O OSTRACISMO DE UMA ESTRELA ALEMÃ NO PÓS-GUERRA
Jornalista esportivo, Robert Krohn (Hilmar Thate), conhece a outrora estrela do cinema alemão, da época nazista, Veronika Voss (Rosel Zech). Logo se estabelece entre ambos uma relação de amor, dependência e rejeição. Aos poucos Robert começa a conhecer o mundo pouco glamoroso de Verônica, uma mulher que amargura o ostracismo, vive de aparências e frequenta a estranha clínica da doutora Dra. Katz (Annemarie Düringer).
Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim de 1982, “O Desespero de
Veronika Voss” é baseado na vida da atriz alemã Sybille Schmitzuma (ou Sybille Schmitz), estrela dos
anos da guerra que perdeu seu status. Fassbinder resolveu criar uma história a
partir dos relatos que descobriu, criando um filme que completa a trilogia de
seus filmes que abordam o pós-guerra na Alemanha: "O Casamento de Maria
Braun" (1979) e "Lola" (1981). Todos os três filmes lidam com personagens diferentes (embora alguns atores se repitam em papéis diferentes) e enredos, mas cada um se concentra na história de uma mulher específica na Alemanha Ocidental após a Segunda Guerra Mundial. Fassbinder ao lado de Werner
Herzog, Volker Schlondorfe e Win Wenders foram os maiores representantes do
chamado Novíssimo Cinema Alemão.
Em
"O Desespero de Veronika Voss" vemos um filme em preto e branco que
se justifica na frase da personagem Verônica: "luz e sombras são os dois
segredos do cinema". Não por acaso veremos as luzes no rosto
de Verônica quando estiver doente, dando-lhe uma aparência similar a um fantasma.
Veronika
não aceita o ostracismo, não aceita que sua breve carreira de estrela tenha
despencado com a Alemanha nazista onde outrora fora uma grande estrela e hoje é
lembrada pelos poucos fãs. Veronika quer ser reconhecida, mas finge não querer.
Quer ostentar, mas está praticamente falida, pois o vício lhe tomou suas posses
(como o espectador descobrirá). Sua relação com a psiquiatra Dra Katz é de
submissão, mas há algo mais escondido nessa situação que o espectador e Robert
vão aos poucos descobrindo.
A
sociedade pós-guerra de Fassbinder é decadente, sem esperanças e de muitas
incertezas. O vício de Veronika e de outros personagens é um paliativo para a
dor do esquecimento, a dor do sofrimento na guerra e do medo do que virá. O
medo pelo desconhecido pode ser um fator extremamente atenuante em situações
pós-guerra. O espectador percebe que esse "trauma de guerra" afetou
várias pessoas em diversas camadas e abriu um rentável mercado para aqueles que
só querem esquecer.
Fassbinder (que coescreveu a história) criou o personagem de Robert Krohn, o
jornalista esportivo, que resolve investigar a vida de Veronika. Viciada em
morfina, Veronika consegue enfeitiçar Robert que já vivia com outra mulher e
cria um curioso triângulo amoroso, onde temos uma Veronika que quer ser amada,
mais no sentido de idolatria que no sentimental e uma Henriette (Cornelia
Froboess) que mantinha uma relação estagnada com Robert e que, de repente,
percebe que não quer perdê-lo. Henriette permite o relacionamento entre Robert
e Veronika por uma total falta de possibilidade de reação e até, de certa
maneira, submissão.
A
aposta do cineasta em não fazer colorido foi mais do que acertada, pois insere
o espectador direto na época da produção, além de "dar cor" à agonia
de Veronika. O branco da clínica dá um sentimento de distanciamento, clausura e
claustrofobia. Uma tentativa de passar a impressão de pureza, onde esse aspecto
passa longe. A luz forte transmite apatia à figura de Veronika, um recurso
muito bem utilizado no filme. Em outros momentos é o pseudo glamour, refletido
nas joias da personagem. A crítica de Fassbinder do pós-guerra está na figura
da doutora Katz, cuja missão seria ajudar seus pacientes, mas que tem seus
próprios propósitos. Essa é uma característica do diretor, inverter os papéis
sociais.
Os personagens funcionam muito bem. Rosel Zech ganhou o prêmio de melhor atriz
no festival de Munique. Anne Marie Düringer faz a fria e manipuladora
Dra. Marianne Katz. Cornelia Froboess é a companheira de Robert e que dá
essência a sua Henriette e Armin Mueller-Stahl ator que aparece em poucas
cenas, mas sempre em grande estilo. Para os cinéfilos, é mais lembrado por sua
participação em “Senhores do Crime” ao lado de Viggo Mortensen.
O Desespero
de Veronika Voss foi o penúltimo filme do diretor, que morreria de overdose em
1982. Aqueles que curtem cinema diversão talvez não encontrem muitos atrativos neste
filme, voltado aos que gostam de produções europeias mais densas e reflexivas
do pós-guerra na Alemanha. Fora isso é uma produção com um ótimo roteiro, boa
direção e excelentes atores.
Trailer (em alemão):
Curiosidades:
Rosel Zech (1942–2011) faleceu aos 69 anos de câncer nos ossos
Annemarie Düringer (1925–2014) faleceu no dia de seu aniversário, 26 de novembro, aos 89 anos
Trailer (em alemão):
Curiosidades:
Rosel Zech (1942–2011) faleceu aos 69 anos de câncer nos ossos
Annemarie Düringer (1925–2014) faleceu no dia de seu aniversário, 26 de novembro, aos 89 anos
A Dra. Ursula Moritz, na qual o personagem da Dra. Marianne Katz se baseia, foi acusada de continuar a ofender a lei de drogas com a intenção de obter vantagem financeira ilegal. Henriette von Speidel, uma atriz de setenta anos, havia dado início a uma investigação legal. A idosa notara que nos últimos anos dois outros sublocatários do médico aparentemente haviam tirado a própria vida. Ela alugou um quarto na casa da Dra. Moritz e finalmente conseguiu apresentar as provas: 723 prescrições de narcóticos, feitas em um período de pouco menos de três anos. Paul Demmler, um funcionário do Departamento de Saúde de Munique que foi chamado para o caso, surpreendentemente defendeu a médica acusada, e o tribunal não conseguiu estabelecer uma prova legalmente vinculante de uma conexão entre a prática de prescrever os medicamentos e a morte de Schmitz. Os tabloides da época não aceitaram o veredicto (Moritz foi condenada a apenas quatro meses de prisão), e o público soube que a polícia e o Departamento de Saúde há meses se recusavam a investigar as acusações. O caso nunca foi satisfatoriamente resolvido, deixando espaço para especulações.
De acordo com Roger Ebert, "muitos críticos olham para Veronika Voss e se lembram de Gloria Swanson em "Sunset Boulevard", de Billy Wilder. diretor da cena (Volker Spengler) usa óculos e tem o chapéu empurrado para trás na cabeça, estilo Wilder."
Fassbinder tem uma participação especial no início do filme sentado atrás de Veronika Voss em um cinema e assistindo seu filme antigo.
Breve Filmografia:
Armin Mueller-Stahl :
Lola (1981); O Desespero de Veronika Voss (1992); Coronel Redl (1985); Divino Amadeus (1985); Uma Noite Sobre a Terra (1991); O Poder de um Jovem (1992); A Casa dos Espíritos (1993); Shine - Brilhante (1996); 12 Homens e uma Sentença (1997); Arquivo X: O Filme (1998); Jesus - A Maior História de Todos os Tempos (1999); Missão Marte (2000); Senhores do Crime (2007); Anjos e Demônios (2009); Cavaleiro de Copas (2015)
Breve Filmografia:
Armin Mueller-Stahl :
Lola (1981); O Desespero de Veronika Voss (1992); Coronel Redl (1985); Divino Amadeus (1985); Uma Noite Sobre a Terra (1991); O Poder de um Jovem (1992); A Casa dos Espíritos (1993); Shine - Brilhante (1996); 12 Homens e uma Sentença (1997); Arquivo X: O Filme (1998); Jesus - A Maior História de Todos os Tempos (1999); Missão Marte (2000); Senhores do Crime (2007); Anjos e Demônios (2009); Cavaleiro de Copas (2015)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre