sexta-feira, 1 de novembro de 2019

CAPITÃO AMÉRICA 2 / CAPTAIN AMERICA II: DEATH TOO SOON (1979) - ESTADOS UNIDOS




MELHOR QUE O PRIMEIRO
Um terrorista chamado Miguel (Christopher Lee), cuja identidade é desconhecida pelas autoridades mantém, como refém, em local desconhecido, o microbiólogo Ian Ilson (Christopher Cary), responsável por pesquisas no campo do rejuvenescimento. Ao buscar uma fórmula que prolongasse a vida, Ilson descobrira como acelerar o envelhecimento nas pessoas e agora Miguel cobra das autoridades milhões em troca de não usar o produto nas principais cidades. Buscando localizar o paradeiro de Miguel, e sua rede de colaboradores e contê-los antes que suas ameaças sejam postas à prática, Steve Rogers (Reb Brown) é solicitado a atuar como Capitão América, indo parar em uma estranha cidade em que todos os moradores  parecem amedrontados e pouco solícitos com visitantes.


Este novo exemplar foi lançado cerca de 10 meses depois do primeiro piloto (e estreando por aqui no SBT em julho de 1985) com um custo de dois milhões a mais  e uma boa nova: ele é muito superior ao primeiro. Agora que já houve a apresentação do personagem, no primeiro longa, se priorizou mais a ação e investigação e, com a mudança na direção (agora com  Ivan Nagy) e roteiro, Capitão América II até que se torna um passatempo bem interessante com um Reb Brown mais à vontade no papel, tanto como Rogers como paladino da justiça. O uniforme, como vimos nos minutos finais do telefilme anterior, passou a ser o clássico, mas ainda com o capacete e viseira para o uso da moto e um escudo que realmente não funciona ficando novamente melhor como para-brisa da moto incrementada. E vamos dar um desconto quanto a questão do capacete, pois conforme informação de Reb, a Patrulha Rodoviária da Califórnia obrigou o ator / dublê a usar o acessório durante as tomadas. O figurino original era a máscara clássica dos quadrinhos. Intemperes do cinema ! Nos EUA este longa de 83 minutos foi exibido em duas partes.



Nosso herói começa tendo que lidar com uma gangue de bairro que rouba idosos. É, de certa maneira, uma sequência muito rápida com uma perseguição do Capitão correndo atrás de um bugre na praia. Agora a velocidade ampliada é perceptível, pois no primeiro episódio é apenas sugerida. Nosso herói tem um confronto meio fraco nas docas, mas a cena em que acerta com o escudo um vilões é bem legal. Ah, esqueça a cena em que ele arremessa o escudo em direção a um membro da gangue no início. Era melhor nem ter sido aproveitada. Aliás o escudo transparente é algo a ser comentado: ele simplesmente não funciona ao ser arremessado, é apenas arte decorativa para a moto e para se defender de cachorros e balas. O escudo funciona como um bumerangue e por ser visivelmente de plástico não derrubaria nem uma criança, o diretor deveria ter visto isso e ter feito uma edição com uns cortes "espertos" para parecer eficiente. Aliás, perto do fim, nosso herói resolve novamente arremessar o malfadado escudo e ele volta  ... caindo aos seus pés!, mas Steve dá um jeitinho de fazer voltar às suas mãos (meio que salva a cena ... ou não.). 



Mas é quando chega na cidade que o filme cresce. Steve não tem como passar despercebido pelo porte físico, logo chegam os malvados do pedaço, liderados por um ator que vivia fazendo papel de mau em seriados:  William Lucking. Ele e sua turma tomam uma coça de Steve em uma  sequência finalmente bem feita e daí pra frente o filme flui satisfatoriamente. O que talvez tenha atrapalhado esse segundo piloto (coisa rara de acontecer) foram as implausibilidades: o Capitão arremessa um saco plástico por cima de um muro alto (sem olhar) e ele cai exatamente no banco do carro da Dra Wendy (Connie Sellecca) que esperava pela "encomenda"; arremessa a moto para cima dos muros de uma prisão e ela "flutua" caindo suavemente; despenca com a moto numa represa e não sabemos como escapou, como a moto não afundou e como a tirou dali. E a asa delta? vão saindo canos de dentro da moto (!!!) até montar uma asa delta que plana até o herói alcançar o vilão, Na mesma cena ele persegue o vilão, que consegue manter a dianteira, mesmo com uma moto tendo um poderoso sistema de propulsão (acabou o gás ??); fora que trocaram as atrizes, Heather Menzies por Connie Sellecca e mantiveram o mesmo personagem (pra que?), só que agora não há um relacionamento romântico entre Wendy e Steve. 



Quanto ao elenco,  Christopher Lee era o grande nome da produção: famoso por inúmeras produções em que atuou, principalmente no gênero terror, das produtoras inglesas Hammer e Amicus. Fez um vilão ok. Reb Brown está melhor e mais convincente. Seria interessante vê-lo no crossover que tinham imaginado com o Homem Aranha e o Incrível Hulk de Ferrigno, mas não deu certo e só o Incrível Hulk seguiu em frente com 3 telefilmes tendo Thor e demolidor como companhia.  Connie Sellecca ficou conhecida por um seriado muito legal: "O Super-Herói Americano", mas aqui pegou o papel de Heather Menzies e não acrescentou muito. Quem teve mais destaque foi Katherine Justice, como o interesse afetivo de Steve. Len Briman pouco aparece e William Lucking está no papel que lhe cai como uma luva. O restante do elenco não compromete.



Se comparado com o longa produzido para os cinemas e lançado direto em vídeo, Capitão América (1990), este exemplar até que é bem melhor em termos de eficiência técnica, já que é opinião quase unânime que o Capitão América (1990) do diretor Albert Pyum (que dirigiu Reb em "A Espada e os Bárbaros"), com o ator Matt Sallinger, foi realmente um desastre que sepultou qualquer chance do personagem voltar às telas por décadas. Com a escalação do ator Chris Evans (que fora o Tocha Humana no filme do "Quarteto Fantástico") e um ambicioso projeto por trás do filme, a Marvel finalmente encontraria o ator perfeito para o papel. 
Capitão América 2 é um telefilme (e não podemos no esquecer disso) digno, projetado para ser transformado em série e não numa versão cinematográfica. É superior ao primeiro exemplar e ao seu sucessor da década de 90. Reb Brown não precisou usar enchimento na roupa para personificar o personagem e isso conta. Claro que ficou descaracterizado e há um clima ingênuo na produção, mas fica aquela pergunta: o filme é ingênuo ou a sociedade tornou-se muito mais violenta e com outros valores? Serve como diversão, mas continua indicado para aqueles que vivenciaram o início dos anos 80.

Trailer:




Curiosidades:

Segundo Reb Brown, quando eles estavam filmando este filme em Los Angeles, Califórnia. Ele saiu do trailer com a roupa completa do Capitão América. Um bêbado encostado na parede olha para ele usando um escudo, cai e diz, enquanto olha para a garrafa de bebida: "Eu realmente preciso parar de beber essas coisas". Olha de volta para Brown com a roupa e pisca os olhos algumas vezes. Ao perceber que Brown está realmente de fantasia diz: "Bem, talvez não".

As cenas de acrobacias e o planador manual da motocicleta, usados ​​no final, eram muito caros. Dizia-se que essas cenas custaram meio milhão de dólares, o que era bastante caro para aqueles dias.

O traje do Capitão América foi desenhado pelo lendário figurinista Yvonne Wood. 

De acordo com o roteirista Jeffrey Sprouse, ele foi contratado e escreveu um roteiro para um filme do Capitão América, que seria lançado em 1981 pela Universal Studio. O elenco do filme foi planejado para ser Jeff Bridges como Capitão América, Peter Fonda como Caveira Vermelha, Alan Rickman como Barão Zemo e Clarence Gilyard Jr. como Falcão. Sprouse afirmou que o roteiro foi ambientado nos anos 80. No entanto, as cenas de abertura seriam com Steve Rogers tendo flashbacks da Segunda Guerra Mundial e sendo congelado no gelo. Steve Rogers e Sam Wilson agora trabalhariam para o governo e tentariam rastrear um terrorista internacional conhecido como Barão Zemo. Zemo, estaria de posse do Cubo Cósmico (uma poderosa relíquia antiga), e numa missão para libertar O Caveira Vermelha, que era um prisioneiro de guerra. O Caveira seria mantido congelado por uma agência governamental . O filme terminaria com uma luta épica com o Capitão América e Falcão enfrentando o Caveira Vermelha e Barão Zemo (com o cubo). No entanto, este filme nunca aconteceu porque a Universal não conseguiu garantir novamente os direitos do filme. 

O Capitão América pula da represa de Folsom em Folsom, Califórnia. 

Reb Brown tem 1,93m de altura

O vídeo de abertura de Rogers dirigindo sua van azul é uma reutilização exatamente do mesmo filme do primeiro filme. 

O diâmetro e a concavidade do escudo de Capitão mudam ao longo do filme, dependendo se ele é usado como escudo, para-brisa de sua moto ou jogado contra um vilão. 

Reb Brown e Christopher Lee apareceram em Grito de Horror II (1985). 

 
Filmografia Parcial:
Reb Brown










O Homem Cobra (1973); Strike Commando - Comando de Ataque (1986); Amargo Reencontro (1978); Capitão América (1979); Hardcore - No Submundo do Sexo (1979); Capitão América II (1979);  Goldie e o Pugilista em Hollywood (1981); A Espada e os Bárbaros (1982); Yor - O Caçador do Futuro (1983); De Volta Para o Inferno (1983); Grito de Horror 2 (1985); Robowar - Robot da Guerra (1988); Lutadores da Liberdade (1988); A Jaula da Morte (1989); Intruder A-6: Um Vôo Para O Inferno (1991); A Jaula 2 (1994).

Len Birman










Julius Caesar (1966); Lembranças de Minha Infância (1975); O Expresso de Chicago (1976); Assassino a Bordo (1977); Capitão América (1979); Capitão América II (1979); O Androide Assassino (1986); Uma Questão de Confiança (1990); Teia De Mentiras (1990); 



Christopher Lee (1922–2015)










Falcão dos Mares (1951); O Pirata Sangrento (1952); A Maldição de Frankenstein (1957); O Vampiro da Noite (1958); O Cão dos  Baskervilles (1959); A Múmia (1959); Hércules no Centro da Terra (1961); A Deusa da Cidade Perdida (1965); As Profecias do Dr Terror (1965); Drácula, o Príncipe das Trevas (1966); Grite, Grite Outra Vez! (1970); Conde Drácula (1970); Expresso do Horror (1972); Os Três Mosqueteiros (1973); Os Quatro Mosqueteiros - A Vingança de Milady (1974); 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974); Uma Filha para o Diabo (1976); Aeroporto 77 (1977); Círculo de Ferro (1978); 1941 - Uma Guerra Muito Louca (1979); Olho Por Olho (1981); A Mansão da Meia-Noite (1983); Grito de Horror 2 (1985); A Volta dos Mosqueteiros (1989); Gremlins 2: A Nova Geração (1990); Loucademia de Polícia 7: Missão Moscou (1994); A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999); O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001); Falando com os Mortos (2002); Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones (2002); O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002); O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003); Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith (2005); A Bússola de Ouro (2007); Caça às Bruxas (2011); A Invenção de Hugo Cabret (2011); O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014).

Connie Sellecca










Nas Profundezas das Bermudas (1978);  Capitão América II (1979);  Modelos para Matar (1979);  Aeroporto Internacional (1985); O Super-Herói Americano  (seriado 1981 a 1986);  A Grande Paixão (1987); Preparação de um Crime (1987); Hotel (seriado 1983 - 1988);  Fugindo do Destino (1989); Vôo 243: Pouso de Emergência (1990); Tormenta de Paixões (1990); Pacto do Silêncio (1991); Segredos e Mentiras (1992); Morte em Paris (1933); Vida Dupla (1994); Um Romance Perigoso (1994); A Inquilina (1995); Doomsday Rock (1997); Perigo Iminente (1999); Confusões no Natal (2001); Meu Novo Amigo (2009); All About Christmas Eve (2012)

Katherine Justice









Desbravando o Oeste (1967); Pôquer de Sangue (1968); A Substituta (1972); Dead Man on the Run (1975); Capitão América II (1979); Caminhos Separados (1981); Days of Our Lives (1989 a 1993)

William Lucking (1941-2021)









Os Dois Indomáveis (1971); Ensina-me a Viver (1971); A Fúria dos 7 Homens (1972); Doc Savage: O Homem de Bronze (1975); O Retorno do Homem Chamado Cavalo (1976); Perigo em Paraíso (1977); Mulher Nota 10 (1979); Capitão América II  (1979); Kung Fu: O Filme  (1986); Flagrante Delito (1989); Babe Ruth - A Lenda do Beisebol  (1991); O Rio Selvagem (1994); A Última Chance  (1996); Efeito Dominó (1996); O Beijo da Traição (1998); O Estranho (1999); Dragão Vermelho (2002); Bem-vindo à Selva (2003); Desafiando os Limites (2005); Contrabando (2012) e a participação em várias séries

Cronologia Marvel :
Howard, O Super-Herói (1986)
O Justiceiro (1989)
Quarteto Fantástico (1994)
Generation X (1996)
Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D (1998)
Blade: O Caçador de Vampiros (1998)
X-Men - o Filme (2000)
Blade: II (2002)
Homem-Aranha (2002)
Demolidor - O Homem sem Medo (2003)
Hulk (2003)
X-Men 2 (2003) 
Blade: Trinity (2004)
O Justiceiro (2004)
Homem-Aranha 2 (2004)
Elektra (2005)
O Homem-Coisa: A Natureza do Medo (2005)
Quarteto Fantástico (2005)
X-Men 3 O Confronto Final (2006)
Homem-Aranha 3 (2007)
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)
Motoqueiro Fantasma (2007)
O Justiceiro: Zona de Guerra (2008)
Homem de Ferro (2008)
O Incrível Hulk (2008)
X-Men Origens: Wolverine (2009)
Solomon Kane - o Caçador de Demônios (2009)
Homem de Ferro 2 (2010)
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
X-Men: Primeira Classe (2011)
Thor (2011)
O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança (2012)
Os Vingadores (2012)
Homem de Ferro 3 (2013)
Wolverine (2013)
Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Wolverine Imortal: 2013 (2014)
O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
Guardiões da Galáxia (2014)
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Homem-Formiga (2015)
Quarteto Fantástico (2015)
Capitão América: Guerra Civil (2016)
X-Men: Apocalipse (2016)
Deadpool (2016)
Logan (2017)
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Thor: Ragnarok (2017)
Pantera Negra (2018)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Deadpool 2 (2018)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Homem-Aranha no Aranhaverso - Animação (2018) 
Capitã Marvel (2019)
Vingadores: Ultimato (2019)
X-Men: Fenix Negra: (2019)
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) 
Viúva Negra (2021)
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) 
Os Eternos (2021)
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)
Thor: Amor e Trovão (2022)
Black Panther: Wakanda Forever (2022)
The Marvels (2023)
Guardians of the Galaxy Vol. 3 (2023)
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)
Quarteto Fantástico (2023/24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre