terça-feira, 24 de novembro de 2015

O SUPER HERÓI AMERICANO / NASCE UM HERÓI / THE GREATEST AMERICAN HERO (1981) - ESTADOS UNIDOS




INGÊNUO E DIVERTIDO

Ralph Hinkley (William Katt) é um professor de uma escola onde seus alunos são considerados incorrigíveis. Com a intenção de dar a sua pequena turma um senso de união, os leva ao deserto para colherem amostras do local. Na volta, quando escurece, o carro entra em pane e Ralph decide deixar o grupo indo a um posto pedir ajuda. No meio do caminho quase é atropelado por Bill Maxwell (Robert Culp 1930 - 2010), agente do FBI, que perdera o controle do carro. Juntos presenciam a aparição de um disco voador que se comunica pelo radio, informando que estavam ali para entregar a Ralph uma roupa com poderes, pois o mundo estava em perigo. A roupa é trazida pelo agente John Mackie (Bob Minor), que teria falecido em um confronto com um grupo paramilitar chamado "Anjos de Gabriel". Maxwell fica sabendo que deverá acompanhar o professor em sua nova empreitada e que o uniforme funciona apenas em Ralph. Bill vai embora deixando Ralph a pé no deserto que deixa cair o manual de instruções. 


Piloto de seriado, de grande sucesso, exibido pelo SBT com o título “Nasce um Herói”. Durou 44 episódios entre 1981 e 1983 em três temporadas irregulares, pois os roteiros passaram a ser direcionados a um público de faixa etária menor, destoando das duas primeira temporadas.


Grande parte do sucesso de O Super Herói Americano foi apresentar uma linguagem simples e divertida. Ralph Hinkley (que depois passou a ser chamado de Ralph Hanley, devido ao atentado ao presidente americano Ronald Reagan efetuado por John Hinckley, Jr.) é a síntese do anti-herói: trapalhão; não consegue voar como o super-homem (seu primeiro voo só foi possível devido uma criança, de uns sete anos, explicá-lo como fazê-lo !); não sabe os poderes da roupa (pois perdeu o manual) e é auxiliado por um agente do FBI com pensamentos megalomaníacos, que gosta de usar de sua autoridade sem muito sucesso para sobrepor suas ideias às de Ralph. E, completando o trio, temos Pam Davidson (a linda Connie Sellecca), advogada e namorada de Ralph. Pam é a parte intelectual e racional do trio. Outro grande mérito da série foi a empatia entre os 3 personagens principais. Quando atuando juntos, sempre renderam os melhores momentos.


Este episódio piloto de 90 minutos foi um ótimo cartão de visita, mostrando Ralph em sua vestimenta de super herói (um ridículo uniforme vermelho, que mais parecia uma, propositadamente, roupa de festa à fantasia bizarra). É confundido como louco, sendo levado para um exame psiquiátrico, onde tenta convencer uma enfermeira que não é louco. Temos a parte de Ralph tentando explicar a Pam que recebeu uma roupa de extraterrestres e a cara da advogada achando que o namorado teve um surto e enlouqueceu. Fora que Ralph luta pela guarda do filho e Pam é sua advogada na custódia.


Um dos pontos altos da série foi, sem dúvida, os poderes do protagonista. A ideia de não ter uma manual de instruções, abriu um leque de opções ao longo das temporadas, sem ter explicar como surgiu determinado poder. Neste primeiro episódio sabemos que ele voa (muito mal), é invulnerável (mas coloca os braços na frente das balas com medo), tem superforça (mas não sabe dosar, o que rende uma ótima cena), visão de raios-X (lembrou algum super-herói?), uma visão (não controlada) de algum fato que esteja ocorrendo no momento e invisibilidade! (este último poder descobrirá como fazê-lo ao longo dos episódios).


A série passou pela antiga TVS (hoje SBT) e tinha no elenco o jovem Michael Pare ("Ruas de Fogo", "Projeto Filadélfia",  "Eddie, o Ídolo Pop"...) e também Faye Grant (da Minissérie e série oitentista "V - A Batalha Final" e "V: A série).


Em 1986 pensou-se em reativar a série, mas com a recusa de Katt de usar a vestimenta foi feito um piloto onde o trio, sob ordens dos extraterrestres, buscaria uma mulher para substituir Ralph. Após a missão finalizada, a humanidade teria apagada da memória a identidade de Ralph que a expôs em um programa, virando uma celebridade e desagradando os donos originais da vestimenta. A escolhida foi a atriz Mary Ellen Stuart que fez o papel de Holly Hathaway, uma professora.  O piloto não emplacou e no BOX de DVD americano foi incorporado como episódio da série.


A música título "Believe or Not" e a nova versão de "Rocket Man" (conhecida canção de Elton John) foram interpretadas por Joey Scabury. Fãs americanos reclamaram que outras versões de Scabury, cantadas na série, foram substituídas por outros artistas no DVD


Este piloto da serie é muito bem realizado, uma aventura leve e divertida que poderá agradar aos nostálgicos que se divertiam com suas trapalhadas.



Trailer:





Música (Believe or not):




Curiosidades: 
Concetta Sellecchia (Connie Sellecca) foi casada com o ator Gil Gerard (protagonista da série Buck Rogers) na época de O Super Heroi Americano. A atriz também foi modelo famosa. Esteve em  Capitão América 2 (Captain America II: Death Too Soon) de 1979.

A mãe de William Katt na vida real, Barbara Hale, interpretou a mãe de Ralph, Paula Hinkley, em alguns episódios.

A música tema do programa foi cantada por Joey Scarbury e lançada como single, que alcançou a posição # 2 nas paradas da Billboard durante o verão de 1981.

William Katt disse que no início da série, ele e Robert Culp tiveram dificuldade em se relacionar e trabalhar um com o outro. Katt acrescentou que eles foram capazes de usar isso a seu favor, já que sua relação refletia aquela retratada entre seus respectivos personagens. Katt e Culp foram capazes de resolver suas diferenças e se tornaram bons amigos ao longo da série.

Connie Sellecca raramente foi vista durante a segunda temporada, devido à sua gravidez na vida real.

Embora a DC Comics tenha tentado processar os produtores por copiarem o Superman, a premissa do programa é mais próxima da de outro personagem da DC Comics, Lanterna Verde, que recebeu um anel de poder de um alienígena para se tornar um super-herói.

A ABC cancelou oficialmente a série antes que os últimos quatro episódios produzidos fossem ao ar. Os "episódios perdidos" foram vendidos junto com o resto da série como parte de seu pacote para distribuição e, posteriormente, coleções de DVD.

O filho de Ralph, Kevin, foi visto apenas ocasionalmente durante a primeira temporada, e foi eliminado conforme o show continuava.

Em março de 2002, havia planos em andamento na Disney para fazer um longa-metragem da série de televisão.

Inicialmente, Pam seria apresentada apenas no episódio piloto. Como uma piada recorrente, Ralph teria uma namorada diferente em cada episódio. Connie Selleca impressionou tanto os produtores com sua atuação, que se tornou regular na série.

Foi realizado um novo piloto malsucedido "The Greatest American Heroine", produzida em 1983, mas não foi ao ar até 1986, sendo exibido como o episódio final da distribuição.

Dois anos após o cancelamento do programa pela ABC, a NBC pegou a série e exibiu suas reprises na noite de domingo, horário pós-horário nobre. Isso levou a especulações de que a NBC estava tentando reviver a série, mas seus esforços resultaram apenas no piloto de The Greatest American Heroine.

Sheldon Cooper em "The Big Bang Theory" (2007) às vezes usa uma camiseta do "Greatest American Hero" entre sua coleção de dezenas de camisetas de super-heróis, mesmo duas a três décadas depois que o show foi cancelado.

De acordo com Stephen J. Cannell, o emblema no terno (e também nas roupas dos alienígenas) foi inspirado na tesoura de cabo quadrado na mesa de Cannell. Essa explicação poderia simplesmente ter sido oferecida para apaziguar o público, pois o símbolo, no entanto, exibe uma possível forma fálica.

Além de ser baseado na tesoura de Stephen Cannell, o emblema do traje lembra um caractere chinês que pode significar "centro", "meio", "dentro", "entre" ou "dentro". Em Hong Kong, o título do programa foi ser traduzido como "Flying Red Centre Hero". Na Suécia, o programa foi intitulado "Titta, han flyger", que significa "Olha! Ele voa!"

Esta série é o primeiro crédito de Michael Paré na TV e o segundo de atuação.

William Katt (Ralph Hinkley) e Robert Culp (Bill Maxwell) apareceram na série "Perry Mason" (1987).



Filmografia Parcial:
William Katt: 









Carrie, a Estranha (1976); O Super-Herói Americano (1981 -1986); A Casa do Espanto (1986); A Casa do Espanto IV  (1992); Domínio de Identidade (1993); Cyborg 3: A Criação (1994); O Pestinha 3 (1995); Rastro de Pavor (1996); Amor em Dobro (1999); Cobras (2002); O Homem da Terra (2007); Espelhos do Medo 2 (2010);


Michael Paré:









O Super Heroi Americano (1981 -1983); Eddie, o Ídolo Pop (1983); Ruas de Fogo (1984); Projeto Filadélfia (1984); Era da Destruição (1987); Estação 44 - O Refúgio dos Exterminadores (1990); A Cidade dos Amaldiçoados (1995); Lua Negra (1996); Alone in the Dark 2 - O Retorno do Mal (2008); Ação Imediata (2009); Ruas de Fogo 2 (Road to Hell) (2012); Projeto Filadélfia (Tv 2012); 12 Horas (2012); Meu Ofício é Matar (2013); Exorcistas do Vaticano (2015). Chamadas do Crime (2015); Os Esquecidos (2015); Rastro de Maldade (2015); O Matadouro (2016); Resgate no Oeste (2016);  Conexão Escobar (2016);  A destruição da Terra (2017); Renascida das Trevas (2018);  In the Absence of Good Men (2017); O cara errado (2017); City of Lies (2018); Desfile de Natal (2018); Making a Deal with the Devil (2019);  Once Upon a Time in Deadwood (2019); Emerald Run (2020);  Invincible (2020); Alone (2020); Meu Ex-Noivo Psicopata (2021); Triassic Hunt (2021); Righteous Blood (2021); Shark Island (2021); Mind Games (2021);

Robert Culp (1930–2010) 









Um Domingo em Nova York (1963); Rinoceronte! (1964); Bob, Carol, Ted E Alice (1969); Hannie Caulder - Desejo de Vingança (1971); Os Perigosos (1972; O Dramático Acerto de Contas (1973); Fortaleza Proibida (1976); No Oeste Muito Louco (1976); A Menina de Ouro (1979); Tortura de um Inocente (1982); Como é Feito um Herói (1985); O Gladiador (1986); Tudo pela Pedra Azul (1986); Academia de Combate (1986); Super-Herói Americano (seriado 1981 a 1986); De Cara Para a Morte (1991); O Dossiê Pelicano (1993); Panteras Negras (1995); Xtro-3 - O Massacre (1995); Duro de Espiar (1996); Procurado (1997); Wanted (1998); Uma Noite de Fúria (2005); The Assignment (2010)

Connie Sellecca










Nas Profundezas das Bermudas (1978);  Capitão América II (1979);  Modelos para Matar (1979);  Aeroporto Internacional (1985); O Super-Herói Americano (seriado 1981 a 1986);  A Grande Paixão (1987); Preparação de um Crime (1987); Hotel (seriado 1983 - 1988);  Fugindo do Destino (1989); Vôo 243: Pouso de Emergência (1990); Tormenta de Paixões (1990); Pacto do Silêncio (1991); Segredos e Mentiras (1992); Morte em Paris (1933); Vida Dupla (1994); Um Romance Perigoso (1994); A Inquilina (1995); Doomsday Rock (1997); Perigo Iminente (1999); Confusões no Natal (2001); Meu Novo Amigo (2009); All About Christmas Eve (2012)

Faye Grant









O Sonho de Cada um (1981); Super-Herói Americano (1981 -1982); Voyager from the Unknown (1982); V- A Batlaha Final (mini-série 1983); Sempre Haverá Outra Vez (1983); V: Os Extraterrestres no Planeta Terra (série 1984 -1985);  Amor à Segunda Vista (1988); O Calendário da Morte (1989);Justiça Cega (1990); A Profecia IV: O Despertar (1991); Marcas de Batom (1992);  Fica Comigo (1999); Um Presente de Deus (2002); State of Grace (seriado 2001 -2002); Amigos, Amigos, Mulheres à Parte (2008); Affairs of State (2018)


2 comentários:

  1. eu gosta de ver esse seriado do super -herói americano

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Nilo Pires.
    O Super-Herói Americano foi uma série bem divertida e que fez muitos fãs por aqui. Esse piloto foi muito bem realizado o que deu visibilidade à série. Alguns episódios, atualmente, podem ser vistos no YouTube dublados e volta e meia alguém recoloca.
    Muito obrigado pelo comentário e volte sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre