segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

O CASAL OSTERMAN / THE OSTERMAN WEEKEND (1983) - ESTADOS UNIDOS


 

"A VERDADE É UMA MENTIRA QUE AINDA NÃO FOI DESCOBERTA"

Agente da CIA, Lawrence Fassett (John Hurt), tenta convencer um famoso jornalista / apresentador da TV americana, John Tanner (Hauer), de que seus três amigos mais próximos trabalham para a Rússia fornecendo informações que colocam em risco o governo. De acordo com que Fassett apresenta tapes de filmagens das conversas de seus amigos, Tanner começa a por em dúvida a lealdade destes e passa acreditar que sua vida e de sua família podem estar em risco. A proposta de Fassett parece ser simples: durante uma vez por ano os quatro amigos e companheiras destes se reúnem em um final de semana. Fassett apela para o patriotismo de Tanner e o convence a equipar sua casa com câmeras e escutas, a fim de desmascarar o trio e convencê-los a atuarem do lado americano, mas Fassett não parece estar convencido dessa trama que lhe foi mostrada.




Oriundo do best-seller de Robert Ludlun, O Casal Osterman é repleto de fatos interessantes e podemos começar pelo título brasileiro: Não há um "Casal Osterman" no filme. Ou quem assistiu a prévia cochilou no filme ou não viu. Bernard Osterman é o personagem do ator Craig T. Nelson, o único solteiro que sequer leva uma companheira para o encontro. O título "The Osterman weekend" (numa tradução livre: "O Fim de Semana de Osterman") não ajudaria muito, é verdade, mas criar um casal no título ficou engraçado. Vai ver que o distribuidor achou que o casal Osterman fosse os atores Rutger Hauer e Meg Foster. Talvez "A Chave Omega" (título espanhol para "Clave: Omega") produzisse melhor resultado.
 


Outro fator interessante está na direção: Sam Peckinpah era considerado um poeta da violência, revolucionário, visionário, um homem que colocava o dedo na ferida do "Way of Life" americano... Quem viu seus filmes como os Westerns "Pistoleiros do Entardecer" e o famoso "Meu Ódio Será Sua Herança" ou  o filme de guerra "A Cruz de Ferro";  o cruel e impactante "Sob Domínio do Medo" e o comercial "Comboio" sabe que Peckinpah tinha uma visão muito particular de seus filmes.



Tanner e sua esposa Ali (Meg Foster) recebem em sua casa seus amigos: o escritor Bernard Osterman (Craig T. Nelson); o casal  Richard Tremayne (Dennis Hopper), cirurgião plástico, e sua esposa  Virginia (Helen Shaver); o financista Joseph Cardone (Chris Sarandon) com sua esposa Betty (Cassie Yates). O que deveria ser mais um fim de semana a ser desfrutado entre amigos de longa data, torna-se um clima sufocante, paranoico, cercado de desconfiança, medos e intrigas entre as partes, enquanto os amigos passam a desconfiar de Tanner, tudo observado por Fassett com um ar maquiavélico. Com o desenrolar dos fatos, o espectador percebe-se diante de algo muito maior, a história de Fassett tem mais ingredientes do que tentara mostrar a Tanner (mas o espectador terá informações logo no início da projeção) e mortes serão inevitáveis.



Peckinpah, descendente de índios paiutes, faleceria um ano depois de infarto e vinha de um hiato de cinco anos sem filmar, com a saúde muito combalida de anos de drogas e alcool e certamente houve uma grande influência em seu trabalho, por isso muitos classificaram "O Casal Osterman" como um filme confuso e de difícil entendimento. Após as filmagens  Peckinpah não participaria da edição do filme (fora demitido), o que pode ter sido decisivo para a falta de linearidade que o filme demonstra, mas que apenas obriga o espectador a ficar de olhos abertos. O filme não foi exibido nos cinemas brasileiros, mas sempre era mostrado nas madrugadas da Tv para um público acostumado ao ingrato horário.



Quanto aos atores, não faltaram ótimos profissionais: Rutger Hauer (Blade Hunner e LadyHawke); John Hurt (O Homem Elefante e 1984); Dennis Hopper (Sem Destino e  Velocidade Máxima);  Meg Foster (Mestres do Universo e Eles Vivem) e seus incríveis olhos "azuis /cinzas"; Chris Sarandon (A Hora do Espanto); Burt Lancaster (A um Passo da Eternidade e Sem Lei e Sem Alma); Craig T. Nelson (Poltergeist: O Fenômeno) e Helen Shaver (Nova York, Terra de Ninguém). Grandes atores que permitiram o filme funcionar, mesmo com as várias flutuações de um roteiro que condensou um livro dificil que não agradava a Peckinpah. Robert Ludlun (1927-2001) tornou-se mais conhecido pela adaptação de três livros que foram transportados para a telona: "A Identidade Bourne", "A Supremacia Bourne" e "O Ultimato Bourne".


O Casal Osterman tem seus pontos altos e baixos. Começa de uma forma um pouco lenta e depois vai crescendo e se torna um filme de ação com direitos as famosas cenas de câmera lenta, marca do diretor. É um filme interessante que realmente funciona mais na tela pequena. Transitou na época do VHS e desapareceu na época do DVD no Brasil. Não é o melhor nem o pior do diretor, mas dividiu muito a crítica e, nesse caso, também o público.

Trailer:



Curiosidades:

Sam Peckinpah foi demitido quando se recusou a reeditar o filme depois de ser exibido para uma audiência de teste em 25 de maio de 1983, onde encontrou uma reação confusa e mista. Os produtores Peter S. Davis e William N. Panzer assumiram a edição, com a ajuda do editor Edward M. Abroms e alteraram drasticamente as sequências de abertura e encerramento.

O compositor Lalo Schifrin teve que se sentar ao lado da cama  de Sam Peckinpah (já bem doente) para decidir quais cenas precisavam ou não de música.

John Hurt, Dennis Hopper e Burt Lancaster, aceitaram receber salários mais baixos, para que pudessem trabalhar com o lendário diretor.

O bigode que Craig T. Nelson usa durante o filme é colado. Sam Peckinpah aparentemente odiava.

De acordo com Jason Robards Jr., Robert Ludlum se ofereceu para reescrever o roteiro excessivamente complexo e confuso de graça, mas as diferenças entre os produtores e Sam Peckinpah, que expressaram sua preocupação desde o início, impediram que isso acontecesse.

Último de dois filmes que Cassie Yates fez com Sam Peckinpah, sendo o primeiro Comboio (1978).

Segundo a Wikipedia, "os produtores mudaram a sequência de abertura e deletaram outras cenas que consideraram desnecessárias. Peckinpah proclamou que os produtores mais uma vez sabotaram seu filme, uma queixa que ele fez depois de filmar "Juramento de Vingança" (1965) e "Pat Garrett e Billy the Kid". (1973). Ele foi menos vocal desta vez, consciente de que os estúdios e produtores estavam de olho em seu comportamento " 

Um clipe foi exibido para uma audiência de teste. Várias pessoas saíram da exibição, devido à cena de sexo de abertura do filme entre Fassett (John Hurt) e sua esposa. Os produtores queriam que Peckinpah cortasse a cena. Quando ele se recusou, foi demitido. Um dos poucos filmes em  fora demitido durante a pós-produção. Outros foram: Comboio (1978) e Pistoleiro do Entardecer (1962).

De acordo com o documentário Alpha to Omega: Expondo 'The Osterman Weekend' (2004), Sam Peckinpah odiava o romance de Robert Ludlum e também não gostou do roteiro do filme. Mas, independentemente de sua antipatia pelo livro, aceitou o cargo de diretor, pois estava desesperado para restabelecer sua lendária posição como diretor dentro da comunidade cinematográfica de Hollywood.  


O título finlandês deste filme foi "Verinen Viikonloppu", que significa "Bloody Weekend" em inglês ou "Verão Sangrento".

Meg Foster e seu filho Christopher Starr apareceram neste filme interpretando mãe e filho: Ali Tanner e Steve Tanner, respectivamente. Este é o único filme de Starr. Sam Peckinpah já havia dirigido o marido de Meg, Ron Starr, em "Pistoleiro do Entardecer" (1962). 

Títulos alternativos:

México:    "Omega, el último encuentro"
Portugal:   "O Fim de Semana de Osterman"
Espanha e Argentina:  "Clave: Omega" 


Cartazes:






O Livro:

 











Filmografia Parcial:

Rutger Hauer (1944-2019)

 











Louca Paixão (1973); Conspiração Violenta (1975); Soldado de Laranja (1977); Os Falcões da Noite (1981); Blade Runner, O Caçador de Andróides (1982); O Casal Osterman (1983); Uma Raça a Parte ou O Senhor das Águias (1984) O Feitiço de Áquila (1985); Conquista Sangrenta (1985); A Morte Pede Carona (1986); Exterminador Implacável (1987); A Lenda do Santo Beberrão (1988); Fuga de Sobibor (1987); Fúria Cega (1989); Aliança Mortal (1991); O Destruidor (1992); A Nação do Medo (1994); Sobrevivendo ao Jogo (1994); Omega Doom (1996); Linha Vermelha (1997); Sin City: A Cidade do Pecado (2005); Batman Begins (2005); O Ritual (2011); Dracula 3D (2012); Escorpião Rei 4: Em Busca do Poder (2015).


John Hurt (1940–2017) 

 










O Homem Que Não Vendeu Sua Alma (1966); A Lenda da Flauta Mágica (1972); O Carniçal (1975); O Expresso da Meia-Noite (1978); Alien, o Oitavo Passageiro (1979); O Homem Elefante (1980); A História do Mundo - Parte I (1981); O Casal Osterman (1983); 1984 (1984); Jake Speed (1986); S.O.S.: Tem um Louco Solto no Espaço (1987); Incontrolável Paixão (1987); Escândalo: A História que Seduziu o Mundo (1989); Terra da Discórdia (1990); Frankenstein, o Monstro das Trevas (1990); Rei Por Acaso (1991); Rob Roy, a Saga de uma Paixão (1995); Contato (1997); O Capitão Corelli (2001); Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001); Incrível Obsessão (2003); Hellboy (2004); A Chave Mestra (2005); Tiros em Ruanda (2005); V de Vingança (2005); Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008); Hellboy II: O Exército Dourado (2008); Outlander: Guerreiro vs Predador (2008); Nova York, Eu Te Amo (2008); Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010); Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011); O Espião Que Sabia Demais (2011); Imortais (2011); Expresso do Amanhã (2013); Hércules (2014); That Good Night (2017); Damascus Cover (2017)

Burt Lancaster” (1913–1994)
  











O Gavião e a Flecha (1950); O Pirata Sangrento (1952), A Um Passo da Eternidade (1953); O Ultimo Bravo (1954) ; Vera Cruz (1954); A Rosa Tatuada (1955); Trapézio (1956); Sem Lei e Sem Alma (1957); O Leopardo (1963); Aeroporto (1970); Quando os Bravos se Encontram (1971); Oeste Selvagem (1976); O Último Brilho do Crepúsculo (1977); A Ilha do Dr. Moreau (1977); Atlantic City (1980); A Pele (1981); O Casal Osterman (1983); Os Últimos Durões (1986); O Rochedo de Gibraltar (1988);  Campo dos Sonhos (1989).  


Dennis Hopper (1936–2010)
 
 










Sem Lei e Sem Alma (1957); Os Filhos de Katie Elder (1965); Rebeldia Indomável (1967); A Marca da Forca (1968); Sem Destino (1969); Bravura Indômita (1969); O Amigo Americano (1977); Apocalypse Now (1979); O casal Osterman (1983); O Selvagem da Motocicleta (1983); Veludo Azul (1986); Momentos Decisivos (1986); O Mistério da Viúva Negra (1987); Quase sem Destino (1990); Paris Trout (1991); Velocidade Máxima (1994); Waterworld - O Segredo das Águas (1995); Piratas do Espaço (1996); O Guarda-Costas (2002); O Corvo - Vingança Maldita (2005).


Helen Shaver












El Hombre Desnudo (1976);  A Estrada do Medo (1978);  Horror em Amityville (1979); O Casal Osterman (1983); A Melhor Defesa é o Ataque (1984); Nova York - Terra de Ninguém (1985); A Cor do Dinheiro (1986); Adoradores do Diabo (1987); O Ataque dos Vermes Malditos 2: Os Vermes Estão de Volta (1996); Jovens Bruxas (1996); Poltergeist: The Legacy (seriado 1996-1999);  O Resgate de Emily (2000); D.C. Sniper: 23 Days of Fear  (2003); Down River (2013)

Chris Sarandon













Um Dia de Cão (1975); A Sentinela dos Malditos (1977); Cuba (1979); O Casal Osterman (1983); A Hora do Espanto (1985); A Princesa Prometida (1987); Brinquedo Assassino (1988); Dois Tiras Da Pesada (1989); O Filho das Trevas (1991); Maré Violenta (1994); Tentação Mortal (1995); A Morte se Veste de Negro (1999); Correndo Contra o Tempo (2000); Perfume (2001); A Hora do Espanto (2011); O Código (2012).

Meg Foster

 


Um Dia de Sol (1973); A História de James Dean (1976); Um Dia de Sol no Natal (1977); O Circo da Morte (1980); O Casal Osterman (1983); A Floresta das Esmeraldas (1985); Mestres do Universo (1987); Eles Vivem (1988); Leviathan (1989); Fúria Cega (1989); A Volta do Padrasto (1989); Projeto Mortal (1992); Operação Kickbox 2 - Vencer ou Vencer (1993); Immortal Combat (1994); Space Marines: Esquadrão de Extermínio (1996); O Homem da Máscara de Ferro (1998); As Senhoras de Salem (2012); Jeepers Creepers 3 (2017).

Craig T. Nelson
 
 











Os Gritos de Blácula (1973); Justiça para Todos (1979); A Recruta Benjamin (1980); Loucos de Dar Nó (1980);  Poltergeist: O Fenômeno (1982); Um Homem, uma Mulher e uma Criança (1983); O Casal Osterman (1983); Silkwood, Retrato de uma Coragem (1983); Os Gritos do Silêncio (1984); Poltergeist II: O Outro Lado (1986); Ação Total (1988); Uma Dupla Quase Perfeita (1989); Fantasmas do Passado (1996); Advogado do Diabo (1997); The District (seriado 2000 a 2004); Os Incríveis (2004 - voz/ pai) A Proposta (2009); A Grande Virada (2010); Parenthood: Uma História de Família (seriado 2010 a 2015); Os Incríveis 2 (2018 - voz/ pai); Do Jeito que Elas Querem (2018); 


Fontes:

Guia de Cinema Nova Cutural
Set - Cinema e Video
NY Times 
Jornal O Globo
Jornal do Brasil 
IMDB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre