quinta-feira, 26 de novembro de 2015

DE VOLTA PARA O INFERNO / UNCOMMON VALOR (1983) - ESTADOS UNIDOS


CONTRA TODAS AS POSSIBILIDADES

Esta produção dos anos 80 deve ser vista não apenas como um filme de resgate de soldados pós-Vietnã e, sim, como um grupo de pessoas que, na adversidade, por motivos distintos, resolveram contra tudo e contra todos resgatar uma determinada pessoa que o seu país negava conhecer a existência. 

                    
De Volta Para o Inferno, do diretor Ted Kotcheff (Rambo I), é um filme bem estruturado, rodeado de atores conhecidos por um ou outro gênero. Temos Gene Hackman (o Lex Luthor dos Superman de Christopher Reeve e diversos filmes de sucesso como Operação França); Fred Ward (Remo, Desarmado e Perigoso, Ataque dos Vermes Malditos e O Confronto Final); Patrick Swayze (Ghost, Dirt Dancing,  e Caçadores de Emoções); Reb Brown (Os dois Capitão América da década de 80 e Yor – o Caçador do Futuro); Robert Stack (do seriado Os Intocáveis); Tim Thomerson (Águia de Aço), Randall 'Tex' Cobb (ex-puglista profissional), além de uma rápida aparição de Michael Dudikoff (da franquia American Ninja - Guerreiro Americano). 


O tema de soldados cativos no Vietnã atormentou durante anos os EUA em uma guerra que amargaram sua maior derrota. Os últimos foram devolvidos em 2006. Filmes que podem explicar as parcelas da derrota foram vários como: Os Rapazes da Companhia C, Platoon e Nascido Para Matar, para lembrar os mais famosos e sérios, além do documentário: Querida América: Cartas do Vietnã.


Aqui, o coronel Cal Rhodes (Gene Hackman) recebe uma foto de um campo de prisioneiros, no Vietnã, onde seu filho ainda poderia estar vivo. Ele convoca um grupo de amigos e ex-combatentes, colocando no comando do treinamento o novato Kevin Scott (Patrick Swayze) que não tem a simpatia prévia do grupo. Como não tem Rambo ao seu lado para salvar sozinho os prisioneiros e "ganhar a guerra", Rhodes terá pouco dinheiro, contatos duvidosos e armas pouco confiáveis em sua missão secreta que não interessa nem aos EUA nem aos Vietnã. O coronel arma seu grupo cirurgicamente, onde cada um é especialista em determinada área, contribuindo para a missão. Só que até chegarem ao local muita coisa dará errado, pondo em risco o sucesso da empreitada.

    
Ted Kotcheff soube realizar um filme sóbrio e sério, que aborda como pano de fundo o descaso de um país para com aqueles que foram convocados para uma guerra que não compreendiam, num país distante e que foram obrigados a odiar pessoas que nem conheciam. O filme não escorrega nas armadilhas eventuais do gênero, onde soldados de peito aberto dizimam dezenas de inimigos. Aqui o perigo é tratado de forma adequada, como já fizera em Rambo I, que é uma crítica dura ao sistema, travestido de filme de ação (e que, depois, nas mãos de outros diretores, tornou-se aventura belicista). O final é bem interessante, embalado pela canção de Ray Kennedy (1946-2014), "Brothers in the Night".

     
Como curiosidade, o tema do filme aborda um fato que se tornou real. Conforme informado no "Jornal do Brasil" de 20 jan 86  e no livro "Action Speaks Louder: Violence, Spectacle, and the American Action Movie" (de Eric Lichtenfeld 2007) e, ainda,  conforme o "The New York Times", Clint Eastwood juntou-se a William Shatner (o Capitão Kirk do seriado "Jornada nas Estrelas") e, com 30 mil dólares, financiaram um grupo de resgate na chamada "Operação Lazarus".  Teria sido constituída em 27 de novembro de 82 com 19 mercenários, 3 americanos e 15 laosianos, partindo da Tailândia em direção ao Laos para o resgate de 120 soldados cativos. Foi um tremendo fracasso com mortos e feridos. 


A Paramont alegou ter produzido o filme dez meses antes dos acontecimentos. Neste caso fica a pergunta: A vida imitou a arte ou a arte imitou a vida?


Há alguns anos atrás encontrou-se o que seria o último americano deixado para trás, 44 anos depois, aos 76 anos: John Hartley Robertson, preso torturado, desmemoriado e vivendo em uma vila. Exames de DNA da família, em 2014,  conforme internet, revelaram que ele não seria quem alega ser. Pode ser um soldado sim, mas que acreditava ser John. Mais um trágico capítulo de uma guerra que deixou sequelas até hoje nos sobreviventes e suas famílias.



Trailer do Filme:





Letra de "Brothers In the Night" - Ray Kennedy (1946-2014)




 


Curiosidades:
Gene Hackman possui 2 Oscars em sua carreira: Operação França (1971) e Mississippi em Chamas (1989).

Patrick Swayze faleceu em 2009, aos 57 anos, de câncer pancreático.

Robert Stack (1919–2003), que interpretou Eliot Ness no seriado "Os Intocáveis" (1959 a 1963), faleceu aos 84 anos de ataque cardíaco.

O ator Wings Hauser (O Príncipe Guerreiro 2) foi um dos escritores da história

Patrick Swayze substituiu James Remar (Warriors, Os Selvagens da Noite) 

Depois de Rambo - Programado Para Matar (1982), este foi o segundo filme consecutivo de Ted Kotcheff lidando com veteranos da Guerra do Vietnã.

Primeiro de dois filmes que Patrick Swayze fez com o produtor John Milius. O outro é Amanhecer Violento (1984).

Devido à percepção do governo dos EUA de que a história do filme era antigovernamental, o Departamento de Defesa dos EUA se recusou a alugar os helicópteros Huey ou Jet Ranger de especificação militar. Como tal, os helicópteros foram comprados e repintados para uso no filme.

Por muito tempo, ninguém conseguia identificar o ator Michael Dudikoff no filme, e era um mistério. Ele é creditado como "Assistente do Blaster". Você pode vê-lo em um papel sem fala na marca de vinte minutos. Ele está vestindo um macacão amarelo no aeroporto enquanto agarra a bolsa de Blaster e a caixa do violão. Ele também pega a bolsa de Wilkes e entra no jato particular. Ele pode ser visto um minuto depois de pé ao lado do avião e do piloto enquanto todos entram no jato particular enquanto o C.I.A. homem tira fotos. Ele tinha 29 anos quando o filme foi lançado. 

O número de soldados americanos na história do filme ditos desaparecidos em ação e possivelmente ainda vivos e mantidos como reféns no Vietnã era de dois mil e quinhentos.

O acampamento no Laos foi construído em Kauai, Havaí, no Vale Lumahai.

O título do filme se refere a uma inscrição no monumento do Memorial da Guerra dos Fuzileiros Navais dos EUA em Washington, D.C., também conhecido como Memorial Iwo Jima. Ele afirma: "Onde o valor incomum era uma virtude comum". Esta declaração é uma homenagem do Almirante Chester W. Nimitz aos combatentes em Iwo Jima. O memorial traz duas inscrições, sendo a outra, "Em honra e memória dos homens do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos que deram suas vidas ao seu país desde 10 de novembro de 1775."

Gene Hackman disse uma vez sobre este filme na época em que foi lançado pela primeira vez: "Isso tem algo a dizer sobre a Guerra do Vietnã e sobre a indiferença do governo dos EUA em relação às pessoas que foram afetadas pela guerra dez anos depois."

Gene Hackman perguntou a seu amigo, Kris Kristofferson (de Comboio) , ele mesmo um ex-Airborne Ranger, se ele queria fazer uma participação especial neste filme. Kristofferson teve que recusar porque estava se apresentando em uma turnê.

O filme contém muitas semelhanças com o livro "Mission M.I.A." por J.C Pollock. Publicado em 1982.

Gene Hackman, com quase dois metros de altura, é apenas uma polegada mais baixo do que os dois "gigantes" volumosos do filme, Reb Brown e Randall "Tex" Cobb.

Embora a atriz Gail Strickland tenha estrelado o filme, foi um papel sem fala.

O tamanho do grupo de soldados que foi para o Laos era igual ao de Sete Homens e um Destino (1960).

Randall 'Tex' Cobb foi pugilista profissional, com um cartel de 52 lutas; com 43 vitórias (36 por nocaute) e 7 derrotas (1 por nocaute). Enfrentou Larry Holmes (defendendo o cinturão) e perdeu por pontos (disponível no Youtube) levando a luta até o 15º round.














Patric Swayze em Ghost



Reb Brown em Capitão  América



Robert Stack no seriado Os Intocáveis



Fred War em Remo: Desarmado e Perigoso











Gene Hacman em Superman













Filmografia Parcial: 
Gene Hackman:








Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas (1967); Operação França (1971); O Destino do Poseidon (1972); A Conversação (1974); Operação França II (1975);Superman: O Filme (1978); Superman II - A Aventura Continua (1980); Sob Fogo Cerrado (1983); De Volta Para o Inferno (1983); Superman IV: Em Busca da Paz (1987); Inimigo do Estado (1988), Entrega Mortal (1989); Mississipi em Chamas (1989); De Frente Para o Perigo (1990); Os Imperdoáveis (1992); A Firma (1993); Geronimo - Uma Lenda Americana (1993); Rápida e Mortal (1995); Maré Vermelha (1995); Medidas Extremas (1996); Poder Absoluto (1997); Os Excêntricos Tenenbaums (2001); Atrás das Linhas Inimigas (2001); O Júri (2003).


Fred Ward:



 O Confronto Final (1981); Os Eleitos - Onde o Futuro Começa (1983); De Volta Para o Inferno (1983); Remo: Desarmado e Perigoso (1985); O Ataque dos Vermes Malditos (1990); Henry & June - Delírios Eróticos (1990); Coração de Trovão (1992); Bob Roberts (1992); Short Cuts - Cenas da Vida  (1993); Caindo na Estrada (2000); Terror na Estrada (2008).

Patrick Swayze (1952–2009):










Vidas Sem Rumo (1983); De Volta Para o Inferno (1983); Amanhecer Violento (1984); Veia de Campeão (1986); Dirty Dancing: Ritmo Quente (1987); Crepúsculo de Aço (1987); Matador de Aluguel (1989); Ghost: do Outro Lado da Vida (1990); Caçadores de Emoção (1991); Cidade da Esperança (1992); os Três Desejos (1995); Estrada Alucinante (1998); Eternamente Lulu (2000); Donnie Darko (2001); A Última Dança (2003); Ponto de Partida (2009).

Reb Brown:











O Homem Cobra (1973);  Amargo Reencontro (1978); Capitão América (1979); Hardcore - No Submundo do Sexo (1979); Capitão América II (1979);  Goldie e o Pugilista em Hollywood (1981); A Espada e os Bárbaros (1982); Yor - O Caçador do Futuro (1983); De Volta Para o Inferno (1983); Grito de Horror 2 (1985); Robowar - Robot da Guerra (1988); Lutadores da Liberdade (1988); A Jaula da Morte (1989); Intruder A-6: Um Vôo Para O Inferno (1991); A Jaula 2 (1994).

Tim Thomerson











O Casal Osterman (1983); De Volta Para o Inferno (1983); Águia de Aço (1986); Quando Chega a Escuridão (1987); Cherry 2000 (1987); Trancers II (1991); O Alien do Mal (1992); Trancers III (1992); Nemesis - O Exterminador de Andróides (1992); Trancers 4: Jack of Swords (1994); Trancers 5: Sudden Deth (1994); Perseguição Implacável (1995); Paparazzi (2004).
 
Randall 'Tex' Cobb









O Campeão (1979); De Volta para o Inferno (1983); O Rapto do Menino Dourado (1986); Condição Crítica (1987); Os Doze Condenados: Missão Mortal (1987); Arizona Nunca Mais (1987); Loucademia de Polícia 4: O Cidadão se Defende (1987); Fúria Cega (1989); Ernest, um Trapalhão na Cadeia (1990); Nervos de Aço (1991); O Golpe Perfeito (1992); Ace Ventura: Um Detetive Diferente (1994) ; Corra que a Polícia vem Aí! 33 1/3: O Insulto Final (1994); O Mentiroso (1997); Vice (2000)

Robert Stack  (1919–2003)








Tempestades d'Alma (1940);  Noiva por um Dia (1941);  Esquadrão de Águias (1942); Sangue, Suor e Lágrimas (1948); A Trilha da Amargura (1953); Asas de Fogo (1953); Conquista de Apache (1953); Um Fio de Esperança (1954); O Ocaso de uma Alma (1955); Ainda Não Comecei a Lutar (1959) A Última Viagem (1960); Os Intocáveis (seriado 1959 - 1963); Almas nas Trevas (1963); Paris Está em Chamas? (1966); Os Audaciosos (seriado 1968 1971);  Assassinato no Voo 502  (1975); 1941: Uma Guerra Muito Louca (1979); Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (1980); De Volta para o Inferno (1983); Falcon Crest (seriado 1987); Assassinato em Segundo Grau (1987); Joe Contra o Vulcão (1990); Hércules (seriado 1998 - 1999); Killer Bud (2001)



Harold Sylvester









Alex e a Cigana (1976); Days of Our Lives (seriado 1980); A Força do Destino (1982); Bravura Incomum (1983); De Volta para o Inferno (1983); Em Busca da Vitória (1985); As Prisioneiras de Irmã Margaret  (1987); Viagem Insólita (1987); O Próximo Alvo (1989); No Cumprimento do Dever (1990); Corina, uma Babá Perfeita (1994); O Sexto Homem (1997); Um Amor de Família (seriado 1994 -1997); Sonhando Acordado (1999); Em Busca da Esperança (2003); A Place for Heroes (2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre