quinta-feira, 5 de novembro de 2015

A EXPERIÊNCIA / DAS EXPERIMENT (2001) - ALEMANHA




EXPERIMENTO EM ALTA VOLTAGEM 

Fahd (Moritz Bleibtreu de "Corra, Lola, Corra") lê um anúncio no jornal que oferece 4000 marcos por 14 dias em uma experiência e resolve candidatar-se.
No local, os candidatos são informados que serão divididos em dois grupos: guardas e prisioneiros e estes últimos serão privados de  seus direitos civis e privacidade durante 2 semanas. O computador fará a escolha e os candidatos passarão antes por testes físicos e psicológicos. Todos concordam com os termos. Fahd resolve, secretamente, tentar vender sua futura experiência, em formato de reportagem, para o jornal em que trabalhou há dois anos e combina com um editor que fará a matéria por 10.000 marcos com direito a fotos. Seu antigo editor lhe confidencia ser um experimento do exército e que há um grande envolvimento de dinheiro aplicado no projeto. Fahd consegue um equipamento de espionagem que gravará tudo que ocorre sem que ninguém perceba. 



A equipe dá um último aviso a quem queira desistir e informa que não haverá violência. Aquele que for violento será retirado do experimento. Se não seguirem o experimento como proposto, este será cancelado e ninguém receberá o dinheiro. Oito homens foram escolhidos para serem guardas, cuja missão é manter a paz e a ordem. Lhes é informado que, caso não atuem como tal, o experimento será descontinuado.
O experimento tem início com doze presos. Os “guardas” informam as regras:
1 - os prisioneiros serão sempre chamados pelos números;
2 - os prisioneiros chamarão os guardas como: “Sr Guarda da Prisão”;
3 - quando as luzes forem desligadas é proibido falar;
4 - é preciso comer toda a comida;
5 - as ordens dos guardas devem ser acatadas imediatamente;
6 - a desobediência às regras resultará em punição. 




As profissões dessas pessoas vão desde professor, eletricista, salva-vidas, a imitador de Elvis. Ou seja: pessoas comuns. 
Fahd fica em uma cela com um homem chamado Diel e um prisioneiro que se denomina "38". Enquanto "os prisioneiros" fazem bagunça, os guardas começam a concluir que não devem permitir serem feitos de bobos.



Mudanças começam a acontecer. O guarda Elvis implica com  Fahd que não o leva a sério. Os guardas obrigam um preso (82) a beber leite sendo alérgico (regra nº 4). Fahd (77) e Elvis ficam em posições opostas: Fahd vira o líder de seus pares e passa a enfrentar os guardas. É o estopim para comportamentos virem à tona. Mas nem todos são exatamente aquilo relataram em suas fichas de candidatos.


A experiência (Das Experiment) é um filme alemão de 2001 que mostra o experimento (monitorado por três cientistas), os presos contra os guardas e cenas de Fahd com uma pessoa chamada Dora que encontra antes de entrar na penitenciária”. Dora, bateu no taxi de Fahad e houve uma forte atração entre o casal após passarem uma noite juntos. Enquanto a jovem tenta contato com Fahd, este começa a sofrer nas mãos dos guardas por sua rebeldia. Ele não comunicou à  Dora o que iria fazer e a jovem fica intrigada com o "desaparecimento" do jovem.



A  experiência mostra o que acontece quando pessoas normais passam a ter o poder sobre outras. Poder de determinar o destino de outros. 77 (Fahd) torna-se um rebelde e vira alvo dos guardas que o seqüestram e o levam pra fora das câmeras. O humilham e dizem para ele desistir. Ele fala com a equipe e nega que tenha pedido para sair. Novos conflitos surgirão. Os guardas tornam-se progressivamente mais sádicos, levam bebidas, armas de festim e até usam drogas. O experimento não para.


Não há uma palavra mais contundente dos cientistas que lhes façam entender que não estão exagerando. Isso é entendido como certo, pois não há punição. Logo os algozes vão experimentando novas formas de combater as insubordinações. Como no filme “Nascido Para Matar” uma nova regra é criada: se 77 aprontar, todos irão pagar. Uma forma de jogar os amigos contra o jovem rebelde (cujo intento secreto é obter uma grande matéria).  Enquanto Berus (Justus von Dohnányi de “A Queda - As Últimas Horas de Hitler” e “007 O Mundo Não é o Bastante”) vira o carrasco da vez e passa a confrontar 77, o prisioneiro 69 começa a entrar em um pânico de confinamento. O único a mostrar alguma serenidade em toda situação é 38 (Christian Berkel de “A Queda - As Ultimas Horas de Hitler” e “Bastardos Inglórios”).


Os dias passam. A equipe de cientistas passa a presenciar os excessos e se divide. O líder acha que os excessos estão ajudando o experimento. Já a Dra. Jutta Grimm começa a se preocupar com a situação e o descontrole dos dois lados. Um dos guardas evidentemente possui traços de violência e psicose.


Os "prisioneiros" começam a alternar sensações de medo e pavor. Os guardas sentem-se confiantes e tornam-se mais violentos e adeptos de torturas psicológicas. Desamparo, depressão, perda de senso da realidade e submissão à autoridade começam emergir (Sobre submissão à autoridade veja a resenha do filme “I...Como Icaro” neste Blog).
A equipe parece ter perdido o controle sobre o experimento, mesmo que se recusem a aceitar o fato. Todos serão afetados por uma loucura reinante e nem o espectador conseguirá imaginar a que ponto as situações chegarão



A experiência aborda vários aspectos: até que ponto um experimento pode ser considerado ético? Os limites devem ser deixados de lado em prol de uma pesquisa inédita que dará sucesso aos seus autores? Quais são os limites aceitáveis? Por que certas pessoas com autoridade não reagem ao que é errado? Como o ser humano se comporta diante do poder? Quem vigia os vigilantes?


Filme forte, adulto e altamente reflexivo com direção e atuações impecáveis que prende a atenção durante toda a projeção com um final eletrizante. Um grande filme, mas pouco conhecido do grande público.


 Trailer:






Curiosidades:

Em 2010 foi feito um remake americano com o título "The Experiment" com os atores Adrien Brody e Forest Whitaker. O Filme no Brasil recebeu o nome de "Detenção".

O filme baseia-se no famoso Experimento de Aprisionamento de Stanford ocorrido em 1971. Há um documentário no Youtube legendado chamado Stanford Prison Experiment. em 2015 foi lançado um filme homônimo ao experimento.

O diretor Oliver Hirschbiegel também dirigiu o ótimo filme "A Queda! As Últimas Horas de Hitler" de 2004 e "Invasores" de 2007 protagonizada por Nicole Kidman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre