quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

GHOST: DO OUTRO LADO DA VIDA / GHOST (1990) - ESTADOS UNIDOS





AMOR ALÉM DA VIDA

Sam Wheat (Patrick Swayze) e sua namorada Molly Jensen (Demi Moore) são um casal apaixonado que, um dia, ao sair de uma peça de teatro, são surpreendidos por um assaltante. Sam é baleado e morto, mas seu espírito se nega ir de encontro à luz. Sam começa a conhecer o "outro lado", ao mesmo tempo em que percebe que o assassino pretende voltar a sua casa para matar Molly. Ao procurar um meio de se comunicar com sua amada ele descobre a vidente trambiqueira Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg), que vive de falsas sessões espíritas, mas que curiosamente parece ouvi-lo. Sam deve correr contra o tempo para salvar sua amada enquanto percebe que pode ter havido uma razão mais forte para que sua morte ocorresse.


Ghost foi a maior bilheteria do ano nos Estados Unidos com direito a lágrimas, canção melódica e efeitos especiais de Bruce Nicholson da Industrial Light and Magic de George Lucas, num romance que se tornou atemporal, galgado nas ótimas atuações de Swayze, Moore e Goldberg com o timing de cena certo e uma química que funcionou extraordinariamente.


Ghost fora lançado como um "tapa buraco" para o lançamento do filme "A Chave do Enigma" (alguém se lembra desse filme?). A estratégia era o filme principal ocupar as grandes salas de exibição e Ghost pegar as restantes, ou seja , as migalhas e o estúdio preencher as salas com suas produções. Então a ideia foi dar ao filme de Swayze & Cia um orçamento modesto (22 milhões) para não onerar um produto que, teoricamente, não geraria muito lucro. E o que impulsionou o filme a ter uma bilheteria estratosférica? O marketing boca a boca. As pessoas viam o filme e chamavam outras que comentavam com outras, obrigando o circuito a aumentar o número de salas para uma quantidade próxima a um blockbuster. Em nosso país não foi diferente: salas lotadas e mais de 10 milhões de pagantes. Na chegada no Brasil em VHS, a distribuidora CIC Video,  já sabia como seria a recepção, o que a permitiu colocar perto de 25 mil fitas no mercado. Outro sucesso. E quem não viu no VHS, passou a admirar o filme quando exibido nas TVs (aberta e cabo). A Tv Globo costumava reprisar, anualmente,  no Dia dos Namorados,  o filme na "Sessão da Tarde"


E o que fez dessa produção um sucesso? Os temas universais que o cinema sempre mostrou: a dor separação; a ausência de comunicação entre o par romântico e a torcida para que isso ocorra (alguém lembrou do "Feitiço de Áquila"?); um suspense policial que prende até o fim; um alívio cômico com uma Whoopi mostrando todo o seu potencial; uma pitada de sobrenatural (espiritualidade), mostrando a punição divina aos maus ... tudo isso levou o filme a arrecadar 172 milhões em 15 semanas nos EUA, enquanto "Uma Linda Mulher" (outro mega sucesso) precisou de 31 semanas para alcançar o mesmo feito. Os anos 80 vieram com os brucutus liderados por Stallone, Schwarzenegger e Cia. Os anos 90 mostraram que as mulheres também eram um público importante que foi esquecido pelos estúdios diante das anabolizadas bilheterias dos filmes de ação. E Ghost estava lá brigando com "Duro de Matar 2", "Dias de Trovão" e "Dick Tracy", todos do mesmo ano. O co-diretor de "Apertem os Cintos o Piloto Sumiu", Jerry Zucker, partiu para o seu projeto solo e decolou com a história do escritor espiritualista Bruce Joel Rubin (que morou no Himalaia) que levou o Oscar de Melhor Roteiro Original e também escreveu para outros filmes como "Alucinações do Passado"; "Impacto Profundo" e "Dormindo com o Inimigo".


Quanto ao elenco, Swayze vinha de outro sucesso inesperado: "Dirty Dancing" que o lançou como galã e "Matador de Aluguel" com boas cifras. Após Ghost, faria outro grande filme: "Caçadores de Emoções", ao lado de Keanu Reeves, mas apesar de vários filmes posteriores nenhum teve a rentabilidade próxima aos citados. Demi Moore teve, em Ghost, sua alavancada na carreira, levando uma parcela do público feminino a ter uma empatia imediata com a personagem (e atriz) e tentar um novo corte de cabelo. Sua química com Swayze foi a grande força do filme. Hoje anda meio desaparecida. Caryn Elaine Johnson ou "Whoopi Goldberg" ganhou o Oscar nessa produção. A atriz "apareceu" em seu segundo filme, "A Cor Purpura" e vinha de papéis em comédias de medianas a fracas. Ghost a impulsionou a ser protagonista em "Mudança de Hábito" (1992), outro grande sucesso, e fez parte da tripulação de "Jornada nas Estrelas a Nova Geração" um seriado de sucesso. Vincent Schiavelli (1948–2005), que fez o homem do metrô, ficou famoso nesse filme e hoje sua imagem é lembrada no Brasil em memes.


Ghost é um filme pra ser mais indicado do que dissecado. Um filme com uma eficiência elogiável, uma história com elementos inspirados, sustentado por um elenco perfeitamente adequado aos personagens, efeitos impressionantes para a época e uma música recuperada na voz dos Righteous Brothers (Unchained Melody) que invadiu as rádios e se perpetuou nos corações dos(as) apaixonados(as). Não há como não escutar a música e não se lembrar do casal cujo amor ultrapassou as fronteiras da morte.

Trailer:







Curiosidades:
O papel de Oda Mae Brown não foi escrito com Whoopi Goldberg em mente, mas Patrick Swayze, um admirador dela, convenceu os produtores de que ela seria a escolha certa para o papel.

Os sons horríveis feitos pelas "sombras escuras" são, na verdade, os sons dos gritos de bebês, tocados a uma velocidade extremamente lenta para trás.

Molly diz a Sam que ele "leva uma vida encantada". Esta é uma linha do Macbeth de William Shakespeare. Macbeth também afirma levar uma vida encantada, o que significa que ele não pode ser morto. Imediatamente depois de fazer essa afirmação, no entanto, ele é morto. Sam é morto depois de ver uma produção de Macbeth. .

Na cena de despedida, onde Sam diz a Molly que ele sempre a amou, a emoção de Patrick Swayze era real, pois ele pensou em seu próprio pai, que faleceu em 1982.

Patrick Swayze e Vincent Schiavelli, que interpretou o fantasma do metrô nas cenas com o personagem de Swayze, morreram de câncer aos cinquenta e sete anos de idade.   

Patrick Swayze explicou porque ele fez o filme: "Eu precisava fazer Ghost para minha alma. Eu acabei de sair de Matador de Aluguel (1989) e Marcados Pelo Ódio (1989), e eu não queria ser considerado apenas um ator de ação." 

O filme transformou Demi Moore na atriz mais bem paga de Hollywood na época. Antes deste filme, enquanto ela era uma atriz conhecida, ela não era uma estrela lucrativa.

O papel foi oferecido a Paul Hogan (Crocodillo Dundee), mas recusou o papel de Sam Wheat, porque sentiu que não era engraçado. No entanto, Paul Hogan ofereceu a Patrick Swayze o papel de Steve Garner em sua comédia sobrenatural, "Quase Um Anjo" (1990), mas Swayze recusou fazer o filme.  

A canção que Sam canta implacavelmente a Oda Mae para levá-la a concordar em ajudá-lo é "Henrique, o Oitavo, Eu Sou". As letras, em parte, são "Ela não teria um Willie ou um Sam ..." O personagem de Patrick Swayze se chama Sam, e o homem que o assassinou se chama Willie.

Este é um de dois filmes de Patrick Swayze que ten músicas de Bill Medley, sendo o outro Ritmo Quente (1987).  

Oprah Winfrey e Tina Turner foram consideradas para o papel de Oda Mae.

Patti LaBelle fez o teste para o papel de Oda Mae Brown.

Eddie Murphy foi considerado para um papel, mas seu agente recusou para ele.

Kim Basinger, Geena Davis, Helen Hunt, Nicole Kidman, Jennifer Jason Leigh, Andie MacDowell, Madonna, Michelle Pfeiffer, Molly Ringwald, Meg Ryan, Mary Steenburgen, Kathleen Turner e Debra Winger, foram consideradas para o papel de Molly Jensen.

Parte dos eventos vistos no filme são tirados indiretamente do livro "Life After Life", escrito pelo Dr. Raymond Moody e publicado em 1975, uma série de compilações sobre pessoas que por um breve período foram mortas e mais tarde viveram novamente, chamadas EQM ou experiência de quase morte.

A música que você ouve quando Sam está sendo assassinado, e pouco antes de ele ir para a luz branca, também é ouvida em A História Sem Fim II: O Próximo Capítulo (1990) em várias cenas. 

O tema de amor deste filme, Unchained Melody, foi realizado pelos Righteous Brothers. Bill Medley cantou a música "Time of my Life" no filme anterior de Patrick Swayze, "Dirty Dancing".

A Bruce Willis foi oferecido o papel de Sam, mas recusou porque ele não achava que o filme fosse funcionar com o personagem principal morto a maior parte da projeção. Quando o filme se tornou um enorme sucesso, ele se referiu a si mesmo como um "idiota" por dizer não. Nove anos depois, ele disse sim para interpretar outro personagem principal que está morto a maior parte do filme, mas não sabe, em "O Sexto Sentido" (1999), que também se tornou um enorme sucesso.   

Righteous Brothers - Unchained Melody (1965)     

 

Filmografia Parcial:
Patrick Swayze (1952–2009):

 












Vidas Sem Rumo (1983); De Volta Para o Inferno (1983); Amanhecer Violento (1984); Veia de Campeão (1986); Dirty Dancing: Ritmo Quente (1987); Crepúsculo de Aço (1987); Matador de Aluguel (1989); Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990); Caçadores de Emoção (1991); Cidade da Esperança (1992); Os Três Desejos (1995); Estrada Alucinante (1998); Eternamente Lulu (2000); Donnie Darko (2001); A Última Dança (2003); Ponto de Partida (2009).

Whoopi Goldberg

 












A Cor Púrpura (1985); Salve-me Quem Puder (1986); A Ladrona (1987); Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990); Uma História Americana (1990); Segredos de uma Novel (1991); O Jogador (1992); Sarafina! O Som da Liberdade (1992); Mudança de Hábito (1992); Feita por Encomenda (1993); Mudança de Hábito 2: Mais Confusões no Convento (1993); O Rei Leão (1994); Corina, uma Babá Perfeita (1994); Jornada nas Estrelas: Generations (1994); O Jogo da Verdade (1995); Fantasmas do Passado (1996); A Nova Paixão de Stella (1998); Nas Profundezas do Mar Sem Fim (1999); Garota, Interrompida (1999); Monkeybone - No Limite da Imaginação (2001); Tá Todo Mundo Louco! Uma Corrida por Milhõe$ (2001); Jornada Nas Estrelas: Nêmesis (2002); Bebês Geniais 2: Super Bebês (2004); Um Cara Acima da Média (2007); Pronta Para Amar (2011); As Tartarugas Ninja (2014); A Eterna Namorada (2014); Delores & Jermaine (2015); Furlough (2018)  

Demi Moore
 













Escolha do Destino (1981); Feitiço do Rio (1984); O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985); Sobre Ontem à Noite (1986); Um Verão Muito Louco (1986); Heróis ou Vilões (1986); A Sétima Profecia (1988); Não Somos Anjos (1989); Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990); Pensamentos Mortais (1991);  Questão de Honra (1992); Proposta Indecente (1993); Assédio Sexual (1994); A Letra Escarlate (1995); A Jurada (1996); Striptease (1996); Até o Limite da Honra (1997); Desconstruindo Harry (1997); As Panteras: Detonando (2003); Protegida por um Anjo (2006); Instinto Secreto (2007); O Retorno de John Henry (2015); Corporate Animals (2019)  

Tony Goldwyn
 












Sexta-Feira 13 Parte 6: Jason Vive (1986); Gaby, uma História Verdadeira (1987); Passaporte Para o Inferno (1989); Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990); Um Tira por Acaso (1992); A Última Palavra (1995);  Aconteceu no Natal (1995); Nixon (1995); O Pacto (1998); O 6º Dia (2000); Uma Rapsódia Americana (2001); O Último Samurai (2003); Desejos & Traições (2005); Pesadelo Americano (2005); A Última Casa (2009); Assassino a Preço Fixo (2011); Divergente (2014); A Série Divergente: Insurgente (2015); O Experimento Belko (2016); Escândalos: Os Bastidores do Poder (seriado 2012 a 2018) 


Vincent Schiavelli (1948–2005)
 

 











Um Estranho no Ninho (1975); A Juventude de Butch Cassidy (1979); O Fim da Inocência (1980); Guerra Entre Gangsters (1981); Picardias Estudantis (1982); As Aventuras de Buckaroo Banzai (1984); Amadeus (1984); Valmont - Uma História de Seduções (1989); O Satânico Mister Frost (1990); Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990); Um Sem Juízo, Outro Sem Razão (1991); Batman: O Retorno (1992); Fuga para a Montanha Enfeitiçada (1995); O Mestre das Ilusões (1995); Quero Dizer que Te Amo (1995); O Povo Contra Larry Flint (1996); 007 - O Amanhã Nunca Morre (1997); Inferno (1999); O 4º Tenor (2002); Novo Mundo (2006) ; Oliviero Rising (2007)

5 comentários:

  1. sinceramente esse tipo de filme nao me agrada
    mas depois dessa analise eu vou dar uma chance

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.
    Que bom que você (esqueceu de dizer seu nome) gostou da análise. É sempre bom receber um feedback. Seja bem-vindo e volte sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Voltando a debater mais um filme desse ótimo site após um breve hiato. Bem, acho que um dos motivos do sucesso desse filme é a velha fórmula do bem contra o mal, ou o casal bonito e bem sucedido separado de forma abrupta pela ganância de um suposto amigo que se dá mal no final. A diferença é que aqui eles não estão comemorando isso numa noite regada a champanhe ou em um jantar a luz de velas, mas numa despedida física mostrando que o amor segue através dos tempos. Assisti esse bom filme em seu lançamento e durante a projeção ouvi soluços, mas também boas gargalhadas por conta de Whoopi Goldberg, impagável como Oda Mae Brow. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Janerson e bem-vindo de volta.
    Ghost foi um filme "tapa-buraco" que rendeu milhões. A inspirada direção de Jerry Zucker ("Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu"; "Por Favor, Matem Minha Mulher", "Lancelot, o Primeiro Cavaleiro"), um cineasta que dirigiu seu último filme em 2001, atuando mais na área como produtor, foi o ponto decisivo para que o filme funcionasse. Demi Moore era até então uma promessa, vinda de boas produções e Swayze já havia emplacado com muito sucesso "Dirty Dancing" e com boas cifras "Matador de Aluguel". E a química entre os protagonistas funcionou perfeitamente. Woopi vinha do oscarizado "A Cor Púrpura" e de uma comédia simpática ("Salve me Quem Puder") e, como você bem disse, sua atuação foi impagável, mostrando todo o talento em cena.
    Muito obrigado por mais este comentário e um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre