terça-feira, 2 de junho de 2020

MISSISSIPI EM CHAMAS / MISSISSIPI BURNING (1988) - ESTADOS UNIDOS



POLÊMICA DENTRO E FORA DAS TELAS

Em 1964, no ano que Martin Luther King ganhou o Nobel da Paz, um negro e dois brancos que militam pelos direitos civis nos arredores de Filadélfia, Mississipi, desaparecem misteriosamente. Dois agentes do FBI Ward (Willem Dafoe) e Anderson (Gene Hackman) chegam à cidade de Jessup para iniciar uma investigação.  Diante da hostilidade de uns e silêncio de outros a dupla tenta descobrir o que teria acontecido aos jovens, com as autoridades locais negando qualquer envolvimento. Quando o carro dos jovens é descoberto nos pântanos, Ward requisita a ajuda de cem homens para a localização dos corpos. Uma onda de violência explode na cidade ministrada pela Ku Klux Klan com aparente indiferença das autoridades e de certos moradores.  Enquanto Ward tenta seguir a cartilha do FBI, Anderson tem outros métodos para arrancar informações.




Mississipi em Chamas é um daqueles casos em que ficção se mistura com realidade, mas que aqui tomou proporções que os envolvidos não conseguiriam prever. O motivo: o filme foi taxado de distorcer a história real. A ideia era abrir uma reflexão dos caminhos que levam ao ódio e a intolerância, um tema que parece sempre se encaixar dentro da atualidade, mas a principal acusação contra Parker fora que ele distorcera os fatos do caso para se adequar à sua própria história e, ao fazê-lo, reescrevera a história do movimento dos direitos civis como mais uma história da eficiência do FBI (ou seja, a luta negra por uma perspectiva totalmente branca).  Warrington Hudlin cineasta e presidente (na época) da Fundação dos Cineastas Negros dos Estados Unidos (Black Filmmakers Foundation ) veio ao Brasil em 1989, especificamente na Universidade Federal Fluminense e no Consulado Americano. O Jornal do Brasil publicou suas críticas quanto ao filme alegando que seria uma grande mentira histórica ao colocar o FBI como herói dos fatos. Suas alegações, entre outras, seria que o FBI era inimigo dos negros e que apoiavam a KKK. J. Edgar Hoover, chefão do FBI, odiaria o movimento pelos direitos civis dizendo ser "coisa de comunista" e a KKK não seria um bando de brancos pobres e ignorantes como descritos no filme. Seriam mantidos pela cumplicidade do governo e apoio do FBI. E que o FBI não descobriu os desaparecidos. Foi dinheiro. Foram oferecidos US$ 30.000 pela informação e não uma investigação que elucidou os fatos. Um outro aspecto levantado por Hudlin era que o público de outros países não conhecia outra versão nem pessoas que viveram na época para desmentir o filme. E que a situação não melhorara por causa do FBI, mas apesar do FBI. Até o cineasta Spike Lee fez coro quanto ao modo como os fatos foram retratados na tela.



Alan Parker se justificou quanto ao que seria uma deliberada maquiagem da história (já tinha criado uma polêmica ao colocar turcos estereotipados em “O Expresso da Meia Noite” - por sinal a história real também pouco tem a ver com o filme). Parker alegou que não quis fazer um filme sobre movimentos civis, mas sobre a necessidade deste movimento: "Acho que de certa forma todos os filmes são manipuladores"..." Acho que a mensagem do filme é muito clara, mesmo que tenhamos manipulado os fatos. E afinal quem sabe qual é a verdade?”. Estas declarações, a visão dos dois lados, criou uma polêmica nos EUA com discussões acaloradas. O filme também enfrentou resistências no Mississipi e o diretor disse que inscrições de KKK eram escritas nos cenários à noite, situações que podem ter influenciado com que o filme levasse apenas um prêmio na cerimônia do Oscar. Talvez polêmico demais para a academia, ao tocar em uma ferida que sempre é reaberta.



A história real (resumida) fala de três jovens Andrew Goodman (20); Michael Scwerner (24) de Nova York e  James Charney (22) morador local, ativistas dos direitos civis, que faziam parte de uma campanha de registro de eleitores no Mississippi e que desapareceram no condado de Neshoba (no filme Jessup). Eles foram assassinados a sangue frio, transportados para uma represa a vários quilômetros de distância e enterrados com uma escavadeira. Mais de 150 agentes do FBI finalmente chegaram ao local (sob protesto de J. Edgard Hoover, mas com o aval o presidente Lyndon Johnson muito pelo estardalhaço da mídia) e iniciaram as investigações.  Após 44 dias de buscas os corpos foram encontrados e constatou-se que Goodman quando fora enterrado em uma cova improvisada ainda estava vivo. Três anos se passaram até que os responsáveis fossem levados a julgamento. As condenações chegaram até 10 anos, mas ninguém cumpriu mais do que cinco e nenhuma acusação foi apresentada no Mississipi (o filme fantasia o final). O título do filme “ Mississipi Burning” era o codinome que o F.B.I. utilizara para a investigação. No filme, a principal revelação do caso ocorre quando Anderson (Hackman), ao mesmo tempo cortês e cínico, usa a sedução como meio de obter informações. A "sedução" real foi de US$ 30.000 dado pelo F.B.I. de recompensa à um informante da Klan (outros dizem que foi um membro da máfia que devia favores ao FBI – a identidade nunca foi revelada). Nada como romantizar a realidade tornando o “Sr. X” na figura da esposa de um dos conspiradores. É o modo como o cinema inventa uma história sobre os fatos para alcançar um milhões de pessoas em vários países e gerar lucro. Por isso a diferença entre filme e documentário.



Voltando ao filme e vendo-o apenas como ótimo exercício de estilo, com ritmo intenso, em um thriller politico-social de alto impacto, podemos dizer que o filme de Alan Parker apesar de todas as críticas e, derrapadas no discurso político, funciona, pois mostra um passado de legalizada segregação refletindo sobre o presente (e pelos acontecimentos recentes, muito atual até) expondo assim a brutalidade e a hipocrisia. O jovem nortista Ward apegado a regulamentos em contraposição ao sulista Anderson, de volta a sua terra natal,  conhecedor de modo como vivem e pensam as pessoas daquela localidade, pois fora xerife antes de entrar para o FBI cria ótimas tensões e nos dá pano para reflexão quando vemos que o diretor nos mostra (fiticiamente) que táticas violentas acabaram por resolver o caso quando os métodos ortodoxos falharam, ou seja: os fins justificam os meios. Nesta diversidade de estilos onde ambos acreditam ser competentes para dirigir a investigação, Anderson é um verdadeiro camaleão o que faz com que a dupla funcione (nem sempre) em sintonia permitindo o filme flutuar na poderosa interpretação de Hackman (ganhador do Urso de Berlim por sua atuação e indicado ao Oscar) que tem na tela uma ótima química com a atriz Frances McDormand (também indicada) que interpreta a esposa de Pell  (Brad Dourif) o xerife racista, peça fundamental para elucidação do caso que envolve a Ku Klux Klan (que alguns dizem ser uma onomatopeia baseada no ruído que atiradores provocam ao armar um rifle / fuzil) também conhecida como “O Império Invisível do Sul”



Inspirando livremente (“inspirado livremente” em cinema significa que os fatos reais podem desaparecer dando lugar a uma parte fictícia ou quase a sua totalidade) nos fatos,  Mississipi em Chamas examina a geografia do racismo, levanta algumas questões e deixa outras à deriva, mas não foge da polêmica. Por Alan Parker ser inglês sua visão torna-se diferenciada, mas não indiferente. Infelizmente centra mais na relação explosiva entre os agentes do FBI do que na luta pela igualdade.  É um filme bem dirigido que vale a pena ser visto ou revisto, com ótimas interpretações, ótima fotografia (que  levou o Oscar) e uma trilha impactante de Trevor Jones.

Trailer:




Curiosidades:
A certa altura, Gene Hackman decidiu que não faria mais filmes violentos, depois de ver um breve e violento clipe de sua performance neste filme (e descontextualizado, ele pensou) no Oscar de 1989. Essa postura o impediu de aceitar um futuro emprego como diretor de O Silêncio dos Inocentes (1991) e quase lhe custou o papel de xerife em Os Imperdoáveis ​​(1992), que ele relutantemente aceitou depois de ser convencido por Clint Eastwood, papel que recebeu grande aclamação. e seu segundo Oscar.

Muitos dos extras que participaram da cena de discurso de Clayton Townley eram membros reais da Ku Klux Klan e usavam seus cartões de membro do clã como identificação (de acordo com Stephen Tobolowsky na Festa de Aniversário de Stephen Tobolowsky (2005)).

O ex-crítico de cinema da BBC, Barry Norman, descreveu a abertura do filme como "cinema puro, algo que nenhum outro meio poderia fazer de maneira tão eficaz" em uma crítica ao Radio Times.

Samuel L. Jackson fez o teste para um papel, mas foi recusado por Alan Parker, que achou que ele não parecia suficientemente sulista. Jackson cresceu em Chattanooga, Tennessee.

A personagem de Frances McDormand, Sra. Pell, é baseada em Connor Price, esposa do xerife Cecil Ray Price.

Don Johnson (do antigo seriado Miami Vice) fez uma campanha pesada pelo papel que foi para Willem Dafoe.

Milos Forman e John Schlesinger foram considerados diretores antes de Alan Parker ser escolhido.

R. Lee Ermey, Brad Dourif e Stephen Tobolowsky também apareceram em "Assassinato em Primeiro Grau" (1995), outro filme vagamente baseado em uma história verdadeira.

Estreia no cinema de Kevin Dunn.

Dois ícones de filmes de terror aparecem no filme: Brad Dourif (da franquia Chucky) e Tobin Bell (Jogos Mortais).

Brad Dourif, Stephen Tobolowsky e Pruitt Taylor Vince trabalhariam juntos novamente em Deadwood (2004) da HBO.

O único indicado ao Oscar de Melhor Filme naquele ano que também foi indicado para Melhor Som.

Brad Dourif, Pruitt Taylor Vince, Tobin Bell e Badja Djola participaram episódios separados de Arquivo X


Filmografia Parcial:
Gene Hackman












Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas (1967); Operação França (1971); O Destino do Poseidon (1972); A Conversação (1974); Operação França II (1975);Superman: O Filme (1978); Superman II - A Aventura Continua (1980); Sob Fogo Cerrado (1983); De Volta Para o Inferno (1983); Superman IV: Em Busca da Paz (1987); Inimigo do Estado (1988), Entrega Mortal (1989); Mississipi Em Chamas (1989); De Frente Para o Perigo (1990); Os Imperdoáveis (1992); A Firma (1993); Geronimo - Uma Lenda Americana (1993); Rápida e Mortal (1995); Maré Vermelha (1995); Medidas Extremas (1996); Poder Absoluto (1997); Os Excêntricos Tenenbaums (2001); Atrás das Linhas Inimigas (2001); O Júri (2003).

Willem Dafoe












Ruas de Fogo (1984); Viver e Morrer em Los Angeles (1985); Platoon (1986); A Última Tentação de Cristo (1988); Mississipi Em Chamas (1988); Nascido em 4 de Julho (1989); Coração Selvagem (1990); Corpo em Evidência (1993); Tão Longe, Tão Perto (1993); O Paciente Inglês (1996); Velocidade Máxima 2 (1997); Santos Justiceiros (1999); Psicopata Americano (2000); Homem-Aranha (2002); Era uma vez no México (2003); Homem-Aranha 2 (2004); O Aviador (2004); xXx 2 - Estado de Emergência (2005); Manderlay (2005); Homem-Aranha 3 (2007); Anticristo (2009); 2019 - O Ano da Extinção (2009); John Carter: Entre Dois Mundos (2012); Ninfomaníaca: Volume 2 (2013); O Grande Hotel Budapeste (2014); A Culpa é das Estrelas (2014); Pasolini (2014); De Volta ao Jogo (2014); Cães Selvagens (2016); Um Homem de Família (2016); A Grande Muralha (2016); Projeto Flórida (2017); Assassinato no Expresso do Oriente (2017); Aquaman  (2018); The Last Thing He Wanted (2019); O Farol (2019)  

Frances McDormand










Gosto de Sangue (1984);  Justiça Pelas Próprias Mãos (1986); Arizona Nunca Mais (1987); Mississipi Em Chamas (1988); Darkman - Vingança Sem Rosto (1990); A Mulher do Açougueiro (1991); Short Cuts - Cenas da Vida (1993); Muito Além de Rangum (1995); Fargo: Uma Comédia De Erros (1996); As Duas Faces de Um Crime (1996);  Quase Famosos (2000); O Homem que Não Estava Lá (2001); Alguém Tem Que Ceder (2003); Queime Depois de Ler (2008); Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011); Moonrise Kingdom (2012); Ave, César! (2016); Três Anúncios Para um Crime (2017) 

Brad Dourif










Um Estranho no Ninho (1975); Os Olhos de Laura Mars (1978); Sangue Selvagem (1979); Jim Jones: A Tragédia da Guyana (1980); Portal do Paraíso (1980); Na Época do Ragtime (1981); Duna (1984); Istanbul (1985); Veludo Azul (1986); Justiça pelas Próprias Mãos (1986); A Ira dos Anjos 2 (1986); Brinquedo Assassino (voz do chucky 1988); Mississippi em Chamas (1988); Estrada da Morte (1989); Conspiração Atômica (1990); O Exorcista III (1990); A Criatura do Cemitério (1990); Brinquedo Assassino 2 (voz do chucky 1990); Febre da Selva (1991); Anatomia de um Assassino (1991); Brinquedo Assassino 3 (voz do chucky 1991); Criaturas 4 (1992); A Cor da Noite (1994); Assassinato em Primeiro Grau (1995); Sob o Domínio da Violência (1995); Alien, a Ressurreição (1997); Sem Sentido (1998); A Noiva de Chucky (voz do chucky 1998); Força de Elite (1999); Anjos Rebeldes 3 (2000); O Guardião das Almas (2001); O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002); A Caixa (2003); O Filho de Chucky (voz do chucky 2004); Deadwood: Cidade Sem Lei (seriado 2004 a 2006); Halloween: O Início (2007); H2: Halloween 2 (2009); A Corrente do Mal (2009); Padre (2011); A Maldição de Chucky (voz de Chucky 2013); Obsession (2019)

R. Lee Ermey (1944-2018)











Os Rapazes da Companhia C (1978); Marcados Pela Guerra (1984); Nascido Para Matar (1987); Mississipi Em Chamas (1988); Rebeldes e Heróis (1991); Sommersby: O Retorno de um Estranho (1993); Os Invasores de Corpos: A Invasão Continua (1993); Em Terreno Selvagem (1994); Corra que a Polícia Vem Aí 33 1/3 - O Insulto Final (1994); Assassinato em Primeiro Grau (1995); Despedida em Las Vegas (1995); Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995); Os Últimos Passos de um Homem (1995); Prefontaine (1995); O Massacre da Serra Elétrica (2003); O Massacre da Serra Elétrica: O Início (2006);

Stephen Tobolowsky











Um Casal mais que Perfeito (1986); Mississippi em Chamas (1988); A Fera do Rock (1989); Fantasmas da Guerra (1989); Alta Tensão (1990); Aliança Mortal (1991); Thelma & Louise (1991); Instinto Selvagem (1992); Mulher Solteira Procura (1992); Quebra de Sigilo (1992); Herói por Acidente (1992); Feitiço do Tempo (1993); A Garota do Calendário (1993); Assassinato em Primeiro Grau (1995); A Incrível Jornada II: Perdidos em São Francisco (1996); Glimmer Man: O Homem das Sombras (1996); Mr. Magoo (1997); Estrada Alucinante (1998); O Informante (1999); Amnésia (2000); Águas Profundas  (2001); Segurança Nacional (2003); A Agenda Secreta do Meu Namorado (2004); Miss Simpatia 2: Armada e Poderosa (2005); Encontro às Escuras (2006); Motoqueiros Selvagens (2007); Beethoven: A Corrida para a Fama (2008); Te Amarei Para Sempre (2009); Californication (seriado 2011 a 2014); Strange Nature (2018); Um Dia de Cada Vez (seriado 2017 a 2019); Fratura (2019); Os Goldbergs (seriado 2016 a 2019);

Michael Rooker










Retrato de um Assassino (1986); Um Tira de Aluguel (1987); Nico - Acima da Lei (1988); Mississipi Em Chamas (1988); Vítimas de uma Paixão (1989); Dias de Trovão (1990); A Metade Negra (1993); Risco Total (1993); Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993); Efeito Dominó (1996); O Massacre de Rosewood (1997); Assassinos Substitutos (1998); Replicante (2001); O Imbatível (2002); Jumper (2008); Guardiões da Galáxia (2014); Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017); Vingadores: Guerra Infinita (2018); Brightburn: O Filho das Trevas (2019)


Lou Walker (1928–2004)









Herdeiros da Morte (1979); Tennessee Stallion (1982); A Empregada Americana (1982); Projeto Brainstorm (1983); Marvin & Tige (1983); Condição Crítica (1987); O Líder da Banda (1987); Fugindo da Máfia (1987); Mississippi em Chamas (1988); Enigmas da Vida (1989); Assassinato no Mississipi (1990); Construindo uma Carreira (1991); Meu Primo Vinny (1992); A Firma (1993); A Passion for Justice: The Hazel Brannon Smith Story (1994); Kleptomania (1995); Duelo de Titãs (2000); Resistindo às Tentações (2003); Desejo a Três (2004)

Badja Djola (1948–2005)









Meu Lutador Favorito (1979); Corretores do Amor (1982); Rapaz Solitário (1984); A Maldição dos Mortos-Vivos (1988); Mississippi em Chamas (1988); A Revanche Final (1989); Perigosamente Harlem (1991); O Último Boy Scout (1991); O Despertar Para a Vida (1992); O Massacre de Rosewood (1997); Réu Primário (1997); Sangue na Noite (1998); Hurricane, o Furacão (1999); Parceiros no Crime (2005); Slipdream (2005)

Pruitt Taylor Vince










Coração Satânico (1987); Barfly: Condenados pelo Vício (1987); Inferno Vermelho (1988); Mississippi em Chamas (1988); K-9: Um Policial Bom pra Cachorro (1989); Coração Selvagem (1990); Instinto Fatal (1990); Bem-Vindos ao Paraíso (1990); Alucinações do Passado (1990); JFK: A Pergunta que Não Quer Calar (1991); Assassinos por Natureza (1994); O Indomável: Assim é Minha Vida (1994); A Lenda do Pianista do Mar (1998); A Cela (2000); Encurralada (2002); Identidade (2003); Monster: Desejo Assassino (2003); Constantine (2005); Cativeiro (2007); Ecos do Mal (2008); Irmãos de Sangue (2009); Viagem 2: A Ilha Misteriosa (2010); Assalto em Dose Dupla (2011); Fúria Sobre Rodas (2011); Linha de Frente (2013); Os 13 Pecados (2014); Caixa de Pássaros (2018) 


Kevin Dunn










Mississippi em Chamas (1988); Marcado Para a Morte (1990); A Fogueira das Vaidades (1990); Jogo Perverso (1990); Top Gang! Ases Muito Loucos (1991); 1492: A Conquista do Paraíso (1992); Chaplin (1992); Dave, Presidente por um Dia (1993); Nixon (1995); Reação em Cadeia (1996); Godzilla (1998); Pequenos Guerreiros (1998); Olhos de Serpente (1998); Ecos do Além (1999); Godzilla: A Série (seriado 1998 -2000);  The Stranger Beside Me (2003); Huckabees: A Vida é uma Comédia (2004); Live Free or Die (2006); A Gangue está em Campo (2006); Transformers (2007); Transformers: A Vingança dos Derrotados (2009); Samantha Who? (seriado 2007 a 2009); Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011); Guerreiro (2011); Fogo Contra Fogo (2012); Jobs (2013); Sangue no Gelo (2013); A Rebelião (2019); Vice (seriado 2013 a 2019); Above Suspicion (2019)

Frankie Faison









Na Época do Ragtime (1981);  Hanky Panky, Uma Dupla em Apuros (1982); Exterminador 2 (1984); Um Dia a Casa Cai (1986); Comboio do Terror (1986); Caçador de Assassinos (1986); Um Príncipe em Nova York (1988); Mississippi em Chamas (1988); Faça a Coisa Certa (1989); O Casamento de Betsy (1990); O Silêncio dos Inocentes (1991); Freejack: Os Imortais (1992); Sommersby: O Retorno de um Estranho (1993); Um Estranho na Cidade (1997); Thomas Crown, a Arte do Crime (1999); 24 Horas Para Morrer (1999); Hannibal (2001); O Céu pode Esperar (2001); Showtime (2002); Dragão Vermelho (2002); As Branquelas (2004); Um Beijo Roubado (2007); A Escuta (seriado 2002 a 2008); Circo dos Horrores: O Aprendiz de Vampiro (2009); Churrasco da Pesada 2 (2011); Banshee (seriado 2013 a 2016); Em Defesa de Cristo (2017); O Grito (2020); The Killing of Kenneth Chamberlain (2020)

2 comentários:

  1. Ótimo texto! Gostei muito de conhecer um pouco mais sobre a produção e o panorama histórico no qual o filme se inspirou. Independentemente da fidedignidade dos fatos apresentados, creio que a obra se mantêm excelente até os dias de hoje enquanto "forma de arte", mas conhecer opiniões diferentes e críticas podem enriquecer ainda mais o espectador!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Rogério.
    Mississipi em Chamas é um filme muito bem estruturado que vale a pena uma olhada. Que ótimo que gostou do texto. Penso que mostrar o panorama histórico, em filmes como este, seja fundamental para que o leitor possa compreender um pouco mais desse período e aproveitar melhor a produção. Sem dúvida que conhecer opiniões contrárias nos leva a reflexão e nos agrega conhecimento. Muito obrigado pelo comentário e pela visita. Volte sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre