sexta-feira, 12 de julho de 2019

CORAÇÃO DE TROVÃO / THUNDERHEART (1992) - ESTADOS UNIDOS




EM BUSCA DE SUAS RAÍZES

Agente do FBI Ray Levoi (Val Kilmer), é designado para uma reserva Sioux onde conflitos entre índios fundamentalistas (ou tradicionalistas) chamados MDI (Movimento dos Direitos dos Índios - na tradução brasileira) e nativos pro-governo estão se confrontando na região de Badlands em Dakota do Sul. Ray por também possuir sangue Sioux nas veias é designado a investigar o assassinato de um nativo Oglaga chamado Leo “Alce Veloz”, ocorrido nessas terras, cujas investigações não estão avançando. Lá encontra o também agente Frank Coutelle (Sam Shepard), o patrulheiro índio Walter “Cavalo Negro” (Graham Greene) que tem seu próprio método de conduta e suas próprias opiniões sobre o conflito e Jack Milton (Fred Ward), presidente da tribo e inimigo do MDI. A ideia do governo é enviar um agente “nativo”, cuja identificação com os que lá se encontram possa ajudar a solucionar o caso, mas os habitantes locais não o veem como tal. A investigação aponta o assassino como sendo Jimmy “Olhe Duas Vezes” (John Trudell) que teria queimado a bandeira americana e jurado acabar com o grupo de Milton. Enquanto Ray tenta capturar Jimmy, começa a entrar em conflito com suas raízes fazendo uma viagem de auto-descoberta.



Livremente baseado em eventos ocorridos nos anos 70, na Dakota do Sul, Coração de Trovão não é apenas sobre um agente do FBI envolvido em conflitos tribais. O rico roteiro de John Fusco (que também escreveu e/ou roteirizou filmes como “A Encruzilhada”; “Jovem Demais para Morrer”, “Mar de Fogo”), aliada a inspirada direção de Michael Apted ("Nas Montanhas dos Gorilas" e "007 O Mundo Não é o Bastante") mostra um povo culturalmente assimilado, dilacerado pela violência e sofrendo com o descaso do governo, lutando por direito e dignidade frente a constante violação do governo nos tratados firmados. Parte também do despertar espiritual do protagonista que se descobre em meio aos costumes, crenças e cerimônias dos verdadeiros nativos (entre outras tribos) americanos.



Filmado na Reserva de Pine Ridge (que aqui recebe o nome de “Bear Creek”) ganha pontos ao utilizar atores indígenas como John Trudell (Jimmy) que, na vida real, foi um ativista, cantor e poeta. Podemos citar também Graham Greene (Cavalo Negro), Sheila Tousey (Maggie “Urso Branco”) e Ted Thin Elk (o vovô Sam Reaches) que era chefe indígena também na vida real. E é através desses personagens, cada um muito bem desenvolvido, que Ray descobre que há algo mais nessa estória, mas não sabe em quem confiar e os que lá estão não sabem se ele é digno de confiança.


Ray é um completo desconhecedor dos costumes o que torna o filme em alguns momentos até divertido, pois sua relação com o vovô através de barganhas, sempre  desfavoráveis ao jovem investigador, são bem interessantes, mas o mistério a qual o ancião conhece muito da vida de Ray insere o espectador no misticismo desses povos que eram guiados por visões e crenças que o homem branco não acredita ou não compreende. Um filme em que o diretor desenvolveu muito bem uma estória em que realidade e ficção andam juntas e prendem o espectador que começa a perceber que a teia que Ray se envolveu é muito mais ampla do que imaginara. Ele tem três dias para resolver o caso, só que a verdade está escondida em algum lugar e essa verdade começa a colocar sua vida em risco. Quando mais se aprofunda no caso, quanto mais duvida da culpa de Jimmy, mas próximo ele estará de chegar a uma verdade que não interessa ser descoberta por alguns. Sua missão é pegar Jimmy entrega-lo as autoridades e encerrar o caso. É o que o governo deseja, é o que o grupo de Milton deseja, mas não é o que Ray deseja. Ele foi em busca da verdade e é essa verdade que ele lutará para revelar.


Não temos como citar o filme sem mencionar o documentário protagonizado por Robert Redford: "Incidente em Oglada" (Incident at Oglada), dirigido pelo mesmo Apted e rodado no mesmo período, onde ambos tratam basicamente do mesmo tema, mas com abordagens diferentes: uma factual e a outra ficcional. O documentário revela que Pine Ridge, nos anos 70, era um dos locais com maior índice de homicídios dos Estados Unidos. Haviam 10.000 Sioux e os conflitos envolveram os tradicionalistas e os que apoiavam o "way of life" americano. A chegada dos federais não resultou no esperado e dois agentes foram mortos durante a investigação. O documentário abordou a questão do conflito social e o teor de denúncia, enquanto o thriller resolveu navegar por águas mais tranquilas abordando "a la Hollywood" o espinhoso tema. O resultado foi um bom thriller investigativo / místico com alguns fragmentos mais romanceados de "Incidente ...". A participação de John Trudell nas duas obras, dá a argamassa que liga as duas produções, cuja opinião era de que os "situacionistas" seriam marionetes do governo. O documentário levantava a dúvida se o indígena Leonard Peltier, acusado do homicídio, era o verdadeiro assassino. Isso tira o mérito do filme? Não, até porque se o espectador desconhece essas informações sua percepção será de um filme bem interessante que se mantém constante até o final. E John Trudell assinou a principal música do filme: "Rockin' the Res", uma interessante poesia em forma de canção.


Na esteira do sucesso de "Dança com os Lobos", os índios voltaram a moda em Hollywood e Coração de Trovão chegou como um denso filme de investigação e ao mesmo tempo sobre a estória de um agente do FBI que renega sua origem Sioux. O roteiro traça alguns paralelos com os fatos ocorridos, mas centra mesmo na descoberta de um homem por sua herança genética, tudo isso envolto em um misterioso assassinato que se revela um algo bem maior. O filme passava no SBT e chegou a ser noticiado (em novembro de 1995), pelo Jornal do Brasil, que este batera a Rede Globo com a exibição de Highlander - O Guerreiro Imortal. Uma obra para ser redescoberta e apreciada. Uns dos bons filmes que os anos 90 nos apresentaram.

Trailer:



Curiosidades:

John Trudell (Jimmy "Olhe Duas Vezes") realmente serviu no Vietnã e foi presidente em exercício da A.I.M. De 1973 a 1979.

O videoclipe que William Dawes mostra a Ray Levoi no início do filme é uma filmagem real de ativistas americanos nativos em Custer, Dakota do Sul. Os ativistas protestavam contra a mudança das acusações de um homem branco de assassinato para homicídio culposo em segundo grau, na morte de um nativo americano em Custer. Eles brigaram com a Patrulha Rodoviária de Dakota do Sul, incendiaram o tribunal e causaram danos à propriedade.

No filme, Val Kilmer interpreta um personagem que é 1/4 Sioux. Na vida real, ele é 1/4 Cherokee.

O roteirista John Fusco morou na Pine Ridge Reservation por cinco anos pesquisando o roteiro. Lá, ele conheceu Frank Fools Crow, um ancião tribal que foi a inspiração para o avô Sam Reaches.

Duzentos e cinquenta nativos americanos trabalharam como extras no filme.

Ted Thin Elk (1919-1997), que interpretou um renomado curandeiro Lakota, foi um ancião lakota.

Um filme fictício de Sal Mineo, "Arrows on the Prairie" é mencionado. Embora o filme seja fictício, Mineo estrelou como um jovem guerreiro Sioux em "Tonka e Bravo Comanche" (1958) e mais tarde como um guerreiro "Cheyenne em Crepúsculo de Uma Raça" (1964).

O ARM é baseado no American Indian Movement (AIM), um grupo que luta pelos direitos dos indígenas americanos. O filme é inspirado por conflitos entre o AIM e o FBI nos anos 70.

As filmagens foram feitas com o apoio do povo Oglala Sioux, que confiaram em Michael Apted e John Fusco para expressar sua história.

O roteirista John Fusco tornou-se quase fluente na língua Lakota enquanto morava em Pine Ridge.

Brian Cox, Robert De Niro, Scott Glenn, Dennis Hopper, Tommy Lee Jones, Harvey Keitel, Stephen Lang, Jack Nicholson, Al Pacino e Ron Perlman foram considerados como Frank Coutelle.

A Richard Gere foi oferecido o papel de Ray Levoi, mas ele estava ocupado com Desejos (1992).Tom Cruise, Harrison Ford, Mel Gibson, Tommy Lee Jones, Michael Keaton, Dennis Quaid, Kurt Russell, Schwarzenegger, Stallone, Patrick Swayze e Bruce Willis também foram considerados para interpretar Ray Levoi.

Este é o primeiro papel de Sheila Tousey.

Um livro publicado pela Harper Collins intitulado Thunderheart baseado no roteiro de John Fusco, foi lançado em 28 de maio de 1992. O livro dramatiza os eventos ficcionais do Wounded Knee Incident, como mostrado no filme. Ele expande as idéias de como uma missão do agente do FBI para descobrir a verdade por trás da violência em uma reserva indígena leva a uma conspiração de grande alcance.

Jack Milton é baseado em Dick Wilson, o presidente tribal da Pine Ridge Reservation de 1972-1976. Os tradicionalistas tentaram impedir Wilson em 1973.

O personagem de Maggie Eagle Bear provavelmente foi baseado na ativista do AIM, Anna Mae Aquash, que foi encontrada assassinada ao longo da Highway 73 na Pine Ridge Reservation em fevereiro de 1975 Anna Mae foi professora em uma escola indiana em Minneapolis

A versão preparada pela Tristar para exibição de televisão comercial contou com 270 cortes separados, removendo 22 minutos de filmagem. Para encurtar ainda mais o filme, o filme foi comprimido no tempo para ganhar mais 4 minutos, e os créditos aceleraram para perder mais 2 minutos. O diretor Michael Apted pediu para ter seu nome removido da versão de TV mutilada, ou ter um aviso antes dos créditos do título, afirmando que ele rejeitou essa versão. Após o contencioso judicial, a Tristar optou por remover o nome de Apted e creditar a versão da TV para o diretor pseudônimo Alan Smithee.

Trilha Sonora:
Badlands - Bruce Springsteen
Gonna Take Time -Ali Olmo
Baby Let's Dance - Ali Olmo
Feel Like Fooling Around -  Exile
John Trudell - Rockin' The Res





John Trudell (1946-2015) - Rockin' The Res


Filmografia Parcial:


Val Kilmer
 

 








 
Top Gun: Ases Indomáveis (1986); Willow - Na Terra da Magia (1988); Mate-me Outra Vez (1989); Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993); Fogo Contra Fogo (1995); A Ilha do Dr. Moreau (1996); A Sombra e a Escuridão (1996); O Santo (1997); Planeta Vermelho (2000); Spartan (2004); Caçadores de Mentes (2004); Alexandre (2004); 5 Dias de Guerra (2011); O Grande Golpe (2012); A Ilha da Aventura (2013); Palo Alto (2013); Tom Sawyer & Huckleberry Finn (2014); De Canção em Canção (2017); Boneco de Neve (2017); Top Gun: Maverick (2020)
 

Sam Shepard (1943–2017)

 









Cinzas no Paraíso (1978); Ressurreição (1980); Frances (1982); Os Eleitos: Onde o Futuro Começa (1983); Crimes do Coração (1986); Presente de Grego (1987); Flores de Aço (1989); Sem Defesa (1991); Coração de Trovão (1992); O Dossiê Pelicano (1993); Hamlet: Vingança e Tragédia (2000); A Promessa (2001); A Senha: Swordfish (2001); Falcão Negro em Perigo (2001); O Assassino do Presidente (2003); Diário de uma Paixão (2004); Ameaça Invisível (2005); O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2007); Felon (2008); Entre Irmãos (2009); Tráfico de Órgãos (2010); Os Implacáveis (2011); Protegendo o Inimigo (2012); O Homem da Máfia (2012); Álbum de Família (2013); Batalha Incerta (2016); Never Here (2017)


Fred Ward 

 








  

O Confronto Final (1981); Os Eleitos - Onde o Futuro Começa (1983); De Volta Para o Inferno (1983); Remo: Desarmado e Perigoso (1985); O Ataque dos Vermes Malditos (1990); Henry & June - Delírios Eróticos (1990); Coração de Trovão (1992); Bob Roberts (1992); Short Cuts - Cenas da Vida  (1993); Caindo na Estrada (2000); Terror na Estrada (2008); O Amor Pede Passagem (2008); Meu Novo Amigo (2009); Assalto ao Carro Blindado (2009); Dose Dupla (2013); Tremors (2018)


Graham Greene

 










O Verdadeiro Campeão (1983); A Revolução (1985); Uma Estrada Sem Limites (1989); Dança com Lobos (1990); Perdidos no Deserto de Neve (1990); O Último Selvagem (1992); Coração de Trovão (1992); Desejo Assassino (1993); Medicine River - De Volta às Origens (1993); Um Salto para a Liberdade (1994);  Maverick (1994); O Anjo da Guarda (1994); Camilla (1994); Duro de Matar 3: A Vingança (1995); Sabotagem (1996); A Imagem de um Pesadelo (1998); O Guerreiro da Paz (1999); À Espera de um Milagre (1999); Assunto de Meninas (2001); Neve pra Cachorro (2002); Transamérica (2005); Sonhando com Búfalos (2005); Uma Família Bem Diferente (2007); A Saga Crepúsculo: Lua Nova (2009); A Saga Crepúsculo: Lua Nova (2010); Passagem para a Vida (2011); A Saga Crepúsculo: Amanhecer, Parte 2 (2012); Um Conto do Destino (2014); Terra Selvagem (2017); A Cabana (2017); Shadow Wolves (2019)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre