano é
uma homenagem a Anthony Perkins em “Psicose” (sugestão de Spielberg). A cena da
estrela cadente foi uma homenagem a Spielberg. A personagem Lori Davis (Illeana
Douglas) foi batizada em homenagem a Lori Martin, que interpretou Nancy Bowden
em “O Círculo do Medo” (1962). As citações apocalípticas nas tatuagens de Cody são
uma referência ao filme “Mensageiro do Diabo”
na qual o protagonista (Mitchum) tinha os dizeres “love and hate” (amor e ódio)
nos dedos. Os Créditos de Abertura com os desenhos de Saul Bass (“Intriga
Internacional” e “Um Corpo Que Cai”) foi
uma homenagem também a Hitchcock. Preservada mais ou menos intacta, embora não
tão esmagadora quanto antes, a partitura musical de Bernard Herrmann (“Cidadão Kane”
e “Psicose”) para o filme original foi adaptada, arranjada e conduzida por Elmer
Bernstein.
"Tudo que existe na escuridão, existe sob a luz.
Exceto o medo". Com esse subtítulo no cartaz estreava “Cabo do Medo” uma
refilmagem de “Cape Fear” (aqui lançado como “Círculo do Medo”) trazendo diversas
referências e um Scorsese mais estilista, num conto de terror com uma ampliação
do conceito de vingança embutindo-lhe conotações bíblicas, aliada ao medo
sulista (como dito no filme: medo do índio, do escravo, do norte ...) A versão
de 62 era um thriller em uma América paranoica que ia do pôs- guerra à contra- cultura. Um filme que já era
considerado violento na década de 60. Scorsese seguiu de perto o esboço do
roteiro original com uma trama previsível, mas “aterradora” que colou o
espectador na cadeira. Um jogo de "gato e rato" altamente eficaz, onde
Cody se movimenta sorrateiramente como um felino à espreita de sua presa a
aguardar a hora do abate e transforma seu corpo tatuado em “um livro” a
respeito de sua vida e crenças. Baseado no roteiro de James R. Webb e no romance
"The Executioners", de John D. MacDonald, com o diretor de fotografia
Freddie Francis (“Moby Dick”, “Os Inocentes”, “Duna” ...) e a montagem
magistral de Thelma Shoonnmaker. Foi o primeiro filme em que o diretor usou
efeitos visuais
A primeira versão foi dirigida por J. Lee Thompson (de “Os
Canhões de Navarone” e vários filmes de Charles Bronson) com Robert Mitchum e Gregory Peck. De Niro convenceu Scorsese a filmar e ficou
com o papel principal. A lista de opções para o papel teve vários atores: Bill
Murray (a escolha de Spielberg antes de desistir da direção), Jack Nicholson, Tommy
Lee Jones, Willem Dafoe, Brad Dourif e Nicolas Cage. Para o papel que ficou com
Nick Nolte foram cogitados: Dennis Quaid, James Caan, Jeff Bridges, Harrison
Ford (a primeira escolha de Scorsese, mas este recusou), Richard Gere, Robert
Redford, Christopher Reeve, Mel Gibson,
Kevin Costner e Warren Beatty.
O grande momento do filme não está em seu clímax, mas na
cena da sedução, no cenário de peça infantil, com uma ingênua adolescente
(chapeuzinho) e um psicopata (o lobo mau e psicótico) carregada de erotismo. E o
acréscimo de texturas contemporâneas na cena funcionou muito bem, tornando-a
clássica.
O elenco inclui quatro vencedores do Oscar: Robert De
Niro, Jessica Lange, Martin Balsam e Gregory Peck; e três indicados ao Oscar:
Nick Nolte, Robert Mitchum e Juliette Lewis. Foi o último filme de Peck (que
atuou no filme de 62). Além de Peck (agora
como advogado) Scorsese trouxe da antiga versão os atores Mitchum agora como
chefe de polícia e Balsam (que era chefe de polícia) como juiz. Foi a sétima
colaboração entre De Niro com o cineasta. A última parceria seria em “Cassino”.
De Niro chegou a pagar 5 mil dólares a um dentista para “juntar seus dentes” e conseguir
uma caracterização mais sombria. Fez atividades físicas intensas para ganhar
massa muscular (já o fizera antes ganhando peso para fazer “Touro Indomável”) e
treinou o sotaque sulista para dar maior credibilidade ao papel. Em contra
ponto Nolte perdeu peso para perder a imagem de “grandalhão”, ficando bem mais
magro e menos “ameaçador”. De Niro foi indicado ao Oscar por esse papel, mas
perdeu para Anthony Hopkins e seu canibal de “Silêncio dos Inocentes”. Juliete
Lewis (que vinha de participações em seriados e telefilmes) foi indicada ao
Oscar como atriz coadjuvante perdendo para Marisa Tomei (o Lutador) por “Meu
Primo Vinny”.
Cabo do Medo foi o filme mais comercial de Scorsese que
lhe abriu as portas para outros projetos. Um filme que na época recebeu
críticas mistas, mas que ao longo dos anos cativou uma legião de fãs. É um
filme com elementos de suspense, violência e drama pincelados com crueldade,
sedução e cenas de tirar o fôlego. No cômputo final é um grande filme, ainda
que acabe por não dar uma chance de reflexão ao espectador
Trailer:
Curiosidades (contém spoliers):
Nos braços, sob as mangas curtas de sua camisa havaiana, estão algumas das
tatuagens que adquiriu durante a prisão: nomes de mulheres, citações bíblicas,
rabiscos.
Nas costas, invisível a maior parte do tempo, há uma enorme cruz negra da qual mostra a balança da justiça.
Nas costas, invisível a maior parte do tempo, há uma enorme cruz negra da qual mostra a balança da justiça.
A explicação de Sam é que o crime era tão brutal, e Max tão claramente
psicótico, que a segurança da comunidade justificava sua ação. A ação também
foi facilitada pelo fato de que Max era então analfabeto. Enquanto estava na
prisão, Max não só se tatuou, mas também aprendeu sozinho a ler, indo até os livros sobre direito.
Scorsese colocou
Jerry Lewis em seu primeiro papel dramático, o “Rei da Comédia” ao lado de ...
De Niro. O fracasso comercial lhe rendeu um hiato de 4 anos até voltar com a
comédia de humor negro “Depois de Horas”.
O forte sotaque que Robert De Niro costumava interpretar como Max Cady
supostamente deu a Martin Scorsese arrepios. Como brincadeira, De Niro ligava
para a casa de Scorsese, deixando mensagens de voz como Cady.
Originalmente, na cena em que Cady coloca algemas em Lori, ela deveria
começar a surtar, Illeana Douglas foi quem teve a idéia de ter seu personagem
rindo e tentando tocar junto.
Sotaque "Cady" de Robert De Niro veio de um papel anterior, onde ele interpretou um
sulista. Para se preparar para o papel, De Niro levou trechos do roteiro e um
gravador para as cidades do sul e pediu aos moradores para lerem as linhas na
fita.
Ao contrário de Nick Nolte e Robert De Niro, Gregory Peck e Robert Mitchum
não se davam bem fora das telas durante as filmagens de O Círculo do
Medo (1962). Notavelmente, apesar de seus pequenos papéis no remake, Peck e
Mitchum não aparecem em nenhuma cena juntos.
Drew Barrymore fez um "screentested" para o papel de Danielle Bowden, mas não
conseguiu a audição. Mais tarde, ela disse que "foi apenas o maior desastre da minha vida".
O clímax foi filmado dentro de um tanque de água de noventa pés em um
estúdio. Levou quatro semanas para filmar.
Reese Witherspoon fez o teste para o papel de Danielle Bowden.
As cenas de Robert De Niro e Illeana Douglas foram improvisadas.
A cena climática no pântano foi filmada em John U. Lloyd State Park, no
meio de um mangue. Uma depressão tropical assolou o set por quatro dias, então
a equipe de filmagem teve que esperar que a tempestade parasse para que eles
pudessem fazer sua própria chuva.
À Alyssa Milano foi oferecido o papel de Danielle, mas teve que recusar o
papel, devido à pressão do companheiro Tony Danza membro do elenco de Who's the Boss? (1984).
Jennifer Connelly e Winona Ryder recusaram o papel de Danielle.
Nicole Kidman fez lobby pelo papel de Danielle, mas Martin Scorsese queria
uma atriz mais jovem.
Christina Applegate fez uma audição para o papel de Danielle, mas teve que
recusar o papel devido aos conflitos de "Um Amor de Família" (1986) com o produtor
Ron Leavitt.
David Johansen foi considerado para o papel de Max Cady.
Nicole Eggert fez o teste para o papel de Danielle, mas recusou.
Shannen Doherty, Nicole Eggert, Bridget Fonda, Jodie
Foster, Helen Hunt, Diane Lane, Demi Moore, Molly Ringwald, Meg Ryan, Winona
Ryder, Brooke Shields e Tiffani Thiessen foram consideradas para o papel de Danielle
Bowden.
George C. Scott originalmente deveria interpretar o tenente Elgart. Mas por
causa de problemas de saúde, ele desistiu alguns dias antes de filmar, e Robert
Mitchum foi trazido.
O videoclipe que Danielle assiste para evitar a discussão de seus pais é
"Been Caught Stealing", de Jane's Addiction.
Robert De Niro fez cenas com Kevin Kline e Phoebe Cates nos papéis de Sam
e Danielle para Martin Scorsese, quando De Niro estava tentando convencê-lo a
dirigir o filme.
Na cena em que Robert De Niro está sentado na parede de tijolos, ele
realmente se senta na frente de uma tela azul, onde os fogos de artifício foram
adicionados mais tarde na produção.
Durante a sequência de abertura, Max Cady (Robert De Niro) é visto
trabalhando em sua cela e a câmera passa o tempo lendo material da prisão. Um
dos livros apresentados é "The Cell Within", de Jake Manning. Este
não é um trabalho publicado, e só existe como parte de um enredo de Miami Vice
(1984). Em Miami Vice: The Cell Within (1989), Tubbs é atormentado e
aprisionado pelo escritor Jake Manning, um ex-presidiário que ele ajudou a
condenar anos antes.
Christina Applegate fez uma audição para o papel de Danielle, mas teve que
recusar o papel devido aos conflitos de Um Amor de Família (1986), o produtor
Ron Leavitt.
Diane Keaton se encontrou com Martin Scorsese e Robert De Niro para
discutir o papel de Leigh Bowden, mas não conseguiu o papel.
A nota que é quebrada no
piano de cauda de Nick Nolte é uma A duas oitavas acima do meio C.
A abertura do filme é muito semelhante à abertura de Um Corpo que Cai
(1958) de Alfred Hitchcock, tanto visualmente (o vermelho e preto desvanecem-se
do rosto feminino) quanto musicalmente (Elmer Bernstein emulando a partitura
original de Bernard Hermann).
Lori, falando com Max, diz: "Agora não fui eu o bozo neste ônibus
?!", uma referência ao álbum de 1971 do The Firesign Theatre chamado
"Acho que somos todos os Bozos neste ônibus". Uma referência como
essa pode parecer contra o período, mas Martin Scorsese, como os atores do Firesign
Theater, fez parte da contracultura dos anos 1960 e início dos anos 1970.
Considerado com outros elementos do roteiro, como a atitude negligente em
relação à maconha, isso não parece tão fora do personagem.
Martin Scorsese também queria que Telly Savalas do elenco original.
A publicação Fangoria Magazine foi proibida de cobrir o filme, porque
Universal, Steven Spielberg e Martin Scorsese viram o filme como um thriller,
não um filme de terror. Eles também foram impedidos de cobrir O Silêncio dos
Inocentes (1991) por razões semelhantes.
Quando Max Cady diz a Bowden para "checar a Bíblia, o
Livro entre Ester e os Salmos", ele está se referindo ao Livro de Jó. Esta
é a sua colocação na Bíblia cristã. Na Bíblia Hebraica original, o Livro de Jó
está entre Provérbios e Cântico dos Cânticos, sendo este último a primeira das
Cinco Meguilotas (Manuscritos).
Quando o filme foi originalmente exibido na rede de televisão, o sangue
deixado pela morte de Kersek foi removido oticamente pelos censores e
substituído por um piso de cerâmica limpo.
Deana Douglas é neta de Melvin Douglas ( Muito Além do Jardim)
Trilha Sonora:
Tipitina - Henry 'Professor Longhair' Byrd
Per te d'immenso giubilo - da ópera
"Lucia Di Lammermoor" -
Gaetano DonizettiPatience - Guns
N' Roses Don't Mess with the Voodoo
- Iko Iko
Do Right Woman--Do Right Man - Aretha Franklin
The Bog - Bigod 20
Fife and Drum / Yankee Doodle
Dandy - (Traditional, played during
Fourth of July parade scene)
Been Caught Stealing -
Jane's Addiction
I Think We're Alone Now - Robert De Niro
The Creature from the Black
Leather Lagoon - The Cramps
Filmografia Parcial:
Robert De Niro:
O Poderoso Chefão II (1973); Taxi Driver (1976); O Franco Atirador (1978); Touro Indomável (1980); Era Uma Vez na América (1984); A Missão (1986); Coração Satânico (1987); Os Intocáveis (1987); Fuga à Meia-Noite (1988); Não Somos Anjos (1989); Os Bons Companheiros (1990); Tempo de Despertar (1990); Cabo do Medo (1991); Desafio no Bronx (1993); Cassino (1995); Sleepers - A Vingança Adormecida (1996); Cop Land: A Cidade dos Tiras (1997); Ronin (1998); Máfia no Divã (1999); Homens de Honra (2000); Entrando Numa Fria (2000); A Máfia Volta ao Divã (2002); Entrando Numa Fria Maior Ainda (2004); As Duas Faces da Lei (2008); Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família (2010); O Lado Bom da Vida (2012); Ajuste de Contas (2013); Um Senhor Estagiário (2015); Joy: O Nome do Sucesso (2015; Coringa (2019)
Nick Nolte
O Fundo do Mar (1977); Heróis Sem Amanhã (1979); Paixões Sem Destino (1982); 48 Horas (1982); Sob Fogo Cerrado (1983); Um Vagabundo na Alta Roda (1986); O Limite da Traição (1987); Os Três Fugitivos (1989); 48 Horas - Parte 2 (1990); Cabo do Medo (1991); O Príncipe das Marés (1991); O Óleo de Lorenzo (1992); O Preço da Traição (1996); Além da Linha Vermelha (1998); Hulk (2003); Hotel Ruanda (2004); Poder Além da Vida (2006); As Crônicas de Spiderwick (2008); Trovão Tropical (2008); Sede de Vingança (2015).
Jessica Lange
King Kong (1976); O Destino Bate à Sua Porta (1981); Tootsie (1982); Frances (1982); Minha Terra, Minha Vida (1984); Crimes do Coração (1986); Muito Mais que um Crime (1989); Cabo do Medo (1991); Sombras do Mal (1992); Céu Azul (1994); Rob Roy, a Saga de uma Paixão (1995); Geração Prozac (2001); Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003); Flores Partidas (2005); A Força da Amizade (2006); Em Segredo (2013); História de Horror Americana (seriado 2011 a 2018);
Juliette Lewis
Férias Frustradas de Natal (1989); Cabo do Medo (1991); Kalifornia: Uma Viagem ao Inferno (1993); Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador (1993); Assassinos por Natureza (1994); Diário de um Adolescente (1995); Um Drink no Inferno (1996); À Sangue Frio (2000); Identidade Trocada: Uma Inocente em Fuga (2001); Dias Incríveis (2003); Garganta do Diabo (2003); Starsky & Hutch, Justiça em Dobro (2004); Garota Fantástica (2009); O Enviado (2010); A Condenação (2010); Kelly & Cal: Uma Amizade Inesperada (2014); Anthem of a Teenage Prophet (2018)
King Kong (1976); O Destino Bate à Sua Porta (1981); Tootsie (1982); Frances (1982); Minha Terra, Minha Vida (1984); Crimes do Coração (1986); Muito Mais que um Crime (1989); Cabo do Medo (1991); Sombras do Mal (1992); Céu Azul (1994); Rob Roy, a Saga de uma Paixão (1995); Geração Prozac (2001); Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003); Flores Partidas (2005); A Força da Amizade (2006); Em Segredo (2013); História de Horror Americana (seriado 2011 a 2018);
Juliette Lewis
Férias Frustradas de Natal (1989); Cabo do Medo (1991); Kalifornia: Uma Viagem ao Inferno (1993); Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador (1993); Assassinos por Natureza (1994); Diário de um Adolescente (1995); Um Drink no Inferno (1996); À Sangue Frio (2000); Identidade Trocada: Uma Inocente em Fuga (2001); Dias Incríveis (2003); Garganta do Diabo (2003); Starsky & Hutch, Justiça em Dobro (2004); Garota Fantástica (2009); O Enviado (2010); A Condenação (2010); Kelly & Cal: Uma Amizade Inesperada (2014); Anthem of a Teenage Prophet (2018)
Joe Don Baker
A Revolta dos Sete Homens (1969); Com as Próprias Mãos (1973); O Homem que Burlou a Máfia (1973); Caçada Alucinante (1977); A Longa Noite de Terror (1977); Inocente ou Culpado? (1988); Um Homem Fora de Série (1984); Assassinato por Encomenda (1985); Cabo do Medo (1991); Caindo na Real (1994); Obsessão (1995); Panteras Negras (1995); Ensina-me a Viver (1995); 007 Contra GoldenEye (1995); Marte Ataca! (1996); 007 - O Amanhã Nunca Morre (1997); Amor Bandido (2012)
A Revolta dos Sete Homens (1969); Com as Próprias Mãos (1973); O Homem que Burlou a Máfia (1973); Caçada Alucinante (1977); A Longa Noite de Terror (1977); Inocente ou Culpado? (1988); Um Homem Fora de Série (1984); Assassinato por Encomenda (1985); Cabo do Medo (1991); Caindo na Real (1994); Obsessão (1995); Panteras Negras (1995); Ensina-me a Viver (1995); 007 Contra GoldenEye (1995); Marte Ataca! (1996); 007 - O Amanhã Nunca Morre (1997); Amor Bandido (2012)
Robert Mitchum (1917–1997)
Jamais Fomos Vencidos (1943); Nevada (1944);
Também Somos Seres Humanos (1945); Fuga do Passado (1947); Macao (1952); O Rio das Almas
Perdidas (1954); Mensageiro do Diabo (1955); O Céu é Testemunha (1957); O Círculo do Medo (1962); O Mais Longo dos Dias (1962); As
Duas Faces da Lei (1964); El Dorado (1967); A Filha de Ryan (1970); Operação
Yakuza (1974); A Arte de Matar (1978); Um Assassino na Família (1983); Os Amantes de Maria (1984); Os Fantasmas
Contra Atacam (1988); Homem Morto (1995)
Gregory Peck (1916–2003)
As Chaves do Reino (1944); Duelo ao Sol (1946); A Luz é Para Todos (1947); Almas Em Chamas (1949); Falcão dos Mares (1951); David e Betsabá (1951); As Neves do Kilimanjaro (1952); Moby Dick (1956); Estigma da Crueldade (1958); Da Terra Nascem os Homens (1958); Os Bravos Morrem de Pé (1959); Os Canhões de Navarone (1961); O Círculo do Medo (1962); O Sol É Para Todos (1962); O Ouro de Mackenna (1969); A Profecia (1976); Meninos do Brasil (1978); O Escarlate e o Negro (1983); Gringo Velho (1989); Cabo do Medo (1991).
As Chaves do Reino (1944); Duelo ao Sol (1946); A Luz é Para Todos (1947); Almas Em Chamas (1949); Falcão dos Mares (1951); David e Betsabá (1951); As Neves do Kilimanjaro (1952); Moby Dick (1956); Estigma da Crueldade (1958); Da Terra Nascem os Homens (1958); Os Bravos Morrem de Pé (1959); Os Canhões de Navarone (1961); O Círculo do Medo (1962); O Sol É Para Todos (1962); O Ouro de Mackenna (1969); A Profecia (1976); Meninos do Brasil (1978); O Escarlate e o Negro (1983); Gringo Velho (1989); Cabo do Medo (1991).
Illeana Douglas
Contos de Nova York (1989); Os Bons Companheiros (1990); Culpado por Suspeita (1991); Cabo do Medo (1991); Vivos (1993); Quiz Show - A Verdade dos Bastidores (1994); Um Sonho Sem Limites (1995); Procura-se Amy (1997); Uma Carta de Amor (1999); Flypaper - Os Desajustados (1999); Ecos do Além (1999); Pluto Nash (2002); Uma Garota Irresistível (2006); O Ano em que nos Conhecemos (2008); Assédio (2011); Max Rose (2013); Mega Shark vs. Kolossus (2015); Sede de Vingança (2015); The Late Bloomer (2016)
Contos de Nova York (1989); Os Bons Companheiros (1990); Culpado por Suspeita (1991); Cabo do Medo (1991); Vivos (1993); Quiz Show - A Verdade dos Bastidores (1994); Um Sonho Sem Limites (1995); Procura-se Amy (1997); Uma Carta de Amor (1999); Flypaper - Os Desajustados (1999); Ecos do Além (1999); Pluto Nash (2002); Uma Garota Irresistível (2006); O Ano em que nos Conhecemos (2008); Assédio (2011); Max Rose (2013); Mega Shark vs. Kolossus (2015); Sede de Vingança (2015); The Late Bloomer (2016)
Boa tarde, Luis. Retornando aqui para dar meus humildes pitacos e também para elogiar o novo lay-out que ficou muito bacana. Em relação ao filme eu fiquei um pouco decepcionado, esperava mais tempero. Mas dá para assistir tranquilamente e notar mais um bom trabalho de Juliette Lewis. Grande abraço e até breve
ResponderExcluirBoa tarde Janerson.
ResponderExcluirseja bem-vindo novamente ao site para opinar, pois seus comentários sempre enriquecem as postagens. Você chegou a ver a versão da década de 60? Também é bem interessante. Volte sempre, um grande abraço!